ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Vereador Elias Piau faz balanço positivo de suas ações legislativas no primeiro semestre de 2017

O vereador Elias Piau vem mostrando um grande dinamismo em suas ações parlamentares (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Considerado uma surpresa muito positiva para a vereança brumadense, Elias Piau (PV) surgiu no novo cenário legislativo com o mais jovem parlamentar e, passado o primeiro semestre, já se confirmou a sua garra, determinação e compromisso com o povo de Brumado. Com uma agenda positiva muito intensa, Elias Piau encerra esse período fazendo um balanço de suas ações que foram compostas por 55 indicações, 01 Requerimento, 01 Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Brumadense ao policial militar José Avelino de Novais Filho. Sempre buscando avanços para a população, tanto da zona urbana como do meio rural, o vereador já está totalmente integrado às suas funções, tendo um gabinete muito ativo que busca consolidar um trabalho que vem tendo o reconhecimento da comunidade. Clique e confira as principais indicações apresentadas pelo vereador Elias Piau: 

INDICAÇÃO 008/2017 – Recapeamento asfáltico do Bairro Baraúnas – Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 009/2017 - Conclusão das obras de calçamento da Sede do Distrito de Itaquaraí – BRUMADO-BA. 

INDICAÇÃO 035/2017 - Pavimentação na Rua Paulo Cézar Rocha Ribeiro, no Bairro Olhos d´água, neste município. 

INDICAÇÃO 036/2017 - Implantação de duas passarelas elevadas (lombo faixa), nas seguintes Ruas: Marquês de Caravelas e Afrânio Peixoto no Bairro Baraúnas, Brumado – BA. 

INDICAÇÃO 037/2017 - Implantação de duas passarelas elevadas (lombo faixa), na Avenida Marcionílio Rodrigues dos Santos, no Bairro Baraúnas, Brumado – BA. 

INDICAÇÃO 071/2017 - Proceder com urgência a reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas, Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 072/2017 - Recapeamento asfáltico do Bairro Olhos D’Água – Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 085/2017 - Calçamento e Saneamento Básico do Bairro Olhos D’ Água – Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 086/2017 - Calçamento e Saneamento Básico, no Bairro Baraúnas, Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 087/2017 – Construção da ponte ligando o Povoado Furado de Maria Nova ao Município de Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 088/2017 - Alargamento da estrada que liga o Povoado Furado de Maria Nova ao Município de Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 089/2017 - Instalação de Exaustores Eólicos no telhado do Mercado Municipal de Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 093/2017 - Manutenção e reparos nos brinquedos e equipamentos, das Praças: Coronel Zeca Leite, Heráclito Cardoso e Manoelita Gama. 

INDICAÇÃO 094/2017 - Capina e limpeza, em toda a extensão, dos Bairros: Centenário, Baraúnas, Maria José Viana, Parque Alvorada e Olhos D’ Água. 

INDICAÇÃO 095/2017 - Recuperação do Pontilhão que liga a Rua Umburanas à Praça 15 de Novembro, no Bairro Feliciano Pereira Santos, neste município. 

INDICAÇÃO 114/2017 - Recuperação da calçada interna do Cemitério   Jardim Santa Inês, neste município. 

INDICAÇÃO 115/2017 – Calçamento e Saneamento Básico, no Bairro Maria José Viana, Brumado-BA. 

INDICAÇÃO 116/2017 - Construção de um quiosque, recuperação dos balaústres e a troca dos bancos, na Praça Marcílio Dias, neste município. 

INDICAÇÃO 117/2017 – Construção de um muro no cemitério na Comunidade Lagoa do Mourão, neste município. 

INDICAÇÃO 156/2017 – Recapeamento asfáltico na Rua Ana Lídia Viana Cardoso, no Bairro Parque Alvorada, neste município. 

INDICAÇÃO 0157/2017 – Construção de uma quadra poliesportiva no Distrito de Itaquaraí, neste município. 

INDICAÇÃO 158/2017 – Instalação de coleta seletiva de lixo na Comunidade Tamboril. 

INDICAÇÃO 159/2017 – Recapeamento asfáltico na Rua Manoel M. Amorim, Bairro Novo Brumado, neste município. 

INDICAÇÃO 160/2017 – Construção de uma praça com uma pista para prática de skate, nas proximidades da Avenida Clemente Gomes, no Bairro Parque Alvorada, neste município. 

INDICAÇÃO 161/2017 – Reforma e urbanização da praça, situada na Rua Manoel Joaquim dos Santos, no Bairro Baraúnas, neste município. 

INDICAÇÃO 219/2017 - Necessidade de proceder com a reforma geral dos sanitários existentes no Mercado Municipal, neste município.  

