ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Sul-Americana - confira quais foram as melhores campanhas de clubes estrangeiros nas fases de grupos das últimas edições

Foto: Reprodução l Freepik

A Sul-Americana promoveu os primeiros jogos de sua fase de grupos no dia 2 de abril. Neste texto, vamos conferir quais foram as melhores campanhas de clubes estrangeiros nesta etapa nas últimas edições da competição. Aproveite para descobrir o nome de uma plataforma que é referência em apostas esportivas e que conta também com um Cassino online. Nela, você poderá fazer apostas em jogos da Sul-Americana e da Libertadores, que estão sempre nas notícias.

2021

Na fase de grupos da edição de 2021 da Copa Sul-Americana, o Independiente (ARG) se destacou entre os clubes estrangeiros.

Naquela etapa, o time foi a campo o contra Montevideo City Torque, contra o Bahia e contra o Guabirá, somando 14 pontos e terminando na primeira colocação da tabela do Grupo B. O retrospecto da equipe foi de 4 vitórias e 2 empates.

2022

Na edição seguinte, em 2022, Melgar (Grupo B) e Unión Santa Fé (Grupo H) conquistaram a classificação somando 12 pontos.

No entanto, o clube argentino se destacou no quesito saldo de gols (8 contra 4).

2023

Já na última edição da fase de grupos da Copa Sul-Americana, a melhor campanha entre clubes estrangeiros foi entregue pelo Newell’s Old Boys, da Argentina. 

O time esteve presente nas disputas do Grupo E, em jogos contra Audax Italiano, Blooming e Santos. O clube argentino construiu um retrospecto invicto de 5 vitórias e 1 empate, anotando 16 pontos e garantindo a primeira colocação.

2024

Entre os clubes estrangeiros que estão indo a campo nas disputas da atual edição, estão: Independiente Medellín, Boca Juniors, Argentino Juniors, Lanús e Racing.

Vale lembrar que a fase de grupos da Libertadores também teve início no último dia 2 e também está levando a campo clubes estrangeiros de peso, como o Colo-Colo, o Cerro Porteño, o Alianza Lima, The Strongest, o Junior Barranquilla e o River Plate.

Com tantos clubes de peso jogando pela classificação, muitos fãs de futebol também vão querer fazer apostas nas partidas. No site da Betsat, eles podem fazer seus lances nessas duas e em muitas outras competições esportivas, como a NBA, a NFL e a Liga dos Campeões.

São diferentes opções de esportes para apostas, além de uma opção de cassino online para os interessados.

 



Anvisa avalia proibição do cigarro eletrônico no Brasil

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para a próxima quarta-feira (17) a discussão sobre a liberação da venda do cigarro eletrônico no país. Em dezembro, os diretores abriram consulta pública sobre uma minuta de resolução que reitera a proibição desses produtos. Uma versão consolidada do texto será novamente avaliada pela agência. A consulta pública aberta teve 13.930 manifestações. Foram favoráveis a manter esses dispositivos proibidos no país 37% dos participantes, enquanto 59% disseram ter opinião diferente -- contrária ou com outras ponderações. Entre os profissionais de saúde, 61% fizeram avaliação positiva da proibição. Outros 32% disseram que os efeitos foram negativos.



Estados debatem nesta semana proposta para aumentar ICMS sobre encomendas internacionais

Foto: Reprodução l Rede Social

Em Fortaleza (CE), os estados do país debatem nesta semana uma proposta para aumentar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos atuais 17% para 25% sobre as encomendas internacionais. Se aprovado, o valor passaria a ser cobrado somente em 2025. Essa definição acontecerá durante a 44ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), que acontece na próxima quinta-feira (11). Desde agosto de 2023 estão valendo as novas regras para compras internacionais por meio dos chamados "market places", que englobam sites do exterior ou aplicativos, nas quais não há cobrança do imposto de importação para encomendas abaixo de US$ 50. Entretanto, os estados instituíram, em 2023, uma cobrança de 17% em ICMS -- valor que poderá ser elevado a partir de 2025. A isenção do imposto de importação federal é aplicada desde que as empresas façam adesão a um programa de conformidade, chamado de "Remessa Conforme". Segundo dados da Receita Federal, os consumidores brasileiros gastaram R$ 6,42 bilhões em um total de pouco mais de 210 milhões de encomendas internacionais em 22023. Com o novo programa, a Receita Federal informou que houve um "aumento expressivo" de 1.596% no total de declarações de importação das remessas postais (por meio dos Correios) em 2023. Apesar de a alíquota federal do imposto de importação estar atualmente zerada, a equipe econômica tem informado que elevará a tributação no futuro. Se isso acontecer, os impostos sobre encomendas internacionais serão maiores ainda. Até o momento, porém, a tributação federal (imposto de importação) ainda segue em zero.



IBGE divulga que quase metade das crianças até 5 anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022

Foto: Reprodução l Rede Social

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (9), dados apontando que quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022. Nessa faixa etária, 49,9% dos brasileiros eram considerados pobres à época. É a maior taxa dos dez grupos populacionais analisados pelo instituto. O percentual havia sido ainda mais elevado em 2021, quando 54,1% das crianças de zero a cinco anos estavam em situação de pobreza, patamar recorde da série histórica iniciada em 2012. A taxa mais recente (49,9%), relativa a 2022, é a menor desde 2020 (46%), período inicial da pandemia de Covid-19. Os dados integram a publicação "Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20". No trabalho, o IBGE reúne estatísticas relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, que incluem a erradicação da pobreza. Ao tratar desse assunto, o instituto utiliza dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo órgão. Considerando a população como um todo, a taxa brasileira de pobreza diminuiu do recorde de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022. A publicação divulgada pelo IBGE nesta terça também traz um comparativo que abrange a população ocupada com trabalho nas áreas urbanas e rurais do Brasil. Segundo esse recorte, a taxa de pobreza rural foi de 38,7% em 2022. É mais do que o dobro do patamar verificado no meio urbano: 15,3%. Os dois indicadores recuaram na comparação com 2021. À época, as taxas estavam em 43,4% entre os ocupados no meio rural e em 18,4% nas áreas urbanas.



Conselho de Direitos Humanos alerta à ONU sobre avanço do neonazismo no Brasil

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) levou à Organização das Nações Unidas (ONU) um relatório preliminar que  alerta sobre o crescimento de grupos neonazistas no Brasil ao longo dos últimos anos. O documento entregue no último sábado (6) agregou dados presentes em diversos levantamentos. As informações são da Agência Brasil. Entre os números que constam no relatório, há o destaque para 14.476 denúncias anônimas recebidas e processadas pela Central Nacional de Crimes Cibernéticos, mantida pela ONG Safernet e apoiado pelo Ministério Público Federal (MPF). O documento também reuniu dados do Observatório Judaico sobre eventos antissemitas e similares entre os anos de 2019 e 2021. Além disso, diversas pesquisas também foram usadas como referência na documentação. É o caso do estudo da antropóloga Adriana Dias. Ela constatou que as células de grupos neonazistas tiveram um crescimento de 270,6% no país entre janeiro de 2019 e maio de 2021. 



Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 50 milhões em próximo concurso

Foto: Luciano Santos l 97News

Após ninguém acertar as seis dezenas do concurso 2.710 da Mega-Sena, sorteado na noite da terça-feira (9), o prêmio acumulou em R$ 50 milhões. O próximo concurso acontece na quinta-feira (11) às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. No último sorteio os números foram 05-06-25-42-44-50. A quina teve 49 apostas ganhadoras e cada pessoa receberá R$  R$ 64.962,49. Já a quadra, registrou 3.968 apostas,  os acertadores vão receber individualmente o prêmio de R$ 1.146,01 cada. As apostas para o próximo sorteio, podem ser feitas até as 19h da quinta-feira nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet no site Loterias Caixa. O jogo simples com seis números marcados, custa R$ 5.



Alugar um imóvel mobiliado:vantagem ou não?

Foto: Reprodução l Pixabay

Cada vez mais as pessoas buscam praticidade e economia. Isto também reflete na procura de imóveis para locação, neste caso, o mercado de apartamentos mobiliados para alugar em Salvador está se tornando cada vez mais favorecido pelos clientes. Uma prática muito comum no exterior é que alugar um apartamento reformado pode trazer vantagens importantes e é muito adequado para pessoas que desejam se mudar com mais rapidez, economia e facilidade. Desta forma, os aluguéis em Salvador referentes a apartamentos mobiliados estão em alta. O mercado imobiliário brasileiro tornou-se mais moderno e individualizado, adotando a estratégia de atender todos os tipos de público - uma área de rápido crescimento é a oferta de apartamentos que foram reformados. Sendo assim, os futuros moradores procuram por praticidade e agilidade, e é esse tipo de imóvel que tem chamado a atenção.

