ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Após infecção hospitalar brumadense morre em Salvador

Foto: Facebook

Faleceu no final da manhã deste domingo (10), Jesuíno Caires Lisboa (Dui), segundo informações colhidas pela equipe do 97news, o óbito teria ocorrido em função de uma infecção hospitalar decorrente de um tratamento de fratura em uma das pernas de ‘Dui’, que sofreu um acidente de motocicleta recentemente. A equipe do grupo Alternstiva FM se solidariza com a família e amigos de Dui e externa pesar pelo triste fato acontecido.

Foto: Facebook


Brumado: Polícia Militar recupera mais uma motocicleta roubada, desta feita no Bairro da Urbis II

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade, por meio das rondas ostensivas, policiais militares da 34ª CIPM/Brumado recuperaram, na noite deste sábado (09), no bairro da Urbis II, nas proximidades do CAIC, uma motocicleta Honda preta 150 ao lado do CAIC. Urbis 2, placa JSM – 6840. A motocicleta era produto de roubo e foi mais recuperada nessas ações da Polícia. O roubo à motocicletas continua sendo uma das atividades criminosas mais praticadas na cidade e a Polícia vem dimensionando as suas ações no sentido de desbaratar as quadrilhas que executam esse tipo de delito. 



Forte ventania derruba placa publicitária na Praça Zeca Leite

A placa publicitária não resistiu à forte ventania e foi ao chão (Foto: Joaquim do Boi / 97NEWS)

O período chuvoso em Brumado vem sendo acompanhado de fortes ventanias, as quais vêm causando estragos e prejuízos, tanto no meio rural, como no meio urbano. Desta feita, na tarde deste sábado (09), o alvo da ventania foi uma placa publicitária localizada na Praça Coronel Zeca Leite, a qual não resistiu à força das rajadas e veio ao solo. Segundo informações ninguém se feriu. O incidente é um alerta para o setor publicitário que coloca placas e outdoors na cidade, os quais, com a força da ventania podem não resistir. 



Previsões sobre a amendoeira se cumprem e caminhão baú colide com a árvore

O caminhão baú acabou danificando muito a amendoeira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Já há tempos os moradores da Travessa Moreira, no centro da cidade, já haviam alertado para os perigos de um pé de amendoeira, o qual poderia causar acidentes e, ainda por cima, tirar a paz dos moradores com as suas raízes. Apesar de produzir a tão desejada sombra, uma profecia pairava sobre a amendoeira e, na tarde deste sábado (09) a mesma parece ter sido cumprida, pois um caminhão baú, com placa de Feira de Santana, meio desgovernado acabou colidindo com a árvore, causando certo alvoroço no local. A rede de energia ficou danificada, o que causou mais preocupações aos moradores. Vale ressaltar que a reportagem do 97NEWS já esteve no local, por diversas vezes, relatando a situação, que, até o momento, não foi resolvida. Não houve danos materiais e nem ninguém se feriu, somente o susto que foi grande. 



Efeito Brisa: Ponte do Bairro São Jorge se tornou numa bomba relógio

O fluxo de veículos aumentou muito nesses dias, inclusive de máquinas pesadas, o que aumenta o risco de acidentes na ponte (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS percebeu rapidamente que com o crescimento populacional do Bairro São Jorge, devido ao Conjunto Residencial Brisa I, II, III e IV, a ligação com o centro da cidade que é feita por meio de uma ponte totalmente ultrapassada e com um desenho arquitetônico muito estranho, sendo uma das únicas pontes no mundo que consegue fazer uma curva, deverá ser muito prejudicada. Trocando em miúdos, a ponte irá se tornar, inevitavelmente, em uma bomba relógio, já que, agora, que é um período de férias a situação já está para lá de precária, com riscos de acidentes e atropelamentos, com carros com dificuldades de transitar, devido ao “engarrafamento”. O projeto acabou falhando nesse sentido, já que era mais do que previsível, com a vinda de milhares de pessoas para morar no Brisas, que seria necessário se criar uma via de acesso eficaz, ou seja, construir uma nova ponte, similar a que foi construída recentemente no Bairro São Félix, que comportasse o novo fluxo de veículos e que, sobretudo, tivesse uma proteção especial para as crianças, já que as mesmas, para irem para a escola terão que passar pela ponte. Os moradores se mostram preocupados com a situação e esperam que as autoridades venham a tomar providências rápidas e construam uma nova ponte, ou arrumem outra solução para a questão. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Moradores do Brisas III e IV, apesar do atraso da Coelba, fazem o cadastramento na agência móvel

