ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Detran corta gastos e economiza R$ 12 milhões, diz diretor

Foto: Divulgação

Em 30 dias de gestão, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Pimentel, contabiliza a redução de gastos no custeio do órgão, que representa a economia de R$ 1 milhão por mês. O resultado foi apresentado pelo diretor nesta terça-feira (26), na abertura do curso de capacitação do Detran para 70 policiais militares que conduzem viaturas, realizada no Departamento de Apoio Logístico da PM, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. "Com a crise econômica nacional e incertezas no governo federal, os estados são obrigados a reduzir gastos. As medidas que tomamos nesse pouco tempo de gestão significam uma economia de R$ 12 milhões para o órgão de trânsito, em um ano, sem prejuízos para os serviços oferecidos à população e parcerias como essa mantida com a PM", afirmou Pimentel. Durante o evento, foram entregues carteiras de habilitação categoria B (carros) aos primeiros doze policiais na história da corporação, preparados pelo Centro de Formação de Condutores da PM, que conta com o apoio técnico do Detran. "A Polícia Militar e o Detran são parceiros em operações de fiscalização nas vias. Essa união ganhou mais alcance com a formação e capacitação de policiais condutores, o que qualifica a nossa tropa para ações no trânsito", ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.



Jacobina: Dupla é presa com 15 armas encomendadas por grupo criminoso da Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Dois homens foram presos após serem flagrados, na segunda-feira (25), com 15 armas em um carro de passeio, em Xique-Xique. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a dupla, que transportava rifles, espingardas e pistolas, recebeu R$ 6 mil para entregar o armamento em Jacobina. A SSP-BA informou que a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido recebeu uma denúncia do transporte dos armamentos e montou barreiras entre as cidades de Barra e Xique-Xique. Quando os homens tentaram passar com o carro, foram abordados. Eles haviam saído da cidade de Luís Eduardo Magalhães. Conforme detalhado pela SSP-BA, dentro do automóvel foram encontrados seis rifles (calibres 44, 38 e 22), sete pistolas (calibres 7.65, 38 e 32), duas espingardas, carregadores, munições, R$ 6 mil em espécie, coldres e celulares. 



Governador entrega tratores e caminhões de emendas de Waldenor e Zé Raimundo

Foto: Divulgação

Mais nove caminhões baú e seis tratores foram entregues pelo governador Rui Costa a diferentes municípios, hoje (25), no Parque de Exposições de Salvador, adquiridos através de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).  Além disso, foram entregues implementos agrícolas a outra dezena de municípios contemplados anteriormente com tratores, também resultantes de emendas dos deputados. Durante o ato de entrega dos equipamentos, Waldenor e Zé Raimundo se reuniram com o secretário estadual de Agricultura, Lucas Teixeira Costa, e ele assegurou que serão entregues até o final de abril os equipamentos destinados a outros municípios definidos nas emendas dos parlamentares. São três caminhões basculantes para Livramento de Nossa Senhora, Ribeirão do Largo e Caetanos; e duas Pás Carregadeiras para Tanque Novo e Macaúbas. Com a destinação dos caminhões baú, os deputados concretizam nova ação de apoio à agricultura familiar. “Esses veículos vão ajudar na distribuição da produção, no transporte de gêneros agropecuários. Portanto são de grande utilidade para os pequenos produtores”, justifica Waldenor Pereira. Enquanto Zé Raimundo complementa: “Temos priorizado a agricultura familiar em nossas emendas para fortalecer esse importante segmento da nossa economia, responsável pela maior parte da produção alimentícia do estado”. Os tratores foram destinados a associações de pequenos produtores de Vitória da Conquista, Riacho de Santana, Lagoa Real, Cordeiros, Urandi e Encruzilhada. Os caminhões Baú são para: Apuarema, Barra do Choça, Belo Campo, Candiba, Ibiassucê, Tanhaçu,  Cândido Sales, Encruzilhada e Riacho de Santana.



Justiça determina que restaurante devolva a cliente R$ 1,50 por caruru e R$ 0,56 por pimenta após cobrança indevida

Foto: Reprodução

A Justiça da Bahia determinou que uma delicatessen de Salvador que devolva a um cliente R$ 1,50 pelo caruru e R$ 0,56 pela pimenta que foram cobrados indevidamente após o homem comprar um abará. A decisão da juíza Michelline Soares Bittencourt Trindade Luz foi proferida em 23 de fevereiro deste ano. O caso ocorreu em novembro de 2018. Conforme descrito na decisão, o homem se sentiu prejudicado ao ser cobrado por itens que acompanham o abará, mas que ele não consumiu. Segundo o site G1, o cliente alega que pediu o alimento apenas com vatapá e salada, mas na nota fiscal constava a cobrança de pimenta e caruru. Na decisão, a juíza determinou ainda que a delicatessen indenize o cliente em R$ 300. Não há informações sobre se os valores já foram pagos ao homem. A decisão da juíza descreve que a empresa não assistiu ao princípio da veracidade da oferta, onde deveria dar informações verdadeiras, corretas e claras ao consumidor, violando, o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor.



Inema emite Estado de Atenção para Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quarta-feira (20), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um Estado de Atenção para a região Sul e Sudoeste da Bahia. Segundo o órgão, há possibilidade de condições atmosféricas com ocorrência de chuvas frequentes ao longo desse período. Conforme o instituto, é importante que a população fique justamente "atenta porque, nesse momento, em face do grande calor, não sabemos qual volume de chuva poderemos ter nos próximos dias". Conforme ainda alerta, "é importante que a população evite locais de baixa elevação, e também evite ficar perto de locais arborizados, porque pode atrair raios". Ao longo desse período são esperados eventos de chuvas moderada a forte em algumas áreas desta faixa, podendo vir acompanhadas de descargas elétricas, o que caracteriza uma situação de Atenção. Dentre esses municípios estão Brumado, Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Barra da Estiva, Guajeru, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas, Rio do Antônio, Tanhaçu, Ituaçu, Ibiassucê, Caculé, Caetité, Guanambi e outras cidades.



Governo pagará R$ 35,5 milhões a policiais por redução de mortes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais militares, civis e técnicos que contribuíram diretamente para a diminuição de 16% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – na Bahia, receberão uma gratificação de R$ 35,5 milhões do Governo do Estado. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa na última terça-feira (19). O valor faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ação de reconhecimento e com caráter motivacional promovido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). "Nós fazemos um balanço a cada seis meses. Com isso, cada região sabe se atingiu ou não a meta. O resultado do segundo semestre de 2018 é excelente, pois reduzimos as ocorrências violentas em 16%. É o melhor resultado dos últimos seis anos", disse Rui. O período analisado para pagamento da gratificação foi o segundo semestre de 2018, comparado ao mesmo período do ano anterior. A Bahia ficou com diminuição de 16%, representando em números absolutos 2.542 ocorrências no ano passado, contra 3.025 em 2017. Salvador, região metropolitana e interior fecharam com quedas de 22,9%, 20,6% e 12,5%, respectivamente. No total serão contemplados 24.222 servidores, sendo 19.459 da Polícia Militar, 3.668 da Polícia Civil, 753 do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 342 de unidades diretamente ligadas à SSP. O valor mínimo pago será de R$ 371, enquanto o máximo será de R$ 2.476. O pagamento deve ser feito até o fim do mês de abril.  



Verão na Bahia foi produtivo, 6 milhões de pessoas visitaram nosso Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Seis milhões de turistas visitaram a Bahia durante o verão, conforme dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Segundo a pasta, apesar do verão terminar nesta quarta-feira (20), a Bahia já pode contabilizar dados da estação mais quente do ano, quando o estado é bastante procurado, principalmente por conta das belas praias e cidades litorâneas. Durante este verão, a expansão da atividade foi de aproximadamente 7,5%, comparado com o ano passado, quando o estado recebeu cerca de mais de 5,5 milhões de turistas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo a Secretaria de Turismo do estado, foram mais de R$ 6 bilhões movimentados na Bahia no verão. Para se ter uma idéia, na alta temporada, os destinos mais procurados, além de Salvador, foram Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Os turistas brasileiros que mais procuraram a Bahia vieram de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre os estrangeiros, as nacionalidades mais presentes foram a argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana. O fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco estados mais visitados durante as férias.



Mineradora anuncia investimento de R$ 11 bi para produção de ferro na Bahia

Foto: Divulgação

A mineradora anglo-australiana Colomi Iron Mineração anunciou que vai investir R$ 11 bilhões no projeto de produção e exportação de minério de ferro no Norte da Bahia. O valor compreende aportes para a construção e operação da mina e de melhorias na Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e no Porto Aratu-Candeias. Segundo a empresa, já estão previstos R$ 4,6 bilhões na mina, situada a 200 km de Juazeiro, R$ 5 bilhões na ferrovia e R$ 2 bilhões no porto. O anúncio foi feito na segunda-feira (18) no Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia. O empreendimento que terá início das operações previsto para o final de 2023 está na fase de pré-viabilidade econômica. Com os investimentos, a mineradora espera colocar a Bahia na terceira posição em produção de minério de ferro do país, gerando 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos só na implantação do Porto Sul. 



APLB Sindicato teme por segurança dos integrantes em unidades educacionais da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato) em entrevista ao site Bahia Notícias relatou que teme pela segurança dos integrantes da comunidade escolar nas unidades educacionais da Bahia. O presidente do sindicato, Rui Oilveira, cobra do governo do estado a criação de um ambiente em defesa da escola pública, no sentido de garantir e preservar a integridade das pessoas que compõem ela. Com o objetivo propor diálogo com a Secretaria de Educação do Estado, e problematizar as questões de segurança e o medo vivenciado por alunos e professores nas escolas estaduais, a APLB planeja realizar, ainda no mês de março, um seminário sobre violência nas escolas. Rui destacou o perigo a que os alunos, professores e demais funcionários estão diariamente expostos e atribuiu a insegurança à falta de políticas públicas. "O governo federal, ao invés de chegar e criar uma política de segurança, quer responsabilizar e armar professor. É um absurdo", disse o presidente se referindo aos ataques que ocorreram no Brasil. O último foi em Suzano (SP). "A responsabilidade pela segurança escolar deve ser do estado, e nós discutimos isso e vamos continuar discutindo", defendeu Rui em entrevista ao Bahia Notícias. Na avaliação da APLB, algumas medidas, se adotadas pelo governo do estado, resultariam em maior segurança e consequente alívio para os agentes de educação. "Queremos que o governo intensifique com a ronda escolar, e com políticas públicas que é necessário diminuir a violência, não só dentro da escola, mas no entorno da escola".



Incêndio destrói fábrica da Ortobom em Salvador

Foto: Reprodução l WhatsApp l 97NEWS

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de colchões da Ortobom no bairro de Valéria, por volta das 6h desta terça-feira (19), em Salvador. As pessoas que residem próximo à fábrica deixaram seus imóveis por recomendação do Corpo de Bombeiros. A fumaça que se formou no local é densa e se espalha rapidamente. Ela pode ser vista de outros bairros da capital baiana. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foram encaminhadas ao local e atuam no combate as chamas. Carros-pipas também foram solicitados na região. As causas do incêndio não foram informadas pelo Corpo de Bombeiros, mas conforme relatos de funcionários da fábrica, as chamas começaram em uma área onde são produzidos blocos de espuma. Os funcionários relataram, ainda, que a área onde o fogo começou possui muitas máquinas. O Corpo de Bombeiros informou que os brigadistas da fábrica iniciaram o combate ao fogo mas, por conter muito material inflamável, as chamas se propagaram muito rápido. Por volta das 9h30, os bombeiros ainda trabalhavam para debelar as chamas. 



Menina de sete anos morre após ser atingida por caixa de som em festa

Foto: Ilustrativa

Uma menina de sete anos morreu após ser atingida por uma caixa de som, durante uma festa, na noite do último domingo (17), no bairro da Engomadeira, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o objeto se desprendeu de um carro, que estava estacionado na rua e caiu sobre a vítima. De acordo com a Polícia Civil, Damile Vitória dos Santos Veiga foi socorrida pela mãe e levada para o Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula. A menina chegou desacordada na unidade médica, foi encaminhada para o setor de cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado na delegacia de Tancredo Neves.

 



Parceria entre TCE e Abin visa apurar irregularidades com recurso público na Bahia

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) celebraram, na tarde desta segunda-feira (18), convênio para o intercâmbio de informações, conhecimentos e bases de dados, com o propósito de aprimoramento de suas atividades. O convênio, inédito na região Nordeste, foi assinado pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, e pelo superintendente estadual da Abin, Cláudio Albano Silva Cunha. Para o TCE/BA, o retorno esperado virá na forma de capacitação no campo da inteligência investigatória para a apuração de irregularidades praticadas com o uso de recursos públicos. Já para a Abin espera-se que a utilização da solução criada pelos auditores do TCE, o Sistema de Observação das Contas Públicas – Mirante, e das suas diversas bases de dados, possam proporcionar conteúdo útil para a atividade de suprimento de informações estratégicas e de inteligência para os órgãos da União. O presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, destacou o pioneirismo da Bahia em firmar a parceria com a Abin por meio do intercâmbio de informações ente a Agência de Inteligência e as várias áreas da Casa de Controle. “O Tribunal tem estimulado parcerias com diversos organismos estaduais e federais a fim de compartilhar informações e otimizar os trabalhos da Casa. Essa importante parceria com a Abin, pioneira entre os Tribunais de Contas do Nordeste, vai fomentar e dinamizar o exercício do controle externo no estado da Bahia”.