INDICAÇÃO 220/2017 - Reforma geral do Mercado Municipal do Distrito De Itaquaraí, neste município. 

INDICAÇÃO 221/2017 – Necessidade de proceder com a reforma e iluminação das quadras poliesportivas dos Brisas: I, II, III, IV e do Bairro São Jorge. 

INDICAÇÃO 0248/2017 - Saneamento básico e calçamento, na Vila Presidente Vargas, neste município. 

INDICAÇÃO 263/2017 - Urgente necessidade da pavimentação e a construção de meio-fio nas Ruas: Maristela, Santa Rita de Cássia, São Judas Tadeu e na Avenida Rio Do Antônio, no Bairro São Jorge, neste município. 

INDICAÇÃO 330/2017 - Limpeza geral e manutenção do Ginásio Poliesportivo Governador Antônio Imbassahy, neste município. 

CONTINUE LENDO


TG de Brumado participa do Desfile de 02 de Julho em Caetité

(Foto: Reprodução)

No dia 2 de julho, o Tiro de Guerra 06/024 participou de um desfile cívico-militar em homenagem à consolidação da independência do Brasil. O desfile ocorreu na cidade de Caetité, região sudoeste da Bahia. O desfile contou com a participação de diversas escolas, grupos de montaria, indígenas, bombeiros civis, grupamentos de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.



Visando a valorização da vida, vereador Lek Cabeleireiro faz indicação solicitando semáforo na Av. Coronel Santos

O vereador Lek Cabeleireiro espera que a sua indicação seja atendida com urgência (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando estar presente nas comunidades e conhecer de perto as suas necessidades o vereador Lek Cabeleireiro (PV) vem comprovando o seu slogan de ser um vereador do povo, principalmente das comunidades mais carentes. No último dia 28 de junho, o parlamentar entrou com uma importante indicação, solicitando a urgente implantação de um semáforo na Av. Coronel Santos, nas proximidades da entrada do Bairro Cidade das Esmeraldas, já que o local vem registrando inúmeros acidentes, como que aconteceu na noite desta segunda-feira (03) foto abaixo. Visando a valorização da vida, Lek Cabeleireiro argumentou em sua justificativa que “a avenida em questão se trata de uma das principais vias de acesso à cidade e também permite a ligação entre a região central da cidade e bairros populosos como São Félix, Cidade das Esmeraldas, Malhada Branca, Irmã Dulce, Jardim de Alah, Urbis II, III, e IV e consequentemente apresenta fluxo de trânsito de alta intensidade” e continuou defendendo que “constantemente acontecem colisões entre veículos, em 2015 já foi registrado um atropelamento com vítima fatal no local e é grande o risco de ocorrerem novos acidentes envolvendo os pedestres que tem que atravessar a avenida diariamente, já que grande parte dos condutores não respeitam a passarela elevada existente no local, que é ponto preferencial para os pedestres”. Finalizando ele declarou que “diante do exposto, por entendermos que a instalação de um semáforo colocará um fim nos muitos acidentes que se registram na referida avenida é que apresentamos a referida indicação”. Agora o vereador espera contar com a sensibilidade do poder público municipal para que seja feita de forma urgente a instalação de um semáforo no local. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Acidente na Av. Coronel Santos na noite desta segunda-feira (03); motorista teve que ser retirado do local com medo de ser agredido por populares

Populares ameaçaram partir para cima do motorista do Fiat Uno que teve que ser retirado rapidamente do local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na noite desta segunda-feira (03), por volta das 19h15min, um acidente envolvendo um Fiat Uno branco de placa policial OUK-5570 e uma motocicleta CG 150 na cor preta e placa AZL-6854, ambos da cidade de Brumado, por pouco não teve proporções mais graves. Segundo testemunhas o motociclista de prenome Paulo descia a Av. Cel Santos sentido centro da cidade, quando o Fiat Uno, dirigido pelo motorista de prenome Didi cruzou a via para entrar sentido bairro São Félix. Com o impacto da colisão, o motociclista foi arremessado de uma forma cinematográfica, mas, por sorte, acabou caindo em pé. O SAMU foi acionado, mas o motociclista teve apenas ferimentos leves. Ainda de acordo com testemunhas, o filho do motorista do Fiat que vinha atrás, chamou o SAMU e levou o pai para sua residência com medo de ser alvo de uma agressão coletiva. As testemunhas afirmaram para os policiais militares que chegaram na ocorrência, que o motorista do Uno estava com sinais de embriaguez.

