ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2019"

Polícia Civil investiga desvio de recurso na Aspra

Foto: Divulgação l SSP-BA

A Polícia Civil de Salvador investiga desvio de recursos na  Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que lidera greve de grupo da Polícia Militar desde o início do mês na capital baiana. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, há indícios desvio de recursos na associação. “Estamos aprofundando e buscando provas de uma investigação já em curso no Draco que apura desvio de recursos da Aspra em contas bancárias pessoais de funcionários da administração da Associação. Não são o desvio de finalidade, promovendo e incitando a prática criminosa mas também crimes sendo praticados na administração da Aspra”, revelou durante a coletiva de imprensa. Sobre a greve liderada pelo deputado estadual Soldado Prisco, Barbosa disse que é “inegável que Prisco sempre se fez em cima das greves da polícia. Em nosso olhar, não há dúvida de que existe interesse político nessas ações. Agora, o que nos faz refletir é que temos que buscar uma reflexão do ponto de vista político. Existem casos de greves em que, após todos os estragos causados, tivemos aprovadas anistias de policiais que promoveram greves e motins. Eu nunca soube na história do Brasil que as forças armadas federais tivessem feito greve e não tivessem tomado nenhuma repressão”, disse ao site Bocão News. O titular da SSP disse ainda que a Bahia não é terra sem lei. “Se quiserem fazer motim contra superiores hierárquicos, não haverá mais lei. Depois de todo esforço que fazemos, o MP encaminha as denúncias. E o que a gente quer é que não haja anistia em caso de responsabilização. É necessário que, quem legisle, tenha essa consciência para que esses casos não se repitam. Isso serve de exemplo de, para cada anistia concedida, mais situações como essa vão existir”, afirmou Maurício Barbosa.



Vídeo mostra assaltante beijando idosa durante assalto no Piauí: 'não quero seu dinheiro'

Foto: Reprodução l Vídeo

Na internet, todos os dias são publicados vários vídeos e alguns viralizam devido ao fato de serem inusitados. Mas no caso que você irá ver hoje, é um ladrão que teve uma atitude incomum com a vítima. O vídeo em questão é a gravação de um assalto que ocorreu na cidade do Piauí. Dois ladrões armados entrem em um um supermercado da região e anunciam o assalto. No momento em que ocorreu o crime havia 2 pessoas no local, o homem que trabalhava no caixa e uma senhora que era cliente. Os dois bandidos estavam armados e com capacete na cabeça, a idosa ficou assustada com tudo que estava acontecendo que ofereceu ao ladrão o dinheiro dela. Neste momento foi que a ação hilária do ladrão foi gravada. Ele beija a testa da idosa e diz que não ficaria com o dinheiro dela. A Polícia não revelou a quantia levada e nem se os assaltantes foram presos. Veja o vídeo:



Brumado: Embasa esclarece dificuldades no abastecimento na região da feira livre

Foto: Leitor l 97NEWS

Em nota de esclarecimento enviada a Redação do 97NEWS, a Embasa esclareceu sobre a dificuldade de abastecimento relatada pelos comerciantes da região da feira livre, no último sábado (12), em Brumado. Segundo a empresa, o Sistema Integrado de Abastecimento funciona normalmente em toda a cidade e o "problema pontual na feira livre foi provocado por terceiros durante a realização de obras no espaço interno da feira". A Embasa ressaltou ainda que técnicos estiveram no local por duas vezes para corrigir problemas decorrentes de danos causados por pessoas contratadas por um feirante que realizava reforma em seu box. "Mesmo notificado sobre a existência da rede distribuidora no local, o proprietário do box reincidiu no procedimento, causando a suspensão do fornecimento de água durante a manutenção corretiva", diz a Embasa. 



Clínica Mais Vida: Geriatra fala sobre tratamento e cuidados com a Doença de 'Parkinson'

Foto: Divulgação

A doença de Parkinson é uma desordem cerebral que afeta o movimento. Ela piora com o tempo e pode afetar outras áreas do cérebro, como aprendizado e memória. Costuma ser mais comum em idosos – um bom acompanhamento médico geralmente é necessário para tratar e enfrentar as suas complicações.

Quais são os sintomas da doença de Parkinson?

Geralmente inicia de forma sutil e, à medida que piora, os sintomas podem afetar a capacidade de uma pessoa de trabalhar ou fazer atividades do dia a dia. Quando grave, a pessoa nem mais consegue sair da cama sem ajuda.

Principais sinais:

? lentidão para se movimentar

? tremor

? rigidez muscular

? perda de equilíbrio e quedas

A doença de Parkinson também pode causar:

? dificuldade de raciocínio

? depressão, ansiedade e perda de motivação

? problemas com o sono, como insônia e pesadelos frequentes

? perda da capacidade de cheirar odores

? constipação intestinal (“intestino preso”)

Aos primeiros sintomas procure um especialista para um diagnóstico preciso. O acompanhamento médico é fundamental. Dr. Rafael Correia estará atendendo na Clínica Mais Vida no próximo dia 26 de Outubro. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Após denúncia de descumprimento do Edital no concurso público de Aracatu, empresa divulga novo cronograma

Foto: 97NEWS

Na última quarta-feira (16), candidatos que concorreram à vagas no concurso público da Prefeitura Municipal de Aracatu que aconteceu no mês de setembro deste ano, no qual foi marcado por confusão, onde candidatos aos cargos do quadro efetivo ficaram revoltados com o fechamento dos portões antes do horário estipulado. Além disso, segundo os participantes, passados mais de 30 dias da concorrência, eles relataram falta de respeito da empresa no cumprimento dos prazos do Edital. "A empresa, vem atropelando o edital e arrotando descasos com os candidatos que fizeram o referido certame". Em contato com a empresa Seleta Seleção & Consultoria questionando o não cumprimento do prazo estipulado no Edital, a empresa não entrou em detalhes, apenas respondeu que, "um novo cronograma previsto para o Concurso já está disponível no site da Seleta". Com a divulgação desde novo cronograma, os candidatos esperam que o resultado parcial da prova objetiva seja divulgado no próximo dia 21 deste mês, como está programado pela empresa. (Veja o cronograma novo)

Foto: Reprodução


Brumado: Mãe apela pela solidariedade para tratamento de sua filha com 'anemia falciforme'

Foto: Divulgação

A Doença Falciforme (DF) é uma das doenças genéticas e hereditárias mais presentes em todo o mundo. A causa é uma mutação no gene que produz a hemoglobina A (HbA) originando uma outra mutante denominada hemoglobina S, que é uma herança recessiva. Apesar das particularidades que distinguem as doenças falciformes e de graus variados de gravidade, todas elas têm manifestações clínicas e hematológicas semelhantes e são tratadas da mesma forma. Em Brumado, uma mãe luta para amter o tratamento da filha de 33 anos. Segundo a brumadense, Adelzita Lima, sua filha Márcia Gisele Rocha Lima, é portadora da doença congênita que não tem cura, porém o tratamento precisa ser feito durante toda a vida. “Agora ela está entrevando todinha, causado pelo AVC que ela deu quando tinha 5 anos. Ela sempre passa por neurologista, hematologista, além de vários outros médicos aqui em Brumado e Vitória da Conquista”, disse a mãe. Ainda segundo Adelzita, sua filha terá que passar por um novo tratamento, mas no entanto, terá que fazer uso de medicação muita cara. “Quero ver se consigo pelo SUS, mas os primeiros socorros quero tentar particular em Vitória da Conquista, porque lá tem uma junta médica que faz esse tratamento. Cada dose dessa medicação custa R$ 1 mil, ela necessita de umas 4 doses. Faço um apelo para quem puder me ajudar e colaborar comigo”, faz o apelo. Ela ainda destacou que o tratamento precisa ser realizado com urgência e, por isso, a necessidade de fazer particular, tendo em vista que, através do SUS, pode demorar. “Preciso correr contra o tempo. O estado dela está se agravando. Ela precisa desse tratamento para viver uma vida mais confortável”, comenta a mãe. Para quem quiser ajudar no tratamento de Márcia Gisele, o telefone para informações é o 77 99993-6127.



Brumado: Sesau realiza Campanha Seletiva contra o Sarampo; Dia D será neste sábado (19)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para controlar o foco do sarampo em todo o país, o Ministério da Saúde estará promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, entre os dias 07 e 25 de outubro, que tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos. O dia 'D', de mobilização nacional, será no próximo sábado (19). Em Brumado, que ainda não teve registro de nenhum caso, a vacinação será realizada em todas as unidades básicas de saúde. O atendimento será em horário normal. O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou no ar. A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.



Conquista: PRF prende homem com quase 30 kg de maconha prensada

Foto: Divulgação l PRF

Na noite de quarta-feira (16), quase 30 quilos de maconha foi apreendida, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização na BR-116, em Vitória da Conquista. A droga foi encontrada na mala de um passageiro de ônibus de turismo. Os agentes realizavam fiscalização de combate a criminalidade na rodovia quando abordaram um ônibus, que seguia do Estado de São Paulo ao município de Arapiraca, em Alagoas. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem do compartimento de bagagens, foi encontrado 28 kg de maconha prensada, embaladas em trinta e nove pacotes. O entorpecente estava no interior de uma mala. Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, foi realizada a checagem dos tíquetes de bagagens sendo encontrado comprovante com numeral correspondente em poder de um dos passageiros. O homem de 29 anos, natural de Aracaju (SE), acabou confessando que recebeu a encomenda em São Paulo (SP) para ser entregue na rodoviária de Maceió (AL). Ele foi preso em flagrante. Na Delegacia, ele ainda disse que receberia 1.500 para realizar o transporte. O suspeito e o material foram encaminhados à Delegacia para os procedimentos cabíveis. 



Promoção: Comprou, estourou o balão, ganhou na Marcelo Esportes

Foto: Divulgação

A promoção “Comprou, estourou ganhou” da Marcelo Esportes já começou. Nas compras a partir de R$ 60 o cliente escolhe o balão e ganha prêmios na hora. São vários brindes como: camisa de times, blusas de marca, camiseta regata, caixa de chocolate, meião, kit de meias, cueca box e muito mais. Promoção válida até o fim do mês de outubro. Participe! Venha para a loja de artigos esportivos mais completa da cidade. Marcelo Esportes na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Marcelo Esportes, o esporte mais perto de você.



Governo abre concurso para formação de policias e bombeiros militares

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia abriu concurso público para formação de oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do estado. O edital da seleção foi publicado no Diário Oficial da Bahia, na terça-feira (15). No total, serão ofertadas 1.250 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 21 de outubro até as 23h59 do dia 19 de novembro. Do total de vagas, mil vagas são destinadas para soldados da Polícia Militar da Bahia, e outras 250 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Para se candidatar aos cargos, os interessados devem acessar o site (aqui) do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, responsável pelo certame. A taxa de inscrição custa R$70. O pagamento do boleto deve ser feito até o dia 20 de novembro. O concurso vai ser composto por duas etapas: prova objetiva e também prova discursiva. A avaliação objetiva está prevista para ocorrer em 19 de janeiro de 2020 e terá duração de cinco horas. O edital está disponível no Diário Oficial. 



Microempresário Bizunga Ramos apoia eventos do Dia das Crianças em Brumado

Foto: Divulgação

Com vários anos de intensas atividades sociais, o microempresário Bizunga Ramos vem realizando campanhas em prol às famílias carentes de Brumado. Reconhecido pelas suas iniciativas, Bizunga desta feita apoiou 4 eventos muito representativos que levaram alegria a centenas de pequenos dos bairros São Félix, Dr. Juracy, Urbis II e São Jorge que comemoram a passagem do Dia das Crianças. Os eventos contaram com distribuição de brinquedos, doces, guloseimas e muitas brincadeiras. ''Eles são o futuro de nosso Brasil, temos que olhar e cuidar das nossas crianças'', disse Ramos.



Brumado: Católicos comemoram canonização de Irmã Dulce, a Santa dos pobres

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Milhões de brasileiros acordaram bem cedo, no último domingo (13), para assistir à missa de canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, celebrada no Vaticano pelo papa Francisco. Em Brumado, não foi diferente, especialmente nas Paróquias Matriz e São Cristovão. Em entrevista ao 97NEWS, o Padre Sandro destacou que a comunidade católica brumadense recebeu a notícia com muita alegria. “Afinal de contas, é realmente a primeira santa brasileira. E pra nós com muito mais orgulho por ser baiana, que entende e viveu as realidades dos chãos da cidade de Salvador”, afirmou. Na capital baiana, haverá uma celebração no próximo domingo (20) para marcar a canonização e muitos brumadenses comparecerão à cerimônia. Para celebrar o momento marcante, a comunidade católica transmitiu, o filme sobre a vida da Irmã Dulce após a missa na São Cristóvão no último final de semana. Segundo o padre, grande quantidade de pessoas compareceu à exibição interessados na vida da freira baiana. “Para nós de Brumado e para Bahia, é uma maneira de entender que ser santo não é uma coisa de outro mundo, é viver o nosso dia a dia seguindo o evangelho e, sobretudo, fazer o bem sem distinção, que é o que Irmã Dulce fez”, declarou.



Brumado: Após reivindicações de moradores, prefeitura começa a molhar aterro em campo de futebol do São Felix

Foto: Leitor l 97NEWS

Na última terça-feira (15), os moradores do bairro Jardim de Alah e adjacências realizaram uma pequena manifestação em frente a via que dá acesso ao campo Bela Vista, no bairro São Felix. Queimando pneus, a via ficou fechada por alguns minutos, mas logo foi liberada pelos manifestantes que reivindicavam da prefeitura municipal, à utilização de caminhões pipas no aterro que está sendo realizado na reforma do estádio. Segundo os moradores, com a terra sendo despejada pelos caminhões caçambas, o vento forte levantava uma nuvem de poeira vermelha, que era direcionada às residências dos moradores diuturnamente. Situação que provocava além da sujeira, situações de alergia em crianças e idosos. Nossa reportagem acompanhou durante todo o dia de terça-feira e manhã desta quarta-feira (16) a situação dos moradores, que não são contra a obra, e sim, a maneira de como ela está sendo planejada. "Eles poderiam todos os dias colocar caminhões pipa para molhar a terra. Outra coisa, porque não murou primeiro o campo, pra depois fazer isso", questionou a moradora Vânia. Mas a situação teve um ponto final no fim da tarde de hoje (16), na qual através do responsável pela obra, enviou para o local vários caminhões pipas para tentar amenizar a situação. Conforme os moradores, a prefeitura se comprometeu a molhar todos os dias o local, impedindo que o vento leve as partículas de poeira às residências.



Quartzolar é eleita melhor empresa do ramo de Argamassa e Rejunte pelo 6° ano consecutivo

Foto: Divulgação

A empresa Quartzolar se destaca em grande parte do Brasil e ganha a cada dia novo espaço no mercado de construção civil, sendo uma das marcas mais procuradas na atualidade. A Empresa mostra o seu grande potencial e tem sido uma referência maior no ramo de Argamassa e Rejunte, sendo escolhida pelo 6° ano consecutivo como empresa destaque do ano. "Fico feliz em saber que a Quartzolar tem sido destaque por 6 anos consecutivos. Nossa empresa iniciou as atividades no ano de 2005 e hoje vivencia seu crescimento. A história está apenas começando, pois aqui temos uma equipe preparada fazendo o crescimento contínuo! obrigado clientes pela confiança depositada em nossos trabalhos" disse o empresário Renan Rocha.



Conquista: Homem é preso em ação que apreendeu R$ 100 mil em drogas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um homem, de 36 anos, foi preso e cerca de R$ 100 mil em drogas foram apreendidos na terça-feira (15) em Vitória da Conquista. Murillo dos Santos Filadelfo foi detido no bairro da Jurema após flagrante de equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão. Segundo o major PM Fabiano Teixeira Viana, comandante do Esquadrão, o homem foi encontrado com nove “cocadas” de maconha. Após a abordagem, o acusado foi levado à casa dele, onde 100 kg de drogas foram achados. Além de maconha, havia haxixe marroquino e saknk. O homem e a droga foram encaminhados para o Plantão Central do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Murillo foi autuado por tráfico de drogas.



Ação social da Pax Nacional leva alegria as crianças brumadenses

Foto: Divulgação

Sendo a "Ação Social', um dos carros-chefes da Pax Nacional, a empresa todos os anos realiza eventos no qual fortalece o seu papel social junto a sociedade civil. Mais do que possibilitar a realização de projetos com a população, o objetivo é desenvolver o bem-estar e promover o desenvolvimento das comunidades. O compromisso da empresa, é incentivar e fomentar a sustentabilidade a toda a sua rede de parceiros. Exemplo disso são as iniciativas voltadas a encorajar as instituições a serem cada vez mais independentes através de projetos voltados à sustentabilidade. Dentro desse "mote", a Pax Nacional realizou na última sexta-feira (11), um evento em alusão ao 'Dia das Crianças', que mais uma vez foi comemorado com muita alegria, brincadeiras, guloseimas, diversão e distribuição de brinquedos. Os colaboradores se fantasiaram de personagens e, até mesmo a empresária Perinalva Dias entrou no clima para garantir a alegria das crianças. O evento foi realizado em frente a sede da empresa, localizada na Avenida Mourão Guimarães, e atraiu não só as crianças, mas também adultos de todas as idades, que guardam dentro de si, uma eterna criança.



Brumado: SMTT convoca 'vanzeiros' à comparecer em sua sede para orientação sobe a legalização da categoria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, convoca a todos os condutores que realizam o transporte alternativo complementar para outros municípios, a comparecer com todos os documentos no prazo máximo de 15 dias, a partir desta quarta-feira (16), na sede da SMTT, com o intuito de informar, orientar e recolher dados para encaminhamento a União dos Municípios da Bahia (UPB), instituição que ficou responsável de manter a comunicação com a AGERBA com o intuito de regularização das linhas que permanecerão sendo realizadas por este modal de transportes.



Hackers estão usando 'whatsapp' para dar golpes em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Imagine saber por seus amigos que você está pedindo dinheiro emprestado, ou que precisa de uma suposta transferência no valor de R$ 2 mil, mas nada disso é verdade. Há uma semana isso vem acontecendo com empresários brumadenses, que tiveram seus perfis no Facebook ou Whatsapp invadidos por um cibercriminoso. A partir daí, ele tentou obter vantagens financeiras se passando pela vítima e conversando com seus contatos. Foi o que aconteceu com um empresário da cidade, que preferiu não se identificar. O acesso do cibercriminoso a seus perfis no aplicativo de mensagens foi descoberto esta semana, depois que um amigo desconfiou de um pedido de depósito de R$ 2.500 que o suposto empresário havia pedido. Nas mensagens, o criminoso se passa pelo empresário, e fica solicitando de seus amigos da lista de contatos a transferência de valores, com a desculpa que seu limite no banco excedeu naquele dia. "Tô precisando fazer uma transferência, mas excedeu meu limite diário, você consegue transferir ai pra mim? Amanhã cedo eu te transfiro de volta", diz o golpista na mensagem. 

Foto: Reprodução

Ainda não há uma investigação completa sobre os casos em Brumado, mas segundo apurou o site 97NEWS, os prejuízos chegam aos R$ 20 mil. No caso do empresário brumadense, ele já alertou amigos e familiares sobre o golpe, registrou o caso na delegacia, e alerta para que outras pessoas não façam depósito sem antes ter certeza de que realmente é a pessoa, amigo ou parente, que está solicitando. 



Promoção de Primavera: 50% de desconto na taxa de adesão AABB

Foto: Divulgação

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brumado lançou a promoção de Primavera, com 50% de desconto na taxa de adesão da AABB. Mas atenção, serão somente 30 cotas. Não perca essa oportunidade, seja um associado. Venha para um ambiente ideal para reunião de família, encontro de amigos e comemorações, pois conta com churrasqueiras, bar e restaurante, quadra, campo, piscina e playground. Maiorias Informações secretaria da AABB ou ligue 77 3441-5013 ou 99968-0948.



Operação na sede da Aspra em Salvador encontra dinheiro, armas e carro alugado pela AL-BA

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma operação realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na manhã desta quarta-feira (16), culminou na apreensão de  documentos em várias cidades da Bahia. Na capital baiana, a operação encontrou cerca de R$ 5 mil, em espécie, e um carro alugado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na sede da Associação de Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), em Nazaré. O veículo estava estacionado dentro da Aspra. Além disso, foram achadas 13 pistolas com os 14 PMs, que estavam na entidade. Todas as sedes da instituição foram interditadas por determinação da Justiça baiana. Na madrugada desta quarta-feira (16), o deputado estadual Soldado Prisco (PSL) e dois policiais foram alvos de um suposto atentado. A Polícia Civil apura o caso.

Foto: Reprodução