Bahia: Pró-semiárido promove capacitação em associativismo na cidade de Umburanas

Foto: Divulgação

Terminou na última sexta-feira (15), no Território Rural Vale das Barrigudas, município de Umburanas, a Oficina de Associativismo realizada pela Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi), entidade que  presta serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) pelo Pró-Semiárido,  projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa teve por  objetivo o fortalecimento organizacional e o empoderamento das organizações associativas. “Viver o associativismo é uma construção e conquista social, é um instrumento imprescindível para que uma comunidade passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica”, destacou Deyse Oliveira, uma das responsáveis pela Oficina e técnica em Desenvolvimento Social da CAR. Durante a capacitação foram utilizadas metodologias participativas, bem como dinâmicas reflexivas que contribuem para o processo de cooperação: “Essa oficina é uma iniciativa muito boa, como técnica percebo que ações desta natureza fortalecem o trabalho coletivo para que aconteça de maneira conjunta entre as famílias. A união, o companheirismo e se reconhecer como território é muito importante para o  desenvolvimento rural e para a agricultura familiar”, afirma Meirelle de Souza, técnica agrícola da Cofaspi.

A oficina contou com a participação de representantes do sindicato rural Umburanas, técnicos da CAR e da Cofaspi. Selma Carvalho da Cruz, membro da Comissão de Controle Social do Território Rural Vale das Barrigudas, avaliou que “a oficina foi de grande importância, um aprendizado para mim e para todos que estavam presentes. Entendemos como nos organizar, para melhor desenvolvermos o nosso papel social. As oficinas desenvolvidas somam uma grande força, trazendo visão, missão e valores, onde vem contribuir para a autonomia dos agricultores e agricultoras”. Por fim, Ionaria Alves, agricultora familiar, que também integra a Comissão de Controle Social, observou que o encontrou foi de muito conteúdo e aprendizado: “A oficina foi de suma importância,  a teoria é necessária e para se  obter uma boa prática.  Com certeza, as  equipes e  as pessoas  presentes captaram muitas  informações fundamentais, para levar uma associação  adiante e  com  sucesso”. 

CONTINUE LENDO


Ministério Público baiano pede remoção de vídeos com Desafio do Momo que ensina crianças a suicidarem

Foto: Reprodução l Vídeo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), investigará a ocorrência da personagem “Boneca Momo”, em vídeos infantis, que ensina crianças a se suicidarem. A personagem aparece em vídeos publicados no Youtube. Os vídeos também foram compartilhados em redes sociais. O MP-BA já pediu a remoção dos conteúdos ao Google e ao Whatsapp. Segundo o site Bahia Notícias, a personagem aparece no meio de vídeos infantis, como de slime. A personagem ensina o passo a passo de como as crianças devem cortar os pulsos. Os vídeos têm burlado os algoritmos do Youtube Kids. Diversas famílias relatam que as crianças que assistiram ao conteúdo estão assustadas com a personagem e que tem medo de dormirem sozinhas. O Youtube Kids, em nota, afirmou que, ao contrário dos relatos apresentados, “não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids”. “Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids".



Bahia: Adutora rompe e quatro casas são atingidas por 'mar de lama'

Foto: Divulgação l Defesa Civil

Uma adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) rompeu e atingiu quatro casas, na madrugada deste domingo (17), na cidade de Ilhéus. Não há registro de feridos. O caso ocorreu por volta das 4h, no Alto da Tapera. Segundo a Defesa Civil de Ilhéus, o "mar de lama" que se formou após o rompimento afetou móveis e eletrodomésticos das residências. De acordo com o G1, os moradores tiveram que deixar os imóveis. Duas famílias foram hospedadas em um hotel da região pela Embasa. Já as outras duas receberam aluguel social. Em nota, a Embasa informou que técnicos trabalham no local para reparar a adutora. Conforme o comunicado, a previsão de término da obra e início da retomada gradativa do fornecimento de água, nessas áreas, é de 48 horas. No comunicado, a Embasa ainda informou que está dando suporte às famílias que tiveram as casas afetadas após o rompimento da adutora, junto com a Defesa Civil.



