ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2018"

Black Week está chegando e nas Óticas Sol, óculos com até 50% de desconto

Foto: Divulgação

Vem aí a data mais esperada dos consumidores e as Óticas Sol não poderia ficar de fora. O que você prefere com preço mega especial? Venha para a 'Black Week' das Óticas Sol, de 19 a 24 de novembro. São descontos impressionantes em todas as grifes de armações e óculos esporte com parcelas de até 10x pra você ficar no estilo. Aproveite! É uma semana inteira com 50% de desconto,você não pode perder. Black Week Óticas Sol. Rua Euclides da Cunha, 65, centro, telefone (77) 3441-1396. As Óticas Sol está preparando uma "Mega Promoção" para você, venha e participe.



Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A apreensão de veículos por falta de pagamento de IPVA, na Bahia, foi suspensa pelo  juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara de Salvador. O magistrado deferiu liminar movida pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA). A decisão impede que o Estado da Bahia, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), apreendam os veículos, “ainda que o seu licenciamento não esteja atualizado, por motivo de não pagamento do IPVA”.A decisão diz ainda que as razões que fundamentam o pedido de tutela da OAB-BA se mostram relevantes e que a apreensão de veículos com IPVA atrasado traz constrangimento aos proprietários. 

 



Área de queimada deste ano deve ser maior do que em 2015 na Chapada Diamantina

Foto: Reprodução

Mais de duas temporadas após o fogo que devastou mais de 20% da área do Parque Nacional da Chapada Dimantina, em 2015, o último período de incêndio, iniciado em março de 2017 e encerrado em fevereiro deste ano, queimou menos de 1% do parque e bateu recorde de menor área destruída. Para essa temporada de incêndio, tanto a direção do parque quanto os brigadistas, estão otimistas devido às ações de prevenção, como a observação constante da vegetação. Apesar da boa perspectiva, a chefe da área de preservação, Soraya Martins, aponta que o recorde da temporada passada não vai ser alcançado. “A gente já teve alguns incêndios nesse ano que superaram aquela área queimada. Como a nossa temporada vai até fevereiro, tem muito tempo para fechar o balanço”, ponderou. Martins, porém, aponta que a área queimada deve ser menor do que o percentual devastado em 2015. Para o secretário estadual de Meio Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos, a redução dos incêndios tem relação com o trabalho de coordenação de educação ambiental realizado pelo governo em conjunto com o corpo de bombeiros. Apesar do otimismo, o brigadista voluntário Paulo Medeiros, afirma que o estado é de alerta.

 

Efetividade e agilidade no combate

Quando a prevenção não é suficiente, o ideal é combater com rapidez. A observação do Parque Nacional da Chapada Diamantina é fundamental para a mobilização rápida dos brigadistas, o que permite com que o fogo seja contido com danos menores à fauna e à flora. Instalados após a criação de um planejamento participativo elaborado em 2016, os três mirantes permitem que os brigadistas mantenham observação constante de uma grande área do parque.

“Quando avistamos fumaça, nos comunicamoscom a base no parque e a gente se mobiliza para o combate”, esclareceu a chefe do parque, Soraya Martins.

Ação Unificada

No momento de combater o fogo, a ação unificada é de extrema importância tanto para chegar mais rápido ao foco, quanto para debelar as chamas. Brigasdistas buscam trabalhar em conjunto. “O comando do fogo é um só, é um comando unificado”, explica a chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Os voluntários são fundamentais para combater o fogo no parque. “Eu tenho certeza que o trabalho das brigadas voluntárias é fundamental para atingir os índices que a gente tem conseguido”, reconheceu Martins.

Brigadistas reclamam de apoio do governo

Apesar da gestão estadual afirmar que atua em conjunto com as brigadas e os órgãos ambientais, como o próprio ICMBio, os voluntários apontam falta de apoio por parte do governo. De acordo com André Valadão, voluntário da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis, o auxílio do governo é pouco eficaz porque os equipamentos entregues às brigadas são de baixa qualidade.

O apoio maior vem de empresários locais. “A gente atua com a arrecadação da visitação e as doações permitem que a gente compre equipamentos para combater as chamas quando elas se iniciam”, explica Paulinho Medeiros, voluntário da brigada do Vale do Capão, região constantemente afetada pelos incêndios.

