ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Brumado: Cabeleireiro tem casa pichada no bairro do Hospital e teme ser possíveis ameaças

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um morador do bairro Hospital, em Brumado, acordou em uma manhã que para ele seria mais um dia de rotina, e tomou um susto ao ver a frente de sua casa toda pichada. O muro da casa dele traz várias pichações com letras e números. Revoltado, o cabeleireiro que preferiu se manter no anonimato acionou a reportagem do 97NEWS para relatar a situação e cobrar providências. O profissional disse que não sabe explicar porque teve sua casa pichada. “Não tenho inimigos e nem minha família”, afirmou. Segundo ele, ao sair pela manhã para levar sua filha à escola, deparou-se com as pinturas no muro. "No momento pensei que fosse alguma graxa que algum caminhão jogou, mas quando fui ver, era tinta mesmo. E pela forma que fez não foi vandalismo, foi direta, para atingir a minha casa", afirmou o morador. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O homem diz que a família está apavorada com o ataque e que já procurou a Polícia e fez o Boletim de Ocorrência. “Já procurei a polícia, eles já tem as imagens das câmeras daqui de casa, e logo logo vamos descobrir quem foi o indivíduo que fez essa situação na minha casa", revelou. O cabeleireiro disse que a situação seja mais por inveja. "Pode ser inveja, não sei, não vou afirmar nada ainda, a polícia é quem vai dizer", relatou. O morador acrescentou que com a situação, ficaram os prejuízos, que vão ser em torno de R$ 300 com material e mão de obra. "Esse muro foi pintado a três meses atrás, e agora mais este prejuízo. Não tenho nada contra ninguém e nem a minha família, moro aqui a dez anos e, essa é a primeira vez que isto acontece", afirmou.

 



Brumado: Receita Federal e Ministério do Trabalho serão realocados para espaço da antiga Policlínica

Foto: Luciano Santos l 97News

Desde o início de seu mandato, o prefeito Eduardo Vasconcelos vem derrubando antigos contratos que ao longo dos anos se tornaram gastos milionários para os cofres públicos. Com a medida, o paço municipal foi ampliado, e hoje abriga várias secretarias. Além disso, antigas estruturas da administração municipal foram reformadas e receberam órgãos ligados ao município. Em maio deste ano, o gestor relatou ao 97NEWS que as atividades de algumas agências da Receita Federal foram suspensas no Brasil, e o motivo do encerramento das atividades é o o cancelamento de parte da verba destinada a Secretaria da Receita Federal. Ainda na época, o prefeito disse ter conseguido reverter a situação da unidade de Brumado, bancando uma nova estrutura para a Receita Federal. "Infelizmente, a Receita Federal iria fechar a agência em Brumado, como aconteceu com outros órgãos que foram para Caetité e Conquista. Mas felizmente, conseguimos reverter a situação e vamos manter um posto em Brumado, e consequentemente o município vai assumir despesa com isso", revelou o gestor ao site em maio deste ano. Com isso, o prédio onde antes funcionava a Policlínica Municipal de Brumado vai receber agora as instalações da Receita Federal e do Ministério do Trabalho -- que também teria suas atividades encerradas no município por conta de corte nas verbas federais. Esta semana, em entrevista ao 97NEWS, o secretário de administração, João Nolasco, afirmou que após reunião com o prefeito, foi determinada a reforma da antiga Policlínica e o mesmo garantiu a manutenção do órgão na cidade. “O prédio da antiga policlínica estava desativado e a Receita vai passar a funcionar lá. Não vamos deixar o posto da Receita sair de Brumado”, assegurou. A prefeitura promoverá uma reforma geral no prédio antes do início dos atendimentos. Dois estagiários também serão cedidos pelo Município para auxiliar os trabalhos no órgão. Em razão da mesma determinação, o secretário informou que o Ministério do Trabalho também passará a funcionar no mesmo local. “Aproveitamos a reforma e também já adequamos o espaço para o funcionamento do posto do Ministério do Trabalho”, disse ao site Nolasco.

 



Brumado: Após ter casa interditada, músico denuncia péssimas condições de casa alugada pela Prefeitura

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Após negociar por vários meses com a Prefeitura Municipal de Brumado ao ter casa interditada pelos danos causados com as últimas chuvas e, além disso, o imóvel estava obstruindo a construção de uma nova rua que margeia o riacho que corta o bairro São José, o artista brumadense Vânios José Gomes vive um novo drama com sua família. Na quarta-feira (13), o músico procurou a reportagem do 97NEWS para mostrar as condições precárias do imóvel alugado pela prefeitura até que sua nova casa seja construída. Segundo Vânios, ele e a sua família foram realocados, enquanto a construção é concluída, para outra residência no Bairro Clemente Gomes, porém o imóvel está bastante deteriorado e teme que a casa desmorone sobre sua família. “Estou aqui para fazer um apelo ao poder público, já sentimental porque não sei mais o que fazer. A casa de aluguel para a qual fui realocado está toda ruindo. Estou aberto para que o pessoal da prefeitura venha dar uma olhada. Estou precisando de ajuda, estou atordoado”, relatou. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

De acordo com o artista, a família se mudou para o local no dia 28 de fevereiro deste ano. Na época, segundo Vânios, a casa só tinha duas rachaduras, mas, passados quatro meses, a residência começou a ruir com o aparecimento de várias trincas e rachaduras. No início de outubro, o morador informou a prefeitura sobre os fatos. “Tirei fotos de 15 rachaduras, agora já são 22. A casa está ruindo, cedendo. Só quero que a prefeitura tome uma atitude o mais rápido possível”, declarou. Emocionado, o músico cobra da Prefeitura mais agilidade no término de sua nova casa para que a sua família volte a ter um lar. "Eu conseguir sobreviver a uma enchente, mas um desabamento não tem saída. São vidas que estão sendo colocadas em risco”, lamentou Vânios José Gomes.

 



Caetité: Operador morre após cair de pá carregadeira e ser atropelado pelo veículo

Foto: Whatsapp l 97News

Na tarde de quarta-feira (13), um homem de 48 anos morreu após ser atropelado por uma pá carregadeira no distrito de Sítio São Domingos, no município de Caetité. Segundo o site Sudoeste Bahia, Jorge Joaquim Farias seguiu com um colega de trabalho conduzindo a máquina para a referida localidade, afim de ajudar a rebocar o automóvel de homem que estaria retornando para Caetité, mas não conseguiu subir uma ladeira. O serviço foi executado, no entanto, quando Jorge subia a mesma ladeira com a máquina, testemunhas afirmam ter ouvido um estrondo vindo do veículo, que começou a balançar e descer a ladeira. Jorge foi projetado para fora da pá carregadeira e acabou sendo atropelado pelo pneu dianteiro da máquina. O Samu chegou a ser acionado, mas ao chegar no local, o homem já estava sem vida. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. 



Celulares pré-pagos com cadastros desatualizados serão bloqueados

Foto: Luciano Santos l 97News

A partir do dia 18 deste mês, os titulares de linhas móveis pré-pagas que não atualizaram seus cadastros após terem recebido notificação das prestadoras terão as linhas bloqueadas. A medida vale além da Bahia para consumidores de 16 estados. Menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel. O objetivo da iniciativa é garantir uma base cadastral correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores. Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá proceder à atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro. Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.



Homem é preso suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas em Conquista

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 27 anos foi preso suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas, na quarta-feira (13), em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo a polícia, Roberto Mariano Gonçalves da Silva foi encontrado durante uma busca feita na casa do autor, que fica no bairro Brasil. No local, os policiais apreenderam uma grande quantidade de comprimidos de Ecstasy, cerca de 1.500 unidades da droga sintética, além de vários frascos e caixas de esteroides anabolizantes proibidos, produtos eletrônicos sem nota fiscal e de origem ilícita e dinheiro. Ainda conforme a polícia, Roberto Mariano é suspeito de ser um dos grandes fornecedores de Ecstasy em festas e eventos frequentados por jovens da cidade. A polícia informou que o suspeito foi encaminhado para a delegacia do município, onde foi ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação. Depois, ele foi levado para o presídio de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça.



Fã que planejava 'se vingar' da cantora Simaria é preso

Foto: Reprodução l Rede Social

Um fã da cantora Simaria foi preso na última terça-feira (13) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por planejar atentar contra a cantora Simaria em um show que ela fará no dia 14 de dezembro com a irmã na região. À Polícia, ele disse que queria se vingar da cantora por não obter resposta da sertaneja nas redes sociais. Em nota, a assessoria das baianas informou: "que, por decorrência dos reiterados e graves ataques sofridos pelas artistas em suas respectivas redes sociais e no exclusivo objetivo de preservação da integridade física das cantoras e seus familiares, levou a questão ao conhecimento das autoridades públicas para os devidos fins e providências", diz a nota. O homem já tem passagens por furtos, roubo, agressões e desacato e aguarda sua transferência para um presídio em São Paulo.



Brumado: Comdica e Sesoc promovem formação para Conselheiro Tutelares

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), promoveram nos dias 05, 06 e 07 deste mês, o Curso de Formação  para os Conselheiros Titulares eleitos, suplentes e trabalhadores da Rede SUAS. A Presidente do COMDICA Célia da Silva Santos, ressaltou a importância do evento para a atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente e o papel salutar que exerce o Conselho Tutelar no município. A capacitação teve duração de 24 horas/aula e os temas abordados foram diversos, dentro da área de atividades que o Conselho Tutelar desenvolve, ou seja, voltados para as Políticas Públicas em prol da Criança e do Adolescente do nosso município.



Polícia apreendeu armas e munição em residência no município de Lagoa Real

Foto: Divulgação

Na zona rural de Lagoa Real, na comunidade de Pancadão, um indivíduo de nome Luzinei Santana estava portando uma arma e a exibindo pelas vias da comunidade. Segundo informou a PM, no último final de semana, após uma confusão em um evento de cavalgada, na mesma comunidade, quando a Polícia controlava um tumulto, Luzinei teria incitado populares e falou que iria buscar uma arma em sua casa para fazer frente à Polícia Militar. Diante do ocorrido, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), juntamente com a guarnição de Lagoa Real e Ibiassucê, deslocou-se até a localidade e apreendeu, na residência do indivíduo, uma espingarda calibre 28, um rifle de pressão calibre 5.5, uma munição artesanal calibre 28, uma caixa de espoleta e uma motocicleta preta. O suspeito conseguiu fugir do local.



Coordenador da 20ª Coorpin esclarece que incêndio causado por minerador na Chapada Diamantina 'pode não ter sido proposital'

Foto: Kal Comunicação l 97NEWS

Após a prisão do minerador Hércules de Almeida Hemerly, de 57 anos, na última terça-feira (13) no município de Livramento de Nossa Senhora, o coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), Arilano Botelho disse que o incêndio que atingiu uma área de 1.800 campos de futebol na Chapada Diamantina, pode ter sido provocado pelas explosões da mineradora, mas não quer dizer que a ação pode ter sido proposital. "O incêndio partiu dessas explosões, mas não foi necessariamente proposital. No entanto, quando se faz isso, se assume o risco de causar as chamas, porque a cidade está com o clima muito seco", disse o Delegado. Ainda segundo a Polícia, a mineradora usava explosivos para extração ilegal de minério. "O incêndio na serra foi promovido através das extrações de minério, porque quando os explosivos são detonados, eles lançam faíscas que incendeiam facilmente a vegetação que já está seca. Com todo o material encontrado com ele, ele se torna um dos suspeitos. Seguimos com as investigações do inquérito, para saber se ele é realmente o causador e se há mais pessoas", explicou. Conforme o delegado, o minerador confessou que o material ilegal encontrado na casa é realmente dele, mas disse que não usou os explosivos nos últimos dois anos. "Todos os equipamentos foram apreendidos e levados para perícia. Depois disso, serão encaminhados para o Exército, a partir de uma decisão judicial", esclareceu Arilano Botelho coordenador da 20ª Coorpin.



Brumado: Funcionários relatam possíveis férias coletivas na Vix Logística, terceirizada da RHI Magnesita

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início deste mês, alguns funcionários da Vix Logística, empresa terceirizada da RHI Magnesita relataram possíveis férias coletiva à uma parte do quadro de funcionários que trabalham nas duas minas da empresa, localizadas na comunidade de Pedra Preta e Vila Catiboaba. Ainda segundo os funcionários, a empresa alegou que a mineradora estaria com muito material estocado e, além disso, manutenções de rotina vão acontecer no fim do ano, nos fornos da mineradora. Conforme informou a categoria ao site, parte dos funcionários vão ser mantidos na empresa, mas outra parte vai para as férias coletivas. "A nossa maior preocupação é que nas férias coletivas não recebemos salário, apenas a cesta e o vale alimentação. Sabemos que no fim do ano a empresa libera o décimo terceiro salário, mas isso para algumas família é pouco", relata um dos funcionários. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Em entrevista à uma emissora local, o presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado (Sindmine), Édio Pereira da Silva, explicou que houve uma retração no setor de refratários no mundo e, como reflexo, a Magnesita já paralisou as atividades em vários fornos em razão da pouca demanda. "Devido à crise, algumas pessoas foram dispensadas, das quais oito já estavam aposentadas", disse. Ainda segundo o presidente do Sindmine, não há previsão de férias coletivas, nem tampouco demissão em massa. “A empresa queria aplicar a suspensão temporária do contrato de trabalho por 70 dias. Nesse período, os funcionários receberia o seguro desemprego e uma complementação por parte da empresa. O sindicato não aceitou essa proposta, não é esse problema de mercado temporário que justifica medidas de tamanha radicalidade”, relatou. Conforme Édio Pereira, com a pressão do sindicato, a mineradora recuou e manteve os funcionários trabalhando. “Há perspectiva de que em janeiro a demanda seja normalizada e os fornos sejam religados”, concluiu.



Mais uma turma de motoristas de Brumado terminam curso do transporte coletivo de passageiros

Foto: Luciano Santos l 97News

O SEST SENAT em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) terminou no último final de semana, mais uma turma em especialização para condutores de veículos do transporte coletivo de passageiros, no caso de Brumado, o foco foi para o transporte escolar. Em entrevista ao 97NEWS, o instrutor Valbert Laerte destacou que o curso tem como foco, as regras para esse tipo de transporte estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), com as disciplinas de Legislação, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito e Prevenção à Vida. "Imagine o motorista que ignorava os cuidados voltados ao transporte de passageiros passe a vislumbrar que a atividade dele é mais técnica, profissional e aprimorada, ou seja, fomentado de informações, esses motoristas agora vão atuar de forma mais precisa e técnica em cima do que eles já estão fazendo. Felizmente a sociedade brumadense acordou agora e, faz necessário que seja obrigatória a condição desse curso", comenta. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina a obrigatoriedade de especialização para condutores de veículos do transporte coletivo de passageiros, ou seja, o transporte de pessoas só poderá ser feito por motoristas qualificados. "A atividade executada por este profissional não é apenas dirigir mais um veículo, é a tratativa para com o cliente, com as autoridades ou com outras conjunturas sociais que é o trânsito, então essa deficiência acaba com a fomentação de cursos como estes que foram praticados em Brumado", afirma Valbert. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Para o motorista Antônio Marcos que há três anos faz a linha interestadual entre os municípios de Ibiassucê e Vitória da Conquista, o curso vem como uma oportunidade para a legalização da classe. "Estamos tentando fazer o máximo para se enquadrar nas normas. Com a nova medida do governo, nós somos clandestinos, e a busca de um curso como este serve para a legalização de nossa categoria", disse ao site. Outro motorista, Ricardo Meira de Queiroz, que atende o transporte escolar de Brumado relatou que o curso, além de capacitar, trás novos conhecimentos para os profissionais. "Através do curso nós entramos na legalidade, porque ele é obrigatório, e sem o curso estamos trabalhando de uma forma irregular. Mas a partir de agora, todos nós vamos está capacitados para transportar passageiros", relata Marcos que após as 50 horas de aula, terá na CNH, o registro do curso profissional. O SEST SENAT também inicia no próximo dia 21, mais uma turma para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros. O curso ocorrerá ao longo de todo o dia no auditório da UAB. Ainda segundo o órgão, em breve também acontecerá a especialização para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos e a continuidade dos cursos para o transporte escolar. 



Bolsonaro anuncia saída do PSL e criação da Aliança pelo Brasil

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na terça-feira (12) a saída do PSL, partido pelo qual foi eleito, e a criação de outra legenda, a Aliança pelo Brasil. Na terça, o presidente recebeu, no Palácio do Planalto, a vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputada Bia Kicis (PSL-DF), e outros parlamentares do partido. “Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: “Aliança pelo Brasil”. – Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018″, diz o tuíte do presidente.

 



Medida Provisória permite que agências abram aos sábados e carga horária de bancários sobe

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, na última segunda-feira (11), vai permitir que as agências bancárias abram aos sábados e ainda aumentou a carga horária de alguns funcionários. Com a mudança, apenas os caixas de banco poderão trabalhar por seis horas, os outros cargos terão jornada alterada para oito horas diárias. A medida ainda autoriza que os caixas combinem uma jornada superior a seis horas, mediante um acordo inscrito, convenção coletiva ou acordo coletivo. Apesar das alterações, o direito a 15 minutos de intervalo foi mantido. E a duração do trabalha deve girar sempre entre 7h e 22 horas. As novas regras, no entanto, ainda precisam ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado.



BR-101: Veículo com placas de Brumado se envolve em grave acidente na região de Laje

Foto: Whatsapp l 97News

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após uma batida entre dois carros em um trecho da BR-101, no município de Laje. O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (11). De acordo com informação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no KM 279 da rodovia. Conforme o órgão, a batida ocorreu após o motorista de um dos veículos perder o controle da direção e bater de frente com o outro carro. 

Foto: Whatsapp l 97News

O condutor que perdeu o controle da direção e outra pessoa que estava com ele no carro morreram. As vítimas não tiveram nomes e idades divulgadas. Um dos veículos possui placas de Brumado. Já o motorista e o passageiro do outro carro tiveram ferimentos graves e foram levados para o Hospital Municipal de Santo Antônio de Jesus, informou a PRF. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dos sobreviventes.



Livramento de Nossa Senhora: Polícia prende homem suspeito de iniciar focos de incêndio na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Policiais Civis de Livramento de Nossa Senhora prenderam nesta terça-feira (12), o proprietário de uma mineradora de 57 anos, acusado de ser o causador do incêndio que devastou uma área de aproximadamente 1.800 campos de futebol na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia, as investigações chegaram até o suspeito identificado como Hercules de Almeida Hemerly, logo após denúncia anônima. Diante das informações, a pedido da 20ª Coorpin, o juiz da comarca de Livramento expediu mandado de busca e apreensão na casa do minerador localizada em Livramento de Nossa Senhora. Na residência, os policiais encontraram vasto material utilizado para detonação e explosivos. Segundo informou a Polícia ao 97NEWS, o homem pode ter sido o causador das chamas que deram início há um dos maiores incêndios registrados na Chapada Diamantina. A Polícia não divulgou o nome do suspeito. Foram apreendidos, nitrato de amônia, cordel, espoletas, estopim, aves de espécie em extinção, bem como munições de calibre 7.65. O homem foi autuado em flagrante e todo material explosivo será encaminhado ao Exército Brasileiro para destruição. O suspeito permanece a disposição da justiça.

 



Saúde do Coração - Clínica Mais Vida oferece exame de eletrocardiograma

Foto: Divulgação

A saúde do coração deve ser vista como prioritária. Você se lembra qual foi a última vez que foi ao cardiologista? Não? Bom reavaliar sua resposta. É sempre bom tirar um tempinho para realizar os exames de rotina e se certificar que está tudo bem. Pois, infelizmente, a maioria das pessoas têm a mania de marcar um médico somente quando estão doentes. Então, necessário mudar este mal hábito urgente. O ECG é um exame simples, barato e não invasivo. Permite uma ideia da condição cardíaca e pode identificar situações de risco e morte súbita. Achamos que todas as pessoas deveriam ter um ECG em algum momento da vida, que somente fosse repetido segundo necessidade clínica. O ECG é capaz de analisar o ritmo cardíaco, a presença ou não de arritmia, a frequência cardíaca, a condução atrioventricular, presença de bloqueio e sobrecarga cardíaca, análise de áreas eletricamente inativas, que infartaram, auxilia no diagnóstico de infarto, pericardite, embolia pulmonar, cardiopatias congênitas, alterações genéticas cardíacas, diagnostica anormalidades no coração do atleta. Portanto, mude seus hábitos. Ligue agora para a Clínica Mais Vida e agende sua consulta com o cardiologista. Seu coração agradece! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Enfermeira fala da importância da prevenção do câncer em trabalhadores e profissionais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para a enfermeira Renata Bezerra, ainda há uma dificuldade muito grande em levar o homem à uma unidade de saúde, segundo ela, na maioria das vezes, pelo fato do trabalho diário. "Os homens eles costumam não participar das nossas consultas na unidade de saúde, talvez pelo ritmo de trabalho, mas nós temos os programas que são incluídos os homens. Então o novembro azul, assim como o outubro rosa é para a prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata", destaca a enfermeira. Bezerra ainda disse que a campanha vem acompanhada do dia "D", onde é feito o chamamento da população até ao profissional médico. "Durante este evento é fornecido exame de PSA, que é o exame para detectar possíveis alterações no sangue. Desde já já convido os homens para comparecerem as unidades de saúde no dia 21 de novembro para realizar os exames de detecção", disse ao site. De acordo com a enfermeira, o quanto antes for detectado, mais rápido é a cura. "Quando detectado a tempo, o homem faz todo tratamento. Nós abemos que muitos hoje são hereditariamente de risco, e não comparecem para os exames anual. Então todos os homens a partir dos 50 anos devem fazer o PSA" esclarece Renata Bezerra, enfermeira da rede de saúde municipal. 



Novembro Azul: Como anda a saúde dos homens? 97NEWS vais as ruas e ouve brumadenses

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Muitos homens enfrentam o câncer em silêncio, quando não precisam. Em alusão a câncer de próstata, o mês de novembro é o principal período onde a campanha se destaca. Mas mesmo assim, muitos ainda enfrentam o assunto como um "tabu". As campanhas incentivam os homens a deixarem o preconceito de lado durante o mês de novembro como uma forma de mudarem a maneira como “encaram” os cuidados com a própria saúde. Em busca de informações sobre "como anda a saúde dos homens", a reportagem do 97NEWS foi as ruas e entrevistou principalmente profissionais e trabalhadores da cidade, que em sua maioria alegam falta de tempo para cuidar de si mesmo. O mecânico Marcio Silveira da Paixão, de 48 anos destacou a importância da campanha, mas mesmo assim, afirmou que com a correria do dia a dia, os exames ficam em segundo plano. "A gente fala que não senti nada, todos os dias enfrentamos as dificuldades do trabalho, mas esquecemos da saúde. As vezes não procuramos uma unidade de saúde com o pensamento de não está sentindo nada, mas se for avaliar pelo que comemos e bebemos, se procurar uma unidade de saúde, vai dar alguma alteração. Principalmente depois que passamos dos 45 anos", diz o mecânico que ainda completou que vai cuidar mais da saúde. "Já comentei até com minha esposa, vou realizar uma bateria de exames e me precaver", relata. No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento. Outro mecânico, Antônio Castro de 51 anos disse ao 97NEWS que ainda não fez o exame de "toque", mas ele pretende procurar o médico após parar de fumar. "Parei de fumar e tomar remédio de pressão, então preciso procurar um médico", conta Castro. Questionado se ele ainda não fez o exame por preconceito, ele afirmou que não, que assim como a mulher faz o exame "preventivo" todos os anos, o homem também não deve enxergar por este lado. "A mulher faz o papel dela todos os anos. Então porque nós homens também não? O preconceito está na cabeça da pessoa, eu ainda este mês vou procurar a unidade de saúde, além do mais no meu caso, que já tenho registros de câncer na minha família", contou. 



Prefeitura de Brumado lança campanha de descontos no REFIS 2019

Foto: Luciano Santos l 97News

O Programa de Estímulo a Regularização Fiscal (Refis) aos contribuintes do município é uma excelente política pública tributária que oportuniza aos contribuintes de Brumado, condições mais atrativas para cumprir suas obrigações tributárias. Com os descontos, essa é uma nova oportunidade de adesão ao programa, que acontece até o dia 30 de novembro. Para ingressar, basta procurar a Secretaria da Fazenda Municipal, por meio do Departamento de Tributos. O contribuinte deve efetuar o pagamento do valor atualizado em uma única parcela até a data indicada, com desconto de 90% sobre juros e multa de mora relativos aos créditos tributários de qualquer natureza.