As vantagens de alugar uma propriedade mobiliado

Tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. Para tomar uma decisão correta e satisfatória, é necessário aprender informações mais detalhadas sobre o aluguel de um apartamento mobiliado. Sendo assim, nada mais justo do que analisar as opções e determinar se ao lugar um imóvel mobiliado o morador encontrará mais vantagens ou desvantagens.

  • Economizar tempo e dinheiro

Ao alugar um apartamento mobiliado, a vantagem é que o novo morador poderá economizar tempo e dinheiro na compra e no transporte de móveis, além disso apenas serão necessários alguns itens para deixar a decoração com a cara do morador.

  • Praticidade

O apartamento foi reformado, tudo ficará mais prático e rápido, ou seja, o tempo de conversão é menor, pois o imóvel está pronto para recebê-lo. Isso reduz as preocupações no processo, o que é muito interessante para os solteiros. Para quem valoriza a praticidade, a disposição dos móveis do apartamento é outra consideração. Quando o locatário chegar, estará tudo arrumado, o que poderá evitar o incômodo de organização e limpeza para se acomodar de maneira adequada.

As desvantagens desse tipo de propriedade

Assim que o novo morador analisar as vantagens é importante também se conscientizar sobre as desvantagens. Sendo assim, entender as desvantagens que serão analisadas e, de acordo com a situação e objetivos, irá ajudar a decidir se vale a pena alugar um apartamento mobiliado.

  • Responsabilidade adicional

Como o proprietário fornece todos os móveis, as responsabilidades do inquilino aumentam não apenas para proteger a estrutura da propriedade, mas também para cuidar dos móveis disponíveis e aumentar as responsabilidades contratuais. Sendo assim, a responsabilidade será maior sobre o locatário e deve estar preparado para qualquer eventualidade que possa ocorrer em relação a casa. Outro fato a destacar é que sempre que precisar fazer alterações, o proprietário deve ser notificado e verificar se está de acordo.

  • Status de proteção de móveis

Outro fato que deve ser considerado é manter todos os móveis e eletrodomésticos do apartamento em bom estado de acordo com o contrato, e substituí-los quando danificados. São apenas cuidados que o inquilino deve ter, caso for cuidadoso provavelmente pouco trabalho se terá em relação aos móveis da casa.

Itens que devem ser analisar ao alugar um apartamento mobiliado

Ao alugar um imóvel imobiliário é sempre importante se atentar a alguns detalhes, ainda mais pelo imóvel não ser do morador, todo o cuidado é pouco. Desta forma, não se esquecer de alguns pontos será essencial. Portando, verificar as possíveis reparações e o estado atual dos móveis, tirar fotos dos móveis antes de se mudar, fazer uma inspeção detalhada do apartamento, solicitar os reparos necessários antes de se acomodar e prestar atenção aos termos do contrato são itens que devem ser verificados e anexar todas as informações possíveis. Casas para alugar pode ser uma tendência, mas muitos inquilinos preferem um ambiente personalizado e já possuem seus próprios móveis. Para quem retém valor emocional e busca contratos de longo prazo, a melhor opção é um apartamento vago. No entanto, se esse não é o caso, os imóveis mobiliados podem ser uma boa opção. Cada um tem as suas particularidades e objetivos, pelo que é muito interessante optar pelo arrendamento de um imóvel mobiliado, que serve um público que procura facilidades para o seu cotidiano agitado. Portanto, é uma alternativa moderna e com expectativa de grande avanço no mercado imobiliário brasileiro. Desta forma, cabe ao morador decidir se será uma vantagem ou não alugar um imóvel mobiliado.

CONTINUE LENDO


Governo Federal assina nesta terça MP que visa redução de até 4% na conta de luz para residências

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nesta terça-feira (9) uma medida provisória (MP) que visa garantir a redução de até 4% na conta de luz para consumidores de baixa tensão, os residenciais. A proposta do governo antecipa os pagamentos Eletrobras (ELET3) deve ao governo. Após a publicação da medida, será possível ao governo solicitar empréstimo ao setor privado com taxas de juros mais baixas, já que haverá os pagamentos da Eletrobras como garantia. "Estima-se que a quitação dos empréstimos promoverá uma redução estrutural, em média, de 3,5% nas tarifas de todos os consumidores já em 2024, equivalente aos custos da tarifa social de energia elétrica e de universalização em 2023, caracterizando o interesse público", diz trecho da MP.



BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Banco Central lança nesta quinta-feira (11) uma moeda comemorativa aos 200 anos da primeira Constituição brasileira. A moeda é de prata e tem o valor de face de cinco reais. O lançamento estava previsto inicialmente para o mês de março e foi aprovado em novembro do ano passado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) –colegiado formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. A primeira Constituição brasileira foi outorgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. O texto foi responsável por implementar o bicameralismo - o exercício do poder Legislativo por duas Câmaras - com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. 



Show de Madonna em Copacabana terá patrocínio de R$10 milhões da Prefeitura do Rio

Foto: Reprodução

A prefeitura do Rio de Janeiro vai patrocinar o show de Madonna com um valor de R$10 milhões. O valor foi publicado nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial do Município. O evento vai acontecer no dia 4 de maio, na praia de Copacabana. A empresa Bonus Track Entretenimento Ltda está produzindo o espetáculo e vai receber o valor disponibilizado pela Prefeitura. A companhia é conhecida por organizar eventos como os festivais Mita e Doce Maravilha.  Estima-se um público de 1 milhão de pessoas em Copacabana para assistir à cantora. O palco será montado em frente ao hotel Copacabana Palace e vai ser transmitido pela Rede Globo. Madonna não vem ao Brasil há 12 anos. 



Brasil bate recorde histórico com 1.116 mortes por dengue

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Brasil bateu o recorde histórico de 1.116 mortes por dengue em 2024. Esse número foi registrado apenas nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (08). Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094.No mesmo período do ano passado, em 3 meses, o Brasil teve 388 mortes. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053. Até o momento, 2.963.994 casos foram registrados nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 589.294 casos no mesmo período. Contudo, nesta semana, o governo afirmou que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue. Ao todo, 11 unidades da federação decretaram emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.



CNH têm norma alterada para permitir fotos com itens religiosos no documento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta segunda-feira (8), uma nova norma que permite que os motoristas utilizem itens de vestuário que cubram parte do rosto e da cabeça na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando motivados por razões religiosas, de crenças, ou decorrentes de doenças e tratamento médico. Segundo a Resolução n.º 1.006, os itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos, e relacionados à queda de cabelo devido a doenças e tratamento médico poderão ser utilizados nas fotos usadas para tirar o documento ou renová-lo, porém, a face, a testa e o queixo precisam ficar visíveis. Ainda segue proibido a utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus em fotos da CNH. Em fevereiro, foi enviado um documento pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que explicava a intenção do Governo Federal de modificar as normas sobre trajes religiosos em fotos da CNH. De acordo com a AGU, o motivo é para respeitar a liberdade religiosa e facilitar o reconhecimento dos cidadãos pelas autoridades de segurança pública, destacando que não é vedado o uso de roupas religiosas em outros casos, como emissão da carteira de identidade e do passaporte. No mesmo mês, o STF iniciou o julgamento da ação. O processo se originou após o caso de uma freira impedida de tirar a foto para renovação da CNH vestida com o hábito religioso, em Cascavel (PR).



Urna eletrônica terá nova voz para eleitores com deficiência visual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As urnas eletrônicas que vão ser utilizadas nas eleições municipais deste ano vão ter uma  nova voz sintetizada para auxiliar pessoas com deficiência visual na votação para prefeito e vereador. A voz assistente foi batizada como Letícia e pertence a cantora Sara Bentes, de Volta Redonda (RJ), que nasceu com deficiência visual. A assistente vai fornecer instruções básicas do uso da urna para os eleitores. Além de  informar o cargo que está em votação a cada momento, os números digitados e o nome do candidato escolhido. Todos os modelos de urna eletrônicas utilizados no 1º e 2º dia de votação estarão equipados com a nova atualização. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que a inovação tecnológica será um “avanço” na comparação com as urnas utilizadas de 2000 a 2018 – “que comunicavam o cargo em votação e os números das candidaturas, mas ainda não informavam o nome dos concorrentes”. A melhoria da urna eletrônica atende à sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil, feita em outubro de 2022 à Seção de Voto Informatizado do TSE.



