ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Waldenor protesta contra Privatização dos Correios

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O deputado Waldenor Pereira manifestou a solidariedade com os funcionários dos Correios de todo Brasil, especialmente da Bahia, condenando veementemente a decisão do governo federal de fechar 1.827 bancos postais no país, a partir de amanhã (11/10). Na Bahia, ressaltou, serão fechadas 440 agências. “Não podemos aceitar que esta empresa centenária, uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, esteja ameaçada pelo governo golpista, incluída no programa de desmonte do presidente ilegítimo Michel Temer”, protestou na tribuna do plenário da Câmara Federal, na tarde de hoje (10). A ameaça de privatização dos Correios, como lembrou Waldenor Pereira, já foi manifestada inclusive pelo ministro da fazenda, Henrique Meireles, e a decisão do fechamento de bancos postais e agências em todo o país sinalizam para a concretização do plano nefasto do governo “golpista e ilegítimo”. Já há inclusive o anúncio do plano de demissão voluntária, como observou o deputado,  que  se solidarizou e ofereceu o apoio a todos os servidores da empresa no país, citando de modo especial os da Bahia: Rubem, Petrônio e Nilto Santa Cruz, de Vitória da Conquista, Fabinho, de Condeúba e Isac Cunha, de Jequié.



De novo: Gás de cozinha sobe 12,9% a partir de quarta-feira (11)

Se repassado integralmente ao consumidor, o reajuste representará um custo adicional de R$ 3,09; é o segundo aumento em menos de um mês (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O arroz e feijão dos brumadenses ficará mais "salgado" ainda, já que o preço do gás de cozinha (GLP) nas refinarias será aumentado em 12,9% a partir de quarta-feira, segundo comunicado da Petrobrás. Se repassado integralmente ao consumidor, o reajuste representará um custo adicional de 3,09 reais. Este é o segundo aumento no preço cobrado nas refinarias em menos de um mês. Segundo a Petrobras, o reajuste anunciado nesta terça ocorre em razão das variações do preço do produto no mercado internacional. O último aumento, há cerca de 15 dias, foi de 6,9%. O preço médio do botijão de 13 quilos pago pelo consumidor brumadense estava variando em cerca de R$ 50,00. Os valores estão em alta há cinco semanas consecutivas. 



Empresário preso pela PF foi denunciado por marido traído que encomendou sua morte

Fabricante de suplementos ilegais, Ricardo Peixoto levou 5 tiros após caso com mulher casada; companheiro dela contratou 5 advogados para investigá-lo (Fotos: Reprodução)

O empresário Ricardo Peixoto da Silva (37), preso nesta segunda-feira (9) suspeito de fabricar e comercializar suplementos alimentares de forma clandestina, sofreu uma tentativa de homicídio em 2016. O crime foi motivado por ação passional, mas foi o que desencadeou a investigação da Polícia Federal (PF) que fez ele passar de vítima a prisioneiro. Segundo investigadores, Ricardo tinha um relacionamento com uma mulher casada. Os dois frequentavam a mesma academia, em Feira de Santana, o que teria facilitado os encontros, mas o marido traído descobriu e mandou matar o amante. Ele foi baleado cinco vezes, mas as balas não acertaram órgãos vitais e, por isso, sobreviveu ao ataque. Ainda inconformado, o marido contratou cinco advogados para passar uma lupa na vida de Ricardo. O objetivo era encontrar alguma irregularidade que pudesse complicar o empresário com a polícia. Depois das ‘investigações’, os advogados descobriram que Ricardo estava fabricando suplementos de forma clandestina e denunciaram o empresário para a PF. Um dos federais que acompanham o caso contou que a denúncia foi o que deu início para descobrir outros crimes do empresário. “Esse tipo de caso não é investigado pela Polícia Federal, mas sempre que recebemos uma denúncia verificamos quem é o denunciado. Quando levantamos as informações sobre Ricardo, descobrimos que ele estava fraudando o sistema financeiro e, por isso, a corregedoria (da PF) determinou que fosse aberta uma investigação”, contou o policial.  Ainda segundo a fonte, atualmente o empresário estava tendo um relacionamento com outra mulher comprometida, também em Feira, e foi ameaçado por conta disso. Ricardo já estava cumprindo pena por outro crime quando foi preso nesta segunda. No dia 5 de agosto, policiais federais prenderam o empresário por uso de moeda falsa. Ele também estava sendo investigado por falsificação de documentos. A justiça determinou que ele pagasse pelo crime prestando serviços comunitários e, por isso, ele estava em liberdade quando a polícia cumpriu o mandado de prisão preventiva. Segundo a PF, Ricardo estava fabricando suplementos de forma clandestina em uma casa alugada, em Feira de Santana. Além dos insumos comuns nos suplementos, ele manipulava duas substâncias proibidas por lei: cafeína e glutamina. O empresário não tem autorização da Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) para usar as dois materiais. A polícia informou que ele vendia os suplementos em Feira de Santana e para seis academias em Salvador. Os nomes dos locais não foram divulgados. 



