ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

Brumado: Assembleia Legislativa aprova elevação do município a Entrância Especial com participação efetiva de Vitor Bonfim

(Foto: Divulgação)

Na noite da última terça-feira, 19 de dezembro foi aprovada na Assembleia Legislativa o projeto de elevação da Comarca de Brumado a entrância especial, sendo a relatoria do deputado estadual Roberto Carlos, devendo agora aguardar a promulgação pelo governador do Estado, Rui Costa, com posterior publicação no Diário Oficial. É, com certeza, um momento de grande importância para o município, que vem sendo buscado há tempos e que foi conquistado através da união dos poderes, tendo como principais interlocutores o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos, o presidente da OAB, Dr. Osvaldo Laranjeiras, o prefeito Eduardo  Vasconcelos e, o sempre comprometido com as causas de Brumado, o secretário de Agricultura do Estado, deputado estadual licenciado, Vitor Bonfim, que inclusive esteve presente na sessão acompanhando os trabalhos. Com grande satisfação Léo Vasconcelos recebeu a importante notícia destacando que “é uma vitória histórica do povo de Brumado, que, agora poderá contar com uma comarca muito mais ampla e com muito mais qualidade em seus serviços. Temos muito a agradecer ao secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, que através de seu empenho e prestígio junto ao Tribunal de Justiça e do governador, Rui Costa nos possibilitou a elevação à entrância especial”. Finaliza pontuando que “Essa conquista trará grandes benefícios ao povo de Brumado e da região, em decorrência das melhorias das condições de trabalho dos servidores, bem como do aumento do número de juízes, para melhorar cada vez mais o pronto atendimento das demandas de toda região”.     



Zé Carlos de Jonas acompanha trabalhos de recuperação dos poços artesianos do Tamboril e Barreiro Branco I

O vereador Zé Carlos de Jonas ao lado do secretário Charles Granger acompanhando os trabalhos de recuperação (Foto: Divulgação)

Com uma imensa folha de serviços prestados para o meio rural, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua tendo a sua agenda parlamentar muito movimentada nesse sentido. Nessa quarta-feira (19), o vereador, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Charles Granger, estiveram nas comunidades de Tamboril e Barreiro Branco I, onde foram concluídos os serviços de recuperação dos poços artesianos. 

Os trabalhos foram muito intensos, mas foram concluídos de forma muito positiva (Foto: Divulgação)

Muito satisfeito com a ação, Zé Carlos de Jonas relatou que "esses poços estavam totalmente destruídos e, consequentemente, desativados, mas a prefeitura atendeu às minhas solicitações e realizou o serviço de recuperação, o qual foi muito complexo e oneroso". Ele ainda falou que "quero agradecer o empenho do secretário Charles Granger, que não mediu esforços para a realização dos serviços, que trouxe alívio para cerca de 50 famílias que estavam sendo prejudicadas". E finalizou dizendo que "os poços estão com uma boa vazão e em pleno funcionamento o que fará com que o final de ano dos moradores do Tamboril e Barreiro Branco seja bem mais tranquilo". Veja vídeo abaixo: 



Brumado: Denúncias sobre o atendimento sem isolamento a pacientes soropositivos são rechaçadas pelo secretário de saúde

As denúncias apontavam que os pacientes soropositivos estavam sendo atendidos sem o devido isolamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Várias denúncias da população chegaram à redação do 97NEWS apontando que os pacientes soropositivos estariam recebendo o atendimento normalmente, ou seja, sem estarem numa área de isolamento. Ouvido pelo radialista Carlos Silva, o secretário de Saúde, Claudio Feres, rechaçou com veemência essa possibilidade afirmando que "isso não procede, pois o hospital tem a sua área de isolamento e nenhum desses pacientes é atendido juntamente com a população" e ainda citou que "se alguém duvidar pode vir conferir, pois isso nunca existiu, inclusive, me estranha muito alguém ter levantado essa possibilidade". Mesmo com essa afirmação do secretário, Carlos Silva disse que novas denúncias nesse sentido voltaram a chegar ao Jornal da Alternativa. Segundo informações de bastidores, a situação do secretário é delicada, pois ele vem sendo alvo constante de denúncias e não estaria sabendo lidar com a situação, o que vem gerando comentários, cada vez mais intensos, de que ele deverá deixar a pasta em 2018, já que a Saúde ganhará uma nova dimensão bem mais complexa, ainda mais com o funcionamento da UTI que será inaugurada pelo governador nesta quinta-feira (21). Mas até o momento são somente especulações, que vem realmente crescendo, pois o secretário vem se negando a comentar o fato.