Após ameaças de Elon Musk, Moraes determina investigação de bilionário

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Após ameaças do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a conduta do empresário seja investigada em novo inquérito. Moraes ordenou ainda que a rede X não desobedeça nenhuma ordem da Justiça brasileira. E uma multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso o X, descumpra determinações feitas por ele sobre o bloqueio de usuários. A decisão é no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais. Dono da rede social X, o bilionário decidiu usar a própria plataforma para atacar Moraes nesse fim de semana. Musk pediu a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de "traidor" do povo e da Constituição brasileira. Além disso, o empresário ameaçou remover restrições de perfis bloqueados pelo STF, fechar as operações da sua empresa no Brasil e publicar todas as requisições judiciais enviadas à rede social pela Justiça. Moraes afirmou que viu indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk nos últimos dias. Na decisão, o ministro diz ser inaceitável, que “qualquer dos representantes dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada, em especial o ex-TWITTER atual “X”, DESCONHEÇAM A INTRUMENTALIZAÇÃO CRIMINOSA que vem sendo realizada pelas denominadas milícias digitais, na divulgação, propagação, organização e ampliação de inúmeras práticas ilícitas nas redes sociais, especialmente no gravíssimo atentado ao Estado Democrático de Direito”.



Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda-feira (8)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (08). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE. O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais. Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.



Primeiro paciente do mundo a receber rim de porco em transplante deixa hospital nos EUA

Foto: Reprodução

O primeiro ser humano vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado durante um transplante teve alta do hospital nesta quarta-feira (3). A cirurgia aconteceu em 16 de março nos Estados Unidos. Richard Slayman, de 62 anos, afirmou que há muitos anos não se sentia tão saudável. As informações são do g1. O transplante foi comandado pelo médico brasileiro Leonardo Riella. A cirurgia inédita foi realizada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o profissional atua. Richard Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em estágio avançado. Segundo os médicos, ele vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise havia sete anos. O paciente chegou a receber um transplante de um rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois. Em 2023, ele voltou a depender de diálise. A fila para receber um transplante de rim é longa. Só no Brasil, são 30 mil pacientes. Já nos Estados Unidos, onde Richard mora, são 100 mil pessoas aguardando. O transplante de um rim de porco representa um marco na medicina e um avanço para as pessoas que esperam por um órgão. A proposta da pesquisa é, além de oferecer uma maior oferta de órgãos e salvar a vida de pessoas que precisam de um rim, elaborar outras maneiras de tratamento que não sejam a hemodiálise. A pesquisa para o xenotransplante, que é a implantação do órgão do animal em humanos, vinha sendo desenvolvida havia cinco anos pelo hospital em parceria com a empresa eGenesis. O transplante de órgãos suínos em pessoas é estudado há décadas pela semelhança entre os órgãos dos animais e dos humanos. No entanto, o maior desafio era a resposta do sistema imunológico, que poderia rejeitar o tecido estranho. Durante o anúncio à imprensa, o médico brasileiro destacou a importância do procedimento a partir do rim de um porco geneticamente editado. Riella é professor associado de medicina e cirurgia na Harvard Medical School. Sua pesquisa está focada, justamente, na compreensão dos mecanismos de regulação imunológica e no desenvolvimento de novas terapias para promover a tolerância de órgãos transplantados.



