ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Estiagem leva 11 municípios do oeste baiano a decretar situação de emergência

Foto: Luciano Santos l 97News

Devido à estiagem, 11 dos 35 municípios do oeste baiano decretaram situação de emergência. Bom Jesus da Lapa com 63 mil pessoas afetadas é a que mais sofre com o problema, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Outras cidades com pior estado crítica são Serra do Ramalho com 25 mil moradores prejudicados, Ibotirama tem 11 mil afetados e Mansidão registra 8 mil atingidos. Conforme a TV Oeste, por conta da falta de água, o combate ao incêndio tem sido prejudicado. Em Barreiras, um incêndio que começou na noite de segunda-feira (3) levou mais de 24h para ser controlado por conta do tempo e da vegetação seca. Foram seis hectares de área queimada, o equivalente a seis campos de futebol.



Jovem morre afogado e amigo diz que funcionário de empresa obrigou vítima a abandonar caiaque e nadar

Jovem morreu ao tentar atravessar rio de caiaque com mais três pessoas (Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Um jovem de 16 anos morreu afogado no município de Juazeiro, após supostamente ter sido obrigado por um homem a abandonar o caiaque em que estava, no meio do Rio São Francisco, e a seguir viagem nadando. A denúncia foi feita por um amigo da vítima que estava na embarcação com o jovem e outras duas pessoas. A vítima, Diogo Lira Ferreira, retornava da Ilha do Fogo para a orla de Juazeiro com um primo e dois amigos no caiaque quando, no meio do trajeto, a embarcação, que tem capacidade somente para duas pessoas, teria virado duas vezes. O amigo de Diogo contou que todos conseguiram retornar para o caiaque, mas, em seguida, o homem que seria funcionário da empresa, que alugou a embarcação para os jovens, ao ver que o caiaque tinha virado, teria utilizado outra embarcação para alcançar os jovens e, irritado com o excesso de passageiros, obrigado dois deles a descer.  O corpo de Diogo foi achado minutos depois por um salva-vidas. Jhone Bernardino, primo da vítima, contou que outras testemunhas também reforçaram a versão do amigo de diogo de que ele foi obrigado a descer da embarcação sem colete. 



Estradas do Sudoeste terão fiscalização reforçada no feriado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As principais rodovias que cortam o Sudoeste Baiano terão a fiscalização reforçada da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para evitar ocorrências de acidentes e garantir a fluidez do trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. As polícias preveem que, desta quinta-feira (6) até domingo (9), um aumento de 20% no volume médio diário de veículos nas rodovias baianas. O foco das operações será nas BRs, onde o movimento deverá ser intenso nos próximos dias por causa da grande procura por cidades praianas como: Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.



Ex-gestores terão que devolver R$ 277 mil aos cofres públicos

Foto: Divulgação

Além de desaprovar as prestações de contas de dois convênios, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, na sessão ordinária da terça-feira (4), pela imputação de débitos a três ex-gestores, no valor total de R$ 277.480,00, quantia que deverá ser ressarcida aos cofres públicos após atualização monetária e acréscimo de juros de mora. O primeiro convênio a ter as contas desaprovadas foi firmado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) com o Distrito de Irrigação de Fazenda Velha, situado no município de Jequié. A relatora do processo, conselheira Carolina Matos Alves Costa, propôs a imputação de débito de R$ 45 mil, de forma solidária, ao ex-gestor da EBDA, Elionaldo Faro Teles, e ao gestor do Distrito de Irrigação, José Cláudio Santos Silva. Os dois ex-gestores terão ainda que pagar, cada um, multas de R$ 14.077,59 (valor da multa máxima aplicada pelo TCE em 2013, ano da celebração do convênio). Também foi desaprovada a prestação de contas do convênio 12/2008, firmado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) com a Organização Não Governamental (ONG) Crescer Cidadão. Em razão das irregularidades apontadas pela equipe de auditores, o gestor da ONG, Érico Guanais Mineiro Neto, terá que devolver R$ 232.480,00 aos cofres públicos e ainda pagar multa no valor de R$ 5 mil, enquanto o então gestor da Fundac, Walmir Mota de Carvalho, foi punido com multa no valor de R$ 1 mil.