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Duas obras que custaram cerca de R$ 23 milhões ainda não foram entregues à população

As obras são muito importantes para o desenvolvimento do município, mas ainda continuam imprevisíveis (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma nova frase começa a circular com força nas conversas locais que é “Brumado acontece coisas que não acontecem em lugar nenhum”, ou seja, uma versão da já tão conhecida “Têm coisas que só acontecem em Brumado”, mas essas colocações não vieram do nada, elas têm fundamento, pois algumas situações que ocorrem por aqui são extremamente peculiares. Dentre as muitas, iremos citar duas obras emblemáticas, que fazem parte da construção de um futuro promissor, mas que, até o momento, ainda não foram inauguradas, tendo ainda sobre si alegações que não foram bem metabolizadas pela população. A referidas obras que começaram a ser construídas, uma em 2012 e a outra em 2014, com recursos do Governo Federal e Governo do Estado, que envolvem cifras muito robustas. Só no Conjunto Penitenciário, foram utilizados R$ 22 milhões e, apesar de estar pronto, não pode entrar em operação, já que houve uma espécie de bloqueio por parte da Justiça do Trabalho, pois as contratações dos funcionários deverão obedecer ao rito constitucional, ou seja, o ingresso por meio de concurso público.Já a UPA, que custou R$ 1,1 milhão e também ainda não está à disposição da população, aumentando assim o gargalo na área de saúde. O governador Rui Costa (PT), mostrando perplexidade com a situação do Presídio vem dito que "eu nunca imaginei que a Justiça do Trabalho viesse dar uma liminar para que eu não possa abrir uma unidade prisional, porque os modelos adotados que estamos abrindo é de concessão para empresas especializadas, mas a Justiça diz que tem que fazer concurso público para contratar funcionários, é uma empresa privada, ou seja, como é que vou fazer concurso público para uma empresa privada contratar funcionários?", ressaltou Rui.

 

 A esperada UPA também continua sem previsão de entrar em operação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 

 Ao entendimento da justiça, através de concurso, não haverá os tão “comuns” apadrinhamentos de cargos e indicações. O presídio, que fica localizado às margens da BR-030, deverá receber cerca de 2.500 custodiados, o que resolverá o problema crônico e histórico da superlotação da carceragem da 20ª Coorpin, que atualmente, abriga cerca de 60 presos, o triplo da sua capacidade. A superlotação, só foi diminuída, devido ao julgamento de alguns processos, tendo os condenados sido transferidos para outras unidades prisionais como, Vitória da Conquista e Salvador. Já na questão da UPA, o prefeito Eduardo Vasconcelos já confirmou que a operacionalização da unidade do só depende agora do governo do estado, pois toda a logística que ficou a cargo do município já foi dada. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas já foi entregue e inaugurada desde o mês de dezembro de 2016, mas ainda continua sem previsão de quando começará realmente a atender à comunidade. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que o município está dependendo apenas do último repasse do governo para a aquisição da mobília para aparelhar a unidade. A prefeitura de Brumado disse que está tentando resolver o problema com o Ministério da Saúde. "A gente tem tido dificuldades em colocar essa obra em funcionamento, mas estamos lutando", disse o prefeito em seu programa de rádio. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumadense que deixou cidade natal para seguir sonho de cursar Jornalismo se forma neste mês

Foto: Composição l 97news

De Brumado, capital do minério, com aproximadamente 80 mil habitantes, é de onde saiu Luan Vinícius Ferreira, de 27 anos, estudante de Comunicação Social e Jornalismo. Em especial para o jornalismo da Bahia. Conheça um pouco de sua trajetória até Vitória da Conquista, sudoeste do estado. O brumadense aos 20 anos, já tinha o interesse em fazer Jornalismo, mas na época morava em Brumado, onde o curso não é oferecido. Então acabou optando em estudar na cidade vizinha, cerca de 130 km de Brumado. Neste mês de julho, Luan concluirá seu curso, e já segue seu sonho de fazer jornalismo. Luan conta que no processo de mudança, teve dificuldades em se adaptar e que lidar com a saudade da família e amigos foi algo difícil, pois se sentia solitário longe de casa. “Isso foi algo bom, aprendi a ser independente com tudo isso”, ressalta. Mesmo com o final do curso, ele diz que vai continuar com o contato com os professores, as amizades e a experiência que viveu na universidade. Sobre a área dentro da profissão que mais gosta, Luan destaca o jornalismo online, mesmo estando na TV, porque acha o formato interessante e presente em sua vida. Diante das dificuldades em estudar longe de casa, Vinícius aconselha que os jovens se arrisquem porque vale a pena. “Você tem liberdade de ter seu próprio conhecimento, começar a tomar decisões é essencial para o ser humano, ele aprende a pensar e se estabilizar como pessoa”, destaca Luan. Nas redes sociais, ele deixou sua mensagem aos familiares e amigos. "Quatro anos se passaram e olha onde estamos. É hora de celebrar e agradecer cada pessoa que me apoiou e incentivou todos os dias para que esse sonho, que não é só meu, se realizasse. Vamos lá, amigos! Espero vocês nesse dia especial!!! #MãeEuTôFormando". escreveu falando de sua colação de grau, que acontece dias 06 e 07 de julho em Vitória da Conquista. Luan segue sua carreira na TV Sudoeste com bastante brilhantismo, os brumadenses comemoram com ele o sucesso de sua carreira. Parabéns Luan, você merece!!!. 

Foto: Divulgação


Apesar de contrato celebrado, equinos ainda continuam livres pelas ruas de Brumado

As cenas flagradas, inclusive na manhã desta segunda (03), ainda são muito comuns na cidade (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Animais soltos pelas ruas de Brumado é um velho problema da cidade, que, agora, estaria sendo resolvido pela administração municipal que celebrou um contrato com uma empresa especializada para fazer a devida remoção, mas, infelizmente, ainda não é isso que se vê, pois, a questão, ainda continua “atormentando” os brumadenses. Nesses últimos dias várias imagens de equinos errantes foram enviadas para a redação do 97NEWS, nas quais mostram vários deles, primeiramente na sexta-feira (30) ‘degustando’ tranquilamente os jardins da Igreja Matriz, um dos principais cartões postais da cidade e, na manhã desta segunda-feira (03), por volta das 07h45m em frente ao Juizado Especial Civil de Causas Comuns, bem no centro da cidade. O que vem corroborar para a indignação dos brumadenses é que, além do risco de acidentes, agora, foi celebrado um contrato (imagem abaixo), por meio de um pregão presencial, com a empresa vencedora, a qual irá receber a quantia de R$ 52 mil para a devida retirada dos animais, coisa que realmente começou a acontecer, mas que, nos últimos dias deve ter tido uma paralisação. Espera-se que os serviços continuem a retirar os equinos e bovinos de circulação, pois além de dar um aspecto negativo à cidade, incorre no risco de acidentes, ainda mais quando esses animais vão para as estradas que cortam o município.

 



Brumado: Imagem de rampa de acessibilidade fechada por barreira de gelo-baiano provoca discussão nas redes sociais

A rampa de acessibilidade acabou ficando sem funcionalidade após a colocação das barreiras de gelo-baiano (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Brumado ainda está longe de ter uma mobilidade urbana adequada, mas, nos últimos anos alguns avanços começaram a acontecer na busca de dar um ordenamento melhor principalmente para o trânsito local, que ainda é considerado caótico por muitos. Neste final de semana uma foto circulou com muita intensidade pelas redes sociais acompanhada de fortes mensagens de protesto, já que, a princípio ela apresentava uma incongruência técnica, pois na imagem uma rampa de acessibilidade está cercada por barreiras de gelo-baiano, ou seja, não há possibilidade de acesso a ela. A ação que foi feita recente pelo SMTT, retirou o retorno que era feito no local colocando as barreiras, mas devem ter se esquecido da rampa, que ficou sem funcionalidade. Outro fator que acabou incrementando os protestos é que seria inaceitável um fato como esse, já que o prefeito, engenheiro civil por profissão, é um defensor fervoroso da acessibilidade, tanto que em seus programas semanais de rádio ele sempre transmite as suas mensagens em defesa da acessibilidade. 



Brumado: Previsão aponta para continuidade do frio com pequena possibilidade de chuvas

(Reprodução AccuWeather)

Para muuitos lugares do país as temperaturas girando em torno dos 13 graus não são consideradas baixas, mas para Brumado, que vive a grande maioria do ano com termômetros na casa dos 30 graus, então, os registros abaixo dos 20 já são considerados frios para muita gente. Quem acordou cedo nesta segunda-feira (03) se deparou com 14 graus, mas a sensação térmica era de 10, já que a umidade relativa do ar estava em 70%, o que é incomum por aqui. Outro fator disparado pela umidade é a pequena possibilidade (7%) de leves pancadas de chuva durante o dia. A máxima prevista é de 23 graus e a previsão aponta para os próximos dias da mesma forma, então, o melhor a fazer é se agasalhar e aproveitar esse clima que provoca uma atmosfera diferenciada para a terra do minério. Neste momento, 07h30m a temperatura na cidade é de 17 graus, com tempo nublado o que aumenta a sensação de frio. 



