ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

Seis membros de quadrilha de ataque a banco morrem em ação policial

Foto: Divulgação l SSP/BA

Na última quarta-feira (25), 6 homens acusados de integrar uma quadrilha de roubo a banco foram mortos em ação que envolveu policiais militares e federais no município de Encruzilhada, divisa da Bahia com Minas Gerais. Outros seis acusados conseguiram fugir. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), com o grupo foram apreendidos fuzis, explosivos, coletes, munições e veículos. O grupo passou a ser monitorado há uma semana. Na madrugada desta quinta-feira (26), os policiais fizeram aproximação e houve confronto.  A quadrilha conseguiu fugir para o estado vizinho e foi perseguida. Já no município de Padre Carvalho (MG) houve nova troca de tiros e morreram no confronto: Levi Nunes de Araújo, 39 anos, Valmir Silva Lemos, 34, José Mendes de Sá, 36, e outros três ainda não identificados. Com o grupo, os policiais encontraram quatro fuzis calibre 7,62 e 5,56, cerca de 100 explosivos, 1.123 munições, entre elas algumas para fuzil russo modelo AK 47 e metralhadora antiaérea calibre 50, detonadores, estopins, coletes balísticos, três pistolas calibres 9mm e 40, carregadores, quatro veículos modelos Duster Oroch, Onix, Ka e Crossfox, além de capuzes, luvas e R$ 864 em espécie. 



Brumado: Acusado de feminicídio contra Ariane Santos continua foragido

Foto: 97NEWS

Na manhã da última quarta-feira (25), a Polícia Civil de Brumado aguardava a informação dada pelo ex-advogado de Deuslírio Alves, no qual o mesmo afirmou que o seu cliente iria se entregar. Passadas cerca de 26 horas, o acusado de matar Viviane Ariane Santos, ainda não se entregou à polícia brumadense. A previsão de que o suspeito se entregaria acabou não se cumprindo, e ao que tudo indica, não se cumprirá. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, Deuslírio Alves, que é natural do município de Rio do Antônio, a princípio, estaria disposto a comparecer na Delegacia, mas por motivos ainda não informados, ele não compareceu a sede da 20ª Coorpin. A reportagem também apurou que o advogado no qual representava Deuslírio, abandonou o caso. O delegado responsável pelas investigações, Leonardo Soares representou ao juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Alves Guimarães o pedido de prisão preventiva contra o acusado. A decisão da Polícia Civil refletiu o grande clamor da família da vítima e da sociedade brumadense, que cobra a prisão imediata do suspeito. 



Caminhão carregado de maracujá tomba na BA-262, entre os municípios de Brumado e Aracatu

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um acidente com um caminhão carregado de maracujá foi registrado na noite de quarta-feira (25), na BA-262, entre os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, o caminhão que é da cidade de Rio do Antônio, seguia pela rodovia, quando o condutor perdeu o controle do veículo em uma curva e tombou no acostamento da pista. Um trecho da via foi bloqueda pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por conta da carga que ficou espalhada no local. O motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves. Na manhã de hoje (26), o caminhão foi removido por um guincho.

 



Brumado: PM prende homem com mandado de prisão em aberto por roubo e corrupção de menores é preso

Foto: 97NEWS

Na noite da última terça-feira (24), os grupos de radiopatrulhamento e Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em rondas ostensivas no Brisa II, em Brumado, avistaram e capturaram o indivíduo Márcio Henrique Rodrigues Lima, que possuía mandado de prisão em aberto após condenação por crime de roubo e corrupção de menores. O elemento foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia de Brumado, onde permanece à disposição da justiça.



Brumado: Estádio 'Gilbertão' recebe transformador de energia

Foto: Divulgação

O estádio municipal Gilberto Cardoso, o "Gilbertão", utilizado pelo município, recebeu nesta quarta-feira (25) um reforço na parte de iluminação. Técnicos de uma empresa terceirizada da prefeitura instalaram no estádio, um transformador de energia elétrica, na qual vai suprir a falha na iluminação que sempre foi muito defasada em dias de jogos. Com o reforço na energia do estádio, será proporcionando aos clubes, a possibilidade de realização de jogos durante a noite. As quatro torres de iluminação que ficam em frente ao campo serão reforçadas com mais refletores, o que fará com que os jogadores consigam enxergar melhor. 



Acusado de matar homem a facadas é preso em Guajeru

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na manhã da última quarta-feira (25), as Policiais, Civil e Militar de Guajeru prenderam um homem de 49 anos, acusado de homicídio. Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em agosto deste ano quando José Carlos dos Santos Batista foi morto a facadas por Jonas Custódio de Andrade. De acordo com as investigações, o crime aconteceu no dia 18 de agosto entre as fazendas Campo Frio e Sanguessugas, zona rural de Guajeru. A delegada responsável pelo caso, Ellen Lages, representou ao Poder Judiciário pela decretação dos mandados de prisão temporária e busca e apreensão, que foram cumpridos na quarta-feira. Ainda segundo a Polícia, foram apreendidos na residência de Jonas a arma utilizada para praticar o crime, bem como a motocicleta e as roupas usadas pelo autor no dia do fato. Conforme a Polícia Civil, Jonas confessou a prática criminosa, alegando que havia sido vítima de furto de gado praticado por José Carlos. O autor foi encaminhado para exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Rio do Antônio.



PM apreende maquinas caça-níquéis em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã da última quarta-feira (25), a Polícia Militar apreendeu várias máquinas caça-níquéis no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo a PM, uma denúncia levou a guarnição a verificar um movimento de pessoas que praticavam jogos de azar. Conforme a Polícia, ao chegar no estabelecimento comercial no centro da cidade, foi constatado que pessoas se reuniam para jogos em máquinas caça-níquéis. Ainda conforme a PM, a guarnição recebeu informações que outro estabelecimento localizado na Av. Dr. Edílson Pontes, também no centro, havia mais três caça-níquéis. Todos os envolvidos, e os equipamentos apreendidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Livramento, ficando a disposição da justiça.



Bahia está entre os quatro estados com menores números de delegacias para mulheres

Foto: Ilustrativa

Dados divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), mostram que a Bahia tem apenas 15 Delegacias Especializadas em Atendimento às Mulheres (Deams) para atender a todo Estado. Esse percentual coloca a Bahia na 4ª posição entre os piores índices do país. Para as vítimas, uma delegacia especializada tem um atendimento diferenciado de outros crimes, porque se torna muito constrangedor e humilhante para elas relatarem assuntos íntimos e agressões sexuais. Quem sofre agressões físicas ou psicológicas, de atuais ou de ex-companheiros, e que precisam de abrigo só encontram casas de acolhimento em Salvador, Feira de Santana e Itacaré. O número reflete um auxílio ainda menor do que o pouco oferecido no Brasil, onde apenas 134, de 5.570 cidades, dispõem de casas de acolhimento às agredidas. Os dados, divulgados pelo IGBE, são de 2018. O estudo cita ainda a pouca e, por vezes, deficiente assistência prestada às vítimas pode ajudar a explicar por que, no primeiro semestre deste ano, o número de mulheres mortas já era 17% maior do que os 41 casos registrados em 2018. As informações são da SSP-BA, que contabilizou 48 mortes até junho de 2019, sendo 42 no interior e o restante em Salvador. A maioria das vítimas assassinadas sequer chegou a prestar queixa contra o algoz. Trazendo esta realidade para Brumado, apesar do município não ter um índice elevado de feminicídio, os dados mostram que alguns casos que já foram registrados no município chamam a atenção para este tipo de crime. Esta semana, a morte da brumadense Ariane Santos chamou a atenção da população local e o assunto foi destaque na imprensa baiana. Ariane foi morta pelo seu companheiro na madrugada de terça-feira (24) com um tiro na cabeça. A Polícia Civil declarou nesta quarta-feira (25) que o acusado ainda se encontra foragido. O delegado Leonardo Soares disse ainda que já ouviu a família e as informações vão ajudar nas investigações sobre o que levou Deuslirio Alves a cometer o crime.



Caso Ariane Santos: Delegado que investiga o caso diz que inquérito segue e acusado ainda não se apresentou à Polícia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O feminicídio que vitimou a brumadense Ariane dos Reis Santos, de 32 anos, chocou a cidade. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira (24), quando ainda por motivos desconhecidos, foi morta a tiros, em sua residência localizada no bairro Esconso, em Brumado. O suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, que segundo o delegado Leonardo Soares, que investiga o caso, ligou para o pai da vítima e confessou o crime. De acordo com Leonardo Soares, a mãe de Ariane contou em depoimento à polícia que o suspeito ligou para o telefone da casa dela e disse que matou a ex-companheira. O homem não chegou a dizer a motivação do crime para a família dela. "Já foi instaurado um inquérito para apurar os fatos, as primeiras providências já foram adotadas, já ouvimos a família e estamos buscando novas informações como por exemplo, como era a convivência do casal, e esclarecer o motivo dessa tragédia", disse Soares. O delegado informou ainda que um advogado do suspeito se apresentou na delegacia, e contou que o cliente disse que matou Ariane de forma acidental, após uma discussão e, que seu cliente se apresentaria nesta quarta-feira (25), fato este que ainda não aconteceu. "Até o momento ele ainda não se apresentou aqui na delegacia", afirma. Ainda segundo Leonardo, a polícia aguarda um mandado de prisão para o suspeito. Ariane dos Reis Santos tinha uma filha de 9 anos com o homem. A criança não estava em casa no momento do crime.



Brumado: Mais um idoso cai no golpe que 'finge ser um parente com o carro quebrado'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um suspeito aplicou o golpe do “carro quebrado” em um homem de 65 anos, em Brumado. Contudo, a vítima que chegou a realizar um depósito de R$ 500 desconfiou da história e procurou a Delegacia. O caso foi registrado na terça-feira (24). O homem contou aos policiais que o suspeito ligou e identificou-se como genro e, disse que estava com o carro quebrado na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira. "Sempre recebi esse tipo de ligação, e sempre descartava, mas, dessa vez foi diferente porque o golpista sabia os nomes de minhas filhas", relatou. O estelionatário passou a conta bancária, ele então fez o depósito, e em poucos minutos o criminoso sacou o valor em uma casa lotérica. “Cai no golpe por isso, porque eu acreditei que era realmente o meu genro. Ele falou que um caminhão fechou ele perto de Ibitira, entrou no mato para desviar e acabou quebrando a transmissão. Aí pediu o dinheiro porque o mecânico não queria receber o cheque dele”, contou. Porém, a vítima começou a desconfiar da história, visto que ele ligou para sua família e percebeu que foi vítima. "Eu suspeito que a pessoa me conhece, sabia meu número e até os nomes das minhas filhas", afirmou o aposentado, que ainda informou no qual o número é da região, pelo fato do DDD de área ser o 77. Ao 97NEWS, o homem ainda revelou que em outra ligação, o estelionatário tentou lhe aplicar outro golpe. "Ele teve a cara de pau de me retornar, e ainda pedir mais R$ 500, alegando que a caixa de marcha do veículo havia quebrado quando ele saiu da rodovia", contou o aposentado. A vítima passou os números de telefones e conta bancária e a Polícia Civil deve investigar o caso.



