ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia registra 135% de aumento nos casos de sífilis

Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que detalhou ainda que os mais afetados pela doença são os homens jovens. Nos últimos quatro anos os casos de sífilis aumentaram em mais de 135%. A sífilis é transmitida principalmente através da relação sexual sem proteção. Essa forma de contágio cresceu em 135,75%. Em 2018, foram 8.124 pessoas diagnosticadas com a doença por este meio. Em 2014, o número era de 3.446 casos. O contágio também pode ser por transfusão ou contato direto com sangue contaminado, ou ainda passada da mãe para o feto -- chamada sífilis congênita. Esses casos tiveram aumento de 145,41%, um número de mais de 15 mil registros nos últimos seis anos. Quando não é tratada precocemente, a sífilis pode comprometer vários órgãos como o cérebro, coração, olhos, pele e ossos. No caso das grávidas, a doença pode causar complicações como parto prematuro, má formação do feto e até mesmo provocar a morte do bebê. Mais de 50% dos casos foram homens jovens com idades entre 20 e 29 anos. A doença é de rápida identificação e fácil tratamento, e pode ser feito nos postos de saúde ou nos centros de referência.



Demissões nas afiliadas da Globo continuam, Rede Bahia demite funcionários da TV Sudoeste

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (8), a crise na comunicação continuou, e as afiliadas da Globo continuam realizando demissões em massa no seu quadro de funcionários. O corte realizado pela Rede Bahia chegou a TV Sudoeste, em Vitória da Conquista. De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, cerca de cinco pessoas foram dispensadas, entre elas a jornalista Carol Pimenta, que integrava o time de repórteres da emissora desde o ano de 2016. As outras pessoas pertenciam aos setores de edição e produção. Em nota a Rede Bahia continua dizendo que o que aconteceu na TV Sudoeste, é o mesmo que vem acontecendo em outras afiliadas como a TV Oeste e TV São Francisco. As atividades não serão encerradas, que "está realizando um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas” e que “o grupo tem investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional”. A TV Sudoeste de Vitória da Conquista é a única afiliada líder de audiência dentre todas as afiliadas do Brasil. 



Bahia: Número de feminicídios cresce nos primeiros meses do ano

Foto: Reprodução

O número de feminicídios (homicídio praticado contra a mulher por ela ser mulher) registrados na Bahia cresceu nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em 2019, foram 10 casos a mais que os ocorridos entre janeiro e abril do ano passado. O órgão não detalhou, no entanto, o total registrado nos dois anos. As informações foram apresentadas pelo secretário Maurício Teles Barbosa, na quarta-feira (8). Segundo a SSP, apesar do aumento no número de feminicídios, houve queda de 32,6% nos casos de estupros, 61 casos a menos de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2018. Ainda conforme o órgão, as reduções seguem para os crimes de tentativa de homicídio, de 144 para 117 (-18,8%), lesão corporal dolosa, de 6055 para 4565 (-34,6%), injúria, de 4410 para 3534 (-19,9%), e ameaça de 12.554 para 9874 (-21,3%).



Carreta desgovernada causa grave acidente em rodovia na região de Barreiras

Foto: Whatsapp l 97News

Na noite de quarta-feira (08), uma carreta desgovernada teria causado um engavetamento e ferindo cerca de 30 pessoas na BR-135, trecho de Riachão das Neves a Barreiras, no Oeste do Estado. O acidente aconteceu após um caminhão tombar e espalhar a carga no meio da estrada. Populares resolveram saquear o material e acabaram atingidos pela carreta que surgiu sem controle na rodovia. Por conta do primeiro acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já tinha sido chamada e estava no local tentando organizar o trânsito, quando também teve o seu veículo atingido. A PRF não divulgou o número de vítimas, mas um vídeo que circula nas redes sociais relata duas mortes. A região, que é uma rota da soja e do milho, é considerada muito ruim para trafegar. Com o segundo acidente, várias viaturas do SAMU foram chamadas para socorrer as vítimas. 



