ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Polícia encontra depósito clandestino de combustíveis em Itapetinga

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Abastecimento em bairros e localidades rurais de Brumado registra irregularidade por falta de energia elétrica

Preço da gasolina sobe quase 60 centavos e chega a R$ 5,09 em Brumado

Clínica Mais Vida traz para Brumado o que há de mais moderno em Ultrassonografia de qualidade e alta definição

Barra do Choça: Mulher é encontrada morta dentro de casa; suspeito possuía dívida de R$15 mil

Acusado de furtar seringas, servidor foi encontrado morto antes de ser ouvido em Conquista

Fim de semana com alimentos saudáveis é na Bete Fruits

47 novos casos de coronavírus são registrados nas últimas 24h em Brumado

Brumado; Presidente da Câmara afirma que áudio em que ele pede 'farra' no primeiro salário, 'não passou de uma brincadeira entre eles'



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

Atentado: Caminhão do corpo de bombeiros invade Esplanada dos Ministérios

Foto: Divulgação

Na madrugada de domingo (03) um sargento do Corpo de Bombeiros furtou um caminhão da corporação na cidade de Ceilândia e seguiu em alta velocidade até a Esplanada dos Ministérios. Mais de 15 veículos da policia militar perseguiram o caminhão e conseguiram intercepta-lo quando efetuaram vários disparos nas rodas do veiculo forçando a parada do mesmo. Quando o militar chegou ao quartel e tomou o veiculo, integrantes do próprio corpo de bombeiros comunicaram o fato a PM. Na mochila do sargento foram encontrados seus pertences e algumas latinhas de bebida alcoólica. O bombeiro cujo o nome não foi revelado, se entregou.



'Vitória escapa da queda pelas suas próprias pernas e suas forças', vibra Mancini

(Foto: Reprodução)

O técnico Vagner Mancini valorizou a permanência do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro, apesar da derrota da equipe para o Flamengo por 2 a 1, no estádio do Barradão, neste domingo (3), em Salvador, pela última rodada. O Leão terminou o certame nacional na 16ª colocação com 43 pontos. Mesma pontuação dos rebaixados Coritiba, em 17°, e Avaí, 18°. Para o treinador, o objetivo foi alcançado e o torcedor do rubro-negro baiano pode sair nas ruas para comemorar. "O Vitória escapa do rebaixamento pelas suas próprias pernas e pelas suas forças, porque somou os pontos necessários para isso. Não vou permitir que alguém fale o contrário do Vitória. Se saiu um gol em Chapecó ou aqui no último minuto, isso é do futebol. A gente tem que entender e exaltar esses atletas que lutaram muito dentro de campo, foram guerreiros e honraram a camisa do Vitória. O torcedor do Vitória pode sair na rua e comemorar, porque não foi fácil. Não foi fácil pegar o time com 12 pontos. Hoje posso falar que o Vitória estava virtualmente rebaixado e com uma campanha de 47% que nos daria vaga na Libertadores, se fosse no início do campeonato, o Vitória consegue se livrar da segunda divisão", declarou. O comandante do Leão também lembrou como estava o clube quando retornou ao Barradão. "Na minha chegada, a gente viu um Vitória diferente do que eu encontrei em 2008, 2009, 2015, 2016. Era um Vitória que não tinha um rumo. Eu tenho que exaltar o trabalho de Argel, do Petkovic e do Alexandre Gallo, porque eles também somaram pontos. Mas Vitória viveu um momento muito complicado delicado na parte interna e ainda vive. O que foi mais batido na minha chegada foi blindar o futebol e fazer com que o Vitória apenas jogasse futebol", disse. Mancini ainda falou do momento político conturbado do clube e pediu que as coisas sejam diferentes em 2018. "O ano de 2018 vai se iniciar e o Vitória tem que se reorganizar, porque não pode passar esse sufoco que passou. O ano do Vitória foi extremamente negativo, mas teve um saldo positivo no final. É importante que a parte política se resolva, porque não pode danificar o clube, uma instituição de mais de 100 anos que tem milhões de torcedores. Peço que quem entre (como presidente), entre com coerência e consciência, que faça as coisas certas", pediu.



