Brumado: Kit de Conversor Digital para beneficiários do Bolsa Família em Brumado só em 2023

A gestora do cadastro único do Bolsa Família em Brumado, Mônica Santos Leite informou que os kits só serão entregues em 2023 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com a chegada da TV Digital nas grandes cidades e, agora, está se expandido para todo o país, o número de pessoas que estão em busca da qualidade digital vem crescendo a cada dia. Mas esta semana vários usuários do benefício popular vieram até a redação do 97NEWS questionar, porquê que Brumado ainda não está recebendo o kit? Bom para entendermos um pouco sobre o assunto, vamos explicar como funciona a aquisição para o kit digital. Segundo o governo, todo cadastrado em programas sociais tem direito a receber de graça o Conversor Digital Bolsa Família. Para tanto basta executar alguns passos, para que todos os lares brasileiros de famílias que vivem em vulnerabilidade social tenham um conversor digital em suas casas. Primeiro, o interessado deve entrar no site "Você na TV Digital", criado pelo Governo Federal exclusivamente para distribuir os kits digitais para os beneficiários do Bolsa Família. Depois desse primeiro passo, será necessário preencher os dados nesse site, indicando o endereço, o número do documento e também algumas outras informações que serão solicitadas, como o número do cadastro no Programa Bolsa Família. Por fim, deve-se agendar o dia que esse kit será entregue na residência para conseguir estar no local quando esse equipamento for entregue. Todo o kit conversor digital Bolsa Família será gratuito, restando apenas ao usuário arcar com a instalação desse aparelho, que traz diversas vantagens.Só que isso na prática não funciona em Brumado, já que, após obter mais esclarecimentos sobre o assunto, o 97NEWS conversou com a gestora do cadastro único do Bolsa Família em Brumado, Mônica Santos Leite. 

O kit que será entregue (Imagem: Reprodução)

Segundo ela, como já foi anunciado pelo governo federal, os canais analógicos no interior, ainda vão ser desligados em outubro de 2023, por conta das emissoras locais, ainda não terem se adequado ao novo sistema digital. "Em nossa cidade, todas as famílias beneficiárias do cadastro único de programas sociais, não só do Bolsa Família, mas bem como de outros programas, poderão está agendando a retirada deste kit. Mas isso só em 2023", disse Mônica. Ainda segundo a gestora, os programa sociais englobam várias áreas como: tarifa social de energia elétrica, programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, Programa do Leite e demais programas que existem. "Em caso de dúvida, o beneficiário pode estar vindo até a Casa do Bolsa Família, que fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba, ou pelo Seja Digital, no telefone 147, onde serão tirada todas as dúvidas," finaliza Mônica. Ainda, de acordo com ela, a procura na Casa do Bolsa Família é muito grande, mas salientamos mais uma vez que a distribuição acontecerá só a partir de outubro de 2023. Só lembrando que o kit, é formado por um conversor, uma antena e um controle remoto. Nas residências que possuirem mais de uma TV, serão disponibilizados apenas um kit.