ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

TRE-BA autoriza PF a investigar prefeito de Rio de Contas por suspeita de caixa dois e fraudes

Brumado discute implantação da Ronda Maria da Penha para reforçar proteção às mulheres

Brumado: Neto é preso após agredir o avô e ameaçar a avó na Região de Ubiraçaba

Brumado: Pedreiro tem caminhonete e ferramentas roubadas durante assalto na Região de Arrecife

Advogada de Brumado conquista 1º lugar em concurso de monografias sobre o Tribunal do Júri

Trabalhador rural morre após sofrer descarga elétrica em fazenda na zona rural de Ituaçu

Bebê de 1 ano e 8 meses é picado por jararaca enquanto brincava em garagem em Itapetinga

Ônibus escolar é apreendido pela PRF após transportar adultos para velório na Bahia

Ifba de Brumado realiza consulta pública para possível implantação de pós-graduação sobre relações étnico-raciais

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Homem é encontrado morto e adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Ituaçu

Homem é preso suspeito de agredir pai de 77 anos na zona rural de Tanhaçu

Ex-prefeito de Rio do Pires será ouvido pela Justiça em processo sobre supostas irregularidades na merenda escolar

Homem é preso por violência doméstica após agredir ex-companheira com capacete em Brumado

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Chuvas devem retornar ao sudoeste da Bahia no próximo fim de semana, aponta Climatempo

Jovem de Brumado conquista título de boxe em evento realizado em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Ônibus escolar perde freios e atinge residência na 'Praça do Fogo'

Brumado: CIPRv recupera veículo com restrição de furto ou roubo durante fiscalização

Vitor Bonfim garante 750 cestas básicas para famílias afetadas pelas chuvas em Guanambi


Brumado: 'Abate clandestino atrapalha comercialização da carne de cordeiro no município', diz produtor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os desafios para o avanço do consumo da carne de cordeiro na Região Sudoeste não é fácil. Entre eles, a falta de incentivo por parte dos governos e o abate clandestino, que infelizmente acontece com bastante freqüência em nossa região. Em visita ao sítio Avalon localizado na região do Campo Seco II, as margens da BR-030, o 97NEWS ouviu o produtor dessa carne nobre em Brumado, que vem ganhando o cenário nacional. Para o jornalista e criador de ovinos, Gustavo Costa, há uma séries de desafios que ele enfrenta para a distribuição da carne de cordeiro na região. Indagado sobre o porque que a carne do cordeiro criada na cidade não é comercializada em Brumado e região. "No caso de Brumado a gente adoraria vender aqui ou para a região, mas ocorre que boa parte do mercado local, ele é atendido pelo abate clandestino, são animais que são abatidos debaixo de juazeiro, de uma goiabeira, do umbuzeiro, enfim, e a gente tem a nossa produção para atender os frigoríficos", relata o criador no qual informa que ao contrário do que acontece em outras fazendas do município, o seu sítio realiza abate em frigoríficos certificados. "Infelizmente não há fiscalização, e isso inviabiliza o consumidor poder consumir uma carne com mais qualidade, mais segurança alimentar, uma carne livre de qualquer tipo de perigo", esclarece Costa na esperança que a situação mude e o município possa receber a carne nobre de cordeiro. "O nosso manejo é totalmente controlado, então ficaria inviável competir com o mercado clandestino. Aqui nós realizamos um balanceamento nutricional e, concorrer com animais que são abatidos de qualquer forma, muitas vezes em situação de precariedade como, animais muito magros e velhos, dai acaba que fica difícil ter o mesmo preço que o mercado clandestino", conta Gustavo. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o jornalista, mesmo com uma carne mais cara, existem consumidores que buscam esse selo de qualidade. "O consumidor fica deslumbrado quando ele conhece esse tipo de carne, o gosto, o sabor são realmente maravilhosos", disse ao 97NEWS. Conforme o produtor, a atividade vai evoluir com uma maior união e comunicação entre todos os níveis da cadeia. "A irregularidade leva o cordeiro a ser visto como um produto sazonal. O produtor precisa investir nesses pontos e reavaliar a sua relação com o produto", destaca. Ele ainda alerta que os desafios estão nas políticas públicas, ainda muito tímidas para a ovinocultura. "É preciso entender o semi-árido como uma área capaz de produzir e capa de gerar riquezas, principalmente para o homem que está no campo é fundamental. A gente tem que acreditar que sim, é possível, por mais que dificuldades existam. O que eu acho que falta, além de um maior empenho das políticas públicas, é que o semi-árido passe a valorizar os seus produtos. É muito importante que o cordeiro, o boi, a manga, o quiabo e os hortifrútis estejam na mesa do consumidor local, e que indústria de transformação desses produtos venham se instalar na região", ressaltou. O fato é que além da ovinocultura, outros manejos podem gerar renda aos pequenos produtores, aos frigoríficos, e também aos distribuidores e comerciantes. É preciso enxergar que o Nordeste não pode mais repetir o mesmo discurso que mantém há anos e uma mudança de mentalidade precisa ser feita. É a união da cadeia que vai gerar um novo destino a produção de nossa região.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário