ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2021"

Ultra Forte inaugura sua 3ª loja em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Ultra Forte se consagra como a maior e mais completa loja de atacado e varejo de Brumado. A nova estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (8). Essa é a 3ª loja na cidade, além das filiais nos municípios de Barra da Estiva, Cascavel e Tanhaçu. Com seis lojas no Estado, a empresa representa a maior oportunidade de crescimento nesta importante região. "Levamos à cidade mais uma loja ampla, confortável e com grande variedade de produtos a preços competitivos, que vai atender as famílias da região e micros e pequenos comerciantes que atuam no município, assim como os que estão em cidades do entorno, tendo a Ultra Forte como sua parceira", afirma Gilvan, executivo da empresa. A nova Ultra Forte Atacado e Varejo em Brumado, está localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães (antigo Dimontão), próximo ao Mercado Municipal. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com um espaço amplo, climatizado e confortável, a nova loja trás em seu ambiente corredores de fácil acesso e com produtos separados por setores, pronta para atender empreendedores e consumidores finais, oferecendo infinitas opções de produtos, que podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas, de acordo com a necessidade do cliente. Além das compras à vista, oferece ainda o serviço de venda no cartão de crédito. Na Ultra Forte, o cliente pode contar com uma equipe preparada para agilizar e facilitar suas compras. Nos setores de brinquedo, beleza, utilidade do lar, decoração e doces, há uma ampla variedade de marcas líderes no mercado, sempre com a opção de compra no varejo e no atacado. 

Horário de funcionamento

- Segunda a Sexta-feira: 
    das 8h às 18h;
- Sábados: de 08h às 13h; 
- Feriados: consultar a unidade.

Siga a Ultra Forte nas redes sociais

Instagram

@ultrafortebrumado



Incêndio atinge Serra das Almas, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

Foto: Divulgação

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região da Serra das Almas, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, portal de entrada da Chapada Diamantina, foi atingida por incêndio. O fogo, que teve início na quinta-feira (7), tem causado muita fumaça e assustado moradores de comunidades próximas. Eles contam que a queimada teve início em Livramento e segue sem controle. Ainda de acordo com os moradores, corpo de bombeiros e brigadistas trabalham para controlar as chamas. Em boletim desta sexta-feira (8), o Inpe Queimadas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, aponta 215 focos de incêndio. As cidades com maior registro de queimadas continuam sendo as da região Oeste. Barra encabeça a lista com 59 focos, seguida de Buritirama e Cotegipe, com 22; e Mansidão, com 14. O cerrado segue como o bioma mais afetado na Bahia, com 73% dos focos de incêndio no estado. Depois, vem a caatinga, com 19,5% e a mata atlântica, com 7,4%.

 

 



Brasil: Inflação chega a 1,16% em setembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), taxa de medição da inflação oficial no país, teve alta de 1,16% em setembro. O valor é o mais alto para o mês desde 1994, ano de início do Plano Real. Desde o início do ano até o mês de setembro,o IPCA acumula alta de 6,90%. O índice ultrapassa a meta definida pelo Banco Central para este ano, que é de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, podendo variar entre 2,25% a 5,25%. A bandeira vermelha, por conta da crise de escassez hídrica, provocou um aumento de 6,47% na conta de energia elétrica. O grupo de gastos com habitação atingiu uma inflação de 2,56% em setembro contra 0,68% em agosto. Em segundo lugar nas maiores despesas no bolso dos brasileiros estão os gastos com transportes, seguido pela alimentação.



Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Boletim Observatório Covid-19, divulgado na quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que o sucesso da vacinação na prevenção de formas graves e fatais da doença é traduzido na redução no número de casos e óbitos, e, ainda, na estagnação na taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) em patamares baixos, na maioria dos estados. Os pesquisadores da Fiocruz consideram, no entanto, que a população deve ter prudência e continuar usando máscara e mantendo as demais medidas preventivas, como higienização das mãos, distanciamento social e uso de álcool gel, para bloquear a circulação do vírus. O Índice de Permanência Domiciliar se encontra próximo de zero desde o mês de julho. Isso significa que a intensidade de circulação de pessoas nas ruas é similar à observada no período pré-pandemia. Os pesquisadores alertam, porém, que essa ausência de distanciamento físico reúne diversas formas de aglomeração, que vão desde o transporte público até atividades de comércio e lazer.

 

“Em qualquer dessas situações, há uma exposição prolongada de pessoas em espaços confinados. E isso ocorre com pouco mais de 40% da população com esquema vacinal completo”, adverte a Fiocruz. Apesar de muitas pessoas em circulação já terem sido imunizadas, as vacinas não previnem completamente a infecção ou a transmissão do vírus, alerta o documento. Por isso, a recomendação dos especialistas é que, até que o país alcance um patamar ideal de cobertura vacinal, estimado em torno de 80%, as medidas de distanciamento físico e prevenção, bem como a adoção do passaporte vacinal, devem ser mantidas. Os pesquisadores defendem também que atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação. Os cientistas que integram o Observatório Covid-19 avaliam que não é prudente, nem oportuno, “falar em prazos concretos e datados para o fim da pandemia”, mas em garantir que sejam tomadas as medidas necessárias para que esse dia possa se aproximar com maior rapidez.

Mortalidade - A mortalidade por covid-19, atualmente, gira em torno de 500 casos por dia. O boletim sinaliza queda expressiva em comparação ao pico registrado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários. Mas, apesar da retração, os números ainda demonstram que a transmissão permanece, bem como a incidência de casos graves que exigem cuidados intensivos.

Ao longo da última semana, foi registrada média de 16.500 casos confirmados e 500 óbitos diários por covid-19. De acordo com o boletim da Fiocruz, isso mostra ligeira alta do número de casos (0,4 % ao dia) e queda no número de óbitos (0,7% ao dia). A circulação de pessoas nas ruas e a positividade de testes permanecem, contudo, elevadas.

Os pesquisadores salientam que o fluxo de notificação irregular pode levar a decisões por vezes inoportunas ou baseadas em dados atrasados e incompletos. Reforçam, porém, que a tendência de estabilidade ou redução desses indicadores, apesar das oscilações apuradas nas últimas semanas epidemiológicas, demonstra que a campanha de vacinação está atingindo um dos seus principais objetivos, que é a redução do impacto da doença, com menos óbitos e casos graves, embora sem o bloqueio da transmissão do vírus. A evolução dos óbitos e da cobertura vacinal chama atenção para o fato que as curvas têm direção oposta, indica o boletim.

Leitos de UTI 

O boletim informa que na maioria dos estados, de acordo com dados coletados no dia 4 de outubro, as taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no SUS apresentam relativa estabilidade, com índices inferiores a 50%. O Espírito Santo, entretanto, se mantém na zona de alerta intermediário desde 20 de setembro e constitui a exceção mais preocupante, porque, apesar da manutenção no número de leitos, a taxa de ocupação é de 75%. O Distrito Federal, por sua vez, voltou à zona de alerta crítico, com 83%, depois de semanas promovendo a retirada de leitos covid-19.

Ainda de acordo com o boletim da Fiocruz, foram registrados pequenos aumentos nas taxas em Mato Grosso do Sul e Goiás. Esses dois estados tiveram também diminuições na quantidade de leitos abertos, o mesmo ocorrendo em Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

Entre as capitais, o Distrito Federal (83%) está na zona de alerta crítico, segundo o boletim da Fiocruz, e quatro estão na zona de alerta intermediário: Porto Velho (65%), Vitória (73%), Rio de Janeiro (65%) e Porto Alegre (63%). Estão fora da zona de alerta 22 capitais: Rio Branco (2%), Manaus (52%), Boa Vista (45%), Belém (8%), Macapá (12%), Palmas (27%), São Luís (21%), Teresina (37%), Fortaleza (26%), Natal (25%), João Pessoa (14%), Recife (50%), Maceió (45%), Aracaju (16%), Salvador (24%), Belo Horizonte (50%), São Paulo (40%), Curitiba (57%), Florianópolis (44%), Campo Grande (31%), Cuiabá (33%) e Goiânia (42%).

