ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2016"

Brumado: Polícia Militar prende assaltantes e recupera motocicleta roubada

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 19h desta quarta-feira (07) em rondas no bairro Dr Juracy, dois indivíduos numa moto CG Titanic 150cc, vermelha, por de placa JLL 9405, ROUBADA, sendo eles: Joab Dos Santos Silva,29 anos. (Chorão) e Robson dos Santos Nascimento, 21 anos, ao se depararem com a guarnição da 34 CIPM/ Brumado imprimiram fuga, porem, foram capturados, apos cairem da motocicleta, proximo ao bairro Mercado. A guarnIção  conduziu os dois indivíduos ao HMMN, onde foi prestado os primeiros socorros, e  encaminhados à 20 COORPIM para as devidas providências. Em posse dos indivíduos, uma arma de fogo.



Mega inauguração do Loja Ultra Forte, quinta-feira dia 08

Foto: Divulgação

Brumado tem se destacado nos últimos anos com o crescimento do comércio, e pensando no bom atendimento e ambiente agradável para atender ainda mais aos seus clientes, a Ultra Forte inova mais uma vez e inaugura seu novo espaço. São dois pisos com elevadores, climatizados, amplo, modernos e com todos os produtos que você precisa. Você não pode perder a mega inauguração nesta quinta-feira dia 08 de setembro, às 9h. Vá conferir as melhores ofertas e preços da região. Ultra Forte, nova loja na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56, centro de Brumado.



Brumado: Polícia Militar realiza café da manhã de confraternização cívica

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A filosofia Polícia Cidadã vem sendo desenvolvida com muito primor pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar que, sob o comando do major Jocevã Oliveira intensificou ainda mais esse tipo de ação elevando ainda mais a interface com a população. Na manhã desta quarta-feira (07), dia em que em se comemora a Independência do Brasil, o comando da PM em Brumado, logo às 06h30m realizou, nas dependências do quartel, um sortido café da manhã de confraternização entre a tropa e os amigos da instituição, em especial a imprensa. A equipe do 97NEWS esteve representada pelo repórter Marcos Paulo que fez questão de comparecer. O promotor de Justiça, Dr. Ruanno Leite (foto abaixo) também participou do café da manhã e estreitou os laços com a Polícia Militar, que vem sendo uma parceira importante do Ministério Público, ainda mais nesse período eleitoral. O café antecedeu a participação da PM do Desfile Cívico. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: 14º Corrida de Cavalos do Campo Seco acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Setembro

Foto: Divulgação

A Corrida de Cavalos do Campo Seco I promete grandes emoções nesta 14ª edição, nos dias 16, 17 e 18 de setembro. Os foliões vão curtir na sexta-feira (16) uma noite cultural incrível, com; celebração da palavra, dança Country, Reisado, leilão e moda de viola (entrada gratuita). No sábado (17), a noite promete ser inesquecível e embalada ao som do Rei do Arrasta-pé - Ed Rossi, Robério Rocha e do Vaqueiro Cantador - Netinho do Forró, que é considerado uma dos melhores e maiores cantores de vaquejadas do Brasil (entrada R$ 20,00). No domingo (17) acontece a tradicional e tão esperada Corrida de Cavalos pé-duro e mestiços, bingo de 01 moto Honda 0km e finalizando com chave de ouro ao som de Lázaro Jacarine (entrada gratuita). 



07 de Setembro - Dia da independência do Brasil

Foto: Arquivo/97news

A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva. De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.



Brumado: Professores continuam em greve, e ameaçam não participarem do desfile cívico de 7 de setembro

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mesmo após a derrubada do veto feita pela administração municipal ao reajuste dos salários dos professores, a categoria ainda estão em greve. Tudo porque a proposta apresentada não agradou os professores. De acordo com os educadores, vão manter a greve porque a prefeitura tentou alterar o texto para que fosse retirado do projeto o nome da APLB como sindicato que representa os professores no município. Mas os professores aprovaram por unanimidade a permanência do sindicato como representante legal da categoria. Segundo Cézar Nolasco, presidente regional da APLB, mesmo com a derrubada do veto eles vão continuar com a greve até que a administração municipal apresente o projeto na íntegra. Ainda de acordo Nolasco, se não for firmado um acordo imediato, nós não vamos participar do desfile cívico do 7 setembro, e vamos sim fazer um protesto. Com esta situação muitos pais de alunos procuraram a redação do 97NEWS para saberem se mandam ou não seus filhos para o desfile das escolas. Segundo a Secretaria de Educação, o desfile ocorrera normalmente, seguindo o roteiro programado. Nossa equipe vai acompanhar de perto todo o desfecho destas negociações.



Brumado: João Almeida 'Izidoro' visita Brumado, sua terra natal após conquistar o cinturão dos pesos pesados do Jungle Fight

Foto: Carlos Silva/97NEWS

Na tarde desta terça-feira (06) o brumadense João Almeida 'Izidoro' falou com a equipe do 97NEWS e da Alternativa FM e relatou o momento em que venceu Henrique Lopes, o "Montanha" por nocaute em São Paulo e levou o cinturão dos pesos pesados do Jungle Fight (MMA da América Latina). Já em Brumado e descansando junto a família, izidoro falou da saudade de todos e também dos amigos. Em entrevista ao radialista Carlos Silva (Kaka), o lutador agradeceu aos brumadenses pela força e pediu a todos que continuem torcendo, porque agora será no Japão o próximo torneio de MMA. “Obrigado a todos de Brumado, obrigado a Alternativa FM que sempre me da oportunidade quando eu estou em Brumado, e agora vou disputar o maior torneio do mundo de MMA no Japão, mas vou levar o nome de Brumado para o mundo, em dezembro estarei lá quero mais uma vez contar com a torcida brumadense”, finalizou Izidoro. Na quinta-feira dia 08, o lutador estará ao vivo nos estúdios da Alternativa FM 97,9, no Jornal da Alternativa falando da luta e de sua história de vida no esporte. Veja o vídeo:

Foto: Carlos Silva/97news


Brumado: Família abandona residência após ter sido invadida pelo esgoto mais uma vez

A situação caótica fica clara na foto da invasão do esgoto à cozinha da residência (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Rua Frei Caneca, no Bairro das Flores, sofre, como várias outras em Brumado pela falta do sistema de esgotamento sanitário, já que o a coleta dos resíduos é feita na rede pluvial, o que causa constantemente os rompimentos. Uma casa localizada na referida rua vem sendo uma grande vítima disto e, nesta terça-feira (06), mais uma vez o esgoto rompeu e invadiu a residência, principalmente a área da cozinha. A família que reside no local, que mora inclusive de aluguel, não suportou mais o fardo e irá se mudar da casa, já que fez várias tentativas, mas não conseguiu êxito. Segundo a moradora Maria das Graças Tavares (59) relatou que “após tentar o conserto com vários pedreiros tomei a consciência de que o esgoto vem da rua e somente a prefeitura poderia dar uma solução” e ainda continuou argumentando que “diante disso fui buscar apoio do setor de saúde, já que na minha casa moram crianças e pessoas idosas, mas, ao invés de me mostrarem uma solução eu tive que ouvir que se todos ficassem doentes teria o posto de saúde próximo. Isso me irritou e fez com que eu tomasse a decisão de abandonar a casa, já que os rompimentos fazem com que o esgoto, resultado do refluxo, fique dentro da minha casa por mais de 15 dias”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Esporte: Karate-Dô, um alto potencial didático e pedagógico para jovens e adultos

Foto: Divulgação

Ao contrário do que alguns pensam dos esportes de combate, onde se situam as artes marciais e em particular o Karate-Dô, têm um alto potencial didático e pedagógico. São instrumentos efetivos para o desenvolvimento sócio-afetivo e perceptivo-motor da criança e adulto.  Dentro da estrutura dos jogos de combate são desenvolvidos aspectos importantes na formação de crianças e jovens, como a percepção, a noção de distância e ritmo, a auto-confiança. A situação de confronto com regras definidas leva o participante a decidir sobre como os objetivos devem ser alcançados. No contexto das artes marciais é ensinado muito mais do que somente autodefesa. Indivíduos que treinam karate, com o passar do tempo, têm propensão a melhorar seu autocontrole e diminuir a sensação de vulnerabilidade  e ansiedade. Sugere-se que no aprendizado dos katas do estilo Shotokan, o predomínio de movimentos lentos nas formas mais avançadas, aumenta a concentração, refletindo melhora na precisão e execução das técnicas. Em Brumado e Guajeru o Professor Arlen de Andrade vem fazendo um trabalho social com jovens e adultos levando essa modalidade a vida dos homens e mulheres do futuro. "O Karatê tradicional tem levado jovens de Guajeru e Brumado a uma longa jornada de aprendizado, e isso faz com que eles dêem um passo a frente na sociedade, a nossa intenção é formar verdadeiros cidadãos." Ressaltou Arlen, professor da Associação de Karatê-Dô Tradicional.

Foto: Divulgação


Acontece sábado dia 10, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão em itaquarai

Foto: Divulgação

Com o Tema: Maracujá, uma alternativa sustentável para a comunidade de Itaquaraí, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá neste sábado, dia 10 a partir das 07:30 da manhã na comunidade de Itaquarai. O evento terá a participação de vários palestrantes e professores, como: Dr. Marcelo Fialho que falará sobre o controle de pragas, o Dr. Alessandro Arantes explicará com é feito o manejo na cultura do maracujazeiro, Dr. César Aquino explanará sobre o que é Fusariose, e ainda, o representante da ADAB o Sr. Ricardo de Sá que falará sobre a Lei dos agrotóxicos e devolução das embalagens e o bacharel em agronomia Wellington Leite que falará sobre outorga do direito do uso da água. O 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão de Itaquarai tem o Apoio da Alternativa FM e do site 97news.com.br.



Livramento: Homem morre eletrocutado ao manusear bomba elétrica de água na zona rural

José Caíres, de 30 anos, sofreu uma descarga elétrica letal e morreu na hora, segundo informou a Polícia Civil. (Foto: Whatsapp)

Um homem morreu eletrocutado enquanto trabalhava na manutenção de uma bomba elétrica de água no povoado de Jurema zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas, José Caíres, de 30 anos, sofreu uma descarga elétrica no final da tarde desta segunda-feira (06). Uma equipe do SAMU192 chegou até o local, porém a vítima não apresentava sinais vitais e morreu ainda no local. A voltagem da descarga elétrica não foi divulgada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. (Livramento Hoje)



BR-030: Polícia Rodoviária apreende material irregular em ônibus próximo a Brumado

Foto: Divulgação/PRE

A PRE - Polícia Rodoviária Estadual apreendeu na BR-030 próximo a cidade de Brumado, um ônibus particular com vários materiais ilícitos, dentro do veículo foram encontrados, motosserra e vários produtos sem nota fiscal. O motorista do ônibus, o Sr. Maurício Leite dos Santos da cidade de Iguatu no Ceará foi conduzido para a 20ª Coorpin, aonde foi ouvido e liberado em seguida. O material apreendido, está a disposição da justiça. 



São Paulo: Vereadora eleita com um voto assume o cargo no interior

Alyne Zolyn diz que não sabe de quem veio o único voto recebido na eleição de 2012. Cinco outros suplentes mudaram de partido e não puderam ocupar o cargo (Foto: Reprodução)

Por aproximadamente quatro meses, a Câmara Municipal de Dracena, no interior de São Paulo, terá uma vereadora que obteve apenas um voto na eleição de 2012, e que nem foi o dela própria. A estudante de educação física, Alyne Zolin, 24 anos, garante que ninguém da família votou nela. “Meus pais são de outra cidade, eles estavam morando em Dracena na época, mas não tinham transferido o título de eleitor ainda, então não puderam votar em mim”, diz. Alyne conta que não estava na cidade no dia da eleição, e, por isso, também não votou. Ela foi a menos votada entre os 109 candidatos que disputavam uma vaga na Câmara de Vereadores de Dracena.“Foi um susto, mas ao mesmo tempo fiquei feliz. Deus está me dando uma segunda chance de fazer o que não pôde ser feito no passado, não sei quem votou em mim, mas vou fazer valer a pena”, comenta. Alyne é filiada ao PSD e é a sexta suplente.



Brumado: Adesão dos bancários à greve nacional da categoria é total

A adesão da categoria foi total ao movimento grevista (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A greve dos bancários, que está acontecendo em caráter nacional, teve adesão de praticamente 100% da categoria em Brumado. Sob a alegação que o setor financeiro é o mais rentável de todos, ou seja, o que mais lucra no país, que mesmo com a crise teve rendimentos bilionários, os sindicatos dos bancários conseguiram uma forte mobilização. A reportagem do 97NEWS esteve nos principais bancos da cidade, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal e todos estavam com inúmeros cartazes de greve (fotos abaixo). A greve dos bancários é motivada pela proposta de reajuste salarial, de 6,5%, apresentada pelos bancos. O percentual é muito abaixo da reivindicação da categoria, de 14,78%, e não cobre nem mesmo a inflação do período, de 9,83%. A previsão não existe e, enquanto durar a “queda de braços” entre banqueiros e bancários, a greve deve durar, ou seja, ao que tudo indica, poderá se arrastar por um grande período, trazendo prejuízos à população, principalmente ao comércio, que é o setor mais afetado. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Cães envenenados podem ser a causa da morte de dezenas de urubus e 3 gaviões na manhã desta terça-feira (06)

A cena é forte e revela a crueldade que é feita com os animais em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS foi acionada na manhã desta terça-feira (06) por uma denúncia de extermínio em série de vários animais. Chegando ao local, a Estrada do Sapé, após a Fazenda Santa Inês, foi verificada uma cena trágica que deverá trazer prejuízos ao meio ambiente. A imagem é de um “holocausto de rapina”, onde dezenas de urubus, três gaviões e dois cães aparecem mortos em fila. Ao que tudo indica, segundo as primeiras sondagens feitas pela nossa equipe, os cães foram envenenados e, as aves de rapina ao se alimentarem das vísceras caninas, acabaram absorvendo o veneno e morrendo em seguida. A dosagem deve ter sido “cavalar”, pois até as moscas acabaram morrendo. A cena é triste e mostra que o ódio aos animais na cidade vem crescendo assustadoramente, já que é cada vez mais comum o registro de casos de envenenamento de cães e gatos em todo o município. A Polícia deve abrir uma investigação para chegar ao autor do envenenamento dos cães. Confira o vídeo abaixo feito pelo repórter Marcos Paulo, mas tenha cuidado, pois para alguns as cenas podem ser muito fortes: 



Bafão!: Ex-cantor gospel do 'Diante do Trono' vaza ‘nudes’ e assume ser homossexual, diz site

Gui Fares ficou nacionalmente conhecido por dividir palco com Ana Paula Valadão. Em áudio, também vazado, ele explica que “atração por homens” o fez deixar a igreja (Foto: Reprodução)

O cantor gospel Guilherme Fares, o Gui Fares, foi envolvido numa grande polêmica envolvendo seu nome e uma suposta homossexualidade.O site O Fuxico Gospel, um dos maiores em notícias especializadas sobre a cena evangélica, revelou fotos (nudes) e áudio de uma conversa de Gui com um homem onde revela que teria, inclusive, se afastado da igreja depois que descobriu sua atração por homens.Gui, que hoje mora nos Estados Unidos, ganhou fama no meio gospel quando dividia os palcos com Ana Paula Valadão na banda “Diante do Trono”. Ana Paula, para quem não lembra, foi a que encabeçou uma campanha contra a C&A por conta de uma coleção de roupas sem gênero. Procurado pela imprensa, o cantor não deu nenhuma declaração sobre o acontecido.(Jorge Gauthier . Correio24Horas)



Tragédia: Jovens de 19 anos desaparecem e são encontradas mortas em Petrolina

Corpos foram encontrados com as mãos amarradas. Jovens desapareceram por volta das 6h30, quando saíram para trabalhar.(Foto: Reprodução)

Duas jovens de 19 anos, que estavam desaparecidas desde o início da manhã desta segunda-feira (5), foram encontradas mortas. Os corpos foram localizados pelo tio de uma das vítimas, no Distrito Industrial, Zona Oeste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações iniciais da polícia, as duas jovens saíram para trabalhar, por volta das 6h30, mas não chegaram até a empresa. A Polícia Militar (PM) foi comunicada do desaparecimento por familiares por volta das 10h. Os corpos foram achados em um matagal, no Distrito Industrial, perto de uma pista de motocross. As jovens estavam nuas, com as mãos amarradas com as próprias roupas, e apresentavam perfurações no pescoço. A suspeita da polícia é que elas foram violentadas e mortas em seguida. Segundo familiares, as duas garotas trabalhavam como jovens aprendizes em uma empresa na região e todos os dias passavam pelo local onde foram encontradas.



Polícia Militar apreende veículo com chassi adulterado em Brumado

O veículo ficou apreendido no pátio da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Por volta das 10h50m da manhã desta segunda-feira (05), a guarnição da 34ª CIPM/ Brumado em patrulhamento pela região do Bairro do Mercado, percebeu o veículo FIAT STRADA NTR 6679 em situação estranha, o qual estava sem lacre obrigatório na placa. Foi realizada uma consulta e identificada divergência nas informações do veículo. O veículo e o condutor Evaldo Carolino da Silva foram encaminhados à Depol para as medidas cabíveis.



Intermunicipal 2016: Brumado empata com Conquista em jogo com arbitragem muito criticada

A Seleção de Brumado teve um ótimo desempenho (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Com um bom público que compareceu ao Estádio “Gilbertão” na tarde deste domingo (04), a Seleção de Brumado amargou mais um empate diante da boa equipe de Vitória da Conquista. O atacante Jojó abriu o placar aos 25 minutos para Brumado que mantinha um melhor volume de jogo. Mas o Conquista não sentiu muito o gol e conseguiu empatar aos 35 minutos com o atacante Éder. O primeiro tempo foi muito movimentado e a projeção era de um jogo ainda melhor na etapa final, mas, devido às várias falhas da arbitragem que acabou sendo muito criticada, o jogo terminou mesmo no 1X1. Brumado teve um gol legítimo anulado, o que revoltou a torcida que não deixou de mandar lembranças para o árbitro macaubense. Agora Brumado irá enfrentar a equipe de Vitória da Conquista no próximo domingo (11) no gramado adversário, o que será o maior teste para o time brumadense nesse início de competição. 

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)


Preço do gás sobe até 15% a partir desta segunda (05) na Bahia

Foto: Reprodução

O valor do gás de cozinha sobe entre 10% a 15% no estado a partir desta segunda-feira (5), de acordo com previsão do Sindicato das Revendedoras de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas). O presidente da entidade, Edgard Moura, diz que o reajuste deve fazer com que o produto, cujo preço, que variava entre R$ 50 e R$ 60, passe a ser vendido em torno de R$ 60 a R$ 70, em média. “[O motivo do reajuste é o] aumento de custo das revendas e também aumento do preço do produto, por conta do dissídio coletivo dos funcionários das distribuidoras que vendem para a gente”, diz o sindicalista. O último reajuste ocorreu em setembro do ano passado.