ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Bolsonaro cogita em pagar Bolsa Família com parcelas de até R$ 400

Foto: Reprodução

Na terça-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro, mencionou a possibilidade de o valor do Bolsa Família ser elevado para R$ 400. A quantia mencionada pelo chefe do Executivo Federal seria o dobro da oferta atual, que é de R$ 192. Esta não é a primeira vez que Bolsonaro sugere um valor significativo para o Bolsa Família, em comparação à quantia atual. Em determinado momento, o presidente cogitou pagar parcelas de R$ 300, sugestão que foi rapidamente recusada pela equipe técnica do Ministério da Economia. Os servidores alegaram que não há espaço no Orçamento da União para custear as parcelas de R$ 300 sugeridas por Bolsonaro. Portanto, entende-se que as expectativas quanto ao Bolsa Família no valor de R$ 400 não devem ser altas. A declaração sobre o aumento do Bolsa Família para R$ 400 surgiu após diversas pressões políticas para mais uma ampliação diante da reformulação do programa de transferência de renda. A equipe econômica recusa a nova oferta mesmo diante da possibilidade de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que dispõe sobre o parcelamento de dívidas judiciais perdidas. Caso a PEC não seja aprovada, o Governo Federal entende que será ainda mais difícil aumentar o valor mensal pago pelo Bolsa Família. “A medida visa reequilibrar as contas em virtude do forte crescimento de precatórios previstos, via decisão judicial, entre o exercício de 2021 e 2022”, informou o Governo Federal em nota.

 



Homem salva mulher de ataque de pitbull com golpe de 'mata-leão'

Foto: Reprodução l Vídeo

Na última segunda-feira (02), mais um vídeo de ataque de pitbull passou a circular pela internet. Nele, imagens mostram o momento em que um homem consegue salvar três mulheres do ataque de um pitbull descontrolado na rua. O herói anônimo simplesmente aplicou um golpe chamado mata-leão com perfeição e deteve o animal, que já estava com a boca presa na perna de uma delas. O local do acontecimento ainda é desconhecido. As três mulheres caminhavam com seus cãezinhos de estimação, quando surge o cachorro. Elas então, percebendo que o animal iria tentar morder os cachorros menores, conseguiram erguê-los para o alto, foi o momento em que, insatisfeito, o pitbull agarra a perna de uma das mulheres com a boca. O desespero toma conta, e a mulher que está sendo mordida, entrega seu cachorrinho para outra mulher e continua a luta contra o pitbull, sendo ajudada por uma das colegas. As imagens também mostram que o homem aparece por trás do cachorro, agarra-o pelo pescoço e aperta até o animal ficar desmaiar e soltar a perna da mulher. O homem então solta o cachorro e se afasta. O vídeo foi registrado por uma câmera de vigilância de uma casa, e a ação dura em torno de 40 segundos e só termina graças a um homem que aparece no momento do ataque e aplica um golpe de “mata-leão” contra o animal.

 



Mega-sena acumula e vai a R$ 46 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa sábado (31) no Espaço loterias Caixa, no terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo - SP. Os números sorteados foram: 04 - 11 - 12 - 44 - 45 e 57. A quina teve 72 acertadores que levaram R$ 51.378,77 cada. A quadra saiu para 6.026 apostadores. Cada um irá receber R$ 876,97. O próximo concurso (2.396) acontecerá quarta-feira (3) às 20h e tem prêmio estimado em R$ 46 milhões. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica credenciada de todo País ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.



Aumenta os casos de miopia durante a pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A informação foi divulgada pela Agência Brasil. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%. Dos profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares. Apenas um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos. Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Seis em cada dez entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema.



Com ouro no salto, Rebeca Andrade é a primeira campeã olímpica da ginástica artística brasileira

Foto: Divulgação l COB

Rebeca Andrade marcou o nome na história como a primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica, com uma medalha de ouro no salto na manhã deste domingo (1º). Antes, a ginasta já tinha o feito histórico de ser a primeira a subir no pódio, com a prata no individual geral. No primeiro salto, a ginasta teve a nota 15.166 e no segundo 15.000, sendo a única a ultrapassar a média de 15 pontos na final deste domingo. Com isso, Rebeca é também a primeira ginasta brasileira a subir duas vezes no pódio em uma Olimpíada. A ginasta tem ainda mais uma chance de medalha na manhã desta segunda-feira (2), quando acontece a final do individual solo. 



Butantan pede à Anvisa autorização para aplicar CoronaVac em crianças

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na sexta-feira (30) o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com laboratório Sinovac. O laboratório quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina. De acordo com a Anvisa, para inserir novos públicos na bula, o fabricante do imunizante precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países. Até o momento, a única vacina para o novo coronavírus aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a da Pfizer. Esse imunizante tem indicação em bula para uso a partir de 12 anos de idade. Já o laboratório responsável pela Janssen recebeu autorização da agência para realizar estudos de sua vacina com menores de 18 anos. Os estudos estão em condução pelo laboratório.



Receita Federal paga 3º lote de restituição nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020. No total, serão pagos R$ 5,8 bilhões a cerca de 5 milhões de contribuintes. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração do IR. Estão incluídos neste lote idosos acima de 80 anos (13.985 pessoas); contribuintes entre 60 e 79 anos (95.298); contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (8.987); contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (36.616); contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 18 de maio (4.913.343). Os contribuintes podem saber se estão neste lote consultando a página da Receita na internet ou o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Ao todo, foram creditados R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes. Já o segundo foi pago em 30 de junho a 4,2 milhões de pessoas, que receberam R$ 6 bilhões. Haverá, ainda, mais dois lotes de pagamentos.



Confianças do comércio e serviços sobem em julho, diz FGV

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os índices de Confiança do Comércio e dos Serviços registraram altas na passagem de junho para julho deste ano. O Índice de Confiança dos Serviços cresceu 4,2 pontos e chegou a 98 pontos, em uma escala de zero a 200, o maior patamar desde março de 2014 (98,3 pontos), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a quarta alta consecutiva do indicador, puxada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro e que avançou 6,5 pontos, para 105,6 pontos. O Índice da Situação Atual, que mede a percepção sobre o presente, subiu 1,7 ponto, para 90,4 pontos. O Índice de Confiança do Comércio subiu 5,1 pontos no período e atingiu 101 pontos, nível mais alto desde janeiro de 2019 (102,3 pontos). É a terceira alta consecutiva do indicador. O crescimento do setor também foi influenciado principalmente pelo Índice de Expectativas, que teve alta de 5,6 pontos e chegou a 93,2 pontos. O Índice de Situação Atual subiu 4,5 pontos para 108,7 pontos, maior valor desde dezembro de 2010 (110,2 pontos).



Em onda extrema de frio no país, temperatura chega a -7,8ºC em SC

Foto: Reprodução l Mycchel Legnaghi

Na região onde estão as cidades mais frias do Brasil, em Santa Catarina, os termômetros chegaram a marcar -7,8ºC no amanhecer de quarta-feira (28), no município de Bom Jardim da Serra. Em meio à onda de frio extremo que atinge o país, a região ainda não teve registro de neve, mas as paisagens congelaram com as mínimas negativas. A temperatura mais baixa foi registrada na localidade conhecida como Morro da Igreja, a cerca de 1.800 m de altitude. Em Urupema, a mínima foi de -7,3ºC, enquanto em São Joaquim os termômetros marcaram -5,8ºC e, em Urubici, -5,6ºC. A Defesa Civil de Santa Catarina aponta que 51 municípios monitorados no estado tiveram temperaturas negativas. O órgão diz que não descarta que as temperaturas podem ter ficado abaixo de zero também em outras localidades sem estações meteorológicas. Segundo cálculos da MetSul, empresa de meteorologia, a sensação térmica na região do Morro da Igreja, que fica em uma área pertencente à Aeronáutica, chegou a -20ºC nesta quarta. A temperatura de -7,8ºC igualou a mínima recorde de julho no local que havia sido registrada em 2013, ainda de acordo com análise da empresa, o que indicaria a “grande e incomum intensidade da massa de ar frio de origem polar” presente agora no país. Essa massa de ar frio, com características de ar polar, que começou ainda na terça-feira (27), já está instalada na região Sul, segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), com condições de neve em algumas cidades.

 

 



Brasil ultrapassa marca de 98 milhões de vacinados com primeira dose contra Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Brasil ultrapassou na quarta-feira (29) a marca de 98 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19. Ao todo, 98.202.468 pessoas, o que representa 46,38% da população. Já 18,65% dos brasileiros, ou , 39.493.648 pessoas, já concluíram o esquema vacinal recebendo a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única. Entre os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) estão o Mato Grosso do Sul (32,09%), Rio Grande do Sul (25,88%), São Paulo (21,2%), Espírito Santo (20,25%) e Santa Catarina (19,29%) Os dados são do consórcio de veículos de imprensa  formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL.



Ministro da Saúde pede que brasileiros tomem segunda dose contra Covid-19

Foto: Reprodução l Alan Santos l PR

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez pronunciamento na noite de quarta-feira (28) para pedir aos brasileiros que já tomaram a primeira dose contra Covid-19 completem o esquema vacinal e busquem os postos para receberem a dose de reforço."Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois a sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal", disse Queiroga. O ministro ainda reafirmou, durante o pronunciamento, a previsão de que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro.



Com foto de homem armado, governo Bolsonaro faz homenagem ao Dia do Agricultor

Foto: Divulgação

A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma imagem que mostra a silhueta de um homem armado, em meio a ramos de plantas, para homenagear os trabalhadores no Dia do Agricultor, celebrado nesta quarta-feira (28). A publicação causou reações negativas nas redes sociais. Segundo o texto publicado junto à imagem, a homenagem é aos agricultores brasileiros, que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas. O armamento da população é estimulado pelo governo de Jair Bolsonaro, que tomou diversas medidas para facilitar a compra e venda de armas e munições desde o início da gestão. (Veja)

 



Grávidas que receberam dose da AstraZeneca devem tomar vacina da Pfizer na 2ª aplicação, diz ministério

Foto: Divulgação

Grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid devem, preferencialmente, completar o ciclo de imunização com uma segunda aplicação da Pfizer. A recomendação é do Ministério da Saúde, oficialmente anunciada na segunda (26). A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, diz que caso a vacina da Pfizer não esteja disponível no momento, a paciente deverá receber a segunda dose da CoronaVac. "É importante que as grávidas se vacinem e façam essa intercambialidade, preferencialmente com a vacina da Pfizer, a qual existem estudos já mostrando essa efetividade. Na excepcionalidade, elas poderão usar também a Coronavac que mostra uma boa efetividade", afirmou Rosana.



Policial da 46 CIPM ganha medalha em campeonato internacional de Jiu-jitsu

Foto: Divulgação l SSP

Um soldado da Polícia Militar em Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste baiano, conquistou uma medalha no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu, na Arena da Juventude, Parque Olímpico da Vila Militar, em Deodoro (RJ). Diego Macedo Santos, da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), recebeu a premiação pela categoria master na sexta-feira (23). Praticante do esporte há dois anos, os policiais diz que treina todos os dias. “Venho me preparando há bastante tempo, mas para mim foi uma surpresa. Fico feliz em chegar até aqui e pretendo ir ainda mais longe”, contou o soldado.  Apesar de pouco tempo no jiu-jitsu, ele já coleciona seis medalhas em disputas municipais realizadas na terra natal, Vitória da Conquista, também no Sudoeste. Santos se prepara para a próxima disputa, em Porto Seguro, pelo Campeonato Baiano, em setembro. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o grande sonho do policial é participar do mundial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, marcado para novembro “Estou em buscas de patrocínios para tentar trazer essa medalha”, contou Diego. Ele é acompanhado pelo mestre Izaias Correia da Escola da Luta HG.



Brasil tem 58,5% do público-alvo vacinado com a primeira dose contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que foram aplicadas no país mais de 130 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a Agência Brasil, desse total, 93,6 milhões de pessoas receberam a 1ª dose – 58,5% do público-alvo definido pela pasta, de 160 milhões. Os números, divulgados na sexta-feira (23), mostram ainda que 36,7 milhões de pessoas receberam a 2ª dose ou dose única contra a Covid-19. Até o início da noite, haviam sido distribuídas 164,4 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal.



