ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

População relata furtos de celular durante show de Natanzinho no aniversário de Brumado: 'Só restou a capinha vazia'

Foto: Reprodução

Moradores de Brumado relataram, nas redes sociais, uma série de furtos de celulares durante o show do cantor Natanzinho Lima, realizado na noite de segunda-feira (9), na Praça Coronel Zeca Leite. A apresentação fez parte das comemorações pelos 148 anos de emancipação política do município, no sudoeste baiano. De acordo com os relatos, os criminosos teriam se aproveitado do grande volume de pessoas para agir de forma coordenada, mirando principalmente aparelhos de modelos mais caros. Algumas vítimas descreveram a atuação dos suspeitos como uma "quadrilha organizada", e criticaram a suposta ausência de policiamento eficaz e de revistas na entrada do evento. "Já estávamos ansiosos para sair do meio da multidão, por conta do spray de pimenta que lançaram no local, mas como tinha muita gente, fomos forçados a ficar. Do nada saiu uma pessoa, que só vi o vulto, e apanhou meu celular. Tentei ir atrás, mas só achei a capinha vazia logo à frente", relatou Matheus Costa, de 29 anos, uma das vítimas. Além dos furtos, frequentadores também apontaram falhas na segurança da saída do evento, momento em que o tumulto aumentou. Comentários nas redes sociais sugerem que a organização do show não teria utilizado detectores de metal, o que poderia ter ajudado a coibir ações criminosas. Até o momento, não há informações oficiais da Polícia Militar ou da Prefeitura de Brumado sobre o número de ocorrências registradas. A reportagem entrou em contato com a organização do evento e aguarda retorno.



Incidente com spray de pimenta e falhas na segurança marcam primeira noite de comemorações pelos 148 anos de Brumado

Foto: Reprodução

A primeira noite das comemorações pelos 148 anos de emancipação política de Brumado, no Sudoeste baiano, realizada nesta segunda-feira (9), foi marcada por episódios que causaram preocupação entre os participantes. Um forte cheiro, identificado por muitos como spray de pimenta, provocou desconforto e mal-estar em parte do público presente na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), principal palco do evento. De acordo com apuração do site 97NEWS, falhas na segurança podem ter facilitado a entrada do produto químico na área da festa. A reportagem esteve no local e constatou a ausência de revista em algumas portarias. Um dos jornalistas da equipe passou pelo acesso entre a Praça Senhor do Bonfim e a Praça Coronel Zeca Leite sem qualquer tipo de abordagem por parte dos agentes de segurança. O evento também foi marcado por tumultos e brigas durante o show do cantor Natanzinho Lima.

Foto: Reprodução l Rede Social

Em meio ao clima tenso, o artista precisou interromper sua apresentação por três vezes para solicitar a presença das forças de segurança pública. Além disso, diversas pessoas passaram mal durante a noite, seja por consumo excessivo de bebida alcoólica, seja pela grande aglomeração. A superlotação da Praça Coronel Zeca Leite voltou a levantar questionamentos sobre a adequação do espaço para eventos de grande porte, uma vez que a estrutura do local aparenta não suportar mais o volume de público presente em celebrações dessa magnitude. A prefeitura de Brumado e os organizadores do evento ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os incidentes.



Uso de spray de pimenta gera tumulto na primeira noite de comemorações pelos 148 anos de Brumado