Já entre as unidades da Federação, vinte e cinco aparecem fora da zona de alerta: Rondônia (34%), Acre (4%), Amazonas (27%), Roraima (45%), Pará (23%), Amapá (12%), Tocantins (33%), Maranhão (32%), Piauí (48%), Ceará (32%), Rio Grande do Norte (22%), Paraíba (17%), Pernambuco (50%), Alagoas (29%), Sergipe (16%), Bahia (27%), Minas Gerais (23%), Rio de Janeiro (46%), São Paulo (31%), Paraná (52%), Santa Catarina (39%), Rio Grande do Sul (54%), Mato Grosso do Sul (35%), Mato Grosso (35%) e Goiás (49%).

CONTINUE LENDO


Brumado: Passageiro é preso com drogas ao desembarcar de ônibus

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) realizava abordagens de rotina em frente a garagem de uma empresa de transporte interestadual localizada no Bairro São Félix, em Brumado, quando se deparou com um passageiro em atitude suspeita. O mesmo desembarcava de um ônibus que fazia a linha São Paulo/Barra do Mendes. Segundo a PM, nas malas do jovem de 18 anos, morador de Iraquara, foram encontradas 8 poções de maconha, pesando 50 gramas e 5 poções de cocaína, pesando 5 gramas. O material estava armazenado dentro de um pote de creme para cabelo. O jovem e todo material apreendido foram conduzidos à delegacia para adoção das medidas necessárias. O fato foi registrado na última quarta-feira (06).



Aprovados em concurso de Aracatu farão manifesto em frente ao fórum de Brumado cobrando agilidade do Judiciário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota enviada ao site 97NEWS, os aprovados no Concurso Público (nº 01/2019) realizado pela prefeitura municipal de Aracatu, farão uma manifestação em frente ao Fórum Leonor Abreu, em Brumado. O ato acontece nesta sexta-feira (08), às 9h. Segundo os manifestantes, eles buscam resguardar o direito de assumirem as vagas. De acordo com eles, desde janeiro deste ano, o juiz plantonista deferiu uma liminar sustando os efeitos dos editais convocatórios, com base em uma Ação Popular. “Ocorre que a prefeitura realizou novas convocações, através dos editais 003 a 006/2020, efetuados após a propositura da ação e antes da concessão da liminar. Aproveitando-se da oportunidade, a prefeita Braulina Lima (Republicanos), cinco dias após a concessão da liminar, por decreto, suspendeu todos os editais de convocação, tendo como base os autos da referida ação”, destacaram. No momento, os aprovados aguardam o julgamento do mérito da ação por parte do Poder Judiciário e a manifestação visa cobrar agilidade nesse sentido. "O momento em que vivemos é o de indignação, enquanto que Salvador José Pinheiro [responsável por mover a Ação Popular] foi nomeado pela prefeita para o cargo comissionado de Diretor de Departamento de Meio Ambiente, recebendo acréscimo de 33,4% em seus vencimentos a título de Condição Especial de Trabalho, conforme Portaria nº 25, de 04 de janeiro de 2021.", dizem. "Estamos também assistindo, indignados, profissionais sendo contratados para ocupar as vagas que nos pertence de pleno direito”, frisaram. (Veja a Nota)