CONTINUE LENDO


Ibotirama: Polícia apreende caminhão que carregava 25 mil litros de leite roubados

Carga com 25 mil litros de leite é encontrada em Ibotirama — Foto: Fabio Martins / Arquivo Pessoal

Uma carga com 25 mil litros de leite foi localizada na BA-160, na altura da cidade de Ibotirama, região oeste da Bahia, na manhã de quinta-feira (15). O material foi roubado na terça-feira (13). Não há informações sobre supeitos. De acordo com a polícia, o material foi roubado quando o caminhão com a carga passava pela cidade de Barreiras, na mesma região. O motorista registrou Boletim de Ocorrência na cidade no mesmo dia do crime. Segundo o G1, o material só foi localizado na quinta-feira, em uma estrada vicinal, no Km-14 da rodovia, depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima. A carga de leite foi encaminhada para a delegacia da cidade e está à disposição da Polícia Civil.



Repórter guanambiense sai ileso, após capotar carro na BR-030, entre Carinhanha e Feira da Mata

Foto: Reprodução: Portal do Vilson Nunes

O repórter e músico, Ivanildo Martins da Silva, mais conhecido como “Ivan Martins”, de 37 anos de idade escapou ileso de um acidente ocorrido na noite desta quinta-feira (15), na BR-030, entre os municípios de Carinhanha e Feira da Mata. De acordo com informações obtidas pelo Portal Vilson Nunes, o acidente aconteceu por volta das 21h. A vítima trafegava pela rodovia em um carro Celta, cor preta, quando no trecho próximo à entrada que dá acesso ao município de Juvenília, ele perdeu o controle da direção do veículo vindo a capotar o carro dentro do matagal. Segundo ele, a pista molhada contribuiu para o capotamento, mas Ivan ressaltou que, também tentou desviar de um buraco. Apesar do susto, Ivan sofreu apenas arranhões. O veículo teve vários danos materiais. Atualmente, Ivan trabalha como repórter no Jornal Sudoeste. Ele já exerceu função de radialista nas emissoras de rádio Star FM em Caetité, Cidade FM em Carinhanha e nas cidades de Ibotirama e Itapetinga.



Brumado figura na lista dos municípios que terão corte de cerca de 70% dos repasses federais

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Quase 70% das cidades baianas poderão ter repasses federais bloqueados a partir de janeiro do ano que vem, segundo publicação da Coluna Satélite, que integra o jornal Correio*. Entre as maiores cidades baianas consideradas irregulares estão Amélia Rodrigues, Brumado, Eunápolis, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Simões Filho e Valença. O motivo do bloqueio, segundo a coluna, é falta de atualização no Cadastro da Dívida Pública (CDP). Ao todo, 284 das  417 cidades do estado estão irregulares e, caso não atualizem as informações, ficarão impedidas de receber transferências. O CDP é o registro eletrônico centralizado e atualizado das dívidas públicas interna e externa, como empréstimos realizados, restos a pagar de um ano para outro e débitos previdenciários. Atualmente, a atualização não é pré-requisito para o repasse de recursos, mas será a partir de janeiro, segundo determinação da Secretaria do Tesouro Nacional. Com isso, aqueles que continuarem irregulares serão incluídos no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), uma espécie de SPC das prefeituras.



Apesar de serem apenas 6, a volta dos médicos para Cuba aumentará o déficit do setor de saúde pública em Brumado

Os médicos cubanos que vieram para Brumado tiveram uma atuação aprovada pela população (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A adoção do Programa “Mais Médicos” que foi feito em parceria com Cuba, trazendo um grande número de profissionais do setor para o Brasil, contribuindo para diminuir o enorme vácuo no atendimento público de milhões de brasileiros que utilizam o SUS, foi uma medida de muita positividade. Com a confirmação do fim da parceria nessa semana, os cerca de 8 mil médicos cubanos que atuam em todo o território nacional terão que retornar para a ilha caribenha, deixando um rombo muito difícil de ser preenchido, já que são o dobro dos médicos brasileiros que atuam no setor público. O ato que foi visto como uma represália à nova ideologia implantada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, vai ter consequências negativas que irá prejudicar, principalmente, as populações que estão na faixa de vulnerabilidade social, já que os médicos cubanos não tinham dificuldade em trabalhar nos rincões mais distantes, o que não poderia acontecer com os brasileiros, que são na sua grande maioria, advindos das classes mais favorecidas da sociedade. Brumado recebeu seis médicos cubanos, os quais estavam prestando um serviço muito positivo, tendo o reconhecimento popular. Agora, com o fim da parceria, eles irão embora até o final do ano, aumentando ainda mais o vácuo do atendimento, que se já era deficitário, agora, irá ficar ainda mais. A princípio o questionamento de que a redução em apenas 6 médicos não trará grandes prejuízos à saúde pública municipal não é factível, especialmente para o meio rural, já que eles atendiam nos distritos e comunidades, facilitando o acesso dos moradores, que, antes tinham que se deslocar para a sede do município. Em contato com o secretário municipal Claudio Feres, ele confirmou essa tendência ao dizer que “irão fazer falta sim, pois já temos um déficit enorme de médicos e a perda desses excelentes profissionais trarão prejuízos ao atendimento”. Questionado sobre quais serão as medidas para buscar preencher a lacuna ele se limitou a dizer que “realmente será um desafio, pois trazer médicos dos grandes centros para cá é um custo muito alto e aqui o contingente de profissionais médicos é muito aquém das necessidades”. E finalizou observando que “vamos ter que achar uma alternativa, mas, confesso que não será fácil”.  



Brumado faz parte do seleto grupo dos 7% dos municípios brasileiros que têm clínicas e hospitais que fazem hemodiálise

A INEB é um dos grandes marcos dos avanços na área de saúde em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Milhares de brasileiros têm enfrentado uma peregrinação para conseguir fazer hemodiálise, já que pouquíssimos municípios brasileiros possuem clínicas e hospitais que disponibilizam o tratamento em alta complexidade. A grande maioria desses pacientes precisa passar horas na estrada pra conseguir atendimento. Segundo dados revelados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia apenas 7% dos municípios têm clínicas que fazem hemodiálise. O SUS paga 90% do serviço, mas os donos das clínicas dizem que o repasse é insuficiente para cobrir os gastos o que tem desestimulado a abertura de novas vagas. O município de Brumado está na contramão desta história, mas, desta feita, de forma muito positiva, pois há cerca de 12 anos, uma iniciativa do prefeito Eduardo Vasconcelos em trazer para o município uma clínica de hemodiálise tirou o município desta triste estatística. A iniciativa, inclusive, foi alvo de severas críticas da oposição, tendo como porta-voz o vereador José Ribeiro Neves, que se colocou veementemente contra a instalação da entidade, mas, hoje, passados esses anos, o tempo comprovou que a ação foi extremamente positiva, já que centenas de pacientes de Brumado e de toda a região, não precisam mais viajar centenas de quilômetros para fazer o tratamento. Hoje, a INEB – Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia, que tem a sua sede em Brumado é um baluarte na área de saúde pública, pois além de manter a esperança de vida dos pacientes, oferece conforto, comodidade e praticidade para os pacientes, que, como já citamos, são oriundos de várias cidades da região.

Com um atendimento de excelência em alta complexidade, a INEB é referência regional (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Brumado: Homem escapa de 5 tiros dentro de ônibus na Novo Horizonte na Vila Presidente Vargas

A vítima escapou ilesa dos tiros que deixaram as marcas no coletivo (Fotos: 97NEWS)

Um fato ocorrido neste feriado de 15 de novembro, que teve como cenário um ônibus da Viação Novo Horizonte que tinha como destino Riacho de Santana à Vitória da Conquista, acabou gerando uma série de especulações, já que, várias mensagens que circularam nas redes sociais apontavam para a morte de um passageiro dentro do coletivo, que acabou sendo atingido como pode ser observado nas fotos acima, mas sem maiores gravidades. Segundo informações colhidas junto à Polícia Militar, o fato ocorreu por volta das 13h30m, tendo como vítima Marlúcio Ribeiro Rocha, o qual foi vítima de uma tentativa de homicídio.  Segundo relatos da própria vítima ele conta que entrou no ônibus da empresa Novo Horizonte em Riacho de Santana com destino a Vitória da Conquista, sendo que na Vila Presidente Vargas, em Brumado, um indivíduo desconhecido, jovem, moreno, de estatura mediana, teria sacado uma arma de fogo e efetuado cerca de cinco tiros contra ele, tendo o atingido de "raspão" no peito esquerdo. Ele também reportou que existiu luta corporal, mas que o homem teria se evadido na garupa de uma motocicleta não identificada. Testemunhas confirmaram a versão da vítima, que foi socorrida pelo SAMU ao Hospital Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico. Após o atendimento, Marlúcio foi levado e apresentado ao delegado plantonista, que registrou o fato. O ônibus e as testemunhas também foram conduzidas à delegacia.



Dupla de estelionatários que vinha aplicando golpes na região sul/sudoeste da Bahia são presos

Suspeitos de estelionato são presos no extremo sul da Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um idoso de 62 anos e uma jovem de 21 foram presos na última quarta-feira (14), em Itabela, no extremo sul da Bahia, após serem flagrados tentando aplicar um golpe em uma agência bancária da cidade. De acordo com informações da Polícia Civil, Haroldo Alves Nóbrega e Atalaia Hadassa Araújo Gouveia são do Ceará. Segundo o G1, os dois faziam empréstimos bancários utilizando documentos falsos. Ainda segundo a polícia, com a dupla foram encontrados vários documentos, celulares, cartões bancários, dinheiro e um carro. Haroldo já tinha várias passagens pela polícia do Ceará. A Polícia Civil informou que os dois vão responder pelos crimes de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa.



Passageiro passa mal dentro de avião e acaba falecendo dentro da aeronave em Vitória da Conquista

(Foto: Anderson Oliveira)

Um passageiro que estava a bordo de um avião que sairia de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, em direção a Guaraulhos (SP) morreu após passar mal dentro da aeronave. O caso aconteceu na quarta-feira (14), no voo 2268. Segundo informações da Passaredo Linhas Aéreas, o passageiro passou mal na aeronave ainda em solo. Ele foi atendido por bombeiros do aeroporto, e em seguida, por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar das manobras, o passageiro foi a óbito. A Passaredo informou que lamenta o ocorrido e está prestando todo o apoio necessário. A causa da morte não foi revelada.

 



Tenente da Cipe Sudoeste que sofreu grave acidente nesta quarta-feira (14) está fora de perigo

O acidente foi grave, mas graças a agilidade das equipes de socorro, o tenente recebeu atendimento médico e não corre risco de morte (Foto: Whatsapp)

No início da tarde desta quarta-feira, 14, um grave acidente automobilístico ocorrido na BR-116, próximo da entrada que dá acesso ao povoado do Penachinho, município de Boa Nova, que envolvendo os veículos Mercedes Benz Sprinter, de cor prata, PP DJF1927 e o veículo Nissan Tiida, de cor preta, PP NYH2730, o qual era conduzido pelo tenente da Polícia Militar Hermani Rocha Ferreira, que pertencia aos quadros da CIPE Sudoeste. Ele estava acompanhado de sua companheira, identificada como Rayana Prado das Virgens. Segundo as informações, eles receberam os primeiros atendimentos médicos da equipe de socorristas da Via Bahia, sendo imediatamente encaminhados à unidade da UPA da cidade de Poções e posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, encaminhados ao Hospital Regional de Vitoria da Conquista – HGVC, onde permanecem internados, sendo que, nenhum dos dois corre risco de morte.  



Ícone da militância LGBT é brutalmente assassinada em Vitória da Conquista

Rafhaela deixa um legado muito positivo na luta pela ideologia LGBT na Bahia (Foto: Divulgação)

De forma brutal, um dos ícones mais representativos da defesa da ideologia LGBT na região sudoeste, a transexual Raphaela Souza foi assassinada a tiros na noite desta quarta-feira (14) no Bairro Miro Cairo, no município de Vitória da Conquista. Apesar do alto índice de homicídios que sempre é registrado na cidade os feriados e finais de semana, esse chamou mais a atenção, já que Raphaela era uma das principais militantes LGBT [ Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros] na capital do Sudoeste baiano, tendo atuado, inclusive, na coordenação na Prefeitura Municipal, na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes. Ela sempre relata a violência contra a classe LGBT e, infelizmente, acabou sendo mais um número nesta triste estatística. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Raphaela dando um contundente depoimento, como sempre fazia contra o grande número de homicídios e crimes contra travestis na Bahia e no Brasil. Confira abaixo um dos depoimentos mais marcantes de Raphaela: 



Prefeitura de Brumado abre Concurso Público para Cuidadores de Creche e Agentes de Endemias; Edital já está disponível

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Administração “Educar para Libertar” publicou no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (14), o Edital para Concurso Público para o preenchimento dos cargos de Cuidador de Creche e Agente de Endemias, destinados as Secretarias de Saúde e Educação.  O certame será será regido pelas disposições deste Edital, tendo como entidade responsável a empresa especializada PLANEJAR Consultoria e Planejamento Ltda EPP, que foi regularmente contratada na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, em estrita consonância com o disposto no ordenamento jurídico positivo, e será acompanhado e fiscalizado pela "CCP - Comissão do Concurso Público” especialmente designada para este fim, nos termos da Portaria Municipal Nº 411, de 13 de Novembro de 2018. Serão destinadas 50 vagas para Cuidadores de Creche e 12 vagas para Agentes de Endemias. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (19) e irão até o dia 30 de novembro. Para maiores informações (CLIQUE). 



MPF e Paratinga (BA) firmam acordo para aplicação de R$ 20 mi em precatórios do Fundeb

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA) firmou acordo judicial com o município de Paratinga para que R$ 20.045.417,80 oriundos de precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), bem como outros valores a serem eventualmente recebidos pelo mesmo fundamento, sejam utilizados exclusivamente em ações e programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica no município. O documento foi assinado em 8 de outubro e homologado pela Justiça Federal em 9 de novembro. Em outubro do ano passado, o MPF ajuizou ação civil pública contra o município requerendo, liminarmente, o bloqueio dos R$ 20 milhões para evitar que fossem utilizados pela municipalidade em outras áreas que não a Educação. A Justiça deferiu o pedido de bloqueio. Após reuniões com representantes de setores sociais do município, como sindicatos, conselho de educação e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, foi elaborado um plano de aplicação desses R$ 20 milhões para assegurar a gestão transparente e responsável dos recursos públicos vinculados à Educação. Os valores recebidos por Paratinga resultam de uma ação de cobrança ajuizada pelo município para que a União repassasse diferenças devidas e não transferidas entre 1998 e 2002 dos recursos de complementação do Fundef – sucedido pelo atual Fundeb. O pedido foi julgado procedente e, janeiro de 2007, o município de Paratinga teve acesso a R$ 20.045.417,80 a título de complementação do Fundef.



Bala perdida vinda de perseguição policial acaba tirando a vida de uma mulher em Itabuna

(Foto: BDM)

Uma mulher identicada como Daniela de Souza, popularmente conhecida como “Bulaxa”, de idade ainda ignorada, morreu na noite de hoje (14) no bairro Daniel Gomes. Segundo informações, houve uma perseguição policial e no tiroteio ela foi atingida. Moradores estão protestando na frente do módulo da PM no Pedro Jerônimo. As Polícias Civil e Militar vão investigar para descobrir a origem do tiro e conrmar ou não se o disparo foi feito da arma de um policial durante a ação. Porém, os policiais armam que o tiro pode ser dos elementos. Bulaxa de Souza trabalhava em uma padaria e era uma pessoa muito querida pelos vizinhos.



PRF realiza Operação Proclamação da República

Fiscalização será intensificada em função do feriado prolongado (Foto: Divulgação PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia quarta-feira,14, a Operação PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 2018. A ação, que vai até as 23h59 de domingo,18, acontece em função do feriado do dia 15 de novembro ocorrer numa quinta-feira, favorecendo a realização de viagens e ocasionando, consequentemente, o aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias federais. O planejamento da operação levou em consideração a análise de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves. Diante disso, o reforço no policiamento ostensivo preventivo ocorrerá em locais e horários, onde estatisticamente, há maior incidência destas ocorrências. Serão intensificadas ações de combate às infrações que geram acidentes de maior gravidade, como o excesso de velocidade, a alcoolemia ao volante, as ultrapassagens indevidas, não uso do cinto de segurança e envolvendo motocicletas ou ciclomotores. Radares fotográficos e etilômetros serão utilizados para coibir comportamentos de risco. Para aumentar a sensação de segurança, as ações de combate ao crime também serão reforçadas.



Sport e Vitória não saem do zero na Ilha do Retiro

(Foto: Reprodução)

O único resultado que não interessava nem ao Sport e nem ao Vitória aconteceu na Ilha do Retiro. O placar não saiu do zero e o empate teve um gosto amargo para os dois rubro-negros. As duas equipes terminam o jogo do mesmo jeito que começaram, separadas por dois pontos. Os pernambucanos estão na 15ª posição, com 38 pontos e os baianos ainda no Z-4, em 18º, com 36.?O clima de tensão na Ilha do Retiro não foi capaz de acuar Sport e Vitória. O primeiro tempo foi equilibrado, com o Leão pernambucano superior na maioria das ações ofensivas. O primeiro lance mesmo, com Rogério, foi o mais claro da etapa inicial, mas o camisa 90 chutou feio. Os baianos sempre conseguiam levar perigo através de Erick, mas Mailson conseguiu salvar duas vezes. Empurrado pela torcida, o Sport tentava trabalhar as jogadas, mas os visitantes montaram um ferrolho difícil de arrombar.  O Sport voltou mal para o segundo tempo. E foi aí que o Vitória conseguiu fazer seu jogo. Só que, antes de qualquer lance de perigo feito pelo Vitória, Mailson quase fez um gol contra, mas conseguiu salvar a tempo. Os baianos tinham mais posse de bola, mas , perto da reta final, os donos da casa tiveram seus momentos. Primeiro, com Mateus Gonçalves, que perdeu um gol claro. Ele até que fez o movimento certo, mas a bola bateu caprichosamente na trave. Logo depois, Michel Bastos perdeu uma chance chutando em cima do goleiro. O Vitória tentava usar os contra-ataques, mas isso não foi suficiente para balançar as redes.



Sindicato cobra atuação do Procon nos bancos de Conquista

(Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

Na manhã desta quarta-feira (14), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Jornan Andrade e Paulo Barrocas, se reuniram com o prefeito de Conquista, Herzem Gusmão, e com o secretário de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, para cobrar a atuação do Procon nas agências do município. Em Conquista, desde 2006, existe a Lei nº 1345/2006, que dispõe sobre o atendimento ao cliente por estabelecimento bancário. A legislação regulamenta que o tempo de atendimento deve ser de até 15 minutos, em dias normais, e até 30 minutos, em vésperas ou após feriado prolongado, contudo a Lei é continuamente desrespeitada. Em diversas cidades do país a atuação do Procon tem gerado multas e suspensões no atendimento de unidades bancárias como forma de proteger os clientes. Em Salvador, por exemplo, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) já autuou e multou uma agência do Bradesco em mais de R$ 1,5 milhão. Além de ignorar a Lei Municipal, as instituições financeiras estão, ano após ano, diminuindo os postos de trabalho bancário e precarizando o serviço à população como forma de obter lucros cada vez maiores. Somente em 2017, o lucro somado do BB, Bradesco, Itaú, Caixa e Santander ultrapassou os R$ 75 bilhões. “O Sindicato reivindicou ao Poder Público, que é responsável pelo Procon, uma ação para coibir as práticas nocivas à sociedade que são rotina nos bancos. Diariamente, estas instituições expõem clientes e usuários às longas filas, demora no atendimento, seleção de operações, além de discriminar a população de baixa renda. O Procon precisa fazer a sua parte, para que os banqueiros cumpram a Lei”, afirma Paulo Barrocas, presidente do Sindicato dos Bancários.



Baguetes recheadas da Padaria Divina: a pedida certa para o seu lanche do fim de tarde

As delícias baguetes recheadas da Padaria Divina são a pedida certa para o seu lanche de final de tarde (Foto: Divulgação)

Sabe quando dá aquela vontade de comer uma coisa gostosa, de preferência algo salgado, isso sempre acontece no período da tarde. Foi só falar que deu água na boca não é, então aqui está a pedida certa para você matar essa vontade que são as sensacionais e deliciosas baguetes recheadas da Padaria Divina. Em quatro deliciosos sabores: presunto e queijo, calabresa, carne seca e frango as baguetes são um dos grandes sucessos do amplo cardápio da Padaria Divina que também oferece uma linha de tortas e os tradicionais salgados dos mais variados sabores. Outra grande pedida é a farofa balanceada que cai muito bem com aquele delicioso cafezinho ou mesmo um refrescante suco. Os clientes também podem fazer as encomendas pelos fones: 3311-6869 ou 9.9990-4440. Então está esperando o que, vá agora mesmo à Padaria Divina que fica localizada na Rua Antônio Francisco da Silva, 200 no Bairro do Tanque e deguste as delícias que só se encontram lá.  

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)