Foto: Reprodução

A primeira noite de comemoração pelos 148 anos de emancipação política de Brumado, no Sudoeste baiano, realizada nesta segunda-feira (9/5), foi marcada por um incidente que causou preocupação entre os participantes. Um forte cheiro, associado por muitos ao uso de spray de pimenta, provocou desconforto e mal-estar em parte do público presente na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Ainda não há confirmação oficial se o agente químico foi utilizado por forças de segurança ou se a ação partiu de terceiros com intenções maliciosas. No entanto, diversos relatos apontam sintomas típicos da exposição ao spray, como irritação nos olhos e na garganta, falta de ar e tosse persistente. A moradora Emanuela, que estava nas proximidades da fonte onde está montada uma fogueira cenográfica, relatou o momento de tensão. “De repente comecei a sentir um cheiro forte, meus olhos arderam e veio uma tosse muito forte. Muita gente ficou desesperada, tentando se afastar do local”, contou. Outra testemunha, uma senhora que estava próxima ao camarote da acessibilidade, disse ter passado mal e demonstrou preocupação com as pessoas ao redor. “Eu não sabia o que estava acontecendo, só sei que comecei a tossir muito. Tinha crianças e idosos perto também passando mal”, afirmou, ainda abalada. Até o momento, a prefeitura de Brumado e os órgãos de segurança pública não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido. A programação festiva segue ao longo da semana, com shows de artistas como Pablo, Pe. Alessandro Campos e Cassiane. Diante do episódio, parte da população pede reforço nas medidas de segurança para evitar novos transtornos e garantir o bem-estar de todos os presentes.



Confira a agenda do especialista Marcos César na Clínica Luíza Feres, em Brumado

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado agora conta com um importante reforço na área da saúde. A Clínica Luiza Feres, referência em atendimento humanizado e serviços de qualidade, está oferecendo atendimentos semanais com médicos especialistas, ampliando o acesso da população a cuidados especializados sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Com uma equipe composta por profissionais altamente capacitados, a clínica disponibiliza consultas em diversas especialidades. Os interessados em agendar consultas podem entrar em contato com a clínica pelos telefones (77) 99997-3200 / (77) 99959-2900 ou presencialmente na Rua Coronel Paulino Chaves, 188, Centro, Brumado - Bahia. Clínica Luiza Feres – Cuidando de você com carinho e excelência, em Brumado.



Brumado empossa novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (06), foi realizada a reunião de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) de Brumado, marcada também pela eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2027. O encontro simboliza um passo importante no fortalecimento da governança local e da participação cidadã nas decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável do município. O novo colegiado, que atuará até junho de 2027, é composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, com o objetivo de promover a integração de esforços voltados à melhoria da qualidade de vida da população e à valorização das comunidades rurais. Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora, que ficou definida da seguinte forma: Presidente: Cláudio Meira Ribas; Vice-Presidente: Anselmo Rodrigues Cardoso; Primeiro Secretário: Fabiano da Silva Freitas; Segunda Secretária: Gerusa de Amorim Lima. O CMDS atua como uma instância estratégica de articulação entre o governo municipal e entidades representativas dos trabalhadores e agricultores familiares. Seu papel é fundamental na formulação de políticas públicas voltadas ao meio rural, à sustentabilidade ambiental e à inclusão produtiva.



Brumado: Polícia Rodoviária apreende mercadorias sem nota fiscal na BA-262

Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (08), por volta das 10h15, uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), durante fiscalização de rotina na BA-262, em Brumado, apreendeu um carregamento de mercadorias que estava sendo transportado sem nota fiscal válida. A abordagem ocorreu após os policiais identificarem divergências entre os produtos transportados e os itens descritos na documentação apresentada. Entre os materiais apreendidos estavam biscoitos, batata palha, pão de forma e outros gêneros alimentícios variados. Diante da irregularidade, o veículo e a carga foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, para a adoção das medidas legais cabíveis. A CIPRv reforça que operações como essa visam coibir o transporte irregular de mercadorias e garantir a conformidade com as normas fiscais e tributárias em vigor.



Segurança Reforçada: 24º BPM recebe novas viaturas e motocicletas para patrulhamento

Foto: Divulgação

O 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) recebeu, nesta semana, um importante reforço em sua frota. Sete novas viaturas semiblindadas foram entregues pelo Governo do Estado, por meio de uma articulação do deputado estadual Vitor Bonfim. Além dos veículos, o batalhão também foi contemplado com motocicletas que serão utilizadas no patrulhamento ostensivo da cidade. De acordo com o parlamentar, os novos equipamentos vão garantir maior agilidade no atendimento às ocorrências e fortalecer a segurança pública na região. “O investimento em novos equipamentos vai garantir o atendimento mais rápido a todos aqueles que moram ou visitam a região Sudoeste do nosso estado. Seguiremos fortalecendo as Forças da Segurança Pública”, declarou Vitor Bonfim. Com a chegada das novas viaturas, a expectativa é de que o policiamento se torne ainda mais eficiente, ampliando a presença da PM nas ruas e contribuindo para a prevenção da criminalidade.



