ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CIB recomenda retomada imediata da vacinação de adolescentes na Bahia

Brumado: Denúncia contra vereador 'Nem' pede cassação do seu mandato na Câmara

Bahia: Estado tem mais de 1,5 milhão de títulos eleitorais cancelados

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Brumado: Cabeceira de ponte que liga Centro ao bairro São Felix, cede e preocupa motoristas

Especialistas consideram remota possibilidade de tsunami atingir a costa da Bahia

Brumado: AUCIB convoca associados para assembléia de eleição da nova diretoria

Com ajuda de cão farejador, PRF apreende quase 3 toneladas de maconha em Vitória da Conquista

Anvisa mantém orientação sobre vacinação de adolescentes e contraria determinação do MS

Brumado já registrou 400 furtos de placas de sinalização de trânsito, diz SMTT

Ministério da Saúde suspende por cautela vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos

Bahia: Caetité, Jacobina e Itagibá reuniram 51% da produção mineral em agosto

Em audiência pública, Prefeitura apresenta proposta do Orçamento 2022

Brumado: Horta comunitária vira exemplo de inclusão social e produtiva em Pedra Preta

Itapetinga: Polícia recupera animais furtados avaliados em mais de R$ 100 mil

Coruja branca aparece no centro de Brumado e é resgatada por populares

Relatório mostra efeito da pandemia no mercado de shows no Brasil

Vacinação contra Covid segue para pessoas com 17 anos ou mais em Brumado

Dia 'D' da Campanha Antirrábica será no próximo sábado (18)

Brumado: Casos ativos de Covid-19 continuam caindo no município



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Professor desabafa nas redes sociais e diz; 'Luto na Educação em Brumado'

Foto: Reprodução l Rede Social

Após aprovação dos vereadores na Casa Legislativa e sancionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, o projeto de lei nº 026/2019, de autoria do Executivo, que revoga o direito de escolha dos diretores das escolas municipais por meio de votação, dando ao prefeito o poder da indicação, os professores municipais lamentaram a atitude dos poderes Executivo e Legislativo, e alegaram politicagem. A líder sindical da APLB/Brumado, Vanúzia Lobo disse que mesmo com a insatisfação, os vereadores se alinharam com à vontade do gestor, até mesmo ignorando direitos. Segundo ela, o projeto não dá autonomia aos diretores. “O diretor não pode pensar diferente. Se ele ouvir os professores ou a comunidade escolar, está indo contra a vontade que a gestão atual determina”, afirmou Vanúzia. Em publicação nas redes sociais, o professor Joilson Bergher declarou que essa é mais uma prova bem clara do tratamento dado aos  educadores da rede pública municipal. "Foram derrotados num pleito legítimo previsto em dispositivos do Plano de Carreira dos Educadores que nos dão o direito de votar nas direções das escolas desse município", escreveu. O docente ainda descreve que "a grande maioria de vereadores mudos, sem coragem nem pra falar, no flagrante acinte contra a educação pública dessa cidade". Ele destacou ainda as exceções que foram ao lado da categoria, como os vereadores José Ribeiro, Ilka Abreu e o vereador Lek, que votaram contra o projeto. Segundo Bergher, a votação contrária as eleições nas escolas, ensejou um desalento, uma revolta generalizada da categoria. "Aos educadores que em massa foram à câmara ficou o recado, a lição pra ser entendida, compreendida, e dialogada com paciência e honestidade com seus alunos, país de alunos, que pra libertar uma comunidade, uma vila, uma cidade, a luz tem que está acesa permanentemente com o interruptor ligado no umbral de Vossas Consciências", desabafa o professor no texto. No fim do texto ele ainda diz, "com desdobramentos não muito satisfatórios, principalmente aos senhores vereadores que tem a todo momento nos desafiado, desde a época em que diminuíram a Licença Maternidade das trabalhadoras do município de Brumado! Brumado chegará a outra era, novos dias virão, vindo a galope, rápido, muito rápido, rápido demais", finaliza o texto divulgado nas redes sociais.



Brumado: Superintendente interino da SMTT diz que 'multas de mesa' só dependem de um parecer jurídico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após as declarações do agente de trânsito sobre a possível cobrança de "multas de mesa" em debate realizado na última semana na sede da OAB de Brumado, o assunto gerou discussão e várias críticas entre os donos de veículos. Durante a fala do agente, ele relatou que a infração poderia ser aplicada pela administração municipal, mesmo sem a presença do agente de trânsito no local. O que segundo ele, não será aceita pela categoria. "Eles estão indo de encontro com o Artigo 280 e a resolução 497 do Código de Trânsito Brasileiro. O Artigo 280 deixa bem claro que só quem pode multar é o agente de trânsito ou policial militar concursado", esclarece Hugo. O que ocorre é que, os monitores da empresa que gerencia a Área Azul no município está registrando em fotografias, placas de veículos que supostamente estão cometendo irregularidades ao estacionar. De acordo com o agente em seu pronunciamento, as fotos poderiam gerar multas, mas segundo ele, as infrações não serão assinadas pelos agentes. "Nenhum agente de trânsito vai fazer. Já deixamos bem claro na sede que se lá dentro, alguém tiver fazendo este tipo de infração, vamos denunciar no Ministério Público", relatou o agente Franco. Em entrevista ao 97NEWS, o superintendente interino da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Castilho Viana, ele declarou que a procuradoria jurídica do município buscou junto a Justiça, um parecer para a possível aplicação de multas cinco dias após a infração ter sido cometida dentro a Área Azul. "A gente já solicitou um parecer da procuradoria para que isto nos dê a condição de aplicar ou não essa autuação no futuro, para que as coisas ocorram nos tramites normais", declarou. Ainda segundo Viana, se o parecer jurídico disser que é permitido, cada cidadão terá seu direito de se defender. "Cada cidadão tem o direito de fazer sua defesa e buscar as medidas cabíveis para resolver o problema", disse. Questionado sobre os agentes que se negarem à assinar infração não sendo aplicadas por eles, o superintendente afirmou que existem medidas para que isso aconteça. "Qualquer determinação de trabalho, o servidor público por mais que ele esteja numa condição que talvez se sinta inatingível, existem medidas para isso acontecer. Mas a nossa posição com relação a isto, ela vai depender do corpo jurídico do município", relatou Castilho. Sobre a "multa de mesa", o superintendente da SMTT disse ainda que existem meios que permitem a infração por tecnologia. "Existem mecanismos que é liberado pelo próprio código de trânsito brasileiro, à exemplo dos radares e do videomonitoramento, mecanismos legais que permitem este tipo de fiscalização. O que a gente precisa saber é, se esse mecanismo que vai ser aplicado ou não dentro do município de Brumado, e se ele está dentro dos parâmetros para que isto aconteça. E se houver um intendimento, nós vamos acatar a decisão", afirmou. 



Diretora da APL/Brumado critica modelo de estacionamento rotativo aplicado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde que foi implantado em Brumado, o estacionamento rotativo tem gerado várias críticas na Capital do Minério. O assunto é o mais debatido e comentado em grupos de Whatsapp e nas redes sociais. Na última semana, os comerciantes realizaram no auditório da 21ª Subcessão da OAB, um debate para discutir alguns pontos no qual a empresa Zadar -- responsável por gerenciar a Área Azul na cidade -- vem aplicando no município. Vários representantes de associações, empresas, ONGs e sociedade civil organizada debateram na reunião, entre eles, também se destacou a fala da diretora da APLB-Brumado, Vanúzia Lobo. Segundo ela, o modelo de gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) é autoritário e a administração age como se não existissem munícipes. “Hoje, o prefeito entende que os munícipes não se manifestam. Como doeu no bolso, o comércio resolveu se manifestar. Entendemos que do jeito que está não pode ficar. O povo de Brumado precisa se manifestar e dizer não”, disse durante o debate. Para a diretora da APLB, o modelo está sendo imposto pelo gestor desce de “goela abaixo” e, o mesmo está se aproveitando da passividade do povo brumadense. “Só quem faz a lei é o coronel. Não podemos fechar os olhos para as arbitrariedades que ele está fazendo”, criticou Vanúzia Lobo.