Proprietários tem até o próximo dia 17 para emplacar 'cinquentinhas', alerta o Detran

Lei federal obriga que motos fabricadas até julho de 2015 não poderão mais circular sem placas. Habilitação também passará a ser exigida.

Os proprietários de ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como ‘cinquentinhas’, fabricados antes de 31 de julho de 2015, devem emplacar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) até o próximo dia 17. A medida está prevista na lei federal 13.154, que estabelece o registro obrigatório do ciclomotor junto aos Detrans. A resolução 555, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentou o serviço e estabeleceu o prazo, que termina em nove dias. As motos vão passar a constar na Base de Índice Nacional (BIN), onde ficam cadastrados os dados de todos os veículos que circulam no país. As ‘cinquentinhas’ fabricadas em outros períodos começaram a ser comercializadas já cadastradas.



Empresário fez fortuna dando golpe na CEF e vendendo suplemento ilegal

(Fotos: Reprodução)

Foi preso no município de Feira de Santana, o empresário Ricardo Ribeiro Peixoto teve três imóveis bloqueados, além de três veículos e uma lancha apreendidos durante a Operação Hedonikos, que foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (9). A operação pôs fim a uma vida de luxo e ostentação, principalmente nas redes sociais, fruto de golpes contra CEF e a venda de suplementos clandestinos. Alvo de prisão preventiva, Ricardo Peixoto é investigado por suposta atuação na fabricação clandestina de suplementos alimentares, que eram distribuídos para toda a região Nordeste por meio da XPand Nutrition. A reportagem não conseguiu contato com a empresa. Mais de cinco toneladas de suplementos foram apreendidas durante a operação. Além da prisão do empresário, a PF diz que também cumpriu outros três mandados de conduções coercitivas. Os nomes dos alvos não foram divulgados.



Bahia: Seis anos após início, obras de construção da FIOL Oeste-Leste não chegam a 30% do previsto

Foto: Antonio Carlos l TV Oeste

As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), que começaram em 2011, ainda não chegaram a 30% do previsto para os lotes do oeste da Bahia, seis anos após início das obras. A informação é da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável pelo empreendimento. Ainda segundo a empresa, a construção não foi concluída por falta de verbas. A Fiol vai ligar Figueirópolis, no Tocantins, ao porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o projeto, serão 1.526 km de extensão. Na Bahia, as obras da Fiol são divididas em FIOL 1 (Ilhéus/ Caetité) e FIOL 2 (Caetité/ Barreiras). Dos 12 lotes da obra, oito passam pela Bahia, sendo três deles na região oeste, onde a ferrovia é uma esperança para o escoamento de grãos. Conforme a Valec, aprevisão do custo total da ferrovia na Bahia é de R$ 6,4 bilhões. Os outros cinco lotes se dividem entre as cidades de Brumado e Caetité, no sudoeste do estado, e Ilhéus. Nesse trecho, a obra já chegou a 71,8% do total. No canteiro de obras no oeste da Bahia, muitas máquinas e tratores estão parados. O trabalho feito na região tem sido de terraplanagem e compactação do solo. 

No canteiro de obras no oeste da Bahia, muitas máquinas e tratores estão parados.

Em 2011, quando a ferrovia começou a ser construída, mais de 500 funcionários trabalhavam no local, enquanto hoje só tem 100. Em 2013, em um seminário de lançamento da Ferrovia, em Barreiras, a Valec e o governo do estado anunciaram que a obra toda estaria pronta em 2014. Contudo, com a falta de dinheiro, a obra praticamente travou e o ritmo de construção foi diminuindo. O término da construção do lote sete, que possui 160 Km de extensão e passa por São Desidério, Barreiras e Santa Maria da Vitória, estava previsto para agosto deste ano. Contudo, apenas parte da terraplanagem foi feita e, mesmo assim, segundo a empresa responsável, o serviço não passa de 23% do previsto. Quando concluída, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. Quanto ao mercado interno, segundo a Valec, a ferrovia deve provocar estímulos, à medida que oferecerá custos menores para as trocas dos produtos regionais. A Fiol é uma obra do Governo Federal, e o Governo da Bahia é agente fomentador do processo de concessão da ferrovia. Por meio de nota, o governo da Bahia informou que vem trabalhando no sentido de mobilizar e encontrar soluções para continuar as obras na Bahia.

A FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.


Bahia avança na contramão do retrocesso de Temer, diz Zé Raimundo

(Foto: Divulgação)

Contrapondo o retrocesso social imposto pelo governo Temer, que entristece a nação, as ações do governo Rui Costa na Bahia são motivos de alegria para os baianos, segundo comparou o deputado estadual Zé Raimundo (PT), ao repercutir no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia a recuperação e construção de estradas, com ênfase na assinatura de contrato, feita pelo governador na manhã de hoje (09), sobre a duplicação da BR-415, no trecho de 18 quilômetros que separam Ilhéus de Itabuna. A intervenção vai oferecer mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos que circulam pela BR-415 e também por Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Zé Raimundo falou de outras iniciativas do Governo Estadual em resposta aos pleitos da população, citando como exemplo a região de Itapetinga, que visitou no final da semana passada. “O grande desejo neste momento é a continuação da recuperação das estradas”, disse o deputado, destacando que o governador Rui já autorizou a obra que liga o município de Potiraguá à BR 101, artéria fundamental para o trânsito das pessoas que vão para o sul da Bahia, saindo da Chapada Diamantina e planalto de Vitória da Conquista. Chamando atenção também para a recuperação do trecho da rodovia BA-262 que liga os municípios de Poções e Nova Canaã, no Centro-Sul da Bahia, Zé Raimundo aproveitou para agradecer ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e ao diretor do antigo Derba, Saulo Pontes, pela atenção dada aos pleitos defendidos pelo seu mandato, em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira. “Mesmo com a tentativa do Temer, do PMDB, PSDB e do DEM de destruírem as conquistas sociais, nós resistimos”, criticou o parlamentar que aproveitou para reforçar os pleitos apresentados também para intervenções nas estradas que ligam Mortugaba e Condeúba, Macarani e Itarantim, e  Licínio de Almeida a Urandi.  



Quadrilhas de roubo de gado aterrorizam o Recôncavo baiano

(Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)

Criadores de gado do Recôncavo baiano estão amedrontados com o furto de gado praticado por quadrilhas que vêm aterrorizando a região. Segundo os fazendeiros, os ataques têm intensificado nos últimos dois meses, quando pelo menos 300 animais foram levados pelos bandidos. Esse tipo de crime tem até um nome: abigeato. A Polícia Civil informou que os ataques têm se concentrado na zona rural das cidades de Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Terra Nova, e há registros também em Amélia Rodrigues e Teodoro Sampaio. A Bahia, segundo a Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2016, divulgada no último dia 28 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui o nono maior rebanho do Brasil, com 10.336.291 cabeças de gado. Os dados apontam redução do rebanho baiano, já que em 2015 era de 10.758.372 e em julho deste ano a Secretaria estadual da Agricultura (Seagri) registrou 9.910.933 cabeças de gado, durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Já no Brasil, o rebanho aumentou, saindo de 215.220.508, em 2015, para 218.225.177, em 2016. A Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP) informou que as delegacias das cidades onde há registro de casos já estão trabalhando em conjunto na investigação dos furtos de animais, e que algumas quadrilhas já foram identificadas. A onda de roubos de gado não aflige apenas os produtores rurais do Recôncavo. É o que garante o assessor jurídico da Faeb, Carlos Bahia, que acompanha o setor há mais de duas décadas. “Sabemos que na Bahia, desde o início do ano, o problema se agravou e já ocorreu em propriedades de todas as regiões, alcançando milhares de cabeças de gado, sendo que os roubos e furtos se dão também com relação a insumos agrícolas, máquinas, implementos”, cita.  De acordo com a entidade, as cidades onde têm ocorrido maior incidência de abigeato (roubo de gado) são Feira de Santana, Antonio Cardoso, Tanquinho, Iaçu e Marcionilio Souza (no Centro Norte do estado), Riachão do Jacuípe, Rio Real, Barrocas, Biritinga (no Nordeste), Caetité (Sudoeste), Iramaia (Chapada Diamantina), além de praticamente todos os municípios do Sul, incluindo Itaju do Colônia e Itapetinga. Nestas duas cidades, além dos contumazes abigeatários, os fazendeiros disseram suspeitar do furto de gado por parte de índios, que invadiram 27 fazendas entre os dias 23 e 30 do mês passado. Uma das propriedades invadidas pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima – a família entrou com um pedido de reintegração de posse. A polícia vai investigar as denúncias de roubo de animais. Segundo Carlos Bahia, a CNA, sindicatos de produtores e a própria Faeb estão desenvolvendo um levantamento, a nível nacional, para se chegar a um diagnóstico preciso do número de propriedades e produtores que tiveram animais roubados, entre outros dados que podem ajudar no controle das ocorrências. A Faeb, inclusive, tem um setor que recebe denúncias, que podem ser feitas pessoalmente (na sede da empresa, na Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143, Comércio) ou no telefone 71 3415-7100.