Chapada: Prefeito de Seabra abre o coração e se declara para governador; 'Estou apaixonado'

O governador Rui Costa ao lado do apaixonado prefeito de Seabra, Fábio Miranda | FOTO: Divulgação/Secom

Durante sua visita ao município de Seabra para entregar o Hospital Regional da Chapada Diamantina, na última sexta-feira (1º), o governador Rui Costa (PT) recebeu declarações do prefeito Fábio Miranda (Rede). As milhares de pessoas que participaram do ato presenciaram o gestor municipal dizer que estava “completamente apaixonado” por Costa. Durante sua fala na solenidade, Fábio disse ter conversado com sua esposa sobre o fato. “Eu disse a minha mulher ontem [quinta] que a sorte é que o governador é homem. Porque eu estou completamente apaixonado”. Miranda afirmou ter aprendido muito com Rui durante o curto período de tempo. “Foram momentos de grande aprendizado. Percebendo a forma de tratamento para resolver problemas, a gente, que é novo no meio, aprende muito”, disse. Ele agradeceu ao governador Rui Costa pela obra, alegando que o equipamento beneficiará as prefeituras da região. “Receber uma obra como essa é saber que vamos economizar, vamos reverter o dinheiro em outros benefícios” e concluiu ao governador dizendo ser “um soldado” de Rui. “Você não está somente salvando a Saúde do povo, mas dos municípios da Chapada Diamantina”, afirmou Fábio. Conforme publicação do Bahia Notícias, apesar dos rumores de dissidências na base aliada do governador Rui Costa, a inauguração do Hospital da Chapada conseguiu reunir lideranças políticas de diferentes partes do estado. O evento contou com a participação, por exemplo, dos senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Mata (PSB), do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ângelo Coronel (PSD), e de cerca de 32 prefeitos e 22 ex-prefeitos. Outros nove deputados estaduais e seis deputados federais marcaram presença nas agendas de Rui Costa na Chapada Diamantina. Informações da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo estadual, apontam que mais de 130 vereadores dos municípios da região chapadeira acompanharam a inauguração do Hospital da Chapada e de outras atividades do governador.



Atleta Antônio Caires sofre tentativa de assalto em sua residência na cidade de Livramento

Foto: Reprodução

Na noite da dessa sexta-feira (01), por volta das 19:30h, uma tentativa de assalto foi registrada no Bairro Taquari, na Avenida Paramirim, em Livramento de Nossa Senhora. O atleta paraolímpico Antônio Caires Anjos “Tõe Corredor”, foi surpreendido em sua residência por dois elementos encapuzados e portando arma de fogo, eles chegaram abordo de uma motocicleta para realizar a ação criminosa. Segundo Tõe Corredor, após ouvir bater na porta de sua casa ele saiu para atender, foi quando se deparou com os marginais que estavam armados e deram voz de assalto. Ao perceber que Anjos estava acompanhado do pai e movimentação de vizinhos, os assaltantes empreenderam fuga em destino ignorado. A vítima relatou que os bandidos pediam dinheiro. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, em seguida realizaram rondas pelo referido Bairro, porem nenhum suspeito foi localizado.



Primeira de série de três superluas será vista neste domingo

Foto: Reprodução

Uma série de três superluas poderá ser vista em pouco meno de dois meses, conforme a agência espacial americana (Nasa). A primeira será vista neste domingo (3), quando a lua ficará cheia às 13h47 no horário de Brasília. As outras duas poderão ser vistas no dia 1º e 31 de janeiro de 2018. A lua é considerada uma superlua está cheia e em seu ponto mais perto na órbita ao redor da Terra. Este período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante, de acordo com a agência espacial. Segundo a Nasa, o melhor horário para avistar o fenômeno é 30 minutos após o pôr do sol. Com informações do G1.



Para especialistas, poder financeiro terá peso maior nas eleições

Foto: Reprodução

Contratar empresas especializadas em análise de dados e pagar pelo impulsionamento de propaganda nas redes sociais vão favorecer candidatos com mais recursos. Esta é a visão de especialistas ouvidos pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ sobre o impacto das novas tecnologias na eleição de 2018. Para o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP em São Carlos, José F. Rodrigues Júnior, “o poder financeiro de um candidato poderá influenciar no resultado da campanha”. “Isso pode dar uma diferença no resultado final”, disse. O advogado Renato Opice Blum, professor de Direito Digital do Insper, concorda. “Quem tem mais recursos terá acesso a melhores ferramentas”, afirma o advogado. Segundo Opice Blum, era inevitável uma mudança na legislação no que diz respeito à regulação do impulsionamento de propaganda nas redes sociais – antes era proibido. Em sua visão, a nova lei cumpre bem esse papel. “Candidatos, partidos ou coligações podem impulsionar conteúdo, mas não falsear conteúdo ou promover ataques e difamações. Isso é vedado. É uma tentativa de controlar a disseminação de fake news”, disse.

Estudo

Um estudo da Diretoria de Análises de Políticas Públicas (DAPP), da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que robôs – programas usados para multiplicar mensagens na internet – foram responsáveis por até 20% do debate político no Twitter e apontou para o risco de deformação do cenário. Essa é uma possibilidade real, afirma professora do MBA em Marketing Digital da FGV Luciana Salgado. “Uma coisa é você se valer de estudos e cruzamento de dados para estudar os anseios do cidadão e promover debates construtivos. Outra é se valer de tecnologia em benefício próprio, o que considero um risco para a democracia”, afirma Luciana.

Fake news na mira do TSE

Conforme o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ noticiou no dia 31 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara uma força-tarefa para combater a disseminação de fake news nas disputas de 2018. A proliferação de notícias falsas e a atuação de robôs na internet também estão em discussão no Exército, na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e na Polícia Federal. O objetivo é evitar o impacto negativo de mentiras nas eleições, a exemplo do que ocorreu nas campanhas americanas e francesas, de Hillary Clinton e Emmanuel Mácron. Entidades da sociedade civil, como o Instituto Palavra Aberta, no entanto, reagiram à inclusão do Exército, da Abin e da PF nas discussões, temendo que haja margem para excessos e ameaça à liberdade de expressão. 

CONTINUE LENDO


Batalha final: Com Barradão lotado, Vitória recebe o Flamengo para se garantir na Série A

Por: Gilvan de Souza / Flamengo

Com objetivos distintos, Vitória e Flamengo se enfrentam em partida decisiva na tarde deste domingo (03), no Barradão. Enquanto o Leão precisa vencer para evitar qualquer possibilidade de rebaixamento, o time carioca quer os três pontos para garantir uma possível vaga na Libertadores de 2018, já pelo Campeonato Brasileiro. Pelo lado do rubro-negro baiano, o técnico Vagner Mancini tem muitos desfalques. O zagueiro Wallace, o lateral-esquerdo Geferson e o atacante Tréllez, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo, ficam de fora. Além desses, o atacante David, com dores na coxa direita, também não foi relacionado para o jogo. Com isso a escalação do Vitória pode ter muitas mudanças. Já no Flamengo, o técnico Reinaldo Rueda precisa dividir as atenções com a final da Sul-Americana que começará a ser disputada na próxima quarta. A boa notícia para ele é que o atacante Felipe Vizeu poderá atuar, graças a um efeito suspensivo. Já o zagueiro Rhodolfo segue suspenso pelas agressões ao companheiro no jogo contra o Corinthians. Além desses, Rever fica de fora por lesão muscular e Juan deve ser preservado fisicamente.



Ninguém acerta dezenas e Mega-Sena pode pagar prêmio de R$6 milhões na próxima quarta (6)

Foto: Reprodução

Mais uma vez, ninguém levou para casa a bolada ofertada pela Mega-Sena. Com isso, o prêmio acumulou e as Loterias devem pagar no próximo sorteio cerca de R$6,7 milhões.  O sorteio acontece na próxima quarta-feira (6). O sorteio deste sábado (2), no município de Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro, sorteou as seguintes dezenas: 06 – 17 – 33 – 48 – 50 – 57. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas em qualquer Lotérica, a partir de seis números, no valor de R$3,50.



Sem aprovação da reforma da Previdência, governo deve diminuir verba para saúde e educação até secar em 2028

Foto: Conteúdo l 97News

Sem a aprovação da reforma da Previdência, as áreas de saúde e educação deixarão de receber recursos, gradativamente, nos próximos anos. A estimativa é que em 2028 o governo não terá mais como pagar os gastos de custeio nem fazer investimentos nessas áreas. Em 18 anos, haverá dificuldade até para honrar os benefícios do INSS e de assistência social, o chamado BPC. As despesas não caberão mais dentro do limite máximo de gastos do governo federal, o chamado teto, previsto na Constituição Federal. Esse quadro dramático foi apresentado em tabelas entregues a parlamentares pelo presidente Michel Temer e ministros para defender a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda este ano. Os números mostram o que acontece com os gastos públicos em dois cenários até 2036: com e sem reforma. No cenário sem a reforma, só caberão dentro do limite do teto os gastos com Previdência e assistência, os salários do funcionalismo e uma parte dos gastos com abono e seguro-desemprego. O levantamento mostra que outras despesas, como o custeio de saúde e educação, precisariam ficar de fora dos gastos do governo, o que é uma hipótese impensável. Já num cenário em que a Previdência tenha sido reformada, os gastos com benefícios previdenciários e assistenciais cresceriam menos, o que permitiria acomodar dentro do teto os outros itens de despesa. Mostrar aos parlamentares a ameaça aos gastos com saúde e educação é uma tentativa do governo de sensibilizá-los para apoiar a reforma. Os dados sustentam o argumento do governo de que as mudanças na Previdência são em benefício dos mais necessitados, pois liberam recursos para outros programas federais. O “combate aos privilégios” é o mote da campanha lançada pelo governo no dia 17 de novembro. As peças publicitárias, no entanto, foram suspensas na quinta-feira pela juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14.ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. Ela diz que o anúncio “veicula a desinformação”, ao dizer que, com a reforma, “o Brasil vai ter mais recursos para cuidar da saúde, da educação e da segurança de todos”. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão.



Eleições: Técnicos conseguem invadir urna eletrônica durante teste

Foto: Composição l 97NEWS

Especialistas em informática participaram nesta sexta-feira (01) de teste público de segurança das urnas eletrônicas a serem usadas na eleição de 2018 e conseguiram decifrar arquivos internos do equipamento. Segundo o coordenador de sistemas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José de Melo Cruz, é “possível” que os técnicos tenham conseguido identificar como foi o último voto registrado numa urna. A informação foi passada pela manhã, quando os testes ainda estavam sendo feitos. Os resultados só devem ser divulgados no dia 12 de dezembro. “Eles não tiveram acesso a dados do eleitor, tiveram acesso ao ‘log’, que é aquele sistema que vai monitorando a urna e escrevendo tudo que acontece na urna eletrônica, como a caixa preta de um avião, que vai registrando todos os dados do voo. E conseguiram acesso ao RDV, que é o registro digital do voto, mas não de alterar o RDV, mas sim de observá-lo”, disse José de Melo Cruz. “Eles conseguiram essa penetração, mas não tiveram acesso à ordem de votação e todos os votos dados naquela urna. Não conseguiram identificar os votos de todos os presentes. É possível do último voto”, completou depois, quando questionado por jornalistas. Melo disse que as falhas – decorrentes de uma atualização no sistema realizada recentemente – serão corrigidas. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, enalteceu o teste, como forma de colaboração de técnicos com a segurança da urna.

 



Inusitado: Por causa de tatuagem que dizia 'não ressuscite', médicos deixam homem morrer

Foto: Reprodução

Médicos de um hospital de Miami, nos Estados Unidos, deixaram um homem morrer por ele ter uma tatuagem no peito que dizia "não ressuscite". O paciente, de 70 anos, diabético e com histórico de doenças no coração e no pulmão, chegou até a unidade de saúde desacordado, e ao verem a tatuagem, os médicos passaram por um dilema ético, de cumprir o juramento profissional ou acatar o desejo do paciente. De acordo com o G1, por ora, os médicos do Jackson Memorial Hospital manteram o homem respirando e, após uma reunião, o conselho de ética sugeriu aos profissionais que acatassem o pedido na pele do paciente, e o deixassem morrer.



Absurdo: Mãe e filha são agredidas em Rio de Contas

Foto: Arquivo da Família

Uma mulher e sua filha foram vítimas de agressões físicas, por um casal no bairro Vermelhão, na cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina. Tainá de Jesus Ramos, de 21 anos, e a filha, de 1 ano, foram agredidas pelo fato do casal, identificados como Paulo Silva e Luzineide Silva, não aceitarem o relacionamento de Tainá com o seu filho. De acordo com o relato de Tainá em uma rede social, o caso aconteceu na noite de quarta-feira, dia 29 de novembro. O casal, parou ela na rua e começou a agredí-la fisicamente. Os agressores usaram um capacete e um pedaço de madeira para golpear a jovem que foi atingida na cabeça e nas costas. No momento da agressão, sua filha, de apenas um ano, que estava no colo da mãe, também foi atingida na mão esquerda. A polícia militar foi acionada e encaminhou as vítimas para uma unidade hospitalar de Rio de Contas. Após a ação criminosa, foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia local. Em contato com a redação do 97NEWS, a Irmã da vítima, Daiane Santos Pereira, relatou que Tainá terá que se deslocar até a cidade de Vitória da Conquista para realizar exames de tomografia, a jovem sofreu dois cortes na cabeça, e está sentindo tontura e fazendo vômito frequentemente. A polícia civil informou que já ouviram os agressores e o caso está sendo apurado pela equipe de investigação. 

Foto: Livramento Manchete


Digital: TSE lança aplicativo para substituir título de eleitor

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (01) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) lançou o E-título, aplicativo que substitui o título de eleitor em papel. O E-título poderá ser utilizado já nas eleições de 2018. O aplicativo está disponível no Google Play e na Apple Store, entretanto, inicialmente, apenas usuários Android poderão adquirir o aplicativo. Quando for votar, o usuário mostrará ao mesário um código QR, gerado pelo aplicativo, e todas as informações já estarão disponíveis. O título digital foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e trará informações sobre situação eleitoral e local de votação. Para o TSE, esta é uma forma de agilizar o processo de votação e reduzir as possibilidades de extravios e danos ao título.



Ex-diretor de esportes da TV Globo é acusado de receber US$ 1 milhão em propina

Foto: Reprodução l TV Globo

O ex-diretor de esportes da TV Globo, Marcelo Campos Pinto, foi acusado pelo delator Eladio Rodriguez, de ter recebido US$ 1 milhão em propina. A informação foi dada na quinta-feira (30), em Nova York, para a investigação que apura casos de corrupção na Fifa. De acordo com Rodriguez, que é ex-dirigente da empresa argentina Torneos y Competencias, o valor foi pago em dezembro de 2013. A empresa em que trabalhava detinha os direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, no entanto, ele não deu detalhes sobre o contexto do pagamento. Segundo informações do site BuzzFeed News, o pagamento veio de uma conta secreta na Suíça, batizada de Arcos e, antes disso, a Globo havia depositado US$ 10 milhões. Por meio de nota, a TV Globo garantiu que não tem conhecimento do pagamento. “Caso tal pagamento tenha ocorrido, foi, evidentemente, contrário aos interesses da empresa. O Grupo Globo reafirma que não tolera nem paga propina”, alegou.



Secretária usa tribuna livre da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre Projetos de Lei

(Foto: Divulgação)

Atendendo ao convite da Câmara Municipal, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sra. Maria Nicéia O. A. Silva, esteve presente na sessão desta sexta-feira (1º) a fim de socializar algumas informações acerca de dois Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo na última semana, com devidas proposituras de alterações, cuja execução é de competência da Sesoc. Quanto ao projeto referente aos Benefícios Eventuais, criado pela Lei nº 1.520, de 16 de janeiro de 2008, que disciplina a concessão de Benefícios Eventuais de Assistência Social em virtude de nascimento, morte e situação de vulnerabilidade temporária, no âmbito do Município de Brumado, torna-se imprescindível a sua reformulação a fim de atender as diretrizes constantes na Resolução nº 39, de 09 de dezembro de 2010, do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Nacional de Assistência Social. 

Resolução esta que trata do reordenamento dos benefícios no âmbito da política de assistência social, consistindo na exclusão de itens que são de competência da política de saúde, a exemplo de remédios, órteses, próteses e afins, haja vista não haver provisão na área da assistência para essa finalidade, bem como a inclusão de renda per capta, um dos critérios que fundamenta a identificação das famílias que necessitam dos referidos benefícios.  Em relação ao Projeto de Lei que trata da reformulação do Programa Avante Sertanejo - PAS, criado pela Lei nº 1.514, de 20 de dezembro de 2007, que visa atender famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, por meio da promoção de atividades socioeducativas, através de palestras, oficinas e cursos de qualificação profissional, também se fez necessário propor algumas alterações, dentre as quais: redução da renda per capta de 1/3 para 1/4 do salário mínimo; inserção de crianças, adolescentes e idosos das famílias beneficiadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV; alteração de período de entrega dos benefícios, da primeira para a segunda semana subsequente à participação dos beneficiados nas atividades propostas; mudança na quantidade de famílias atendidas por ações, objetivando o alcance de melhores resultados; estabelecimento de período máximo de permanência no programa, ou seja, 02 (dois) anos, período em que as famílias beneficiadas receberão os devidos acompanhamentos e  capacitações e, com essa rotatividade, poder contemplar maior número de famílias em vulnerabilidade social. Assim, considerando que a Sesoc, em nome da atual Administração, busca ampliar a oferta de atendimento e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo, dessa forma, com a promoção da sua autossustentabilidade, fortalecimento de vínculos e a expansão de capacidade protetiva dessas famílias, a secretária salientou a necessidade da aprovação, por parte dos vereadores, dos mencionados projetos. Na oportunidade, em nome da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, a qual vem envidando todos os esforços para prestar um serviço de qualidade às famílias que ainda necessitam dos serviços, programas e projetos da assistência social, a secretária agradeceu ao convite, momento em que pode contribuir com os pertinentes esclarecimentos.  

CONTINUE LENDO


Centrais sindicais cancelam greve do dia 5 contra reforma da Previdência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A centrais sindicais informaram nesta sexta-feira, 1º de dezembro, que cancelaram a greve geral convocada para o dia 5 de dezembro, e anunciada esta semana. O motivo, explicam, foi a decisão do governo de retirar da pauta a votação da reforma da Previdência, originalmente agendada para o dia 6, quarta-feira. O documento é assinado pelas seis entidades sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB). O texto, no entanto, aponta que caso o governo remarca a votação, uma nova greve será convocada. Contrárias à reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer, as centrais sindicais haviam definido no último dia 24, em reunião na sede da Força Sindical em São Paulo, uma paralisação geral dos trabalhadores em nível nacional. As entidades avaliam que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que propõe alterações nas regras previdenciárias, deveria ir ao plenário da Câmara no dia seguinte à greve, 6 de dezembro, como já tinha, inclusive, se manifestado a respeito o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-Rio). Para a CUT, o novo texto da reforma apresentado pelo governo é “ainda mais perverso que o anterior”, já que, diferentemente do que diz a propaganda oficial, as alterações não acabariam com as “altas aposentadorias dos parlamentares, ataca apenas a classe trabalhadora”. “A reforma trabalhista legalizou o bico e muitos trabalhadores perderam os direitos e, em muitos casos, receberão menos do que um salário mínimo. Se já estava quase impossível contribuir para se aposentar, imagine com essa nova proposta de reforma da Previdência”, declarou em nota o presidente da CUT, Vagner Freitas.



Brumado: Após leilão, veículos são removidos do pátio do extinto Derba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após leilão com vários lotes de veículos que estavam armazenados na área do extinto Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) em Brumado, durante esta semana a equipe do 97NEWS flagrou uma carreta recolhendo carros e sucatas que estavam dentro da propriedade. Os veículos faziam parte da frota de outros órgãos do Estado como: Direc, Dires, Inspetoria da Fazenda e EBDA, que também foram extintos ou transferidos para outras cidades da região, no início do governo Rui Costa. No cemitério de veículos, os quais eram utilizados pelos referidos órgãos, cerca de 40 veículos, entre eles, Fiat Uno, Ford Fiesta, Kadet e até caminhões, ficavam expostos ao desgaste do sol e da chuva e, se tornaram morada de mosquitos da dengue. O leilão eletrônico aconteceu também com outros objetos das repartições extintas. Ao todo foram utilizadas duas carretas cegonhas para transportar os carros até os arrematadores. Os recursos arrecadados com o leilão serão redirecionados ao reaparelhamento do Estado. 

Veículos ficavam expostos ao desgaste do sol e da chuva (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A retirada da sucata e dos veículos deixou a população e os comerciantes esperançosos, devido ao fato que, segundo fontes ligadas ao prefeito, e passadas ao 97NEWS, logo que os processos burocráticos forem resolvidos, o município dará início as obras de construção da Central de Abastecimento (Ceasa) e a ampliação de vias no entorno do Derba, melhorando o fluxo na Avenida Antônio Mourão Guimarães e ruas próximas. Já que é constante, as reclamações por parte dos empresários, o difícil acesso dos caminhões de carga estacionarem em frente aos seus estabelecimentos durante horário de grande movimentação. Em contato com o secretário de infraestrutura, o Engenheiro André Cardoso, ele afirmou que o município já tem um projeto elaborado para o local, mas não deu garantias, de quando as obras vão começar. Só nos resta agora, esperar com bom olhos o progresso acontecer, em mais uma parte do centro da cidade, que para muitos, continua sendo não muito atrativa, devido a grande quantidade de construções antigas e deterioradas estarem abandonadas, seja ela pelo governo do estado, ou por particulares.

O local poderá ser transformado no maior Centro de Distribuição da Região (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Brumado: APLB vence queda de braço com a administração municipal e volta às suas atividades normais

A coordenadora da Delegacia da APLB de Brumado, Vanusia Lobo, juntamente com a categoria dos professores, comemorou a decisão da desembargadora que autorizou a volta das atividades do sindicato (Foto:

Dentre os vários projetos polêmicos que foram enviados para o Legislativo pela Administração Municipal de Brumado, um acabou ganhando forte repercussão, já que chegou a envolver agressões físicas, indo parar nas raias da Justiça. O projeto de número 004/2017, o qual propôs a rejeição da instituição sindical APLB - Sindicato - Delegacia da Caatinga, como representação da classe dos professores municipais, mesmo tendo a sua aprovação pela maioria dos vereadores, continuou tramitando no Tribunal de Justiça da Bahia, já que foi impetrado um mandado de segurança por parte da APLB pedindo a invalidação do PL. A queda de braço se intensificou após uma liminar expedida pela juíza Adriano Pastorele, deu efeito imediato à volta da professora Vanusia Lobo à coordenação da APLB/Brumado, mas, em seguida o município entrou com um Agravo de Instrumento no 0026415-15.2017.8.05.0000, só que, no último dia 22 de novembro, a Desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif indeferiu o agravo, fazendo valer a decisão da magistrada da Comarca de Brumado nos seguintes termos "Ante todo exposto, presentes os pressupostos autorizadores, com espeque no Art.294, parágrafo único, c/c Art. 300, §2o, todos do NCPC, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA, para determinar ao Município de Brumado, por meio da Secretária de Educação, que libere imediatamente a servidora VANUSA PEREIRA LOBO para exercer o mandato classista, até a sua vigência, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais)". Com isso, a secretária municipal de Educação, Acácia Gondim Ribeiro enviou ofício à professora Vanusia Lobo, liberando ela para as suas atividades à frente do sindicato. A notícia foi muito comemorada pela categoria dos professores municipais, os quais agora voltam a ser representados pela APLB. Vale ressaltar que o mandado de segurança de autoria da APLB ainda não foi julgado, mas as previsões é que ele caminhe juntamente com a decisão da desembargadora, lembrando que ainda cabe recurso por parte da administração municipal.

