Brumado: Feira de Saúde e Cidadania atenderá cerca de 3 mil pessoas da cidade e região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e com ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, a Feira de Saúde e Cidadania montada em Brumado está oferecendo diversos serviços, que começaram nesta terça (19), e segue até, quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22), para cerca de três mil pessoas da região sudoeste. A estrutura localizada no Bairro Monsenhor Fagundes, ao lado da Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spinola Costa, conta com estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibiliza ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional. Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma vez identificada a necessidade, os pequenos ganham óculos, enquanto os mais experientes passam pelo rastreamento para cirurgia de catarata. Cuidados com a saúde bucal também integram o rol de ações, a exemplo de extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. O caminhão, com dez cadeiras tem atendimento simultâneo, e está equipado com o maquinário presente em qualquer consultório. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cidadania


Essa é uma oportunidade para quem quer realizar um mini check-up, e a Feira, é a grande oportunidade de resolver o problema sem precisar se deslocar para outros setores. "A realização dessas feiras é uma estratégia do Governo do Estado de trazer para o interior o maior número de serviços de saúde e sociais para atender diversos municípios das várias regiões", esclarece Jassicon Queiroz, superintendente de Atendimento Integral à Saúde da Sesab. O movimento da saúde coicide com à visita do governador Rui Costa em Brumado, onde será inaugurado os 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto.