ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

Mulher doa rim para namorado e homem acaba relacionamento após traí-la

Guanambi: Duas pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia

Euclides da Cunha: Mulher é achada morta dentro de imóvel com sinais de enforcamento

Brasil registra 84 mil casos de Covid e cerca de 1 milhão em uma semana

Guanambi: Prefeitura habilita 10 leitos clínicos para tratamento da Covid-19 e mais 10 leitos de suporte à UPA

Bahia atinge 18.314 casos ativos de Covid-19 e registra 18 mortes pela doença

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Comprovante de vacinação passa a ser exigido em delegacias da Bahia

Piloto morre após queda de avião em Luís Eduardo Magalhães

Vitória da Conquista: Terreiros de religiões de matriz africana ganham imunidade tributária

Brumado registrou 178 casos ativos de Covid-19 na sexta-feira

Família é feita refém e torturada durante assalto na zona rural de Brumado

Morre aos 94 anos, a mãe do presidente Jair Bolsonaro

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Câmara de Vereadores emite Nota de Pesar e Solidariedade por morte de pai de servidores

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares e funcionários que compõem a egrégia Casa, emite Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento do Sr. Carlos Rosa Nunes, ocorrido na data de 28 de setembro de 2017, pai dos servidores Carlos Wagner Oliveira Nunes e Wallace Oliveira Nunes.O Legislativo se solidariza com a família enlutada e roga a Deus para que conforte os corações dando forças para transformar a dor desta perda irreparável em fé e esperança.

 



Horas após criticar política, presidente do Bahia é indicado para receber medalha na Câmara

Foto: Reprodução

O presidente do Bahia, Marcelo Santana, foi indicado pelo vereador Beca (PPS) para receber a Medalha Thomé de Souza, uma das sete honrarias oferecidas pela Câmara de Salvador. O curioso é que a apresentação da proposta foi publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta sexta (29), horas após o dirigente — irritado com questionamentos do deputado Sandro Régis (DEM) — criticar a política brasileira na Rádio Metrópole. Na ocasião, Régis participou do Jornal da Cidade 2ª Edição, apresentado por Chico Kertész. Antes de o deputado começar a falar, Santana provocou: "Tomara que na minha frente ele fale as coisas que ele fala pela internet, porque sempre me mandam print". O democrata, então, criticou Santana por efetivar o treinador Preto Casagrande, que está em sua primeira experiência como técnico. Régis também elogiou os avanços da gestão de Marcelo, mas ressaltou a situação "sofrível" com que o Bahia subiu à Série A e o "futebol medíocre" do elenco deste ano. O dirigente não disfarçou a irritação. "Acredito só que as expressões [usadas pelo deputado] são muito pesadas. Medíocre pra mim é a política brasileira, em que quase todos os partidos estão imersos na Lava Jato. Muita gente sem saber explicar origem de dinheiro. Na própria Assembleia Legislativa a gente tem alguns trabalhos, a exemplo do Centro de Convenções, que nunca vi desdobramento nenhum. A gente teve outra tragédia na Baía de Todos os Santos, em que morreram mais de 20 pessoas, várias famílias sofrendo por absoluta falta de fiscalização do Poder Público... Em todas as esferas a gente tem uma série de problemas. Medíocre é a política brasileira, que envergonha o cidadão, que envergonha o contribuinte. É uma classe desprestigiada, infelizmente, porque tem bons quadros. Tomara que esses bons quadros [da política] comecem a ter protagonismo", disse Santana.

 



Atividades físicas gratuitas e ao ar livre estão em alta em Brumado

Foto: 97NEWS

Ocupar os espaços públicos da cidade há tempos se tornou uma regra em Brumado. Seja por motivos culturais, ideológicos ou em prol do coletivo, os brumadenses ocupam praças, em sua busca pessoal. Umas delas, que vem se tornando tendência, é em nome do bem-estar e do autoconhecimento. Na contramão do que apontam os dados de órgãos de saúde, que mostram que o país é composto por 80% de sedentários, aqui muitos arregaçaram as mangas e acordam cedo ou dormem tarde para não deixar de se exercitar. Prova disso é a adesão a programas gratuitos e orientados na cidade. A prática de exercícios físicos ao ar livre, por exemplo, tornou-se sucesso e já atrai milhares de pessoas de Brumado que buscam estar bem de corpo e alma. Em Brumado, o município já disponibiliza de profissionais da área para dar aulas gratuitas em algumas praças da cidade.

 

Foto: 97NEWS

Uma delas é a praça Edimundo Dantas Coelho, no Bairro São José, todas as terças-feiras, as 7h da manhã, o grupo denominado “Qualidade de vida”, se reúne para promover o bem estar, qualidade de vida, diminuição de peso, melhoria da pressão arterial e os hábitos de vida saudáveis. Os profissionais como a educadora física Mayara Lima, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), acompanha os encontros que também são realizados nas quintas-feiras, no fim da tarde. Outra atividade com o mesmo propósito é o grupo de caminhada, que vem atraindo cada vez mais adeptos. Já virou rotina vermos grupos realizando caminhas em avenidas como, João Paulo I, Av. Centenário, ou Rua Alta Leite. A prática da caminhada é defendida por 10 em cada 10 médicos, a atividade pode ser mais prazerosa e atraente se feita em grupo.  



RotSat tem o mais completo sistema de rastreamento e monitoramento para o seu veículo

Foto: Divulgação

A RotSat oferece um sistema completo de alta qualidade e tecnologia para gestão e acompanhamento com eficiência e segurança. Através do "APP" ou de qualquer computador, você acompanha em tempo real a posição e deslocamento do seu veículo, percurso com paradas cronometradas, velocidade, km percorrido, bloqueio, relatórios, planilhas em Excel, Word, Csv, Xml, entre vários itens Instalamos. Cobrimos várias cidades da região como: Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e outras. Entre em contato agora mesmo e contrate o rastreamento de seu veículo. Ligue, (77) 3453- 1734, (77) 9.9990-3048, ou [email protected] Visite a nossa página, www.rotsat.com.br. RotSat, Av. centenário, 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité), em Brumado.



Cerimônia de entrega do Prêmio TP Publicidade será realizada neste sábado

Foto: Divulgação

Está tudo pronto para a cerimônia de entrega do Prêmio TP Publicidade, marcada para este sábado (30), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brumado. Esse é o vigésimo primeiro evento, realizado pela Diretora Executiva da TPP, Iracy Souza Nascimento, na Capital do Minério. “Como nos outros anos, o prêmio está bastante concorrido e este ano deve reunir um público muito interessante, fortemente concentrado,” afirma Iracy. A 21º edição da TPP vai homenagear com mérito empresarial e consagração púbica para “Melhor Atendimento e Qualidade”, escolhidos por pesquisa pública na cidade. Serão modalidades, como, o trabalho das empresas, o talento dos profissionais liberais, personalidades, entidades e órgãos que mais se destacaram no ano de 2017. A lista de vencedores já foi escolhida, após um processo que consumiu vários meses de trabalho e três dias de discussões intensas na sede da TPP. O evento contará com shows ao vivo de, Bruno Caires e participação de Nemésio Sales. E ainda, apresentações teatrais, balé e desfile de moda.



Violência: Após vários assaltos que vêm acontecendo, Moradores da Lagoa do Arroz clamam por segurança no local

Os moradores estão cada vez mais assustados com o crescente número de assaltos no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os moradores da comunidade de Lagoa do Arroz, zona rural de Brumado, em contato via Whatsapp com a redação do 97NEWS, relataram que estão muito temerosos com a insegurança na comunidade. Segundo eles, que temem até se identificarem, constantemente vêm acontecendo furtos em residências e assaltos. Um exemplo da completa ousadia dos meliantes, foi que, na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 11h, um leiturista da EPCL, prestadora de serviços da Coelba foi assaltado em plena luz do dia. O funcionário fazia a leitura da energia quando dois homens armados tentaram levar sua motocicleta, temendo perder o emprego e o pão de cada dia, o funcionário ainda fez algo muito arriscado e que não deve ser praticado, mas, como ele mesmo nos relatou, queria defender seu único bem e, por isso, relutou em entregar a motocicleta aos meliantes. O funcionário disse que implorou para que os assaltantes não levassem a sua moto, pois não era da empresa e que era o seu ganha pão. O apelo contou com "compaixão" dos bandidos que não levaram a motocicleta, mas não perdoaram o dinheiro do funcionário que foi todo levado. Após o assalto os dois indivíduos seguiram para a comunidade de Quixaberinha e renderam o zelador de uma fazenda, levando sua sua moto e dinheiro. Os moradores acionaram a PM que foi até o local, mas não localizou os suspeitos. Diante desta situação os moradores ficaram muito temerosos, já que os bandidos estão agindo na região que é um território sem policiamento, já que o déficit de contingente em Brumado é muito alto e a PM não dispõe nem de viaturas, nem de policiais para fazer o patrulhamento rural.

