ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Desatenção: Um dos principais responsáveis pelos acidentes de trânsito; em Brumado mais uma ocorrência foi registrada na manhã de hoje (04)

A colisão chamou atenção de quem passava pela via (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Apesar das grandes e sistemáticas campanhas que vêm sendo veiculadas na mídia sobre os riscos da mistura álcool + drogas + direção, que inclusive vem se notabilizando ainda mais com casos como o da vendedora Talita Sayuri, que atropelou e matou 3 pessoas em São Paulo, sendo constatado que ela estava com um nível de embriaguez acima do permitido e com a CNH vencida, um fator, que não vem tendo sobre si o foco merecido é a questão da desatenção ao volante, que é o grande responsável pela maioria dos acidentes no país. Estudos mostram que mais de 3,5 mil motoristas passam mais da metade do tempo envolvidos com alguma atividade que pode afetar a concentração. De acordo esses estudos, 68% das batidas registradas são causadas por algum tipo de distração, sendo que uma das principais é o uso do celular ao volante. Em Brumado muitos acidentes causados pela desatenção também vem acontecendo e, na manhã desta quarta-feira (04), provavelmente, uma nova ocorrência dessa natureza aconteceu por volta das 10h na Rua Coronel Tibério Meira, onde uma Van colidiu na traseira de um Fox. A colisão chamou a atenção de quem passava pela via. Como o trânsito em Brumado ainda possui gargalos e brechas, a quebra de braço, entre comerciantes, motoristas e pedestres com a SMTT é inevitável, onde se cobram mais investimentos para que a logística que coordena o sistema viário local seja muito melhor. "Sabemos que o trânsito de Brumado não é mais o mesmo de 10 anos atrás, a frota de carros e motos cresceu muito, mas a nossa sinalização, tanto vertical, como horizontal, ainda é muito fraca. Vários equipamento de sinalização não funcionam, em suma, o quadro ainda é muito preocupante e requer ações pontuais e enérgicas" relatou um empresário que pediu reserva de identidade.



Zé Ribeiro solicita urgência na limpeza e abertura de aguadas e consertos das bombas dos poços artesianos

O vereador Zé Ribeiro espera que a administração municipal seja sensível e resolva o problema com urgência (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT), que sempre vem recebendo um grande fluxo de pessoas em seu gabinete parlamentar, e, consequentemente inúmeras reivindicações, ultimamente, vem tendo nos apelos das comunidades rurais pela melhoria e ampliação do abastecimento uma das mais frequentes, pois, com o agravamento da forte estiagem a situação se agravou sobremaneira, chegando ao ponto de alguns locais ficarem à beira de um colapso. Diante disso, na sessão desta segunda-feira (02), Zé Ribeiro fez um pronunciamento contundente cobrando da administração municipal uma celeridade muito maior na abertura e limpeza de aguadas e cacimbas, como também no conserto das bombas que alimentam os poços artesianos que servem as comunidades rurais. "Todos os dias recebemos clamores, muitas vezes desesperados, de moradores do meio rural expressando a grande preocupação com o déficit no abastecimento, que se agravou ainda mais com as limitações impostas pelos novos critérios da operação carro-pipa", descreveu o vereador. Subindo o tom ele citou que "não podemos aceitar que serviços urgentes como a limpeza e abertura de aguadas e cacimbas possam demorar tanto. Assim como o reparo das bombas que alimentam os poços artesianos, pois já têm locais que já chegam a 4 meses que os moradores estão esperando e até agora o problema não foi resolvido". O seu pronunciamento foi confirmado pela vereadora Lia Teixeira que solicitou a palavra e declarou que "realmente eu atesto esta situação, pois na região de Cristalândia tem locais em que já fazem 3 meses que as bombas foram para o conserto e ainda não retornaram, o que vem agravando ainda mais a crise hídrica e preocupando muito os moradores". Zé Ribeiro ainda fez questão de falar que "devemos ressaltar a questão da limpeza das aguadas nesse momento é muito importante, pois acreditamos que as chuvas já estão por vir, o que irá aliviar o sofrimentos dos milhares de moradores do meio rural. Esperamos que haja sensibilidade da gestão municipal no atendimento das reivindicações, que, como já frisei, são muito graves e urgentes".

As imagens da forte estiagem comprovam a gravidade da situação (Fotos: Assessoria Parlamentar)


'Tragam seus filhos para ver gente nua': campanha do Museu d’Orsay será retomada em Paris

Cartaz foi o que mais chamou a atenção na campanha (Foto: Museé d'Orsay/Facebook)

Uma bem-sucedida operação de comunicação, lançada em 2015 pelo Museu d’Orsay e o Museu da Orangerie, em Paris, para atrair mais famílias aos locais, será retomada neste mês de outubro em Paris. Um dos cartazes da campanha utiliza a mensagem: “Tragam seus filhos para ver gente nua”. A operação utiliza, no total, nove cartazes - exibidos em ruas, paradas de ônibus e metrôs de Paris - com obras célebres dos dois museus aliadas a frases divertidas, sempre direcionadas a pais e filhos. Sucesso nas redes sociais, a peça que mais teve êxito utiliza a tela “Femme Nue Couchée” (Mulher Nua Deitada), realizada em 1907, pelo pintor francês Auguste Renoir. Na obra, uma jovem é retratada em uma cama, seios à mostra, o sexo coberto com um lençol. Mas foi a mensagem utilizada no cartaz que chamou a atenção do público: “Tragam seus filhos para ver gente nua”. A operação foi realizada pela agência parisiense Madame Bovary, com a coordenação da diretora de comunicação do Museu d’Orsay e da Orangerie, Amélie Hardivillier. “A campanha foi muito bem recebida pelo público, apreciada e reproduzida. Não houve nenhuma polêmica em relação a ela”, diz.  Segundo ela, o objetivo da campanha era se colocar no lugar das crianças quando elas vão aos museus, decifrar suas reações e a compreensão que têm das obras. Além disso, a operação de comunicação brinca com uma inversão de valores: “queríamos mostrar que são as crianças que levam os pais aos museus”. Para Hardivillier, todos devem ir a exposições de arte. O maior desafio para sua equipe, afirma, é justamente como atrair diferentes públicos ao local, entre eles, crianças e adolescentes. Para isso, segundo ela, é preciso relacionar obras históricas a assuntos atuais. “São Sebastião é um santo. Mas pode se tornar um ícone gay se você o observar nas pinturas com o com o olhar de hoje”, ressalta. A diretora de comunicação salienta que nenhuma obra do museu tem censura de idade, nem mesmo a emblemática “L’Origine du Monde” (A Origem do Mundo”, tela de realizada por Gustave Courbet em 1866). Isso não exclui por exemplo, o debate em torno da pintura adquirida pelo museu em 1995, que é protegida por um vidro e fica em uma sala especial do museu. “Há a relação com a nudez que leva ao debate, sobretudo sobre essa obra, que é tão sensível. Mas essa também é a função da arte: incomodar, questionar”, reitera.



Abastecimento: Vereador Elias Piau vai a região de Itaquaraí e comprova problemas nas bombas que alimentam os poços

O vereador Elias Piau vem buscando com muita intensidade a solução urgente do problema (Fotos: Assessoria Parlamentar)

Com o agravamento da forte estiagem que assola a zona rural de Brumado neste ano de 2017 a situação de várias comunidades está muito preocupante, chegando ao ponto de tirar o sono dos moradores que temem um colapso no abastecimento. Sempre em conexão com os principais problemas que aflijem essas comunidades, o vereador Elias Piau (PV), que vem realizando um mandato diferenciado, muito mais próximo da população e longe do gabinete, esteve nesta terça-feira (03) na região do Distrito de Itaquaraí, mais precisamente nas comunidades de Algodões e Cacimbas para verificar com mais amplitude a solicitação do defícit no abastecimeto. Após uma análise da situação ficou claro que o problema principal vem sendo causado pela falta das bombas alimentadoras dos poços que servem as referidas comunidades, sendo que, em Algodões a situação está crítica, pois já 23 dias sem a bomba e, para agravar, sem água nas cacimbas que também secaram há cerca de um mês. Diante desta situação, Piau, primeiramente enviou um ofício ao secretário Charles Granger, responsável pela pasta da Agricultura, Recursos Hidrícos e Meio Ambiente para que o problema seja prontamente solucionado, mas até o momento o pedido não foi atendido. Isso vem provocando uma ação mais enérgica por parte do vereador que, na manhã desta quarta-feira (03), foi buscar um novo encontro com o secretário para apressar o atendimento aos clamores dos moradores das duas comunidades.