Bahia: Mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes devem ser vacinados contra HPV

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes devem ser vacinados na Bahia durante a campanha contra o HPV, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A ação para reforçar a imunização do público-alvo, meninos e meninas de 11 a 14 anos, foi lançada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (4). De acordo com a Sesab, 924.352 meninas e 693.034 meninos devem ser vacinados na Bahia. A campanha vai até o dia 28 de setembro. No entanto, a imunização segue disponível nos postos durante todo o ano. A ideia da campanha é convocar pais e adolescentes para se vacinarem e tomarem a segunda dose. A vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina do SUS. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da imunização só é garantida após a aplicação da segunda dose. Segundo o Ministério, a vacina usada no Brasil previne 70% de cânceres do colo útero, 90% de câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. A vacina é segura e não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.



Cantor da banda Cacau com Leite sofre acidente grave de carro e escapa sem ferimentos

Foto: Whatsapp l 97News

O vocalista da banda de forró Cacau com Leite, Ari PB, sofreu um acidente de trânsito na tarde de sábado (1º), na BR-330, trecho entre Jitaúna e Ipiaú. De acordo com informações do site Giro em Ipiaú, o artista viajava sozinho no momento em que a barra de direção do automóvel se rompeu. O veículo saiu da pista e capotou em uma ribanceira em seguida. O carro parou cerca de 100 metros distante da rodovia. Ari foi socorrido por uma guarnição da Policia Militar e encaminhado ao Hospital Geral de Ipiaú. Sem ferimentos, ele foi liberado da unidade hospitalar após a realização do exame de Raio X.



Pedreiro de 46 anos é acusado de estuprar menina de oito anos

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (30), em Eunápolis, um pedreiro acusado de estuprar uma menina de oito anos. O crime ocorreu há três meses, no bairro Pequi. Edivar de Jesus, de 46 anos, que já estava com mandado de prisão decretado pelo juiz titular da 2ª vara Crime, foi encontrado escondido em sua casa. De acordo com a polícia, na época Edivar morava próximo à residência da criança e aproveitou que ela estava sozinha para cometer o estupro. A polícia, Edivar negou a acusação. A polícia informou ainda que, logo após o recebimento das denúncias, foram iniciadas as investigações, que culminaram com o indiciamento e pedido de prisão. O inquérito policial continua e não está descartada a possibilidade de existir mais vítimas.



Luís Eduardo Magalhães é o único município baiano com crescimento populacional em 2018

Foto: Divulgação

O município de Luís Eduardo Magalhães é o único da Bahia que apresentou crescimento populacional entre os anos de 2017 e 2018. Segundo a Estimativa de População 2018, divulgada pelo IBGE na quarta-feira (28), a cidade apresentou 1.196 moradores a mais do que no ano passado, representando um crescimento de 1%. Apesar do número parecer pequeno, diferente das outras 416 cidades da Bahia, Luís Eduardo Magalhães foi a única que apresentou saldo populacional positivo em 2018. O mesmo município foi o melhor qualificado da Bahia pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em junho deste ano, que avaliava as condições de emprego e renda, saúde e educação dos municípios, com nota 0,7783 (os índices variavam de zero a um).



Cabeleireiro é morto por cliente após vítima cobrar por dívida de R$ 10

Foto: Blog do Sigi Vilares

Um cabeleireiro, de 46 anos, foi morto a tiros na quinta-feira (30) em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o site Bahia Notícias, Manoel de Aquino Santos foi morto dentro de casa, quando brincava com o filho. Até esta sexta-feira (31), ninguém foi preso. O delegado Joaquim Rodrigues, que investiga o caso, disse que o principal suspeito do crime é um cliente de Manoel. O homem cortou o cabelo com a vítima no último sábado (25) e não tinha pago pelo serviço que custou R$ 10. Testemunhas disseram que na madrugada de domingo (26) o suspeito tentou invadir a casa do cabeleireiro, mas não conseguiu. Já na quinta, o acusado foi armado até a casa da vítima e disparou contra o cabeleireiro. 