Durante o desfile de 07 de Setembro, a coordenadora da APLB, Vanusia Lobo fez um discurso de impacto em defesa da delegacia local da APLB (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Vereador Dudu Vasconcelos retorna aos trabalhos legislativos da Câmara de Brumado

Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (01/12) o vereador Dudu Vasconcelos voltou a ocupar seu assento na Câmara de Vereadores de Brumado após um período em que esteve ausente em razão de licença para tratamento de saúde. O parlamentar foi recebido por todos com muita satisfação e alegria por seu retorno e, acima de tudo por sua recuperação. Na abertura da sessão o presidente da Casa, vereador Léo Vasconcelos deu as boas-vindas destacando a importância do seu retorno para assumir suas funções parlamentares, para que continue a executar seu trabalho de luta em prol da comunidade brumadense. Dudu Vasconcelos agradeceu o apoio de todos nesse período em que esteve ausente, declarando que está de volta para exercer o mandato que foi concedido a sua pessoa pelo povo, sempre na busca de benefícios.    



Brasil fica no Grupo E da Copa do Mundo e estreia contra a Suíça em Rostov

Maradona observa Cafu durante o sorteio da Copa do Mundo (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

Fifa realizou nesta sexta-feira o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018. A Rússia, que estava no pote 1 por ser a anfitriã do torneio, ficou no Grupo A ao lado de Arábia Saudita, Egito e Uruguai. O jogo de abertura entre russos e sauditas, no dia 14, será em Moscou. A seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho. Atual campeã do mundo, a Alemanha caiu no Grupo F ao lado de México, Suécia e Coreia do Sul. Os alemães podem enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Para isso acontecer, basta que um fique em primeiro e outro em segundo em suas respectivas chaves. A seleção da Argentina terá pela frente no Grupo D a Islândia, Croácia e Nigéria. A estreia dos hermanos no Mundial da Rússia será contra a Islândia em Moscou, dia 16 de junho. Quem apresentou e conduziu o sorteio dos grupos da Copa de 2018 foi o ex-jogador e ídolo inglês Gary Lineker. Ele teve a ajuda de outros astros do futebol para escolher as bolinhas nos potes: Cafu, Maradona, Diego Forlán, Fabio Cannavaro, Carles Puyol, Laurent Blanc, Gordon Banks e Nikita Simonyan. O primeiro discurso na cerimônia foi do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ao lado de Gianni Infantino, presidente da Fifa, o líder russo garantiu que o país está de braços abertos para receber turistas e torcedores de todo o mundo. - Nosso país pretende realizar a Copa no mais alto nível, para que os jogadores possam demonstrar sua maestria e verdadeiro futebol. Temos certeza que impressões inesquecíveis serão deixadas naqueles que vierem à Rússia. Verão não só os jogos, mas conhecerão a cultura russa, nossa história e natureza única. Também poderão sentir nossa alegria tradicional, ainda mais porque os jogos serão realizados em 11 cidades, e os fãs terão oportunidades de visitar as regiões do país. Sabemos receber nossos amigos - disse Putin. A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Ao todo, 11 cidades receberão os jogos da competição. Moscou, a capital do país, terá dois estádios no torneio: o estádio do Spartak e o Luzhnik. Ele receberá sete jogos: a abertura e mais três na primeira fase, uma partida de oitavas de final, uma semifinal e a grande decisão.