O ofício foi enviado ao secretário, mas o pedido não foi atendido (Foto: Assessoria Parlamentar)


Beleza de policial civil 'encanta' a internet e fotos viralizam

Daiane diz que busca destacar seu trabalho em fotos (Foto: Arquivo Pessoal)

Comentários como "me prende" já são comuns nas redes sociais da policial civil Daiane Krause, 29 anos, em Alta Floresta do Oeste (RO), na Zona da Mata. Pesando atualmente 74 quilos e medindo 1,70 de altura, Daiane viu a vida pessoal mudar ainda em 2016, quando fotos dela viralizaram na internet e um dos perfis chegou a ter 55 mil seguidores. A policial conta que entrou na vida pública com apenas 18 anos, quando prestou o primeiro concurso para agente penitenciário. Na ocasião, ela foi classificada em segundo lugar. Esse foi o primeiro emprego da vida de Daiane, que na época ela já fazia faculdade de direito. “Continuei a faculdade e quando já trabalhava como agente, há dois anos, abriu o concurso da Policial Civil. Como já estava na área, me inscrevi e deu certo de passar. Fiz academia e assumi a vaga”, conta a jovem, que conseguiu se formar tranquilamente em direito.  Modesta, Daiane afirma que já foi ‘feia’ e que seu biotipo é magro. Aos 18 anos, ela se recorda que era bem magra e por causa da academia conquistou o corpo que tem hoje. “Eu não saia dos 49 ou 54 quilos. Precisei ficar em Porto Velho um ano e meio e nesse período ganhei peso. Quando voltei para Alta Floresta entrei na academia. Já faz oito anos que eu malho e meu corpo ganhou massa”, explica a policial.



Organizadores da 'Maratoninha' informam o cancelamento da prova de 2017

Foto: Composição l 97NEWS

O organizar Jessé Silveira, atleta maratonista, lamenta informar o cancelamento da prova, "14ª Edição da Maratoninha 2017" que estava prevista para acontecer na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, na Praça da Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), em Brumado. “Infelizmente, após várias reuniões com a diretoria do Projeto Criança Feliz, viemos a público, informar que, por motivo de força maior, este ano de 2017, não realizaremos o evento esportivo”, lamentou Jessé. Ainda sobre a prova, ele enfatizou. “Sabemos que as maratonas, trouxeram muitas conquistas para as crianças, principalmente os participantes da Paramaratoninha, que todo ano dão um exemplo de superação”. A prova que é realizada todos os anos sempre no dia 12 de outubro, "Dia das Crianças", atrai milhares de crianças e adolescentes da cidade e zona rural, o evento esportivo é tradicionalmente realizado já há alguns anos em parceria com o Projeto Criança Feliz. Em 13 anos de realização, já acumulou milhares de premiados, onde os participantes, além de troféus, recebem outros prêmios como, bicicletas, brinquedos e vários outros itens. "Da minha parte não, seguiremos em frente até porque, com a crise que assola o país, falta apoio financeiro, e apesar disso, problemas familiares não me permitiram que eu realizesse o projeto este ano”, desabafou. Em contato com a coordenação do Projeto Criança Feliz, eles nos informaram que o projeto tentou fechar parcerias para a realização da Maratona, mas que enfrentou dificuldades. “Devido à falta de verba e há não participação de Jessé, ficou inviável realizar a prova”, justificou. Confira a Nota.

Nota de esclarecimento a população brumadense

 

Tornamos público, através da diretoria do Projeto Criança Feliz que, por motivo de força maior, neste ano de 2017, mais precisamente no dia 12 de outubro, NÃO HAVERÁ A REALIZAÇÃO DA MARATONINHA E PARAMARATONINHA. Movidos pelo dever de respeito e de lealdade a toda a comunidade brumadense, bem como a aqueles que se empenham na concretização do evento, agradecemos e comunicamos que em outra data, ainda do corrente ano, poder-se-á realizar tal competição esportiva. Certos da compreensão de todos, correspondemos com gratidão. A direção.

CONTINUE LENDO


Embasa: Nota de Esclarecimento

Foto: Divulgação

Em relação à publicação “Moradores do Conjunto Residencial Brisas na bronca com a Embasa; 'estamos sem água já tem mais de 3 dias', protestam”, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, o abastecimento na localidade foi afetado na tarde da última quinta, 28, após uma paralisação emergencial para manutenção em equipamentos eletromecânicos. O abastecimento foi restabelecido ao longo da sexta, 29, e na manhã de sábado, 30, o fornecimento de água estava normalizado.

A Embasa lembra sobre a necessidade da instalação de reservatórios domiciliares para suprir o atendimento das necessidades diárias e minimizar os efeitos de eventuais interrupções momentâneas. Quanto à taxa de esgoto, esclarecemos que a cobrança ocorre pelo cumprimento das etapas da prestação do serviço compreendida pela coleta, transporte e tratamento que é diferenciado em sistema condominial e representa 45% sobre o que é consumido de água em cada residência.



Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Hoje em dia todas as doenças psiquiátricas têm tratamento para o seu alívio e muitas vezes controle completo. Sendo feito com boa orientação médica e com as medicações disponíveis atualmente, este tratamento pode ser feito sem risco de dependência. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado psiquiatra Dr. Renato Franco. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, punção de mama e de tireóide por agulha fina, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Região Sudoeste: Polícia desocupa 10 fazendas; propriedades de Geddel seguem ocupadas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Das doze fazendas na região sudoeste que haviam sido ocupadas, dez foram liberadas após ação conjunta das polícias Militar e Civil, de acordo com informações divulgadas pela assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo a secretaria, em uma propriedade de nome Tabajara foram encontrados dez homens, que disseram fazer parte de uma organização denominada Movimento Livre da Terra (MLT). No local, foram apreendidos duas espingardas, duas motocicletas e um carro com restrições administrativas. Um homem, ainda não identificado, foi preso em flagrante por assumir ser o dono das armas. A SSP-BA informou também que duas fazendas pertencentes à família de Geddel Vieira Lima continuam ocupadas e com negociações em andamento. “Criamos um grupo integrado para acompanhar e agir com relação a essas ocupações. Já determinei que aprofundem as investigações para sabermos se existe um grupo coordenando estas ações ou se foram coisas distintas”, explica o secretário Maurício Teles Barbosa. Ele acrescenta que as unidades locais da PM e PC receberam reforço.



Deputado flagrado vendo pornografia no plenário critica 'tarados' que defendem performance no MAM

Deputado João Rodrigues durante processo de impeachment de Dilma Rousseff Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Deputados trocaram ofensas e quase se agrediram no plenário da Câmara nesta terça-feira, 3, ao discutir a polêmica em torno de uma performance no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, que envolveu um homem nu e uma criança. A confusão começou após o deputado João Rodrigues (PSD-SC) fazer um discurso inflamado contra a performance, afirmando que quem defendia aquele ato era "tarado" e merecia levar "porrada".  "Não consigo acreditar que tenha algum pilantra, algum vagabundo, dentro desta Casa, que aplauda isso. Porque, se tiver, tem que levar porrada, tem que levar cacete, para aprender. Bando de traidores da moral brasileira, tem que ir para a porrada. Nós não podemos mais aturar isso. Se você apoia patife, se você apoia tarado, é na tua cara que eu vou dar", disse. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) reagiu e, sem citar o nome de João Rodrigues, afirmou que falta de moral era ter deputados que viam filme pornográfico dentro do plenário. O deputado catarinense foi flagrado assistindo a um vídeo com conteúdo explícito em 2015 durante uma sessão de plenário. "Tenham vergonha na cara aqueles que querem puxar a orelha daqueles que têm compromisso com a arte", afirmou.  Após esse comentário, os deputados quase partiram para a agressão física. Edmilson foi novamente ao microfone dizer que foi chamado de "filho d p." por João Rodrigues. "Isso é um desrespeito com a minha mãe que é viva e tem 83 anos", disse. A confusão aconteceu durante a votação da Medida Provisória do Refis no Plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu calma. Outros deputados continuaram se manifestando sobre o assunto. Um deles, Laerte Bessa (PR-DF), chegou a fazer apologia à tortura no plenário, dizendo que, nos "bons tempos", um artista como o que fez a performance em São Paulo seria tratado com "pau de guatambu" e "rabo de tatu" nas delegacias do País. Bessa é ex-delegado de polícia. "Se aquele vagabundo fosse fazer aquela exposição lá no Goiás, ele ia levar uma 'taca', que ele nunca mais ia querer ser artista e nunca mais ia querer tomar banho pelado", disse. Após o comentário, Maia pediu para os deputados "manterem o nível" e para que a fala do deputado fosse retirada dos anais da Câmara.



Acusado de ter atirado em policial militar durante cavalgada na zona rural tem concedido o alvará de soltura pela Justiça de Brumado

O alvará de soltura foi dado pela Justiça de Brumado, através do juiz Dr. Genivaldo Guimarães (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um episódio ocorrido durante uma Cavalgada no Povoado de Tamboril no último dia 24 de setembro, no qual um policial militar foi atingido por disparo de arma de fogo durante a realização de uma cavalgada ganhou uma forte reperceussão na mídia regional. Diante disso, o homem que foi autor do disparo identificado como Marcos Santos Gomes (Neguinho) acabou se entregando à Polícia. Ele que tinha um mandado de prisão em aberto, se apresentou junto com o seu advogado, João Rafael Amorim, que vem se destacando na área criminal. O acusado permanceu custodiado por 8 dias na carceragem da 20ª Coorpin, mas na tarde desta terça-feira (03), o juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães concedeu a soltura do acusado, atendendo assim o pedido feito pela defesa da revogação da prisão preventiva de Marcos Gomes. O fato de o acusado ter se apresentado espontaneamente, ter residência fixa na cidade e não ter passado pelo rito do interrogatório e nem oferecer riscos à sociedade foram determinantes para que a prisão preventiva fosse substituida por medidas cautelares e que fosse lavrado o alvará de soltura.



'Governo Herzen é estelionato eleitoral e ponga em obras de Rui', dispara Waldenor

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira disparou críticas contra a gestão do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3). Para o parlamentar conquistense, a eleição do peemedebista tem se mostrado "o maior estelionato eleitoral do município". "Ele que, após 9 meses de administração, foi incapaz de apresentar qualquer projeto para a sociedade conquistense, resolveu adotar para si ações do governo do Estado da Bahia, do Governo Rui Costa. Resolveu pongar na garupa das ações do governo Estadual, dizendo que veio a Brasília buscar recursos para a conclusão das obras do aeroporto e para a construção da barragem sobre o Rio Catolé", disparou o parlamentar.  Em sua fala, Waldenor recomenda a Gusmão buscar recursos para a saúde, "que está funcionando com muita precariedade", para a mobilidade urbana da cidade, "que está destruída e totalmente esburacada", e para o desenvolvimento dos distritos do município.  "Aliás, Senhor Presidente, comenta-se que ele veio a Brasília não buscar recursos, mas visitar o seu maior aliado político, o ex-ministro Geddel Vieira Lima", alfineta o deputado federal ao encerrar o seu discurso. Confira o vídeo abaixo: 



Desembargador Lourival Trindade será homenageado com título de cidadão brumadense de autoria do vereador Léo Vasconcelos

(Foto: Reprodução)

A concessão de título de cidadão tem como objetivo primordial homenagear pessoas que apesar de não terem nascido na cidade desenvolveram e desenvolvem ações que visam o desenvolvimento social desta localidade. A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado tem realizado essa homenagem a diversos cidadãos, que escolheram a cidade para residir, ou mesmo não residindo nutrem um grande carinho e direcionam ações para a melhoria de vida de todos os brumadenses. Como um grande exemplo desta afetividade por uma cidade que não é a sua de nascimento está o Desembargador Lourival Trindade, que será homenageado pelo legislativo brumadense através de projeto de autoria do vereador Léo Vasconcelos. Em sua justificativa o parlamentar destaca que Lourival Trindade nasceu no município de Água Quente, hoje Érico Cardoso, filho de Aquilino José Trindade e de Dona Anastácia Almeida Trindade. Diplomou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 11 de agosto de 1973, foi Conselheiro da Seccional da OAB-BA, de 2001 a 2003, vindo a se tornar Desembargador do Tribunal de Justiça Baiano em 23 de janeiro de 2008 e como Juiz do Tribunal Regional Eleitoral pela vaga da Corte Eleitoral destinada aos Desembargadores do TJ em 13 de março de 2014. Sua carreira como operador do direito como gosta de ser chamado, apresenta uma vasta experiência, que compartilha com muito prazer com os alunos de direito da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, onde leciona Direito Processual Penal. “Por todas suas qualificações, dedicação á profissão e preocupação com o bem-estar da população é que estaremos homenageando o Desembargador Lourival Trindade com o título de Cidadão Brumadense, pontuou Léo Vasconcelos”. A cerimônia de entrega da honraria acontecerá no próximo dia 20 de outubro, às 19h00 na Câmara Municipal de Vereadores, estando toda a população convidada para o evento.



Conheça o ciclista que percorre o país e o mundo para conscientizar as pessoas a serem mais humanas

Foto: Luciano Santos l 97News

O ciclista José Miguel dos Santos, de 52 anos, natural de Salvador, e conhecido como, "Flecha", já participou de corridas de bicicletas em vários estados do Brasil e no Mundo, cujo objetivo é ajudar as pessoas a serem mais humanas, além de pregar a palavra do evangelho ao próximo. “Acredito firmemente em usar o cristianismo para provocar mudanças espirituais aos seres humanos e mostrar a eles a importância do humanitarismo. Foi assim que adotei o meu estilo de vida, à lutar por estas questões”, declarou. De acordo com Miguel, ele percorre os países para apoiar várias campanhas, como, combate à violência contra as mulheres e o desrespeito aos idosos. "A ideia é acabar com os abusos, principalmente, contra mulheres, a mulher nasceu para receber carinho, devemos ama-las". Ainda sobre o ciclismo, Flecha diz que há 39 anos vem pedalando pelo Brasil e países da África, Ásia, América do Sul e Europa. O seu próximo destino será a cidade do México, o objetivo é prestar ajuda humanitária aos irmãos que sofreram com o tremor que abalou a cidade de Izucar de Matamoros, que fica ao sul da capital mexicana. Em sua passagem por Brumado na tarde desta terça-feira (03), depois de pedalar até a cidade de Bom Jesus da Lapa, cerca de 250 KM da Capital do Minério, Flecha contou um pouco de sua intimidade, disse que é viúvo e tem cinco filhos adultos, quando adolescente, tinha um sonho, conhecer a "Aurora Boreal" no Alasca, feito este conseguido pelo mesmo. "Sou um pregador da vida, por isso vivo na estrada com a minha bicicleta, para sentir mais livre”, pontuou. Em sua despedida ao 97NEWS, deixa sua marca registrada, distribuindo abraços a todos.

Flecha conheceu de perto o fenômeno da Aurora Boreal (Foto: Reprodução)


Incrível: Conheça Ruhama, a pequena que intriga a Medicina

A pequena Rhuama irradia alegria por onde passa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“Deram apenas 24 horas, mas ela se tornou um símbolo de vida”, vibra Haroldo Lucena, um carpinteiro de 51 anos, referindo-se à filha. Ele e sua esposa, Maricelma da Silva, 33,  são missionários católicos e pais dos gêmeos univitelinos (idênticos), Mateus e Ruhama. Em sua passagem por Brumado eles se hospederam no Hotel São Jorge, na Rua São Cristóvão, e, como vivem de doações para levar a Palavra aos quatro cantos do país, estão pedindo ajuda para colocar 4 pneus, aro 14, em seu veículo e seguirem viagem. O 97NEWS falou com o missionário Haroldo, e ele relatou um breve resumo de sua família. Emocionado ele declarou que "Mateus é uma criança normal, Ruhama apresenta uma má formação congênita que intriga a medicina". Realmente, à primeira vista, é fácil perceber que a síndrome ainda não diagnosticada pela ciência médica, mas isso não foi capaz de abalar a alegria que Ruhama, já que o brilho dos seus olhos manifesta uma alegria pura, que é acompanhada de um sorriso angelical. Ela nasceu sem o bulbo, porção inferior do tronco encefálico que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal, relacionando-se com funções vitais como a respiração, batimentos cardíaco, pressão arterial e com reflexos como mastigação, fala, visão e coordenação motora. Ela veio ao mundo em 2012 e, desde o início, os médicos acreditavam que ela não ficaria viva mais do que um dia, mas, segundo a mãe, aquele foi o início de um milagre, já que, passados 6 anos, Ruhama ainda está viva e feliz.

Todos se interessam pela historia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O drama começou em meados de 2011, quando o casal descobriu, ainda nos primeiros meses da gestação, que além de um embrião havia algo a mais na placenta da mãe. Os médicos descartaram a possibilidade de uma gestação bem sucedida de gêmeos. Apesar dos riscos e do medo, os pais optaram em continuar a gestação, descartando qualquer possibilidade de aborto. Foi então que, no dia 9 de fevereiro de 2012, após o parto de Mateus na Maternidade, a equipe médica constatou, que o feto mal formado respirava. Ninguém achava que aquela forma estranha de vida resistiria por mais de 24 horas, mas o bebê continuou reagindo. Ela vê, sorri, interage, balbucia, tem tato e coordenação nos pés e nas mãos. Seu desenvolvimento é bem inferior ao do irmão, mas ainda assim surpreende a todos e, principalmente, aos médicos. A família reside em Caicó, mas está em peregrinação pelo Brasil, mas fez uma parada em Brumado, já que o seu veículo não aguenta mais seguir viagem, por conta dos pneus. Durante a entrevista ao 97NEWS, Haroldo diz que sua filha é como uma lâmpada que sempre acendeu, mas que a gente depois descobre que não tem ligação de energia. A história ganha uma dimensão ainda maior, já que os pais tomaram uma decisão radical, venderam a casa em que moravam, em Caicó e partiram em direção a São Paulo numa Opala, ano 1987, com os dois recém-nascidos em busca da cura para a filha, porém, sem êxito na busca.

Rhuama e o irmão Mateus, um marco de amor e fé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“Chegar aonde ela chegou é maravilhoso. Nós não acreditávamos que ela ia sair da UTI.  Mas, ela foi o tempo todo uma guerreira. Mostrou que ia adiante. Começou alimentando-se por sonda. Depois passou a se alimentar normalmente, como o irmão e hoje não depende de nenhum remédio”, diz o pai que continua descrevendo que “as pessoas acham que a gente sofre muito. A gente passa dificuldade, mas sofrimento não. Afinal, a vida é o mais importante”, reflete Haroldo. A família agora sobrevive com doações e palestras que o casal realiza eventualmente sobre o caso da filha. Além disso, Ruhama recebe apoio financeiro de um salário mínimo do governo, mas isso é suficiente apenas para os gastos com remédios e alimentação. A meta maior da família neste momento é conseguir um tratamento no exterior para a menina. Mesmo diante de toda essas lutas, quando perguntados se são felizes, a resposta é unânime. “É só alegria”. Confira no vídeo abaixo o apelo do pai de Ruhama e dê a sua contribuição para essa família:



Presidente do Legislativo de Brumado, Léo Vasconcelos é entrevistado pela TV Assembleia na inauguração da nova sala da UVB

(Foto: Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (03.10) o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos esteve presente na inauguração da nova sala da União dos Vereadores da Bahia na sede da Assembleia Legislativa. O evento foi marcado pela presença de várias autoridades que destacaram a importância do evento que oferece aos vereadores novas instalações para que possam ter um local onde apresentam suas demandas, com total infraestrutura. Na oportunidade Léo Vasconcelos, foi entrevistado pela TV Assembleia quando salientou que a nova sala demonstra a preocupação da mesa diretora em promover uma maior interação do município com o Estado. “Somos nós, os vereadores os que estão em maior contato com a população e vivenciamos de forma mais direta as reais necessidades de todas as comunidades, sendo assim é fundamental nossa ligação com os deputados para que possamos passar a eles, nossos representantes, os pleitos para que possam buscar a efetivação das ações. “Realmente esse espaço é de grande valia para todos nós vereadores”, enfatizou Léo Vasconcelos.   



OralVip traz para Brumado um novo conceito na área da Odontologia

A OralVip conta com estrutura arquitetônica arrojada e modernas instalações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A saúde em Brumado vem apresentando uma grande evolução, resultado direto do ingresso de novos profissionais que demonstram um grande conhecimento e uma proposta de excelência em suas atividades. Dentro deste contexto positivo, foi inaugurada nesta segunda-feira (02) a Clínica OralVip, localizada na Rua Sergipe, 235, no Bairro Jardim Brasil. A cerimônia contou com a presença de muitas personalidades, que fizeram questão de exaltar a bela arquitetura, a modernidade dos consultórios e a decoração muito bem elaborada. Com estrutura e instalações de última geração, a clínica vem trazer um novo conceito da Odontologia moderna,  com atendimento adulto e infantil, tendo a frente a Dra. Éllida Lima Barbosa. 

A Dra. Éllida Barbosa fez questão de realizar o projeto em sua terra natal (Foto: Divulgação)

A OralVip apresenta uma proposta arrojada que será implantada de forma sistemática agregando profissionais de renome nas diversas áreas da Odontologia e Médica. Brumadense, a Dra. Éllida fez questão de realizar o projeto em sua terra natal, o que mostra a visão moderna e consciência do grande desenvolvimento do município, que caminha a passos largos para se tornar um grande polo regional na área da saúde. Então, você que busca um atendimento de qualidade e individualizado, com profissionais capacitados, vá até OralVip e confira. Telefones (77) 3441-6342 ou 9.9998-6342 ou para mais informações no email: [email protected]. Confira abaixo fotos da cerimônia de inaguração da OralVip: 



Greve dos trabalhadores da Itaguarana chega a 22 dias

O presidente do Sindimine, Édio Pereira, durante explanação aos trabalhadores da Itaguarana (Foto: Divulgação)

A greve dos trabalhadores da Itaguarana, do grupo Nassau, em Ituaçu, completou 22 dias, por conta de atraso no pagamento dos salários. Mesmo depois de a empresa pagar duas quinzenas na última sexta – feira, 29, reunidos em mais uma assembleia na manhã desta segunda feira, na portaria da Unidade Industrial, os trabalhadores decidiram manter  a greve por tempo indeterminado até que sejam quitados os salários em atraso. Segundo o presidente do Sindmine, Édio Pereira, paralelamente a greve a entidade entrou com Ação Trabalhista com pedido de Liminar com Tutela de Urgência na Justiça do Trabalha, solicitando o bloqueio das contas da empresa para garantir o pagamento dos salários dos trabalhadores, cuja situação é de humilhação e falta de respeito por parte da empresa, vez que muitos estão tendo suas contas e luz e água cortadas e sem mais crédito para aquisição de alimentos nos supermercados da cidade. O Sindmineradores aguarda um posicionamento da Justiça do Trabalho e continua tencionando a empresa a apresentar uma nova proposta tendo como objetivo pôr fim ao impasse. Na próxima quinta-feira, dia 05, nova assembleia será realizada onde os trabalhadores avaliarão os rumos do movimento.



Vereadora Lia Teixeira comemora assinatura da ordem de serviço para ampliação da Barragem do Barreiro Branco

A vereadora Lia Teixeira ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos no ato da assinatura da ordem de serviço para a ampliação da Barragem do Barreiro Branco (Foto: Divulgação)

A vereadora Lia Teixeira (PDT), devido ao seu grande conhecimento da realidade rural de Brumado, vem desenvolvendo uma série de ações visando o atendimento dos anseio dos das comunidades do interior do município, mas, estas ações hoje se baseiam praticamente em só clamor, a ampliação da oferta do abastecimento, já em que em algumas localidades, a possibilidade de um colapso é grande, pois a operação carro pipa do Exército está muito deficitária. Nesse sentido, a parlamentar vem solicitando a ampliação de barragens e a abertura de cacimbas e aguadas. Esse foi o tema principal da visita feita por Lia Teixeira, nesta segunda-feira (02), ao gabinete municipal e, para alegria da vereadora, ela presenciou o prefeito Eduardo Vasconcelos atender uma de suas solicitações, ao assinar a ordem de serviço para a ampliação da Barragem do Barreiro Branco. Muito satisfeita, ela destacou que "fiquei radiante ao ser convidada para presenciar a assinatura da ordem de serviço da Ampliação da Barragem do Barreiro Branco, atendendo assim uma reivindicação de nosso mandato". Ela ainda ressaltou que "com a ampliação da barragem, ela aumentará o acúmulo de água e servirá de reservatório para vários fins dos moradores. Ações preventivas como essas, ajudarão as comunidades a terem mais tranquilidade com relação ao abastecimento de água. E com isso, dezenas de famílias da região serão beneficiadas". E finalizou falando que "o serviço se iniciará nos próximos dias, o que é uma grande notícia para os moradores do Barreiro Branco. Continuaremos a nossa luta para que novas e importantes ações como essa sejam desenvolvidas em outras localidades que nós representamos".



Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos tem 82% de aprovação nos 210 dias de seu mandato

(Imagem: Divulgação)

Conhecido pelo alto índice de resolutividade em suas ações, o Instituto Tiradentes, que tem a sua gênese no ideal dos Inconfidentes Mineiros, possui um forte compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias e acredita firmemente nos ideais democráticos para a construção de uma sociedade melhor. Reconhece, sobretudo, com as homenagens, o esforço de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais em buscar conhecimento para trabalhar em prol da nossa sociedade. Para garantir a lisura do processo, o Instituto Tiradentes utiliza o Sistema Sentio de pesquisa que possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade – Probabilidade Proporcional ao Tamanho-IBGE, são sorteados pelo computador entre setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de opinião que teve como objetivo avaliar a qualidade da atual gestão municipal nos primeiros 210 dias de governo. Segundo dados divulgados pelo instituto 8% afirmou que a gestão é ruim; 10% avaliaram como regular; 26% como boa e 56% como ótima, ou seja, 82% de avaliação positiva. Os números expressam o sentimento dos munícipes, o que acaba refletindo de forma positiva para que as ações sejam ainda melhores, pois esse é o anseio da população. Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, em Salvador, no Auditório do Sol Victoria Marina, será realizada a entrega das chancelas da Comenda dos Inconfidentes aos escolhidos e o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) deverá estar presente para receber a importante honraria.