Brumado: Governador nomeia capitã Leila para comandar o Cicom

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) nomeou a capitã Leila Souza Gonçalves Silva para comandar o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) em Brumado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20). Capitã Leila estava lotada no 17º Batalhão da cidade de Guanambi, onde já pediu exoneração do cargo para vir para Brumado. A Capitã que foi promovida, ingressou na Polícia Militar em 1996, tendo 21 anos de coorporação. "Recebi com muita honra o convite do governador. Reconheço as dificuldades pelas quais passa a segurança pública na Bahia e o seu contexto nacional. Somos conscientes do grande desafio, mas com um trabalho em equipe e integrado, vamos enfrentar a criminalidade", declarou a Capitã. O Centro integrado, além de Brumado, atenderá os municípios que estão integrados à 20ª Coorpin e 34ª CIPM, que somam juntas cerca de 400 mil habitantes. O Cicom realizará atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento. Na Bahia, os Cicom´s, estarão interligados no Stelecom, para dar mais referências na integração das Instituições de Defesa Social, na gestão das telecomunicações e no atendimento das demandas de proteção à vida e ao patrimônio. 



SMMT esclarece posicionamento de viatura do órgão na Praça Coronel Zeca Leite na manhã desta quarta-feira (20)

A foto acabou gerando muito polêmica nas redes sociais, mas o SMTT esclareceu o motivo (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma foto que circulou nas redes sociais gerou uma grande polêmica na manhã desta quarta-feira (20), véspera da visita do governador Rui Costa a Brumado. A foto registra uma viatura pertencente ao SMTT - Superintendência Municipal de Trânsitos e Transportes estacionada na contra-mão e com o agente na rua. Inúmeros comentários circularam dizendo que o exemplo era negativo, então, visando esclarecer a situação entramos em contato com o superintendente do órgão, o engenheiro André Cardoso que explicou que "o fato está sendo interpretado de forma errônea, pois a via já estava interditada, pois o palanque que irá receber o governador em sua visita oficial a Brumado estava sendo montado e o agente estava tão simplesmente organizando o local que é, inclusive, papel da SMTT" e ainda emendou dizendo que "como muitos motoristas poderiam acabar utilizando a via, o agente estava apenas orientando, então, o fato de estar com a viatura na contramão, nesse caso não tem problema algum". Sobre o fato de que ele poderia estar lavrando autos de infração, Cardoso rebateu que "de forma alguma ele estava somente consultando o tablet que é função normativa dele".



Ministro Gilmar Mendes proíbe condução coercitiva de investigados em todo o país

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu a condução coercitiva de investigados. Em liminar desta terça-feira (19), o ministro considerou a prática de levar investigados à força para depor inconstitucional por violar a liberdade de locomoção e a presunção de não culpabilidade. A decisão impede a coercitiva de investigados, sob pena de responsabilização disciplinar, cível e criminal das autoridades que descumprirem a ordem, “sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”. O ministro encaminhou a decisão à Presidência do Supremo para que seja incluída na pauta do Plenário. Ainda segundo a publicação, na decisão, Gilmar afirma que não existe obrigação legal de comparecer a interrogatório, e por isso “não há possibilidade de forçar o comparecimento”. E como a investigação é um momento anterior à instauração do processo, a condução coercitiva viola os incisos LIV e LVII do artigo 5º da Constituição Federal.



Boa Notícia: Rui afirma que 95% do empréstimo do BB ao estado vai para o interior

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia vai receber um empréstimo de R$ 600 milhões do banco do Brasil. O governador do estado, Rui Costa (PT), falou disso durante o lançamento da revista do balança de ações de 2017. O evento ocorreu durante a tarde desta terça-feira (19), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “O empréstimo de R$ 600 milhões deve chegar aqui nessa semana. Eu diria que 95% desse dinheiro é para aplicar no interior do estado. Desses 95% que vão para o interior, dois terços deles vão ser aplicados em estradas e o segundo volume vai ser para a construção de escolas, pelo menos 14 ou 15 escolas pelo interior.”, disse Rui Costa.