Grave acidente na BR-030 deixa uma vítima fatal próximo ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio

Foto: Reprodução l Rede Social

Um grave acidente registrado na tarde de sexta-feira (6) resultou na morte de um homem de 46 anos na BR-030, nas proximidades do distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Genivaldo Farias de Souza, natural de Lagoa Real. Ele conduzia um carro de passeio com placas de Caetité quando colidiu violentamente com um caminhão licenciado no estado do Espírito Santo. O impacto foi tão forte que o veículo de Genivaldo partiu ao meio, ficando completamente destruído. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas e realizaram o levantamento cadavérico no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista do caminhão nem se havia outras pessoas envolvidas na colisão.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Com apoio do governo estadual, Vitor Bonfim entrega equipamentos para fortalecer segurança em Brumado

Foto: Divulgação

Brumado acaba de receber um importante reforço na segurança pública. Nesta sexta-feira (06), o deputado estadual Vitor Bonfim, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, realizou a entrega de novos equipamentos destinados à Polícia Rodoviária Estadual: duas viaturas semiblindadas, cinco motocicletas e uma base móvel. O investimento, que ultrapassa R$ 800 mil, é fruto de emenda impositiva do mandato de Vítor Bonfim, atendendo a uma solicitação de Guilherme Bonfim, liderança local que tem acompanhado de perto as demandas da região. A cerimônia de entrega aconteceu em Vitória da Conquista, mas os equipamentos serão utilizados no patrulhamento das rodovias da região de Brumado. "Esses equipamentos vão garantir mais estrutura, mais presença policial e mais segurança para o povo de Brumado. Seguimos trabalhando com seriedade, compromisso e responsabilidade por uma Bahia mais protegida", afirmou o deputado.



Novas vagas de estágio em Brumado: todas remuneradas e com seleção gratuita

Foto: Divulgação

A parceria entre a CDL de Brumado e a Evoestágios continua gerando resultados positivos, conectando estudantes a oportunidades reais de aprendizado e crescimento profissional. Seis novas vagas de estágio remunerado foram abertas em diferentes áreas, com foco em atendimento, setor administrativo, financeiro e mídias sociais. E o melhor: a seleção é totalmente gratuita para os candidatos! Para o estágio em atendimento (nível médio), a atuação é no centro de Brumado, com horários flexíveis (manhã ou tarde). As funções são ligadas ao atendimento ao cliente, controle de pedidos e apoio administrativo. Já o estágio para Auxiliar Administrativo é voltado para estudantes do ensino médio ou técnico. A vaga inclui atividades como atendimento, gestão de ordens de serviço e apoio nas rotinas operacionais. O estágio de atendimento em Moda é ideal para quem cursa o ensino médio e tem afinidade com moda. O estagiário auxiliará no atendimento, organização de produtos e suporte em redes sociais. O estágio de atendimento na área de cosméticos destina-se a estudantes com interesse por maquiagem e cosméticos. A vaga envolve atendimento ao cliente, controle de produtos e atividades nas redes sociais da empresa. O estágio de atendimento em vendas é focado em estudantes com boa comunicação e proatividade. A função inclui atendimento, organização de relatórios e orientação de clientes. Por fim, o estágio na área fiscal e financeira (nível superior) é voltado para universitários de contabilidade, administração ou áreas correlatas. O estágio envolve controle de planilhas, lançamentos fiscais e apoio no setor financeiro. A empresa oferece transporte a partir de pontos estratégicos da cidade. Todas as vagas incluem bolsa auxílio + auxílio transporte, com carga horária compatível com os estudos. Os candidatos devem enviar currículo para o whatsApp (77) 99864-5069 ou para o e-mail: [email protected]. Em caso de dúvidas, você também pode obter mais informações presencialmente na sede da CDL de Brumado.



'Dia D' em Brumado promove devolução de celulares recuperados e fortalece laços entre comunidade e segurança pública

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (6), o Conselho Comunitário de Segurança de Brumado (Conseg), em parceria com a Polícia Civil, realizou uma ação simbólica e significativa: o "Dia D" de devolução de celulares furtados, roubados ou perdidos que foram recuperados por meio do trabalho de inteligência da equipe policial local. A iniciativa, que vai além da simples restituição de bens materiais, representa um gesto de respeito, compromisso e cuidado com a população. Durante o evento, diversos cidadãos puderam reaver seus aparelhos, graças ao empenho das forças de segurança. Presente na ação, a presidente do Conseg, a advogada Carolinha Amorim, destacou a importância da atuação integrada entre instituições e comunidade. “Ver a emoção das pessoas ao recuperar seus celulares é perceber o quanto a atuação integrada da segurança pública pode impactar positivamente vidas”, afirmou. 

Foto: Divulgação

A ação evidenciou o trabalho técnico e cidadão da Polícia Civil de Brumado, que vem utilizando ferramentas de inteligência para identificar e localizar aparelhos, garantindo que eles retornem aos verdadeiros donos. O evento também reforçou a necessidade do fortalecimento das instituições de segurança e do engajamento comunitário na construção de uma cidade mais segura e participativa. O Conseg aproveitou a ocasião para agradecer especialmente ao investigador Lúcio, do setor de inteligência, e à escrivã Marília, ambos da Polícia Civil, que foram peças-chave no sucesso da iniciativa. Com profissionalismo, sensibilidade e dedicação, os dois reafirmaram o papel essencial das forças de segurança na promoção da justiça e na defesa do bem-estar coletivo. A ação é mais um exemplo de como a colaboração entre comunidade e órgãos públicos pode gerar resultados concretos, aproximando cidadãos e promovendo confiança nas instituições.



O São João está chegando e o cardápio junino da Cláudia Santos vai conquistar seu paladar!

Foto: Divulgação

Se tem uma coisa que todo mundo ama nessa época do ano, além das quadrilhas, fogueiras e forró, é a comida típica junina. E quando o assunto é sabor, tradição e carinho em cada receita, ninguém faz melhor do que a Cláudia Santos! Neste São João, o cardápio está ainda mais especial -- recheado de sabores que despertam memórias afetivas e enchem o coração (e o prato) de alegria. É o momento ideal para reunir a família, celebrar as raízes nordestinas e, claro, se deliciar com essas iguarias preparadas com todo cuidado.

Licor é tradição -- e tem pra todos os gostos!

A estrela do cardápio junino é o licor artesanal, feito com ingredientes selecionados e aquele toque caseiro. Os sabores? Uma verdadeira viagem pelos sentidos:

  • Amendoim

  • Chocolate

  • Coco

  • Jenipapo

  • Maracujina

  • E muitas outras combinações irresistíveis!

Todos preparados com qualidade, equilíbrio e aquele sabor que aquece o coração.

Delícias que transformam seu São João

Cada produto é feito com ingredientes frescos e muito amor, resgatando a tradição nordestina de forma autêntica e saborosa. Seja para presentear, servir na sua festa ou simplesmente curtir o clima junino em casa, as receitas da Cláudia Santos são garantia de sucesso. 

Faça sua encomenda agora mesmo!

Não perca tempo: os pedidos já estão a todo vapor e o estoque é limitado!
Entre em contato e garanta os sabores do seu São João: (77) 9.9950-5464.



Brumado celebra a Semana do Meio Ambiente com lançamento do making of de nova versão de

Foto: Reprodução l Rede Social

Brumado, conhecida por revelar grandes talentos artísticos na Região Sudoeste, se destaca mais uma vez no cenário cultural durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. A cidade celebra a data com o lançamento do making of da canção "Bye-bye, Verde", composta por Arlindo Polvinthai e agora reinterpretada em uma nova versão ao lado do também artista brumadense Joel Augusto. O vídeo, já disponível no YouTube, revela os bastidores do processo criativo e da gravação da música, que será lançada oficialmente no dia 11 de junho, em todas as plataformas digitais. Gravado em clima intimista, o making of aposta na simplicidade das imagens para evidenciar a sensibilidade da mensagem e o talento dos músicos. A nova versão de “Bye-bye, Verde” reforça a importância de refletir sobre as urgentes questões ambientais, convidando o público a uma escuta atenta e consciente. Mais do que uma produção musical, a obra se apresenta como um manifesto artístico em defesa da natureza, reafirmando o papel da cultura na promoção da responsabilidade socioambiental. Brumado, mais uma vez, mostra que sua arte vai além do entretenimento: é também instrumento de transformação. Assista o makin of:



TCM determina que prefeito de Sebastião Laranjeiras deixe de atuar como médico em Brumado e Guanambi

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou que o prefeito Pedro Antônio Pereira Malheiros (PSB), conhecido como Doutor Pedro, suspenda o exercício da medicina enquanto estiver à frente da gestão municipal. A decisão foi proferida após denúncia que apontou a incompatibilidade de horários entre o cargo público e a atuação médica do gestor. Segundo o relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, o prefeito tem exercido atividades como médico mastologista nas cidades de Guanambi e Brumado, às quartas, quintas e sextas-feiras, inclusive realizando procedimentos cirúrgicos. Para o conselheiro, o comprometimento de três dias úteis da semana com atividades privadas, especialmente nas sextas-feiras, das 9h às 17h, é “irrazoável” e compromete diretamente as obrigações do cargo público. O tribunal aplicou advertências ao gestor e alertou sobre a possibilidade de sanções mais severas caso a prática persista. A decisão ainda não é definitiva, e o prefeito poderá apresentar recurso. A determinação do TCM reforça a exigência de dedicação integral ao exercício de cargos executivos, sobretudo quando há indícios de prejuízo à administração pública por acúmulo de funções.



Mulher de 50 anos tem carteira furtada dentro de loja em Brumado; outras duas vítimas também registram prejuízos

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher de 50 anos foi vítima de um furto dentro de uma loja na cidade de Brumado, enquanto fazia compras. Ela relatou que entrou no estabelecimento em busca de um jogo de copos e, ao se dirigir ao caixa para efetuar o pagamento, percebeu que sua bolsa havia sido aberta e sua carteira, furtada. No interior da carteira, havia R$ 217 em dinheiro e documentos pessoais. “Sou assalariada, mãe de família, sustento uma casa e esse dinheiro vai fazer falta”, desabafou a vítima. De acordo com a mulher, outras duas clientes também tiveram suas carteiras levadas no mesmo local. A Polícia Militar foi acionada e compareceu à loja para iniciar as investigações. Os agentes solicitaram a análise das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, na tentativa de identificar os responsáveis pelos furtos. Porém, devido ao grande movimento na loja no momento dos fatos, não foi possível visualizar claramente quem praticou os crimes. “Não teve como ver”, lamentou a vítima. A Polícia Militar orienta os consumidores a ficarem atentos aos pertences pessoais em locais públicos e a comunicarem imediatamente qualquer situação suspeita às autoridades.



Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Foto: Divulgação

Hoje é sexta-feira, e se você quer qualidade de vida com produtos fresquinhos que vem direto do campo, então conheça a Bete Fruits. O maior hortifruti da região, estrutura completa, frutas e verduras sempre frescas todos os dias mais perto de você. A Bete Fruits oferece aos clientes saúde e bem estar, juntamente com atendimento diferenciado e preços justos, mantendo sempre a preocupação com o cliente em primeiro lugar. Para que sair de casa? Se você pode ter os nossos produtos no aconchego do seu lar! Faca seu pedido por aqui: 77 99973-4328, a entrega é de graça em toda cidade. Aceitamos todas as plataformas de pagamento. Bete Fruits, sua vida mais saudável começa aqui: 77 99973-4328.



CDL Brumado Lança Campanha 'São João de Prêmios' para Aquecer o Comércio Local

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) de Brumado deu início à campanha “São João de Prêmios”, que promete movimentar o comércio da cidade durante o período junino. A ação, que vai de 2 de junho a 11 de julho, oferece diversos prêmios para os consumidores que realizarem compras nas lojas participantes. Para participar, o cliente precisa fazer compras a partir de R$ 50,00 e solicitar o cupom no ato da compra. Cada cupom preenchido corretamente dá direito a concorrer a prêmios incríveis, entre eles: 10 vales-compras no valor de R$ 500,00 cada, uma moto Honda NXR 160 Bros zero km, além de um vale-compra de R$ 1.000,00 para o vendedor do cupom sorteado. A campanha visa não só impulsionar as vendas no comércio local, mas também valorizar a relação entre clientes e vendedores, premiando esses profissionais que estão na linha de frente das lojas participantes. Os interessados devem acompanhar as novidades e a lista atualizada das lojas no Instagram oficial da CDL Brumado. O sorteio acontecerá no dia 11 de julho, em evento organizado pela entidade. Segundo a CDL, a iniciativa tem como objetivo estimular a economia local, fortalecer o comércio da cidade e tornar o São João uma data ainda mais especial para Brumado.



Brumado: Família denuncia suposta violência obstétrica no Hospital Municipal

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma denúncia de suposta violência obstétrica no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, no Sudoeste da Bahia, ganhou repercussão nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (5). O caso foi revelado por uma reportagem do jornalista Allan de Jesus e envolve uma jovem que teria sofrido maus-tratos durante o parto da filha, ocorrido na unidade hospitalar. Segundo relatos de familiares, a gestante -- moradora de outro município da região -- havia sido encaminhada à unidade para realização de um parto cesariano. No entanto, após a bolsa romper, por volta das 18h, a equipe médica teria insistido na realização de um parto normal, mesmo com fortes dores e sinais de complicações. "A médica fez o toque e disse que seria cesárea. Na ultrassonografia, o rostinho do bebê estava virado, então disseram que precisava ser cesárea. Mas depois que a bolsa estourou, ela foi deixada esperando. Sentia muita dor e ninguém monitorava", relatou uma parente da paciente. Ainda segundo a denúncia, a parturiente chegou a desmaiar na mesa de parto após cerca de duas horas de tentativas de parto normal, sem sucesso. Os familiares também relataram condutas consideradas abusivas por parte da equipe: "A enfermeira enfiava a mão na vagina dela para tentar abrir espaço pro neném nascer. Em um momento, pediu até para a paciente colocar a mão, sem luvas, para sentir a cabeça do bebê", afirmou um familiar. Imagens divulgadas pela reportagem mostram o bebê com marcas visíveis no rosto, que teriam sido causadas durante o parto. O caso deverá ser levado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e à Defensoria Pública do Estado (DPE) para investigação.

Foto: Reprodução l Rede Social

O que diz o hospital

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, por meio da Direção Clínica do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, negou que tenha ocorrido qualquer episódio de violência obstétrica. Segundo o comunicado, o parto foi conduzido por equipe habilitada e seguiu os protocolos clínicos recomendados para a situação. "A parturiente apresentou distócia de apresentação fetal, evoluindo com deflexão de terceiro grau da cabeça fetal (apresentação de face), uma condição rara, mas documentada na literatura médica", diz a nota. A direção argumenta ainda que o toque vaginal constante foi necessário devido às dificuldades técnicas impostas pela apresentação fetal atípica. Sobre as lesões faciais no recém-nascido, a unidade informou que os traumas são compatíveis com a sensibilidade cutânea típica de neonatos e com o tipo específico de parto. O bebê recebeu atendimento pediátrico e analgesia após o nascimento, segundo a nota. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, uma sindicância administrativa foi instaurada para apurar todos os aspectos do caso. 

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, por meio da Direção Clínica do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, vem a público prestar esclarecimentos quanto à denúncia divulgada em veículos de imprensa sobre suposto episódio de violência obstétrica ocorrido nas dependências da referida unidade de saúde. Inicialmente, destacamos que o parto em questão foi acompanhado por equipe obstétrica regularmente habilitada, que seguiu os protocolos clínico-assistenciais compatíveis com a situação apresentada. De acordo com os registros em prontuário e os relatos dos profissionais envolvidos, durante o trabalho de parto a parturiente apresentou distorcia de apresentação fetal, evoluindo com deflexão de terceiro grau da cabeça fetal (apresentação de face), condição obstétrica rara, mas amplamente documentada na literatura médica. Deste modo, a apresentação fetal atípica implica em dificuldades técnicas para o parto vaginal, e exige avaliações manuais (toque vaginal) contínuas para monitoramento da progressão no canal de parto. Conforme apurado, o trauma identificado na face do recém-nascido é compatível com as particularidades anatômicas da apresentação de face, aliadas à sensibilidade cutânea natural do neonato. Importante esclarecer que, diante da evolução desfavorável e com a identificação da distorcia de apresentação, a equipe imediatamente indicou e realizou parto cesariano, em tempo oportuno, sem intercorrências cirúrgicas. Após o nascimento, o recém-nascido recebeu analgesia e avaliação pediátrica, conforme orientações clínicas estabelecidas.
Ressaltamos que não houve omissão de socorro, negligência ou qualquer conduta que configure violência obstétrica. Ainda assim, em respeito à cidadã envolvida, ao interesse público e à transparência da gestão municipal, o Secretário Municipal de Saúde determinou a instauração de sindicância administrativa para apurar com profundidade todas as circunstâncias do caso. O Município reitera seu compromisso com a ética, o respeito às gestantes e a humanização do parto, e permanece à disposição para colaborar com qualquer órgão fiscalizador, imprensa ou partes interessadas, no limite das normas legais e do sigilo profissional.

CONTINUE LENDO


Brumado: Mudança do São Pedro dos Olhos D'água para Praça da Prefeitura gera revolta entre moradores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A decisão do prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), de transferir o tradicional São Pedro do Bairro Olhos D’água para a Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), no centro da cidade, causou forte reação entre moradores e lideranças locais. O evento, que há décadas é celebrado na Praça Donatila Meira Lobo, no bairro Olhos D'água, é considerado um dos mais tradicionais da Capital do Minério e movimenta não apenas o setor cultural, mas também a economia da região. Segundo a prefeitura, a mudança foi motivada pelo crescimento do evento nos últimos anos e pela necessidade de oferecer uma estrutura mais ampla, confortável e segura ao público. Em nota divulgada nesta quinta-feira (5), Abrantes afirmou que a alteração foi baseada em uma pesquisa de opinião com moradores do bairro e o público em geral. “O evento continuará com o nome tradicional de São Pedro do Olhos D’Água, mas agora com ainda mais espaço para receber todos os brumadenses e visitantes”, declarou o prefeito. Contudo, a justificativa da administração municipal foi amplamente contestada por moradores do bairro Olhos D'água. O site 97NEWS recebeu inúmeras mensagens e ligações denunciando a falta de diálogo entre o poder público e a comunidade diretamente envolvida com a festa. “Não houve em momento algum uma audiência pública com os moradores para definir essa decisão. Não concordamos com essa atitude, visto que foi a associação de moradores que sempre buscou recursos para o evento. E agora que ele cresceu, a prefeitura ‘cresce o olho’”, criticou o operador de máquinas Thalisson Meira.

Em 2024, o evento dos Olhos D' água atraiu milhares de pessoas - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vendedora ambulante Maria Conceição, que mora no bairro, lamenta a mudança e teme pelo futuro da festa. “É uma tradição que começou pequena, cresceu com o esforço da comunidade, e agora querem tirar isso da gente. Nosso bairro se tornou referência em Brumado com esse evento. Inclusive, era tão forte que fez até a cidade vizinha, Aracatu, mudar a data do seu São Pedro para não coincidir”, destacou. Apesar da polêmica, a prefeitura já anunciou as atrações do São Pedro 2025, que contará com artistas como Léo Magalhães, Amado Batista, Edigar Mão Branca, entre outros. A comunidade do bairro Olhos D'água, no entanto, segue mobilizada e promete pressionar o poder público por mais transparência e respeito às tradições locais. A mudança reacende o debate sobre a preservação de manifestações culturais genuínas diante de decisões centralizadas e, segundo os moradores, sem consulta popular.