Bahia tomará medidas para ampliar cobertura vacinal no estado, diz Sesab

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) vai entregar câmaras de refrigeração a todos os municípios baianos. Os equipamentos serão dotados de tecnologia para controlar de forma mais eficiente a temperatura dos imunobiológicos. O anúncio da entrega pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. O titular da Sesab ainda garantiu a implantação de salas de vacinação permanentes em todos os hospitais e maternidades da rede. “Essas salas funcionarão de segunda a domingo, com um profissional dedicado exclusivamente para o serviço”, afirmou o secretário. O sarampo foi apontado pela coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Akemi Erdens, como uma questão preocupante. “É uma doença altamente contagiosa e que tem o vírus em circulação no país. Hoje a cobertura está em cerca de 62%”, ressaltou. Akemi ainda explicou que a vacinação é uma ação coletiva e que é importante que as coberturas cheguem a 95%. “Mesmo algumas doenças estando erradicadas no país, como poliomielite, é essencial manter a vacinação, uma vez que o vírus ainda circula em outros países”, destacou.



Exames laboratoriais na Clinica Mais Vida, excelência de qualidade com maior comodidade

Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticare coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias. Infelizmente não é comum aos brasileiros realizarem exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O Check-Up consiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde. Portanto, faça a diferença. Realize exames laboratoriais após sua consulta médica conforme solicitação, ou, para saber como anda sua saúde. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.



Bahia registra mais de 31 mil focos de incêndio no ano

Foto: Reprodução l Corpo de Bombeiros

Um total de 31.877 focos de incêndio foi registrado na Bahia entre 1° de janeiro e esta segunda-feira (26). O número é 41,7% do registrado em 2018, que finalizou com 76.264 focos. A maioria dos registros vem do Oeste do estado. Segundo o site Bahia Notícias, os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Focos de incêndio não são exatamente queimadas. Estas têm efeitos maiores. Além do Oeste, as queimadas também são presentes na Chapada Diamantina, onde os registros ocorrem mais no verão. No dia 21 de agosto, os satélites do Inpe detectaram 392 focos na Bahia de um total de 1.181 focos em outros biomas do território nacional. Na Bahia, os focos ocorreram em Formosa do Rio Preto (14 focos), Riachão das Neves (5), São Desidério (3), Coribe (3), Buritirama (2), Cocos (2), Sebastião Laranjeiras (2) e Catolândia (1).



Brumado: Advogado diz que faturamento da prefeitura com a Área Azul chega aos 22% de arrecadação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante evento que debateu os impactos da implantação da Área Azul na região central de Brumado, o advogado Irenaldo Muniz disse que a prefeitura terá uma fatia do lucro de cerca de 22% do que for arrecadado com o estacionamento rotativo. Em sua fala na sede da 21ª Subcessão da OAB, o advogado ainda disse que a contrapartida entraria como recurso livre para uso do Município. “Todo mundo é a favor da organização do trânsito, a forma como está sendo feita é que não está sendo legal. O discricionário não pode ser confundido com a legalidade”, relatou no debate aos comerciantes. Ainda no evento, a comissão formada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chamou a atenção para o fato de que a Zadar Ltda, empresa que administra a área azul na cidade, está em processo de recuperação judicial. “Coloquei como dúvida uma empresa prestando um serviço público e que está em processo de recuperação judicial. Achei esquisito quando vi que isso estava fora do edital de concorrência”, definiu o advogado Irenaldo Muniz.



Corrida Ecológica Brumado à Rio de Contas acontece em setembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há 21 anos a Corrida Ecológica que faz a interligação turística entre a cidade de Brumado ao município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina vem ganhando força, e se tornou uma das principais provas de ciclismo do Nordeste. Com data marcada para o dia 1º de setembro, a corrida já tem 200 inscritos com atletas de todo país. Para o organizador do evento, Alecarlos Pires, a Corrida Ecológica tem sua marca consolidada na Bahia. “A prova é histórica na Bahia e no país. É a mais antiga do Nordeste e, é hoje um evento recordista. No último ano, a gente conseguiu a façanha de 330 atletas. Prova nenhuma na Bahia, de estrada, consegue colocar esse número”, disse Pires. Com pontos válidos pelo ranking brasileiro de ciclismo, nesta edição, a organização está montando uma grande estrutura para recepcionar os atletas. Ao longo do percurso, serão vinte motocicletas dando suporte aos atletas. Além disso, duas ambulâncias de apoio, Polícias Rodoviária e Militar e o trabalho de coleta seletiva, sempre pensando no meio ambiente. “A corrida ecológica se tornou um evento, não só de Brumado, mas de toda Bahia”, resumiu. As inscrições podem ser feitas pelo site www.corridaecologica.com.br. São R$ 15 mil em premiações.