Cidades baianas continuam com mais eleitores do que habitantes; diferença chega a 3.213 pessoas

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que em 308 cidades do Brasil, o número de eleitores ainda é maior que o de habitantes. Considerando a estimativa populacional divulgada pelo órgão nesta semana, em todo o país, estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, que é de 208,5 milhões. Já na Bahia, cinco cidades, ainda continuam com mais eleitores do que habitantes. A cidade de Maetinga por exemplo, a 73 km de Brumado, ainda consta no Senso do IBGE, com o eleitorado maior que a população. Segundo o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), a cidade possui 6.790 eleitores aptos para votar, no entanto, segundo o IBGE, a cidade possui 3.577 habitantes, ou seja, a diferença é de 3.213 pessoas. Outra situação é a cidade de Serra Preta, a diferença entre eleitores e habitantes é de 1.886. O eleitorado da cidade é formado por 16.950 pessoas, enquanto a população é de 15.064. Potiraguá, no sul da Bahia, aparece em terceiro lugar no estado, a cidade possui 8.827 eleitores, mas sua população é de 7.549, uma diferença de 1.278. E a situação continua, Ribeirão do Largo, também no sudoeste da Bahia, possui 7.560 eleitores, enquanto a população não passa de 6.304, ou seja, a diferença é de 1.256 habitantes. Completa a lista o município de Lajedão, por lá, a diferença é de 887 pessoas, já que o eleitorado é composto por 4.821 eleitores, enquanto a população não passa de 3.934.



Avião faz pouso forçado no interior da Bahia

Foto: Divulgação l PRF

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado, na tarde de quinta-feira (30), na BR-110, entre os municípios de Inhambupe e Olindina na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o avião saiu de Paulo Afonso com destino a Salvador, no entanto, passou por um problema mecânico durante o voo. Três pessoas estavam a bordo do monomotor. Os passageiros tiveram apenas escoriações leves. Dois passageiros, um de 48 e outro de 49 anos, foram encaminhados ao Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas apenas para avaliação devido ao grande susto. O piloto não precisou de atendimento médico. Ele foi submetido a um teste de alcoolemia, que deu negativo. O avião foi deslocado para o acostamento da rodovia para não bloquear a pista. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai investigar as causas do acidente.



Itapetinga: Sargento é preso após abusar sexualmente da sogra de 70 anos

Foto: Divulgação

Um sargento de 47 anos foi preso na segunda-feira (27), acusado de abusar sexualmente da sogra, uma idosa de 70 anos, no município de Itapetinga. O caso aconteceu no bairro Otávio Camões, na manhã do mesmo dia. A esposa do acusado retornava da academia junto com a filha quando flagraram o sargento da Polícia Militar abusando sexualmente da idosa. A prisão em flagrante foi realizada na noite de segunda-feira, pela própria Polícia Militar. A vítima passou por exames de corpo delito no Departamento de Polícia Técnica, no entanto, não há mais informações sobre os resultados pois, segundo o delegado regional, Antônio Roberto Júnior, os detalhes dos autos correm em segredo de justiça. Ainda segundo informações policiais, o acusado foi transferido para a Corregedoria Geral da Polícia Militar, em Salvador, e depois encaminhado para a Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), em Mata Escura. 



Megaoperação 'Dark West' mobiliza oeste da Bahia e termina com 30 alvos localizados

Foto: Divulgação l SSP/BA

A megaoperação 'Dark West', que mobilizou as forças de segurança estaduais e federal, no Oeste da Bahia, terminou com 30 alvos localizados. Quadrilhas que agiam em Barreiras e mais oito cidades, com um dos líderes em São Paulo, foram desarticuladas, nesta quarta-feira (29). A investigação, coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), através da 11ª Coorpin (Barreiras), foi iniciada há 10 meses, monitorando alvos em nove cidades das regiões Oeste e Chapada, com alguns criminosos, no sistema prisional e outro fora do estado. Na madrugada desta quarta, durante ações simultâneas, 26 mandados de prisões foram cumpridos, sendo um em São Paulo e sete contra alvos, no Conjunto Penal de Barreiras. Na cidade paulista de Ibiúna, Wagner José dos Santos, o 'Dinda', foi alcançado por equipes da Bahia com apoio da polícia de SP. Mesmo longe o traficante comandava as ações da quadrilha, determinava mortes e fazia a logística para envio de drogas e armas. No sistema prisional e também com participação ativa, nas atividades ilícitas, foram cumpridos mandados contra Itamário Lucas Monteiro, o 'Gordinho', Marizete Bezerra da Silva, a 'Maria', João Paulo dos Santos da Paz, Victor Cássio dos Santos Brito, Naiana de Souza Prado, Elison Rodrigues dos Santos, o 'Bonito', e Maicon Douglas Batista da Silva.

Foto: Divulgação l SSP/BA

Nos municípios de Barreiras, Irecê, São Félix do Coribe, Cotegipe, Angical, São Desidério, Cristópolis, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória foram presos Edmilson Cruz Bezerra Júnior, Evandro Souza Pereira, Anderson Rodrigues da Silva, Cleilton Alves Gaia, Clemilton Alves Gaia, Márcio Benedito Gaia de Souza, Humberto José Neves e Silva, Geozadak Gomes Rosa, João Almeida de Jesus, Cristiano Borges da Silva, Giselda Bezerra da Silva, Ivan Carlos Fiorese, Luciana Gomes de Oliveira, Renildo Assunção de Miranda, Fábio Júnior Pereira de Jesus, Benita Maria de Jesus, Laelton Vieira dos Santos e Fabiana de Jesus da Silva. Em confronto com os policiais morreram os alvos prioritários Deilson de Araújo Rodrigues, o 'Caladão', Gilberto Santana Pimentel, o 'Zabelê', Alex da Silva Mercêdes e José Edílson Félix da Silva. Em imóveis ligados às quadrilhas foram apreendidos quantias em dinheiro, veículos, comprovantes de depósitos  armas, entre outros materiais que estão sendo contabilizados.



Cidades mais populosas da Bahia também perderam habitantes entre 2017 e 2018, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As seis cidades mais populosas do interior baiano também registraram queda no número de habitantes conforme estimativa 2018 do IBGE divulgada nesta quarta-feira (29). Segundo a contagem, Feira de Santana registra atualmente 609.913 ante 627.477 no ano passado, baixa de 2,8%. Na sequência, Vitória da Conquista, aparece com 338.885, antes eram 348.718 em 2017, baixa de 2,82%. Depois, aparece Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 293.723 antes eram 296.893, queda de 0,85%; Juazeiro, no Sertão do São Francisco, tem 215.183 antes 221.773, baixa de 2,9%; Itabuna, no sul, registra 212.740 antes somava 221.046 moradores, e Lauro de Freitas, também na RMS, que conta hoje com 195.095 em relação aos 197.636 do ano passado. 



Mais de 22 mil policiais recebem prêmio pela redução da violência

Foto: Conteúdo l 97News

Mais de R$ 22 milhões serão pagos a 22,5 mil policiais baianos que alcançaram redução de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Bahia durante o primeiro semestre de 2018. O Prêmio por Desempenho Policial (PDP) tem o objetivo de incentivar o trabalho das forças de segurança. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), o número de Homicídios doloso, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte tiveram quedas de 6,8%, na Bahia, na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e o do ano anterior. Os dados vão de encontro com o que foi publicado pelo Anuário de Segurança Pública de 2018, que apontou um ligeiro crescimento nos mortes violentas ao contabilizar também mortos em confronto com a polícia, suicídios e mortes em acidentes, segundo pasta. Os números do semestre da SSP, divulgados anteriormente em coletiva, serão publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (29). Em cerca de 15 dias, será divulgada no mesmo veículo de comunicação a lista com as unidades das polícias Militar, Civil e Técnica que receberão o PDP.