Muritiba: Gerente de banco tem explosivos retirados do corpo e é liberado pela PM

Foto: Whatsapp l 97News

O subgerente da agência do Banco do Brasil da cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano, foi liberado e os explosivos que estavam em seu corpo, com corrente e cadeado, foram retirados pelo Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo apurou o 97NEWS, o bancário deixou o local por volta das 13h15 desta terça-feira (7). Ele foi abraçado pelos familiares que também foram vítimas de sequestro dos bandidos

Foto: 97News

De acordo com a polícia, o gerente foi obrigado a transferir uma alta quantia para uma conta bancária em Salvador. Os criminosos conseguiram fugir. O gerente passou a noite na agência. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, por meio de nota, parentes do funcionário da instituição financeira foram feitos reféns e libertados, após cerco da Polícia Militar. Equipes do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) deslocaram para a cidade para retirada dos explosivos.



Família de subgerente do Banco do Brasil é feita refém durante assalto em Muritiba

Foto: Whatsapp l 97NEWS

O subgerente da agência do Banco do Brasil da cidade de Muritiba, no Recôncavo Baiano, foi mantido refém na manhã desta terça-feira (7). De acordo com informações de populares, cerca de 10 bandidos entraram na agência por volta das 11h, renderam os seguranças, funcionários e clientes. Policiais Militares da região, Cipe/Litoral Norte e a Polícia Civil foram chamados para a ocorrência. De acordo com relatos, durante a tentativa de roubo, o subgerente foi obrigado a sacar dinheiro na agência, mas o sistema de segurança detectou que algo de errado estava acontecendo e acionou a polícia que imediatamente cercou o local. Ainda segundo informações, a família do subgerente chegou a ser levada pelos assaltantes durante a fuga, mas foi liberada no município de Amélia Rodrigues. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.



Polícia Militar da Bahia anuncia concurso para duas 2 mil vagas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia anunciou um novo concurso público ainda neste ano. A notícia foi divulgada no início da noite de segunda-feira (6). De acordo com a publicação, serão 2 mil vagas para soldados para o certame anunciada para o segundo semestre desse ano e após a conclusão da seleção serão chamados os primeiros mil aprovados para treinamentos, depois mais mil serão convocados. O Governador Rui Costa também comentou sobre o concurso. “Serão duas mil vagas, sendo que vamos chamar em duas etapas para programar capacitação e treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas, e em seguida, mais mil para treinamento. Então, ao todo serão duas mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre", disse Rui Costa.



TRE-BA abre serviço de agendamento para todo o estado a partir de hoje (6)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eleitores de todo o estado poderão, a partir desta segunda-feira (6), agendar atendimento nos cartórios da Justiça Eleitoral. O serviço de agendamento é disponibilizado por meio da página (Clique Aqui). Para acessar o serviço, o interessado deverá informar número de CPF, nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. A ampliação do serviço de agendamento para todo o estado tem o objetivo de oferecer maior comodidade ao eleitor e pretende atender, em especial, aqueles que, a partir do dia 13 de maio, estarão oficialmente convocados a realizar o recadastramento biométrico. “Queremos fazer do atendimento por agendamento a nossa regra, não a exceção. Por isso mesmo, vamos nos esforçar para disponibilizar vagas em número satisfatório para que o cidadão não deixe de utilizar o serviço”, afirmou o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior.



Salvador: Primeira igreja evangélica LGBT ganha sede após três anos de atuação

Foto: Divulgação

A Igreja Cristã Contemporânea chegou a Salvador em 2016 com o objetivo de apresentar ao soteropolitano a pregação evangélica inclusiva. O termo é a base da doutrina da denominação, que tem os LGBTs e familiares como principal público. Segundo o site G1, em três anos de atuação na cidade, representantes da igreja se reuniram com os fiéis em espaços para festas alugados para os encontros. Neste sábado (4), a denominação inaugurou uma sede própria na Avenida Bonocô - a primeira no Nordeste. Além da Bahia, a Igreja Cristã Contemporânea atua em outros 4 estados. São 7 igrejas no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo, 2 em Minas Gerais e 1 no Espírito Santo. Segundo o pastor, Marcos Gladstone, os três anos na cidade foram essenciais para apresentar os dogmas da igreja aos fiéis, que, em sua maioria, chegaram na busca da conciliação entre a orientação sexual e a religião, para alcançar o bem-estar. O pastor, que é homossexual, conta que, na época, deixou a denominação que frequentava por ser descriminado pela orientação sexual. "A resposta que minha igreja me dava é de que não era possível, que era errado. Aquilo me trouxe muita perturbação. Me questionava: 'O que vou fazer da minha vida agora?" Ao G1, Marcos disse que atualmente é casado com outro pastor e tem quatro filhos adotivos. Segundo o líder da igreja, a família homoafetiva está entre os principais pontos adotados nas pregações. "A bíblia diz que contra o amor não tem lei. Não tem conteúdo que condene a relação de amor e fidelidade de pessoas do mesmo sexo". Familiares de LGBTs também são bem recebidos na igreja. O pastor conta que a maioria deles busca abrigo após situações de preconceito em outras denominações.



