ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Menino que era torturado por pai e madrasta é resgatado em Manaus

Operação Grande Serra captura 29 pessoas, apreende drogas e dinheiro

Brumado: Esgotamento sanitário será o tema de uma audiência pública na Câmara

Governo Federal anuncia quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados

Criadores do SGE Bravo participam de imersão empresarial em São Paulo

Programa para conter aumentos de preço de combustíveis é aprovado na CAE e vai a Plenário

Brumado: Após o sonho da casa própria, família não consegue ter água tratada em residência

Bancários reivindicam melhores condições de trabalho em agências de Vitória da Conquista

Em protesto, moradores cobram ações da prefeitura de Vitória da Conquista após transtornos gerados por chuvas

Galeria Pop é inaugurada e recebe aprovação máxima dos brumadenses

Brumado: Empresas se unem e realizam a maior confraternização entre funcionários

WhatsApp libera função para mensagens que desaparecerem automaticamente

Pesquisa aponta Viagra como medicamento candidato a prevenir Alzheimer

Foragidos de SP, MG e DF são alvos de operação em 5 cidades da Chapada

Caculé: Polícia prende homem que ajudou na ocultação do corpo de advogado

Atletas de Caetité conquistam quatro medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em São Paulo

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Malhada de Pedras

Corpo de advogado desaparecido é encontrado na zona rural de Caculé

Gabinete de Segurança Institucional autoriza avanço de projetos de exploração de ouro na Amazônia

Morre Mila Moreira, 72, uma das primeiras modelos a se tornar atriz no Brasil



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

Mais de 90 aves silvestres são apreendidas em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Suspeitos de manter em cativeiro cerca de 96 aves silvestres na cidade de Bom Jesus da Serra, no Sudoeste Baiano, três homens que não tinham autorização dos órgãos ambientais para a prática, foram presos. A prisão ocorreu neste domingo (20), quando Policiais Militares receberam a informação sobre um encontro de criadores para a exibição de pássaros na cidade. Chegando no local os oficiais constataram a falta de documentação necessária para a posse dos animais. Conforme o site G1, agentes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resgataram as aves e o material apreendido. Ambos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Os homens foram encaminhados para a delegacia da região. 



'Não diga que não sabia': Campanha na Bahia alerta para risco de festas de final de ano

Foto: Divulgação

O governo da Bahia lançou na segunda-feira (21) uma campanha publicitária que alerta para os riscos de encontros familiares em festas de final de ano em meio à segunda onda da Covid-19. No vídeo, um grupo de pessoas se encontram e usam máscaras. Entretanto, em determinado momento se reúnem para uma foto e decidem tirar a máscara. No final, uma jovem acaba transmitindo o vírus para a mãe, que apresenta sintomas graves. “Só não diga que não sabia. Coronavírus mata”, diz a campanha.



Governador da Bahia anuncia compra de 50 mil testes rápidos de Covid-19

Foto: Reprodução

O governo da Bahia está em processo para adquirir mais 50 mil testes rápidos de antígeno, tipo swab nasal, para detectar o coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT) através do Twitter, na manhã desta terça-feira (22). "Ele tem precisão similar ao RT-PCR e o resultado sai em apenas 30 minutos. A testagem em maior escala e velocidade será essencial neste momento em que enfrentamos a segunda da Covid-19", ressaltou o gestor. A avaliação foi repetida pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Em nota enviada pela equipe de comunicação do governo, o titular da Sesab disse que, embora o teste RT-PCR se mantenha como padrão ouro para a detecção da Covid-19, a velocidade que o teste rápido oferece é essencial. De acordo com a postagem de Rui, os testes serão utilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de emergência para que os profissionais de saúde possam decidir sobre a necessidade de internação dos pacientes. A nota oficial acrescenta que a indicação é para que o teste seja realizado entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas, o que possibilita a detecção precoce e a interrupção da transmissão por meio de isolamento dos casos infecciosos. A compra será feita por meio de um pregão eletrônico nacional, marcado para às 10h do próximo dia 30. 



Érico Cardoso: Pais são presos por espancar bebê de 5 meses até a morte por não aceitar fato de ele chorar

Foto: Reprodução l Fabiano Neves

Um casal foi preso em flagrante por espancar um bebê de cinco meses de idade até a morte, em Érico Cardoso, Centro Sul do Estado, as margens do Rio Paramirim. Segundo a Polícia Civil da cidade, o pai da vítima contou que ele e sua companheira, agredia o filho com tapas, por não aceitar o fato de a criança chorar e que costumavam fazer isto sempre que a criança chorava, porém a mãe não admitiu a agressão. A Polícia Civil informou, na segunda-feira (21), que a criança foi levada pelo casal por volta das 14h30 ao Hospital Municipal da cidade. Na unidade médica, os profissionais identificaram ematomas e constatou o óbito de Gustavo Oliveira Silva. A Polícia Militar conduziu os pais da criança para a Delegacia de Polícia de Paramirim. O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passou por necropsia. 

 



Hemoba lança campanha de Natal para mobilizar doadores de sangue

Foto: Luciano Santos l 97News

Na segunda-feira (21), foi lançada pela Fundação Hemoba a campanha “Presenteie com vida, doe sangue”. Serão realizados 10 dias de mobilização para atender as demandas por bolsas de sangue neste final de ano. Para isso, a Hemoba fará agendamentos individuais e em grupos, coleta itinerante e estenderá os atendimentos nas unidades fixas de coleta, com horários especiais. De acordo com o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, todas as unidades de coleta estão mobilizadas na ação com o objetivo de não deixar os estoques chegarem em níveis críticos. “Esse é o presente que gostaríamos de dar a todos vocês no Natal: venham doar sangue. Estamos com uma campanha itinerante bem forte”, afirmou.



Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella é preso na 'Operação Hades'

Foto: Reprodução

Em operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi preso nesta terça-feira (22). A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio. Segundo a CNN, a informação foi confirmada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Além de Crivella, também foi preso o empresário Rafael Alves -- suspeito de ser chefe do esquema, Mauro Macedo (ex -tesoureiro da campanha de Crivella)  e o ex-delegado Fernando Moraes (ex-vereador também). Crivella foi encamihado para a Cidade da Polícia , na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os outros alvos da operação seguem primeiro para a delegacia Fazendária, na Cidade da Polícia. O prefeito está a nove dias de concluir o mandato. 



Brumado: Polícia prende dupla acusada de vários assaltos e recupera veículos

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Policiais militares da 34ª Companhia de Polícia Militar (34ª CIPM) prenderam na noite de segunda-feira (21) dois homens, acusados de praticarem roubos na região de Brumado e Aracatu. A PM localizou em poder dos acusados aparelhos celulares, um revólver calibre 32, cinco munições do mesmo calibre, uma espingarda cartucheira de calibre 36, nove munições do mesmo calibre, quatro motocicletas, um carro, além de outros itens roubados como: maquita profissional, furadeira e um relógio. A PM chegou até a dupla após ser informada de uma roubo de uma moto no mesmo dia por volta das 17h30 no município de Aracatu. De acordo com a vítima, que acionou a PM, os dois homens haviam roubado sua moto Bros mediante ameaça com a arma de fogo e após o crime, tendo fugido na motocicleta logo em seguida. De imediato a PM iniciou as diligências que resultaram na localização, abordagem e detenção dos suspeitos no bairro Irmã Dulce, em Brumado. Durante a revista os policiais localizaram uma motocicleta, a arma de fogo e munições. 

 

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Ao serem indagados onde se encontrava a moto roubada e Aracatu, os indivíduos confessaram ter escondido o veículo na Fazenda Salina, local onde segundo eles era guardado os frutos de roubo. De acordo com a 34ª CIPM, chegando ao local indicado pelos suspeitos, foi encontrados na residência: aparelhos celulares, 04 motocicletas, sendo uma Honda Fan 125 preta, uma Honda Fan 150 vinho (moto roubada em Aracatu), uma Dafra super cor vermelha, 01 Honda Fan 125 azul sem placa, 01 veículo Onix preto, além dos materiais, uma maquita profissional, uma furadeira contendo várias brocas novas, 01 espingarda cartucheira calibre 36 com 9 cartuchos, sendo 3 deflagradas e 6 intactos e um relógio Technos. Conforme a PM, os dois indivíduo, juntamente com todo material apreendido foram conduzidos para a delegacia de Brumado, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

 