 



Veja como consultar o saldo do PIS/Pasep

Foto: Reprodução l G1

O governo liberou na quinta-feira (27) o calendário de saque do PIS/Pasep, que começa em 19 de outubro. Cerca de 7,8 milhões de pessoas vão poder sacar R$ 15,9 bilhões. As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, os cotistas devem procurar esse banco para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis. Correntistas da Caixa que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. Para os não-correntistas da Caixa que tenham recursos do PIS a receber, será necessário pedir a transferência. Segundo a Caixa, para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS. Para consultar, além do número do NIS, o beneficiário também precisará de uma senha. Para quem não tem o cartão, também é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa. As contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil e é esse banco que esses cotistas devem procurar para informações e para os saques. As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. Correntistas do Banco do Brasil que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. O BB informou que vai fazer transferência sem custo para correntistas de outros bancos. Para quem não é correntista do BB e tem recursos do Pasep a receber, a transferência poderá ser feita pela internet e pelo caixa eletrônico, desde que a conta de depósito esteja do mesmo CPF, ou então nas próprias agências.



'A Terceira Guerra Mundial está para começar, então que os perdidos voltem para à Casa do Senhor', afirma profeta Augusto em passagem por Brumado

Augusto, o profeta da última geração, em sua passagem por Brumado (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

O atual período da humanidade vem sendo marcado por muitas controvérsias e fatos que deixam a todos muito preocupados, já que existem ameaças iminentes de catástrofes, tanto provocadas pelo homem, como pela natureza. Neste contexto a religiosidade e a espiritualidade vêm buscando reverter essa situação de falta de amor, fé e compreensão, mas é uma luta bem desafiadora, pois a incredulidade, segundo os líderes das mais diversas correntes religiosas é cada vez maior. Brumado é uma cidade de um povo muito religioso, que ainda guarda principalmente as tradições do Catolicismo, tendo também uma forte incidência do espiritismo, da umbanda e do Candomblé, mas, nos últimos anos, também fica claro o grande crescimento dos evangélicos, criando um ambiente de forte sincretismo. Nesta quinta-feira (28), um personagem fez uma passagem marcante na cidade, o qual se identificou como Augusto, o profeta da última geração. A equipe do 97NEWS, por meio do radialista Carlos Silva, encontrou-o no centro da cidade e falou com ele sobre sua missão. Com as vestes dos profetas do Velho Testamento e um cajado de pastor, Augusto Teixeira disse que é mineiro, natural de Poços de Caldas, mas tem cidadania americana e que, desde 2003, sai pelo Brasil profetizando o fim e chamando todos ao arrependimento. Ele que jejua de segunda à sexta, só ingerindo líquidos, tem 71 anos e garante estar em pleno vigor físico. Questionado sobre a sua missão, ele respondeu que "vivemos o tempo do fim, a terceira guerra mundial está para a acontecer, então, eu cumpro a missão que o Senhor que deu de chamar os perdidos ao repatriamento, para quem voltem para a Igreja e preguem o amor". A sua pregação mostra que o fim é inevitável, mas ele faz questão de dizer que "ainda existe saída, ainda dá tempo para se salvar, então enquanto estiver nessa terra eu cumprirei o ide do Senhor de ir até os confins da terra pregando a mensagem do arrependimento, pois a Palavra irá se cumprir". Augusto adota o celibato e vive de doações e terá uma rápida passagem por Brumado, já que nesta sexta-feira (29) irá para o município de Caetité. Confira o vídeo abaixo e conheça um pouco mais da história desse profeta da última geração:

 



STF julga improcedente ADI contra dispositivo da lei que regulamenta profissão de nutricionista

Foto: Reprodução

Na sessão desta quinta-feira (28), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 803) que questionava a expressão “privativas”, contida no caput do artigo 3º da Lei nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista. De acordo com a ADI, a expressão questionada seria incompatível com o artigo 5º (inciso XIII) da Constituição Federal, que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei relacionadas com a habilitação técnica pertinente. Além disso, salienta que o dispositivo exclui outras categorias profissionais – como técnicos de nutrição e médicos bioquímicos – do exercício de atribuições compatíveis com sua formação curricular, restringido com isso sua liberdade de trabalho. Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, salientou que a Constituição Federal, em seu artigo 5º (inciso XIII), ao permitir que se restrinja o exercício de determinadas profissões, está permitindo uma exceção à regra geral da liberdade de exercício de trabalho. Citando precedentes que tratavam da regulamentação de outras profissões, o ministro ressaltou que o Supremo já se manifestou no sentido de que para concluir pela restrição, o legislador deve atender ao critério da razoabilidade. No caso concreto, frisou o relator, a profissão de nutricionista requer conhecimentos técnicos e científicos para o desempenho de suas funções, o que leva à possibilidade de se reservar atividades de forma privativa para essa categoria profissional. O nutricionista, disse o ministro, realiza atividades eminentemente técnicas, que não se confundem com outras a serem desempenhadas por profissionais de nível médio, como o técnico de nutrição. Assim, o ministro Gilmar Mendes votou pela improcedência da ação, por considerar que o termo “privativo” constante da norma não é inconstitucional, desde que respeitado o âmbito de atuação profissional regulamentada por legislações específicas de outras profissões. Acompanharam o relator os demais ministros presentes à sessão, à exceção do ministro Marco Aurélio, que divergiu e votou pela procedência da ADI.



Brasil: Número de doadores de órgãos cresceu 75% em sete anos

Foto: Divulgação

O número de doadores de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre de 2017, em comparação com os seis meses iniciais dos anos anteriores. Foram 1.662 doadores, aumento de 16% em relação a 2016. Quando considerado o intervalo entre 2010 e 2017, esse percentual chega a 75%. A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o fim deste ano, sejam contabilizados 3.324 doadores, o que poderá fazer com que o Brasil ultrapasse a meta de 16 doadores para cada grupo de milhão prevista para 2017. Para ampliar o número de doadores, o país tem o desafio de informar e sensibilizar as famílias para que elas autorizem a realização de transplantes. Hoje, 43% ainda recusam a doação. A média mundial é de 25%, segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou hoje (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha Família, quem você ama pode salvar vidas. A campanha busca estimular as pessoas a compartilharem com suas famílias o desejo de serem doadoras de órgãos. Isso porque, após a ocorrência da morte encefálica, é a família quem decide ou não pela doação. Segundo Rosana Reis, pesquisas de opinião registram amplo apoio dos brasileiros à doação. “O que a gente precisa é que essas famílias sejam suficientemente informadas e esclarecidas na hora em que a situação acontece”, completou. Para isso, o ministério também fortalecerá ações de formação junto aos profissionais de saúde, que devem estar treinados para acolher as famílias e oferecer informações necessárias a elas sobre a importância dos transplantes.



Defesa de Lula acusa imprensa de criar 'falsa polêmica' sobre datas em recibos de aluguel

(Foto: Reprodução)

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, utilizou o Facebook para publicar um vídeo, nesta quinta-feira (28), acusando parte da imprensa de criar uma “falsa polêmica” em torno dos recibos apresentados pela defesa do petista à Justiça, na última segunda-feira (25), como prova do pagamento do aluguel de um imóvel vizinho ao que mora o ex-presidente, e que mostram duas datas inexistentes. .“Venho aqui para falar sobre uma falsa polêmica que alguns sites e órgãos de imprensa estão tentando criar sobre os recibos de locação que, nós da defesa do ex-presidente Lula apresentamos”, diz o advogado, alegando que a ação que investiga o suposto repasse de recursos ilícitos de contratos da Petrobras a Lula transformou-se em uma investigação de locação de imóvel. Zanin ressalta ainda que o juiz Sergio Moro e o representante do Ministério Público formularam 21 perguntas sobre o aluguel do apartamento no depoimento prestado por Lula à Justiça no último dia 13. No vídeo, o advogado diz que os erros “são justificáveis” e que, portanto, “não retiram a força probatória dos documentos”. “Diante do pedido expresso do juiz [Sergio Moro] em relação a esses recibos, foram realizadas diligências por familiares e colaboradores do ex-presidente Lula nos pertences de dona Marisa, que sempre foi a locadora do imóvel. Os recibos foram encontrados e, da mesma forma que chegaram até nós [advogados], foram apresentados no processo. Acreditamos que esses recibos expressam a verdade dos fatos, pois dona Marisa sempre foi uma mulher íntegra e honesta”, diz Zanin.



Primaverantes: Música, teatro e dança em um evento de exaltação à Cultura na estação mais alegre do ano

(Divulgação)

Buscando enaltecer a Cultura nas suas mais diversas modalidades o conceituado Grupo CIA Arte Viva irá promover um evento muito significativo nesta sexta e sábado (29 e 30) que será realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. Com ínicio marcado para às 19h, o evento vem comemorar a chegada da estação mais festiva e alegre do ano e, por isso, recebeu a nomenclatura de "Primaverantes". Acontecerão apresentações de dança, música, teatro e um sensacional Festival de Talentos. Então não fique fora dessa e marque a sua presença na sede do Poder Legislativo que fica na Praça Abias Azevedo. A entrada é gratuita e a direção é do competente Aroldo Coelho. 



Agentes de trânsito podem trabalhar armados, decide Senado

Foto: Conteúdo 97News

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27), em votação simbólica, o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Guardas municipais nessa função também terão o mesmo direito. O projeto segue para sanção presidencial. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB-Lei 9.503/1997), "agente da autoridade de trânsito" é toda pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento. O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). A proposta estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial. 



Brumado: Anatel apreende equipamentos de repetidora de telefonia móvel nas cominidades de Lagoa Funda e Ubiraçaba

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apreendeu no início deste mês duas repetidoras de telefonia móvel em Brumado. Nos dois locais, foram capturados equipamentos fornecidos pela Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia (SCTB), mas segundo os agentes da Anatel, estariam funcionando de maneira irregular. Uma das repetidoras funcionava no alto de uma serra, em um terreno particular, localizada na região da Lagoa Funda, zona rural de Brumado. O local contava com uma torre, antenas de repetição, placas solares e baterias estacionárias. Outra localidade que teve o equipamento apreendido, foi da comunidade de Ubiraçaba - esta não chegou nem a funcioar. Segundo o coordenador do Departamento de Tecnologias da Prefeitura, Milton Caíres, a repetidora do sinal da operadora Vivo foi desativada pela Anatel após denúnciasde irregularidades. 

Foto: Ilustrativa

O 97NEWS apurou que os Kits de instalação foram entregues em Brumado e mais 26 municípios da Bahia no período das eleições de 2014, mas o sinal nunca chegou a funcionar corretamente. Segundo Caires, o município ainda não recebeu a notificação sobre a apreensão, mas vai mandar uma equipe técnica até a sede da Anatel na capital baiana, para saber qual é a irregularidade que motivou a apreensão das repetidoras. Com a retirada dos equipamentos, os moradores das comunidades de Pedra Preta, Algodões, Lagoa Funda e Correias, vão continuar sem o sinal de celular que era mantido pela Prefeitura Municipal. Ao 97NEWS, Caires também afirmou que já entrou em contacto com a operadora Vivo, e aguarda a solução para o problema. 



A pneumologista Drª Vanessa Kuri no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

Você já pode contar com atendimento da pneumologista, a Drª Vanessa Kuri, realizando consultas e tratamentos nas áreas de pneumologia, tais como: alergia respiratória, sinusite, asma, pneumonia, doenças respiratórias provocadas pelo cigarro, respiração cansada, e outras doenças respiratórias. Além de realização de espirometria. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, e pelo Whatsapp, 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Santa Catarina: Consumidora é indenizada depois de encontrar pata de felino em linguiça

Foto: Ilustrativa

Uma consumidora será indenizada por ter encontrar uma pata de um gato dentro de uma linguiça que havia preparado para o jantar. O caso aconteceu há quatro anos, em Santa Catarina. No último dia 20, ela obteve decisão favorável em segunda instância no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em uma ação de danos morais movida contra a empresa fabricante da linguiça. Foram anexados aos autos fotos do que encontrado dentro do produto e a filha da consumidora disse em juízo que a vigilância sanitária constatou que se tratava da pata de um gato. Um dos parentes disse que ingeriu o produto e percebeu que estava duro, embolado ecom cheiro forte. A indenização fixada em primeira instância pelo juiz Fernando Rodrigo Busarello foi de R$ 10 mil, mas após recurso da empresa fabricante, os desembargadores da 5ª Câmara Civil da Corte reduziram o valor para R$ 3 mil. "Não há dúvidas de que a apelante colocou no mercado alimento impróprio para o consumo, gerando na consumidora sentimento de frustração, impotência e vulnerabilidade, mas nada em nível tão alarmanete, e notório, a ponto de justificar o arbitramento de uma indenização tão vultuosa quanto a fixada em primeiro grau de jurisdição", avaliou o desembargador Luiz Cézar Medeiros, que relatou o caso em segunda instância. Segundo o magistrado, o quantum indenizatório não pode ser tão grande ao ponto de se converter em fonte de enriquecimento pelas lesões sofridas, mas nem tão pequeno que se torne insignificante. A empresa responsável pela linguiça alegou que a cliente não pôde comprovar que havia encontrado a pata de um gato pela ausência de uma perícia sobre o material. 



Brumado: Mulher cai no golpe do falso agente de saúde e tem R$ 100 mil em jóias levadas pelo bandido que estava armado

(Fotocomposição: 97NEWS)

Infelizmente os brumadenses continuam comprovando que são fáceis de cair em golpes, mesmo tendo vários acontecimentos ocorridos que alertaram a todos sobre esse tipo de delito. Na tarde desta quarta-feira (27), uma vendedora de ouro, moradora da Rua Marquês de Caravela, que fica situado no Bairro Dr. Juracy, acabou sendo mais uma vítima, onde ela amargou um prejuízo monumental em joias. Mostrando conhecer bem a rotina da vítima, o criminoso, que estava trajando uma blusa branca com a logomarca oficial da Prefeitura de Brumado, se passou por agente de saúde e falou que foi indicado por pacientes que tinham comprado joias da mulher, o que liberou a sua entrada na residência, pedindo para ver o material e, quando constatou que as mesmas eram verdadeiras, deu a voz de assalto, mostrando uma arma cor prata, levando a pasta contendo correntes de ouro, pingentes e várias joias, a qual está avaliada em R$ 100 mil. O fato está sendo investigado pela Polícia Civil que já tem pistas do autor do assalto.



'O prefeito de Rio do Antônio foi desumano e faltou com a verdade' afirma filha que teve a mãe vítima de um acidente

O prefeito Deca está sendo acusado de desumanidade e falta da verdade (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A desumanidade e a mentira são duas práticas cada vez mais comuns nos dias de hoje, mas, quando são praticados pelos governantes ganham um tom mais carregado, provocando revolta e indignação. Uma situação como essa estaria ocorrendo no município de Rio do Antônio, que fica na região sudoeste da Bahia, já que pesam sobre o atual prefeito José Souza Alves (PSD), o Deca, acusações de desumanidade e de faltar com a verdade pela rio-antoniense Roberta Eliane, a qual afirma que a sua mãe foi vítima de um acidente recente que ocorreu no centro da cidade e acabou fraturando a perna numa colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio. 

A foto mostra a gravidade do acidente (Foto: 97NEWS)

Segundo ela "eu fui procurar ajuda do prefeito Deca e ele prometeu ajudar, mas só ficou na promessa, pois eu afirmo e garanto que ele não fez nada, apesar de ter falado aos quatro cantos que ajudou". Roberta continua a sua argumentação citando que "como a situação se agravou muito, eu voltei a solicitar ajuda, pelo menos de um veículo para levá-la para fazer a cirurgia, mas nem isso eu consegui, o que no meu entender foi um ato de muita desuminidade, pois minha mãe corria riscos graves, pois teve uma fratura muito forte, além de ter praticamente moído os ossos dos dedos". E, subindo o tom, afimou que "diante de tanta insensibilidade, eu, que atualmente estou morando em Espinosa, tive que me desdobrar e, com muito esforço, consegui que ela pudesse realizar a cirurgia em Montes Claros, mas, agora, ela voltou para Rio do Antônio e nem os curativos eles quiseram fazer, mas os pontos foram retirados e o ferimento fechou. Eu não sei porque ele está fazendo isso, pois não é esse o papel de um governante que tem compromisso com a sua gente". Nós buscamos contato com a gestão municipal para se pronunciar sobre o caso, mas não tívemos êxito. 



A pedido do deputado Arthur Maia, FNDE libera construção de creche em Brumado

(Foto: Divulgação)

Em audiência realizada hoje (27) com o deputado Arthur Maia e o prefeito Eduardo Vasconcelos, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, autorizou a construção de uma creche no bairro São José, antigo Urbis 1, em Brumado. O novo centro de educação infantil atenderá 188 crianças em dois turnos e será construído com recursos na ordem de R$ 1,5 milhão viabilizados pelo parlamentar junto ao órgão. A previsão é de que o convênio para o início das obras seja assinado já nos próximos dias. No projeto, estão previstas salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. “A educação tem papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade e o atendimento e assistência à primeira infância deve ser prioridade. É imensa a minha satisfação de poder levar essa importante ação que vai beneficiar centenas de famílias brumadenses”, comemorou Maia.



Ironia do Destino: Em dia de simulação de acidente com trem em Brumado, homem dorme na linha e morre após passagem da locomotiva

Segundo relatos, a vítima teve as pernas mutiladas e foi levado para o IML de Brumado para passar por necropsia (Fotos: 97NEWS)

Um levantamento feito em todo o país mostrou que o número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, que acontecem nas linhas férreas vêm tendo um aumento muito preocupante, o que tem feito que as autoridades realizarem uma série de campanhas de prevenção. Em Brumado, nesta quinta-feira (27) uma ação dessa natureza foi realizada numa parceria entre a FCA e o SMTT, a qual chamou muito a atenção da população, pois uma simulação de acidente fatal envolvendo artistas ensanguentados, um veículo e uma locomotiva da VLI, numa atmosfera de muito realismo, teve como cenário a linha férrea no cruzamento da Avenida Coronel Santos com a Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu. A ação preventiva foi tão impactante que muitos acreditaram que o fato era real, mas, por ironia do destino, por volta das 21h20m, um acidente fatal ocorreu na Vila Presidente Vargas, desta feita no solo frio da realidade, tendo como vítima o brumadense Gildásio de Souza (46), o qual acabou sendo atingido por uma locomotiva, que passou por cima de suas pernas que foram decepadas, causando a sua morte instantânea. Segundo relatos de moradores que foram ouvidos pelo 97NEWS, Gildásio era um homem muito trabalhador, mas, ultimamente estava tendo sérios problemas com o alcoolismo, tanto que os relatos apontam que ele acabou dormindo na linha do trem após consumir uma grande quantidade de bebidas e, como o local era afastado e escuro, a locomotiva não conseguiu parar a tempo. Procurada pelo 97NEWS, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a malha ferroviária na região, informou que o condutor da máquina, chamada auto de linha, acionou os freios de emergência mas não foi possível parar a tempo. Em nota, a empresa afirmou que lamenta o ocorrido e alerta a população para total atenção e respeito com a ferrovia. “A concessionária lembra que todo ano realiza campanhas de segurança nas passagens de nível oficiais para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens. Em Brumado, neste mês de setembro, foram realizadas várias campanhas, inclusive a de ontem, dia 27, na Av. Cel. Santos”, conclui a nota. O corpo de Gildásio foi encaminhado para o IML de Brumado para ser necropsiado. 

Foto: 97NEWS