ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2021"

SESOC garante suporte a moradores em situação de risco durante chuvas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretária de Ação Social do município de Brumado, Ednéia Ataíde, em entrevista ao site 97NEWS, afirmou que já está assistindo os moradores afetados em decorrência das chuvas intensas que assolam o município (veja aqui). Segundo Ataíde, desde que foi informada sobre as primeiras ocorrências de desabamento na cidade, a Pasta, juntamente com outros órgãos empreende esforços para prestar assistência às famílias que se encontravam em vulnerabilidade social. "Nós fizemos uma reunião com as três secretarias logo no início da semana, para discutirmos medidas de urgência. A primeira delas é claro, a visita imediata da Defesa Civil para avaliar os riscos. Em seguida a nossa equipe da SESOC faz um relatório social das famílias, e assim que o relatório é feito, definimos o que podemos fazer em cada situação", afirma. 

 

Frente da casa que caiu no Bairro São Felix - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Questionada sobre a possibilidade de abrigar essas famílias em residências do Programa Minha Casa, Minha Vida, a secretária afirmou que não tem autonomia para a ação. "Infelizmente não temos autorização para que as famílias entrem nessas casas que estão vazias. Essa parte cabe a Caixa Econômica, nosso vínculo com o programa do Minha Casa, Minha Vida é de apenas fiscalizar e enviar relatórios", disse. As famílias retiradas de áreas de risco pela Prefeitura Municipal, estão sendo abrigadas em casas de parentes ou vizinhos. Os afetados cobram da SESOC o Auxílio Aluguel, o que ainda não foi confirmado pela Pasta. Por fim, destaca-se que as equipes da Secretaria de Ação Social e da Secretaria de Infraestrutura estão à disposição da população e averiguando todas as informações e denúncias a respeito de possíveis existência de pessoas em locais de risco. Os telefones são: 77 3441-8701 / 3441-8790 / 3441-8791.

 



Brumado: Defesa Civil orienta moradores de áreas de risco a sair de casa e procurar abrigo em casa de parentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O período de chuvas no estado da Bahia já gerou 21 mortes e já afetou 470 mil pessoas. Em Brumado, há registros de desabamentos nos bairros São Felix, Malhada Branca, Baraúnas, Dr. Juracy e Vila Presidente Vargas. Segundo a Defesa Civil de Brumado, a orientação para moradores de áreas de risco é deixar suas casas. A recomendação foi feita pelo Presidente do órgão, Márdio Alves, que acredita que o mais importante é evitar o "desastre". "Desde o início das chuvas em Brumado, reunimos nossa equipe formada por engenheiros e fizemos uma avaliação geral da cidade e é muito preocupante", afirmou. Por isso, continuou Alves, moradores de áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigos temporários durante o período das chuvas. "É uma situação muito difícil pra essas pessoas, principalmente as mais carentes", afirmou. 

 

Márdio Alves, Presidente da Defesa Civil - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente da Defesa Civil também afirmou que há uma dificuldade maior de cuidar de famílias desalojadas por conta de que muitas, não querem deixar as residências, mas garante que há articulações da Assitência Social do município para assistir essas pessoas. "Existem as pessoas que moram as margens do Rio do Antônio que podem sofrer com precipitações muito grandes. Além da umidade, já que o solo está bem encharcado, causando infiltrações perigosas. O que causa rachaduras na estrutura e podendo haver o desmoronamento das paredes estruturais", declarou. Márdio Alves alerta as pessoas no qual em casos de rachaduras ou bastante umidades nas casas, que elas façam a prevenção e liguem para a Defesa Civil. "É muito importante a prevenção, se houver um caso de rachadura durante as chuvas, ou muita umidade, isole a área afetada da casa e procure a Defesa Civil, porque nossa equipe fará uma análise do local", diz. O telefone da Defesa Civil de Brumado é o 77 3441-8771.

 



Homem é encontrado morto na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem, identificado como Robson Ribeiro da Silva, 47 anos, foi encontrado morto na segunda-feira (27), na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da 46ª CIPM, o rapaz foi encontrado pelo seu irmão quando saía para trabalhar, e localizou a vítima sem sinais vitais em área rural. A família acredita que o homem tenha sofrido um infarto. A Polícia Militar isolou o local até que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizasse a perícia. O corpo de Robson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil  do município investiga o caso.



Alta nos preços afeta alimentação de 40,7 milhões de pessoas no Nordeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aumento generalizado de preços gera incertezas para as famílias brasileiras e impacta diretamente o consumo. No Nordeste, 40,7 milhões de pessoas relatam ter tido a alimentação afetada pelo encarecimento dos produtos alimentícios. Número representa 69% da população residente na Região com dificuldades em garantir o consumo de alimentos. Para aqueles com as menores renda, a alta tem se traduzido na impossibilidade de consumo de itens de primeira necessidade, como alimentos e produtos de higiene. Os dados são estimativas pesquisa Radar Febraban divulgada nesta terça-feira (28), uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O levantamento contou com a realização de 3 mil entrevistas entre os dias 19 a 27 de novembro para consolidação das informações.



Brumado: Homem sofre infarto e morre durante manutenção em telhado no bairro São Felix

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um homem sofreu um infarto fulminante e morreu durante manutenção em um telhado de uma residência localizada no bairro São Felix, em Brumado, na tarde desta terça-feira (28), por volta das 15h. Wilson, de aproximadamente 50 anos, conhecido pela comunidade como "Palito", estava em cima de uma casa localizada na Rua Armindo Leite quando sofreu o mal súbito. O homem foi resgatado por populares até o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas na unidade hospitalar, foi constatado o óbito. Segundo familiares, o SAMU 192 chegou a ser acionado, no entanto, Wilson já havia sido encaminhado ao Hospital. Amigos e parentes lamentaram a morte de 'Palito' que era muito conhecido no bairro São Felix.



INSS estende prazo para segurados realizarem prova de vida

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu os prazos para os segurados fazerem a prova de vida. Com a nova decisão, quem não fez o procedimento entre 2020 e 2021 terá até junho de 2022 para realizá-lo. A prova de vida é uma norma prevista em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. A obrigatoriedade da comprovação ficou suspensa entre março de 2020 e 1º de junho deste ano. Depois, foi suspensa novamente entre outubro e dezembro.



Sobe para 21 o número de mortes pelas chuvas na Bahia; mais de 470 mil pessoas foram afetadas

Foto: Reprodução l Rede Social

Um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), acabou se afogando. Essa é a 21ª morte confirmada em decorrência das chuvas na Bahia. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (28), as informações sobre a população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. No momento, são 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados. O total de feridos permaneceu em 358. Além disso, 471.786 pessoas foram afetadas. Mais de 32% das cidades da Bahia estão em situação de emergência.



Moradores de Coaraci e Itapitanga fazem corrente para distribuir alimentos no sul da Bahia

Foto: Reprodução

Com as entradas para o município de Itapitanga destruídas por causa das chuvas no sul da Bahia, os moradores de Coaraci precisaram encontrar uma forma de repassar as doações para os vizinhos: uma corrente humana. Nesta terça-feira (28), um vídeo registrou voluntários repassando de mão em mão água, alimentos e roupas até atravessar a rodovia -- uma cratera divide a pista. De acordo com a moradora Stéfany de Érico, que administra a página S.O.S Itapitanga no Instagram, a maior parte da cidade ainda se encontra ilhada após as enchentes do último fim de semana. Até segunda-feira (28), apenas um mercado e uma padaria funcionavam na cidade, e as doações de outros municípios não conseguiam chegar por causa dos estragos nas rodovias. 



Inscrições para trabalhar no Censo 2022 estão abertas até quarta-feira

Foto: Divulgação

As inscrições para trabalhar na realização do Censo Demográfico 2022 se encerram nesta quarta-feira (29). O Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferta mais de 200 mil vagas para contratação em todo o país. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da FGV Conhecimento, banca examinadora da prova. São 206.891 vagas, sendo 183.021 de nível Fundamental, para recenseadores, 18.420 para agente censitário supervisor (ACS); e 5.450 para agente censitário municipal (ACM), de nível Médio. O exame será aplicado no dia 27 de março de 2022 e o resultado final está previsto para 6 de maio de 2022. O salário para agente censitário municipal é de R$ 2.100 e o de agente censitário supervisor é de R$ 1.700. Os aprovados terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os interessados em se candidatar a uma vaga de recenseador devem escolher, no ato da inscrição, a área de trabalho e a cidade na qual vão fazer a prova. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50. Já os dois cargos de agente censitário terão inscrição única no valor de R$ 60,50, já que ambas funções integram o mesmo processo seletivo. A solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição pode ser feita para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, até o dia 29 de dezembro. Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online em seu site que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais. 



Itapetinga: Serra do Marçal, foi novamente interditada

Foto: Divulgação

A BA-263, que dá acesso à Serra do Marçal, foi novamente interditada por causa do risco de deslizamentos de terra, no trecho de Itapetinga, que liga a cidade até Vitória da Conquista. O mesmo trecho já havia sido interditado no fim de semana, e foi liberado parcialmente no início da manhã desta segunda-feira (27). Quem deseja ir de Vitória da Conquista até Itapetinga, ou fazer o sentido contrário, terá que aguardar as primeiras horas da manhã desta terça-feira (28). quando os riscos no trecho serão novamente avaliados.. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) voltou a interditar o trecho de sete quilômetros por volta das 18h. Durante todo o dia nesta segunda, o trecho funcionou no esquema pare e siga, com liberação a cada uma hora.



Rui Costa anuncia auxílio a vítimas de temporais no interior do estado

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou um auxílio financeiro a ser pago às vítimas das chuvas em cidades do sul, extremo sul e sudoeste do estado. Os temporais já provocaram 20 mortes e afetaram mais de 470 mil pessoas. Sem mencionar valores, o governador disse que o benefício será executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas implementadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19 desde março deste ano. Entre outras ações, Rui Costa já havia anunciado a extensão da Tarifa Social da Embasa como valor máximo cobrado na conta de dezembro para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência. Esse benefício já havia sido concedido aos moradores de cidades do extremo sul, região também afetada pelas enchentes.



Chuva já atingiu quase 30% dos municípios baianos

Foto: Reprodução

Já são 116 municípios afetados pelas chuvas na Bahia. O número,divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), representa 27.8% dos 417 municípios baianos.  Ainda segundo o órgão, 100 desses municípios já decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas.  Essas cidades, somadas, contabilizam, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados. Os dados da Sudec apontam, ainda, 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas ultrapassa 470 mil (471.009).



Sobe para 100 o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas na Bahia

Foto: Reprodução

A Bahia contabilizou, até segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009). 



Chuvas na Bahia são reflexo de La Niña e aumento da temperatura no oceano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As chuvas intensas que atingiram a Bahia nos últimos dias são reflexo do fenômeno climático La Niña e do aumento da temperatura das águas no oceano Atlântico. Apesar de comuns nesse período do ano, os temporais tiveram intensidade e duração atípicas. De acordo com os meteorologistas, as enchentes que atingiram cidade do sul da Bahia são consequência das alterações climáticas. Neste ano, além da La Niña mais intensa desde a segunda quinzena de outubro, a elevação de cerca de 1º nas águas da superfície do Atlântico, favoreceram a formação de chuvas na região. O aumento da temperatura faz com que as frentes frias avancem mais lentamente, o que leva à formação de chuvas por mais dias consecutivos e em maior volume. A La Niña é considerada uma anomalia climática, que ocorre, em média, em um intervalo de dois a sete anos e provoca uma série de alterações nos padrões de chuva e temperatura globais. No Brasil, o fenômeno provoca chuvas mais abundantes no Norte e Nordeste. No centro-sul, provoca aumento de temperaturas e seca. Isso ocorre porque o fenômeno favorece a formação de zonas de convergência do Atlântico Sul, chamadas de ZCAS. Eles são como corredores que se estendem do sul da região amazônica até a área central do Atlântico sul, canalizando a umidade da Amazônia para a Bahia, o que provoca chuvas.

 



Chuvas na Bahia devem retomar intensidade até quarta (29), diz Inmet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As chuvas que atingem a Bahia desde a última semana devem continuar na maior parte do estado. Em entrevista nesta segunda (27), à CNN Brasil, o chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, afirmou que as precipitações devem retomar intensidade na Bahia entre esta segunda (27) e quarta-feira (29). "Então as notícias não são boas porque as chuvas continuam nesse período na parte sul, sudeste e leste da Bahia, até Salvador. De quarta para quinta que começa a ter uma trégua pra ficar com pouca ou quase sem chuva. E aí então temos o resto da semana, até o ano novo sem chuva ou chuva fraca na região", disse Francisco. Ainda segundo Francisco Assis, a chuva terá alívio nos próximos dias porque ela vai se mover para outras regi?es, em direção ao sul, concentrada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com muita chuva no final de semana do ano novo.



Brumado: Festa Verão Vip tem horário confirmado

Foto: Divulgação

Falta menos de um mês para o grande evento Verão VIP em Brumado. No dia 19 de janeiro de 2021, se apresentarão no município os artistas Parangolé, Tayrone e Maiara e Maraísa. O evento já tem horário confirmado e começará a partir das 21 horas no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado, que está localizado na saída para Livramento. A festa está sendo organizada com toda a qualidade de Edy Show e Só Legal Produções. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos em Tiazinha Distribuidora, Bar do Rey, Villas Lounge ou na plataforma online www.entradashow.com.br. Todas as recomendações do Ministério da Saúde serão respeitadas durante o evento. É importante lembrar que, no dia da festa, o comprovante de vacinação poderá ser solicitado.



Brumado: Irmãos que viviam em casa prestes a cair, são resgatados por vizinhos

Parte do fundo da casa começou a cair - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A situação de moradores que vivem em área de risco no município de Brumado, vem se agravando nos últimos dias. Na madrugada de domingo (26), parte de uma casa caiu na Rua Bocaiuva, no bairro São Felix (veja aqui). Em entrevista ao site 97NEWS, a manicure Crislaine de Souza Rodrigues contou que perdeu tudo e está morando juntamente com o marido na casa da mãe. Ela contou com a ajuda da população que doou roupas e alimentos. Ainda na manhã desta segunda-feira (27), uma equipe da Defesa Civil e da Assistência Social do município foi ao local e falou com a família. Durante a visita, a Defesa Civil também condenou a casa da mãe de Crislaine. Outro fato que chamou a atenção da nossa reportagem foi de dois irmãos que moram na Travessa São Bartolomeu, localizada no mesmo bairro. 

 

Rachadura compromete estrutura da casa - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao site, a dona Janete contou que depois das chuvas do final de semana a casa começou apresentar fissuras e pode cair a qualquer momento. "Eu já falei com meu irmão pra a gente sair daqui, mas ele é teimoso e não sai. Eu passei a noite em claro sem dormir com medo de cair por cima da gente", disse a moradora. Em visita ao local, podemos constatar que parte do fundo da residência já não apresentava mais segurança aos dois, e a qualquer momento vir ao chão. Dona Lúcia que é vizinha de dona Janete ficou preocupada com o risco de desabamento e chamou a equipe do 97NEWS. Ela conta que há dias, os dois irmãos sofre com as chuvas. "Ela tem um irmão especial que também é idoso. Eles não querem sair daqui porque não tem lugar pra ir", disse. 

 

Vizinhos removeram a família do local - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Comovidos com a situação, outro vizinho realizou um mutirão e removeu os idosos e os móveis da residência. "Eles não tem consciência do perigo que eles enfrentam aqui. Então por isso, vamos por enquanto removê-los desse local e levar para uma casa que conseguimos aqui próximo, ainda não tem energia elétrica e nem água, mas vamos providenciar", relatou o morador. Conforme os vizinhos, a Defesa Civil ainda não havia vistoriado o local.

 



Militares de 9 estados chegam à Bahia para ajuda no resgate de vítimas

Foto: Divulgação

Pelo menos nove estados estão diretamente envolvidos na força-tarefa montada para ajudar às cidades baianas que sofrem com os danos causados pelas chuvas nos últimos dias. As informações são do governo estadual. Chegaram aos municípios do sul, sudoeste e extremo sul da Bahia, além de militares, equipamentos e aeronaves de fora. Já no domingo (26), 36 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar de SP desembarcaram em Ilhéus, no sul da Bahia. No mesmo dia, militares do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Rio Grande do Norte também chegaram em Ilhéus. Foram enviados 10 policiais do Ciopaer e 8 bombeiros militares, além do helicóptero Potiguar 01, três picapes e dois botes equipados com motor para salvamento.



Brumado: Parte de casa desaba na Rua Bocaiuva e outras residências do bairro São Felix estão em situação de risco

Parte da casa foi ao solo após chuva intensa no final de semana - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em decorrência das últimas chuvas, parte de uma casa desabou na madrugada deste domingo (26) no bairro São Felix, em Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, a manicure Crislaine de Souza Rodrigues disse que por sorte não estava no imóvel, quando parte da sala desabou. "Foi Deus viu, nessa noite eu e meu marido dormimos na casa da minha sogra. Ai durante a madrugada minha mãe me ligou desesperada perguntando onde eu estava", disse. De acordo com a manicure, os moradores ficaram assustados temendo o pior. "Minha mãe só sossegou após me ver do seu lado, eles temiam que eu e meu marido estivesse em baixo do entulho", diz. 

 

O casal perdeu todos os móveis - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta segunda-feira (27), a Defesa Civil interditou o imóvel que fica localizado na Rua Bocaiuva. Crislaine e o marido estão alojados na casa da mãe que fica no mesmo bairro, no entanto, a Defesa Civil em visita ao local, também condenou parte da casa e pediu que os moradores deixassem o local. "Eles vieram aqui na casa da minha mãe e condenaram parte dela também e ai a gente vai tentar um aluguel pra sair daqui", relata. Crislaine conta ainda que perdeu roupas, móveis e eletrodomésticos. "Perdemos tudo, mas graças a Deus, tem muita gente ajudando", diz. Outras casas do bairro também foram afetadas e precisam ser interditadas. Conforme a manicure, eles estão sendo assistidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

 

Parte da casa da mãe também já foi condenada pela Defesa Civil - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia: 'Vamos reconstruir todas as casas afetadas pela chuva', diz Rui Costa

Foto: Divulgação

A situação das chuvas que atingem já há algumas semanas, cidades do sul e do extremo sul da Bahia, já atingiu mais de 400 mil baianos. Mais de 35 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e perderam suas casas. Em entrevista a imprensa baiana, o governador Rui Costa (PT) prometeu reconstruir todas as casas atingidas. “Eu quero tranquilizar voce que perdeu a sua casa. Nós vamos reconstruir todas as casas, em parceria com os municípios. Assim que a água baixar e recebermos de cada município, a área afetada”, disse Rui. O governador afirmou, ainda, que as casas serão construídas em áreas diferentes para diminuir o risco de serem novamente atingidas por chuvas no futuro. “Vamos buscar reconstruir essas casas fora do alcance da água, para que no futuro a tragédia se repita nessa dimensão”, completou.