Brumado: Desempregado, montador de móveis cria sua própria 'pimenta em pó' e busca novas oportunidades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Jesito José dos Santos, de 59 anos e desempregado, usou a criatividade para fugir das garras do desemprego. Seu "Zito", carinhosamente chamado pela população, é morador da comunidade de Tanquinho, zona rural de Brumado. Ele é mais um brumadense vítima da falta de empregos, e agoniado por saber que precisa, o mais rápido possível, garantir o seu sustento. Trabalhou por cerca de 30 anos como montador de móveis em uma loja da cidade, mas como ele mesmo afirma: "O álcool lhe pregou uma peça", motivo este que fez a empresa encerrar o contrato trabalhista. Mas, ele garante que deu a volta por cima, e a bebida não o controla mais. Há cerca de 1 anos e meio, o montador não conseguia ao menos uma fonte de renda. Nem os corriqueiros bicos de montador, que antes supriam os períodos de crise financeira. Diante de tantas circunstâncias negativas, ele teve a ideia de comprar pimentas na feira livre de Brumado, levou para casa, deixou secar, moeu e envasilhou. "Comprei 5 litros de pimenta na feira, triturei elas e envasilhei. Mas não vendi, distribuir para os amigos só para eles conhecerem o produto", relata José que a partir dai os clientes começaram a aparecer. Ainda segundo seu Zito, a ideia inicial surgiu quando ele há anos atrás fez uma visita à um cliente na cidade de Macaúbas, e lá, ele conheceu a pimenta moída, mas o dono da casa não à vendia, apenas produzia para consumo. "Foi ai que eu pensei comigo mesmo, um dia vou produzir no meu sítio essa pimenta, mas não pensava em vendê-la. Mas como o desemprego bateu em minha porta, foi quando Deus iluminou tudo e eu pensei, vou vender pimenta moída, mas vai ser do meu jeito", afirmou o montador. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a clientela aprovar o produto, Zito comenta ainda que a produção de 5 liros foi se elevando para 15, depois para 30, e hoje ele comercializa cerca de 100 litros. "Graças a Deus tô chegando lá, tô moendo pimenta, os clientes estão gostando do produto", relata. De uma forma diferente, ao invés do tradicional, onde o fruto picante é comercializado em molho ou até mesmo em conserva, a "Capsicum", termo usado para a espécie no Brasil, a do senhor Jesito, é moída e colocada em frascos personalizados que custam entre R$ 5 e R$ 8. "Não uso nenhum conservante ou tempero na minha pimenta, eu apenas deixo às secar naturalmente, retiro os talos, porque não pode deixar, tira o sabor da pimenta, seleciono elas e, uso de preferência a [malagueta]. Após isso, eu trituro elas no equipamento e coloco em vasilhas personalizadas", destaca. Segundo ele, além de sua pimenta ser moída, o que faz a diferença no seu produto, é o fornecedor e a seleção. "Eu tenho no fundo do meu sítio a minha própria plantação, mas também compro de outro fornecedor todos os meses, e tudo é feito com total higiene e de odo artesanal", relata ao 97NEWS, Jesito dos Santos de 59 anos, que hoje mantem sua renda com sua força de vontade e coragem. "Outro dia eu li sobre a história do rapaz que se transforma em homem aranha para vender trufas. É assim a nossa história, não podemos baixar a cabeça para os desafios da vida, peça a Deus, mas também faça sua parte", desperta seu Zito. Para informações sobre a 'Pimenta Malagueta Natural' produzida no Sítio Esperança, os telefones são: 77 99926-6747 (Whatsapp) / 99974-4541.



Após 7 dias de combate, incêndio é controlado no município de Barreiras

Foto: Reprodução l Vídeo

Um incêndio que atingiu as serras do Saco e do Mimo, no município de Barreiras, Oeste do Estado, foi controlado na terça-feira (24), segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Foram sete dias de combate, que inclusive contou com o apoio de uma aeronave do Governo. Cerca de 12 homens do corpo de bombeiros da Bahia participaram no combate às chamas, que segundo a Polícia, pode ter sido provocada por ações de pessoas da localidade. Na Bahia, o número de focos de queimadas de janeiro a setembro deste ano já ultrapassa em 28% o registrado no mesmo período do ano passado. Ainda não há informações sobre a dimensão da área devastada no município de Barreiras. Um canteiro de obras localizado na comunidade de Santa Rita, zona rural de Barreiras foi atingido. Parte do material, que na sua maioria é composto por madeira, foi destruído. No vídeo abaixo, é possível ver um funcionário narrando os prejuízos causados pelas chamas. O Oeste lidera os números de focos de incêndio identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ainda na Bahia, alguns focos foram registrados na Região Sudoeste, como é o caso da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, que no último dia 20 deste mês, registrou pequenos focos de incêndio, mas que foi logo controlado pelos brigadistas da Chapada Diamantina.

 



Brumado: Acusado de matar Ariane Santos deve se entregar à polícia nesta quarta (25)

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Os advogados do acusado de assassinar a brumadense Ariane dos Reis Santos, de 32 anos, na madrugada da última terça-feira (24), foram até a Delegacia de Brumado e relataram que o seu cliente, Deuslirio Alves, deve se apresentar ainda nesta quarta-feira (25) na sede da 20ª Coorpin. A informação partiu da própria Polícia Civil. Deuslirio é acusado de cometer feminicídio ao matar com um tiro a companheira dentro da casa onde ela morava, localizada  na Rua Ana Maria de Jesus, no bairro Esconso. Segundo a Polícia, no dia do crime, Deuslirio teria ligado para o pai da vítima, afirmando que tinha cometido o assassinato. Conforme a Polícia, o acusado tem passagens pela Justiça por ameaças de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira, que hoje mora no Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a 20ª Coorpin, perícia realizada no corpo da vítima, apontou que Ariane foi atingida com um tiro na cabeça, provocando a morte instantânea da vítima.



Brumado: Vereador chama vice-prefeito de '171 e sem grupo'; Continha se defende e diz que 'parlamentar não conhece sua índole'

Foto: Composição l 97NEWS

Apesar de não ser transmitida via emissora de rádio, as sessões do Poder Legislativo acabam gerando algumas polêmicas no cenário político de Brumado. Na última segunda-feira (23), durante o seu pronunciamento na Câmara, o vereador Lek Cabeleireiro (PV), fez um discurso com críticas direcionadas ao vice-prefeito, Édio Pereira (Continha). Em sua fala, o parlamentar afirmou que o vice-prefeito está agindo com demagogia e fazendo piada com a sua pessoa. “Já está por duas vezes que o vice-prefeito me vê e fica com gracinhas, [vereador, vem para o PCdoB que eu tenho uma emenda de R$ 250 mil para você jogar no campo]. Isso acontece desde que o vereador Agno Meira estava aqui. A gente vê que é 171, ele tem que parar com isso. O povo está atento”, declarou. Para o vereador, o vice-prefeito está perdido e sem grupo. “Ele não defende os ideais do povo. Aonde ele falar eu vou revidar. Se ele não tem grupo, está perdido, problema dele, vai caçar outro pra lá”, criticou Lek, que ainda pediu respeito ao seu posicionamento. Em entrevista à uma emissora de rádio local, Édio Pereira (PCdoB) se manifestou afirmando que lamenta o posicionamento adotado pelo parlamentar. “É uma demonstração clara de que ele não me conhece, nem conhece a minha índole”, afirmou. Sobre à emenda no valor de R$ 250 mil citada pelo vereador, a qual teria sido oferecida pelo vice, no início da gestão, Continha disse que de fato convidou o parlamentar para uma conversa com um deputado federal a fim de viabilizar uma emenda para reformar o campo do bairro São Félix. "Ele compareceu à audiência acompanhado do seu assessor e, na oportunidade, o deputado se comprometeu a conquistar a emenda, desde que o vereador apresentasse um projeto para a referida requalificação, o que não aconteceu", esclareceu. Édio esclareceu ainda que este foi o único momento que ele tratou com o vereador Lek sobre emenda parlamentar. "Isso não tem nada a ver com comprá-lo ou ludibriá-lo, pelo contrário, faço questão de sempre respeitar as pessoas. Se eu o ofendi, não foi a minha intenção, peço até desculpas”, disse o vece-prefeito no qual ainda completou que tudo não passou de um mal-entendido.