Brumado: Morte de veterinário da ADAB deixa colegas consternados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A morte prematura na noite de quarta-feira (06) o veterinário Clemente Fernandes, fiscal do escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) de Brumado abalou amigos e familiares. Fernandes foi diagnosticado com quadro de "Icterícia Obstrutiva", e sua morte provocou profunda tristeza na autarquia. Clemente era reconhecido pela alegria, caráter e companheirismo no trato com os colegas e pela competência e dedicação ao trabalho. O perfil adotado à frente do órgão em Brumado e Região, despertou o sentimento na sociedade, conquistando a confiança e o respeito de produtores, trabalhadores rurais, sindicatos, associações e demais setores envolvidos no agronegócio. Os colegas foram surpreendidos pela triste notícia e revelaram o quanto Fernandes fará falta no ambiente da ADAB e no convívio amistoso e de cooperação. Clemente faleceu em Vitória da Conquista. Desde maio deste ano ele foi submetido a Duodenopancreatectomia (retirada da cabeça do pâncreas), e estava afastado, se recuperando. Em Brumado, ele também atuava no frigorífico particular. Durante seu tratamento, ele registrou quadro de desnutrição, havendo dificuldades em cicatrização da laparotomia (cirurgia no abdômen). Ele estava em em tratamento médico, mas não resistiu e veio a óbito. Segundo amigos, o  velório ocorreu em Vitória da Conquista e o enterro aconteceu às 15 horas de hoje (7).



Aracatu: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência por conta da seca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (6), o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência no município de Aracatu por conta da seca. Na Bahia, além de Aracatu, tiveram ainda o reconhecimento de emergência as cidades de Andaraí, Andorinha, Campo Alegre de Lourdes, Cordeiros, Igaporã, Jaguari e Riacho de Santana. Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.



Brumado: Em nota, presidente da Câmara esclarece sobre arquivamento de denúncias contra o vereador Wanderley Amorim

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota enviada ao site 97NEWS, a Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), a “Verimar do Sindicato" se manifestou sobre o caso envolvendo o suposto uso irregular de veículo do Poder Legislativa, pelo Vereador Wanderley Amorim da Silva, o “Nem”, no qual gerou o expediente de n° 1295/2021. Segundo a parlamentar, assim que soube do fato tomou as providências cabíveis e previstas na Lei Orgânica Municipal e Regimento interno da Câmara. “Assim como em atenção aos princípios da Legalidade e do contraditório. Nesse sentido, cumpre registrar, que antes mesmo de um cidadão de nosso município protocolizar na Câmara de Vereadores a denúncia que gerou o supramencionado expediente n° 1.295/2021, está Presidência, em observância ao princípio do contraditório, já havia adotado medidas, imediatamente após tomar conhecimento do suposto fato, tendo encaminhado oficio ao referido Vereador solicitando informações acerca do que teria ocorrido”, diz parte da Nota. Segundo a presidente da Câmara, em resposta ao oficio, o Vereador negou qualquer irregularidade na utilização do veículo do Legislativo. “Após a resposta do Vereador, esta Presidente determinou que o feito fosse encaminhado a Procuradoria Jurídica da Câmara, para que fosse emitido parecer. A Procuradoria Jurídica, por sua vez, emitiu parecer pelo arquivamento sumario do referido expediente, em razão de que o quanto contido nos autos não autorizava a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI], faltando o [interesse de agir]”, afirma. Conforme a nota, o parecer jurídico que, nos termos da Lei Orgânica do Município do Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, a CPI, para ser instalada, necessita da assinatura em requerimento escrito e fundamentado de pelo menos 1/3 dos Vereadores que compõem o legislativo, e que no presente caso, não constava a assinatura de nenhum Vereador. “Tendo reconhecido a [ilegitimidade ativa] do denunciante para o pleito pretendido, bem como a [inadequação da via eleita]. Após apreciação dos fatos e documentos, a referida comissão, por unanimidade, emitiu parecer também opinando pelo arquivamento dos autos”. De acordo com Verimar, após o retorno dos autos a presidência da Casa, com fundamento no artigo 32 da Lei Orgânica, bem nos artigos 67 e 100, § 4°, inciso Vll, do Regimento interno da Câmara, “outra alternativa não se afigurou plausível e razoável, que não fosse a decisão de arquivamento sumário do referido expediente, conforme realizado e publicado no Diário Oficial do Legislativo, na data de 01/10/2021”, finaliza a presidente da Câmara, Verimar Meira. (Veja a Nota)

 



Mulher é presa por tentar matar companheiro e os três filhos envenenados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher, de 37 anos, suspeita de tentar matar o companheiro e os três filhos teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na quarta-feira (6), na cidade paulista de Sumaré. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus, onde ocorreu o crime. De acordo com o delegado Helder Carvalhal de Almeida, do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, a prisão ocorreu após troca de informações com a Divisão de Capturas da Polícia Civil da São Paulo, responsável pela localização da suspeita. Conduzida para o 89º Distrito Policial da Capital, a mulher está à disposição da Justiça, aguardando seu recambiamento para a Bahia, onde responderá pelas quatro tentativas de homicídio. As investigações apontaram que durante o ano de 2012 a suspeita, com a intenção de matar as vítimas, ministrou pequenas quantidades de veneno na alimentação do companheiro e dos três filhos do casal. O homem chegou a ser internado em diferentes unidades de saúde, onde passou por exames para tentar diagnosticar a enfermidade. Durante os internamentos, a mulher acompanhou a vítima e seguiu com a prática delituosa. “Ela envenenava a alimentação servida para o companheiro nos hospitais”, explicou o coordenador do Núcleo de Homicídios, acrescentando que ela chegou a obrigar um dos filhos a praticar o mesmo ato. “A acusada começou um novo relacionamento quando o companheiro ainda estava internado e deixou de frequentar o hospital, momento em que o homem passou a apresentar melhoras no quadro clínico, levando os profissionais a suspeitarem de envenenamento, que se confirmou após realização do exame médico legal”, detalhou o delegado Helder de Almeida.



Bahia: Bombeiros usam drones para conter fogo no norte do estado

Foto: Divulgação

Mais um foco de incêndio é registrado na Bahia, dessa vez em Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado. O combate acontece na localidade de Angico Dias, dois drones estão auxiliando a equipe de bombeiros para vistoriamento áereo. Só nesta quinta (7), o Corpo de Bombeiros (CBMBA) realiza combate a incêndios em 15 localidades do da Bahia. Este período já é conhecido como "temporada de incêndios" no estado, porém o CBMBA reconhece a maior intensidade das ocorrências neste ano. O tempo seco na região propícia o aparecimento de focos de incêndio nesta época, por isso, a recomendação é que o cuidado da população seja redobrado.

 



Outubro Rosa: A Clínica Mais Vida abraça essa causa. Junte-se a nós!

Foto: Divulgação

Você cuida da sua saúde todos os dias? Declare seu amor por você mesma. Outubro é o mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama. A Clínica Mais Vida sempre buscando exercer seu papel social estará durante todo este mês oferecendo condições especiais na realização de ultrassom de mama. A finalidade primordial é chamar a atenção das mulheres (e também dos homens, que em números mais inferiores podem ser acometidos pelo câncer de mama), na vital importância da realização dos exames preventivos, mas também para que sejam mais conscientes sobre a necessidade de se ir além da prevenção - o autoconhecimento e a informação são peças fundamentais. O toque é primordial para um diagnóstico precoce. Quanto mais prematura a descoberta, maiores as chances de recuperação e cura. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Todas as mulheres e homens, independente de idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante observarem suas mamas. Isso pode ser realizado em situações normais como no banho, na troca de roupa ou em qualquer outra situação cotidiana. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. Vale destacar que a ultrassonografia tem se destacado, cada vez mais, como um método de diagnóstico seguro e eficaz de diversas patologias. Além de apontar lesões suspeitas ainda não vistas na mamografia é possível auxiliar na diferenciação de nódulos – císticos ou sólidos – e suas características que indiquem benignidade ou malignidade. Esse exame propicia maior conforto, pois não envolve compressão da mama, radiação ionizante, apresenta baixo custo e é amplamente disponível. Portanto, não espere ser surpreendido. Tome a iniciativa. Seja consciente! A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9.9951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Rui Costa se reúne com a Sesab nesta quinta-feira para decidir sobre público nos estádios

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa anunciou em sua live semanal na noite de ontem (06) que nesta quinta-feira (07) se reúne com a equipe da Sesab para decidir sobre o retorno do público aos estádios. Rui informou que o número de pessoas internadas em leitos de UTI reduziu na última semana e o número de casos ativos se mantém estável, em relação ao dado da última semana. Na semana passada, Rui havia condicionado a liberação à queda dos casos ativos para 2.000. Atualmente está em 2.500. "Gostaria que o número de casos ativos estivessem caindo, mas o que tem caído é o número de internados em leito de UTI, o que é bom. Vamos tomar a decisão amanhã e anunciar", declarou o governador. Rui adiantou que, em caso de liberação da torcida, só terá acesso ao estádio quem estiver imunizado com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O governador também disse que havendo a decisão do retorno do público aos estádios, automaticamente será liberado o retorno das aulas 100% presenciais na rede de ensino estadual.  



Vitória da Conquista: Homem é preso suspeito de estuprar criança de 12 anos

Foto: Divulgação

Um homem de 26 anos foi detido na última terça-feira (5) por suspeita de ter estuprado uma criança de 12 anos, no distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista. Segundo a Polícia, o crime foi descoberto depois que o pai da criança percebeu a situação e levou a menina até a delegacia, para registrar o caso. Em depoimento, a vítima contou à polícia que começou a ser abusada pelo suspeito aos sete anos, e que era ameaçada para não fazer as denúncias. A vítima era sobrinha da esposa dele. A prisão preventiva foi decretada pela Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente. Medidas protetivas de urgência foram solicitadas à Justiça. A criança foi encaminhada para outra cidade, por medida de segurança, e passará por atendimento psicossocial.



Itapetinga: Médico é denunciado por estuprar três mulheres durante consultas e exames

Foto: Divulgação

Um médico foi denunciado por estuprar três mulheres durante exames de imagem e consultas médicas na cidade de Itapetinga. As denúncias foram feitas durante atendimentos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) itinerante no município. A Polícia Civil informou apenas que trata-se de um médico conhecido em Itapetinga, mas não divulgou o nome dele. Detalhes sobre as circunstâncias dos abusos sexuais não foram divulgados, porque os processos correm em segredo de Justiça. Ainda durante o atendimento itinerante, 15 inquéritos foram instaurados e nove medidas protetivas requeridas. Um homem foi preso em flagrante por violência doméstica.



Hospital de Guanambi é alvo de críticas e Sesab rebate afirmações

Foto: Divulgação

Relatos de problemas no Hospital Geral de Guanambi, repercutiram nos últimos dias. Denúncias na imprensa local revelaram que o telefone da unidade não funcionava há mais de 30 dias. Declarações apontam ainda que no último final de semana houve falta de água. O hospital atende mais de 20 municípios da região. Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que responde pelo hospital, afirmou que não procede o relato de defeito no telefone. Já em relação à suspensão no abastecimento de água, a pasta comunicou que o transtorno ocorreu devido a um problema em uma adutora de água, mas que a situação voltou ao normal em pouco tempo. “Não procede a informação de telefone sem funcionar. Quanto à falta de água, foi decorrente de um problema na adutora, que afetou todo o município, e foi solucionado em cerca de 2 horas”, diz a nota da secretaria estadual.



Brasil: Com 13% dos focos de incêndios, Bahia lidera 'ranking do fogo'

Foto: Reprodução l INPE

A Bahia foi o estado que mais registrou focos de incêndio no mês de setembro deste ano, com 6.491 formações, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado foi responsável por 13% dos focos de todo o país, seguido por Mato Grosso (11,3%) e Minas Gerais (11,2%). O período, já batizado de "temporada de incêndios" devido ao clima mais propício às queimadas, tem por regra uma quantidade maior de focos. No entanto, os números da Bahia em setembro mais que triplicaram entre 2020 e 2021. No último ano, no mesmo período, foram registrados 1.918 focos. O Corpo de Bombeiros Militar na Bahia realiza o monitoramento dos incêndios florestais. No momento, são pelo menos 16 municípios monitorados, com focos principalmente no oeste do estado. O fogo, quando se espalha, prejudica áreas de conservação e até aldeias indígenas. Na Chapada Diamantina, voluntários passaram a se mobilizar para ajudar a controlar os incêndios. Chamados de brigadistas voluntários, eles se organizam em grupos junto a autoridades oficiais e monitoram os focos.  



Brumado: Família busca por tratamento para filho de 12 anos que sofre de síndrome rara

Foto: Divulgação

Breno dos Santos Novaes, é um menino de doze anos que sofre de uma síndrome rara que acomete os rins: a Síndrome Nefrótica. A família da criança é de Brumado e conseguiu a transferência dele para um hospital especializado em Salvador, após muita luta. O tratamento de Breno está sendo feito no Hospital Roberto Santos. Diagnosticado com a doença há 1 ano e meio atrás, quando ainda estava internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, a criança passou a apresentar sintomas de inchaço no rosto, no abdômen e nas pernas. A mãe dele, Eline dos Santos Novais, 44 anos, relatou que de lá para cá, a luta tem sido enorme. "Ele ficou dois meses no hospital de Brumado, e depois conseguimos a regulação para Salvador onde encontramos a referência para o tratamento", disse ao site 97NEWS. A síndrome nefrótica causa a eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina pelos rins. O problema é provocado por alterações do filtro renal e isso pode acontecer por inúmeras causas. Segundo os médicos, essa condição pode provocar sobrecarga cardíaca e até a perda das funções hidroeletrolíticas que são responsáveis pela manutenção dos órgãos excretores. Agravando ainda mais a sua situação, Breno foi diagnosticado com uma bactéria no coração. A mãe da criança, neste momento de angústia pede ajuda da população brumadense para dar continuidade ao tratamento do filho. Ela e o marido tiveram que deixar o emprego para cuidar de Breno na Capital Baiana. Se você pode ajudar, o PIX está em nome de Eline dos Santos Novais: CPF 034 899 245 92 - Caixa Econômica.



Brumado: Campanha da Polícia Civil arrecada material de higiene e fraldas geriátricas à idosos

Foto: Divulgação

Para reiterar a importância e os direitos da população da terceira idade, na última sexta-feira (1º) foi celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Com o objetivo de coibir a violência contra os idosos e conscientizar a população sobre o problema, a Delegacia Territorial de Brumado está arrecadando material de higiene e fraldas geriátricas para serem doados a lares de acolhimento. A caixa de arrecadação fica no saguão de entrada da delegacia, situada na Rua Manoel Fernandes (ao lado do hospital). Segundo o delegado Titular Paulo Henrique, a Polícia Civil da Bahia incluiu em seu calendário a “Operação Raízes” para chamar a atenção da sociedade para o problema e implantar paulatinamente novos protocolos a serem absorvidos pela PC-BA em prol da solução para a temática. “Qualquer pessoa que quiser fazer a sua doação pode vir aqui entregar. É importante termos um olhar específico e sensível para essa demanda”, disse. A campanha acontece ao longo do mês de outubro. Segundo dados do Ministério da Saúde, os tipos de violência mais comuns contra a pessoa idosa são: a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor, o abandono e a violência física. No Brasil, a demanda de ações voltadas para a solução do problema tem sido crescente.



Brumado: Homem com arma de brinquedo se passa por policial e é preso

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um homem foi preso após entrar em um bar da Rua 2 de Julho, no bairro do Mercado, em Brumado, e se passar por policial. De acordo com à 34ª CIPM, quando o suspeito entrou no local, na manhã do último domingo (3), o homem usava na cintura uma arma de brinquedo, modelo Air Soft. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada por populares via Cicom para averiguar uma situação onde um suspeito estava armado e ostentando a suposta arma para todos e dizia ser um policial. Após se deslocaram até o local e localizar o homem, ao ser abordado, foi encontrada em sua cintura a arma de brinquedo. Aos policias da 34ª CIPM, o homem relatou ser natural de Santa Maria da Vitória. Ele e o simulacro, foram conduzidos  a Delegacia de Brumado onde o fato foi registrado.