Caetité: Alunos de escola pública criam o primeiro robô cadeirante do mundo

Foto: Willian Silva l Sudoeste Bahia

Alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Caetité, criaram algo inovador e ao mesmo tempo instigante no campo da tecnologia. Ele criaram o primeiro robô cadeirante do mundo, inclusive já reconhecido por órgãos internacionais ligados à tecnologia. De acordo com o blog Sudoeste Bahia, O robô mexe a “boca”, move os braços, consegue agarrar coisas. Tudo isso numa estrutura com cerda de 1m e 60c. O coordenador do projeto, professor Emílio Souza, diz que o robô surgiu de uma ideia atrelada a acessibilidade. Quatro alunos se revezaram na construção, que é totalmente sustentável. Um deles, o João Victor, de 16 anos, conta que na construção do robô foi ultilizado materiais reciclados como canos de esgoto, rodas de bicicleta, peças de impressora e fios. O arduíno (peça central que envia os comando para o robô) compraram na internet. Os alunos cantaram que mesmo com boa parte do material reciclado, os eles gastaram cerca de R$ 3mil na construção do robô. "Estamos tentando conseguir patrocinadores para que possamos melhorar o projeto. Este é o primeiro robô cadeirante do mundo. Precisamos levar isso adiante", comentaram. 



Bahia: Mulher tem gravidez natural de quadrigêmeos: 'Benção'

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma mulher de 36 anos, descobriu que está esperando por quadrigêmeos, caso raro na Bahia. A baiana Polyanna Dourado, que mora em Irecê na Chapada Diamantina engravidou de forma natural e está no terceiro mês de gestação. Segundo o G1, ela já é mãe de uma menina de dois anos. A surpresa veio na primeira ultrasom em junho. Após 15 dias, ao realizar um segundo exame, descobriu que tratava-se de uma gravidez de quadrigêmeos. Segundo os médicos, a previsão é de que Polyanna dê à luz em janeiro. Até lá, ela, que está desempregada, e o marido, que trabalha como pequeno agricultor, esperam que tudo dê certo. Para a gravidez, Polyanna seguiu orientação médica e tomou um remédio para induzir a ovulação. Especialistas, entretanto, dizem que casos de gravidez de quadrigêmeos são raros. A cada mil gestantes, apenas uma consegue engravidar de gêmeos. 



Ministério da Saúde lança serviço de combate a fake news pelo WhatsApp

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde lançou um serviço de combate a notícias falsas por meio do WhatsApp. Qualquer cidadão pode adicionar no celular o número (61) 99289-4640 para verificar a confiabilidade de informações. O canal de comunicação exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da Pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. "No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas", comentou o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga. O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não.



Servidor público é preso por forjar roubo de carro para receber valor do seguro

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um servidor público municipal identificado como Carlos Augusto, da cidade de Brotas de Macaúbas, foi preso em flagrante, na sexta-feira (24), ao conduzir um veículo com restrição de roubo forjada para receber indenização do seguro do carro. De acordo com o Bahia Notícias, Carlos Augusto, dirigia o veículo quando foi parado em um bloqueio. No local, agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada constataram que o carro que Carlos conduzia estava no nome dele, mas constava no sistema como roubado. O homem foi conduzido Delegacia Territorial da cidade e confessou que prestou uma queixa de roubo do carro, pois queria receber o dinheiro da indenização do seguro. Carlos foi detido e está à disposição da Justiça.



Bahia: Tetraplégico é preso apontado por chefiar tráfico de drogas; R$ 17 mil foram apreendidos na operação

Foto: Divulgação l SSP/BA

A polícia prendeu neste sábado (25) um homem tetraplégico suspeito de chefiar o tráfico de drogas em Senhor do Bonfim na Bahia. Com Lucas dos Santos Andrade, de 24 anos, e outras quatro pessoas foram encontrados drogas e mais de R$ 17 mil, em espécie. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as quatro pessoas também foram presas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas. Dos quatro, três foram flagrados pela polícia na casa Lucas auxiliando ele na venda das drogas. Conforme as investigações, mesmo com a mobilidade reduzida por ser tetraplégico, Lucas comandava a venda e distribuição das drogas na cidade e fornecia os entorpecentes para outros traficantes revenderem. Os investigadores detalharam que além dos R$ 17. 433 mil em espécie, foram apreendidos com Lucas e as quatro pessoas, 30 pedras de crack, três porções da mesma droga pesando 22,5 gramas, 12 porções de maconha, uma munição de arma de fogo e uma balança de precisão. As investigações apontam ainda que Lucas já foi preso por tráfico de drogas. O grupo foi autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Foto: Divulgação l SSP/BA