Município de Caetité lidera extração de pequi na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A extração do pequi vem crescendo em Caetité, município que fica a 100 km de Brumado desde 2016. No ano passado, foram extraídas 145 toneladas do fruto no município. Segundo o site Agência Sertão, a cidade é considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), líder da Bahia e 44º município extrator nacional de pequi. O Brasil foi responsável pela extração de 17.859 toneladas de pequi em 2016; 21.915 toneladas em 2017 e 21.945 toneladas de pequi em 2018. Ainda segundo o site, no município de Caetité, o primeiro registro de extração de pequi pelo IBGE ocorreu em 2016. Naquele ano foram contabilizados apenas 2 toneladas. Já em 2017 e 2018 o município de Caetité saltou para 141 e 145 toneladas do fruto respectivamente. 

 



Brumado: Universitários fazem treinamento para eleição de Conselho Tutelar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 22 voluntários que vão trabalhar no processo de escolha dos conselheiros tutelares de Brumado, participaram na última segunda-feira (23), de treinamento para atuar no pleito a ser realizado em 6 de outubro. A capacitação foi conduzida por integrantes da 90ª Zona Eleitoral e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), de Brumado, e ocorreu na sala de reuniões do órgão. A diretora do Comdica, Célia Santos, deu as boas-vindas aos participantes. Ela também falou sobre a importância de cada um para que a eleição transcorra em um clima de normalidade e lisura. “O trabalho de vocês é essencial, pois estão colaborando com essa importante missão que é eleger um conselheiro tutelar”, afirmou. A coordenadora destacou as eleições do conselheiro tutelar, que chega em sua quarta etapa. “Estamos quase no finalzinho e gostaria de pedir a toda comunidade para que votem nos conselheiros no dia 06 de outubro e exercer o papel de cidadania nas escolha dos candidatos que irão defender as crianças e adolescentes de nossa cidade”, ressaltou ao 97NEWS.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Igor Araújo destacou a importância da Justiça Eleitoral nas eleições do Conselho Tutelar. "Pela primeira vez nós vamos ter aqui no município de Brumado as eleições do conselho com utilização das urnas eletrônicas, essas urnas já vem sendo utilizadas no Brasil desde a década de 1990, em eleições gerais e municipais com grande sucesso, que faz com que a gente tenha uma das eleições mais ágeis e modernas do mundo", comentou Araújo. Além de Brumado, as urnas eletrônicas serão utilizadas nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, cidades que fazem parte da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. Os conselhos tutelares foram criados com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar função estratégica: "zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente". Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis, e até mesmo, em razão de sua própria conduta. Em 6 de outubro, a população de Brumado vai às urnas para votar e escolher os conselheiros tutelares que atuarão nos anos de 2020 a 2023. São cerca de 26 candidatos concorrendo as vagas. As eleições acontecerão no Colégio Estadual de Brumado (CEB), das 08h às 17h, participe.



20ª Coorpin: Suspeito de homicídio é preso em ação conjunta de Policiais Civis de Minas e Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na terça-feira (24), Policiais Civis de Minas Gerais e da 20ª Coorpin (BA) cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. As ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário de Nova Lima (MG), local onde o fato ocorreu. Segundo a Polícia, o investigado Rubens Santos Gomes foi preso por suposta prática de homicídio qualificado e estava foragido desde 2013. O cumprimento da medida somente foi possível graças ao trabalho de integração entre as polícias judiciárias de Minas Gerais e Bahia. Rubens foi transportado de avião para o estado de Minas Gerais e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.



Homem é encontrado morto com características de execução em Igaporã

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um homem, que ainda não teve a identidade revelada, foi encontrado morto, na última terça-feira (24), na Fazenda Lagoa do Barro, às margens da BR-430, em Igaporã. Segundo o site Sudoeste Bahia, o corpo foi encontrado por volta das 19h30 às margens da rodovia em meio à vegetação local. A suspeita é que o homem tenha sido morto em outro local e desovado na localidade. Segundo informou a Polícia Militar ao site, a vítima estava com as mãos bastante feridas e com marcas de disparos de arma de fogo na cabeça. Ainda segundo a PM o crime tem características de execução. Nenhum suspeito foi preso. Não foram achados os documentos de identificação do homem. O corpo foi recolhido por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passou por exames necroscópicos. A motivação e a identificação dos suspeitos devem ser investigadas pela Polícia Civil.



