ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ônibus escolar pega fogo na zona rural de Rio do Antônio e assusta estudantes

Abastecimento de água será interrompido em Brumado e Malhada de Pedras para manutenção na quinta-feira (30)

Vacimóvel amplia acesso à vacinação e inicia atendimentos em Brumado

PM intervém em ameaça entre vizinhas no Brisas II, em Brumado

Brumado: Homem é preso em flagrante por estupro de sobrinha de 7 anos, diz PM

Brumado: Mancha Verde Futebol Clube leva mensagem de consciência negra aos gramados em campeonato de veteranos

Brumado: Caminhada de conscientização sobre o autismo mobiliza famílias e reforça debate sobre inclusão

Livramento de Nossa Senhora: Empresários são alvos de mandados por suspeita de tortura contra jovem com deficiência auditiva e de fala

Bastidores apontam Maguinho como pré-candidato a deputado estadual em Brumado

Motorista é conduzido por embriaguez ao volante durante fiscalização na BR-030, em Brumado

Homem volta a invadir delegacia com faca e é contido por investigador em Brumado

Polícia Civil apreende máquinas avaliadas em R$ 1 milhão durante operação contra mineração irregular no sudoeste da Bahia

Brumado: Criança com TEA é encontrada sozinha em hipermercado e mobiliza autoridades

Idoso de 72 anos é preso em Brumado por homicídio qualificado cometido em São Paulo


Mais uma turma de motoristas de Brumado terminam curso do transporte coletivo de passageiros

Foto: Luciano Santos l 97News

O SEST SENAT em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) terminou no último final de semana, mais uma turma em especialização para condutores de veículos do transporte coletivo de passageiros, no caso de Brumado, o foco foi para o transporte escolar. Em entrevista ao 97NEWS, o instrutor Valbert Laerte destacou que o curso tem como foco, as regras para esse tipo de transporte estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), com as disciplinas de Legislação, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito e Prevenção à Vida. "Imagine o motorista que ignorava os cuidados voltados ao transporte de passageiros passe a vislumbrar que a atividade dele é mais técnica, profissional e aprimorada, ou seja, fomentado de informações, esses motoristas agora vão atuar de forma mais precisa e técnica em cima do que eles já estão fazendo. Felizmente a sociedade brumadense acordou agora e, faz necessário que seja obrigatória a condição desse curso", comenta. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina a obrigatoriedade de especialização para condutores de veículos do transporte coletivo de passageiros, ou seja, o transporte de pessoas só poderá ser feito por motoristas qualificados. "A atividade executada por este profissional não é apenas dirigir mais um veículo, é a tratativa para com o cliente, com as autoridades ou com outras conjunturas sociais que é o trânsito, então essa deficiência acaba com a fomentação de cursos como estes que foram praticados em Brumado", afirma Valbert. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Para o motorista Antônio Marcos que há três anos faz a linha interestadual entre os municípios de Ibiassucê e Vitória da Conquista, o curso vem como uma oportunidade para a legalização da classe. "Estamos tentando fazer o máximo para se enquadrar nas normas. Com a nova medida do governo, nós somos clandestinos, e a busca de um curso como este serve para a legalização de nossa categoria", disse ao site. Outro motorista, Ricardo Meira de Queiroz, que atende o transporte escolar de Brumado relatou que o curso, além de capacitar, trás novos conhecimentos para os profissionais. "Através do curso nós entramos na legalidade, porque ele é obrigatório, e sem o curso estamos trabalhando de uma forma irregular. Mas a partir de agora, todos nós vamos está capacitados para transportar passageiros", relata Marcos que após as 50 horas de aula, terá na CNH, o registro do curso profissional. O SEST SENAT também inicia no próximo dia 21, mais uma turma para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros. O curso ocorrerá ao longo de todo o dia no auditório da UAB. Ainda segundo o órgão, em breve também acontecerá a especialização para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos e a continuidade dos cursos para o transporte escolar. 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário