ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Clínica Mais Vida: Tremores nas mãos, eles podem ser sinais de que sua saúde precisa de cuidados

Foto: Divulgação

Todos, mesmo pessoas saudáveis, têm um pouco de agitação nas mãos. Isso é o que os médicos chamam de "tremor fisiológico". É normal, e você naturalmente não percebe, porque é muito leve. Mas, em alguns casos, esse "tremor fisiológico" pode se tornar exagerado. Isso pode acontecer: Se você toma certos medicamentos, como aqueles usados para tratar a depressão, ou asma e outros problemas respiratórios; Se você toma café, fuma cigarros ou usa "estimulantes" (incluindo cafeína e certos medicamentos); Se você está ansioso ou com medo; Se seus músculos estão muito cansados, por exemplo, porque você acabou de trabalhar; Se você tem uma glândula tireóide hiperativa; Se você tiver febre, etc. Portanto observe se esses tremores deixaram de ser natural e se positivo procure um especialista. Uma boa avaliação médica dará um diagnóstico preciso. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Logística Reversa: Alunos reciclam material de construção para reformar casa de moradora na zona rural de Brumado

Foto: Divulgação l Alunos Logística

Uso de materiais provenientes da logística reversa ganha força e tem suas vantagens para a sociedade e o meio ambiente. Pensando no campo promissor e servindo como exemplo de experiência para os alunos de Logística da escola CEEP, os professores e sua turma resolveram colocar em prática a ação no município de Brumado. Sendo um dos setores que mais produz detritos e causa impactos em diferentes âmbitos, os professores Mário e Rúbia partiram para campo juntamente com os seus 13 alunos e resolveram aplicar na prática como explica um dos alunos que acabou de comcluir o curso, Jean Viana dos Santos. Segundo ele, a ideia inicial seria recolher materiais de construção que estão em reforma como telhado, piso, madeira, enfim uma infinidade de materiais para doar às famílias carentes. Mas de acordo com Jean, a iniciativa tomou uma proporção tão grande que eles conseguiram não só materiais usados, como também itens novos. "Recebemos doações de pisos, todo material para banheiros, valores em dinheiro, e o trabalho virou uma causa social", conta. Segundo ele, mesmo com o curso já concluído, os alunos se engajaram na ação que o projeto continua pela zona rural do município. "A gente foi em três famílias, e a que atendeu todos os requisitos foi a da dona Geranoveva do povoado de Samambaia, e nós conseguirmos fazer vários mutirões, mas mesmo assim o nosso maior desafio é encontrar pedreiros para realizar a manutenção na residência de maneira que ele não cobre pelos serviços, ou seja, que faça uma boa ação", destaca Jean. 

Foto: Divulgação l Alunos Logística

Conforme o aluno, com a campanha eles até tem um valor em caixa disponível para gastar, mas segundo Viana, ao invés de gastar com mão de obra, o valor poderia ser utilizado com outros recursos. "Esse valor nós queremos usar na melhoria da casa dela, porque mesmo como a gente conseguiu a telha e o madeiramento, a gente tem que levantar um pouco a casa. Então a nossa necessidade é a mão de obra", afirma o aluno. Conforme Viana, a dona da casa é mãe solteira e tem dois filhos, então a necessidade de uma ação social urgente. "Nós vimos nela, a necessidade de aplicar o que aprendemos em sala de aula e, além disso, por conta da necessidade que eles estão enfrentando com uma casa que está prestes a cair", comenta. Para quem deseja realizar o trabalho voluntário para ajudar na reforma da casa de dona Geranoveva no povoado de Samambaia pode procurar pelos alunos, Jean na Distribuidora Viana; Maria na Fox; João no Posto Meira e Alex no Disbahia.



Brumado: Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em setembro

Foto: Divulgação

No dia 18 de setembro, acontece o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Brumado. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). O recebimento itinerante, que acontecerá das 9h às 15h na antiga sede da Ferrovia, localizada no bairro Apertado do Morro, e beneficiará mais de 100 produtores rurais da região e estima-se que três toneladas de embalagens serão entregues. Após a devolução das embalagens, todo material será levado para a destinação final, reciclagem ou incineração. As embalagens vazias devem ser devolvidas junto com suas tampas e rótulos. O agricultor tem até um ano para efetuar a devolução, mas, caso nesse período sobrar produto, poderá postergar o prazo para mais seis meses. O revendedor deve indicar no corpo da nota fiscal o local para a embalagem ser devolvida. Caso haja omissão por parte do agricultor, ele poderá ser autuado e multado. A ação, conta com o a poio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Para obter mais informações, os produtores devem ligar no (77) 3441-8770. 



Canil e Gatil ainda é um sonho para Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Enquanto o sonho de um canil e gatil não se torna realidade em Brumado, a cachorrada permanece solta pelo município. Na tarde desta quarta feira (21), o 97NEWS fez mais uma vez o registro de vários cães circulando com tranquilidade no centro da cidade. Mas essa cena se repete há vários anos em outros locais do município. O que parece ser um problema simples, pode se tornar grave se levarmos em consideração o fato de muito desses animais serem vetores de várias doenças, como a raiva por exemplo, que pode levar o ser humano a morte. Um canil/gatil, inclusive já foi até construído às margens da BR-030, na comunidade Lagoa de Dentro, na altura da fábrica de cimento em 2016, no entanto, a ONG AuAu que cuida de alguns animais no município alegou que o local construído pela prefeitura tem estrutura muito pequena para abrigar os animais. Diante do tema, em 2018, o Ministério Público Estadual, a ONG AuAu e a Prefeitura Municipal celebraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a estrutura do Canil/Gatil fosse ampliada. De lá para cá, o município só realizou algumas melhorias no local que continua abandonado. Ainda na época, a presidente da ONG, Marli Lobo, chegou a dizer que manter o canil em um local tão distante era inviável, sem contar com os padrões em que foi construído. 

A prefeitura fez melhorias em junho de 2018 - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com aplicação de R$ 135 mil de verba pública, a obra municipal que poderia estar reduzindo a grande demanda de animais soltos nas vias de Brumado, acabou se transformando em um “pequeno elefante branco”. O município vem atravessando uma problemática com o número cada vez maior de animais soltos nas ruas, principalmente cachorros e equinos. E a situação pode se agravar ainda mais, se a ONG AuAu encerrar suas atividade. Em uma entrevista ao 97NEWS meses atrás, a responsável pela ONG questionou a possibilidade de encerrar as atividades devido a falta de apoio por parte dos poderes públicos. Para tentar amenizar a situação, um grupo de jovens realizaram um campeonato de baleado para arrecadar ração e materiais de limpeza, no intuito de ajudar a ONG, mas conforme Marli, a situação ainda requer atenção. Só em uma residência alugada pela ONG que cuida dos animais retirados das ruas há mais de 60 cães e gatos, na sua maioria, rejeitados por seus antigos donos. 

O canil/gatil segue abandonado - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Prefeitura de Brumado começa emitir Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal passou a emitir esta semana o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O documento emitido pelo Incra que é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (divórcio ou herança) e obter financiamento bancário. Para que as propriedades rurais estejam devidamente regularizadas é obrigatório se fazer o CCIR. Em Brumado, os proprietários rurais vão poder obter o documento através da SEMAC que fica localizado na Rua Dr. Mário Meira, centro (Próximo aos Correios). O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

 



Governo anuncia privatização dos Correios ainda este ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e mais 17 estatais devem ser privatizadas ainda este ano. O anúncio será feito ainda esta semana, segundo informou o ministro da Economia, Paulo Guedes. A privatização de estatais precisa de aval do Congresso. Nas justificativas que constam de estudo para privatizar os Correios, o Ministério da Economia aponta corrupção, interferências políticas na gestão da empresa, ineficiência, greves constantes e perda de mercado para empresas privadas na entrega de mercadorias vendidas pela internet, o e-commerce, segundo o G1. Nos estudos para a venda da estatal, o Ministério da Economia aponta o rombo de R$ 11 bilhões no fundo de pensão dos funcionários, o Postalis. Além disso, o Postal Saúde, o plano que atende aos funcionários, tem um rombo de R$ 3,9 bilhões. Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo federal não pode vender estatais sem aval do Congresso e sem licitação quando a transação implicar perda de controle acionário. Questionado sobre privatizações, o presidente Jair Bolsonaro disse que as empresas vão entrar primeiro no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), para depois começar o processo de privatização. Ainda de acordo com o presidente, o processo dos Correios se encerra ainda neste ano, mas ele lembrou que é um processo demorado, justamente porque precisa de aval do Congresso.





2ª Feira do Empreendedor será realizada no mês de outubro em Brumado

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado foi eleita em 2018 como a cidade mais empreendedora do estado da Bahia. A etapa estadual avaliou projetos de 38 municípios que concorreram em oito categorias, como Inovação, Sustentabilidade e Cooperação Intermunicipal. Destes, 26 foram à final -- incluindo Brumado --, que concorreu nas categorias de ações públicas, gestão pública eficiente e sala do empreendedor consolidada e com atuação rural, comercial e industrial. Desde que foi implantada no município, a Sala do Empreendedor vem fazendo o seu papel e a parceria com o Sebrae veio para consolidar ainda mais esse destaque no cenário Estadual. Dessa parceria nasceu a Primeira Feira do Empreendedor que foi realizada também em 2018, num evento na Praça Armindo Azevedo onde reuniu vários empreendedores não só de Brumado, como de toda região. Para este ano de 2019, buscando dar uma dinâmica ainda maior ao comércio e empreendedorismo no município, será realizado por meio da Secretaria de Municipal de Planejamento Econômico, a 2ª Feira do Empreendedor. Na última terça-feira (20), foi realizada uma reunião para fechar as parcerias do evento com representantes para elaboração do evento. No encontro, foi acertado detalhes visando avanços na organização, buscando um maior número de expositores, o que trará retornos mais robustos para o comércio local. A 2ª Feira do Empreendedor acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro nas dependências do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário.



Protestos pela Bahia: Vanzeiros fecham rodovia BA-142 em Tanhaçu contra Lei sancionada por Bolsonaro

Foto: Reprodução l Pereira Filmes

A BA-142, um dos principais acessos entre o município de Tanhaçu às cidade de Ituaçu e Barra da Estiva, está interditado por motoristas de vans desde a manhã desta quarta-feira (21). A categoria protestam contra a alteração na Legislação de Trânsito que modifica a punição para transporte irregular de pessoa. A preocupação dos vanzeiros é maior porque uma Lei Federal sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro aumenta a punição. A Lei 13.855 altera o Código Brasileiro de Trânsito e entra em vigor no dia 9 de outubro. Ela transforma infração gravíssima e estabelece a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de transporte de passageiros sem autorização.

 

Foto: Reprodução l Pereira Filmes

Segundo um dos líderes do movimento na cidade de Tanhaçu, eles querem apenas uma solução para poderem trabalhar. "A gente quer um meio que possa legalizar e contribuir com nossos impostos e todo mundo trabalhar dentro da lei", disse. Ainda segundo a categoria, o Artigo 256 penaliza não só os profissionais e pais de família, como também quem precisa do transporte alternativo de passageiros. "A população da região depende desse transporte assim como o comércio local que depende do vanzeiro para comprar mercadorias. Se essa medida entrar em vigor, serão nove milhões de desempregados no Brasil", afirma outro manifestante. Em Brumado, a categoria fechou o trecho da BR-030, na altura da Vila Presidente Vargas desde a última terça-feira (20). No início da tarde desta quarta-feira (21), eles seguiram para a rótula que dá acesso as rodovias BA-262 e BR-030, próximo a entrada do município.

Início do protesto na rótula da BA-262 e BR-030 - Foto: 97NEWS


Clínica Master: Especialista em Ombro e Cotovelo

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece atendimento com Dr. Francisco Donato, ortopedista com especialização em ombro e cotovelo, agende a sua consulta. A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: Obras de duplicação da Ponte do Bairro São Jorge estão seguem cronograma

Foto: 97NEWS

Considerada uma das obras estruturantes mais importantes para o futuro da mobilidade urbana dos bairros São Jorge e Dr. Juracy, a duplicação e reestruturação da ponte, que, num sentido, permite a ligação com a BR-030 e no outro com o centro da cidade, estão seguindo o conograma, que segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, já está com cerca de 50% concluída. Conforme a pasta, a previsão de entrega segue até o final do ano. "Um novo padrão estético será entregue ao local, já que outras obras de urbanismo também estão sendo realizadas", diz a prefeitura. Os moradores dos dois bairros comemoram a realização da obra que era uma das principais reivindicações, já que o movimento de veículos, após a efetivação dos Conjuntos Residenciais Brisas, aumentou muito. Além disso, o bairro se tornou uma rota rápida de veículos pesados que chegam via BR-030 ao centro comercial da cidade.



Plenário da Câmara aprova projeto que regulamenta a vaquejada

Foto: Reprodução

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu na noite de terça-feira (20) a votação do projeto de lei (PL 8240/17) que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. A proposta vai à sanção presidencial. O projeto é resultado da Emenda Constitucional 96 que, entre outros pontos, reconhece a vaquejada como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. De acordo com o texto aprovado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivas e culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial. A proposta aprovada define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre. Em relação ao bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também será necessário prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência veterinária.



Brumado: 'Abate clandestino atrapalha comercialização da carne de cordeiro no município', diz produtor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os desafios para o avanço do consumo da carne de cordeiro na Região Sudoeste não é fácil. Entre eles, a falta de incentivo por parte dos governos e o abate clandestino, que infelizmente acontece com bastante freqüência em nossa região. Em visita ao sítio Avalon localizado na região do Campo Seco II, as margens da BR-030, o 97NEWS ouviu o produtor dessa carne nobre em Brumado, que vem ganhando o cenário nacional. Para o jornalista e criador de ovinos, Gustavo Costa, há uma séries de desafios que ele enfrenta para a distribuição da carne de cordeiro na região. Indagado sobre o porque que a carne do cordeiro criada na cidade não é comercializada em Brumado e região. "No caso de Brumado a gente adoraria vender aqui ou para a região, mas ocorre que boa parte do mercado local, ele é atendido pelo abate clandestino, são animais que são abatidos debaixo de juazeiro, de uma goiabeira, do umbuzeiro, enfim, e a gente tem a nossa produção para atender os frigoríficos", relata o criador no qual informa que ao contrário do que acontece em outras fazendas do município, o seu sítio realiza abate em frigoríficos certificados. "Infelizmente não há fiscalização, e isso inviabiliza o consumidor poder consumir uma carne com mais qualidade, mais segurança alimentar, uma carne livre de qualquer tipo de perigo", esclarece Costa na esperança que a situação mude e o município possa receber a carne nobre de cordeiro. "O nosso manejo é totalmente controlado, então ficaria inviável competir com o mercado clandestino. Aqui nós realizamos um balanceamento nutricional e, concorrer com animais que são abatidos de qualquer forma, muitas vezes em situação de precariedade como, animais muito magros e velhos, dai acaba que fica difícil ter o mesmo preço que o mercado clandestino", conta Gustavo. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o jornalista, mesmo com uma carne mais cara, existem consumidores que buscam esse selo de qualidade. "O consumidor fica deslumbrado quando ele conhece esse tipo de carne, o gosto, o sabor são realmente maravilhosos", disse ao 97NEWS. Conforme o produtor, a atividade vai evoluir com uma maior união e comunicação entre todos os níveis da cadeia. "A irregularidade leva o cordeiro a ser visto como um produto sazonal. O produtor precisa investir nesses pontos e reavaliar a sua relação com o produto", destaca. Ele ainda alerta que os desafios estão nas políticas públicas, ainda muito tímidas para a ovinocultura. "É preciso entender o semi-árido como uma área capaz de produzir e capa de gerar riquezas, principalmente para o homem que está no campo é fundamental. A gente tem que acreditar que sim, é possível, por mais que dificuldades existam. O que eu acho que falta, além de um maior empenho das políticas públicas, é que o semi-árido passe a valorizar os seus produtos. É muito importante que o cordeiro, o boi, a manga, o quiabo e os hortifrútis estejam na mesa do consumidor local, e que indústria de transformação desses produtos venham se instalar na região", ressaltou. O fato é que além da ovinocultura, outros manejos podem gerar renda aos pequenos produtores, aos frigoríficos, e também aos distribuidores e comerciantes. É preciso enxergar que o Nordeste não pode mais repetir o mesmo discurso que mantém há anos e uma mudança de mentalidade precisa ser feita. É a união da cadeia que vai gerar um novo destino a produção de nossa região.

 



Operação detecta dezenas de postos de combustíveis lesando consumidores na Bahia

Foto: Divulgação

Dezesseis postos em Salvador, região metropolitana e Feira de Santana foram autuados por entregar menos combustível que o volume comprado pelo consumidor. A fraude foi descoberta durante a primeira etapa da Operação Posto Legal, iniciada na última semana. Deflagrada para evitar irregularidades em produtos comercializados nos postos, a operação abordou inicialmente 36 estabelecimentos. “Nesta operação, um dos objetivos é que os órgãos trabalhem em conjunto. Esta é uma equipe completa para a verificação dos elementos principais em um posto de combustível, para a entrega da qualidade e da quantidade corretas do produto pela qual o consumidor está pagando”, afirma o superintendente do Procon, Filipe Vieira. O Procon encontrou infrações em oito estabelecimentos da capital e RMS — a maioria sem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), alguns com produtos vencidos e produtos sem preço. Em Feira de Santana, 18 apresentaram tais irregularidades. O Ibametro é responsável pela fiscalização da quantidade entregue do produto e da segurança das instalações. O diretor de mercado do órgão, Gildásio Rocha, explica que as atividades do Ibametro “são feitas nos bicos de combustíveis. Cada estabelecimento pode ter mais de um bico, que os consumidores chamam de bombas. Foram feitas fiscalizações em 209 bicos, 126 foram aprovados e 83 foram reprovados. Das 83 reprovações, 33 foram interditados. A infração mais grave, que é a entrega menor na quantidade vendida, foi detectada em 16 bicos de gasolina”.



Brumado: PM apreende homem após ameaçar ex-companheira no distrito de Itaquaraí

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde de terça-feira (20), a Polícia Militar apreendeu três armas de fogo que estavam na residência de um morador no distrito de Itaquaraí, em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, uma viatura se deslocou até a rua Jorge Amado, no referido distrito, após ser solicitada via CICOM no qual informou uma situação em que um indivíduo possuía armas em sua residência e teria ameaçado sua esposa. Chegando ao local, a guarnição se deparou com um senhor, o qual justificou que sua esposa teria largado há meses e não teria a encontrado mais, no entanto, disse que possuía as armas em sua residência e as entregou voluntariamente à polícia. Mediante os fatos, a guarnição conduziu-o para a Delegacia, onde os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo à disposição da justiça.



Prefeitura de Brumado realiza seleção para contratação de estagiários do IEL no segundo semestre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 65 estagiários do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que já atuaram em Brumado foram reavaliados na última terça-feira (20). A Prefeitura de Brumado é parceira do IEL, por meio da Secretaria Municipal de Educação que seleciona estagiários para o programa. A Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, explica que os estagiários avaliados pela Secretaria já atuaram no primeiro semestre, e agora voltaram para o segundo semestre. "A gente pediu para cada equipe das escolas que fizessem uma avaliação de como foi o desemprenho de cada um, e aqueles que foram bem avaliados, nós estamos chamando de volta", disse Ataíde. Ainda segundo a secretária, a prefeitura vai avaliar a possível contratação de mais monitores, diminuindo o déficit de monitores nas escolas em que estudam crianças com necessidades especiais. "Lembrando que nem toda necessidade da criança, significa que a gente tem a obrigatoriedade colocar um monitor", afirma a secretária. De acordo com a secretária, em casos no qual há duas crianças especiais na sala de aula, apenas um monitor resolve. "Nós temos um limite de contratação, e precisamos obedecer", esclarece. Um ponto bastante questionado pelos estagiários do IEL, é o atraso no pagamento e, conforme a secretária alguns requisitos tem que ser obedecidos para que o contrato seja liberado. "Ocorre que quando a gente chama um estagiário novo, a gente pede uma declaração da escola ele precisa ir até o banco para abrir a conta, ele não abre essa conta na primeira vez que vai lá, nós temos até esse impassse com o banco por conta disso, porque muitas vezes agenda os meninos para trinta dias, esse é um dos fatores. Existe outra questão é em relação ao contrato, depois do contrato confeccionado, é preciso levar para a escola onde ele estuda para poder colher assinaturas e, muitos deles engavetam o contrato e acham que o contrato não tem importância. Mas o pagamento só entra na conta depois que o contrato for enviado para a sede do IEL que fica em Vitória da Conquista", relata Edinéia. Para muitos desses estudantes a oportunidade oferecida pela Prefeitura é a chance de ter seu primeiro emprego. Evelin Santos, tem 18 anos e é estudante do município, e fala um pouco da experiência e oportunidade do estágio com crianças especiais. “É muito bom contar com uma oportunidade. Sou bem jovem e é difícil não ter experiência. As empresas nem sempre querem dar oportunidade e assim. A gente consegue nosso primeiro emprego e podemos colocar a experiência no currículo. Fora o apego que a gente adquire com as crianças que são muito legais”. Ainda na reunião, foi esclarecido aos estagiários sobre atribuições e responsabilidades das funções, além de esclarecer todo o processo do programa de estágio desde a emissão do contrato e sua assinatura, à execução do estágio. Quais são os seus direitos e deveres esclarecendo suas dúvidas em relação ao funcionamento do estágio e seu repasse de bolsa e carga horária.



Caetité: Feto é encontrado por catadores em aterro sanitário

Foto: Reprodução

O feto de um bebê de aproximadamente sete meses foi encontrado por catadores de materiais reciclados no aterro sanitário de Caetité, na tarde da última segunda-feira (19), por volta das 17h. Segundo informou a Polícia Militar (PM) ao site Sudoeste Bahia, o corpo estava jogado entre o lixo. O feto ainda estava com o cordão umbilical. A PM isolou o local até a chegada da perícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminhou o corpo para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda não há informações sobre a genitora e motivação do ato. A Polícia Civil investiga o caso.



Helicóptero da PRF cai durante pouso em Eunápolis; ninguém se feriu

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um pouso forçado na tarde de terça-feira (20), em Eunápolis. O acidente aconteceu na BR-101 após a aeronave  de identificação atingir uma placa e se chocar forte contra o solo. Três tripulantes estavam no helicóptero e um deles, que se feriu levemente, foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis. A aeronave teria partido de Salvador, feito um pouso pela manhã no aeroporto de Porto Seguro e depois seguiu para Eunápolis. Segundo o site Bahia Notícias, o helicóptero caiu em frente ao posto, às margens da BR-101. Ao site, a PRF informou  que o piloto tentou pousar com a areronave e ao tentar aproximação para pouso avabou colidindo com uma placa estática da PRF. A polícia alegou que só a perícia técnica poderá informar as causas do incidente. Um vídeo gravado momentos antes da queda mostra a movimentação.



Itabela: Motorista de ônibus morre e 16 ficam feridos em acidente na BR-101

Foto: 97NEWS

Um motorista de um ônibus morreu e ao menos 16 pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada desta terça-feira (20) nas proximidades de Itabela, sul do Esatado. Além do ônibus, dois caminhões se envolveram no acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 3h, na altura do km 753 das BR-101. Os feridos foram levados para unidades de saúde da região. Conforme a PRF, o motorista que veio a óbito dirigia um ônibus da viação Itapemirim. O veículo bateu na traseira de um caminhão que transportava aves que, por sua vez, bateu em outro caminhão que carregava ovos. O motorista do ônibus foi identificado como Haroldo dos Santos Reis Silva. Por conta do acidente, o trecho da BR-101 ficou parcialmente interditado. 

Foto: 97NEWS


Bolsonaro parabeniza ação da Polícia após morte de sequestrador e diz; 'Hoje não chora a família de um inocente'

Foto: Reprodução l Reuters

Após a ação dos policiais durante o sequestro de 36 pessoas que estavam num ônibus na Ponte Rio-Niterói, na manhã desta terça-feira (20) no Rio de Janeiro, que terminou com a morte do sequestrador William Augusto, de 20 anos, o presidente Jair Bolsonaro, usou suas redes sociais para parabenizar os Policiais envolvidos. “Parabéns aos policiais do Rio de Janeiro pela ação bem sucedida que pôs fim ao sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói nesta manhã. Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não chora a família de um inocente”, se pronunciou. Ele ainda escreveu, “não tem que ter pena”. Bolsonaro relembrou ainda o caso do ônibus 174, quando uma professora foi assassinada por Sandro Barbosa do Nascimento. “Não foi usado sniper e morreu uma professora inocente. Depois, esse vagabundo morreu no camburão”, disse. “Não tem de ter pena”.