Brumado: Final de semana de frio, umidade e de muito romance no ar

O clima está perfeito para uma 'noche caliente' de amor (Fotocomposição: 97NEWS)

Para os brumadenses apaixonados pelo frio e pelo clima romântico que ele proporciona, esse final de semana oferecerá uma grande oportunidade, já que a previsão é de frio e muita nebulosidade, o que provoca aquela vontade de ficar "agarradinho" com o seu par amoroso. Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros, neste sábado, 1º de julho, devem chegar à casa dos 13 graus, o que é bem difícil por aqui, já que na maior parte do ano a temperatura média fica na casa dos 28 graus. Caso o sol venha a sair das nuvens, a previsão já aponta para temperaturas na casa dos 32 graus de máxima. Para o domingo o frio já não deverá ser tão intenso, pois a mínima apontada é de 18 graus e a mínima de 27. Então, está aí a chance para uma “noche caliente de amor”, que deverá, inclusive, provocar a lotação dos motéis locais. Confira a previsão abaixo: 

(Reprodução INMET)


Em visita a Brumado, Vitor Bonfim tranquiliza a população e comunica que leilão da Ebal deve ser embargado

O secretário Vitor Bonfim e o prefeito Eduardo Vasconcelos em visita ao local (Foto: Divulgação)

Uma nova disputa que pode resultar em mais uma perda importante para Brumado recebeu o apoio do deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, que garantiu, por meio da imprensa oficial, que o município já entrou com um embargo para impedir a realização do leilão da Ebal que irá colocar à disposição dos interessados toda a área da Cesta do Povo, que também compreende o Estacionamento ao lado da Feira Livre Municipal. A obra que foi uma conquista feita por meio do deputado federal Daniel Almeida e do atual vice-prefeito Édio Pereira, ambos do PC do B, contribuiu de forma muito positiva para o ordenamento do trânsito na região e caso o estacionamento venha a ser desativado, o caos pode voltar, já que o tráfego de veículos na região é muito intenso. Segundo a afirmação de Vitor Bonfim, que esteve no local acompanhado do prefeito Eduardo Vasconcelos, "os brumadenses podem ficar tranquilos, pois já foi feita a interpelação judicial e a questão deve ser resolvida no menor tempo possível”. 



Vem aí a III Semana de Edificações do IFBA

Foto: Divulgação

A III Semana de Edificações do IFBA campus Brumado é um evento promovido pela Coordenação do Curso Técnico em Edificações e neste ano contará com a colaboração da COPEXI no planejamento das ações. Com o tema “Soluções Sustentáveis para a Construção Civil” tem como objetivo disseminar conhecimentos acerca do aproveitamento de recursos naturais e materiais que podem ser reutilizados pelo setor, evitando a degradação do meio ambiente. O evento acontecerá nos dias 05 e 06 de julho, no qual os envolvidos participarão do ciclo de palestras ministradas por profissionais da construção civil e do meio ambiente, pertencentes à cidade de Brumado e região. Busca-se, por meio destas atividades, ampliar o conhecimento acerca de possibilidades inovadoras de cunho sustentável no setor da construção civil. Acesse o site: www.even3.com.br/semanaedificacoes2017, e conheça mais.



Atendendo indicação do vereador Elias Piau, prefeitura inicia recuperação dos brinquedos das praças

Os brinquedos do parquinho da Praça Zeca Leite já foram reparados em atendimento à indicação de Elias Piau (Fotos: Facebook)

Desde o início do seu mandato parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) mostrou uma grande preocupação com os equipamentos públicos e, diante disso, fez várias indicações importantes nesse sentido. Uma delas, muito pertinente por sinal, feita no final de fevereiro, se referiu ao estado de conservação dos brinquedos das praças públicas, já que, em algumas delas a situação era preocupante, que poderia, inclusive, causar acidentes nas crianças. Após subsequentes cobranças, a administração municipal iniciou nesses dias a recuperação dos brinquedos, especialmente do parquinho da Zeca Leite, o qual é utilizado por centenas de crianças todos os dias. O vereador Elias Piau, por meio do seu perfil no Facebook agradeceu o atendimento à sua indicação e ressaltou a importância da oferta de lazer para os brumadenses. “O povo precisa de lazer e com qualidade, então, após verificarmos o estado deficitário dos brinquedos das praças públicas entramos com a indicação para reverter esse quadro” explicou o vereador que ainda destacou que “agora os reparos estão sendo feitos, então, cabe a nós agradecer o atendimento ao nosso pleito que visava evitar acidentes com as crianças e também o bem estar de nossa população”. 