Adolescente é resgatado por PMs pouco antes de ser morto por suspeitos de tráfico

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por policiais militares pouco antes de ser morto por suspeitos de tráfico de drogas, na tarde do último sábado (16), no bairro de Cassange, em Salvador. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a vítima seria integrante da mesma quadrilha que os suspeitos e teria contado que seria morto por conta de uma suposta traição. O assassinato foi impedido durante um patrulhamento de rotina. Conforme a SSP, os militares passavam pela Estrada do Ouro quando perceberam um grupo de homens em um campo de futebol. Quando se aproximaram houve correria e disparos de arma de fogo. Após confronto, segundo a Secretaria, os suspeitos fugiram e o adolescente foi encontrado amarrado, perto de um buraco, onde seria enterrado. Em seguida, os PMs retiraram o jovem do bairro e o liberaram, pois não havia possibilidade de flagrante mesmo ele assumindo fazer parte do tráfico. Os materiais para cavar buracos foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia.



Falso médico é preso por usar nome de profissional verdadeiro na Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um falso médico foi preso em Nova Soure, após uma denúncia anônima. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o homem se passava por um médico que tinha o mesmo primeiro nome dele: Aislan. O impostor, identificado como Aislan Deivid Pimentel, usava o nome do médico Aislan Pires Fernandes. De acordo com o site Bahia Notícias, o falso profissional foi descoberto quando policiais militares pediram os documentos dele. A ação foi feita por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. Ainda segundo a SSP-BA, no livro de registros do hospital, os militares constataram vários atendimentos feitos pelo falso médico em anos diferentes. Aislan foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal, na mesma região. O caso ocorreu na última sexta-feira (15).



Embasa liderou ranking de reclamações dos consumidores em 2018 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-BA), divulgou, na última sexta-feira (15), quais foram os 30 fornecedores de produtos e serviços que mais receberam reclamações e os que menos atenderam as demandas dos consumidores baianos no ano passado, por meio do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Exercício de 2018. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), liderou a relação das reclamações com 573, seguida da Oi Móvel com 367 e da Oi Fixo com 320 denúncias. O Cadastro de Reclamações dá possibilidade, ao fornecedor, de avaliar e incrementar as relações de consumo, caso as empresas não atendam a denúncia no prazo estipulado, elas são submetidas a sanções administrativas, ou seja, pagamento de multas. Veja a relação completa dos 30 que mais sofreram reclamações. (Clique aqui)



Bahia: Artista plástica faz pinturas inusitadas na própria casa e imóvel vira ponto turístico

Foto: Reprodução l TV Santa Cruz

A criatividade e talento não faltaram à artista plástica D'Jane Silper na hora de reformar a casa onde mora, na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia. O imóvel ganhou pinturas inusitadas, feitas pela própria artista, que teve a ideia após notar que a casa precisava de reforma mas faltava dinheiro para fazer uma obra convencional. "No início foi por reforma mesmo. A casa estava muito destruída e eu não tinha condições para reformar, pagar pedreiro, então eu quis colorir para ficar bonitinha. Estava feia por dentro, mas tinha cor", contou a artista. Segundo o G1, a arte da casa de D' Jane, que também é auxiliar administrativa e aprendeu a pintar sozinha, já começa pela calçada que possui a pintura de teclas de piano. A fachada é bastante colorida, com detalhes de flores, borboletas, gato, osso de cachorro e com direito até a uma plaquinha com a frase: 'Humilde residência'. Diante de tantas cores e desenhos, quem passa pelo local quer entrar na casa da artista plástica, que já se tornou um ponto turístico de Itanhém. A podóloga Aparecida Araújo, que visitava a cidade, fez questão de conhecer a "Humilde residência" de D' Jane. Conforme o G1, a fachada já ganhou quatro versões. O que D' Jane não imaginava é que a casa fosse fazer tanto sucesso entre os moradores e visitantes de Itanhém, cidade com cerca de 19.500 habitantes. A arte de D'Jane ultrapassou os limites da casa dela. A artista plástica também deixa o seu colorido em outros pontos de Itanhém, como por exemplo, nas paredes de um projeto social para crianças e jovens do município.



Jovem de 26 anos é perseguida e executada em Jequié

Foto: Divulgação

Uma jovem de 26 anos foi executada por dois bandidos em uma moto, na noite da última quarta-feira (13), em Jequié. Segundo a polícia, por volta das 19h, Valdinéia Santos Silva, trafegava com sua motocicleta pela Avenida Tote Lomanto, enquanto era seguida pelos meliantes. Conforme a PM, em um certo momento da via, a jovem foi abordada pelos criminosos que a atingiram com dois disparos de revolver calibre 38, pelas costas. Valdinéia ainda conseguiu percorrer cerca de 20 metros, onde foi alcançada pela dupla que fez mais seis disparos. A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local, ela era moradora do bairro Joaquim Romão, na mesma cidade. A Polícia Civil investiga a autoria e motivação do crime.