ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

Vereador Lek Cabelereiro vota a favor do projeto Avante Sertanejo, mas cobra a regularidade do programa

O vereador destacou a importância do Avante Sertanejo (Foto: Reprodução Youtube)

Mostrando uma consciência política em constante evolução, o vereador Lek Cabeleireiro (PV) votou favoravelmente ao Programa Social Avante Sertanejo, o qual é desenvolvido pela administração municipal e beneficia centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Porém, em seu pronunciamento, o parlamentar cobrou pela regularidade do programa citando que "esperamos que não seja utilizado como meio eleitoral de manobra da população, pois, historicamente, o programa aparece neste período e some assim que as eleições terminam". Questionado, Lek afirmou que “trata-se de um programa muito importante, tendo nosso total apoio. As pessoas carentes precisam desse suporte, deste modo estamos felizes em aprovar este projeto", mas fez questão de declarar que “espero que não seja como em outras oportunidades, quando se lembra de aplicar o programa apenas em períodos eleitorais, esquecendo que fome não dá uma vez só. O povo merece respeito, não pode ser tratado como objeto, estarei atento e fiscalizando o cumprimento desta lei que aprovamos nesta data”. O programa Avante Sertanejo teve o seu retorno aprovado, por meio de um projeto de lei que apresentou reformulações à proposta original. A execução caberá à SESOC - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cadania. Confira abaixo o pronunciamento do vereador Lek Cabeleireiro: 



Em processo de renovação, PMDB de Brumado elege novo diretório

O jovem advogado Jorge Luiz Parish Malaquias Filho exercerá a partir de agora a presidência do PMDB de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com uma grande história composta de muitas vitórias e algumas derrotas, o PMDB de Brumado atravessa um processo de transformação que busca repaginar a sua atuação, mirando o retorno ao protagonismo político na terra do minério. Neste contexto, o diretório municipal realizou nesta quinta-feira (30), uma convenção onde foram eleitos os novos membros da mesa diretora da agremiação. Com a presença de várias lideranças políticas importantes, como os vereadores Lek e Elias Piau, ambos do PV, do contabilista Marlito Lacerda e do médico e ex-deputado estadual José Clemente Alves Gondim, o evento foi considerado um divisor de águas para a legenda que agora adota o slogan “renovar para progredir”. O empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo, que exercia a presidência do partido, em seu pronunciamento explicou que "eu estava mesmo pronto a desembarcar do PMDB, mas, após conversas com o diretório estadual, fui motivado a continuar, já que foram dadas garantias que a legenda está passando por um processo de total transformação e que uma cidade importante como Brumado não poderia ficar sem representantes". Muito otimista ele ainda declarou que "diante disso fiquei estimulado, ainda mais que importantes lideranças políticas já sinalizaram que deverão se filiar ao PMDB de Brumado que, com certeza, voltará a ser muito forte". Após a realização da eleição, que teve chapa única, o jovem advogado Jorge Luiz Parish Malaquias Filho foi aclamado presidente, ficando como vice, o líder cristão Clóvis Fraga. Em seu discurso, ele fez questão de ressaltar que "estamos aqui para uma missão muito importante, tenho consciência disso, mas darei o melhor para que esse planejamento de repaginação do PMDB em Brumado seja executado em sua plenitude". Ele também destacou que "já estamos também nos organizando para as próximas eleições e, nesse sentido, estamos muito otimistas, pois o partido à nível estadual nos garantiu todo o apoio possível. Então, podem escrever, o PMDB de Brumado vem muito mais forte, mais dinâmico e com uma concepção moderna, totalmente sintonizada com os novos ventos da política nacional".

O empresário Emanoel Araújo, que deverá disputar uma cadeira na ALBA, destacou esse novo momento do PMDB de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Pedestres revoltados com toco de haste de placa de sinalização na Mourão Guimarães; pessoas já se machucaram

O toco da haste de ferro vem causando várias quedas de pedestres (Foto: 97NEWS)

Um simples toco de uma haste de ferro que sustentava uma placa de sinalização, o qual já está dessa forma há mais de um mês, vem atormentando a vida dos pedestres que circulam pela Av. Antônio Mourão Guimarães altura do número 600, mais precisamente em frente da sede administrativa da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual. Segundo vários relatos que chegaram à redação do 97NEWS, várias pessoas já se machucaram, especialmente idosos, já que a constituição física é mais frágil. Comerciantes também não escondem a sua indignação com o fato, que teria sido causado por uma ação de equipes do DNIT que realizaram a atualização da sinalização e se esqueceram de retirar o toco da haste. No momento em que estava se concluindo a matéria, um novo relato chegou informando que um senhor de idade tinha cortado os dedos dos pés e teve que receber cuidados médicos. Tentamos contato com o órgão, mas sem sucesso.



Brumado: Médico que mentiu e deixou pacientes na mesa de cirurgia para atender um chamado de uma clínica particular será punido; garante secretário de Saúde

O episódio ocorreu no Hospital Municipal Magalhães Neto e deixou familiares e pacientes indignados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um fato ocorrido nesta quarta-feira (29) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto deixou muitos pacientes e familiares indignados. Segundo uma denúncia passada à redação do 97NEWS por uma jovem estudante de Psicologia, que se identificou como Gilvanete da Silva Souza (22), o médico anestesista que estava no plantão alegou que estava passando mal e deixou vários pacientes a espera das cirurgias marcadas. A história que pareceu meio estranha acabou sendo esclarecida por um descuido do próprio médico, já que uma das pacientes que tinha recebido anestesia raquidiana, ou seja, que deixa o corpo anestesiado somente da cintura para baixo, ouviu ele próprio dizer para uma das enfermeiras que teria que se ausentar porque tinha sido chamado com urgência numa clínica particular e que ela comunicasse aos pacientes que ele tinha passado mal. A farsa então acabou sendo descoberta, o que deixou a estudante revoltada, já que não era a primeira vez que isso acontecia com um familiar, que, no caso, era a sua mãe, de 45, a qual estava já debilitada por ter ficado a noite inteira à espera de uma cirurgia de retirada de um nódulo do fígado e acabou tendo abortado o seu procedimento cirúrgico. Diante da gravidade do ocorrido, entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que, logo de início declarou que "admitimos que o fato aconteceu e que as providências já estão sendo tomadas". Questionado se o médico será penalizado, ele respondeu que "sim ele irá passar por procedimento administrativo que poderá incorrer inclusive no encerramento do seu contrato. Iremos analisar o caso de forma ampla com toda a nossa equipe, pois foi um erro grave e que não pode ser admitido". Ele ainda fez questão de citar que "quero, nesse momento, em primeiro lugar pedir desculpas aos pacientes e familiares que foram prejudicados e também à população como um todo. Temos uma excelente equipe atuando no Centro Cirúrgico e não vamos tolerar que uma 'maçã podre' venha arruinar todo o pomar. Que todos os médicos que atuam no setor fiquem bem cientes disso, pois seremos ainda mais rigorosos com esse tipo de procedimento reprovável". Feres ainda informou que todas as cirurgias já foram remarcadas para a próxima semana. 



Natal com preço baixo; A Ultra Forte atrai com variedade de produtos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Natal está quase aí, e uma das lojas mais procuradas em Brumado pelos preços baixos é a Ultra Forte, no centro da cidade. Com vários anos de credibilidade no mercado, nesta época do ano, a loja fica praticamente tomada por itens natalinos. O produto mais procurado é a árvore de Natal. Depois vem o Papai Noel, que tem várias versões: de mesa, parede, até arranjos sofisticados para decorar ambientes como residência, condomínios, salas de visitas e muito mais. A loja tem centenas de itens como: louça, copos, enfeites de vidro, de porcelana,  pratos, panelas e outros. Fora todas as bolas e ponteiras para árvores de Natal. Ufa! A loja tem espaço bem razoável e bom atendimento. Ultra Forte, Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56, no coração de Brumado. Veja as fotos abaixo:



Juiza determinou a suspensão de propagandas da Reforma da Previdência

Foto: Ilustrativa

Foi divulgada a decisão da juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara da Justiça Federal do DF, que determinou que todos os anúncios da campanha do governo federal a favor da Reforma da Previdência, intitulada “Combate aos Privilégios”, deverão ser suspensos. A juíza criticou o governo federal por não apresentar dados objetivos e alertou para os riscos de a opinião pública ser “manipulada” diante de um tema tão importante. Para Rosimayre a campanha “veicula a desinformação” ao dizer que, com a reforma, “o Brasil vai ter mais recursos para cuidar da saúde, da educação e da segurança de todos”. “A campanha não divulga informações a respeito de programa, serviços ou ações do governo, visto que tem por objetivo apresentar a versão do executivo sobre aquela que, certamente, será uma das reformas mais profundas e dramáticas para a população brasileira”, observou a juíza. A decisão da juíza veio após um pedido de medida liminar apresentado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip). A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer assim que for intimada.