Comunidade brumadense pede justiça com prisão de caminhoneiro acusado de matar Ariane Santos

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma comoção tomou conta da população brumadense e até do cenário regional com a morte de Viviane Ariane dos Reis Santos, de 32 anos. A moradora do bairro Esconso foi morta com um tiro na cabeça na madrugada de terça-feira (24), na Rua Ana Maria de Jesus. Segundo o pai da vítima, após o crime o suspeito ligou para ele informando que havia matado sua filha. Em entrevista a imprensa, o irmão da vítima, Ariel Santos, disse que a família foi pega de surpresa com a atitude do caminhoneiro identificado como Deuslirio Alves, natural do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. "Aparentemente, eles viviam bem. Estamos muitos abalados", relatou. Segundo ele, o assassino foi muito frio ao ligar para o seu pai, informando sobre o crime. "Ele ligou para a residência de nossa família falando que havia matado minha irmã e chamando para verificar a cena", conta. A Polícia Civil informou que o Deuslírio encontra-se foragido e já tem passagens pela Delegacia por assalto a mão armada, roubos e receptação. O irmão apela para que a justiça seja feita e que o criminoso possa responder pelo ato brutal. “Que a justiça seja feita!”, reiterou. Ariane Santos deixa uma filha de 9 anos, que está em choque com a morte da mãe de apenas 32 anos.



Brumado: Redução de 18% nas vagas da Zona Azul poderá acarretar em demissão de funcionários da Zadar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Projeto de Lei 031/2019, aprovado com emendas na sessão da última segunda-feira (23) na Câmara de Vereadores, no qual insere e altera o dispositivo de Lei n° 1.811, de 28 de setembro de 2017, que institui o estacionamento rotativo pago para veículos em Brumado, se sancionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, poderá provocar uma demissão de 40% do quadro de funcionários da empresa Zadar. Com cerca de 60 colaboradores nas principais vias da cidade, o projeto levado ao Legislativo e aprovado por 11 vereadores, com a abstenção dos vereadores Zé Carlos de Jonas e Rey de Domingão, reduz em 18% a quantidade de vias, principalmente em áreas de predominância residencial. Segundo apurou o 97NEWS, com a redução de vagas no estacionamento rotativo, a empresa terá que demitir alguns funcionários, que na sua maioria são jovens que conseguiram o seu primeiro emprego. Em entrevista a nossa reportagem, uma monitora, que por questões internas da empresa não pode se identificar, afirmou a nossa equipe que a medida será boa para a população, mas em contra partida trará desemprego para os jovens, que tiveram na Zona Azul a sua primeira oportunidade de emprego. "Infelizmente será bom para uns, e ruim para nós, porque esse foi o meu primeiro emprego de carteira assinada. E todos sabem que não é fácil conseguir o primeiro emprego em Brumado, se não tiver uma referência ou uma indicação, mesmo se tiver cursos, como é o meu caso", conta a monitora que fez cursos de vendas, atendimento e marketing. Outro questionamento foi levantado pela própria empresa Zadar na última reunião com a sociedade civil organizada no paço municipal. Segundo a empresa, se após seis meses, o que foi acordado com a comissão não gerar renda, a empresa poderá cessar o contrato com a prefeitura. Mas isto ainda está no campo das especulações, ainda há um longo caminho a ser definido com o tema: "Zona Azul" em Brumado. O projeto votado pelo Legislativo na sessão de ontem (23), teve emendas na qual dispõe de  Tolerância de 15 minutos para os condutores; Tempo de permanência na vaga de 4 Horas; Isenção de pagamento para Deficientes nas vagas demarcadas; Extinção da cobrança da taxa de regularização; Flexibilização nas Cargas e Descargas; Taxa de automóveis de R$ 2,00 para R$ 1,80 e motos de R$ 0,60 para R$ 0,50 e para finalizar a supressão de 18% das vagas de zona azul nas áreas de predominância residencial. O projeto foi enviado ao executivo para ser sancionado.