Exército vacinou agentes da Abin secretamente e sem aval do programa de imunização

Foto: Reprodução

O Exército atuou diretamente na vacinação secreta de 130 servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que foram imunizados contra a Covid-19 sem o aval de técnicos do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O Ministério Público Federal constatou que uma lista de nomes sigilosa foi enviada diretamente ao Exército para que os funcionários da Abin fossem vacinados com todos os militares da ativa, imunizados de forma privilegiada em Brasília. As informações são da Folha de S. Paulo. A vacinação ocorreu, conforme documentos reunidos pelo MPF em inquérito civil público instaurado em 25 de junho, que investiga o privilégio dado aos militares das Forças Armadas, a forças de segurança e aos agentes da Abin em Brasília. Os integrantes desses grupos são suspeitos de furar a fila de vacinação, desrespeitando as normas técnicas editadas pela equipe do PNI para organizar um fluxo de imunização de grupos prioritários diante da falta de doses em todo o país. A procuradora da República Ana Carolina Roman questinou, em reunião virtual no dia 1º de julho, duas técnicas do PNI, Thaís Minuzzi e Caroline Gava, assim como Laurício Monteiro Cruz, então diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde. Cruz foi demitido do ministério uma semana depois, suspeito de participação em um mercado paralelo de vacinas junto à pasta, investigado pela CPI da Covid no Senado. Gava disse que não foi contestada pelo diretor do Departamento de Imunização na época. A técnica também disse que tiveram esclarecimentos do governo do Distrito Federal sobre a vacinação, além de confirmar que esses profissionais por não estariam contemplados, mas não soube informar se houve a vacinação prioritária dos mesmos. Em ofício ao MPF duas semanas antes, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, apontou as explicações do comitê gestor da vacinação contra a Covid-19 para a imunização de agentes da Abin, afirmando que foi considerado o critério de exposição de risco epidemiológico decorrente do trabalho dos servidores. O documento confirma que a vacinação ocorreu, na Praça dos Cristais em Brasília, em uma parceria entre a secretaria e o Comando Militar do Planalto, do Exército. Para a procuradora Ana Roman, a vacinação dos agentes desrespeitou normas técnicas do Ministério da Saúde que estabelecem que são grupos prioritários militares das Forças Armadas e forças de segurança que estão na linha de frente do combate à pandemia. Em uma reunião virtual feita em 29 de junho, Roman questionou a enfermeira Christiane Braga de Brito, subsecretária de Planejamento em Saúde do DF, sobre as razões para servidores da Abin serem incluídos como forças de segurança. A subsecretária disse que a decisão havia sido corroborada pelo Ministério da Saúde, o que não foi confirmado pela equipe técnica do PNI dois dias depois. Ao MPF, após um pedido de explicações, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, afirmou que a vacinação dos agentes atendeu a uma "iniciativa exclusiva" da Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência. Ramagen, assim como os servidores da Abin, justificaram a vacinação afirmando essencialidade da atividade de inteligência.



Documentos falsos são apreendidos em operação que investiga fraudes no seguro-desemprego

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (20) mandados de busca e apreensão numa operação de combate a fraudes no seguro-desemprego na Bahia e em Pernambuco. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 230.926. Até a publicação deste texto, ninguém havia sido alvo das ordens de prisão (duas preventivas e uma temporária) expedidas contra suspeitos de participação no suposto esquema. Também não houve apreensão de valores e bens. Durante a ação, os agentes localizaram ao menos 130 identidades falsificadas. Ao todos, foram cumpridos três mandados de prisão e  um busca e apreensão em Feira de Santana (a 100 km de Salvador) e outro mandado de busca na cidade pernambucana de Petrolina. De acordo com a PF, a investigação mira uma organização criminosa que usava documentos falsos para abrir empresas na Junta Comercial da Bahia (Juceb). Segundo a apuração, o objetivo do grupo era registrar falsos vínculos de emprego para possibilitar o recebimento do seguro-desemprego. A PF identificou que os suspeitos solicitaram ao menos 59 pedidos do benefício em nome de trabalhadores fictícios. Os criminosos utilizavam certificados digitais para fazer as transmissões dos pedidos do seguro. A operação foi batizada de Alarife, um adjetivo para identificar uma pessoa "patife", "espertalhona". Conforme a PF, os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.



Nova lei obriga municípios a criarem a cobrança como forma de custear a coleta e destinação do lixo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A lei federal de nº 14.026/20, obriga os municípios a criarem a cobrança como forma de custear a coleta e destinação do lixo. Alguns municípios pedem para que seja declarado inconstitucional o artigo 7º da Lei Federal 14.026/20. Segundo a lei, os municípios teriam que instituir a taxa do lixo até 15 de julho deste ano. Nela “as municipalidades estão obrigadas a criar uma taxa de coleta de lixo, sob pena de responsabilização pessoal do prefeito”. O texto, se aprovado pelos municípios, fere a autonomia municipal, consagrada pela Constituição Federal, visto que a lei não permite a auto-organização municipal. A lei diz ainda em seu artigo 7º que “as taxas ou as tarifas decorrentes da prestação de serviço de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos considerarão a destinação adequada dos resíduos coletados e o nível de renda da população da área atendida, de forma isolada ou combinada, e poderão, ainda, considerar: (…) § 2º A não proposição de instrumento de cobrança pelo titular do serviço nos termos deste artigo, no prazo de 12 (doze) meses de vigência desta Lei, configura renúncia de receita e exigirá a comprovação de atendimento, pelo titular do serviço, do disposto no art. 14 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, observadas as penalidades constantes da referida legislação no caso de eventual descumprimento”. O Marco Legal do Saneamento Básico no país foi sancionado em julho do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O principal objetivo da lei é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor, de acordo com o Governo Federal, que pretende alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. A lei prevê também dar fim aos lixões. A cobrança foi instituída em caráter de obrigatoriedade pelo governo federal para todos os municípios brasileiros que ainda não tenham instituído a taxa de coleta e destinação de resíduos sólidos e tarifa de limpeza urbana. Somente 47% dos municípios já cobram essa taxa. O objetivo é permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos. 

 



Governo Federal e Caixa antecipam calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica anunciou na última quinta-feira (15), a antecipação do calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. O novo calendário tem início no dia 17 de julho, com crédito para os nascidos em janeiro. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto. Essa não é a primeira vez que o Governo Federal e a Caixa antecipam as datas do Auxílio Emergencial. O calendário de saques da primeira parcela e o calendário completo da segunda e terceira também foram antecipados. Para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o Auxílio Emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular. Para quem recebe por meio da Conta Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.



Sem base científica, juiz permite que idoso receba 3ª dose de vacina contra Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça de Minas Gerais decidiu, em primeira instância, que um idoso de 75 anos já vacinado com duas doses da Coronavac tem direito a receber uma terceira aplicação, mas de outra fabricante. O caso ocorreu na cidade de Guaxupé, no sul de Minas Gerais. O despacho, assinado pelo magistrado Milton Biagioni Furquim, foi publicado neste sábado (17). De acordo com o jornal Estado de Minas, o autor da ação pediu para receber outra vacina com base em exames laboratoriais que mostraram a presença de menos de 20% de anticorpos em seu organismo. O teste foi feito quarenta dias após a segunda dose, recebida por ele em 19 de abril. Especialistas e o próprio Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, alertam que os testes de anticorpos não comprovam a ineficácia de vacinas. O Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também já emitiu parecer semelhante. A decisão do magistrado Furquim dá à administração municipal um prazo de 24 horas para a aplicação da nova vacina. O imunizante não pode ser a Coronavac e tampouco a AstraZeneca, que o impetrante da ação já tinha pedido para ser evitada, por risco de trombose. "Caso não esteja à disposição do Município outra marca de vacina, tem o requerente o livre arbítrio de aguardar o Município receber vacina outra", lê-se em trecho da decisão. Caso não cumpra a decisão, o prefeito de Guaxupé, Heber Quintella (PSDB), precisará pagar multa diária de R$ 1 mil.