Ministério Público denuncia prefeito de Irecê por gasto de R$ 1,2 milhão com assessoria

Foto: Reprodução

O Ministério Público denunciou, na manhã desta terça-feira (19), o atual prefeito de Irecê, Elmo Vaz, por um gasto de quase R$ 1,2 milhão. Segundo o MP, a gestão contratou pessoas e sete escritórios para executar os serviços de assessoria jurídica e contábil, sem realizar o processo de licitação. A denúncia de inexigibilidade foi assinada pelos vereadores Toinho do Judô e Margarida Cardoso, que garantem que no quadro municipal já existe um setor responsável para cumprir os serviços. O prefeito deverá responder por ato de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos por ter realizado contratações sem o procedimento padrão. As empresas contratadas receberam valores que variam entre R$ 540 mil a R$ 35 mil.



Brumado: Policial à paisana reage a assalto; um bandido morreu e outro ficou ferido

Um dos elementos morreu no local e o outro foi levado para o HPMN (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A Vila Presidente Vargas, mais especificamente na Rua Gabriel Messias, foi palco de uma ação que acabou tendo uma vítima fatal e outro elemento levado ferido para o Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, dois elementos, Alexandre Lima de 22 anos e o outro, um adolescente, de 17 anos, em uma moto, após assaltarem um celular de um transeunte, iam dar continuidade à sua jornada delituosa, mas, não contavam que uma das futuras vítimas seria um policial à paisana que estava na rua parado com a sua filha. Como era esperado, os bandidos vieram lhe assaltar e como ele percebeu que possivelmente eles estavam armados, entregou o celular, mas durante a ação, ele reagiu, então, imediatamente disparou contra os elementos, tendo um vindo a óbito já no local e o outro foi levado com um ferimento de tiro no braço para o HMPMN.



Brumado: Suspeito de tráfico internacional que trabalhava no Aeroporto do Galeão foi preso pela Polícia Federal

O mandato de prisão foi realizado por agentes federais com apoio da PETO (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O "agigantamento" do tráfico internacional de drogas no Brasil, que é considerado um dos principais países distribuidores de entorpecentes, vem provocando um grande caos na sociedade, já que, após a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, e também devido ao agravamento da crise, o comércio ilegal de substâncias tóxicas se proliferou também por todo o território nacional, chegando, inclusive, até às pequenas cidades dos rincões mais longínquos. Dentro desta perspectiva, nesta terça-feira (19), num desdobramento da "Operação Rush", que foi deflagrada no Rio de Janeiro, tendo o Aeroporto Internacional do Galeão, como o foco das ações de uma quadrilha especializada que foi batizada de "Máfia do Galeão". Dentre os 36 mandados de prisão que foram expedidos pela Justiça Federal, um deles acabou sendo executado em Brumado, onde uma equipe da PETO, juntamente com agentes federais, cumpriu o mandado de prisão em desfavor de Warley Sandes Silva (50), o qual trabalhou no Aeroporto do Galeão por 30 anos e, segundo informações, estaria fixando a sua residência em Brumado. Ainda não existem evidências de que ele estaria agindo a favor do tráfico, somente que estava vindo para Brumado, possivelmente, segundo a Justiça, para ficar longe do foco das operações da PF. Também não há, até o momento, um pronunciamento oficial da Polícia Civil de Brumado sobre a possibilidade de existir conexões com criminosos locais.



Agente de Endemias protestam de descaso da Sesau; 'estamos entrando na casa das pessoas como mendigos', relatam

A situação da bolsa dos agentes, que ainda estão com a logomarca da administração passada é realmente crítica como pode ser comprovada no detalhe (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Já não é de hoje que os agentes de endemias vêm reclamando das faltas de condições de trabalho, pois eles afirmam que estão trabalhando sem EPIs (equipamentos de proteção individual), além de estarem usando roupas pessoais, porque também estão sem o devido fardamento. Segundo eles em relato ao apresentado Carlos "Kaká" Silva, não está sendo fornecido nem protetor solar e nem as bolsas específicas para o trabalho de campo, o que vem prejudicando a qualidade dos serviços. "Nós estamos entrando na casa das pessoas como mendigos", afirmam o agentes que não vem escondendo o seu descontentamento com a situação. Um deles ainda relatou que "olha a situação da bolsa que usamos, acho que o dever é da administração em fornecer a farda e os EPIs, mas nem protetor, que foi aprovado por lei, estão nos dando". A crise deve se agravar e as especulações é que a situação chegou a esse ponto pela insensibilidade do secretário municipal de saúde, Claudio Feres, que vem recebendo uma série de críticas pela sua atuação à frente da pasta, a qual vem sendo avaliada cada vez mais negativamente, já que são recorrentes as situações negativas no setor". Os agentes esperam uma mudança de postura, já que o serviço que eles prestam é importante para a população e para a saúde pública do município.



Brumado Sunset: Vem aí nova virada de preços; garanta já o seu ingresso

(Divulgação)

Se aproxima o momento do Brumado Sunset, o evento que celebrará a alegria natalina, então, nesse clima festivo de final de ano que faz com que a atmosfera em Brumado seja de alto astral, não haverá lugar melhor para curtir do que essa festa grandiosa, que terá uma megaestrutura de som e luzes. Então, você que ainda não adquiriu o seu ingresso, aproveita o momento que vem aí uma virada de preços. Corra agora mesmo a um dos postos de venda: Tiazinha Distribuidora; Bar do Rey; Boutique Sandes; Padaria Ki Pão e Posto Meira; em Livramento: Decore Festas; Restaurante Trindade e Sofia comissária, Meia-entrada em Tiazinha Distribuidora.



Prefeitura comunica pagamento do 13º salário e antecipa vencimento dos servidores municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado, através do prefeito Eduardo Vasconcelos, comunica aos servidores públicos municipais que a segunda parcela do 13º Salário será paga nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2017. Além disso, com o intuito de viabilizar que o servidor possa melhor se organizar nesse fim de ano, a Administração Municipal informa também sobre a antecipação do pagamento salarial para o dia 23 de dezembro de 2017. 



Brumado: Feira de Saúde e Cidadania atenderá cerca de 3 mil pessoas da cidade e região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e com ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, a Feira de Saúde e Cidadania montada em Brumado está oferecendo diversos serviços, que começaram nesta terça (19), e segue até, quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22), para cerca de três mil pessoas da região sudoeste. A estrutura localizada no Bairro Monsenhor Fagundes, ao lado da Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spinola Costa, conta com estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibiliza ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional. Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma vez identificada a necessidade, os pequenos ganham óculos, enquanto os mais experientes passam pelo rastreamento para cirurgia de catarata. Cuidados com a saúde bucal também integram o rol de ações, a exemplo de extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. O caminhão, com dez cadeiras tem atendimento simultâneo, e está equipado com o maquinário presente em qualquer consultório. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cidadania


Essa é uma oportunidade para quem quer realizar um mini check-up, e a Feira, é a grande oportunidade de resolver o problema sem precisar se deslocar para outros setores. "A realização dessas feiras é uma estratégia do Governo do Estado de trazer para o interior o maior número de serviços de saúde e sociais para atender diversos municípios das várias regiões", esclarece Jassicon Queiroz, superintendente de Atendimento Integral à Saúde da Sesab. O movimento da saúde coicide com à visita do governador Rui Costa em Brumado, onde será inaugurado os 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto. 



Saúde: Azeite extravirgem ajuda no combate à obesidade

Foto: Reprodução

Indicadores apresentados pelo Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2017, mostram que nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil cresceu em 60%, passando de 11,8% de 2006 para 18.9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Por conta disso, o alerta a esse tipo de doença é necessário. Diversas alternativas para a perda de peso já foram apresentadas a aqueles que precisam mudar o estilo de vida e muitas delas exigem uma mudança difícil na refeição e rotina, por isso, nem todos conseguem seus objetivos. É recomendável para aqueles que preferem começar com pequenas mudanças aderir às refeições alimentos, condimentos e bebidas que ajudem no processo de emagrecimento. Os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite de oliva podem resgatar a sensação de saciedade que pessoas obesas perderam com o excesso de gorduras saturadas ingeridas. Esse resgate ajuda no combate ao peso e evita que pessoas acima do peso ou obesas comam mais do que o necessário. O consumo ideal de azeite de oliva é em torno de 15 a 30 ml por dia, que pode ser consumido em saladas ou em pratos já servidos. Desta forma, aconselha-se o uso do azeite de oliva extravirgem que pode trazer ainda mais sabor a sua refeição.