Dona de casa é condenada a prisão por golpe engenhoso aplicado no cantor Daniel

Foto: Reprodução

Identificada como Ana Carolina dos Santos Silva, uma dona de casa foi condenada a um ano e seis meses de prisão, em regime aberto, por ter aplicado um golpe no cantor Daniel. A informação é do portal Uol. O caso aconteceu em 2015, quando o cantor foi contratado por uma terceira pessoa para fazer um show particular em Rondonópolis, no Mato Grosso, e sua equipe acabou enviando uma quantia de dinheiro para os contratantes. Pelo show, Daniel receberia R$ 230 mil de cachê, em três parcelas: uma de R$ 70 mil, outra de R$ 45 mil e mais uma de R$ 115 mil. Antes da apresentação, porém, um homem foi a uma agência bancária e simulou ter feito um depósito de R$ 98.980 por meio de um envelope lacrado na conta indicada pela equipe do artista. O suposto golpista disse então que havia depositado um valor acima do combinado, por engano, e pediu que fizessem a devolução de R$ 28.980. O envelope que o homem havia depositado no banco, porém, estava vazio. A conta bancária utilizada no golpe estava em nome de Ana Carolina, que foi denunciada pelo Ministério Público por estelionato. A defesa da dona de casa argumenta que ela teria emprestado sua conta a uma pessoa que lhe havia procurado pelas redes sociais. Sobre a condenação, ainda cabe recurso.



STF adia retomada de julgamento sobre correção do FGTS

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quinta-feira (4) a retomada do julgamento sobre a legalidade do uso da Taxa Referencial (TR) para correção de contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A discussão já havia sido interrompida em novembro do ano passado, após pedido de vista (mais tempo para análise) feito pelo ministro Cristiano Zanin. O processo foi devolvido para julgamento no dia 25 de março. A nova data ainda não foi definida. Até o momento, o placar é de 3 votos a 0 para considerar inconstitucional o uso da Taxa Referencial para remunerar as contas dos trabalhadores. Até o momento votaram o relator, Luís Roberto Barroso, e os ministros André Mendonça e Nunes Marques. A ação sobre o tema foi protocolada em 2014 pelo partido Solidariedade. De acordo a legenda a correção pela TR, com rendimento próximo de zero, por ano, não remunera os correntistas de forma adequada, perdendo para a inflação real.



Novo efeito colateral inusitado é associado ao cigarro eletrônico

Foto: Reprodução

Com potencial extremamente nocivo, os cigarros eletrônicos têm efeitos colaterais ainda menos comuns do que se imagina. Levantamento feito por um jornal britânico, até fevereiro deste ano, mostra um total de 1.009 registrados pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido. Dentre eles, estão presentes dor de cabeça, espirros, náusea e outro até então considerado desconhecido: aumento nas flatulências. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os cigarros eletrônicos aumentam em 1,79 vez a probabilidade de infarto. Ainda conforme a entidade, quase 3 milhões de brasileiros fazem uso regular dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), embora a venda e a comercialização deles sejam proibidas em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma consulta pública realizada pela própria Anvisa sobre os cigarros eletrônicos no Brasil entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano apontou que 59% dos participantes são a favor da utilização dos dispositivos.  A SBC também faz alerta para risco de intoxicação, especialmente por ingestão acidental, absorção pela mucosa oral ou contato com a pele em caso de vazamento. Casos de lesão pulmonar aguda grave associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vapes têm crescido desde 2019, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Food and Drug Administration (FDA), entidades de saúde dos Estados Unidos. 



Xuxa perde processo e é condenada a pagar R$31,3 mil à deputada Carla Zambelli

Foto: Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel foi condenada a pagar R$31,3 mil em honorários advocatícios após perder um processo que movia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A apresentadora processou a parlamentar após críticas ao seu livro infantil ‘Maya: Bebê Arco-Íris’, que conta a história de uma recém-nascida com duas mães. Na época do lançamento, Zambelli afirmou que a obra poderia "destruir os valores humanos"."Essa mira está apontada para a mente das nossas crianças! Sexualizar e instigar inocentes ao sexo pavimenta a pedofilia e a depravação", afirmou a parlamentar. A defesa de Xuxa moveu o processo alegando que a fala feita por Carla Zambelli tinha objetivo de "atingir a sua honra" e caluniá-la ao imputar o crime de pedofilia. A apresentadora pediu uma indenização de R$ 150 mil. A juíza responsável pelo caso, Carolina Pereira de Castro, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), considerou que Zambelli não agiu de "má-fé" nas críticas feitas e que não foram  utilizadas palavras que prejudicasse a imagem da apresentadora. A defesa de Carla Zambelli afirmou que a decisão do TJ-SP foi uma "vitória para a liberdade de expressão e o direito à opinião divergente", já a de Xuxa, não se pronunciou.