Mesmo com o problema, os moradores fizeram com alegria o cadastramento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A alegria tão grande dos 356 beneficiários do Conjunto Residencial Brisas III e IV não foi arranhada pela dificuldade imposta pela Coelba na ligação da energia para as residências. A reportagem do 97NEWS presenciou o cadastramento de vários deles, que não escondiam o contentamento em terem sido contemplados com uma casa pelo programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida. Nesta quinta-feira (07) o governador Rui Costa esteve em Brumado para entregar as chaves das residências, mas, os moradores ainda não podiam entrar nas residências, já que a energia ainda não tinha sido ligado, o que gerou, inclusive um protesto do próprio governador que aproveitou para fazer críticas severas à referida concessionária. A diarista Carmem de Souza citou que “estou muito feliz, pois a vida de uma diarista é dura e já não conseguia mais pagar aluguel, agora consegui a minha casa própria, realizando o sonho da minha vida”. O ajudante de padeiro, Vinícius Oliveira Silva relatou que “estou há vários anos batalhando em busca da minha casa própria e o momento chegou. Estou muito alegre e vou comemorar”. 



Se já era ruim, ficou pior: Equipe do 97NEWS registra estragos nas ruas feitos pelas últimas chuvas

A situação está à beira do caos estrutural das vias públicas de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Se a situação das vias públicas de Brumado era bem precária, agora, com as chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias, o estado ficou caótico, sendo que, em alguns locais, a trafegabilidade ficou totalmente prejudicada. Em visita aos bairros Parque Alvorada, Das Flores, Baraúnas e Centro, o que se viu foi uma situação lastimável, de uma cidade que se diz progressista, mas que ainda tem um grande número de paralelepípedos colocados sem nenhum tipo de liga, que fica totalmente vulnerável com a força das águas, provocando uma catástrofe na área de infraestrutura urbana. A situação, a cada ano que passa é pior, pois as últimas gestões fizeram pouco, ou quase nada para solucionar essa problemática que vem revoltando a população que mostra a sua indignação por ver a sua cidade com um aspecto tão negativo, com ruas esburacadas e destruídas, quando já teria passado da hora de termos 100% das ruas asfaltadas, já que os recursos dos repasses são suficientes para isso, mas, ao que tudo indica, é mais viável para os gestores “consertar” as ruas do que asfaltá-las. Confira abaixo os registros feitos pelas equipes do 97NEWS na Ladeira do Cinema (que todos os anos apresenta o mesmo problema); na Barão de Macaúbas com Travessa Moreira; Travessa Clemente Gomes; Ester Gondim com Mestre Eufrásio; Olegário Augusto Viana; Marques de Caravelas; Travessa 2 de Novembro e em outras ruas do centro da cidade: 



Idosa de 79 anos não esconde a forte emoção ao receber as chaves de sua casa das mãos do governador

Dona Angelina Rosa de Jesus exibindo com orgulho a chave da sua nova casa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um dos momentos de maior emoção na visita do governador Rui Costa a Brumado nesta quinta-feira (07) foi a entrega das chaves de uma residência toda mobiliada do Conjunto Residencial Brisa III, feita pelo próprio governador Rui Costa a beneficiária mais velha, a idosa Angelina Rosa de Jesus, de 79 anos, que foi muito aplaudida por todos os presentes. A reportagem do 97NEWS falou com a idosa que expressou que “é um presente dos céus, um grande sonho que se realizou, pois meus recursos são poucos e vivia pagando aluguel numa casa quase sem condições”. Ela ainda destacou que “receber as chaves da casa própria das mãos do próprio governador foi o maior momento da minha vida, ainda mais que ela está toda mobiliada”. Ela viverá na residência com dois netos que cria, um de 23 anos e outro de 12, que também comemoram muito a aquisição. 



Proprietários pagam recompensa por quem encontrar Maltês perdida

(Foto: Divulgação)

O nome da cachorrinha é Luna e é da raça é maltês. É um cão pequeno, branco, está tosada, parecendo um poodle. Desapareceu dia 26/12/2015 na Rua São João. Telefones de contato:  (77) 3441 3578 e (71) 99192 3604. Os proprietários pagam recompensa para quem achar. 



‘O povo de Brumado está cansado de promessas’, questiona Carlos Silva ao governador Rui Costa

O radialista Carlos Silva deixou o governador Rui Costa em uma saia justa (Foto: 97NEWS)

O destemido radialista Carlos Silva passou por cima da assessoria e da segurança do governador Rui Costa e foi para cima do governador fazer o seguinte questionamento: “governador o povo de Brumado não suporta mais promessas”. Essa situação aconteceu logo em que Rui Costa pisou os pés em Brumado no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, quando foi avisado que o governador não daria entrevista naquele momento, mas, mesmo assim Carlos Silva furou o bloqueio e questionou o chefe do executivo baiano sobre quais seriam as obras que estariam sendo trazidas para Brumado. O governador não se esquivou da pergunta e respondeu que “hoje estamos aqui para entregar 356 habitações do Minha Casa, Minha Vida e também inaugurar o sistema de abastecimento de Pompeia”. Considerado pouco, ou quase nada por Silva, ele retrucou e foi especifico perguntando sobre a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e o sistema de esgotamento sanitário da cidade e obteve a resposta por parte do governador que “vamos fazer de tudo para que possamos realizar essas obras, mas ainda não podemos garantir”. Insatisfeito Carlos Silva não poupou críticas citando que “é muito pouco mesmo, Brumado mereceria muito mais, além do que as casas do Conjunto Brisa são uma obra federal, então, o governador veio aqui se aproveitar da situação para querer aparecer” e finalizou dizendo que “infelizmente foi uma visita lamentável, que pouco trouxe de efetivo para nós, foram só promessas e de promessas o povo tá cheio”. 



Brumado: Conheça o drama do cadeirante que tem que ser carregado para entrar em casa

O drama do cadeirante André Santana Meira é de emocionar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação precária de várias ruas e avenidas da cidade de Brumado se evidencia ainda mais no período chuvoso, já que a força das águas muitas vezes causa estragos ainda maiores, deixando alguns locais totalmente intransitáveis. Apesar da alegria pela vinda das esperadas chuvas, existe o outro lado da moeda, que muitas vezes é composto por drama, dor e sofrimento. Esse é o caso do cadeirante André Santana Meira (31), o qual, após os estragos feitos pelas chuvas desta terça e quarta-feira, tem que passar por uma situação dramática, já que, para entrar em sua residência tem que ser carregado por amigos e familiares, já que os veículos estão impossibilitados de chegar à porta de sua casa que fica situada na Rua Olegário Augusto Viana, no Parque Alvorada. O repórter Marcos Paulo acompanhou o drama do cadeirante, que poderia ser evitado se as obras de recuperação da rua tivessem sido feitas pela Prefeitura Municipal. André já vive essa situação há cerca de 3 anos, onde, com 28 anos, após um problema nos nervos, acabou perdendo todos os movimentos do corpo. Segundo sua mãe Milvar Santana (52) já foram feitos sucessivos apelos ao setor de obras para que a rua fosse restaurada, mas, até o momento, nada foi feito, o que para eles acaba sendo uma grande insensibilidade, que causa essa situação dramática ao cadeirante, que tem que ser carregado cerca de 50 metros para poder entrar em sua casa. “É um drama que temos que passar 3 vezes por semana, cada vez que ele tem que ir para a sessão de fisioterapia”, relatou a mãe que ainda fez questão de destacar que “acredito que não é uma obra tão cara, mas até agora não foi feita. Quando não chove conseguimos colocar brita e o carro consegue ir para a porta da nossa casa, mas na época de chuva isso fica impossível, pois somente com um serviço especializado que esse problema possa ser resolvido, que não beneficiará somente a nós, mas a todos os moradores aqui da rua”. O repórter Marcos Paulo registrou em vídeo o momento em que o cadeirante teve que ser carregado na manhã de hoje (06) para poder entrar na sua casa, onde fica notória a péssima condição da rua, veja: 



Brumado: Trio encapuzado assalta mercadinho no Bairro São Félix

Os bandidos agiram rápido e logo fugiram do local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Mesmo sabendo da intensificação das ações policiais contra a criminalidade, os bandidos continuam agindo na cidade. A última ação de maior impacto aconteceu por volta do meio dia desta terça-feira (05) na Rua Princesa Isabel no Bairro São Félix, onde 3 elementos encapuzados, sendo um deles armados, anunciaram o assalto à proprietária de um mercadinho. Como existia pessoas no estabelecimento, eles mandaram todos ficarem quietos sob a ameaça de que poderiam atirar em que não acatasse as ordens. Os bandidos levaram litros de whisky, Martini, Campari e uma caixa de cigarros, além de uma quantia de R$ 300,00. Segundo informações um dos bandidos foi identificado e a Polícia já está no encalço e poderá prender o trio nas próximas horas. 