Brumado: Alternativa FM realiza primeiro `Natal Solidário´

Foto: Divulgação

Em comemoração ao mês natalino e o aniversário da Rádio Alternativa FM, a emissora realizou o "Natal Solidário". O evento teve a colaboração da população brumadense que participou intensamente doando alimentos que foram entregues na sede da emissora, e através do "Futebol Solidário", realizado pelo programa "Mundo Esportivo", que é exibido na emissora de segunda a sexta-feira, das 18h ás 19h. Com início às 19h, o futebol com os amigos e parceiros reuniu na última sexta (15) jogadores profissionais como, Júnior Brumado do Bahia, Norberto do Amércia-MG e Artur do Columbus Crew SC. Além da participação especial de jogadores amadores e ex-jogadores - os quais foram pioneiros no futebol brumadense. A Rádio Alternativa comemora 19 anos, e sempre realiza essa prestação de serviço nos bairros em Brumado. Para o diretor-presidente, Emanoel Araújo, essa realização comemora o aniversário da rádio e na oportunidade proporciona um momento de lazer para a comunidade em alusão ao mês do Natal. "Ficamos muito felizes com essa oportunidade de comemorar esses dois momentos importantes das nossas vidas. Trabalhamos com uma equipe de voluntários na rádio que se esforçam todos os dias para dar o melhor aos ouvintes", destaca Menelão. Ele também ressalta que a rádio depende dos ouvintes e apoiadores culturais para que o atendimento e prestação de serviços sejam realmente eficientes. "Conhecemos as nossas necessidades de melhorar a vida dos mais necessitados, mas é importante que tenhamos o apoio do povo e dos empresários para crescermos e melhorarmos nossa cidade, onde moramos e vivemos com nossas famílias e amigos", disse. A Rádio Alternativa recentemente passou por mudanças em sua estrutura física e técnica, onde foram adquiridos novos equipamentos de ponta para atender melhor os ouvintes, comunidade, entrevistados e empreendedores que procuram atender as necessidades do dia a dia. Emanoel fez questão de agradecer a todos os locutores pelo empenho e pela dedicação aos mais carentes. Cerca de 70 famílias receberam as cestas básicas adquiridas na campanha. A Alternativa FM, ainda está recebendo doações, e está localizada na rua Marcolino Rizério, 209-A, centro, em Brumado. Outras informações pelo telefone 77 3441-6637 e 9.9976-1368. 



PMDB aprova mudança de nome e volta a se chamar MDB

Foto: Reprodução

Para um auditório esvaziado, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), anunciou que os integrantes do partido aprovaram a mudança do nome para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era chamado durante o regime militar. A decisão era um dos itens da pauta da convenção extraordinária da sigla, realizada nesta terça-feira (19) em Brasília. A mudança do nome, às vésperas do ano eleitoral, é uma estratégia para dar uma repaginada na sigla após Michel Temer assumir a Presidência da República. Dirigentes negam que a alteração seja uma tentativa de “esconder” a sigla atrás de uma nova marca, já que a cúpula da legenda e o próprio Temer têm sido alvo de escândalos de corrupção, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato. Jucá também afirmou que serão criados novos grupos setoriais para atender alas do partido como os evangélicos e o núcleo ambientalista. 

