ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Banco do Brasil é condenado a pagar quase R$ 15 mil por discriminar portador de HIV

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco do Brasil foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) a pagar R$ 14,9 mil de indenização para um cliente que afirma ter sido discriminado por ser portador do vírus HIV. O caso, que ocorreu em um município do norte baiano, foi julgado pela Segunda Câmara Cível. De acordo com a decisão, o entrave começou quando o gerente abordou o cliente, questionando se ele deveria estar na fila prioritária. O cliente comprovou a existência da doença através de exames médicos apresentados. Além disso, alega que foi impedido de realizar uma transação bancária sem justificativa. Segundo o site Bahia Notícias, nos autos, também consta que, após prestar um boletim de ocorrência denunciando o caso, o usuário foi tratado de maneira ainda pior dentro de sua agência bancária. Em sua defesa, o Banco do Brasil diz que o fato de seu funcionário ter pedido para o cliente se retirar da fila não justifica uma ação indenizatória, pois o gerente "estava agindo no estrito cumprimento do dever legal". No seu voto, a relatora, desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, disse que o banco "apresentou contestação na qual argumentou sobre indenização relacionada a demora na fila, do qual não trata o caso dos autos. "Assim, toda a defesa do Réu foi erigida com base em outros fatos não relacionados aos autos. [...] A ré não impugnou especificamente os pedidos do Autor, quais sejam o tratamento discriminatório do funcionário do Réu por ser portador do vírus HIV e a impossibilidade de realizar transações bancárias", aponta o voto. Conforme o site, quanto ao valor estipulado para a indenização por danos morais, a desembargadora pontua que segundo o STJ, a quantificação do dano extrapatrimonial deve levar em consideração parâmetros como a capacidade econômica dos ofensores, as condições pessoais das vítimas e o caráter pedagógico e sancionatório da indenização. Por isso, a desembargadora votou no sentido de negar provimento ao recurso apresentado pelo banco. O voto foi acolhido por unanimidade pela Segunda Câmara Cível.



Falso médico é preso em flagrante em hospital na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na última sexta-feira (31), a Polícia prendeu um homem que se passava por médico e realizava atendimento na cidade de Iaçu. O homem, identificado como Felipe Brandão, usava o CRM do médico Filipe Borges de Moraes para atuar no Hospital do município. A polícia chegou até ele após receber uma denúncia de que um estudante de Medicina estaria atendendo pacientes na unidade de saúde, prescrevendo receitas e administrando medicamentos. Diante do flagrante, os policiais o encaminharam para uma delegacia, a fim de prosseguir com as medidas cabíveis. Segundo a Polícia, o suspeito responde por outros crimes e, inclusive, já foi preso outras vezes por falsidade ideológica. Por meio de uma nota, a Prefeitura de Iaçu afirmou que a empresa responsável pela contratação dos médicos foi notificada e que a Secretaria Municipal de Saúde se mantém à disposição da Polícia Civil.



Nos quatro primeiros meses do ano a Bahia foi o estado que mais gerou empregos de carteira assinada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia foi o estadoque mais gerou empregos de carteira assinada nos primeiros quatro meses de 2019, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, foram mais de 22 mil vagas. No acumulado, sete setores de atividade registraram saldos positivos: Serviços, Construção Civil, Indústria de Transformação, Agropecuária, Administração Pública, Extrativa Mineral e Serviços Industriais de Utilidade Pública. A Bahia também foi líder em relação a abril, quando mais de 10 mil empregos de carteira assinada foram gerados. O número é o melhor para o mês desde 2014. Ainda de acordo com os dados, o resultado superou, também, o saldo do mês de março, apenas pouco mais de 2 mil postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo. Setorialmente, conforme o Caged, todos os segmentos contabilizaram saldos positivos.



Cerca de 130 mil pessoas podem está infectadas com HTLV na Bahia; vírus é da família do HIV

Foto: Divulgação

A Bahia possui cerca de 135 mil pessoas com casos do vírus HTLV. O HTLV é o vírus linfotrópico da célula T humana e não tem cura, mas há tratamento. Ele é da mesma família do vírus HIV, e possui as mesmas formas de contágio: relações sexuais sem proteção, uso de agulhas e seringas contaminadas, além do aleitamento materno. Segundo o site G1, a infecção pode provocar dificuldade de locomoção e até leucemia. Uma pesquisa realizada em 379 municípios, de 2003 a 2014, mostra que, a cada 100 mil habitantes, 14 estão infectados. Esse número corresponde a quase 1% da população baiana, que é cerca de 130 mil pessoas. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) começou a registrar os casos de HTLV em 2012. Até o ano passado, foram notificados quase 2500 casos de infecção do vírus. Desse total, 75% dos registros foi em mulheres, porque a pesquisa para o vírus faz parte do pré-natal. As gestantes infectadas recebem orientação médica para não amamentar os bebês, por conta da transmissão, e ela deve ser orientada para isso já durante o pré-natal. Essa mulher recebe para esse bebê a fórmula láctea. Apesar de ser parecido com o vírus HIV, o HTLV não destrói o sistema imunológico. Apesar disso, ele pode causar leucemia e problemas urinários e neurológicos. Em geral, antes da doença aparecer, a pessoa não tem sintomas.



Caso das malas de dinheiro em que Geddel é réu entra na última etapa antes do julgamento

Foto: Reprodução

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para revisão a ação penal contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador (BA) em 2017. O processo foi enviado na última sexta-feira (24) ao revisor do processo, ministro Celso de Mello, que vai elaborar um relatório. Segundo o site G1, a revisão é a última fase do processo antes do julgamento, que ainda está sem data definida. Ministro da Secretaria de Governo de maio a novembro de 2016, no governo Michel Temer, Geddel está preso desde 2017 no presídio da Papuda, em Brasília. Ele é réu junto com o irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), os R$ 51 milhões apreendidos em Salvador têm origem criminosa: propinas da construtora Odebrecht; repasses do operador financeiro Lúcio Funaro; e desvios de políticos do MDB. Quando o Supremo decidiu abrir a ação penal, o advogado Gamil Foppel apontou falta de provas e de elementos consistentes contra Geddel. A defesa criticou o que chamou de "nulidades" durante o processo, como o fato de o dinheiro ter sido encontrado após denúncia anônima e sem a identificação dos policiais que foram ao apartamento pela primeira vez. Conforme o G1, a PGR pediu a condenação de Geddel a 80 anos de prisão. Quer ainda que Geddel e Lúcio devolvam R$ 42,6 milhões e US$ 2,688 milhões aos cofres públicos, por danos morais coletivos. 



Idoso é preso acusado de arrastar cachorro amarrado em carro

Foto: Reprodução

Um idoso, de 61 anos, foi preso acusado de arrastar um cachorro preso ao carro que dirigia em Luís Eduardo Magalhães. O caso ocorreu no domingo (26). Segundo a polícia, Jorge Aparecido foi flagrado por policiais militares arrastando o cachorro pelo bairro Sol Dourado. Questionado, o idoso alegou que o animal caiu da carroceria do veículo e ele não percebeu que o carro arrastava o cachorro. Depois de ser resgatado, o animal foi levado para uma Organização Não Governamental (ONG), que  cuida de animais vítimas de maus-tratos. Ao ser flagrado arrastando o animal, o homem foi conduzido até a casa onde mora. No local, dois filhos dele, de 6 e 8 anos, estavam sozinhos. Devido a isso, o idoso vai responder também por abandono de menores. As crianças foram encaminhas para a casa da mãe, na mesma cidade. Já o idoso foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Os casos seguem em investigação.



Mulher é presa suspeita de matar marido a facadas na Bahia

Foto: Ilustrativa

Uma mulher de 45 anos foi presa no sábado (25) suspeita de matar o companheiro dela a facadas, dentro da casa do casal, em Ilhéus. De acordo com a polícia, Ioná Santos Batista esfaqueou Agnaldo Araújo Amaral, de 51 anos, durante uma discussão. Não há informações sobre o que motivou a briga. Ainda segundo a polícia, a mulher chegou a solicitar atendimento médico para a vítima, mas quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, o homem já estava morto. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Acionada, a Polícia Militar encaminhou a mulher, que estava em estado de choque, para atendimento no Posto de Saúde do bairro. Após ser liberada, a suspeita do crime foi encaminhada para a Delegacia de Ilhéus. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Bahia: Agricultores devem colher a segunda maior safra de algodão da história

Foto: Divulgação

Mais de 333 mil hectares de plantação já estão preparadas para começar a processar mais de 1,4 milhão de toneladas de algodão. É com esta estrutura que os agricultores da Bahia devem colher a segunda maior safra de algodão da história da região oeste do estado. Os capulhos, como são chamadas as cápsulas que envolvem a flor do algodão, devem atingir o ponto ideal de colheita em menos de vinte dias. Este ano a produtividade média deve alcançar 300 arrobas por hectare, e o volume produzido deve ser até 15% maior do que o obtido no ano passado. Este é um excelente resultado para o setor que chegou a enfrentar um período de estiagem inesperada no meio da safra. A única preocupação dos agricultores agora é com os preços do mercado internacional. A produção é comercializada com base na cotação da Bolsa de Chicago, que está em forte tendência de baixa. A Bahia é responsável por 25% da produção nacional de algodão. A maior parte da produção, cerca de 60%, é destinada para as indústrias têxteis brasileiras. A outra parte, aproximadamente 40%, vai para países asiáticos, principalmente Indonésia, Bangladesh, Vietnã e China.



Famílias baianas são as que mais recebem Bolsa-Família, diz avaliação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, o número absoluto de famílias beneficiadas com o Bolsa-Família, principal programa de transferência de renda do governo federal, é o maior do país desde a implementação projeto, no ano de 2004. A informação é da ferramenta de visualização de dados, da Secretaria de Avaliação e Gestão, do Ministério da Cidadania. Em 14 anos, os valores repassados ao estado aumentaram em oito vezes. A região do Nordeste, se destaca por causa do ponto de vista econômico e das questões climáticas. Alguns pontos podem ser citados como a falta de criação de empregos formais. Além disso, existem as questão da seca que afeta os municípios, e isso faz com que Nordeste se destaque, segundo o Ministério da Cidadania. Em 2004, o estado recebeu exatos R$ 532.684.471,00 para quase 834 mil famílias. Em 2011, o dinheiro repassado para a Bahia quadruplicou e número de famílias beneficiadas triplicou. A Bahia recebeu R$ 2.261.751.025,00 para 1.752.766 casas. Em 2012, o governo federal repassou R$ 2.745.399.558,00 para 1.808.346 famílias. Já em 2016, o estado recebeu R$ 3.775.541.552,00. Já este ano, nos cinco primeiro meses do governo de Jair Bolsonaro, os baianos receberam 1.367.497.610,00 para 1.846.806 famílias.



Nordeste tem 55,4% das casas sem rede de esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Região Nordeste tem o segundo pior acesso à rede de esgoto, cuja ligação estava presente em apenas 44,6% dos domicílios, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). As deficiências da rede de esgoto atingem 34% das casas do Brasil, e o acesso avançou apenas 0,4 ponto percentual nos últimos três anos. No Brasil, cerca de 15% dos domicílios não têm acesso à agua tratada proveniente de rede geral de distribuição.Com relação a coleta de lixo, 83% dos domicílios têm acesso, sendo que o Nordeste e o Norte tiveram percentuais inferiores à media nacional. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre as características gerais dos domicílios e dos moradores 2018 divulgada, nesta quarta-feira (22), pelo IBGE.



Assinatura para construção do Porto Sul em Ilhéus poderá gerar novos empregos em Brumado e região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin) assinaram o termo de unificação dos terminais do Porto Sul para a construção do empreendimento que será instalado em Ilhéus, no sul da Bahia. A assinatura aconteceu na terça-feira (21), em Salvador. O projeto do Porto Sul foi concebido, inicialmente, com dois terminais. Por causa de todos os problemas econômicos que o Brasil passa, o governo usou a estratégia de unificá-los e, com isso, buscar acelerar e viabilizar a construção do porto, além de consolidar a concessão da ferrovia. A ideia do governo é manter as três ações juntas: o porto, a ferrovia e a mineração. Com a construção do porto, aumentou a espectativa de geração de empregos para a região de Jequié, Brumado e Caetité. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com investimentos previsto na casa dos R$ 2,5 bilhões, o Porto Sul já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2019, e a assinatura do termo permite o início do processo de desapropriações necessário à implantação do Porto. A obra é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro da Região Sudoeste para o Mundo. A nóticia vem como uma esperança para os trabalhadores desempregados, após o encerramento das obras do Lote IV da ferrovia Oeste Leste, desde 2015. O assunto vem sendo discutido em Brumado e, ex-funcionários, sonham em voltar a trabalhar no setor. Quem também se animou com o retrono das obras, foram os comerciantes, porque quanto mais brumadenses trabalhando, mais gente consumindo, e assim, o capital gira.



Lavrador de 51 anos tem pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga durante cirurgia na Bahia

Foto: Renan Oliveira l 97NEWS

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20), em Salvador. O médico que realizou a cirurgia, Dr. João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas. O médico relatou ainda que o paciente há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso na barriga, mas somente em janeiro deste ano ele procurou saber as causas. Exames identicaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para a capital baiana, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia. O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação. O paciente, que é da cidade de Jacobina, não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando. O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Foto: Renan Oliveira l 97NEWS


Operação da PF prende grupo que fornecia drogas para Bahia e Espirito Santo

Foto: Divulgação l PF

Quatro pessoas foram presas na Operação Serra Verde, deflagrada pela Polícia Federal do Espírito Santo na manhã desta terça-feira (21). O objetivo é desarticular um grupo criminoso que era responsável pela distribuição de drogas nos municípios da Serra, na Grande Vitória, e Alcobaça, na Bahia. Um suspeito ainda está foragido. De acordo com o G1, a operação, que ainda está em andamento, conta com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo e da Polícia Militar da Bahia. Foram expedidos um total de 11 mandados de busca e apreensão, sendo cumpridos seis no município de Serra, quatro em Alcobaça e um em Armação de Búzios. Os quatro mandados de prisão já foram cumpridos na Serra, Foz do Iguaçu (PR) e Alcobaça, estando um investigado foragido. Foram apreendidos uma arma de fogo, drogas e ferramentas usadas no preparo da droga para distribuição. Segundo a PF, o fornecedor das drogas foi identificado e preso em Foz do Iguaçu e foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele, em Armação de Búzios. As investigações tiveram início em fevereiro de 2019 e permitiram identificar a rede de distribuição e seu fornecedor de entorpecentes. A polícia acredita que as prisões vão interromper por completo as atividades ilícitas realizadas pelo grupo.



Agnaldo Timóteo é internado em Barreiras após mal-estar

Foto: Reprodução

O cantor Agnaldo Timóteo, de 82 anos, foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras, na tarde de segunda-feira (20), após ter um mal-estar. Agnaldo foi levado para a UPA pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a unidade médica, o cantor deu entrada por volta das 16h, com quadro de pressão alta, vômito e glicemia baixa. Até por volta das 17h20, ele permanecia internado. O artista está na Bahia para cumprimento de agenda, mas devido ao problema de saúde, algumas datas foram suspensas poucas horas após o internamento.



Mãe é filmada agredindo filha com chicote emprovisado; Polícia e Conselho Tutelar apuram o caso

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que agredia a filha de 4 anos na cidade de Ipirá, na Bahia. A avó materna da menina denunciou o caso à Polícia Civil, que abriu investigação para apurar o ocorrido. O Conselho Tutelar da cidade também foi avisado. O vídeo gravado na quinta-feira (16), a mulher aparece usando uma chicote emprovisado para agredir a criança, que, mesmo chorando, continua apanhando. A menina aparece, inicialmente, sendo agredida quando estava deitada no chão enquanto a mãe a acusa de ter feito algo. "Você fez. Eu te falei para não fazer e você fez", diz a mãe enquanto a agredia. A mãe, que não teve identidade divulgada, prestou depoimento à polícia na manhã desta sexta-feira (17). A polícia informou que a atitude dela é de crime de maus-tratos, que se configura mesmo quando as agressões tem intuito de educar. A mãe vai responder em liberdade. A pena pelo crime de maus-tratos varia de dois meses a dois anos de prisão, ou multa, e pode ser aumentada nos casos em que a vítima tem menos de 14 anos ou em caso de lesão corporal grave e morte. Nós não vamos reprodizir o vídeo por conter cenas de violência.



Operação contra esquema de corrupção na Câmara de Ilhéus prende 3 pessoas

Foto: Divulgação

Uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para desarticular organização criminosa que atuava na Câmara de Vereadores de Ilhéus, no sul do estado, prendeu três pessoas e resultou no afastamento de um vereador e de sete servidores da casa legislativa, na manhã de quarta-feira (15). Segundo o site G1, outras quatro pessoas estão foragidas. A ação, segundo o órgão, teve objetivo de reprimir crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados entre os anos de 2011 e 2018. Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuaram na operação. Além do cumprimento dos três mandados de prisão, os agentes também cumpriram dez de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ilhéus. Denominada Operação Xavier, a ação resulta da continuidade de investigações de esquemas fraudulentos identificados pela Operação Citrus, que revelou esquemas de corrupção praticados por agentes públicos com o apoio de empresas de assessoria contábil e de licitações, contratadas para maquiar documentalmente a prática dos diversos ilícitos apurados. As investigações duraram dois anos. O MP disse que foram apreendidos diversos documentos e objetos, como celulares e computadores. As pessoas foram ouvidas pelo Ministério Público e encaminhadas pela PRF à Delegacia Judiciária local.



Detran discute com Denatran mudanças nas regras do emplacamento Mercosul

Foto: 97NEWS

O uso da placa Mercosul está em vigor em sete estados, incluindo a Bahia, seguindo resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  A medida é obrigatória para veículos novos, nos casos de transferência de propriedade, mudança de município e categoria e troca de placa cinza danificada. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) se reuniu com o Denatran em Brasília, neste mês, para discutir mudanças nas regras. Entre as propostas, está a exigência do modelo Mercosul apenas para veículos zero quilômetro ou quando a placa cinza precisar ser trocada por extravio, roubo ou dano. Outra mudança seria a retirada de alguns itens de segurança que compõem a identificação veicular, exceto a marca d'água e o código de barras bidimensional (QR Code). O critério do credenciamento das empresas fabricantes e estampadores, que hoje é feito exclusivamente pelo Denatran, sofreria alteração também. A ideia é manter no Denatran o credenciamento das empresas que fabricam a placa semi-acabada, enquanto os estampadores seriam cadastrados pelos Detrans.



Bahia: Justiça obrigado Estado a tratar paciente Testemunha de Jeová com leucemia

Foto: Reprodução

Uma liminar obriga o Governo do Estado a transferir uma paciente internada no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, para o Hospital Santa Isabel, em Salvador, para realizar um tratamento de leucemia, sem necessidade de transfusão de sangue. A paciente é Testemunha de Jeová e, pela religião, não pode receber transfusão de sangue. De acordo com a Defensoria Pública da Bahia, a unidade hospitalar de Feira de Santana não possui estrutura adequada para realizar o tratamento respeitando o credo religioso da paciente. Internada desde o início do mês de março deste ano, a paciente rejeita o tratamento com transfusão de sangue. A família procurou a Defensoria Pública no mês de abril, e a Defensoria ajuizou ação obrigando o Estado a fazer. Segundo a Defensoria Pública, o direito à saúde e o direito à liberdade religiosa devem ser observados com ponderação e proporcionalidade pelo Estado e pelo Poder Judiciário. 



Anac abre investigação para apurar pouso de avião da equipe de Amado Batista em aeródromo de Jequié

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu uma investigação para apurar as condições do pouso da aeronave que levou a equipe do cantor Amado Batista, no início da noite de domingo (12), na cidade de Jequié. O avião aterrissou em um aeródromo que estava fechado e com as luzes da pista apagadas. Conforme a Anac, o piloto do avião pode sofrer uma punição, que vai de multa à cassação da licença de voo. O aeródromo de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. Entretanto, o terminal está apto a operar apenas durante o dia, e pode ser utilizado à noite apenas em caso de pouso de emergência. Segundo a prefeitura de Jequié, duas aeronaves de Amado estavam programadas para pousar no aeródromo. Uma delas chegou ao local no horário programado, às 15h. A outra, um bimotor com capacidade para 9 pessoas, na qual estava o cantor, deveria aterrissar às 17h. No entanto, o avião só apareceu no entorno do aeródromo por volta das 17h40, 10 minutos após o horário do fechamento do do terminal. Não houve feridos.



Pela terceira vez avião do cantor Amado Batista passa por sufoco no interior da Bahia

Foto: Reprodução

Na noite deste domingo (12), o avião do cantor Amado Batista que transportava sua equipe passaram por sufoco no aeroporto do intrior da Bahia. Segundo o site Informe Baiano, o avião do artista tentou pousar no aeroporto de Jequié, que estava sem iluminação e por pouco, não houve um acidente. O motivo do “apagão” no aeroporto ainda é desconhecido. Amado Batista foi ao município para participar das comemorações ao Dia das Mães. Essa é a segunda vez que o avião do cantor passa por momentos de tensão dentro de uma aeronave, no interior. Em julho de 2012, esse mesmo avião fez um pouso forçado na rodovia BA-262, trecho entre Aracatu e Brumado. Já em março de 2018, o avião que o cantor viaja teve que fazer um pouso de emergência, no aeroporto de Vitória da Conquista. Ele havia saído de Goiânia (GO) e deu 13 voltas no espaço aéreo até conseguir aterrissar com segurança. Por pouco, a aeronave não teve uma pane seca. Em nota, a Prefeitura de Jequié disse que ”todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema Rotear, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna. Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado". A Prefeitura finaliza, informando que "o pouso dessa aeronave no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a ANAC, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade”, concluiu a nota emitida pela assessoria de comunicação da Prefeitura, tendo informado também que Amado já estava na cidade, desde as 16h do domingo.