'Perdi uma uma amiga e grande conselheira"' lamenta ACM Neto pela morte de sua avó

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O prefeito ACM Neto lamentou o falecimento da avó, Arlette Maron de Magalhães, 86 anos, na manhã deste sábado (7). "É um momento de dor para toda a família e para aqueles que conviviam com dona Arlette. Perdi uma avó dedicada, uma amiga e grande conselheira". A ex-primeira dama da Bahia e viúva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), faleceu após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela estava internada no Hospital Cardio-Pulmonar, na Avenida Garibaldi, em Salvador. A família Magalhães informou que às 16h deste sábado acontecerá uma missa de despedida no cemitério Campo Santo, na Federação, e o sepultamento será às 17h. Filha de imigrantes libaneses que desembarcaram no sul da Bahia no início do século XX, dona Arlette nasceu em Itabuna no dia 15 de novembro de 1930.  Ela veio morar em Salvador para estudar, onde conheceu o futuro marido, ainda estudante da Faculdade de Medicina da Ufba. Dona Arlette e ACM ficaram casados por 55 anos, até a morte do senador, em julho de 2007.  O casal teve quatro filhos: Antônio Carlos Júnior, Teresa, Ana Lúcia e Luís Eduardo.  



Luto na Bahia: Arlete Maron de Magalhães, viúva de ACM, aos 86 anos

Avó do prefeito de Salvador, ACM Neto, dona Arlete foi vítima de um AVC e ficou internada no Hospital Cardio-Pulmonar, onde acabou não resistindo.

Faleceu neste sábado (7), após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ex-primeira dama da Bahia e viúva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), Arlete Maron de Magalhães, 86 anos. A avó do prefeito ACM Neto (DEM) estava internada no Hospital Cardio-Pulmonar, na Avenida Garibaldi, em Salvador. Em nota, a família Magalhães informou que o sepultamento da ex-primeira-dama será às 17h deste sábado, no cemitério Campo Santo. Dona Arlete, como popularmente é conhecida, foi casada por 55 anos com ACM (falecido em julho de 2007). Esteve à frente, enquanto o marido foi governador, das Voluntárias Sociais da Bahia. O casal teve quatro filhos: Luís Eduardo Magalhães (falecido após um infarto fulminante em abril 1998), Antônio Carlos Magalhães Júnior, Ana Lúcia Magalhães (falecida em 1986) e Tereza Mata Pires.