Mulher é espancada por companheiro por causa de `likes´ em rede social

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Uma mulher foi espancada pelo companheiro na cidade de Ubatã, no sul baiano na madrugada de quarta-feira (29). Segundo a polícia, a agressão ocorreu por ciúmes e durou cerca de 30 minutos. De acordo com o Boletin de Ocorrência (BO), a mulher estava com um celular acessando uma rede social quando ocorreu o ataque, com socos e pontapés. Os filhos do casal, de 9, 10 e 11 anos, presenciaram a cena. Roberto Soares da Silva Conceição, de 32 anos, foi preso no mesmo dia do crime. Casados a 11 anos, os vizinhos ficaram chocados com as agressões. Ainda segundo a Polícia, a vítima sofreu ferimentos na cabeça e ficou com um hematoma em um dos olhos, o que dificulta a visão. O celular da mulher também ficou destruído no ataque. 



21 suspeitos são presos em operação para desarticular quadrilha na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na última quarta-feira (29) em uma operação da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) apreendeu 21 pessoas em oito cidades baianas. A operação foi para prender o suposto traficante, Elcevander Pereira Silva, que seria o principal líder do tráfico na região de Senhor do Bonfim. Ele foi encontrado e encaminhado ao sistema prisional. Elcevander seria comandante de uma quadrilha envolvida na compra e venda de armas, assaltos a banco, sequestro e homicídios. Para desarticular o grupo, a Polícia investigou o caso por dois anos. A Polícia Civil cumpriu 25 mandados de prisão temporária e outros 25 de busca em apreensão nas cidades de  Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Filadélfia, Itiúba, Conceição do Coité e Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. Apenas quatro alvos dos mandados não foram encontrados: Sueli Vieira de Souza, André Luiz dos Santos Cerqueira, Evanildo da Silva Santos, e Antônio Marcos Ceila Oliveira, que estão foragidos. Em flagrante, foram presos Ozemar da Silva Santos, Gilmar Freire, Rúbia de Jesus Oliveira, Deoclécio Sebastião da Silva Filho e Maria Adelilia. Com mandados expedidos pela Justiça, Diego Pinheiro Santos, Joseane Araújo dos Santos, Fabrício Ferreira de Souza, Jhone, Alcilon Ribeiro Passos, Jean Vagner Pereira de Souza, Adalberto Araújo de Souza Filho, Vandenberg Santos Castro, Maria Fabiana Pereira da Costa, Emerson, Adalberto Henrique da Silva, Wadison da Silva Andrade, Iara, Yure de Jesus Santos e Tales Alves da Silva também foram apreendidos.



Sul-Americana: Flamengo vence o Barranquilla e está na final

Foto: Reprodução l TV Globo

Nesta quinta-feira (30) o Flamengo deu um passe importantíssimo para “salvar” o seu ano de 2017. Na Colômbia, o Rubro-Negro voltou a encarar o Junior Barranquilla, pela partida de volta da semifinal da Conmebol Sul-Americana, e após o 2 a 1, de virada, na ida, no Maracanã, voltou a vencer os colombianos por 2 a 0 e se classificou para a grande decisão do torneio continental, onde enfrentará o Independiente, maior campeão da Libertadores, com sete títulos conquistados. Cotado para substituir Alex Muralha, que apesar de ter viajado, sequer ficou no banco de reservas, o goleiro César foi confirmado como titular. O que o Flamengo não esperava, porém, é que teria o desfalque de última hora do zagueiro Réver, que já havia sentido a coxa esquerda na quarta (29), e voltou a sentir dores no local durante o aquecimento. Rhodolfo, que estava no banco, foi relacionado entre os titulares. Com o resultado, o Flamengo avançou para a grande decisão, que já terá início na próxima semana, contra o Independiente. A partida de ida está marcada para o dia 6 de dezembro, no Estádio Libertadores de América. Já a volta, será no dia 13, no Rio de Janeiro. Esta será a segunda final envolvendo brasileiros e argentinos por competições da Conmebol em 2017.



Vai parar: Agências bancárias não funcionarão na terça-feira (5) por conta de greve geral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os bancários decidiram aderir à greve geral que acontecerá na próxima terça-feira (5), em todo o país, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Por conta disso, as agências não funcionarão neste dia. A decisão foi tomada na noite de quara-feira (29), durante assembleia no auditório do Sindicato. Além da paralisação, os trabalhadores também irão realizar uma manifestação em frente as agências de Brumado, às 7h. Segundo a categoria, a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo Michel Temer (PMDB) e que deve ser votada no dia 6 de dezembro, é mais perversa que a anterior. E, ao contrário da propaganda do governo, não corta privilégios, como as altas aposentadorias dos parlamentares, ataca apenas a Classe Trabalhadora que terá de trabalhar mais, ganhar menos e, se quiser receber o valor integral da aposentadoria, contribuir durante 40 anos, sem ficar nenhum período desempregado.