ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

Empresários da construção civil estão jogando entulhos dentro de terrenos no Bairro Olhos d’Água; moradores estão na bronca

Esse tipo de cena vem sendo cada vez mais comum segundo os moradores dos Olhos d'Água (Foto: 97NEWS)

A consciência ambiental que envolve também uma cidade limpa e bem organizada parece estar ainda muito distante de alguns empresários do ramo de construção civil, os quais teimam em desrespeitar às leis e despejar, de forma constante, vagonetes cheias de entulho em terrenos que ficam no Bairro Olhos d’Água. A denúncia parte dos próprios moradores do bairro, os quais em contato com a redação do 97NEWS esbravejaram a sua indignação contra o que eles classificam como total desrespeito. Segundo eles esse tipo de ação vem acontecendo com muita frequência, o que cria um aspecto muito negativo para o bairro, além de contribuir de forma muito direta para a proliferação do mosquito transmissor da dengue e também de animais peçonhentos que podem invadir as residências e causar danos aos moradores. Eles ainda relataram que a ousadia dos empreiteiros é tão grande que mesmo sendo acompanhados pelos moradores tirando fotos para registrar a cena, o motorista de um caminhão, na maior naturalidade, continuou despejando o entulho que deve ter sido utilizado em alguma construção, o qual estava numa vagonete. Eles esperam que providências urgentes sejam tomadas pelos órgãos responsáveis, pois a situação só tende a se agravar, ainda mais que estamos no período das chuvas. 



Bahia: Colégio da Polícia Militar inicia processo seletivo para Vitória da Conquista e outras 12 cidades

Foto: Divulgação/PM

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (28/12), o edital do processo seletivo para admissão de alunos nas unidades do Colégio da Polícia Militar em Vitória da Conquista e outras 12 unidades na Bahia. O edital traz informações sobre critérios para participação do sorteio eletrônico de vagas, inscrições, documentação necessária, datas de resultado e matrículas. 

Inscrição

 

Os pais ou responsáveis, filhos de policiais militares ou da comunidade, interessados em inscrever seus filhos terão o período de 2 de janeiro, a partir das 7h da manhã, até as 18h do dia 6 de janeiro – no site. Vale ressaltar que será aceita pelo sistema do sorteio apenas a inscrição que contenha o número do CPF do estudante e do seu responsável.


Sorteio e resultado


Segundo o edital, o sorteio será realizado às 9h do dia 13 de janeiro em Salvador e pode ser acompanhado pela internet. A lista de contemplados será divulgada ao final do sorteio no site institucional da PMBA no link do CPM.


As vagas


Segundo o edital, as vagas das Unidades do Colégio da Polícia Militar, nos termos do convênio celebrado entre a Secretaria da Educação e a Polícia Militar da Bahia obedecerão as seguintes proporções:
1. Para os colégios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista: 50% das vagas serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da SEC colocados à disposição das Unidades do CPM/BA e 50% para filhos de outros cidadãos.
2. Para os colégios localizados em Salvador: 70% das vagas serão destinadas aos filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PMBA e CBMBA, professores e demais servidores públicos civis da SEC colocados à disposição das Unidades do CPM/BA e 30% (trinta por cento) para filhos de outros cidadãos.


Matrícula


Conforme o edital terão direito à matrícula os candidatos integrantes da lista de contemplados no sorteio eletrônico. Para efetivação da matrícula, os pais ou o responsável legal pelo candidato contemplado deverão dirigir-se a Unidade do CPM escolhida no ato da inscrição, entre os dias 16 e 19 de janeiro das 08h às 17h.
Serão exigidos dos pais ou do responsável legal pelo candidato, no ato da matrícula, sob pena de não efetivá-la, alguns documentos, veja no site institucional da PMBA www.pm.ba.gov.br.

CONTINUE LENDO


Feijão do Sítio Novo: Faltam 30 dias para a grande festa do verão em Brumado

(Divulgação)

Um ciclo está se encerrando e a renovação das expectativas de um novo tempo de celebração da alegria vai surgindo, trazendo com ele a esperança de grandes conquistas. Nesta atmosfera positiva, de múltiplas vibrações, se iniciará o ano de 2017 e com ele a festa mais esperada do verão brumadense, o Feijão do Sítio Novo que irá acontecer no dia 29 de janeiro, então, faltam apenas 30 dias para o evento que traz um novo referencial para o setor de entretenimento local. Marcado pela alegria, boa música, gente bonita e também por uma das iguarias mais amadas da culinária brasileira, a tradicional feijoada, o evento que terá em sua grade de atrações o incrível Fann Estourado; Tiago Araújo, DJ Pantera e o sensacional Jauperi, que dispensa comentários. Para garantir o seu ingresso é fácil, deixe a sua mensagem com contato telefônico no site: www.feijaodositionovo.com.br e aguarde o retorno que o promoter Beto Bonelly entrará em contato logo em seguida, ou na Boutique Sandes. Lembrando que é uma festa exclusiva somente para mil pessoas. Então não pense duas vezes e garanta já o seu e prepare as tuas emoções, porque vai ser bom demais.



BR-116: ônibus tomba e deixa cinco passageiros mortos próximo a Vitória da Conquista

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Na madrugada desta quinta-feira (29/12) um grave acidente no trecho no KM-749 da BR-116, trecho entre Jequié e Vitória da Conquista, deixou cinco pessoas mortas. De acordo com informações passadas pela PRF - Polícia Rodoviária Federal, o ônibus de turismo seguia para São Paulo. Os corpos foram encaminhados para necropsia no IML - Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências, da ViaBahia, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal participam da operação de resgate desde às 6 horas da manhã. As causas dessa tragédia ainda são investigadas pela polícia técnica. 

Foto: Reprodução/Whatsapp/97News


Moradores da Domingos Medrado exigem a conclusão das obras de recuperação da via

As obras foram paralisadas em junho e os moradores esperam que a conclusão aconteça o mais rápido possível (Foto: 97NEWS)

A infraestrutura dos bairros periféricos em Brumado ainda é um grande desafio e, por mais que se busque atender os apelos dos moradores, sempre fica uma pendência aqui ou ali. Esse é o caso da Rua Domingos Medrado, localizada no Bairro Malhada Branca, a qual teve o início das obras de terraplanagem, mas, desde junho os serviços foram paralisados. Em contato com o 97NEWS, eles relataram que com o período das chuvas, a rua se tornou um caos, já que a lama vem tomando conta. Eles, um tanto quanto insatisfeitos, esperam que a obra seja concluída o mais rápido possível, assim como está acontecendo com duas ruas bem próximas, a Isaura Caíres Meira e a Edgar Ferreira Brito, que estão recebendo as equipes da infraestrutura municipal. Eles ainda acreditam, apesar da exiguidade do tempo, que haja sensibilidade por parte do poder público municipal e a obra seja concluída. 



BA-262: Filhos do ex-prefeito ‘Ceará’ escapam de grave acidente após veículo colidir com animal

A colisão foi de impacto alto que levou o animal à morte instantânea (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A fase vivenciada pelo do ex-prefeito pelo ex-prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Aguiar, o “Ceará” parece que vai “ladeira abaixo”, pois vários fatos vêm corroborando nesse sentido. Preso há praticamente um mês numa sela fria do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, “Ceará” que está muito magro e abatido poderia ter recebido mais uma notícia trágica na noite desta terça-feira (27), pois dois dos seus filhos, os quais, inclusive, estavam a caminho de Vitória da Conquista para visitar o pai, escaparam por sorte de uma grave colisão com um animal solto na pista. O fato ocorreu na altura do Posto Jatobá em Brumado e segundo as informações eles estavam num Fiat Strada e o motorista não visualizou o animal que teria aparecido de repente atravessando a pista. A colisão foi de alto impacto, tanto que o animal morreu na hora. Os três ocupantes do veículo, apesar do susto só sofreram pequenas escoriações, já o veículo ficou bem danificado (foto abaixo) 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Demorou, mas vai sair: Bahiagás abre licitação para o projeto do Gasoduto Sudoeste

O Gasoduto terá 300 km e beneficiará 15 municípios baianos, entre eles Brumado (Foto: Reprodução)

"Que venha 2017, Bahiagás quer dar início rápido às obras do segundo maior gasoduto de distribuição do país, com recursos próprios". A obra do Gasoduto Sudoeste, que terá aproximadamente 300 km de extensão e 10 polegadas de diâmetro, o qual se constituirá como o maior gasoduto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil.  Será feita com recursos próprios da Bahiagás e promoverá uma revolução na industrialização de toda a região sudoeste, proporcionando uma economia gigantesca paras as indústrias que consomem óleo para a sua produção, já que o gás natural terá metade do preço. O projeto Gasoduto Sudoeste irá alcançar 15 municípios baianos, saindo de Ipiaú, passando por Jequié e Maracás e chegando ao município de Brumado, que será um dos mais beneficiados, já que possui uma planta industrial muito grande com empresas como a Ibar e Magnesita, que poderão, com isso, melhorar a qualidade de seus produtos e aumentar a sua competitividade no mercado internacional, além da geração de emprego e renda. O custo total é de R$ 500 milhões, sendo que a Bahiagás já tem R$ 200 milhões em caixa para iniciar as obras que deverão durar cerca de 4 anos. / Com informações: Governo do Estado da Bahia



Brumado: Revistas femininas voltam a ser realizadas na 20ª Coorpin

A revista é acompanhada por toda equipe de investigadores que utilizam aparelhos especializados para detectar drogas e outros objetos proibidos (Foto: 97NEWS)

Outro grande benefício promovido pela chegada da nova equipe de investigadores foi a volta das revistas femininas, já que três dos novos membros são mulheres, o que dá total legalidade que visa atender os direitos dos custodiados que semanalmente devem receber a visita de familiares. A revista não era realizada desde 2011, ou seja, há mais de cinco anos, que isso não acontecia. Segundo algumas suposições, a falta da revista facilitava a entrada de drogas e até de celulares para os presos, o que, a partir de agora, não irá mais acontecer. A primeira revista desta nova fase ocorreu nesta quarta-feira (28), dia tradicional da visita dos familiares. 



Brumado: Embasa trabalha para regularizar abastecimento em localidades rurais

Foto: Arquivo/97news

A Embasa informa que, para realizar o serviço de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lagoa Funda, em Brumado, que também atende a outras localidades rurais do município, o fornecimento de água na região está suspenso hoje (28/12). Nos últimos dias, a Embasa vem garantindo o abastecimento por meio de manobras na rede de distribuição. Com a medida, a Embasa pretende aumentar a oferta de água e normalizar o abastecimento na Lagoa Funda, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro. A previsão é que o serviço seja concluído no final do dia, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente, com previsão de regularização até o fim desta semana. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares. Ascom

 



Nova CNH terá novo visual e mais itens de segurança em 2017

Foto: Reprodução

A partir do dia 2 de janeiro, a CNH - Carteira Nacional de Habilitação terá um novo visual e mais requisitos de segurança. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio deste ano, deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos. Produzida por empresas credenciadas, em modelo único, a CNH terá papel com marca d´água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem ainda mais elementos em relevo e em microimpressão. O fundo do documento também ficará mais amarelado. A tarja azulada que fica no topo do documento passará a ser preta e trará o mapa do estado responsável pela emissão do lado direito. No lado esquerdo, sob o Brasão da República, aparecerá a imagem do mapa do Brasil. A nova CNH terá ainda duas sequências de números de identificação nacional - Registro Nacional e número do Espelho da CNH - e uma de identificação estadual – número do formulário do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). As mudanças serão válidas para os documentos expedidos a partir de 2017. Mas os condutores não precisam fazer a troca, pois os documentos atuais serão reconhecidos até a validade ou até que o condutor solicite alguma alteração de dados. A mudança impacta apenas a aparência da CNH. Os procedimentos para obter a habilitação permanecem os mesmos. 



Quartzolar Argamassa e Rejunte traz em seu site um moderno simulador de cores e consumo

Foto: Reprodução

A Quartzolar Argamassa e Rejunte pensando em facilitar ainda mais a escolha do cliente traz em seu site um moderno "Menu" com informações e simuladores incríveis, para que a sua obra fique como você planejou. Ao acessar o site, na aba "Serviços" você tem a opção de escolhaer os simuladores de cores e de consumo, para que não haja desperdícios e o ambiente fique com a cor que você sempre sonhou. Adquirindo os produtos Quartzolar, o cliente estará adquirindo o que existe de melhor no setor, com os melhores preços, durabilidade e economia, pois os produtos rendem muito mais. Hoje a empresa atende Brumado, todo estado da Bahia, norte de Minas e sudoeste do Piaui, com produtos excelentes e de fácil aplicação. Conheça o simulador de cores e consumo na página,  www.quartzolar.com.br ou ligue-nos 0800 024 3077.



Brumado: Após assaltado frustrado a um açougue, menor é autuado por policial civil

O menor foi conduzido para a DP (Fotomontagem: 97NEWS)

O medo e a incerteza provocados no momento de um assalto acabam favorecendo os bandidos, já que muitos deles fingem estar armados para intimidar as suas vítimas. Na manhã desta última quarta-feira do ano (28/12), por volta das 09h, um menor acabou usando desta prerrogativa numa tentativa de assalto a um açougue que fica na Rua Visconde de Ouro Preto no Bairro das Flores. Ele entrou no estabelecimento e deu voz de assalto, mas percebendo que ele não estava armado, os proprietários foram para cima do menor, mas o mesmo acabou fugindo, só que não contava que na rua, no exato momento de sua fuga, estava passando um policial civil aposentado o qual, com muita habilidade, conseguiu apreendê-lo acionando em seguida a Polícia Militar que levou o menor para a delegacia. Ele foi ouvido e passará por medidas socioeducativas. Segundo os proprietários o menor já estava rondando o local há alguns dias. 



Chapada Diamantina: Com chegada do verão turista se aventuram e cometem erros que podem custar a vida

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

O verão começou oficialmente no dia 21/12 e para garantir a tranquilidade dos turistas que pretendem fazer trilhas na chapada, o atendimento de segurança foi reforçado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), ao longo do feriado de fim de ano e das férias de janeiro serão disponibilizados recursos humanos e tecnológicos, aproximando o público e ampliando os canais de segurança para atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros. Esta semana dois turistas de Caxias do Sul foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros da Bahia, companhia de Lençóis, após Joel Loss e Bruna Pastro terem se perdido ao realizarem trilha na Cachoeira do Sossego. O casal só conseguiu sair da área após contatar por telefone com a base do Corpo de Bombeiros da região. O resgate foi possível graças ao apoio da aeronave da Operação "Bahia Sem Fogo" que realiza monitoramentos aéreos constantes na chapada. Segundo o Corpo de Bombeiros de Lençóis, a maioria dos turistas tentam fazer trilhas da Chapada Diamantina sem o acompanhamento de guias cadastrados, e isso pode acabar, de um lindo passeio, à uma tragédia. O Corpo de Bombeiros também orienta que "caso um grupo se perca na mata, os integrantes devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros via celular ou com familiares e não se dispersar. Se tentar procurar caminhos alternativos, pode dificultar as buscas. Caso tenha algum ferido, a orientação é tentar aquecer a pessoa e fazer os procedimentos de primeiros socorros".



Região Sudoeste: Estelionatário aplica golpes em vítimas com venda de terrenos e casas

As vítimas permanecem no prejuízo, que somam mais de R$ 100 mil. (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)

O estelionatário Rafael Vieira de Souza, de 27, é acusado de aplicar vários golpes em pessoas de Vitória da Conquista e região Sudoeste. Esta semana Rafael foi detido para prestar esclarecimentos no DISEP - Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista, e como nenhuma vítima havia aparecido para o reconhecer, o mesmo foi liberado. Mas logo após a liberação de Rafael 12 vítimas se apresentaram para registrar queixa. Segundo o delegado Gustavo Nery, responsável pelo caso, Rafael Vieira já responde a outros seis inquéritos pela prática de estelionato. Ainda de acordo com o delgado, ainda não há nenhum mandado de prisão em aberto para Rafael. Enquanto isso as vítimas permanecem no prejuízo, que só na região de vitória da Conquista, somam mais de R$ 100 mil. 

As vítimas permanecem no prejuízo, mais de 100 mil


Assaltantes são baleados pela PM após tentarem roubar farmácia na Chapada Diamantina

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Na noite desta terça-feira (27/12) dois assaltantes foram baleados pela Polícia Militar após tentarem roubar uma farmácia no município de Iramaia, Chapada Diamantina. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, os bandidos estavam dentro da farmácia dando voz de assalto, uma guarnição da Polícia Militar passava pelo local e percebeu a ação dos meliantes. Os criminosos então começaram a fazer disparos contra os PMs. Em seguida os policiais revidaram e conseguiram atingir os dois. Logo após, a dupla foi socorrida pela equipe do SAMU 192 e encaminhados ao Hospital Municipal da cidade. Após o atendimento foram levados para a delegacia local, e estão a disposição da Justiça.



Brumado: Felino desaparece na Av. Mestre Eufrásio; dona paga recompensa para quem o encontrar

Foto: Divulgação

Está desparecido um gato da raça Persa de apenas trê anos e atende pelo nome de "Percel". O Felino desapareceu na última sexta-feira (23/12) na Avenida Mestre Eufrásio. Segundo a dona do animal, Ana Carolina (Carol) ele faz tratamento, precisa tomar medicamentos todos os dias e sua ração é diferenciada, e sem a medicação, o mesmo pode até morrer. Por tanto quem encontrou ou encontrar "Percel", receberá uma recompensa por isso. Informações sobre o animal (77) 9.9949-8790, falar com Carol.



A importante e necessária participação dos municípios na segurança pública

Foto: Reprodução

O modelo de segurança pública no Brasil é estadual, já que cabem às unidades federativas prover de segurança os seus municípios. A nossa Constituição Federal (CF), por sua vez, estabelece que segurança pública é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos. Assim, os municípios - mormente os do interior do Estado -, valendo-se, sobretudo, do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), criado em 2001, e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), lançado desde 2007, podem ofertar uma contribuição valiosa nesse campo de atuação tão complexo, considerando a atual conjuntura do país, onde é visível o recrudescimento do crime, agravado pelo narcotráfico, principalmente, e as deficiências e dificuldades das polícias, em inúmeros aspectos, como: efetivo, instalações prediais, comunicação, viaturas, material bélico, aeronaves, dentre outros. Como já escrevemos noutra oportunidade, qualquer sociedade se assenta sobre três pilares básicos, quais sejam: educação, saúde e segurança, sendo esta última assunto de maior preocupação na atualidade, ante os últimos acontecimentos no Brasil, os quais preenchem, por demais, as páginas policiais dos jornais, e ocupam lugar de destaque na mídia televisiva e redes sociais. Assim, o executivo municipal, que deseja excelência na sua gestão, deve atentar para as questões desta natureza, mesmo ciente das inúmeras demandas do seu município e os eternos "contingenciamentos" e "escassez" de recursos, vez que o clima de insegurança instalado afeta várias das suas áreas de atuação administrativa, perpassando pela educação, pelo comércio, assistência social, administração, fazenda (arrecadação), saúde, etc. Medidas há que estão perfeitamente ao alcance dos prefeitos, aguardando apenas a sua iniciativa e priorização para a efetiva implementação, até porque os recursos orçamentários podem ser viabilizados junto aos canais devidos, bastando apenas o cumprimento das formalidades legais.

Inúmeros são os benefícios obtidos através das ações articuladas pelos municípios, voltadas à segurança pública, a exemplo de: municipalização do trânsito e, via de consequência, local (pátio) para abrigar os veículos irregulares; criação da Guarda Municipal (GM), prevista no art. 144, § 8º, da CF; otimização da iluminação pública; videomonitoramento dos locais considerados como pontos sensíveis ou críticos da cidade; beneficiamento de espaços públicos; melhores critérios e regras rígidas para concessão de alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, casas de espetáculos, etc; previsão de pagamento de gratificações dos policiais, quando empregados nas festas públicas promovidas, já que nem todas são remuneradas pelo Estado, através das horas extras; dentre outras. Atualmente, a maioria dos municípios do interior não dispõem de pátio do Órgão de Trânsito, o que se constitui em verdadeiro empeço para a atividade policial, em razão das blitzes levadas a efeito diariamente. Com a municipalização do trânsito e pátio para abrigar veículos irregulares, o município pode inclusive aumentar a sua arrecadação nessa nova área de atuação, bastando apenas o devido convênio com o Detran. Por outro lado, a criação de uma GM, ainda que desarmada, trará enorme benefício à segurança, pois agregará valor ao efetivo extremamente defasado das polícias, possibilitando cobrir uma maior área de fiscalização da segurança pública, já que a guarda atuará nos logradouros públicos, como praças e feiras, os quais nem sempre contam com a presença fixa da PM. Também, a melhoria da iluminação pública impacta positivamente a segurança, pois inibe a atuação dos criminosos, já que, para que o crime aconteça, são necessários os elementos para favorecê-lo, quais sejam: vítima, delinquente e ambiente favorável. O primeiro e o segundo elementos não podem ser alterados, diferentemente do último que pode ser beneficiado, não favorecendo a prática do delito. O videomonitoramento, por sua vez, trás excelentes resultados, pois permite uma fiscalização remota, aliado à gravação de imagens, as quais facilitam, sobremaneira, a investigação de delitos, concorrendo também para evitar suas práticas. De todo o exposto, podemos concluir que a participação dos municípios na segurança pública assume caráter de urgência, impondo aos gestores municipais a implementação de políticas públicas voltadas às sugestões acima elencadas - e outras consideradas importantes -, como forma de, juntos, promovermos uma sensível diminuição dos índices de criminalidade, propiciando a paz e a harmonia social dos munícipes. (Por: Irlando Oliveira)

 

CONTINUE LENDO


Moradores da Rua Olegária Augusta Viana comemoram reinício das obras de recuperação da via

As obras foram reiniciadas nesta terça-feira (27) | Foto: 97NEWS

A infraestrutura urbana em Brumado ainda continua com um déficit significativo e como diz o ditado que “quem não planeja, tem destino e quem planeja, tem futuro”, infelizmente, os brumadenses da atual geração estão tendo um destino negativo na área de infraestrutura, com inúmeras vias que têm a sua trafegabilidade muito limitada. Uma dessas vias é a Rua Olegária Augusta Viana, a qual fica situada no Bairro Nobre e que há muitos anos vêm sofrendo com a sua pavimentação. Por ser bem íngreme, a via não consegue ter as suas obras de recapeamento, já que os custos acabam aumentando, pois é necessária uma mão de obra mais específica. Então, diante desse histórica, os moradores iriam ficar novamente na “saudade”, já que as obras que tinham sido iniciadas, foram paralisadas com o agravamento da crise econômica. Nesse mosaico, o 97NEWS, foi procurado pelos moradores o que gerou uma matéria intitulada “Rua Olégaria Augusta Viana: Uma visão caótica da desestrutura urbana da cidade de Brumado” (clique) , a qual acabou contribuindo para que a atual administração municipal nesta terça-feira (27) retomasse as obras. Eles esperam que, desta feita, as mesmas sejam concluídas em sua plenitude e o direito e ir e vir de todos possa voltar a ser uma realidade.

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Esgoto a céu aberto deixará fim de ano de moradores da Rua Cel. Paulino Chaves com gosto amargo

Foto: Carlos Silva/97news

O drama dos moradores da Rua Coronel Paulino Chaves, centro de Brumado já vai para mais de um mês. O odor é tão forte que os moradores da rua pediram a reportagem do 97NEWS para que fizéssemos um apelo a administração pública sobre a situação. Segundo a Senhora Nilva Vasconcelos, moradora da rua, há 15 dias atrás foi no local um empreiteiro tentar sanar o problema, mas não conseguiu. A situação está causando transtornos a população e comerciantes daquela localidade, o contador Edson relatou a nossa equipe que não suportam mais ter que conviver com o mal cheiro e com o buraco aberto no meio da via, o esgoto jorra na rua. Outra situação que chama a atenção, é que os veículos têm que entrar na contra mão por causa dos buracos. Veja a vídeo reportagem:



Brumado: 20ª Coorpin recebe 9 investigadores e 2 delegados

(Foto: 97NEWS)

Um dos apelos incessantes da coordenadoria da 20ª Coorpin de Brumado começou a ser atendido na manhã desta terça-feira (27) com a chegada de 9 novos investigadores (sendo 3 mulheres) e mais 2 delegados, com isso, o déficit funcional estará sendo diminuído e, automaticamente, os serviços prestados serão ainda mais dinâmicos e os casos investigados terão a sua elucidação ainda mais rápido. A recepção foi feita de forma calorosa pelos atuais integrantes da equipe comandada pelo coordenador Dr. Leonardo Rabelo, o que irá facilitar a integração entre eles. Dois dos novos agentes irão para Ibicoara e Paramirim, o restante ficará na sede em Brumado.