(Fotos: Facebook)


Vereador Lek Cabeleireiro visita setor de obras e constata que 3 máquinas estão quebradas

As máquinas se encontram paradas (Fotos: Assessoria Parlamentar)

Continuando a cumprir a sua agenda positiva de atividades parlamentares, as quais vêm comprovando uma grande sintonia com as grandes necessidades da população brumadense, o vereador Lek Cabeleireiro (PV), preocupado com a infraestrutura da cidade, desta feita procurou o responsável pelo setor de máquinas que realizam os trabalhos de manutenção de vias e estradas do município para saber o motivo das mesmas não estarem operando. De acordo com o responsável 3 máquinas estão quebradas, dentre elas uma patrol e os reparos ainda não foram feitos (foto abaixo). O parlamentar, na oportunidade, ressaltou que várias ruas do Bairro Irmã Dulce e Malhada Branca estão em estado precário e precisam de urgente reestruturação, já que estão praticamente intransitáveis.  Após uma produtiva conversa com o responsável, o mesmo garantiu ao vereador Lek que em breve o problema será sanado e as máquinas retornarão ao trabalho. Mais uma vez o vereador Lek salientou que não está fazendo mais que a sua obrigação como vereador, que é indicar, fiscalizar e lutar pelos cidadãos brumadenses.

(Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Autores do 'Latrocínio da Penha' são condenados a mais de 50 anos de prisão

O crime chocou Brumado devido à crueldade dos autores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos crimes mais brutais da história de Brumado, o latrocínio da Fazenda Penha, onde foram mortos com requintes de crueldade pai e filho teve o seu desfecho na noite desta terça-feira (27) com a sentença proferida pelo juiz da Vara Crime da Comarca, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, que condenou os acusados, , Lucas Lage de Almeida, de 19 anos, vulgo Batatão a 54 (cinquenta e quatro) anos e 3 (três) meses de reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de quinhentos dias-multa, fixada a unidade em 1/30 do salário mínimo vigente à época dos fatos e Juliano Soares Pereira, de 18 anos, vulgo Titi Bull, a 58 (cinquenta e oito) anos de reclusão, em regime inicial fechado, e quinhentos e oitenta dias-multa, fixada a unidade em 1/30 do salário mínimo. Diante das denúncias e das investigações feitas pela Polícia Civil, na madrugada de 05 de abril de 2017, por volta de 4h, na Fazenda Penha – Bairro Malhada Branca em Brumado, os acusados, juntamente com um adolescente, agiram previamente ajustados em um propósito vil, com clara intenção de matar, invadiram a residência de Adão de Souza Lobo e seu filho Paulo Sérgio da Silva Lobo e roubaram dinheiro e um cartão de benefício previdenciário. Não satisfeitos eles desferiram golpes de facão nas vítimas, matando-as de forma covarde e por um motivo torpe. Antes os três estiveram em um bar, localizado no Bairro Irmã Dulce, onde o crime foi tramado. Chegando à residência das vítimas, o trio exigiu a entrada, mas houve resistência, o que fez com fossem retiradas algumas telhas e, pelo buraco feito no teto, os autores do crime entraram na residência e lutaram com as vítimas, que tentaram se defender sem êxito. Em seguida os meliantes, usando o próprio facão da vítima, desferiram golpes em Adão e em seu filho Paulo, matando-os. Logo após cobriram os corpos com lençóis e, não satisfeitos, ainda atearam fogo nos corpos. 

Durante o inquérito os investigadores qualificados relataram que obtiveram informações de que os prováveis autores dos delitos foram os réus e o adolescente; confirmaram terem encontrado no local do crime a cédula de identidade de Lucas Lage, e, ao final, esse confessou a prática do delito e revelou os nomes dos comparsas; antes ele disse que havia perdido o documento, e afirmou que seu nome seria Luan; Juliano e o adolescente fugiram. Perante a autoridade policial Lucas Lage confirmou que naquela data esteve em um bar e de lá saíram caminhando por um carreiro e chegaram à casa de um apelidado “Zé”, onde beberam água; continuaram caminhando, cruzaram a linha férrea e de madrugada chegaram à casa das vítimas, localizada no meio do mato; lá pretendiam roubar; o adolescente gritou para que abrissem, em seguida entrou pelo telhado; em seguida a porta foi arrombada, ao que tudo indica diante da luta entre o adolescente e uma das vítimas; o idoso saiu com um facão, que foi tomado por Juliano, vulgo “Titi Bull”; o depoente encostou para ver o que ocorria dentro da casa, pois era grande o barulho de luta entre o adolescente e o filho do idoso; percebeu que o adolescente saiu da casa portando um facão, e a vítima Paulo ficou dentro da casa, não mais esboçando reação; o adolescente, usando o facão, feriu também o idoso; presenciou o momento em que o adolescente teria matado os dois, primeiro o mais jovem, depois o idoso; também viu o corréu apelidado “Titi Bull” desferir golpes de facão no idoso; em seguida o adolescente cobriu os corpos com lençóis e ateou fogo; acrescentou que ao saírem do mencionado bar é que Titi bull disse: “Vamos ali, vamos fazer uma parada”; após atearem fogo aos corpos o depoente percebeu que a casa também pegava fogo, momento em que o adolescente saiu correndo, sendo acompanhado pelos ora réus; alegou que somente Titi Bull e o adolescente entraram na casa, e não percebeu se eles subtraíram algo; sentou-se no matagal para esperar os comparsas e perdeu seu documento de identidade. Os laudos revelam que as vítimas sofreram várias lesões, em diversas partes do corpo, inclusive semidegolamento; afasta-se, portanto, a alegação da defesa no sentido de que os réus não tiveram intenção de matar, mas apenas de roubar. Ao se apoderarem dos facões das vítimas e atacá-las, causando graves lesões os envolvidos deixaram evidente a intenção de matar impiedosamente, acreditando que a autoria não seria desvendada. Restou provado, ainda, que não surgiu qualquer desentendimento entre os assaltantes, nenhum deles foi coagido a praticar os fatos, e nenhum deles sequer desestimulou a Também não há que se falar em participação de menor importância; ambos os acusados dividiram as tarefas, seja arrombando a porta e vasculhando a casa em busca de dinheiro, seja desferindo golpes de facão nas vítimas, ateando fogo aos corpos, etc. Ambos tinham o domínio do fato e poderiam tê-lo evitado. Inequivocadamente, ambos pretendiam roubar dinheiro ou bens. Irrelevante se foi apenas um dos réus quem desferiu os golpes de facão. Ambos devem responder pelo latrocínio, pois estavam previamente ajustados e tinham por alvo aquela residência, onde pretendiam roubar. Segundo a teoria do domínio do fato, lembrada no ensinamento de Wessels, autor é quem, como figura central do acontecimento, possui o domínio do fato e pode, assim, deter ou deixar decorrer, segundo a sua vontade, a realização do tipo penal. Aplicável a teoria monista ou unitária, segundo a qual “Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade”. A sentença foi dada 88 dias após a consumação do crime, mostrando eficiência da polícia judiciaria (que elucidou e prendeu os criminosos), do Ministério Púbico (que formulou a acusação) e do Poder Judiciário que além da celeridade do julgamento mostrou que crimes bárbaros contra a família será sempre combatidos de forma enérgica da Lei.

CONTINUE LENDO


Administração do Cemitério Santa Inês afirma que foram feitos avanços, mas as passarelas precisam mesmo de reparos

O administrador do cemitério admitiu as condições precárias da passarela e disse que reparos urgentes são necessários (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após o pronunciamento do vereador Elias Piau (PV) que na última sessão da Câmara de Vereadores citou a questão deficitária das passarelas do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês a equipe do 97NEWS voltou mais uma vez na tarde desta terça-feira (27) ao local e falou com o administrador do órgão, Seu Beto, o qual garantiu que foram feitos avanços na estrutura, principalmente na área de limpeza. “Quem conhecia esse cemitério antes, agora pode notar que ele está limpo e conservado”, afirmou. Ele também citou que “hoje temos águas em vários pontos para que possa ser feita a limpeza dos túmulos pelos familiares que têm seus entes queridos sepultados aqui”. Quanto à situação precária das passarelas que foi comentada pelo vereador, o administrador admitiu que “realmente a situação das passarelas é precária e dificulta a locomoção das pessoas, então, diante disso, são necessários urgentes reparos, pois o risco de acidentes realmente existe”. 