Bahia: Secretaria de Políticas para as Mulheres lançará programa nas escolas para reduzir violência contra mulher

Foto: Divulgação

Para reduzir os índices de violência contra mulher na Bahia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres lançará um programa nas escolas sobre a temática em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O programa será anunciado no segundo semestre deste ano. Batizado de "Valente não violenta", o programa funcionará em todas as escolas de ensino médio da Bahia, em parceria com a Secretaria de Educação, onde serão abordados temas sobre violência contra a mulher em sala de aula. Para a pasta, é preciso tomar três medidas para combater os crimes: fortalecer a rede de segurança para as vítimas, combater a cultura machista com propagandas e garantir autonomia financeira para as mulheres.  Para fortalecer a rede de segurança, o governo quer incentivar que a Justiça obrigue os autores do crime, em casos de reincidência, a usarem tornozeleiras. As mulheres teriam ainda um "botão do pânico" para também combater a violência. 



Estado tem 40 caminhonetes novas de combate à dengue paradas no pátio da CAB

Foto: Reprodução l TV Bahia

Enquanto 104 cidades do Estado estão em alerta, com risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O Governo do Estado mantém cerca de 40 caminhonetes novas, enviadas pelo Ministério da Saúde para ajudar no combate à dengue, paradas nos pátios do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Pelo tempo estacionadas no local e pela falta de uso, algumas estão com a caçamba cheia de folhas secas e galhos. Segundo o site G1, 5.871 casos de dengue já foram registrados em 158 cidades baianas, de janeiro até o dia 12 de março, segundo a Sesab. O número é 322% maior do que o registrado no mesmo período de 2018. Também foram registrados até março deste ano, 277 casos de Chikungunya em 38 municípios e 168 casos de Zika em 39 cidades baianas. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a distribuição dos veículos é de responsabilidade do ministério, e que os veículos precisam de um termo de posse para serem enviados para o interior do estado. O termo é um documento que prova quem é o proprietário das caminhonetes.



Redução de verbas para construção de cisternas no semiárido pode acabar com o sonho de universalizar a água

Foto: 97NEWS

Os cortes de verba do 'Programa Cisternas' nos últimos anos reduziram o número de equipamentos construídos no semiárido e deixou mais distante o sonho de universalizar o acesso à água ao sertanejo. Desde o início da segunda gestão do governo Dilma Rousseff (PT), os valores vêm sendo reduzidos. Entre 2015 e 2019, por exemplo, a soma de orçamentos dos cinco anos para o programa representa 80% do valor investido apenas em 2014. Enquanto os cortes seguem, a fila de espera por cisternas cresceu nos últimos anos com o surgimento de novas famílias e agora provoca termor nos sertanejos por falta de um equipamento para armazenar água. Um levantamento da Articulação do Semiárido (ASA), que reúne três mil organizações da sociedade civil nos estados do Nordeste e Minas Gerais, aponta que, 343 mil famílias do semiárido não têm cisternas ou outra fonte de abastecimento ou reserva de água. Desde 2003, quando o governo federal lançou o programa para construção de cisternas, foram construídos equipamentos em 1,1 milhão de domicílios. Ao todo, cerca de 9 milhões de pessoas dependem de cisternas para guardar água.



Bahia registra queda de 26% em roubos de cargas nos primeiros 3 meses do ano

Foto: Reprodução

O número de roubo de cargas na Bahia caiu 26% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1°) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Conforme a pasta, a redução se deve a investigações que desmantelaram grupos especializados, o que resultou em prisões em flagrante e apreensão de produtos. Foram 51 casos de janeiro a março contra 69 dos três primeiros meses de 2018. Segundo a SSP-BA, a comunicação com estados vizinhos, como Sergipe e Pernambuco, o que permitiu identificar e prender assaltantes que atuam na Bahia e escolhem cidades fora daqui para o escoamento de produtos roubados. Ainda segundo a SSP-BA, as ações nos primeiros três meses do ano possibilitou a recuperação de R$ 1,2 milhão em mercadorias roubadas pelas quadrilhas. No início de abril, duas cargas avaliadas em R$ 300 mil foram apreendidas e dois homens presos em flagrante por receptação e roubo. Em fevereiro, fardos de macarrão roubados foram recuperados e, em janeiro, um depósito clandestino foi desmantelado. Neste caso, os produtos recuperados somavam mais de R$ 500 mil.



Itabuna: Dois policiais militares envolvidos na morte de delegado são presos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na última terça-feira (30), dois policiais militares envolvidos na morte do delegado da Polícia Civil, José Carlos Mastique, em Itabuna, foram presos após uma ordem judicial. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os PMs que não tiveram a identidade revelada, prestaram esclarecimentos sobre a ocorrência, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna). Os policiais são lotados no 15° Batalhão da Polícia Militar, que fica na mesma cidade onde o caso ocorreu. Conforme a SSP, os mandados para prisões temporárias de 30 dias têm como objetivo garantir que não exista a possibilidade de interferência nas investigações.



Começa nesta quarta (1º) a Campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo Estado

Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira 1º de maio, o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a expectativa é alcançar a vacinação em todo rebanho com idade de 0 a 24 meses. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio, na primeira etapa. A segunda etapa acontece em novembro. A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A vacina deve ser adquirida em lojas veterinárias licenciadas. Depois da compra, o criador terá 10 dias para comprovar a vacinação em qualquer unidade da Adab. De acordo com o órgão, a vacinação fortalece a cadeia produtiva mantendo a Bahia livre da doença. “A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. A Adab atua para assegurar o bem-estar e a sanidade animal, promovendo o controle dos riscos em toda cadeia alimentar. Também somos esponsável por conduzir uma política de saúde animal no estado através de ações essenciais à vacinação, a fim de ampliar a possibilidade de liberação da vacinação total do rebanho no estado”, disse a Agência.



Bezerro nasce com duas cabeças em fazenda na Região Sudoeste

Foto: Reprodução l Portal Wilson Nunes

Uma fazenda localizada em Palmas de Monte Alto, na Região Sudoeste, foi palco de nascimento de um bezerro de duas cabeças. O filhote foi encontrado em uma fazenda localizada na comunidade de Curralinho. “Provavelmente, aconteceu uma consanguinidade, e por conta disso o bezerro nasceu com anomalia. É uma situação rara. mas que pode acontecer algumas vezes”, afirmou o veterinário Armindo Pereira Magalhães Neto, ao Portal do Wison Nunes. O médico afirmou ainda que não é comum o nascimento de bezerros com duas cabeças, mas que no referido caso a situação é rara. O bezerro nasceu no último dia 23 de abril, e conforme o veterinário, a anomalia é causada por cruzamento entre parentes e ocorre, normalmente por erro na divisão do óvulo ou mesmo por separação incompleta no caso da gestação de gêmeos univitelinos. "Quando o animal nasceu, percebemos que tinha formação de duas cabeças completas, com olhos, narizes, orelhas e bocas", esclareceu. Ainda segundo o veterinário, o animal já nasceu morto, mas graças ao procedimento que fora realizado a vaca passa bem.



Delegado é morto a tiros por policiais militares em Itabuna

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um delegado da Polícia Civil foi morto por policiais militares na madrugada deste domingo (28) em Itabuna. Segundo a Polícia, José Carlos Mastique estava dentro de um veículo em um posto de gasolina no centro da cidade e reagiu a uma abordagem da PM, segundo registro do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com informações, uma pessoa que passou no local, por volta das 4h, estranhou o carro ali e viu que havia um homem armado no veículo. A testemunha então entrou em contato com a PM informando que suspeitava de que um assalto iria ocorrer no posto. Uma guarnição foi enviada ao local e tentou abordar o delegado que, segundo o 15º BPM, estava "alterado" e sacou a arma. Os militares atiraram, sem saber que se tratava de um delegado de polícia. Mastique foi baleado no peito. A própria guarnição da PM o socorreu para o Hospital Base de Itabuna, mas o delegado não resistiu ao ferimento. Em nota o SINDPOC, repudiou a ação da Polícia Militar de Itabuna e tratou o caso como "desastrosa". Conforme a nota o Sindicato diz que "um cabo da PM assassinou o delegado Mastique, após a vítima tentar evitar uma agressão de um policial militar de folga contra a sua acompanhante. Os policiais civis Mastigue e Figueiredo ao serem abordados se identificaram serem policias e estarem armados. O Delegado ao pegar a arma, para entregar aos policiais militares foi alvejado, vindo a óbito no local", relata a nota. O Sindicato afirmou ainda que "com objetivo de modificar o cenário do ocorrido,  simularam Socorro a vítima", diz. De acordo com o SINDPOC, os investigadores da Polícia Civil iniciaram a investigação para esclarecer a sociedade com a verdade dos fatos, responsabilizando o autor dessa truculência que ceifou a vida do nosso colega", finaliza a nota. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Ilhéus.



Bahia: Construção Civil lidera geração de empregos em 2019

Foto: 97NEWS

Dos 11.179 novos postos de trabalho gerados na Bahia neste primeiro trimestre de 2019, o setor de Construção Civil contabilizou 5.501 novos empregos com carteira assinada, figurando como líder dentre os setores da economia, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado coloca a Bahia entre os sete estados que mais geraram empregos formais no País, enquanto todos os demais estados do Nordeste tiveram perdas significativas de postos de trabalho. Enquanto a Bahia gerou 11.179 novos empregos, oito estados nordestinos totalizaram acumulados negativos no primeiro trimestre deste ano. Pernambuco (-26.298 postos) foi seguido por Alagoas (-16.992 postos), Paraíba (-8.497 postos), Ceará (-7.965 postos), Rio Grande do Norte (-5.468 postos), Sergipe (-4.891 postos), Maranhão (-3.334 postos) e Piauí (-2.922 postos).



Fazendeiro é preso acusado de furtar energia elétrica que daria para abastecer cerca de 4 mil casas por mês

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Um fazendeiro de 50 anos foi preso, na zona rural da cidade de Nova Viçosa, suspeito de furtar energia elétrica por três anos. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a quantidade de energia seria capaz de abastecer cerca de 4 mil casas por mês. Valter Santos Nunes foi autuado em flagrante na última quarta-feira (24), em sua propriedade. A fazenda é especializada em produção de coco e de secagem de café. O “gato”, era usada para manter o funcionamento do local. Após ação, a linha irregular usada pelo fazendeiro foi desligada e ele foi encaminhado para a carceragem da delegacia da cidade. O fazendeiro foi solto, após pagamento de fiança no valor de R$ 33 mil. O suspeito irá responder pelo crime em liberdade. O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. 

 



Mãe é suspeita de bater e quebrar a perna da filha de 6 anos com cabo de vassoura

Foto: Divulgação l Arquivo Pessoal

Uma menina de 6 anos foi internada na terça-feira (23), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ser espancada com um cabo de vassoura, na cidade de Lauro de Freitas. Segundo a Polícia, a diretora da Escola em que a menina estuda, percebeu que a criança andava com dificuldades para andar. O irmão dela, que também é uma criança, informou que os dois foram agredidos pela mãe, identificada como Jeane Oliveira Santos. De acordo com a polícia, a menina foi socorrida pela coordenadoria do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e por um representante do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, que levaram a criança para a unidade médica. Segundo o G1, a polícia informou que a suspeita tem envolvimento com drogas. A criança foi diagnosticada com uma fratura óssea na perna. O caso é investigado pela polícia civil.