 





Prestando Contas: PT lista investimentos e ações em prol de Brumado

Rui Costa, Waldenor, Zé Raimundo e o PT de Brumado trabalhando em prol do desenvolvimento do município (Foto: Divulgação)

O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio da sua Executiva Municipal, aproveitando o momento tão representativo para Brumado, com a visita do governador Rui Costa que estará inaugurando as duas UTIs do Hospital Magalhães Neto e também divulgando um novo cronograma de ações para o município, vem fazer um balanço de seus investimentos e obras em prol do município. Tendo como principais interlocutores junto aos governos federal e estadual, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que são responsáveis por conquistas para Brumado, o PT vem prestar conta das suas ações, listando um grande número de obras e benefícios que vêm sendo realizados no município durante os últimos anos, comprovando e cumprindo os seus compromissos com a população. Confira a lista:

- 20 Leitos de UTI; 10 adultos / 10 neonatais;
- Ampliação do Hospital para implantação da UTI com investimentos de R$ 4 milhões;
- Construção do Presídio que deverá ser inaugurado em breve;
- Construção de 400 moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida;
- Implantação do Curso de Direito da Uneb
- Criação do novo campus da Uneb;
- Construção e implantação da unidade do IFBA - Instituto Federal da Bahia;
- Construção da Barragem de Cristalândia; paga no no governo de Wagner;
- Extensões de Energia Elétrica em 95% do município;
- Extensões de Adutoras da Embasa de Água para Comunidades Rurais;
- Implantação de diversos sistemas simplificados de abastecimento nas comunidades rurais por meio da CAR;
- Construção de Passagens Molhadas no meio rural;

- Construção do novo estacionamento da Feira Livre Municipal ao lado da Cesta do Povo; 
- Construção de mais de 4 mil cisternas para consumo humano nas comunidades rurais;
- Construção de mais de 300 Barreiros para pequenos produtores rurais;
- Construção de UBSs na sede e no meio rural;
- Construção da UPA 24h no São Félix/Bairro Malhada Branca;
- Disponibilização de 40% dos custos para o funcionamento da UTI;
- Disponibilização de R$ 500 mil para o HMPMN por meio de emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira;
- Doação de 5 tratores às comunidades rurais por meio de emendas parlamentares do deputado Waldenor Pereira;
- Implantação do Sistema Semafórico da cidade;
- Implantação do CICOM - Centro Integrado de Comunicações de Brumado;
- Pavimentação asfáltica e a paralelepipedos em diversas ruas, praças e avenidas da cidade;
- Construção de quadras poliesportivas;
- Reforma do Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy no  Bairro São José;
- Reforma total do Estádio Gilbertão (antigo Prazeres);
- Construção do LACEN;
- Pavimentação asfáltica das BA 262 (Conquista - Brumado); BA 148 (Brumado - Livramento) e BR-030 (trecho Brumado Sussuarana e Brumado a Caetité)
- Implantação do Hemoba;
- Implantação da Usina de Beneficiamento de Leite (2004); 
- Aquisição de equipamentos para o Hospital Magalhães Neto para o Centro de Imagem (Tomogragia); 
- Implantação do SAMU 192;
- Construção das agroindústrias do Umbú;
- Pavimentação asfáltica da BA-529 - Brumado a Itaquaraí;
- Abastecimento de água para Itaquaraí, Lagoa Funda, Jacaré, Pedra Preta com construção da estação de tratamento;
- Construção de barragens em Lagoa Funda e Ubiraçaba; e
- Construção da Creche do Bairra Irmã Dulce; 
- Extensão de rede da Embasa para as comunidades dos Pebas, Pompeia, Passagem, Frutuoso, Cachoeira, Furado dos Veados, Campo Seco I, Queimada Grande e Tocaçu.

O PT que vem fazendo muito por Brumado, juntamente com a população agradecem ao governador Rui Costa e aos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira pelas conquistas no campo e na cidade. 

Zé Luiz Alves Ataíde 
Presidente do PT de Brumado 



Capotamento entre Rio do Antônio e Malhada de Pedras; motorista não teve ferimentos

O motorista teve muita sorte ao sair ileso do acidente (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um motorista que reside na cidade de Rio do Antônio, acabou tendo o seu dia de sorte nesta segunda-feira (18), já que conseguiu escapar ileso após ter perdido o controle do seu veículo  e colidido com um poste entre as cidades de Malhada de Pedras e Rio do Antônio. De acordo informações, o acidente ocorreu devido o fato de o motorista desviar de uma motocicleta que não teria dado seta para entrar em uma estrada vicinal. O veículo acabou tombando às margens da BA-026. Apesar do grande susto, o condutor não sofreu ferimentos.