Precariedade da Av. Lindolfo Azevedo Brito vem causando prejuízos para os motoristas desavisados

A situação da precariedade é flagrante em várias partes da via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação precária de inúmeras ruas e avenidas de Brumado não é novidade para a comunidade local, mas, nestes dias de São João, essa questão acabou pregando uma peça em motoristas de outras regiões que acabaram utilizando a Av. Lindolfo Azevedo Brito para chegar aos seus destinos. Principal via de acesso ao município de Livramento de Nossa Senhora e, por consequência, a Chapada Diamantina, a Lindolfo Brito continua, apesar das inúmeras reclamações e reivindicações dos brumadenses, com seu estado de alto déficit estrutural, onde inúmeros buracos acabam causando prejuízos aos desavisados.  Nesta época dos festejos juninos, aumentaram muito as reclamações dos motoristas desavisados que ressaltaram que deixar uma via tão importante dessa forma é uma falha administrativa séria, já que acidentes podem acontecer, inclusive com vítimas. O repórter Carlos “Kaká” Silva, novamente, fez um vídeo mostrando a gravidade do fato, veja abaixo: 



Leilão para venda do imóvel onde funciona a `Cesta do povo´ acontece dia 11 de julho

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Será realizado no dia 11 de julho deste ano o leilão para a venda do imóvel que ainda funciona a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), a "Cesta do Povo".  O evento acontece às 10 horas, na sede da Ebal em Salvador. O preço mínimo do imóvel foi fixado em R$ 4.144 milhões. Vários outdoors espalhados pelo município anunciam o leilão. No site Central dos Leilões, a área da Ebal consta como 9.190.38 m², o que inclui, o prédio e o estacionamento ao lado da Cesta.

Foto: Reprodução


Moradores do Bairro São José preocupados com as obras de galeria pluvial; administração garante segurança do serviço

Segundo os moradores a dimensão da galeria irá ser insuficiente para conter o grande volume de água das chuvas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de ter um índice pluviométrico bem inferior a muitas cidades do Brasil, Brumado vem apresentando ao longo do tempo diversos problemas relativos aos estragos causados pelas chuvas, principalmente nas áreas próximas dos riachos. Então, diante dessa vertente, todos os anos quando o período chuvoso acontece os problemas aparecem, tirando o sono de muita gente. Desta feita, um novo episódio vem quebrar esse ciclo, já que a preocupação está vindo antes das chuvas. O cenário é o Bairro São José, mais precisamente nas imediações do IFBA, onde estão sendo feitas as obras do sistema de drenagem pluvial para evitar que as residências sejam invadidas, como acontece todos os anos pelas águas do Riacho do Bate-pé. Os moradores, ouvidos pela reportagem do 97NEWS, reclamam que “além da vazão muito grande que desce do riacho, as ruas do entorno do IFBA também vão despejar a água das chuvas na mesma galeria, segundo os próprios moradores, a administração pública não conhece de perto a real dimensão da vazão daquele riacho e agora com mais água das ruas sendo jogada na galeria, será um risco muito grande para nós”. Ainda segundo os moradores da Rua Sandra Batista da Silva Medeiros “o secretário de infraestrutura pensa que Brumado não chove, porque se ele ver a quantidade de água que tiramos de nossas casas quando chove ele mudaria a concepção desta obra. Já levantamos de madrugada para colocar os móveis em cima de cadeiras, já batemos muitos baldes de água para socorrer nossas casas”. Em contato com o secretário de infraestrutura municipal, André Cardoso ele confirmou que “foi feito um estudo de viabilização para a realização da obra e a dimensão da galeria irá suportar o volume de água das chuvas, então, os moradores podem ficar tranquilos”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Elias Piau protesta contra a situação precária da infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês

O vereador Elias Piau foi contundente em seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Elias Piau (PV) já demonstra estar totalmente aclimatado ao Poder Legislativo, apesar de ser o mais novo parlamentar da Casa, vem tendo uma atuação extremamente dinâmica, a qual vem recebendo o reconhecimento popular. Desta vez, Elias Piau fez uma nova abordagem muito procedente durante a sessão desta segunda-feira (26). O tema em questão foi a situação precária da infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, que, segundo ele, chegou ao limite. “Durante um sepultamento que participei na semana passada eu vi uma mulher machucando o seu pé devido ao estado de deterioração das passarelas que ficam na parte interna do cemitério. Isso me causou um sentimento misto de indignação e tristeza”, ressaltou o vereador que ainda fez questão de salientar que “a nossa cultura sempre teve uma grande reverência aos mortos e deixar um cemitério municipal nessas condições acaba sendo visto como uma falta de respeito aos que já partiram deste mundo”. Elias Piau complementou que “esperamos que a administração municipal seja sensível aos apelos, pois não são só meus, são de toda a população, tanto que durante esse sepultamento que participei e ouvi fortes comentários de reprovação e de cobrança à minha pessoa dizendo como que eu, como vereador, aceitaria uma situação como essa de ver o cemitério com uma infraestrutura tão deficitária que pode causar até acidentes nos seus frequentadores”. Confira abaixo as fotos tiradas pela assessoria do vereador Elias Piau que comprovam a precariedade das passarelas do Cemitério Jardim Santa Inês: