ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Moro e Lula, cara a cara outra vez, quarta, 13

Lula vai estar cara a cara com Moro novamente (Fotos: Reprodução)

Nesta quarta-feira, 13, Moro e Lula vão ficar frente a frente outra vez, apenas uma semana depois do interrogatório do ex-ministro Antônio Palocci – que entregou o ex-presidente em um milionário esquema de propinas. O juiz da Operação Lava Jato vai interrogar Lula na ação penal em que ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente recebido da empreiteira Odebrecht para compra de um terreno destinado abrigar a sede do Instituto Lula e de um apartamento vizinho ao que o petista reside em São Bernardo do Campo. É a segunda vez que Moro e Lula vão se encontrar pessoalmente. Em maio, o ex-presidente foi interrogado em outro processo, também por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, referente ao triplex do Guarujá, que o petista nega ser dele. Nesta ação, Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão. O ex-presidente está recorrendo em liberdade perante o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a Corte que detém competência para rever ou confirmar decisões de Moro. Na primeira vez que o juiz e o ex-presidente ficaram cara a cara, manifestantes invadiram Curitiba em apoio a Lula. O interrogatório marcado para daqui a dois dias, também é cercado de grande expectativa, principalmente depois do depoimento de Palocci. As ruas do entorno do prédio da Justiça Federal em Curitiba serão bloqueadas. A Moro, Palocci revelou a existência de um ‘pacto de sangue’ supostamente firmado entre Lula e a empreiteira Odebrecht, incluindo repasse de R$ 300 milhões ao governo do PT e ao ex-presidente, entre outros itens.



PF faz buscas no apartamento de ex-procurador da República Marcello Miller

Carro da Polícia Federal diante da casa de Marcello Miller, na Lagoa, na Zona Sul do Rio (Foto: Pedro Figueiredo/ TV Globo)

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal estão nas ruas no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (11), para cumprir mandado de busca e apreensão na casa do ex-procurador Marcelo Miller, na Lagoa, Zona Sul da cidade. Um carro da PF e outro do MPF chegaram ao local por volta das 6h. Em São Paulo, cinco a sete equipes deixaram a sede da Polícia Federal ainda na madrugada para cumprir mandados relacionados à prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud. A procuradora da República Janice Ascari, que trabalha diretamente com o procurador-geral da República Rodrigo Janot, participa da operação. Neste fim de semana, um pedido de prisão contra o ex-procurador Marcelo Miller foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. O nome de Marcelo Miller aparece em áudios das conversas entre o empresário Joesley Batista e Ricardo Saud da JBS. Ambos se entregaram neste domingo (10) depois que tiveram a prisão temporária decretada. A prisão foi um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que alegou que havia indícios de má fé dos delatores, que não contaram no processo de acordo de delação premiada que foram orientados por Miller a filtrar informações e a ajustar depoimentos nesse acordo de delação premiada. O ministro do STF decretou a prisão temporária de Joesley e de Saud, mas negou o pedido de prisão da Procuradoria da República contra o ex-procurador Marcelo Miller. Fachin também suspendeu parcialmente os benefícios das delações de ambos, ressaltando que é necessário que se busque novas medidas e provas sobre os indícios de crimes atribuídos ao ex-procurador.



Brumado e Conquista em luto pela morte de Marina Porto, em trágico acidente

(Fotos: Blitz Conquista)

O grave acidente ocorrido no final da tarde desse domingo, 10, na BA 262, próximo ao posto da PRE – Polícia Rodoviária Estadual de Vitória da Conquista, resultou na morte de uma mulher e com duas pessoas feridas. O veículo seguia em direção a área urbana, quando o condutor perdeu o controle da direção na curva e o carro capotou. A passageira Marina Dias Lima Porto, brumadense de 60 anos, morreu no local. O seu esposo, que era o condutor do veículo, Donércio Porto, e uma adolescente, de 14 anos, ficaram feridos. Eles foram resgatados pelos Bombeiros, atendidos pelo Samu 192 e encaminhados ao hospital. Eles não correm risco de morrer. Nas redes sociais, a notícia da morte de Marina Porto chocou amigos, familiares e provocou profunda consternação. Seu corpo deve ser sepultado em Brumado, ainda nesta segunda (11). 



Câmara votará incentivo a mudança de partido

(Foto: Reprodução)

O DEM e o Podemos querem aproveitar a votação da reforma política na Câmara, que deve acontecer na terça-feira, para incluir entre as mudanças na legislação eleitoral uma cláusula de “portabilidade” dentro da janela de transferência partidária, também conhecida como “janela da traição”. A ideia é que deputados que mudarem de partido após a aprovação da reforma levem junto o tempo proporcional de TV e os recursos do Fundo Partidário. “Já apresentamos um destaque. Acreditamos que é necessário, com a possível mudança do modelo, que os deputados possam se reacomodar no tabuleiro político com as legendas de acordo com a nova realidade”, disse ao Estado o deputado Efraim Filho, líder do DEM. Segundo ele, o ideal é que a “janela” que permite a mudança de partido ocorra logo após a promulgação da emenda, o que deve ocorrer entre setembro e outubro. “O tempo de TV e a divisão do fundo serão calculados pelo tamanho da bancada após a conclusão da janela”, disse o parlamentar. A mudança também é defendida pelo Podemos (ex-PTN). Os dois partidos acreditam que serão os maiores beneficiados com a migração de deputados. Esperam chegar nas eleições de 2018 com um “patrimônio” político ampliado. “Minha luta é pelo reajuste da questão do tempo de TV de acordo com a nova bancada”, disse a deputada Renata Abreu (SP), presidente do Podemos. O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) sobre a reforma política fala sobre janela partidária e fixa a data em março do ano de pleito, mas não muda a legislação atual no que diz respeito à portabilidade. Pela lei vigente, a desfiliação não é considerada para fins de distribuição do Fundo Partidário, nem para o acesso ao tempo de rádio e televisão. Depois de mudar de nome, o Podemos saltou de 4 para 16 deputados federais. “Acredito que passaremos dos 20”, diz Renata Abreu. Já o DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) negocia a transferência de deputados de vários partidos, especialmente do PSB. “Acredito que podemos chegar aos 40 deputados”, disse o senador José Agripino (RN), presidente da sigla. Caso a iniciativa seja barrada na Câmara por partidos que temem perder deputados, caso do PMDB e do PSB, o DEM recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF). “A consulta será feita, tendo em vista que há dúvidas sobre isso”, disse Agripino.



Jovens morrem após serem arremessados de carro em desastre na BR-116

Um grave acidente matou três pessoas na manhã deste sábado na BR-116, em Inhapim, na Região do Rio Doce. O veículo bateu em uma árvore às margens da pista. No carro estavam sete pessoas. Quatro ficaram feridas e foram levadas para hospitais próximos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e ainda apuras as causas da ocorrência. O acidente aconteceu por volta das 6h. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Caratinga, que atendeu o acidente, o motorista de um Fiat Palio perdeu o controle da direção em uma curva. O veículo saiu da pista e bateu em uma árvore. 



Janot pede até 8 anos de cadeia para membros do 'quadrilhão' do PMDB

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao denunciar os senadores da cúpula do PMDB Edison Lobão (MA), Jader Barbalho(PA), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO) e os ex-senadores José Sarney (AP) e Sérgio Machado (CE), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a condenação dos peemedebistas pelo crime de organização criminosa, cuja pena prevista pela Constituição é de três a oito anos de prisão. Na denúncia, levada nesta sexta-feira, 8, ao Supremo Tribunal Federal, ainda consta requerimento para que eles percam seus cargos públicos.

Janot ofereceu denúncia contra o "quadrilhão do PMDB" no Senado por crimes envolvendo a administração pública, especialmente na Petrobras e na Transpetro, apontando que eles teriam causado prejuízo de R$ 5,6 bilhões aos cofres das estatais - sendo R$ 5,5 bilhões na Petrobrás e R$ 113 milhões na Transpetro. Janot destacou a responsabilidade dos peemedebistas, "até os dias de hoje" na indicação de cargos à estatal - parte deles loteados por ex-diretores que hoje delatam na Lava Jato, como Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa. Esta é a 34ª denúncia da Procuradoria-Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato perante o Supremo. Para o Procurador-Geral da República, todos os denunciados cometeram crime de organização criminosa, previsto pela lei nº 12.850 da Constituição Federal. De acordo com o artigo 2º da lei, "promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa" pode onerar de três a oito anos de prisão "A organização criminosa, nesse caso, consiste na associação de mais de quatro pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, vantagem econômica e política, mediante a prática de infrações penais, quais sejam, ao menos corrupção passiva e ativa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, todas sancionadas com penas máximas superiores a quatro anos de privação de liberdade, e de caráter transnacional", sustenta Janot. Em sua peça de acusação, Janot ainda pede para que os peemedebistas sejam condenados com três agravantes, previstos no inciso 4º do artigo 2º da lei, que podem aumentar a pena em até dois terços.
 Um dos agravantes se refere à "transnacionalidade da organização". "Outrossim, há transnacionalidade dos delitos, até porque muitos deles envolveram transações no exterior". Segundo o procurador-geral da República, "o produto ou proveito do crime, pelo menos em parte, destinava-se ao exterior", outro fator que pode aumentar a pena dos peemedebistas. "Outra causa de aumento de pena decorre do concurso de funcionário público", conclui o procurador-geral. Na denúncia, Janot afirma que "é importante destacar que a organização criminosa vigora até os dias de hoje".

CONTINUE LENDO


Youtuber brasileira tem apartamento destruído após furacão

(Reprodução: Instagram)

O estilo dos posts da brasileira Lorrayne Mavromatis mudou bastante nos últimos dias. A youtuber costuma falar com leveza e glamour sobre o seu estilo de vida na ilha St. Maarten, no Caribe, onde mora. No entanto, as últimas publicações da fotógrafa mostram seu apartamento e região devastados pelo furacão Irma. "Perdemos tudo. Não sobrou nada. Nosso prédio foi devastado. Não temos mais nada. Nosso prédio foi um dos mais devastados da ilha e apesar de termos perdido tudo, estamos vivos. E isso não tem preço. Ainda estamos no abrigo. Sem água. Sem internet (de vez em quando capto sinal 1g). Sim, os estudantes terão que ser evacuados, pois a ilha está completamente destruída", escreveu na sexta-feira, 8. Neste sábado, 9, a youtuber voltou atualizar as redes sociais. Ela afirmou que está em contato com a embaixada brasileira para tentar sair da ilha e fugir do fenômeno José -mais um furacão que deve chegar em breve ao Caribe.  "O furacão José irá passar hoje, e estamos correndo para nos preparar. Estou em contato com o consulado do Itamaraty em Brasília e até o momento, ainda estão avaliando as opções para nos evacuarem. No entanto, com a passagem do novo furacão nada poderá ser feito hoje. Aviões militares dos EUA estão evacuando cidadãos Americanos da ilha toda. Pelo que falaram, são mais de 3 mil. Evacuaram 10 mães com filhos da escola hoje, mas não deixaram os pais irem juntos. Ainda temos comida e água para beber. Enfim, esta é a atualização de agora. Lá vamos nós para mais um furacão, em questão de dias", disse Lorrayne no Instagram.  



16ª Parada Do Orgulho LGBT Da Bahia Deve Atrair 900 Mil Pessoas

(Foto: Reprodução)

A 16ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia acontece neste domingo (10), no centro de Salvador, e são esperadas 900 mil pessoas para a festa. A Prefeitura montou um esquema especial de serviços municipais para o público que for curtir a festa, que contará com desfile de trios elétricos, além de palco para apresentação de bandas musicais e shows performáticos. No dia do evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV. O posto de coleta funcionará no prédio das Voluntárias Sociais, na Rua Baronesa de Sauípe, 382 - Garcia, das 10h às 17h, e o resultado do exame sai em até 30 minutos. Agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas e incentivando o diagnóstico precoce, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença. Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos. Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus.



As revelações de Deborah Secco: Traí, sim, e daí?

(Ernani d’Almeida/VEJA)

Intérprete de mulheres sensuais e arrebatadoras em novelas e protagonista de amores incendiários na vida real, a atriz Deborah Secco, de 37 anos, passou boa parte da existência no olho do furacão. Aí, teve a filha Maria Flor, hoje com quase 2 anos, e engatou uma rotina mais pacata — até sacudir recentemente a internet com a informação de que traiu todos os homens com quem se relacionou (menos, é claro, o atual, Hugo Moura, aspirante a ator e pai de Maria Flor). Deborah ficou chocada com a fuzilaria de críticas, principalmente aquelas vindas de mulheres — a maioria, por sinal. Em VEJA desta semana, Deborah diz que o amadurecimento a liberou a “falar de tudo”. Abaixo, um trecho da entrevista.

Acha isso o.k.? Não me orgulho, mas não vou mentir. Não tenho necessidade de ser vista pelos homens como gostosinha, bonitinha e boazinha. Se algum quiser ficar com outra para não ser traído, que seja feliz. Comigo é vida real. É terrível ver mulheres que só são fiéis porque acham que é o certo. Isso é muito retrógrado. Quem quiser trair, que traia.

Como foi a reação à sua confissão? O que mais me chocou foi ver que as maiores críticas vieram de mulheres. É inadmissível que em 2017, com o enorme movimento pela liberação feminina, 90% das que comentaram o fizeram para se pronunciar contra mim. É muito triste que as mulheres não se defendam, não lutem pela liberdade mínima de aceitar que a gente pode, sim, trair o homem. Como os homens traem a gente.



Por que é quase impossível um furacão como o Irma atingir o Brasil?

Segundo a Nasa, o furacão Irma é o maior da última década; especialistas dizem que, no Brasil, fenômeno similar é quase impossível (Foto: NASA/Handout via Reuters)

Países caribenhos e pessoas que vivem em algumas regiões da costa leste dos Estados Unidos estão em alerta para a chegada do furacão Irma. A Nasa (agência espacial americana) diz que o fenômeno, que está no mar do Caribe, é o maior registrado na última década. Mas por que, diferentemente desses lugares periodicamente atingidos por fenômenos climáticos similares, o Brasil não precisa se preocupar com isso? Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC Brasil, as chances de que isso aconteça por aqui são mínimas - a explicação é que a formação de um furacão depende de uma série de fatores que só foi registrado uma vez no país. "Por enquanto, é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência", diz Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo. A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar - que precisam estar acima de 27°C. "No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C", diz. "A umidade e a água quente do oceano que dão força a um furacão. Quando ele chega à costa, perde força", acrescenta Pantera. Outro fator necessário para a formação de um furacão é o cisalhamento ou tesoura de vento - como são chamadas as mudanças de velocidade ou direção das correntes de ventos. Os especialistas explicam que esse fenômeno é raro nos países localizados na linha do equador, como o Brasil. Meteorologistas afirmam que esse é um fator que também inviabiliza que um tornado formado no Caribe atinja o Brasil, já que ele perderia completamente a força ao se aproximar da linha do equador devido ao efeito de força de coriolis.



É Show: 'Noite da Sofrência' é hoje (09) na AABB de Brumado

(Divulgação)

A espera terminou porque chegou o dia de uma das festas mais esperadas do ano em Brumado que irá uma das grandes atrações do momento o "Boteco das Amigas" que vem arrastando multidões para os seus espetáculos. Denominado "Noite da Sofrência" o evento acontecerá na AABB de Brumado que conta com um dos melhores espaços de evento, onde a sonoridade musical é valorizada. Além do Boteco das Amigas o espetacular Jorginho dos Teclados, que, inclusive, também é o promotor da festa, irá também estar presente ao palco, cantando e relembrando seus grandes sucessos. O show está marcado para se iniciar às 22h e você que gosta de diversão e alto astral não pode ficar fora dessas. 



Ministro da Justiça manda PF investigar se houve tentativa da JBS de 'comprar' tribunais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim Foto: AFP Photo|Evaristo Sa

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, determinou nesta sexta-feira, 8, que a Polícia Federal abra uma investigação sobre informações publicadas pela revista Veja que trazem indícios de que a empresa JBS possa ter tentado influenciar decisões do Poder Judiciário. Jardim dá prosseguimento, desta forma, a um ofício que recebeu do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira, pedindo a análise das declarações da reportagem que trata de documentos e conversas mantidas pela advogada Renata Gerusa Prado Araújo com, entre outras pessoas, o diretor jurídico do Grupo J&F e delator Francisco Carlos de Assis. São citados nos diálogos da advogada os ministros do Superior Tribunal de Justiça Napoleão Maia, Mauro Campbell e João Otávio Noronha, além do próprio Gilmar Mendes. Os conteúdos foram entregues às autoridades de investigação pelo ex-marido da advogada, Pedro Bettim Jacobi. No diálogo, a advogada e o diretor jurídico mencionam tráfico de influência e supostos 'pagamentos em espécie' a três ministros do Superior Tribunal de Justiça. 

 

 



O que eram os misteriosos flashes de luz vistos no céu do México durante o terremoto?

As luzes apareceram em diferentes partes do México durante o terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/@orlaherrera)


Um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter atingiu o território do México na madrugada desta sexta-feira (8) e acionou alertas de tsunami em vários pontos do litoral do Pacífico. O epicentro foi registrado a 137 km a sudoeste de Tonalá, no Estado de Chiapas, mas o tremor chegou a ser sentido na capital Cidade do México, a centenas de quilômetros dali, onde também foram registradas luzes semelhantes às de uma aurora boreal, segundo relatos de moradores nas redes sociais e reportagens de veículos de imprensa locais, como o conglomerado de mídia Televisa. Mas o que são esses misteriosos clarões de luz? E o que eles têm a ver com o terremoto? Segundo pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, essas luzes aparecem devido a movimentos em camadas do solo, que geram cargas elétricas enormes quando acontecem perto de falhas geológicas da Terra. São conhecidas como "luzes de terremoto" e são documentadas desde os anos 1600, de acordo com um comunicado da Associação Sismológica dos Estados Unidos. Dois dias antes do terremoto de 1906 em San Francisco, por exemplo, um casal enxergou raios de luz no céu. Em 1998, um globo brilhante de luzes rosa e púrpura foi visto 11 dias antes de um terremoto devastador em Quebec, no Canadá. Pouco antes do sismo de 2009 em L'Aquila, na Itália, transeuntes viram "chamas de luz" saindo dos paralelepípedos no centro histórico da cidade poucos segundos antes do tremor. Câmeras de segurança também registraram raios de luz durante o terremoto de magnitude 8,0 em Pisco, no Peru, em 2007. Vários vídeos publicados no YouTube mostram esferas de luz na época do terremoto seguido de tsunami em Fukushima, no Japão, em 2011. E agora algo parecido está acontecendo no México.

 



Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel neste sábado (09)

(Foto: Reprodução)

Os preços de venda da gasolina e do diesel às distribuidoras serão reajustados amanhã (9) em 2,6% e 1,5%, respectivamente, segundo informou hoje (8) a Petrobras. De acordo com a política de preços adotada pela empresa no final de junho, que passou a vigorar no dia 3 de julho, reajustes podem ser aplicados a qualquer momento, até diariamente, desde que a variação acumulada no mês por produto esteja dentro da faixa de +7% ou -7%. Segundo informou a assessoria de imprensa da Petrobras, quando se atinge no mês mais de 7% ou menos de 7% de reajuste, o Grupo Executivo de Mercado e Preços da companhia se reúne e analisa se vai haver alguma correção. No ajuste anterior, que passou a vigorar ontem (7), o aumento para o diesel foi 0,7%, enquanto para a gasolina houve redução de 3,8%. Segundo a companhia, a revisão da política aprovada em junho “permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará a companhia competir de maneira mais ágil e eficiente”.



Cerca de 2 mil bares podem fechar na Bahia por conta da crise

O São Joaquim Botiquim, no Rio Vermelho, fechou as portas há uma semana (Foto: Betto Jr/ CORREIO)

Cerca de 2 mil bares e restaurantes devem fechar as portas até o final do ano em toda a Bahia, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Resturante na Bahia (Abrasel-BA). A situação reflete a crise no cenário nacional onde, no primeiro trimestre de 2017, 31% das empresas fecharam no vermelho. Em Salvador, o impacto da crise pode ser sentido nas áreas boêmias da cidade. No Jardim Brasil, por exemplo, a maioria dos bares e restaurantes encerraram as atividades. Segundo os moradores, a situação ficou mais complicada nos últimos três anos e o fechamento dos bares influenciou diretamente nas rotinas. “Nós preferimos frequentar locais que sejam mais perto, porque ir para outro local significa ter dois gastos: o do consumo e o de transporte. Com esses fechamentos, nós perdemos opções”, afirma uma servidora pública que pediu para não ser identificada. Esta semana, o Alô Alô Correio divulgou, com exclusividade, o fechamento da churrascaria Fogo de Chão, no Rio Vermelho. O bairro também sente os efeitos da crise. Segundo o presidente da Abrasel-BA, Luiz Henrique Amaral, a falta de segurança e a instabilidade econômica são responsáveis pelos resultados. “O setor está enfrentando sérios problemas, sobretudo no Nordeste, por conta da crise. Em média, os brasileiros gastam 50% menos que os americanos com alimentação fora de casa. Por conta da atual situação, as pessoas não estão saindo para comer fora, e quando fazem isso, gastam menos que o normal. A falta de segurança é outro fator que contribui para esse cenário”, afirma Amaral.



Grito dos Excluídos em Brumado teve o lema 'Por direitos e Democracia, a luta é todo dia'

O Grito dos Excluídos chamou a atenção para a necessidade da luta pela Democracia plena (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Diante de uma conjuntura de cassação dos direitos dos trabalhadores, desmonte da previdência, corrupção nos poderes públicos, violação da soberania nacional, entrega de recursos naturais ao capital estrangeiro, favorecimento ao agronegócio, implantação do Estado mínimo e considerando o seu objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o MODERA se juntou a outros movimentos sociais, entidades da sociedade civil e a pessoas do povo para realizar o Grito dos Excluídos na Cidade de Brumado. Neste Ano, o lema do Grito foi "Por direitos e Democracia, a luta é todo dia", no sentido de chamar a atenção da sociedade para a necessidade da organização e da luta popular, devido a uma conjuntura que cassa os direitos do povo e favorece a acumulação de riqueza pelas classes dominantes.

O Modera sempre presente nas manifestações populares (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Sonia Abrão ‘dá barrigada’ e noticia falsa queda de avião do cantor Leonardo

(Fotos: Reprodução)

Na manhã desta sexta-feira (08), o vídeo de uma suposta queda do avião do cantor Leonardo, em uma praia no nordeste, começou a circular pela web. Rapidamente a notícia falsa viralizou e levou jornalistas experientes como Sonia Abrão a cairem no erro de publicar uma fake news. A apresentadora do A Tarde é Sua, na RedeTV!, compartilhou em seu perfil no Instagram parte do vídeo e a legenda: “Cai avião com o cantor Leonardo. Ele está vivo”. Sonia informou que o vídeo havia sido postado por Felipeh Campos. Não é a primeira vez que Sonia Abrão cai em pegadinhas. Em 2015 ela repercutiu a falsa morte do ator Paulo Silvino e recentemente, ela também se equivocou ao compartilhar a falsa morte do cantor Arlindo Cruz. No suposto vídeo, que chegou até nós e você confere abaixo, aparecem imagens de uma praia e um avião que caiu no mar, na areia uma das vítimas com aparência física semelhante ao Leonardo, o que bastou para a boataria rolar solta. Mas ao checarmos a agenda do cantor e suas atividades nas redes sociais verificamos que não havia relação com o artista e ficou confirmado que é uma notícia falsa. Leonardo faz show pela região sul do Brasil e através de sua assessoria desmente definitivamente a informação. “Levamos o maior susto, a família dele também. Mas ele está bem, está em um hotel em Porto Alegre e vai voltar para Goiânia daqui a pouco no avião dele”, disse Ede Cury, assessora do artista.



Chapada Diamantina: Pescador conta como capturou peixe de 15 quilos em Jussiape

Foto: Will Assunção l Jussi Up

Um peixe com mais de 15 kg foi capturado no Rio das Contas, que corta o município de Jussiape, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (7). Em entrevista aos blogs da região nesta sexta-feira (8), o pescador Cristiano, de 22 anos, disse ser o autor da façanha. O peixe é da espécie tambaqui. "O bicho fez uma pressão terrível dentro d'água, ele devia estar a uns dois metros de profundidade. Levei ele para o raso, puxei pelo rabo e joguei para fora do rio", revela sobre o momento da captura. De acordo com Cristiano, ele tinha saído para pescar com amigos. "O peixe vai dar pra alimentar todo mundo lá em casa, vou dividir com meus amigos também." disse orgulhoso da façanha. O pescador falou a reportagem que, durante o momento da pescaria, estava acompanhado de amigos que sempre pescam com ele. Cristiano contou também que essa não foi a primeira vez que ele pescou peixes dessa espécie, só que os outros pesavam menos. A região sudoeste da Bahia é famosa por pescarias assim, em 2014 um grupo de amigos saiu para uma pescaria no município de Tanhaçu, sudoeste do estado e conseguiram pescar dois peixes com 30 quilos cada um. Segundo o pescador Eleomar Francisco Silva, de 32 anos, o peixe também era da espécie tambaqui, e cada peixe media um metro e cinco centímetros. A pescaria aconteceu no povoado de Areão, no mesmo rio. O Rio das Contas, tem sua nascente na serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Abaíra, na Chapada Diamantina. A área da bacia hidrográfica do Rio das Contas abriga oito regiões fitoecológicas: caatinga, cerrado, mata de cipó, floresta montana, campo rupestre, mata atlântica, restinga e manguezal. É também uma das principais atrações turísticas da Chapada Diamantina.



Vereadora Lia Teixeira participa do Desfile de 07 de Setembro e exalta o amor à Pátria

A vereadora Lia Teixeira deu um grande exemplo de civismo (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A vereadora Lia Teixeira (PDT) vem desenvolvendo um mandato parlamentar muito dinâmica, dando ênfase à algumas áreas que poucos são valorizadas, comprovando assim o seu compromisso com a população brumadense. Desta feita, ele deu uma demonstração de civismo, primeiramente por participar de todo o Desfile de Independência desta quinta-feira (07) e, pelas suas colocações nas redes sociais, onde ela exaltou o amor à Pátria, um sentimento que está se desvanecendo dos brasileiros dando lugar à uma forte de desilusão por causa da corrupção que vem assolando a nação. Em sua postagem ela fez uma citação muito contundente ao relatar que certos "filhos" da Pátria estão maculando a imagem da Mãe Gentil. Confira abaixo a postagem: 

A Independência do Brasil é o marco maior da História Brasileira, ela foi o sonho dos inconfidentes, foi o desafio pátrio de Dom Pedro, e foi com muita luta que essa INDEPENDÊNCIA foi conquistada.

Infelizmente as pessoas se esqueceram dessa luta e hoje são relatos quase sem importância nos livros de história, as pessoas ouvem e logo se esquecem e isso acaba se tornando um erro, pois a história é uma continuação e somente conhecendo o passado, podemos fazer o presente e planejar o futuro.

O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar essa data que simboliza a independência conquistada e a determinação do povo brasileiro de mostrar o nosso amor pela Pátria.

Apesar de sermos um povo heróico e gigante pela própria natureza, têm muitos “filhos” que estão apunhalando essa grande MÃE gentil de todos nós.



Rui se reúne com prefeitos baianos e incentiva consórcios em saúde e infraestrutura

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa se reuniu nesta sexta-feira (8) com prefeitos de 29 municípios baianos, no município de Campo Belo, na região de Vitória da Conquista. De acordo com informações do governo estadual, o encontro tratou especialmente sobre a importância dos consórcios interfederativos nas áreas de saúde e infraestrutura. Nesse modelo, o investimento é 100% do Estado e, do custeio, 60% é rateado entre os municípios e 40% é assumido também pelo Estado. Rui defendeu que nas regiões de Vitória da Conquista, Itapetinga, Ilhéus e Itabuna, onde vivem mais de 1,7 milhão de baianos, sejam formados três consórcios de saúde. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que a assistência de média complexidade precisa ser melhorada no interior. “Isso, para ser ofertado pelos municípios, ou vai se comprar no varejo, com consultas e exames caros, com os prefeitos reféns dos médicos dos municípios, ou vai ser pago pela família. A proposta é preencher essa lacuna, essa infraestrutura de média complexidade, rateando com o Estado este custo que deveria ser 100% dos municípios e viabilizando uma ação que hoje está fragmentada e cara”, comentou.