Brumado: Boletim aponta 7 hospitalizados e 262 pacientes em tratamento contra o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (21), o município de Brumado registrou 3.608 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10.706. Entre os diagnósticos: 07 internações, 42 óbitos, 262 pacientes em tratamento e 3.304 recuperados. No momento, 232 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.153 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ministério da Saúde ainda não tem plano contra a pandemia, aponta TCU

Foto: Reprodução l Carolina Antunes/PR

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) chegaram à conclusão de que após nove meses, o Ministério da Saúde ainda não tem plano estratégico para enfrentar a pandemia do coronavírus. O Tribunal pontua que não há plano minimamente detalhado e pontuou que representantes do Ministério da Saúde não compreendem a necessidade de interlocução com prefeituras e governos, o que dificultaria a tomada de ações integradas. Os auditores do TCU manifestaram inconsistências ainda no cronomgrama de fornecimento das vacinas e a distribuição de seringas e agulhas. Entre as críticas, o representantes do TCU identificaram que ainda há problemas com entregas de proteção individual, respiradores, kits de testes e irregularidades em contratos. “Ademais, não há clareza sobre quantas seringas do registro de preços serão adquiridas diretamente pelo Ministério da Saúde e quantas serão adquiridas pelos estados”, diz o TCU.



Pássaros silvestres são apreendidos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Vinte e cinco aves silvestres mantidas em cativeiro foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista.  As aves, que estavam em gaiolas dentro de um carro,  teriam sido adquiridas em Bariri (SP), e estavam sendo levadas para a cidade baiana de Água Fria. De acordo com a PRF, os passageiros de um carro modelo HB 20 assumiram a responsabilidade pelos animais e confessaram que não possuíam autorização do órgão ambiental para criação ou transporte. Os responsáveis pelo aprisionamento ilegal assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente, previsto no art. 46 da Lei 9.605/98. Foram recuperados pássaros das espécies canários-da-terra, coleirinha e trinca-ferro. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama e quando estiverem aptos, serão devolvidos a natureza.



Brumado: Município tem 328 pacientes em tratamento por conta do novo coronavírus

Foto: Divulgação

No domingo (20), Brumado registrou 3.605 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 10.631 notificações. Entre os diagnósticos: 03 internações, 42 óbitos, 328 pacientes em tratamento e 3.235 recuperados. No momento, 209 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.136 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Homem morre afogado em lagoa próximo ao distrito de Ubiraçaba

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem de 61 anos foi encontrado morto em uma lagoa próximo a BR-030, na entrada que da acesso ao distrito de Ubiraçaba, zona rural de Brumado. Segundo informou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom),  Edigar Lima Ferreira, 61 anos, é morador da Fazenda Pôr do Sol, na região do Distrito de Uiraçaba. Uma guarnição 34ª CIPM foi enviada até o local, que de imediato acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), no qual fez o levantamento cadavérico. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Brumado.

 

 



Brumado: Corpo de homem em estado de decomposição é encontrado no Residencial Brisas 1

Foto: Leitor l 97NEWS

Por volta de 12h30 deste domingo (20), o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado em estado de decomposição no Residencial Brisas 1, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, a vítima foi encontrada por moradores do Residencial na Rua Teotônio Souza Silva, em um terreno que fica nos fundos do  Posto de Saúde. Não há informações sobre as causas da morte. A Polícia Militar foi acionada e, em seguida acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) que fez o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado. Segundo a Polícia Civil, apenas um laudo médico poderá apontar as causas da morte.



Irritado com barulho, homem atira contra bar e é detido em Brumado

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi detido após atirar contra um bar por conta do barulho na noite da última sexta-feira (18) próximo a Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A Polícia Militar foi acionada pelo proprietário. Eles contaram que o homem estava aborrecido com o barulho do som e começou a atirar. Ao chegar no local indicado, a guarnição encontrou vários clientes assustados e informou o endereço do suspeito. Já na residência, a esposa do acusado permitiu a entrada dos policiais na casa e encontrou o homem com as armas. Questionado, o suspeito informou que perdeu a cabeça, pois o som da inauguração bar estava alto. Na residência, os PMs recolheram um revólver calibre .32 e uma espingarda, além de munições deflagradas. O homem foi encaminhado à Delegacia junto às armas apreendidas. Ele pagou fiança e já foi liberado.



Brumado: Idosa fica gravemente ferida ao ser atropelada na BA-148

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma mulher de aproximadamente 65 anos ficou gravemente ferida após ser atropelada na rodovia BA-148, na noite de sábado (19), em Brumado. Segundo testemunhas, a vítima era uma andarilha e o veículo envolvido no acidente não parou para prestar socorro. A mulher foi levada para o hospital Professor Magalhães Neto por uma equipe do SAMU. Segundo apurou o site 97NEWS o acidente aconteceu por volta das 22h próximo ao Parque de Exposições. A idosa estava caída no meio da rodovia quando os primeiros motoristas passavam pelo local do acidente, viram a cena e foram atuar nos primeiros socorros. A idosa gritava com muitas dores. A Polícia Militar foi informada e registrou a ocorrência. Não há mais informações sobre o estado de saúde da vítima.

 



Brumado: 328 pacientes estão em tratamento por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

No sábado (19), o município de Brumado registrou 3.605 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10.631. Entre os diagnósticos: 03 internações, 42 óbitos, 328 pacientes em tratamento e 3.235 recuperados. No momento, 211 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.136 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Quem se recusar a receber doses da vacina poderá ser punido, decide STF

Foto: Reprodução l Estadão

Na contramão do que prega o presidente Jair Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira (17) por 10 votos a 1, que a vacinação contra o novo coronavírus pode ser obrigatória. Apesar de entender que a imunização não deve ocorrer à força, a Corte definiu que podem ser aplicadas sanções administrativas contra quem se recusar a receber as doses -- como ser impedido de acessar determinados serviços e lugares. Os magistrados seguiram o voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, que avaliou duas ações, impetradas por PTB e PDT. Ele defendeu que a vacinação deve ser aplicada para proteger a saúde da população e evitar a continuidade de uma contaminação em massa. A ministra Cármen Lúcia, favorável à vacinação compulsória, destacou que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras, e o que tem maior relevância é a saúde coletiva. “O egoísmo não é compatível com a democracia. A Constituição não garante liberdade a uma pessoa para ela ser soberanamente egoísta. É dever do Estado, mediante políticas públicas, reduzir riscos de doenças e outros agravos, adotando as medidas necessárias para proteger a todos da contaminação de um vírus perigoso”, enfatizou. Pelo entendimento, a vacinação obrigatória pode ser aplicada pela União, por estados ou municípios. Indicado por Bolsonaro para o Supremo, o ministro Kassio Nunes Marques foi o único que votou diferente dos demais. Ele avaliou que a vacinação obrigatória deve ser adotada apenas como medida extrema. A importação e a distribuição de vacina por parte dos outros entes federativos vale se a União não cumprir o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, ou caso “este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença”. Nesse caso, estados e municípios podem adquirir imunizantes previamente aprovados pela Anvisa ou, se a agência não expedir autorização competente no prazo de 72 horas, importar o produto. 

 



Brumado possui 315 pacientes em tratamento da Covid-19

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (18), o município de Brumado registrou 3.589 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10.578. Entre os diagnósticos: 03 internações, 42 óbitos, 315 pacientes em tratamento e 3.232 recuperados. No momento, 238 ainda aguardam resultado laboratorial e 6.136 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Em menos de 12 horas, RotSat recupera F-1000 roubada em Brumado

Momento em que os suspeitos levam o veículo - Foto: Reprodução l Vídeo

Na madrugada desta sexta-feira (18), por volta de 02h10, uma caminhonete modelo F-1000 foi roubada na cidade de Brumado. Na ação, dois homens passam pela via em um veículo de passeio -- que supostamente dava apoio ao roubo. Em seguida, um dos suspeitos se aproxima da caminhonete e consegue abrir o veículo. Nesse momento, outo comparsa chega e ajuda o primeiro criminoso à empurrar a F-1000 até uma outra rua. No vídeo, eles conseguem ligar a caminhonete e fogem. No entanto, em menos de 12 horas, a empresa de rastreamento RotSat localizou o veículo no entroncamento de Jaguaquara, ou seja, a 246 km de Brumado. A empresa também acionou a Polícia Militar que, por volta das 10h de hoje (18) encontrou o veículo. Após os procedimentos, a caminhonete será encaminhado à Brumado. Graças ao rastreamento RotSat, mais um veículo retorna ao seu proprietário.

 

Em menos de 12 horas a F-1000 foi recuperada pela - Foto: RotSat