‘A Vila Presidente Vargas está totalmente abandonada’, afirma voluntário social

O voluntário Edilson Fernandes Moço em suas ações em favor do cemitério da localidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na tarde desta segunda-feira (04) na Vila Presidente Vargas e se deparou com a história do voluntário social Edilson Fernandes Moço (56) o qual descreveu uma situação altamente preocupante. “A Vila Presidente Vargas está totalmente abandonada, eu sirvo a comunidade há 20 anos e nunca vi uma situação como a atual”, relatou o voluntário que emendou dizendo que “eu faço trabalhos voluntários no cemitério e recebo uma pequena ajuda dos familiares, mas, muitas vezes eu pago do meu bolso para fazer o serviço para famílias carentes”. Mostrando uma certa indignação ele ainda citou que “a quadra, que é a única área aberta da comunidade está acabada e se tornou um motel a céu aberto, além de ser ponto de usuários de drogas. Realmente é uma situação calamitosa”. E finalizou falando que “é lamentável ver o lugar que escolhemos para viver nessa situação de abandono e desolação, infelizmente a vila está sem um representante à altura que venha buscar o seu desenvolvimento”. Veja abaixo o vídeo onde ele faz um depoimento contundente: 



Brumado: Até que enfim a chuva

As chuvas mudaram a paisagem de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Elas nunca foram tão aguardadas como agora, mas, como diz o ditado “antes tarde do que nunca”, as chuvas começaram a serem derramadas em Brumado nesta primeira semana de 2016. A população que reclamava aos quatro cantos dizendo “não aguento mais esse calor”, pode, até que enfim, sentir um alívio na temperatura na manhã desta terça-feira (05), já que os termômetros nos últimos dias estavam na casa dos 40 graus, com sensação térmica próxima dos 50. A previsão aponta para mais chuvas nesta terça e quarta-feira, o que trará mais alívio, especialmente para o homem do campo, que vem enfrentando uma das piores secas da história, já que nos últimos 3 meses os índices pluviométricos ficaram muito abaixo do esperado para o período. 



Nota da Embasa explica interrupção do abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido aos fortes ventos ocorridos na tarde do último domingo em Brumado e região, desde às 16:30h de ontem (03/01/2016), houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica na Barragem de Cristalândia, devido ao rompimento de cabos de rede de alta tensão. Equipes estão se mobilizando para regularizar a situação. A Embasa recomenda que a população mantenha a economia, consumindo de forma racional até a normalização do sistema. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. 



Brumado: Guarnição da PETO autua em flagrante homem conduzindo motocicleta com chassi suprimido

A motocicleta estava com o chassi suprimido por uso de um maçarico (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

A guarnição da 34ª CIPM/PETO, em ronda na Avenida Centenário, na manhã desta segunda-feira (04) flagrou um homem de 45 anos, de prenome Edvaldo, o qual estava conduzindo uma motocicleta CG Honda Cg Titan de cor preta, placa policial DYY-7598, com a numeração do chassi suprimida com o uso de um maçarico. Ao consultar a placa no sistema foi observado que a placa pertence a uma motocicleta de cor cinza, de posse destas informações o condutor e o veículo foram conduzidos a Depol. 



GCM impede arrombamentos em série no complexo do Juizado Especial de Pequenas Causas

A ação dos guardas acabou impedindo que outras repartições fossem arrombadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ação dos guardas municipais em Brumado visando a proteção do patrimônio público vem sendo muito eficaz e, na tarde deste domingo (03), mais uma vez os GCMs mostraram sua competência ao impedir que vários prédios do Complexo onde fica o Juizado Especial de Pequenas Causas fossem arrombados. Fazendo sua ronda específica, os guardas perceberam dois elementos em cima do poste onde fica o JEPC, os quais conseguiram evadir do local. Imediatamente o juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães foi comunicado e foi ao local para iniciar uma vistoria, a qual constatou que vários armários foram arrombados, inclusive o cofre onde ficam guardados os autos dos processos (foto abaixo). Os bandidos não levaram nada do local e, segundo o Dr. Genivaldo Guimarães, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, os bandidos deveriam estar buscando objetos de valor, ou armas e drogas, mas como ele mesmo disse “se deram mal”, já que nada de valor é guardado lá, muito menos armas ou drogas apreendidas. Segundo o juiz a segurança no local será reforçado com a instalação de um sistema de alarme, para impedir que novos arrombamentos aconteçam no local. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Após resistir a prisão e tentar atirar em policiais, ‘Foguete’ tem morte cerebral decretada

O jovem teve morte cerebral decretada (Foto: Divulgação PM)

O ano de 2016 já começou violento em Brumado, e o primeiro confronto de maior dimensão ocorreu neste domingo (03), por volta das o8h15m, no Bairro Bom Jesus, onde uma guarnição da PETO, durante ronda ostensiva, se deparou com o jovem Gabriel Santos do Carmo, conhecido como “Foguete”, o qual antes da ação, sacou um revólver para atirar nos policias, que foram mais rápidos e balearam o suspeito na região do crânio. Ele foi rapidamente conduzido para o Hospital Magalhães Neto, mas, segundo informações médicas, já teve a sua morte cerebral decretada. “Foguete” tinha sobre ele um mandado de prisão decretado e com ele foi encontrado um revólver, uma pequena quantidade de maconha e um celular (foto). 

(Foto: Reprodução)


Crise: Empresário brumadense do ramo de construção civil diz que o setor teve uma queda de 30%

O empresário Fabrício Lôbo Oliveira foi realista em suas colocações (Fotos. Divulgação)

Sob a alegação de que não se pode deve ser pessimista nunca, otimista na maioria das situações, mas, sobretudo, realista sempre, o empresário do ramo de construção civil, Fabriciano Lôbo Oliveira (34) falou com a reportagem do 97NEWS sobre o desempenho do setor em 2015. Segundo ele a situação é triste, preocupante e pode se agravar e que essa foi a maior recessão que ele presenciou. “A queda no setor da construção em Brumado pode passar dos 30%, já que as vendas no varejo tiveram uma queda bem maior do que o imaginado. Eu posso garantir que eu mesmo trabalhei para me manter, além do que a carga tributária é altíssima”, explicou. Questionado sobre se ele teve que efetuar demissões, ele respondeu que “tivemos que demitir 5 funcionários, não houve outro jeito. Foi duro anunciar a demissão”. Ele também argumentou que “o ramo da construção civil é uma das referências para a economia, se ele vai mal, tudo vai mal e é justamente isso que está acontecendo. As pessoas estão com medo de construir novos empreendimentos e terminando com muito receio os que foram iniciados. O setor é uniforme, não tem um período onde se vende mais ou menos, é linear, mas, após o segundo semestre as quedas nas vendas foram mais acentuadas”. Ele ainda desabafou dizendo que “os governos que se mantêm muito tempo no poder acabam provocando o que estamos vivenciando nesse momento, temos que ter a alternância do poder, para que situações como esse enorme crise política que afetou de forma severa o nosso país não venham a acontecer mais”. E finalizou destacando que “como eu disse temos que ser otimistas, então vamos acreditar que o ano de 2016 será melhor, mas para isso temos que nos superar e trabalhar ainda mais. Que as chuvas venham e que possamos ter as esperanças renovadas”. 



S.Tomé: ‘Só acredito depois que estiver pronta’, afirma empresário sobre a reforma da Pça do Jurema

A praça já foi cercada e alguns serviços já foram iniciados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Dizem que na arte de prometer ninguém supera os políticos e, em Brumado, a Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema é considerada uma “testemunha ocular” desse tipo de comportamento, já que nas últimas décadas inúmeras promessas foram feitas sobre a sua reestruturação, inclusive colocando até sacos de cimento para anunciar a obra. Agora, no final de 2015, novas promessas foram feitas, desta feita com maior robustez, já que foi assinada a ordem de serviços para a execução do trabalho de reestruturação. A reportagem do 97NEWS esteve no local na manhã desta quarta-feira (30) e ouviu alguns comerciantes, os quais não esconderam certo ceticismo quanto à realização dos serviços. O depoimento que mais chamou a atenção foi o do empresário Dilvan Caíres Aguiar, o qual relatou de forma contundente que “a Praça do Jurema, que já foi o principal ponto de encontro da cidade, se tornou, devido ao descaso das últimas gestões, em palco de prostituição e de usuários de drogas” e continuou dizendo que “diante dessa situação caótica, alguns políticos fizeram promessas e garantiram que a reforma seria feita, mas nada foi feito e a situação só foi piorando. Agora se aproximando o período eleitoral novas promessas estão sendo feitas e até um ensaio das obras (foto abaixo), mas eu só acredito depois da obra pronta, pois mesmo que comece, existem sempre as desculpas para a interrupção dos serviços”. E finalizou destacando que “eu sou como São Tomé, tenho que ver para crer, pois de falsas promessas nós estamos cheios. Que eles tenham a coragem de cumprir o prometido e devolver à população de Brumado esta importante praça totalmente restaurada, isso é uma obrigação, pois todos nós pagamos impostos”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)