ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Polícia Militar intensifica blitzes na cidade

Policiais militares realizando blitz na manhã desta terça-feira (06) na Av. Ant. Mourão Guimarães (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A realização de blitzes na cidade era uma ação que estava meio adormecida pelo comando da 34ª CIPM de Brumado, mas que voltou com força total na manhã desta terça-feira (06), onde um grupo de policiais militares realizou várias operações desse gênero em locais da cidade. Com o intuito de educar e prevenir os condutores, foram abordados tanto carros, quanto motos, que sofreram a tradicional revista e verificação da documentação. Um dos objetivos principais da ação é apreender armas ilegais, drogas e veículos com restrições de roubo e com documentação irregular. A equipe do 97NEWS acompanhou uma dessas blitzes no entroncamento da Av. Antônio Mourão Guimarães e Rua Coronel Tibério Meira e, segundo o comandante da operação, tenente Hugo Meira, que foi ouvido pela nossa reportagem, “as blitzes voltarão a acontecer constantemente na cidade, o que deverá inibir a ação dos marginais”. A população aplaudiu a ação, já que com a polícia na rua a sensação de segurança é potencializada.  



Brumado: Mototaxista compra colete de identificação e clama pela regulamentação da profissão

O mototaxista deseja o que o seu exemplo em usar o colete padrão seja seguido pela categoria (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação envolvendo os serviços de Mototáxi em Brumado ainda estão muito distantes da oficialização, pois, apesar dos esforços de alguns, a categoria ainda continua fora dos padrões e, ainda por cima, desorganizada, já que não há nem sequer um órgão que os represente de forma oficial. Diante disso, alguns casos acabam revelando que é possível “nadar contra a maré” e buscar, pelo menos, a atenção da mídia para a situação. Foi justamente isso que fez o experiente mototaxista Albertino Novais, (45), conhecido como "Beto do PT", que com seus 16 anos de profissão é um dos defensores mais fervorosos da regulamentação dos serviços de mototáxi na cidade. Ele resolveu agora mudar do triciclo para a moto comum e, por isso, adquiriu um colete oficial, comprado pela internet, no qual está estampado a função de Mototáxi, além de conter as faixas reflexivas e o telefone de contato (foto abaixo). Ele foi ouvido pela reportagem do 97NEWS e alegou que “sou o primeiro a tomar essa atitude aqui na cidade de usar o colete padrão, pois facilita a identificação e com isso ganho mais respeito dos clientes”. Ele ainda citou que “eu já enviei um projeto para a Câmara de Vereadores solicitando a realização de um cadastramento de todos os mototaxistas que estejam habilitados a exercer a função, bem como para a padronização, mas até agora não houve uma decisão”. Ele acabou desabafando que “como em todas as profissões, existem os bons e os maus, mas, no nosso caso transportamos vidas humanas, o que é muito mais sério. Existem em Brumado inúmeros mototaxistas que ainda são irresponsáveis, que não seguem as normas, por isso a padronização e o cadastramento são vitais, para que a população e, até a Polícia, saibam identificar os que estão completamente aptos para prestar o serviço”. 



Brumado: Imagem de queimada tem forte repercussão nas redes sociais neste domingo (04)

