ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2013"

Brumado: Carro capota após bater em poste

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Duas pessoas ficaram levemente feridas na madrugada desta sexta-feira (27/9) em um acidente de trânsito na BR-030 sentido Brumado, Vila Catiboaba. O veículo em que estavam as vítimas, um Fiat Bravo, bateu em um poste e parou depois de descer uma ribanceira.

Segundo informações da polícia, o condutor cochilou ao volante. O SAMU 192 foi acionado pelo ocupante do carro, fez os primeiros atendimentos e encaminhou os dois ao Hospital Prof. Magalhães Neto e logo foram liberados. O seguro acusou perda total do carro. 



Dezessete presos escapam da Delegacia de Bom Jesus da Lapa

Foto ilustrativa

Por volta do meio dia desta sexta-feira (27/9) presos da unidade prisional de Bom Jesus da Lapa, aproveitaram o horário de almoço que fica com baixo fluxo de agentes e renderam o carcereiro. Dezessete detentos conseguiram escapar.

O delegado titular da cidade, Dr. Leonardo Souza Soares, confirmou a fuga e informou que a carceragem tem capacidade para 12 presos, porém estava operando com 83 internos. Neste momento viaturas da Polícia Civil e Militar estão fazendo buscas pela região.

 



Brumado: Homem é detido após ser flagrado com fio de energia roubado

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um homem de 31 anos foi detido pelo Pelotão Especiasl da Policia Militar (PETO), nesta sexta-feira (27), no Bairro Baraúnas. Segundo informações da polícia, a guarnição fazia um patrulhamento pelo bairro, e encontrou um homem em atitude suspeita,dentro de um Fiat Uno, que ao avistar o carro da polícia tentou evadir-se do local, alcançado pelos policiais, Marlúcio da Conceição Pereira, confessou ter roubado o fio numa fazenda próximo a Fábrica de Cimentos de Brumado. Dentro do veículo foram encontrados fios, luvas, travas de pé para subir em poste, equipamento de segurança para manutenção elétrica e outros materiais. Marlúcio Pereira foi conduzido à delegacia e liberado depois de pagar fiança.



Greve dos bancários entra no nono dia, e os banqueiros não se pronunciam

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A greve nacional dos bancários completou nove dias nesta sexta-feira (27/9), sem qualquer pronunciamento dos bancos no sentido de retomar as negociações com o Comando Nacional dos Bancários. O silêncio dos patrões e do governo federal motiva os bancários a fortalecer o movimento.

Em Brumado a categoria realizou um protesto na manhã de hoje em frente a Caixa Econômica Federal, onde eles estiveram em contato com a população para esclarecer os motivos da greve e denunciar os abusos da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Ruidemberg Coqueiro (Sindicato dos bancários) comandou o movimento.



Agricultor sofre agressões e tem a moto roubada em Malhada de Pedras

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um morador da Fazenda Campo Seco, município de Malhada de Pedras, foi agredido por assaltantes no último fim de semana, quando chegava em casa por volta das 17:00. Segundo informações do agricultor, dois homens chegaram em sua casa pedindo informações e logo em seguida anunciaram o assalto. “como eu resisti a entregar a moto, eles me bateram e conseguiram levar a moto” diz revoltado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Brumado.  A moto roubada é uma Honda Titan vermelha de placa policial HTB 7869.



Brumado: Sete candidatas disputaram ao título Miss UATI 2013

O 1º Concurso Miss Uati de Brumado foi um sucesso. Promovido pelas coordenadoras da UATI - Universidade Aberta à Terceira Idade – Aline Cristina Alves da Silva e Patrícia Adriana Silva Freire, o evento aconteceu no dia 25 de setembro de 2013, na UNEB, às 19h, com o tema “A Beleza na Maturidade”.

A disputa para a MISS UATI Brumado teve 07 candidatas, que exuberaram elegância, charme, simpatia e bom gosto. As idosas desfilaram em três trajes: verão, esporte fino e gala e foram avaliadas por uma banca de 05 jurados qualificados. Após o desfile, elas foram entrevistadas sobre assuntos relacionados à terceira idade e as idosas mostraram que além de lindas, são

inteligentes. É claro que não poderia faltar a valsa das Misses e nisso as candidatas deram um show, dançando com alunos do curso de Letras e Direito e alguns da comunidade externa.

Na hora do resultado, o suspense tomou conta de todos. Mas para alegria das candidatas, cada uma recebeu uma faixa de premiação:

Miss sensual - Iromá Maria Ribeiro

Miss charme - Aurelita Oliveira

Miss amiga - Valdelice Francisca

Miss simpatia, que foi escolhida por suas colegas misses,  Claudine de Almeida.

Miss sorriso, 3º lugar, Euza Costa

Miss elegância, 2° lugar  Edelívia  Ribeiro Ferreira

A miss UATI Brumado 2013 - Ednalva da Silva Marques. Ela irá representar a UATI de Brumado no concurso Miss e Mister UATI – UNEB, em Salvador, no dia 25 de outubro de 2013. Além disso, recebeu como premiação um book profissional.

As idosas ficaram repletas de emoção ao serem escolhidas para determinada faixa e receber brindes, bem como um buquê de flores. Ao final, houve o desfile das Misses e, para encerrar com chave de ouro, chuva de prata e show com Arlindo Polvinthai.



Polícia faz apreensão de uma grande quantidade drogas em ônibus, no posto da PRE de Brumado

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (27/9) a polícia recebeu uma ligação informando que num ônibus da Empresa Novo Horizonte, que faz a linha Vitória da Conquista a Livramento de Nossa Senhora , vinham uns jovens dizendo que estavam vindo à Brumado para tocar terror na cidade e matar policiais. O ônibus foi parado no posto da PRE,  e policiais  do PETO e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) entraram no veículo para fazer as investigações. Foi encontrada uma grande quantidade de  maconha prensada na mochila de uma jovem de 18 anos. A moça estava acompanhada de três adolescentes brumadenses que estão cumprindo medida sócioeducativa em Vitória da Conquista.  A moça assumiu a propriedade da droga, e segundo informações da polícia,  a droga seria entregue em Brumado e a moça receberia um valor de mil reais na entrega. Os quatro foram conduzidos à delegacia, onde ficarão à disposição da justiça.

Em menos de uma semana a polícia conseguiu fazer apreensão de mais de cinco quilos de droga no município.



Mais de 7 mil cães e gatos foram vacinados no sábado (21) em Brumado

No último sábado, Dia D da campanha de vacinação contra a raiva, 6.149 cães e 1.133 gatos foram vacinados em Brumado, segundo a Secretaria de Saúde no município. Durante a campanha, trabalharam mais de 70 profissionais e foram montados 13 postos para vacinação. Todos que procuraram os postos de vacinação no sábado foram atendidos.

Na zona rural o trabalho de vacinação de cães e gatos já havia começado, porém o número de vacina enviado ao município foi insuficiente, e terá o seu retorno com a chegada de mais um lote do produto. Segundo informações da vigilância epidemiológica, o serviço de vacinação está suspenso na zona rural e na sede, mas em breve será retomada a campanha.

 



Quatro entre dez parlamentares têm pendências no STF; 12 baianos estão na lista

Levantamento da Revista Congresso em Foco divulgado esta semana revela que quatro em cada dez parlamentares brasileiros estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de participação em crimes. No total, 224 deputados e senadores respondem a 542 inquéritos e ações penais na Justiça – número recorde desde março de 2004 e 17% superior à pesquisa realizada em junho do ano passado. Da Bahia, 12 deputados respondem a ações penais ou inquéritos do STF: Afonso Florence (PT), Colbert Martins (PMDB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Geraldo Simões (PT), Jânio Natal (PRP), Luiz Argôlo (PP), Marcos Medrado (PDT), Nelson Pelegrino (PT), Roberto Britto (PP), Valmir Assunção (PT) e Oziel Oliveira (PDT), cujo julgamento por crime eleitoral começou nesta quinta-feira (26); além do licenciado Maurício Trindade (PR), que atualmente lidera a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador. Dentre os partidos, a liderança é do PMDB: 54 dos seus cem congressistas estão às voltas com pendências criminais no Supremo. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e os deputados Paulo César Quartiero (DEM-RR) e Lira Maia (DEM-PA) são os parlamentares em pior situação atualmente, alvos de 13 acusações cada. A pesquisa foi realizada entre 13 de junho e 14 de agosto de 2013.



Eduardo Vasconcelos agora é filiado ao PSB

Foto: Divulgação

Embora tenha recebido convite de vários partidos, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, antes sem partido, agora faz parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido liderado na Bahia pela Senadora Lídice da Mata. O grupo se reuniu em Salvador, em uma cerimônia no Hotel Portobelo, nesta quinta-feira-(26/9), onde o ex-prefeito assinou a sua ficha de filiação à sigla. De acordo informações de Vasconcelos ao 97NEWS, há um grande interesse em disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. O vereador Márcio Moreira, presidente do PSB de Brumado, também esteve presente na cerimônia que reuniu lideranças do partido. A preocupação central do PSB é o fechamento da chapa de pré-candidatos a deputados estaduais e federais até o dia 5 de outubro. Nesta quinta (26) também se filiou ao partido Joseph Batista, ex-deputado petista.

Aos pucos, o cenário político para o novo pleito vai se desenhando. 



1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento Interação e Troca de Saberes

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

O evento aconteceu nesta quinta-feira (26/9), no Clube Social e Recreativo de Brumado, organizado pelo Clube da Melhor Idade, com uma programação social, destinada a integrar o idoso à sociedade. “Como todos sabem, o Brasil está se tornando um país de idosos, e um projeto como este que traz alegria, melhora a qualidade de vida, é muito importante para quem chega a terceira idade” disse entusiasmada ao 97NEWS,Célia Teles Dias, uma das organizadoras do evento.

A programação começou com o credenciamento, às 8:00, às 9:00 teve apresentação com música e dança, Terno de Reis, em seguida houve uma palestra sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata. A hora do lanche foi uma verdadeira festa. Estandes da Sesoc, (com artesanatos), Semec (TOPA), Sesau (glicemia, PA e DST) foram montados para visitação. O almoço aconteceu nas dependências do Clube Social. A tarde a Programação foi extensa, com apresentação da prática do Ioga, recital de poesias, roda de contos e causos, finalizando com um baile de marchinhas de carnaval.   



Em Aracatu homem conduzindo motocicleta é atingido por um ônibus dirigido pelo pai

Foto: Divulgação- Google

 

Um homem ficou ferido após se envolver em um acidente na tarde desta quinta-feira (26), na BA-262, próximo ao município de Aracatu.

De acordo com o Hospital Municipal Felinto Silveira Maia, para onde a vítima foi levada, o rapaz estava em uma motocicleta quando foi atingido pelo ônibus conduzido pelo próprio pai.

Segundo o hospital, o homem foi atingido pelo ônibus quando entrava em uma curva. Ele foi socorrido pelo pai, que o levou para a unidade de saúde.

O rapaz não sofreu fraturas aparentes, mas bateu a cabeça e foi transferido para a cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste, onde irá fazer uma ressonância magnética, informou o hospital. 



Tribunal de Justiça afasta prefeito de Terra Nova

Francisco Hélio é suspeito de desvio de recursos públicos - Foto: Divulgação

O prefeito de Terra Nova, município do Recôncavo baiano, Francisco Hélio de Souza, (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na manhã desta quinta-feira (26). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) havia solicitado o afastamento do peemedebista em agosto.

  O prefeito foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral de contratar diversos serviços sem realização de concurso público. Francisco Hélio também foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em setembro de 2012, quando já tinha o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. O município terá que passar por novas eleições. Cabe recurso à decisão.



Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no Brasil em outubro

O Instituto Butantã, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantã, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantã, em 2010.

A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.

Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.

Fonte: Agência Brasil



O atleta paralímpico Antônio Caires é homenageado em Livramento de Nossa Senhora

O conhecido Brumadense Antônio Caires ,atleta paralímpico, conhecido por sua simpatia e determinação, hoje morador na cidade vizinha, Livramento, foi simbolicamente escolhido como mascote da 5ª Corrida da Emancipação Política em Livramento de Nossa Senhora. A corrida acontecerá no dia 06 de outubro. O evento esportivo é em homenagem ao aniversário da cidade.



Brumado: Instalação do núcleo da Ceapa

A Coordenadora Geral da Central De Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), Dr.ª Andréa Mércia e a Psicóloga Dr.ª Ana Lucena, estiveram em Brumado nesta quarta-feira (25),  recepcionadas pelo Prefeito Aguiberto Lima Dias, o Secretário de Administração Municipal Senhor Miguel Lima Dias, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Senhora Themis Carvalho Santana Narvais e com a presença dos Vereadores José Carlos dos Reis (PDT) e Castilho Viana (PSB), discutiram a viabilidade e a importância da instalação de um núcleo da Ceapa em nosso município. A CEAPA  tem como objetivo implantar, instalar e implementar um centro de referência para apoio, acompanhamento e fiscalização da execução das penas e medidas alternativas no Estado da Bahia, constituindo-se em um fundamental apoio ao Judiciário e ponte entre este e a comunidade.O Centro de Apoio conta com uma equipe multidisciplinar composta de sociólogos, psicólogos e advogados. Esta equipe dará toda a sustentação necessária aos apenados emitindo Pareceres com extrato de entrevista social e psicológica que encaminhadas aos Juízes, pelo setor jurídico, conterão o perfil e as características relevantes sobre o “cumpridor”, oferecendo e gerando decisões mais justas por parte das autoridades. 



Brumado: Mais uma vez a Rádio Alternativa ajuda família a encontrar pessoas desaparecidas

Nesta terça-feira (25/9), durante o Jornal da Alternativa, uma mãe ligou desesperada para a Rádio, pedindo ajuda, pois seu filho havia saído de casa para ir à escola, porém a diretora desconfiada da ausência de dois alunos ligou para as mães perguntando o porquê da ausência dos alunos, foi aí que a genitora foi até a escola e conversando com os colegas, ficou sabendo do plano de fuga dos adolescentes. Uma das mães usou a rede social para divulgar a foto do filho e pedir ajuda. Uma senhora estava passando pela BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, viu os dois garotos e associou o que ela havia escutado durante o jornal quando Carlos Silva fazia o apelo às pessoas que vissem os garotos ligassem para as mães, quando então voltou e reconheceu um dos garotos que ela viu a foto numa página do facebook. A mulher levou os adolescentes para casa e avisou a família. Os garotos ainda assustados, não falam sobre o assunto.



Brumado: Jovem é flagrado pichando muro do PSF no Bairro Dr. Juracy

Nesta tarde de quarta-feira (25/9) um jovem foi flagrado pichando o muro do Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Dr. Juracy. Segundo informações da polícia, moradores já haviam feito a denúncia e uma guarnição da Polícia Militar passava pelo local e viu o rapaz com o frasco de spray na mão, que no momento declarou estar pintando uma bicicleta. Foram pichadas no muro as iniciais do PCC – Primeiro Comando da Capital – organização criminosa de São Paulo.

O jovem foi conduzido à delegacia, e poderá responder por dano ao patrimônio público.



Edital de concurso dos Correios pode ser divulgado até o mês de novembro

O edital do concurso dos Correios para os níveis médio e superior será divulgado até novembro. De acordo com a Assessoria de Imprensa da estatal, o número de vagas ainda não foi definido e a expectativa agora é que seja escolhida a organizadora do certame. 

Segundo o Folha Dirigida, a maior parte das vagas da seleção deste ano será para o nível médio e devem ser abrangidas as localidades onde não houverem aprovados no cadastro de reserva do último concurso, de 2011, ainda em vigência. Os Correios deve contemplar as cidades em que há poucos candidatos disponíveis em cadastro. 

A remuneração para esses funcionários de nível médio é de R$1.871,86 ou R$1.765,38, incluindo vale-alimentação e vale cesta-básica. Já para o nível superior, as oportunidades deverão ser para algumas capitais, porém também não foram informadas quais especialidades farão parte do concurso. Para essas vagas, a remuneração é de R$4.608,35 ou R$4.501,87, sendo R$3.740,51 de salários iniciais, já incluindo auxílios.



Idoso é flagrado fazendo sexo com galinha em Itarantim

Reprodução Youtube

Em Itarantim, sudoeste da Bahia, um homem aparentando mais de 70 anos, foi flagrado fazendo sexo com uma galinha. Um vizinho do idoso já desconfiado do fato, usou o celular para gravar a cena. O caso de zoofilia acontecia no quintal da casa do idoso. O caso será investigado por agentes da delegacia local. O idoso, que ainda não foi localizado pela polícia, poderá ser enquadrado na lei que garante proteção aos animais contra maus tratos, com pena de reclusão de três meses a um ano, além de multa.