Funcionários dos Correios aceitam proposta e greve chega ao fim

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Após 17 dias de greve, os funcionários dos Correios na Bahia aceitaram no final da tarde desta sexta-feira, 6, a proposta oferecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e decidiram, após uma assembleia, pelo fim da paralisação. A categoria se comprometeu a retomar as atividades a partir de segunda, 9, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba). A proposta apresentada na audiência de conciliação no TST foi o reajuste de 2,07% (INPC) nos salários e benefícios, retroativo ao mês de agosto deste ano; reedição de todas as cláusulas sociais; reedição da cláusula do plano de saúde, que continuaria sob a mediação do TST; e a compensação de 64 horas equivalentes a 8 dias, sendo seis horas de compensação aos sábados, para quem trabalha de segunda à sexta. Para os empregados que trabalham aos sábados, quatro horas de compensação de segunda à sexta e duas horas, aos sábados. A categoria também reforçou que se a empresa insistir na cobrança da mensalidade do plano de saúde, uma nova greve poderá ser decretada a qualquer momento.



Correios e Banco do Brasil entram em acordo e Banco Postal será mantido na Bahia

Na Bahia, o serviço seria suspenso em 440 unidades. “O acordo permitirá manter, até 31 de janeiro, o funcionamento de todos os pontos”, diz nota oficial dos Correios (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os serviços prestados pelo Banco Postal nas agências dos Correios, que estavam programados para ser encerrados a partir da próxima quarta-feira (11) em todo país, serão mantidos, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (5) pela empresa. Na Bahia, o serviço seria suspenso em 440 unidades. “Os Correios e o Banco do Brasil chegaram a entendimento para a continuidade dos serviços do Banco Postal. O acordo a ser formalizado entre as duas instituições permitirá encontrar solução para manter, até 31 de janeiro, o funcionamento de todos os pontos de atendimento do Banco Postal que seriam encerrados no dia 11/10. Nos próximos quatro meses, as duas instituições irão negociar alternativas para viabilizar a permanência da parceria”, diz o comunicado da empresa.



Região Sudoeste: Polícia desocupa 10 fazendas; propriedades de Geddel seguem ocupadas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Das doze fazendas na região sudoeste que haviam sido ocupadas, dez foram liberadas após ação conjunta das polícias Militar e Civil, de acordo com informações divulgadas pela assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo a secretaria, em uma propriedade de nome Tabajara foram encontrados dez homens, que disseram fazer parte de uma organização denominada Movimento Livre da Terra (MLT). No local, foram apreendidos duas espingardas, duas motocicletas e um carro com restrições administrativas. Um homem, ainda não identificado, foi preso em flagrante por assumir ser o dono das armas. A SSP-BA informou também que duas fazendas pertencentes à família de Geddel Vieira Lima continuam ocupadas e com negociações em andamento. “Criamos um grupo integrado para acompanhar e agir com relação a essas ocupações. Já determinei que aprofundem as investigações para sabermos se existe um grupo coordenando estas ações ou se foram coisas distintas”, explica o secretário Maurício Teles Barbosa. Ele acrescenta que as unidades locais da PM e PC receberam reforço.



Fazendários paralisam atividades em protesto por melhores condições de trabalho

Foto: Divulgação

Servidores da Secretaria da Fazenda paralisam as atividades por dois dias nesta semana em protesto por melhores condições de trabalho. Nesta segunda-feira (2) ficarão sem funcionar os postos fiscais da Sefaz nas regiões sul, sudoeste, extremo sul e oeste da Bahia. Já na terça (3), estarão paralisadas as atividadesnos postos SAC e de atendimento nas inspetorias fazendárias de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. O ato será das 8h às 20h. Nas próximas, o protesto deverá se repetir nas região norte e metropolitana do estado até o dia da paralisação geral em 26 de outubro, com ato e assembleia no prédio-sede da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com a categoria, o clima na pasta é ruim, com desestímulo, sobrecarga de trabalho, falta de pessoal para desempenhar tarefas de fiscalização e internas, e a tecnologia é obsoleta. Há postos fiscais onde não funciona internet, carros das volantes estão parados por falta de manutenção e os alojamentos são de qualidade questionável. Além disso, os fazendários dizem que estão com salários congelados, perdas que ultrapassam 20% desde 2013.



Poder de fogo no crime: Bahia apreende 15 fuzis entre mais de 3.442 armas este ano

Foto: Divulgação

Homicídios, latrocínios, roubos e outros crimes são cometidos, em sua maioria, com a utilização de armas de fogo. Segundo especialistas da segurança pública, cada vez mais as pistolas e armas de uso restrito substituem armas brancas e revólveres calibres 22, 32 e 38. Os marginais buscam, mais ainda, armas de fogo com maior letalidade e poder de destruição. O BNews inicia uma série de matérias que busca dados e avaliações de especialistas sobre a ferramenta mais usada pelo crime na escalada contra segurança pública. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entre janeiro e agosto de 2016, foram apreendidas na Bahia pelas polícias Civil e Militar 3.737 armas de fogo, sendo 40 fuzis e 25 metralhadoras. No mesmo período de 2017, foram apreendidas 3.442 armas, entre estas, 15 fuzis modelos M10 e 556. Foram 295 apreensões a menos, registrando uma diminuição de 7,8% de armas de fogo apreendidas.Ainda de acordo com a SSP-BA, a maioria das armas longas são apreendidas com quadrilhas de assaltos a bancos e devido ao combate a esse crime, os assaltantes têm recuado registrando uma redução de mais de 50% em 2016 em comparação a 2015. Até agosto de 2017 já existe uma queda de 19% nos ataques a bancos. Isso reflete diminuição das apreensões de armas, principalmente as longas e de grosso calibre. Nesta quinta-feira (28), o subtenente da Polícia Militar, Fabiano Fortuna morreu após ser alvejado por disparos de arma de fogo, durante uma tentativa de assalto no estacionamento do Shopping Paralela. A arma do policial foi levada pelos criminosos. No último sábado (16), o apresentador Alexandre Farias do telejornal da emissora TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, em Pernambuco, foi vítima de bala perdida.  O caso aconteceu no bairro Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, após Farias deixar um supermercado. O jornalista foi operado em tempo hábil e ele se recupera em um hospital da cidade. Em julho também deste ano, um garoto de oito anos morreu após ser atingido por disparo de armas de fogo, durante uma troca de tiros entre bandidos de quadrilhas rivais no município de Itabuna, no Sul da Bahia. Testemunhas disseram à polícia que a criança soltava fogos na rua em que morava enquanto um grupo armado chegou ao local atirando e um deles atingiu o garoto que morreu no local.



Preso, dono de lava jato mata mulher e usa carro de cliente para se livrar do corpo

Corpo de Marília Matércia Andrade Sampaio, de 32 anos, tinha sinais de abuso sexual. (Fotos: Reprodução)

Uma mulher de 32 anos foi encontrada morta por enforcamento, no sábado (30), em um trecho da BA-526, mais conhecida como estrada CIA-Aeroporto, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o corpo da vítima, identificada como Marília Matércia Andrade Sampaio, tinha sinais de abuso sexual. Um homem suspeito de cometer o crime foi preso, no bairro de Mussurunga, na capital baiana, horas após a mulher ser achada morta. Conforme a SSP, o suspeito, identificado como João Paulo Castro Moreira, de 30 anos, é dono de um lava a jato e teria usado o carro de um cliente para abandonar o corpo da vítima na rodovia. Segundo a secretaria, a mulher era funcionária de uma empresa de prestação de serviços e trabalhava como recepcionista em um edifício comercial, na Avenida ACM.



Grave colisão envolvendo veículo de Guanambi mata dois jovens em Porto Seguro

De acordo com a informação, o motorista abandonou o automóvel e fugiu do local. Rogério Ferreira Alves e Tales Costa dos Santos, tiveram morte imediata (Fotos Reprodução)

O condutor e o passageiro de uma moto morreram em um acidente por volta das 19h30 deste sábado (30), na BR-367, em Porto Seguro. Rogério Ferreira Alves, que conduzia o veículo e Tales Costa dos Santos, tiveram morte imediata. Segundo apurado junto à Polícia Rodoviária Federal, a moto CG 125 Fan bateu de frente com um carro Kia Cerato, cor preta, placa NZA-8164, de Guanambi (BA). De acordo com a informação, o motorista abandonou o automóvel e fugiu do local. A batida aconteceu nas proximidades da Estação da Ceplac. As duas vítimas – que ainda não tiveram as idades confirmadas -, moravam na cidade de Porto Seguro. Até o momento, a polícia não tem outras informações sobre as causas do acidente. 



Após Potiraguá, fazenda de Geddel em Maiquinique é invadida e gado furtado

A informação foi confirmada por Franklin Ferraz, advogado da família Vieira Lima. Grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu (Fotos: Reprodução)

Quatro dias após uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima ter sido ocupada por índios no município de Potiraguá, no sul da Bahia, uma outra propriedade da família foi assaltada no município de Maiquinique. As cidades ficam distantes cerca de 55 quilômetros. Os ladrões teriam levado algumas cabeças de gado da propriedade. A informação foi divulgada pelo advogado da família Vieira Lima, que atua no caso, Franklin Ferraz. Ele contou que o caso ocorreu na noite de quarta-feira (27). Segundo informação preliminar obtida pela defesa, um grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu. Ferraz detalha que os envolvidos, que chegaram ao local em dois cavalos, ainda abandonaram os animais na propriedade.



TST diz que greve dos Correios é abusiva e determina retorno imediato ao trabalho

Foto: Conteúdo 97News

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, declarou hoje (29) como abusiva a greve dos Correios, iniciada no dia 19 de setembro. Segundo o ministro, a greve foi deflagrada com a negociação ainda não encerrada, o que determinou a abusividade do movimento paredista. Neste caso, de acordo com o magistrado, cabe aos Correios adotar as providências que entender pertinentes, conforme sua conveniência, partindo da premissa de que para tais trabalhadores não há greve, mas simplesmente ausência ao trabalho. Com a decisão, os empregados que aderiram à paralisação devem retornar aos seus postos de trabalho imediatamente. De acordo com os Correios, mais de 91 mil funcionários estão trabalhando normalmente, o que corresponde a 84,1% do total de empregados.



Expedição Amarok 2017: Prado, a costa das baleias será o destino dos aventureiros

Foto: Divulgação

Em outubro acontece mais uma Expedição Amarok, e os aventureiros vão conhecer as belas praias do extremo sul do estado. O destino será a cidade de Prado, isolada do restante do Estado até a primeira metade do século 20, a região só passou a se integrar à economia estadual e nacional nos anos 1970, a partir da construção da BR-101. Também por isso ainda mantém preservada parte significativa da costa, em trechos de rios, cachoeiras, mangues e praias. Pelas sedes urbanas encontram-se indícios da ocupação colonial portuguesa, uma culinária rica em peixes e frutos do mar e boa estrutura de hospedagem. O turismo de observação de baleias dá nome ao roteiro. A atividade é praticada na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul, 70 quilômetros mar adentro. A Expedição Amarok, passará por algus lugares como, Cumuruxatiba ­- O estilo de vida dessa aconchegante aldeia de pescadores possui belas praias recortadas por pequenos rios de águas limpas, ferruginosas e frias, contrastando com o mar de águas mornas e áreas remanescentes da mata atlântica, molduras por coqueiros. 

Foto: João Ramos/Bahiatursa

Outro destino será Barra do Cahy, um dos mais prováveis local onde se deu o primeiro contato de "Nicolau Coelho", integrante da esquadra de "Pedro Álvares Cabral", com os índios. E claro que não podemos deixar de falar das prais de Prado, que está estrategicamente situada na região denominada como "Costa das Baleias", devido à ocorrência de Baleias Jubarte, e na Costa do Descobrimento, por ter sido a Barra do Cahy, em terras Pradenses, o primeiro ancoradouro da esquadra Portuguesa em 1.500. Em Prado, nas esquinas da cidade é que o turista descobre o que a Baiana tem: Com seus vestidos rendados, turbantes e colares coloridos, servem desde "apimentados" acarajés a deliciosas cocadas. Com seus 84 km de praias ainda pouco exploradas, podemos apreciar lindas formações de falésias, num degradê de cores que variam entre o ocre, o bege e o vermelho; riachos que serpenteiam por quase todo o litoral e praias de águas mansas, mornas e convidativas. Não podemos esquecer dos "Pataxós", que por sinal, ainda hoje vivem nas aldeias de Tiba, Cahy e Pequi. As visitas são permitidas e o passeio possibilita conhecer de perto a cultura e os costumes dos indíginas. Por tanto, não deixe de participar da "Expedição Costa das Baleias", em Prado, extremo sul da Bahia, de 12 a 15 de outubro. Realização Clube Amarok Bahia. Informações e inscrições, Alessandro Silva, (77) 9.9968-0777, ou pelo e-mail, [email protected].

 

Foto: João Ramos/Bahiatursa