A imagem acabou ganhando grande repercussão nas redes sociais neste domingo (04) (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A princípio ninguém sabia ao certo o que era, mas aos poucos a situação de intensificou e o enorme cogumelo de fumaça acabou ganhando as redes sociais e criando um forte questionamento sobre o que seria. Após várias especulações de que poderia ter sido um ato de protesto, ficou constatado que era mais uma das queimadas irresponsáveis que acontecem nessa época do ano. Essa em questão, que acabou sendo vista da cidade, principalmente nos lugares mais altos, aconteceu próximo a fábrica de cimento, na BR-030 e viralizou rapidamente chamando a atenção para esse ato que traz prejuízos ao meio ambiente. As chamas foram fortes e a grande quantidade de fumaça em forma de cogumelo acabou lembrando os conflitos no Oriente Médio, onde são comuns essas cenas, só que diferente daqui, lá são mísseis que são lançados para matar. Que as autoridades ambientais possam fiscalizar com maior rigor esse tipo de ação prejudicial à fauna e a flora locais e que se punam os autores das queimadas no meio rural que não estejam obedecendo as normas estabelecidas para manter o equilíbrio no meio ambiente. Estes dias a reportagem do 97NEWS recebeu denúncias de moradores do Povoado de Lagoa Funda que queimadas também vem sendo realizadas com frequência na localidade, como pode ser visto em foto abaixo: 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Ass. do B. São José realiza evento beneficente para arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Associação de Moradores do Bairro São José estará realizando um bingo beneficente visando arrecadar fundos pra realizar uma festividade em homenagens às crianças do bairro. O bingo  acontecerá neste domingo (04), à partir das 16 horas na praça Edmundo Dantas Coelho, onde haverá distribuição de brinquedos e lanches. Segundo a secretaria Maria Maria Glaucia todo o valor arrecadado com o bingo será convertido com compra de brinquedos para serem distribuídos às crianças. Caso alguém queria fazer uma doação é só entrar em contato com telefone 9801-6243 e falar com Ivan Oliveira, presidente da referida associação. 



Brumado: Ao ver desespero da atendente, ‘ladrão trapalhão’ que fingiu estar armado foge do local

A Polícia chegou logo ao local e iniciou as buscas para autuar o ladrão atrapalhado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Há quem diga que roubar hoje em Brumado é “como tirar doce da mão de uma criança” e, por incrível que pareça, muitos acreditam nisso, tanto que alguns meliantes, mais atrevidos, arriscam assaltar fingindo que estão armados, muitas vezes colocando o dedo na camisa como teatralização para o seu ato. Na manhã, por volta das 10h desta sexta-feira (02) um fato desses aconteceu na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, onde um rapaz alto de pele morena entrou numa loja fingindo que estava armado anunciando um assalto. Ato contínuo inesperado, a atendente entrou em pânico e desespero e começou a gritar de forma desesperada, o que acabou assustando o ladrão que fugiu correndo com medo da Polícia aparecer, já que possivelmente estava mesmo desarmado. A Polícia chegou logo ao local e iniciou buscas para tentar prender o ladrão trapalhão, que acabou tendo a sua atuação frustrada pelos gritos e desespero da sua “espectadora”. 



Prefeitura e sindicatos ainda não batem o martelo na questão da negociação salarial 2015

As manifestações sindicais se estenderam até o começo da noite desta quarta-feira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A negociação salarial 2015 acabou se tornando uma novela que vem ganhou contornos “mexicanos”, já que além de se arrastar muito mais do que o previsto, acabou gerando uma expectativa dramática nos professores e servidores públicos municipais de Brumado, que chegaram até a contar com a possibilidade do “reajuste zero”, já que com o agravamento da crise econômica nacional, governos e municípios vêm cortando na carne os gastos, visando o cumprimento da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém nesta quarta-feira (30) parecia que o capítulo final iria ser exibido, com uma reunião entre os representantes do Sindsemb e APLB, tendo sobre ela uma forte pressão da categoria, que primeiramente lotou as dependências da Câmara Municipal de Vereadores, numa audiência pública em que estava presente o prefeito municipal e o secretário da fazenda, mas, depois de uma exaustiva mesa de negociações o martelo ainda não foi batido. A equipe de reportagem do 97NEWS acompanhou todo o processo durante essa quarta-feira e, no final do dia, falou com o presidente do SindSemb e com a diretora da APLB, Edilson Costa e Vanusia Lôbo respectivamente, os quais, apesar de não terem conquistado o objetivo disseram estar otimistas, pois durante a negociação, os técnicos dos sindicatos comprovaram, por meio de planilhas, que a renegociação poderá ser de 13% para os professores e 10% para os servidores, sem que haja comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda segundo eles a decisão só não foi tomada porque não existia no momento técnicos da administração municipal para fazer o confronto dos dados, o que deverá acontecer nos próximos dias. 



Com o objetivo de reduzir acidentes, SMMT instala rotatória na Praça dos Trabalhadores

A rotatória deverá ter um efeito muito positivo para o trânsito da região do Bairro do Tanque e Jardim Brasil (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O mapeamento dos principais pontos de acidentes e “nós viários” da cidade de Brumado vem sendo feito com muita intensidade pelo SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito – que irá, a partir de agora, instalar rotatórias na maioria das praças públicas, objetivando a redução de acidentes e também a fluidez do trânsito. A primeira atividade nesse sentido está acontecendo na Praça dos Trabalhadores, no Bairro do Tanque, onde já está em fase final de instalação a rotatória. O local era palco de acidentes, muitos deles provocados pela dúvida dos motoristas em saber qual era o sentido da via, se era mão dupla ou única. Agora, com a implantação da rotatória o fluxo ficou bem demarcado e, com isso, os acidentes devem ter uma redução significativa a partir de agora. 



Brumado: Servidores e professores pressionam o Executivo na questão da renegociação salarial

Servidores e professores se reuniram na porta da prefeitura esperando o fim da reunião para saber os rumos a serem tomados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Mas uma vez a famigerada crise pode ser a substância que poderá impedir que os servidores e professores municipais de Brumado venham a ter os seus anseios de uma renegociação salarial à altura de suas expectativas. Nesta luta Sindsemb e APLB se uniram e, desde às 8h conseguiram reunir um grande número de sindicalizados que, primeiramente lotaram as dependências da Audiência Pública para a apresentação do Relatório Orçamentário do IIº Quadrimestre do ano (fotos abaixo). Aproveitando a presença do prefeito municipal, eles iniciaram uma pressão psicológica sobre o chefe do executivo brumadense, que, neste momento, cerca de 17h, está reunindo com os líderes sindicais para buscar uma solução para impasse. A queda de braço se acentuou nos últimos dias e os servidores e professores se mostram mais irredutíveis quanto ao atendimento de suas solicitações que perfazem um reajuste de 10% para funcionalismo e 13% para os professores. Pelas informações de bastidores a Prefeitura Municipal deverá oferecer um índice bem menor (05% para os servidores e 07% para os professores) o que poderá disparar o gatilho de greve da categoria, que já assinalou essa possibilidade caso as negociações não sejam positivas. A decisão deverá sair hoje e, ao que tudo indica, poderá mesmo ser deflagrada uma greve, que iria atrapalhar sobremaneira a máquina pública e prejudicar cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal, que deverão ficar sem aula. A reportagem do 97NEWS está acompanhando a reunião e assim que o resultado for divulgado estará divulgando em matéria posterior. 



Brumado: Motociclista fica ferido após colidir com van escolar na manhã desta quarta-feira (30)

O motociclista teve que ser removido às pressas para o HMPMN (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O caótico trânsito de Brumado continua registrando um número constante de acidentes, muitos dos quais envolvendo motociclistas, que, na maioria das vezes são os que mais se ferem. Na manhã desta quarta-feira (30) a Av. Guilherme Dias foi palco de mais um acidente envolvendo um motociclista e uma van escolar. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, o motociclista estava conduzindo uma moto Honda Fan e ia em direção ao seu trabalho na Feira quando foi atingido de forma violenta por uma van escolar que teria entrado na via sem dar sinal em uma velocidade acima do permitido. Ainda segundo informações o motorista da van se evadiu rapidamente e não prestou socorro ao motociclista que ficou estendido no chão, com ameaças de fratura nas pernas. Uma equipe do SAMU192 chegou logo ao local e encaminhou o motociclista para o Hospital Magalhães Neto onde ele recebeu os primeiros atendimentos médicos. A Polícia, que também chegou logo ao local, irá apurar as causas do acidente e se houve realmente a falta de socorro por parte do motorista da van. 



Brumado: Iniciado o recadastramento biométrico dos eleitores da 90ª zona eleitoral

Os eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras já podem fazer o seu recadastramento eleitoral (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os avanços tecnológicos chegaram ao sistema eleitoral brasileiro no início da década de 90 com a transição do voto em cédula para o voto eletrônico, o que, segundo as autoridades trouxe muito mais segurança aos pleitos. Agora, em 2015, um segundo advento tecnológico promete dar ainda mais segurança ao sistema que é a Biometria, que irá garantir que nenhuma pessoa poderá se passar por outra e votar em seu lugar. O recadastramento biométrico em Brumado se iniciou no último dia 23 de setembro e a equipe de reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta terça-feira (29) no Fórum Eleitoral de Brumado e falou com o chefe do cartório eleitoral, Ivo Araújo (foto abaixo) que deu maiores detalhes do processo. O recadastramento atenderá, além de Brumado, os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, os quais compõe a 90ª zona eleitoral. Então, a partir de agora, todos os eleitores já podem fazer o seu recadastramento biométrico, onde serão colhidas as impressões digitais de cada um. Segundo Araújo não há necessidade de pressa, já que o recadastramento irá até 2018. Mas quem não quiser deixar para a última hora e já estar apto para votar nas próximas eleições de 2016 pode se dirigir ao Fórum Eleitoral de Brumado, que fica localizada na Av. João Paulo I e fazer o seu recadastramento biométrico. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Usuários da 18ª Ciretran irritados com a demora no conserto da porta principal do órgão

O aviso comunicando a porta quebrada e a entrada pelos fundos está exposto na entrada da 18ª Ciretran (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Se já era complicado conseguir atendimento na 18ª Ciretran de Brumado, nos últimos dias, essa situação só piorou, já que a porta principal do órgão quebrou e até o momento não foram feitos os devidos reparos para que ela volte ao seu funcionamento normal. A redação do 97NEWS recebeu inúmeras reclamações de usuários, os quais se mostraram irritados e apreensivos, já que eles são obrigados a fazer filas na parte dos fundos do prédio, que é considerado um local muito perigoso, o que aumentaria sobremaneira os riscos de assaltos. “Temos que chegar de madrugada para garantir o atendimento e, agora, temos que ficar expostos num local perigoso só porque a porta quebrou. Isso é um desrespeito e alguém tem que fazer alguma coisa, ou vão esperar acontecer um arrastão dos bandidos”, declarou muito exaltado um usuário do órgão (foto abaixo). A reportagem do 97NEWS falou com o coordenador da 18ª Ciretran, Roque Fraga, que confirmou que a porta realmente quebrou e está demorando de ser consertada, mas que já foram feitos novos contatos para se apressar o procedimento. Sobre o atendimento pela parte dos fundos e os riscos de as pessoas serem assaltadas, ele respondeu que “não creio que há riscos, acho que há um certo exagero nesse tipo de declaração, já que não há nenhuma ocorrência nesse sentido”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Hoje é o último dia para visitar a Exposição Memórias Indígenas no Arquivo Histórico Municipal

Hoje (29) é o último dia da exposição (Foto: Arquivo 97NEWS)

O Arquivo Histórico Municipal, localizado na Rua Dr. Mário Meira, ao lado da Agência dos Correios é ainda pouco visitado pela população, então, visando modificar isso, estão sendo feitas umas série de ações, nas quais a vinda de exposições culturais serão uma das mais intensificadas. Diante disso, está sendo realizado esses dias a Exposição: Memórias Indígenas que é organizada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus. São oferecidos ao público informações e relatos fotográficos da história dos índios na região e no Brasil. Também poderão ser vistos uma série de objetos que vêm sendo doados pela população que mostram peculiaridades da história de Brumado. Lembrando que hoje (29) é o último dia para ver a exposição Memórias Indígenas. Uma das grandes atrações do AHM é o Ford Bigode 1929 que pertenceu ao Monsenhor Antônio Fagundes, que foi o primeiro pároco do município. Além do veículo tem também uma réplica da primeira Maria Fumaça que passou por Brumado. Vale a pena conferir. 



Comércio: Palestra Marketing e Publicidade em Tempos de Crise será realizada no próximo dia 29

A Palestra será realizada pelo Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em tempos de crise nada mais inteligente do que buscar estratégias para vencê-la. Assim, o Sindicato dos Comerciários de Brumado e região realizará no próximo dia 29 de setembro, na sede do Sindicato dos Comerciários a palestra MARKETING E PUBLICIDADE EM TEMPOS DE CRISE direcionada aos empresários do comércio local, visando trazer propostas e novas perspectivas para o enfrentamento das questões a que a atual conjuntura econômica impõe a todos os setores produtivos do país, sobretudo o comércio.  De acordo com Joilson Pereira, presidente do Sindicato: “Somos uma categoria regulamentada e representamos uma parcela de fomentadores da economia local, uma vez que o salário do comerciário acaba ficando nas lojas deste município."  As vagas são limitadas.  Ligue agora(77)3441-3270 e garanta sua inscrição.



Sindicato afirma que Brumado tem situação privilegiada no comércio comparado a municípios da região

O diretor presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado, Joilson Pereira diz que a projeção para o comércio de Brumado é otimista (Foto: Marcos Paulo / Brumado Urgente)

A palavra do momento é a "crise', mas, mesmo assim, existem os que têm na superação e na vontade de vencer as ferramentas para suplantar as dificuldades. O comércio de Brumado estaria totalmente encaixado nesse perfil segundo o Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, que fez um pequeno balanço do setor ao 97NEWS. “Diante dos municípios da região e do sul da Bahia, Brumado tem um comércio forte, que é um dos mais pujantes da região”, garantiu o diretor-presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, Joilson Pereira. Ele ainda fez questão de destacar que “a grande prova disso é o número de demissões, já que o comércio de Brumado demite bem menos que as cidades da região”. Foram apresentadas planilhas que mostraram que em 2012 foram 676 funcionários demitidos, em 2013, foram 659 e em 2014 foram 646. Agora em 2015, onde a crise está mais aguda, esse número poderá ser ainda menor, o que comprova que os comerciantes locais são um grande exemplo de dedicação ao trabalho,, pois mesmo com o aumento dos impostos, continuam firmes, evitando ao máximo as demissões. Ele ainda relatou que “mas não é por isso que iremos ficar na zona de conforto, por isso o sindicato está buscando novas parcerias, procurando fortalecer a qualificação do comerciário, para que as atualizações sejam constantes, pois emprego existe, mas o déficit está na qualificação, por isso vamos acentuar essa vertente, além também de buscar apoio aos nossos sindicalizados na área psicológica, já que o stress da função é muito grande, pois as cobranças para se atingirem as metas são acentuadas”. E finalizou argumentando que “o desemprego realmente assusta, pois acaba fomentando a criminalidade o uso de tóxicos, por isso estamos nos unindo numa grande força-tarefa para evitar que venhamos a ter uma onda de demissões em massa no comércio local”. 



