ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2021"

Quase 3 mil cidades brasileiras não registraram casos de Covid-19 em 24 horas

Foto: Luciano Santos l 97News

O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (27) que em 2.950 municípios brasileiros não foram registrados casos ou mortes por Covid-19 em 24 horas. O dado, relativo à quinta-feira (26), consta do painel LocalizaSUS, que monitora a situação epidemiológica da pandemia no país. Além disso, conforme a pasta, o Brasil chegou ao 15º dia consecutivo com a média móvel de mortes pela doença abaixo de 900 e ao terceiro dia seguido com o índice abaixo de 800. A curva de novos casos também está em queda. Para o ministro Marcelo Queiroga, os números demonstram os efeitos da campanha de vacinação e o importante papel da imunização para acabar com o caráter pandêmico da doença. Para "seguir nesse caminho", ele prevê ampliar a campanha de vacinação no país. A previsão da pasta é de que os laboratórios entreguem 68,7 milhões de doses até o fim do mês de agosto. Para setembro, o expectativa é de 62,6 milhões.



Brumado tem dois hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 27 de agosto, o município de Brumado registrou 9752 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 196 óbitos, 140 pacientes em tratamento e 9416 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Compre na Esmeralda Gás e ganhe brindes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quer ganhar brindes na compra do seu gás de cozinha? Então aproveite a promoção "Comprou Ganhou da Esmeralda Gás! Comprando através dos telefones (77) 99995-2211 / 99845-3508, você ganhará um brinde especial sem sorteio e sem demora! É imperdível! Mas, lembre-se, esta promoção é válida apenas enquanto durar o estoque e para quem comprar o seu gás através dos nossos telefones. É só ligar e pedir o seu botijão: (77) 99995-2211 / 99845-3508 e ganhe! 



Bolsonaro diz que, em vez de feijão, 'tem que todo mundo comprar fuzil'

Foto: Reprodução l Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou nesta sexta-feira (27) de "idiota" quem diz que precisa comprar feijão. Para o presidente, "tem que todo mundo comprar fuzil". Ele deu as declarações ao conversar com apoiadores no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Em sua fala, o presidente citou o pacote de decretos -- assinado por ele -- que concedeu permissão aos colecionadores, atiradores e caçadores (conhecidos como CACs) para a compra de armas e munições através da flexibilização das normas previstas em decretos publicados em 12 de fevereiro deste ano. A assinatura do pacote foi criticada por parlamentares e entidades. "O CAC está podendo comprar fuzil. O CAC que é fazendeiro compra fuzil 762. Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Tem um idiota: 'Ah, tem que comprar é feijão'. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar", disse.



Moradores reclamam de falta de água há 8 dias no bairro Malhada Branca, em Brumado

Foto: Wandersson - 97NEWS

Moradores do bairro Malhada Branca, próximo a região da UPA 24h, reclamam de falta de água há 8 dias. As reclamações são de que não há água para tomar banho e lavar os pratos na Rua Rubens Ferreira da Silva e na Rua Elias Barbosa. "Não tem água há mais de 8 dias. Quando a gente vê que a água já faltou, a caixa já não tem mais água", disse o morador Wandersson ao site 97NEWS. Alguns moradores, que têm caixas de água, emprestam para os que já não têm o serviço. "Estamos pegando água de algum vizinho que tenha em casa, porque se não pegar, fica todo mundo sem", disse o morador. A Embasa não informou qual o motivo do desabastecimento no bairro.



Brumado: Município atinge menor número de ocupação na UTI Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a UTI Covid de Brumado registrou na quinta-feira (26) apenas 30% dos leitos ocupados. O número representa a menor taxa de ocupação desde a implantação da unidade. A equipe de saúde do município atribui a diminuição significativa dos índices ao avanço do plano de vacinação contra o coronavírus na cidade. O boletim epidemiológico divulgado na noite de quinta-feira (26) mostrou ainda que Brumado possui apenas 159 casos ativos e 03 internações. Os números têm caído gradativamente desde o início da imunização.



'Pretendo fazer o que o PT não fez em 16 anos', diz ACM Neto sobre violência na Bahia

Foto: Reprodução

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto (DEM), afirmou na quinta-feira (27) que pretende, em quatro anos como governador, fazer mais do que os governos do PT fizeram em 16 anos. A declaração foi dada durante encontro com lideranças em Itamaraju em mais uma edição do movimento. Em seu discurso, Neto falou sobre desafios do estado nas áreas essenciais, como educação, saúde e segurança, e voltou a destacar a necessidade de investimento no desenvolvimento regional, aproveitando as potencialidades de cada região do estado. Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais, além de lideranças locais. "Se Deus me permitir chegar ao governo da Bahia, o que não foi feito aqui em seis anos será feito em dois pela parceria e pelo trabalho que eu vou fazer com vocês. E vou dizer mais em um mandato como governador, eu pretendo fazer o que eles (os governos petistas) não fizeram em quatro mandatos em 16 anos pelo extremo sul da Bahia", afirmou. Neto ressaltou que a Bahia segue na liderança do ranking de homicídios do país, sendo responsável por 14% das mortes violentas do país. "A gente enfrenta isso colocando no governo alguém que tem energia, coragem, que bata no peito, enfrente o problema e leve a solução. A Bahia precisa de um governador que se envolva pessoalmente no enfrentamento ao crime, que bote para fora os bandidos, que eles vão pra outro lugar, mas que na Bahia eles não possam se criar", salientou.



Brumado: Após parecer do TCM, Prefeitura suspende pregão eletrônico para a contratação de empresa de limpeza urbana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deferiu  o pedido da empresa Bioservice Soluções Ambientais Eireli para suspender o Pregão Eletrônico (nº 016/2021), promovido pela Prefeitura de Brumado, alegando irregularidades no edital (veja aqui). A administração municipal visava a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços continuados de limpeza urbana. A licitação, que seria realizada na última terça-feira (24), havia sido prorrogada para a próxima segunda-feira (30). No entanto, após a decisão do TCM, a administração municipal em publicação no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27), suspendeu o Pregão. "Tendo em vista a decisão proferida pelo TCM-BA nos autos do processo nº e-TCM nº 14644e21, que deferiu o pedido cautelar formulado pela empresa Bioservice Soluções Ambientais Eireli, suspende-se o Pregão Eletrônico 16-2021 promovido pela Prefeitura Municipal de Brumado, até o julgamento definitivo do mérito da denúncia, ou, decisão que o valha", assina o documento, Darlene Lima dos Santos, pregoeira do Município. A Prefeitura tem no prazo de 20 dias para se defender.  



Ex-delegado de Brumado acusado de desvio de conduta é exonerado da Polícia Civil

Foto: Divulgação

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira (25), o governador Rui Costa (PT) tornou pública a exoneração do delegado Nilo Ebrahim Ribeiro Bomfim. Na época em que era delegado titular da Delegacia Titular de Carinhanha, Nilo teria, segundo denúncia da Corregedoria da Polícia Civil do Estado da Bahia, instalado um verdadeiro “balcão de negócios” para perpetração de diversos crimes. Ele foi preso no dia 11 de maio de 2017, na cidade de Guanambi, durante uma operação deflagrada pela própria Corregedoria. Ebrahim também trabalhou muito tempo na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin) em Brumado.



Brumado: Convênio com o programa social AABB Comunidade é renovado para mais três anos

Foto: Divulgação

Foi renovado nesta sexta-feira (27), em Brumado, o convênio do Programa Social AABB Comunidade com vigência de três anos. Representantes da Prefeitura, do Banco do Brasil, da AABB e do Programa estiveram presentes no paço municipal no momento da renovação. Durante o encontro, foram levantadas dificuldades corriqueiras que um projeto social como o Programa enfrenta, casos bem sucedidos de atividades realizadas com os educandos, além de novas propostas de trabalho para este ano. Na cidade, 100 crianças e adolescentes são atendidos. Os educandos participam das seguintes oficinas: teatro, pintura, natação, futebol, coral, judô, capoeira, entre outras. Com o destaque para a atividade de reforço escolar. Eles também recebem anualmente uniforme completo, material escolar, material esportivo e de higiene pessoal. “A renovação do convênio representa um grande avanço nas relações entre parceiros e instituidores”, explicou o presidente da AABB, Maxuel Barreto.

 



Brumado: Vem aí o 12ºAgosto Gospel

Foto: Divulgação

Seguindo todo protocolo de segurança contra o covid-19, a Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) em Brumado, realizará o 12 º Agosto Gospel. O evento ocorrerá no próximo sábado (28), com o Tema: “Unidade” Rm 12;4,5. A festividade iniciará as 17h na rua Antônio Francisco da Silva, nº 989, Bairro Olhos D’água (Subsede). A comemoração contará com Jovens IMEP, Ministério Missões Pela Arte (MMPA), Pastor Heron Luíz, Banda Plenitude e Bispo Júnior Lima.



Após confirmação de variantes da covid-19 na Bahia, Sesab alerta cuidados contra a doença

Foto: Divulgação

Com a confirmação de casos das variantes Delta e Beta do coronavírus na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforça o alerta para a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão da covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos. A secretária da saúde interina, Tereza Paim, também ressalta que a vacinação é fundamental para evitar que o vírus se propague e faça novas mutações. Dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta. Já as duas outras amostras da variante Delta foram detectadas em pacientes dos municípios de Feira de Santana e Vereda. Como medida de contenção, a Sesab fará o rastreamento com testes nas regiões onde foram detectadas as variantes. Além disso, todos os pacientes internados nas UTIs com Covid-19 terão amostras colhidas e sequenciadas para identificação do tipo da variante.



Presidente interino do Coren/Bahia ressalta avanço no piso salarial da categoria e parabeniza profissionais de Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma pré-proposta elaborada pelos Senadores para o Projeto de Lei (nº 2.564/2020), que trata sobre o piso nacional dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras está sendo bem vista pelo presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren/BA), Holmes Filho. Em entrevista ao site 97NEWS ele destacou que mesmo não sendo o ideal, o piso salarial estipulado no valor de R$ 4.700 para enfermeiros, R$ 2.613 para técnicos e de R$ 2.300 para auxiliares e parteiras já é um grande avanço para a categoria nacional e baiana. "Eu acho muito importante essa parceria, essa união de todos os envolvidos. Por isso está sendo um sucesso esse avanço nessas pautas agora, porque há uma união entre Sindicatos e Conselhos", disse. De acordo com o presidente interino do Coren, há hoje no Estado da Bahia profissionais de enfermagem que recebem salários que variam entre R$ 1.500 a R$ 2 mil. "Hoje na Bahia tem profissionais, principalmente enfermeiros de nível superior que recebem menos de R$ 2 mil por mês. E os técnicos de enfermagem recebem até um salário mínimo. Então essa pauta do novo piso salarial é muito positiva para a enfermagem baiana", destaca Holmes. Segundo ele, a valorização dos profissionais em meio a Pandemia da Covid-19 veio e um momento oportuno, visto que são os enfermeiros, técnicos e auxiliares que mais enfrentam a doença na linha de frente. "Durante a pandemia, a enfermagem ganhou mais visibilidade, onde a sociedade enxergou mais o trabalho dos profissionais, eu acho que por esse motivo estamos avançando nesse momento. Hoje o enfermeiro e o técnico atuam na linha de frente, inclusive quem está no posto vacinando é o técnico de enfermagem", diz Filho. Ainda sobre a valorização, Holmes aproveita para homenagear os profissionais que ainda estão no combate ao coronavírus. "É uma categoria que sempre esta na frente da saúde, que carrega o SUS, que promove a saúde, é uma profissão que fica 24 horas ao lado do paciente. Eu aproveito aqui neste momento para parabenizar a todos os profissionais ai de Brumado e dizer que estamos aqui de portas abertas, pela nossa ouvidoria, nas redes sociais e no nosso site", finalizou Holmes Filho, presidente interino do Coren/Bahia.

 



Geriatra da Clínica Mais Vida destaca a importância do cuidado da saúde mental dos idosos em tempos de isolamento social

Foto: Divulgação

Nos tempos atuais, o isolamento social, as mudanças na rotina e nos hábitos de vida em razão da pandemia da Covid-19 oferecem maior risco à saúde mental. Os sintomas depressivos nos idosos muitas vezes são atípicos, como apatia, perda de peso importante sem estar fazendo uma dieta, insônia ou sonolência excessiva, dor no corpo, fadiga, perda de energia e interesse para realizar as atividades do dia a dia, isolamento, sentimento de inutilidade e dificuldade de concentração. Pode- se não se observar os sintomas clássicos como tristeza, choro fácil e angústia. A especialista em geriatria da Clínica Mais Vida, Dra. Potira Lima destaca que os transtornos depressivos apresentam uma elevada prevalência em idosos, sendo ainda maior em indivíduos hospitalizados e institucionalizados. Em relação à saúde física, muitas vezes a saúde mental é um tema esquecido. As causas da depressão são multifatoriais, como a hereditariedade, fatores ambientais, sociais, psicológicos, luto, solidão, afastamento familiar, aposentadoria, limitações físicas e doenças associadas. Importante destacar que não se deve atribuir os sintomas ao processo de envelhecimento. Ainda enfrentamos dificuldades em relação ao diagnóstico precoce pelo fato das pessoas atribuírem os sintomas como sendo próprios do processo natural do envelhecimento. Dra. Potira observa que durante a pandemia, em que os idosos ainda são recomendados a manter o distanciamento social, medidas como o estímulo ao uso da tecnologia para manter o vínculo afetivo, a prática de atividade física supervisionada em domicílio, dieta equilibrada, realização de atividades manuais, de leitura, assistir filmes e acompanhamento psicoterápico são aliados ao tratamento. Procure um médico especializado no cuidado integral ao idoso para diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento das doenças mentais para uma vida mais saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Parte dos moradores do bairro Rodoviário não possuem acesso a água tratada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa feita em 2018 revelou que apenas 83,3% dos brasileiros possuem água tratada chegando em seus lares. Além disso, somente 51,9% tem coleta de esgoto ligada na rede de tratamento. Desde 2013 existe um Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) que estipula a universalização ao acesso à água potável, entre outros pontos. Dois em cada 10 brasileiros não têm água de qualidade. Os resultados estão distantes do que estimavam os governantes. Se o Plano estivesse dando certo, 93% dos brasileiros teriam acesso à água tratada e 76%, à coleta de esgoto. Mas a realidade está bem distante disso, e a situação é crítica. Quando a população tem coleta de esgoto, não tem tratamento adequado, que é o que permite a recuperação da água. Precisa de muito mais investimento do que temos atualmente na área. E essa realidade ainda é vivida por parte dos moradores que vivem no bairro Rodoviário, em Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS os moradores relataram que desde que o bairro foi criado, parte dos moradores não conseguem fazer a ligação da água junto à Embasa. "Já fizemos abaixo assinado, já fomos na prefeitura, na Embasa e ninguém resolve nada. Aqui se quisermos água temos que comprar ou contar com a ajuda de vizinhos", relata Noélia moradora da localidade. Segundo a moradora, a expansão do bairro foi prejudicado por conta da dificuldade junto ao município e a Embasa. "Para ligar a água teremos que pagar um engenheiro pra que ele faça o projeto e ai encaminharmos a Embasa e a prefeitura. Só que o engenheiro cobrou cerca de R$ 5 mil pra realizar o estudo. Muita gente não tem condições de ajudar", disse. Conforme outro morador, a falta de planejamento na elaboração do bairro trouxe prejuízos aos moradores. "Temos casas aqui que foram construídas mas não mora ninguém porque não tem água, tem energia mas não tem água", comenta Fernando Silva. As vias mais afetadas são: Rua Aurélio Gama e Rua C.

 



Bolsonaro confirma vinda à Bahia no dia 3 de setembro onde assina contrato da Fiol

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estará na Bahia para assinar o contrato da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), dia 3 de setembro. Bolsonaro participou de live com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Além deles, também estará presente no evento, o ministro da Cidadania João Roma. "Tenho conversado com o Roma sobre esse projeto, o leilão foi um sucesso. E dia 3 o senhor estará na Bahia assinando o contrato. É iniciar R$ 8,3 bi será na ferrovia para a operação e mais outro valor para o Porto de Ilhéus", disse o ministro Tarcísio de Freitas. Além do município de Tanhaçu, o presidente também poderá passar pela cidade de Brumado.



Brumado: Número de casos ativos de coronavírus continua em queda

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 26 de agosto, o município de Brumado registrou 9.750 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 196 óbitos, 144 pacientes em tratamento e 9.410 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Novo lote com mais de 200 mil doses de vacinas chega à Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Chegou à Bahia, na noite de quinta-feira (26), um novo lote contendo 200.070 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), todo o lote é composto por imunizantes da Pfizer. O avião que trouxe as doses pousou em Salvador às 21h30. Na noite quinta-feira, após identificação da variante indiana da Covid-19, a delta, na Bahia, o governador Rui Costa se  Sesab e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios.



Brumadense de 12 anos é 'fera' nas embaixadinhas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma brumadense apaixonada pelo futebol já fez mais de 600 embaixadinhas sem deixar a bola cair e vem mostrando o seu talento nas redes sociais. Tudo isso com apenas 12 anos de idade. Os números são da jovem Maria Sol Ramalho, que já inclusive fez teste no Bahia Esporte Clube. A dedicação veio aos 7 anos de idade por incentivo de uma professora. "Ela viu que eu tinha um domínio com a bola e me colocou pra jogar. E ai, eu fui aprimorando com o meu primo Marcelinho. isso me ajudou muito", diz. Nas redes sociais, Maria Sol mostra todo o seu talento com algumas manobras. O feito chamou atenção dos brumadenses. "Minha mãe criou uma conta no Instagram justamente pra isto, pra todos verem minha performance e também em busca de olheiros", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A mãe, Laura Mirelis conta com orgulho o talento da filha. "A gente fica feliz e apaixonada por ela, porque desde novinha ela se apaixonou pelo esporte. Ela bem pequena, seis, sete anos já se enturmava com os garotos maiores pra jogar bola. Eu ficava apavorada, mas ela dava um show e tá até hoje com esse sucesso", conta a mãe. Em 2017, Maria Sol chegou ser selecionada por olheiros do Bahia. "Quando eles vieram aqui, ficaram surpresos com o talento dela", diz. 



Embasa diz está dialogando com município de Brumado para implantação de sistema de esgotamento sanitário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) enviou uma nota à imprensa de Brumado (veja aqui), para que segundo ela, alguns pontos sejam esclarecidos sobre a manutenção do esgotamento sanitário no município. De acordo com a Embasa, ela vem dialogando com a administração municipal para elaborar o termo aditivo ao contrato de concessão existente e, atualmente, a empresa e representantes da municipalidade estão analisando as questões jurídicas envolvidas nesta questão e os investimentos necessários para cumprir as respectivas metas de cobertura para os serviços de água e esgoto. "No tocante ao esgotamento sanitário, já foi alinhado que o processo de licitação para a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário [SES] será aberto imediatamente após a assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão". 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme a Embasa, o projeto básico do SES de Brumado e Vila Presidente Vargas prevê duas etapas para sua execução. Na primeira etapa útil e a segunda será de ampliação de cobertura de atendimento. De acordo com a Embasa, a empresa dispõe de R$ 60 milhões para a licitação da primeira etapa da obra que compreende em: 6.721 ligações; 80,6 km de rede coletora (Bacia B1 – Região central da Cidade); Estação Elevatória final (B1); Linha de recalque final; Módulo funcional da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário final. A empresa esclarece ainda que, nos locais dos municípios onde não existe rede coletora, o descarte do esgoto doméstico deve ser feito por solução individual (fossas sépticas), pois interligar os efluentes domésticos à rede de drenagem da água de chuva é uma infração ambiental não estimulada pela concessionária e de responsabilidade da fonte geradora do esgoto doméstico.