ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado vacina contra a Covid nesta segunda-feira, pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades

Bombeiros continuam em combate a incêndios na Bahia

Brumado: Mulher fica ferida após acidente entre carro e moto no bairro Santa Tereza

Vítima de câncer, morre ator Luis Gustavo aos 87 anos

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Vacina da Pfizer não foi causa provável de morte de adolescente, diz governo de SP

Brumado: Tentativa de homicídio é registrada na Vila Presidente Vargas

Nove cidades sofrem com focos de incêndio na Bahia

Em vista a Paratinga, presidente da Câmara de Brumado conhece Associações e projetos importantes

CIB recomenda retomada imediata da vacinação de adolescentes na Bahia

Brumado: Denúncia contra vereador 'Nem' pede cassação do seu mandato na Câmara

Bahia: Estado tem mais de 1,5 milhão de títulos eleitorais cancelados

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Brumado: Cabeceira de ponte que liga Centro ao bairro São Felix, cede e preocupa motoristas

Especialistas consideram remota possibilidade de tsunami atingir a costa da Bahia

Brumado: AUCIB convoca associados para assembléia de eleição da nova diretoria

Com ajuda de cão farejador, PRF apreende quase 3 toneladas de maconha em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

Homem compra uma cerveja em restaurante e deixa gorjeta de mais de R$ 15 mil para funcionários

Foto: Reprodução

Um homem nos Estados Unidos foi comprar uma cerveja num restaurante, e deixou uma gorjeta milionária. O cliente pagou 7 dólares numa cerveja, e deixou uma gorjeta de 3 mil dólares, que dá mais de 15 mil reais. O homem deu essa gorjeta grande porque ficou sabendo que o restaurante vai fechar por um tempo, para cuidar da saúde dos funcionários, já que estão todos preocupados com a segunda onda do coronavírus.



Caetité: Evento na INB marca retomada da produção de urânio no Brasil

Foto: Divulgação

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizará no dia 1º de dezembro um evento para celebrar a retomada da produção de urânio no Brasil, a partir da lavra a céu aberto de uma nova mina na Unidade de Concentração de Urânio de Caetité (URA), na Bahia, a Mina do Engenho. A Cerimônia, que será realizada na Unidade, contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A retomada da produção é uma conquista para a INB e, em decorrência, para o País. Representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região sudoeste da Bahia. A expectativa é que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina do Engenho atingir a sua capacidade plena. O urânio é a matéria-prima básica para a fabricação do combustível que abastece as usinas nucleares. As atividades de mineração na Unidade foram paralisadas em 2015, após a exaustão do processo de extração a céu aberto da primeira área que foi lavrada, a Mina Cachoeira.



Solenidade marca assunção da nova comandante da 2ª CIPRv/Brumado

Foto: Divulgação l 2ª CIPRv/Brumado

O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (26), na cidade de Vitória da Conquista, onde foram realizadas as passagens dos comandos. O Coronel PM Ivanildo, presidiu o evento e elogiou individualmente a Major Leila e a Capitã Lorena, empossadas, pela contribuição com a segurança pública e destacou a experiência e responsabilidade na execução da nova função. Ao site 97NEWS, a Major Leila disse que a solenidade de posse foi simbólica, sem a presença de público em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Foi muito com, graças a Deus. Já tomei posse e estou me informando sobre como funciona a companhia, o efetivo, quais os procedimentos adotados, tudo relativo à Companhia, pra depois poder deliberar”, disse. Na oportunidade, a Capitão Lorena também foi empossada como subcomandante. “É uma pessoa que irá contribuir muito com o comando da 2ª CIPRv. Estamos trazendo um olhar especial para a polícia rodoviária. A Companhia nunca foi comandada por uma mulher na Bahia. A gente espera trazer algo de muito positivo para comunidade”, destacou. 

 



Jovem fica sabendo via live que está com câncer e tem mais seis meses de vida

Foto: Reprodução

A britânica Kimberley Eccles, de 23 anos, ficou sabendo via aplicativo, durante uma live, que está com um câncer raro e tem somente seis meses de expectativa de vida. Depois de ter três consultas canceladas, ela fez uma chamada de vídeo com os médicos, que não poderiam mais adiar o diagnóstico. As informações são do site Varela Notícias. Os profissionais a informaram que ela tem um raro tipo de câncer chamado rabdomiossarcoma, que ocorre em apenas 1% da população, e que sua expectativa de vida era de apenas 6 meses. “Me deram 1% de chance de sobreviver e expectativa de vida de 6 meses. Não consigo deixar de pensar em como teria sido diferente se não houvesse uma pandemia e meu câncer tivesse sido diagnosticado antes.”, disse Kimberley. A paciente foi aconselhada a “criar memórias” com a filha e o marido, o pedreiro de 24 anos Darren Aldred, e fazer uma “lista de desejos”, já que seu câncer é uma “bomba-relógio”. Ela pretende, porém, viajar até os Estados Unidos para um tratamento experimental da doença: “Deve haver muitos outros pacientes com câncer na mesma posição que eu agora.”, disse ela ao jornal. Rabdomiossarcoma é um tumor que fica localizado na mandíbula.



Brumado: Radialista 'Manelão' pode assumir uma cadeira na Câmara Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O candidato e radialista Emanuel Lima Araújo, o "Manelão", pode assumir uma vaga no legislativo brumadense, mesmo não sendo declarado eleito pela justiça eleitoral após a votação no último domingo (15). Segundo o site Sudoeste Acontece, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), pode perder a vaga que conquistou nas últimas eleições municipais, de acordo com o que foi levantado, a candidatura de Ducilene da Silva Meira ainda não foi deferida pela justiça eleitoral, o que pode implicar no percentual mínimo obrigatório de 30% de candidaturas femininas. Conforme a reportagem, a candidata não recebeu nenhum voto, ou seja, nem mesmo ela votou em si, fato que tem chamado a atenção, podendo configurar como candidata "Laranja". Em casos como esse à justiça eleitoral tem considerado a possibilidade de fraude o que implicaria no indeferimento do registro de todos os candidatos não eleitos e cassação do diploma dos eleitos. Com isso, de acordo com o site, a justiça eleitoral poderá cassar toda a chapa do PDT e com a sobra de votos, o Partido Social Liberal (PSL), pode ocupar a vaga conquistada pelo PDT em Brumado e o mais votado pelo partido é Manelão.



Brumado: Inscrições para o benefício emergencial da Lei Aldir Blanc acontecem até segunda-feira (30)

Foto: Divulgação

Até a próxima segunda-feira (30), as inscrições para os artistas de Brumado que se enquadrem nas condições de concessão do benefício emergencial da Lei Aldir Blanc podem ser feitas. O secretário municipal de cultura, Paulo Sergio Lobo, frisou que a intenção da Administração é de que todo valor disponibilizado pelo Governo Federal fique na cidade para auxiliar os artistas locais. “São vários segmentos: artes cênicas, artes plásticas individuais, audiovisual, literatura, música, cultura popular, oficina... para cada um desses tem um valor. São 55 premiações”, enumerou. Para a região, composta por 21 municípios, foram destinados o valor total de R$ 491.420,96 para benefícios emergencial da classe artística. “Estamos trabalhando exaustivamente para que o benefício chegue e contemple a todos os artistas prejudicados pela pandemia. Não queremos que o recurso volte por falta de requisitos dos candidatos de acordo com as obrigações estabelecidas pela lei federal. É importante que os artistas corram e façam suas inscrições”, acrescentou. Para acessar o edital e o formulário de inscrição (aqui).



27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para a prevenção da doença

Foto: Divulgação

Equilibre sua rotina, conheça seu corpo, cuide-se e seja um aliado no combate ao câncer.Esta moléstia está aí e não escolhe gênero, cor de pele ou classe social.

Observe alterações no funcionamento do seu corpo, procure avaliação médica de forma precoce.

Prevenir é o melhor remédio e muitas vezes, quando o diagnóstico se dá no início da doença, pode-se conseguir a cura e/ou minimizar a dor e o sofrimento!

AME-SE!

Todos juntos contra o câncer.

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Black Friday movimenta o comércio local

Foto: Luciano Santos l 97News

Empresários de Brumado, mais uma vez aderiram a campanha "Black Friday" para alavancar as vendas no comércio local. A iniciativa aconteceu ao longo desta semana e, ate hoje (28), os lojistas vão trabalhar  oferecendo promoções e descontos imperdíveis. A CDL sugeriu, que o comércio mantenha um horário de atendimento ampliado para atender a demanda. “Entendemos que a Black Friday é uma data com bastante potencial de vendas, já que vem crescendo significativamente e tendo mais força a cada ano”, destaca um lojista local. A CDL ainda enfatiza a importância de a comunidade e os lojistas em manterem os cuidados com higiene e segurança contra a pandemia do coronavírus. Entre as medidas recomentadas está o uso de máscara de proteção, higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, manutenção do distanciamento de, no mínimo, um metro. Além disso, os locais devem estar sempre arejados. 



Óleo de soja é vendido como azeite por 9 marcas; saiba como não cair em golpes

Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura comunicou à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) a proibição de comercialização de nove marcas vendidas como azeite de oliva extra virgem, mas, que na verdade, são óleo de soja. O advogado Igor Marchetti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), explicou como identificar o golpe. Em primeiro lugar, explica que é preciso verificar se há uma mistura de óleos na embalagem. "Muitas vezes na lista de ingredientes aparece o óleo vegetal. Isso é um indicativo de que o produto não é extra virgem", explicou Marchetti. Além de observar o rótulo e até mesmo se o óleo está turvo, leve em consideração o tempo de colheita da azeitona utilizada naquele produto. “Normalmente o tempo de colheita de azeitona para azeites extra virgem é de seis meses, no máximo. Prazos muito longos tendem a ser misturas”. O consumidor também pode ser ressarcido se já comprou o produto, abriu e consumiu. “Se consumidor verificou que aquele produto está na lista dos produtos que não deveriam ser comercializados, pode ir ao supermercado e exigir, com a nota fiscal, a devolução do valor”, prosseguiu. É possível ainda fazer uma reclamação na secretaria de vigilância sanitária do seu município para que todas as medidas sejam tomadas, como reembolso e eventuais problemas de saúde sejam reparados.



Bahia tem leve diminuição de casos ativos da Covid-19; 20 pessoas morreram nas últimas 24h

Foto: Reprodução

A Bahia registrou uma leve diminuição nos casos ativos da Covid-19, conforme boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no fim da tarde de quinta-feira (26). O número reduziu de 8.815, na quarta (25), para 8.738 na consolidação mais recente dos dados. Nas últimas 24 horas, a Sesab contabilizou 1.472 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto registrou 20 óbitos em decorrência da doença. O número é um pouco melhor em relação ao divulgado no boletim anterior, com 3.123 novas contaminações e 22 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19 teve um pequeno aumento e chegou a 64%. 



Bahia cria quase 17 mil postos de trabalho em setembro e estado lidera ranking na região nordeste

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia gerou 16.437 novos postos de trabalho no mês de setembro, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. O estudo foi divulgado na quinta-feira (26). O resultado decorre da diferença entre 54.399 admissões e 37.962 desligamentos. O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O registro positivo de outubro de 2020 se aproximou do total encontrado no mês imediatamente anterior, quando 16.923 postos celetistas foram gerados. Com isto, o estado ocupa a primeira posição em relação à geração de postos de trabalho dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros. Quanto ao saldo de criação de posições celetistas no interior, foi positivo, chegando a 1.986 postos. De forma mais precisa, no interior foram geradas 8.706 posições celetistas no décimo mês do ano.



Bahia: Municípios não atendem requisitos da Lei Aldir Blanc e Estado recebe R$ 6 milhões

Foto: Divulgação

Entre os setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil está o cultural. “Primeiro a parar, último a retornar”, repetiram as autoridades de saúde ao longo de 2020. Ainda assim, nem todos os gestores públicos aproveitaram o benefício implementado com a Lei Aldir Blanc, que garante um auxílio emergencial aos profissionais da área. Segundo o site Bahia Notícias, no Estado, 59 dos 417 municípios não solicitaram ou não finalizaram o cadastro para receber esses recursos. Com isso, os valores devem ser encaminhados para o Governo da Bahia. Na semana passada, o governo estadual oficializou o repasse à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Em material enviado à imprensa no último dia 12, o Ministério do Turismo divulgou que R$ 111 milhões não utilizados pelos municípios brasileiros no âmbito dessa legislação foram devolvidos aos seus respectivos governos estaduais. Conforme indica o ministério, os estados agora terão 60 dias para divulgar sua programação para uso da verba. Os recursos poderão ser utilizados para a manutenção de espaços artísticos e culturais, por meio da oferta de um subsídio mensal que pode custar de R$ 3 mil a R$ 10 mil, e também para o fomento a atividades culturais a partir da publicação de editais, chamadas públicas e prêmios.



Brumado ultrapassa 9 mil notificações da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (26), o município de Brumado registrou 2.913 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9.091. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 2.669 recuperados. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.091 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Conquista: Jovem de 20 anos é presa transportando 26Kg de Maconha

Foto: Divulgação

Transportando 26 quilos de maconha, uma jovem de 20 anos foi presa na quarta-feira (25) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, em Vitória da Conquista. A carga de maconha que veio de São Paulo e  seria entregue na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte estava dividia em 26 tabletes. A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária para os demais procedimentos cabíveis. 



Polícia Federal combate organização criminosa que praticava assaltos a bancos e carro forte

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a ‘Operação Pedra Grande’, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes no Rio Grande do Norte. A ação contou com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar. Cerca de 80 policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim (RN), nos municípios de Parnamirim (RN), Nísia Floresta (RN) e Simões Filho na Bahia. As investigações iniciaram no o mês de abril deste ano, quando um dos integrantes do grupo criminoso foi preso em Camaçari. Na oportunidade, foram apreendidos seis fuzis, 49 carregadores e 1.200 munições que estavam em um veículo dirigido pelo acusado. Os presos na operação de hoje responderão pelos delitos de organização criminosa, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.



Mulheres vivem quase 10 anos a mais que homens na Bahia, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A expectativa de vida das mulheres na Bahia é de quase 10 anos a mais que a dos homens, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (26). De acordo com o levantamento, as mulheres do estado vivem em média 78 anos e 10 meses, enquanto os homens 69,7 anos. Os dados são referentes ao ano de 2019. A pesquisa do IBGE também informa que a Bahia tem a segunda maior diferença na esperança de vida entre os sexos, com 9,2 anos, sendo superada apenas por Alagoas, que tem 9,5. O órgão atribui esses números em grande parte a mortalidade de homens jovens por causas não naturais. A média geral de expectativa de vida na Bahia no ano passado, foi de 74,2 anos, um aumento de pouco mais de três meses em relação a 2018, que ficou em 73,9. O número é o 10º menor do Brasil e também está abaixo da média nacional, que é de 76,6 anos.



Barreiras: Carga de madeira sem documentação é apreendida

Foto: Divulgação l PRF

Sem o porte do Documento de Origem Florestal (DOF), dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Barreiras, após transportarem irregularmente uma carga de madeira serrada advinda de Riachão das Neves. A carga teria como destino a cidade de Goiânia (GO). Conforme divulgou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão ocorreu por volta das 13h50,  de terça-feira (24) na altura do Km 800 da BR 242. Após serem questionados sobre o que transportavam, os suspeitos informaram aos oficiais que estavam levando uma carga de abóboras, mas o nervosismo dos homens fez com que a polícia desconfiasse e inspecionasse o veículo. 



Brumado: Município registra 10 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (25), o município de Brumado registrou 2.899 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8.952. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 223 pacientes em tratamento e 2.638 recuperados. No momento, 159 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.080 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Governo do Estado anuncia licitação para gestão de presídio de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa anunciou, no último dia 13 de novembro, que o Governo da Bahia vai realizar a licitação para cogestão da unidade prisional de Brumado, localizada entre a BA-262 e a BR-030. Na terça-feira (24), uma equipe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), junto com a Defensoria Pública e outros órgãos, realizaram uma vistoria no Conjunto Penitenciário que foi construído em 2016. Sem o funcionamento, o complexo está sofrendo deterioração com a ação do tempo, mas segundo fontes do governo, o prédio passará por uma reforma antes de ser inaugurado. (Veja o aviso)



Brumado: Promotoria de Justiça acompanha atividades da Secretaria de Educação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, instaurou procedimento administrativo para companhar as atividades da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Educação de Brumado. Segundo o promotor, Millen Castro Medeiros de Moura, a ação é em defesa da educação, considerando a importância de o retorno às aulas presenciais em Brumado, suspensas por conta da pandemia Covid-19, inclusive objeto da Ação Civil Pública n° 8000985-18.2020.8.05.0032, em respeito às regras sanitárias e às normativas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Conforme informou a Prmotoria ao site 97NEWS, foi determinado as seguintes providências: Comunique-se a instauração deste procedimento à Secretaria Geral para publicação no DJE e ao CEDUC, à Secretaria e Conselho Municipal supracitados, tudo com cópia da portaria; Publique-se esta portaria no mural da Promotoria de Justiça e no DJe;  Registrem-se, no IDEA, a reunião com o Prefeito, a Secretaria Municipal de Educação e a Presidente do Conselho Municipal, já designada para esta data e comunicada aos participantes, por meio da plataforma virtual, com participação do pedadogo do CEDUC, para iniciar-se a discussão sobre a temática, a ser também tratada no encontro virtual com os Conselheiros Municipais de Educação. Foi também solicitado a CEDUC parecer técnico da área pedagógica atualizado sobre os documentos orientadores do retorno às aulas da Secretaria de Educação de Brumado que foram objeto da orientação técnico-jurídica n° 17/2020 daquele Centro de Apoio em setembro de 2020.