Brumadense diz que terá que soltar 70 animais nas ruas porque não tem mais como cuidar deles

A brumadense Maria Luiza dos Santos garante que não tem mais condições de cuidar sozinha dos animais, por isso pede ajuda para não ter que soltá-los nas ruas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A brumadense Maria Luiza dos Santos, de 59 anos, está vivendo um grande drama em sua vida, já que, como amante dos animais e cuidando de cerca de quase uma centena de cães e gatos em sua residência, ela, devido à falta de ajuda, está prestes a soltar todos esses animais nas ruas, já que não está tendo mais condições de cuidá-los. Ela fez esse desabafo à reportagem do 97NEWS logo na manhã desta segunda-feira (28). “São 30 cães e 40 gatos que ficarão desamparados, pois não tenho mais condições de ficar com eles em minha casa”, declarou. Ela também relatou que “após a veiculação de uma matéria no próprio 97NEWS há algum tempo atrás eu recebi inúmeras contribuições, mas isso foi só naquele momento, depois esqueceram e não veio mais nenhuma ajuda”. E ainda ressaltou que “eu não ligo para o trabalho de cuidar de todos esses animais, mas a questão mesmo é a falta de recursos financeiros, pois além dos animais tenho cinco netos que dependem exclusivamente de mim”. Então, diante dessa situação, Maria Luiza faz um apelo dizendo que “se não aparecerem parceiros para me ajudar, todos esses animais terão que ser soltos nas ruas, por isso eu venha apelar para as pessoas que amam os animais para me ajudarem”. O endereço de Maria Luiza é Rua Antônio José de Lima, 226, no Bairro Santa Tereza e o contato pode ser feito pelo: (77) 9970-1567.



Brumado: Mais um motim na 20ª Coorpin

O motim ocorreu no pátio da carceragem (Foto: 97NEWS)

Enquanto Brumado fica esperando o cumprimento das “promessas” do Governo do Estado que garantiu que iria construir o CDP – Centro de Detenção Provisória – ainda neste ano de 2015, o município continua enfrentando o velho problema de seu “barril de pólvora” que, de tempos em tempos, teima em explodir. Depois do episódio do bilhete deixado pelos presos após fugirem em 2012 (foto abaixo), ficou patente a fragilidade do setor de carceragem da 20ª Coorpin, mas, apesar de algumas otimizações, a situação continua ainda muito deficitária, com constantes motins, fugas e tentativas por parte dos custodiados. Na noite desta sexta-feira (25) mais uma situação dessas aconteceu, onde os presos, após reclamarem das condições do banho, conseguiram se reunir no pátio da carceragem e atearam fogo em garrafas pets e lençóis, provocando muita fumaça, gritaria e confusão. A Polícia Militar chegou para controlar a situação, mas não adentrou no pátio da carceragem e, segundo informações, o motim acabou perdendo forças e terminando. Apesar de não ser tão grave quanto situações anteriores, o fato volta a chamar a atenção sobre a fragilidade do setor de carceragem que abriga quase o triplo de sua capacidade. A Justiça deverá ouvir os custodiados para saber os motivos reais do motim. 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Comunicado Guarda Municipal de Brumado: Dia das Crianças

(Divulgação)

A GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO,abaixo assinada por seu comandante vem pelo presente solicitar de v. Senhoria a compreensão e a colaboração pelo que exporá abaixo: 


" No próximo dia 10 de Outubro, antevéspera do dia Nacional em comemoração às crianças brasileiros a GUARDA MUNICIPAL DE BRUMADO às homenageará com um evento na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, (Praça da igreja Matriz) , no horário dás 8,00 às 14,00 horas, com a realização de brincadeiras e distribuição de brindes as nossas crianças " 

Esclarecemos que esta nossa iniciativa objetiva uma maior integração da Guarda Municipal com as nossas crianças e também com a comunidade brumadense, É importante que sejamos observados e considerados por um relacionamento com a população como elementos que oferecem segurança e solidariedade quando o cidadão estiver necessitando de apoio.


Assim, solicitamos prendas ou brindes para oferecidos às crianças no desenrolar do evento. Os brindes deverão ser entregues na sede da Guarda Municipal situado à rua Dr. Mário Meira no Centro administrativo Municipal, ao lado do antigo " Fórum " Ou nos tel.( 77) 9997-3117.
      (77) 9999-5149.
      (77) 9989-3694.

Agradecemos a sua estimada colaboração, na certeza que faremos a alegria das crianças menos favorecidas, sabendo que seremos brindados com o sorriso cativante destes pequenos.



Brumado: 18ª Ciretran realiza várias atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito

A equipe da 18ª Ciretran durante a Semana Nacional do Trânsito em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A maioria dos órgãos que trabalham com o trânsito, durante esses dias, se empenhou ao máximo para participar das inúmeras atividades dentro da Semana Nacional de Trânsito. Em Brumado, apesar da ausência da SMTT, a 18ª Ciretran atendeu à convocação do Denatran e realizou uma série de ações referentes à campanha. A reportagem do 97NEWS acompanhou uma grande blitz educativa que foi realizada na Praça Armindo Azevedo (foto abaixo) e falou com o coordenador local do órgão Roque Fraga o qual citou que “a Semana do Trânsito é uma atividade muito importante, então, diante disso realizamos uma série de atividades como blitz educativas, palestras em escolas e panfletagem” e ainda lembrou que “a conscientização de todos sobre os riscos e os perigos, principalmente dos motociclistas, que estão no topo da lista dos acidentes é muito importante para mudarmos essa causa. A cidadania e a ética também são outros fatores positivos, os quais nortearam as nossas abordagens aos motoristas e as palestras aos alunos”. Questionado sobre as reclamações dos usuários do órgão sobre o atendimento estar sendo feito pela parte dos fundos ele respondeu que “realmente aconteceu um problema com a mola da porta, mas já mandamos consertar e semana que vem o atendimento deve ter voltado à normalidade”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Homem que morava na zona rural e estava a caminho do trabalho em Brumado morre em colisão na BA-148

O motorista acabou morrendo no local (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O motorista da empresa Belco Distribuidora de Bebidas em Brumado, Antônio Ricardo Amorim (43) acabou tendo a vida ceifada em uma trágica colisão no trecho da BA-148, próximo ao antigo Tocos. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, Antônio, que residia na Comunidade do Jacaré, estava vindo para o trabalho e o acidente ocorreu às 05h40m, aonde, no momento ele conduzia uma Moto CG Titan Prata, de placa policial JMU – 1455 e acabou colidindo com um caminhão carregado de blocos de placa JOI – 4478, de Vitória da Conquista, o qual estava parado na pista desde ontem à noite. O motorista teve morte instantânea, devido à forte colisão, que acabou dilacerando uma de suas pernas. As equipes do SAMU 192 chegaram rapidamente ao local, mas já encontraram o motorista sem vida. Antônio Ricardo era considerado um homem muito responsável e tinha um histórico muito positivo ao seu favor. A perícia da DPT irá fazer o laudo, no qual será explicado as causas do acidente. O corpo foi levado para o IML de Brumado (foto abaixo)



Diretora do HMPMN pede desculpas e garante que a punição já foi imposta ao autor da fotomontagem

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma brincadeira de mau gosto envolvendo uma foto com um paciente do HMPMN – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto -, acabou ganhando a mídia e, segundo o apresentador do Jornal da Alternativa Iª Edição, Carlos “Kaká” Silva, foi explorada de forma irresponsável. Silva falou na manhã desta quarta-feira (23) com a diretora administrativa do órgão, Sandra Lopes que fez questão de salientar que “em nome da instituição nós lamentamos o fato e pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido” e continuou argumentando que “esse tipo de atitude não é condizente com a conduta que norteia as nossas ações aqui no hospital, inclusive nós repudiamos essa ação que causou um frenesi na mídia, já que alguns órgãos veicularam a notícia sem ter noção de que era uma brincadeira”. Questionada sobre a identificação do autor e posterior punição ela foi enfática ao garantir que “sim o autor já foi identificada e será punido de forma rigorosa, já que, como já deixamos bem claro, não compactuamos com esse tipo de ação. A punição é necessária para que outras brincadeiras como essa não venham a acontecer”.