ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Jovem de 16 anos é apreendida por matar filho de quatro meses em tanque de água

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (4), uma adolescente de 16 anos foi apreendida sob a suspeita de ter provocado a morte do filho de quatro meses no bairro Cosme de Farias, em Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a adolescente jogou o bebê dentro de um tanque de água. O caso ocorreu na Rua Baixa da Silva. A jovem foi apreendida em casa por equipes da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cosme de Farias) e apresentada na sede da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas. Segundo a SSP-BA, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram ao local para realizar a pericia técnica.



Vitória é goleado pelo Santos por 5 a 2 e entra na zona de rebaixamento

Foto: Ricardo Moreira

Contrariando as expectativas de se afastar do Z-4, o Vitória foi goleado pelo Santos por 5 a 2 na partida deste domingo (3), na Vila Belmiro, em São Paulo. O embate, que aconteceu pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve o placar aberto pelo atacante Rodrygo, do Santos, aos 22 minutos do primeiro tempo. Três minutos depois e aos 30 minutos também do primeiro tempo, o atacante fez outros dois gols. O quarto gol da partida ficou por conta do volante Renato, aos 44 do primeiro tempo, enquanto o gol que fechou o placar para o Santos foi garantido pelo atacante Gabriel. O Vitória voltou a esquentar o jogo que já estava ficando morno, com o primeiro gol do clube, feito pelo atacante Neilton, aos 17 minutos do segundo tempo. O último e segundo gol do time ficou por conta do zagueiro Ramon, aos 38 do segundo tempo. Com o resultado, o Leão fica na zona de rebaixamento, com oito pontos, na 17ª posição. O time volta a jogar na próxima quinta-feira (6), contra a Chapecoense, às 19h30, no Barradão.



Em 6 meses, policlínicas no interior da Bahia ultrapassam marca de 100 mil atendimentos

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em funcionamento há seis meses, as Policlínicas Regionais de Saúde localizadas em Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi ultrapassaram a marca de 100 mil atendimentos, entre consultas com especialistas, exames diagnósticos e de imagem, além de pequenos procedimentos. Além destas unidades, o governo do estado inaugurou ainda, esta semana, a policlínica de Feira de Santana e, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), outras três estão previstas para abrir em junho deste ano. “Com esse modelo, conseguimos ofertar serviços que não existiam no interior do estado e evitar que as pessoas precisem se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento,” afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. As policlínicas funcionam em um modelo de consórcio, no qual municípios de uma região se unem para dividir os custos da assistência à saúde, com o apoio do governo do estado, que constrói as unidades de atendimento, com um aporte de R$ 24 milhões cada, e arca com 40% dos custos mensais de funcionamento. Os demais 60% são divididos entre os municípios, de acordo com a população. Entre os exames ofertados endoscopia digestiva, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.



Com investimento de R$ 21 milhões, Rui entrega sistema de esgotamento sanitário em mais uma cidade baiana

(Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (1º), o governador Rui Costa esteve no município de Conde, no Litoral Norte, onde inaugurou obras de saneamento e entrega viaturas. A partir das 9h, na Estação de Tratamento de Esgoto, onde recebeu a imprensa, ele entrega o Sistema de Esgotamento Sanitário da sede municipal, com investimento da ordem de R$ 21,69 milhões, beneficiando mais de dez mil moradores do município.  Durante o ato, Rui também entregou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água que beneficia as localidades de Assentamento Nova Esperança, Assentamento Novo Paraíso, Assentamento Timbó e a localidade de Souza, na zona rural. Também serão entregues duas viaturas para a Polícia Militar de Conde e Rio Real.



Piraí do Norte: Carro desgovernado atropela fiéis em procissão de Corpus Christi

Foto: Reprodução

Mais de 20 pessoas que participavam de uma procissão de Corpus Christi foram atropeladas no município de Piraí do Norte. O acidente ocorreu no final da noite de quinta-feira (31), por volta das 23h. De acordo com informações da polícia, os fiéis estavam passando pela Rua Érico Sabino, no bairro Coité, quando um carro desgovernado desceu a ladeira e atingiu as vítimas. Algumas delas chegaram a ficar presas debaixo do veículo. Informações apontam que algumas vítimas tiveram fraturas expostas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Base, em Itabuna. Outras pessoas, com lesões mais leves, foram encaminhadas para cidades vizinhas. Segundo a polícia, informações de testemunhas apontam que o condutor ficou sem freio e perdeu o controle do veículo. Ele foi retirado do local por conhecidos, já que havia o risco de tentativa de linchamento. O caso será investigado pela Polícia Civil.



Após greve, Correios estimam que vão normalizar entregas em cerca de 15 dias

Foto: Luciano Santos l 97News

Os Correios esperam regularizar as operações e normalizar as entregas em cerca de 15 dias, depois dos atrasos provocados pela greve dos caminhoneiros. O volume de objetos entregues foi aproximadamente 50% menor durante a paralisação, em comparação com dias normais. A empresa alega que os veículos não conseguiram chegar aos seus destinos por conta dos bloqueios feitos nas estradas em todo o país. Os Correios apontam que possuem um plano de ações para normalizar o serviço de entregas. Entre as medidas adotadas estão a jornada extraordinária para os empregados próprios e a contratação de mão de obra temporária e de linhas extras para agilizar o escoamento da carga represada.



Abastecimento em 90% dos postos na BA deve ser normalizado em uma semana, diz sindicato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o fim do desbloqueio nas estradas da Bahia, o quadro de abastecimento nos postos do Estado tem voltado à normalidade de forma gradativa. O presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus, estima que 90% dos estabelecimentos estejam comercializando gasolina e diesel até a próxima quarta-feira (6). Em média, há 2.800 postos que atendem a população baiana. Essas unidades ficaram desabastecidas em decorrência da greve dos caminhoneiros, que já chega ao 11º dia. Eles paralisaram rodovias de todo o país contra os constantes aumentos do diesel, a criação de uma tabela com os preços mínimos dos fretes, a suspensão de cobrança de pedágio do eixo suspenso e outras reivindicações.



Após fim da greve dos caminhoneiros, universidades baianas retornam às atividades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) anunciaram que vão retornar às atividades na próxima segunda-feira (4), após terem sido suspensas por conta da greve dos caminhoneiros. A Universidade Federal da Bahia (Ufba), já havia retomado as atividades de graduação e pós-graduação desde a última quarta-feira (30). A Uneb irá divulgar cronogramas atualizados da instituição após a suspensão das atividades. Enquanto a Uefs informou  que os roteiros de transporte de servidores que circulam em Feira de Santana e os que transportam servidores de Salvador voltarão a funcionar regularmente.



Sudoeste: Festas de São João ficam ameaçadas mesmo com o fim da greve

Foto: Conteúdo l 97News

Faltando menos de um mês para o São João, a confirmação da festa ainda está incerta para diversos municípios do sudoeste. Por causa da paralisação nacional dos caminhoneiros, que encerrou no décimo dia, os prefeitos não têm certeza se os arraiás serão mantidos. Segundo os prefeitos, haverá dificuldades econômicas e, principalmente, a greve impediu a circulação de mercadorias, acarretando em uma diminuição drástica na geração de impostos. De acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, a paralisação está tirando o sono dos prefeitos, obrigando os gestores a encurtar ou até cancelar as festas. Além disso, algumas bandas que faziam parte da programação foram dispensadas para que uma economia de 40% fosse gerada nas despesas da festa. Alguns municípios estão com atraso na entrega dos equipamentos para montagem dos palcos. Outras cidades, com medo da falta de combustível para os geradores ou temendo a queda da arrecadação tributária comprometa os pagamentos, remarcaram a data das festas.



Bahia: Produtores de frutas estimam altos prejuízos por causa da greve

Foto: Divulgação

O Vale do São Francisco, região conhecida por ser a maior exportadora de frutas do país, já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do décimo dia da greve dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira depois de uma reunião com os produtores. Segundo ele, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nessa semana 40 mil toneladas de uva e 60 mil toneladas de manga, além de mais de 200 mil toneladas de outras frutas, como banana, acerola, mamão e coco, mercadorias que eram voltadas tanto para o mercado interno quanto para o externo. “Com todo esse tempo de paralisação, nossas câmaras frias já estão com a ocupação esgotada, não oferecendo mais espaço para o armazenamento das frutas colhidas recentemente. O resultado são pomares e mais pomares com frutas apodrecendo no campo”, lamentou o presidente. Jailson advertiu também que 80% da safra que deve ser colhida nesta semana poderá ficar comprometida por falta de mercado. “Além de termos cancelados todos os novos pedidos do mercado interno, outro agravante é a falta de combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode ocasionar a perda das safras de exportação de setembro e outubro”, acrescentou. 



Fique atento: Abono salarial de R$ 93 milhões ainda não foi sacado por mais de 122 mil baianos

Foto: Conteúdo l 97News

O Ministério do Trabalho informou abono salarial ano-base 2016, ainda não foi pago a 122.780 baianos, que têm à disposição R$ 93.782.014,07. Os trabalhadores têm até 29 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro. O órgão destaca que não há previsão de prorrogação do prazo de saque. Vale lembrar que, empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil. Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2016 com remuneração de até dois salários mínimos. Entretanto, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).



Anvisa abre consulta sobre rotulagem de alimentos; saiba como opinar

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a possibilidade do envio de contribuições para melhorar a informação nutricional em rótulos de alimentos. De acordo com a entidade, o objetivo é facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos. Na semana passada, a diretoria colegiada da agência aprovou um relatório preliminar de análise de impacto regulatório que investiga as alternativas apresentadas por algumas entidades para a Anvisa, além de experiências internacionais de rotulagem. O documento está disponível na aba, Tomada Pública de Subsídios, no site da Anvisa (clique aqui). As contribuições devem ser enviadas via formulário de participação, que possui quatro seções: percepção da sociedade (duas perguntas), análise do impacto regulatório (nove perguntas), design gráfico e comunicação (dez perguntas) e prazo de adequação (uma pergunta). De acordo com comunicado da Anvisa, as mudanças são necessárias porque o modelo atual dificulta o uso da rotulagem nutricional pelos consumidores por problemas de identificação visual, pelo baixo nível de educação e de conhecimento nutricional. Também há confusão sobre a qualidade dos ingredientes e problemas de veracidade das informações, além do uso de termos técnicos e matemáticos, entre diversos outros motivos.



Sem alimentos, 170 mil frangos morrem por dia na Bahia; número pode chegar a 500 mil

Foto: Divulgação l ABA

Cerca de 170 mil frangos morrem por dia na Bahia por falta de alimentos, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeb). A partir desta quarta-feira (30) o número das mortes deverá chegar em 500 mil, segundo a Faeb. As aves não estão sendo alimentadas por conta do bloqueio de rodoviais em todo o país, que impedem a passagem dos caminhões que transportariam os alimentos às granjas. Os animais mortos estão sendo removidos por caçambas e retroescavadeiras. Com a falta de alimento, as aves passam a comer umas as outras. A Associação Baiana de Avicultura (ABA) solicitou aos caminhoneiros, através de nota, a liberação da passagem dos veículos que transportam alimentos às granjas, para que as mortes destes animais não cheguem a ser um problema de saúde pública. “Caso não chegue a ração nas granjas, teremos consequências desastrosas, pois as aves mortas não poderão ser enviadas para abate e não terão onde ser descartadas, pondo em risco a saúde pública e a contaminação do meio ambiente”, afirmou o órgão.



Com 9º dia de greve, postos em Brumado continuam sem combustível

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado, com o nono dia de greve dos caminhoneiros, ainda falta combustíveis em diversos postos da cidade. Sem receber os derivados do petróleo desde segunda-feira, 21, os postos estão 100% sem gasolina e etanol. Os proprietários tinam feito o alerta que o combustível corria o risco de acabar na cidade. O que ocorre é que, mesmo com o acordo feito entre representantes da categoria e o governo, os caminhões continuam parados e os postos sem abastecimento. Ao todo, Brumado tem 11 pontos de venda de combustíveis.  A situação, está cada vez pior e mesmo se o abastecimento for normalizado hoje (29) levará ainda vários dias para que todos os postos da cidade recebam os produtos. O desabastecimento nos postos de combustíveis já atinge cerca de 70% dos municípios baianos.  De acordo com o Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis apenas 15% dos postos da Bahia ainda possuem algum estoque, que devem acabar ainda esta semana.



Valor Abusivo: Empresas fornecedoras de gás serão notificadas por cobrança indevida

Foto: Conteúdo l 97News

A justiça notifica as empresas fornecedoras de gás de cozinha depois de denúncias dos consumidores por cobrarem preços abusivos. De acordo com as denúncias, alguns fornecedores aumentaram os preços dos botijões de gás de forma abusiva na Bahia, aproveitando-se do desabastecimento vividos por todo o país, causado pela paralisação dos caminhoneiros, para obter vantagem sobre o consumidor, o que é proibido por lei. O Código de Defesa do Consumidor também proíbe o aumento “sem causa justa” dos preços de produtos ou serviços, por meio de cálculos e índices divulgado. Os fornecedores terão que apresentar ao órgão os preços cobrados, com documentos que justifiquem o aumento. Os fornecedores processados vão responder por procedimentos administrativos. As denúncias poderão ser feitas no órgão de defesa do consumidor de sua cidade, no caso de Brumado, o Fórum de Pequenas Causas, ao lado da SEMAC no centro da cidade.



Sindicato comunica que não tem mais gasolina nos postos da Bahia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira (25) que chegou ao fim o abastecimento de gasolina e álcool em todos os postos da Bahia. Ainda segundo o Sindicombustíveis, apenas 5% dos postos do estado ainda têm diesel. O problema ocorre em função da falta de abastecimento dos postos, devido à greve dos caminhoneiros em todo o país. 



Embasa recomenda economia de água durante greve dos caminhoneiros

Foto: Conteúdo l 97News

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomendou, nesta sexta-feira (25), que a população baiana economize água durante a greve dos caminhoneiros, que já dura cinco dias. De acordo com a empresa, a greve dificulta a entrega de produtos químicos usados no trtamento da água distribuída para a população e também, por conta dos bloqueios nas estradas do país. A empresa disse, ainda, que, por conta de escassez de combustível nos postos, a empresa está priorizando a realização de serviços de manutenção programados e emergenciais que sejam mais urgentes e inadiáveis.



Greve de caminhoneiros poderá afetar abastecimento de oxigênio em hospitais de Brumado e Região

Os caminhões de oxigênio estão nos bloqueios de Brumado e Santo Estevão. (Foto: Josué Andrade)

A greve nacional dos caminhoneiros, em seu quinto dia nesta sexta-feira (25), afeta o abastecimento de oxigênio em hospitais da Região Sudoeste. Devido aos bloqueios, caminhões carregados com cilindros ou tiveram de retornar para as empresas distribuidoras do produto ou estão parados nas rodovias estaduais e federais. A empresa que abastece os hospitais, informou que o caminhão com 10 mil metros cúbicos de oxigênio saiu na terça-feira (23) de Simões Filho, mas está parado nas manifestações. “Estamos tentando ver com a Polícia Rodoviária um apoio para que o caminhão possa passar por essas barreiras. Apoiamos a manifestação, mas os caminhoneiros têm de entender que os hospitais precisam ser atendidos”, declarou o administrador do segmento medicinal da Diox Jorge Henrique Santos. Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral está com dois caminhões de oxigênio presos nos bloqueios desde esta quarta-feira (24). Segundo a direção da unidade hospitalar, os caminhões da empresa estão nos bloqueios de Brumado e Santo Estevão. A quantidade de oxigênio do hospital dá para ficar até o final de semana. A direção do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado ainda não se manifestou sobre a quantidade que ainda existe na unidade hospitalar, mas segundo fontes ligadas ao setor, o oxigênio só da para mais uma semana.

 



Baianos vendem gasolina em site na internet; valores chegam a R$ 8

Foto: Reprodução

A criatividade do baiano parece realmente não ter fim. Desta vez, internautas aproveitaram a crise do combustível para vender gasolina na internet. Em um site de vendas, um internauta de Salvador e outro de Santo Antônio de Jesus estão divulgando galões de gasolina. “Nessa greve de não deixe de abastecer seu carro. Tenho gasolina de boa qualidade. Estoque de 300 litros. R$ 8 em dinheiro e R$ 9 no cartão”, diz a publicação do usuário. Já na segunda publicação, o vendedor afirma que a gasolina que ele está vendendo custa R$ 5 o litro. A paralisação dos caminhoneiros acontece há cinco dias em todo o Brasil. Por conta disso, mais da metade dos postos de gasolina da Bahia já estão sem combustível.



Aplicativo facilita acesso às ações do TCE/BA

Foto: Reprodução

Já está mais fácil para qualquer pessoa ter acesso ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), seja para fazer denúncias a respeito de mau uso, desvio ou desperdício do dinheiro público ou simplesmente consultar as pautas das sessões plenárias, verificar e acompanhar o andamento de processos. Além dos canais tradicionais, à disposição no portal na internet e pelo telefone da Ouvidoria 0800 284 3115, a Corte de Contas da Bahia lançou o TCE Cidadão, um aplicativo para tablet e celular que pode ser baixado gratuitamente por qualquer cidadão, gestores públicos, partidos políticos, associações ou sindicatos na loja virtual Google Play. No lançamento do aplicativo, o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho observou ser aquele mais um passo da Corte de Contas para se aproximar da sociedade, “de modo a fazer com que os cidadãos possam contribuir com o nosso trabalho, fiscalizando as ações dos gestores e exercendo o controle social”. E acrescentou: “Além disso, também contribui para facilitar o acesso dos gestores, criando mais uma janela para que eles possam acompanhar em tempo real a tramitação de processos, o que amplia de forma substancial a transparência das ações do Tribunal”. Criado pelo Cedasc (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditorias), unidade técnica do TCE/BA, o aplicativo permite registrar textos, áudios imagens e outros arquivos, sendo de fácil manuseio e acessibilidade. As manifestações e denúncias em torno de possíveis irregularidades com recursos públicos encaminhadas ao Tribunal por meio do TCE Cidadão serão analisadas pela Ouvidoria, com o compromisso prévio de fornecer uma resposta ao interessado num prazo máximo de 30 dias. De acordo com os dirigentes do Cedasc, dentro de pouco tempo o TCE Cidadão estará disponível também na Apple Store.