Polícia recupera caminhão três horas após o roubo na cidade de Macaúbas

Foto: Divulgação l SSP/BA

A Polícia Militar de Macaúbas, a 200 km de Brumado, recuperou, na manhã desta segunda-feira (26), um caminhão Scania, cerca de três horas depois de ter sido roubado, na BA-242, no município de Oliveira dos Brejinhos, no oeste do Estado. Segundo a PM, a unidade foi acionada depois de a vítima procurar um posto policial e informar o roubo. “Após relato do motorista, as equipes iniciaram as buscas e localizaram o veículo num matagal”, explicou a PM. Diligências foram iniciadas na tentativa de encontrar os criminosos e a vítima orientada a registrar a ocorrência na Delegacia da cidade.



'Amor' foi a temática debatida no congresso regional das Testemunhas de Jeová em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Neste final de semana, foi realizado o congresso regional das das Testemunhas de Jeová. Com o tema “O amor nunca acaba”, o evento que começou na sexta-feira (23) e se estendeu até o domingo (25) aconteceu no ginásio de esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, o assessor de comunicação Flávio Barcelos destacou que 16 municípios estiveram representados no evento. Em média, 1600 pessoas por ciclo compareceram às assistências. “Aprendemos na bíblia sagrada que nosso Deus Jeová é o maior exemplo no que se refere a demonstrar amor, no caso o amor pela humanidade, para que tenham oportunidade de demonstrar amor, tanto por Ele, como pelos nossos irmãos, sem nenhum tipo de discriminação”, disse. Barcelos ainda ressaltou que um dos objetivos do congresso é fazer com que os seus participantes disseminem as informações adquiridas durante o evento em suas comunidades, com os familiares, vizinhos e amigos. “São informações bíblicas muito práticas e úteis. Todos na comunidade são beneficiados”, resumiu.



Postagens nas redes sociais distorcem teor de decreto de Garantia da Lei e da Ordem na Amazônia

Foto: Reprodução l Carl de Souza/AFP

Postagens amplamente compartilhadas no Facebook distorcem o teor do decreto 9.985/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro para autorizar o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região amazônica. As publicações nas redes sociais alegam que o documento torna toda a Amazônia uma “área militar”. Na verdade, o que o decreto faz é liberar o uso de soldados para ações de combate a incêndios e delitos ambientais. Além disso, a autorização para uso das Forças Armadas está sujeita ao requerimento do governador de cada Estado da Amazônia Legal. No sábado (24), momento em que as publicações foram compartilhadas no Facebook, seis unidades da federação haviam acertado com o governo o envio de tropas: Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Acre e Mato Grosso. 

Foto: Reprodução l Rede Social

No domingo (25), o Amazonas também ganhou apoio militar. Amapá e Maranhão ainda não haviam feito pedido formal de auxílio. O decreto também estabelece que as Forças Armadas podem atuar nas áreas de fronteira, nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental. Além disso, o Ministério da Defesa na Lei Orçamentária Anual de 2019 tem previsão de R$ 28 milhões para uso em operações de GLO. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou que a verba deve ser liberada como medida emergencial para apoio no combate às queimadas. 



Brumado: Polícia prende suspeito que matou Davi com golpes de 'machadinha' e pedras na manhã desta segunda-feira (26)

Foto: 97NEWS

A Polícia Militar prendeu na manhã desta segunda-feira (26) o suspeito de matar o vendedor de picolé Davi Correia da Silva, 38 anos. O corpo dele foi encontrado na Rua Aparecida, bairro São Felix, em Brumado. Informações de populares dão conta de que Davi foi morto com golpes de machado e pedradas. Um laudo médico que sai em trinta dias concluirá a causa da morte. Segundo os moradores, Davi passava pela via quando foi atingido pelo criminoso. Após o assassinato, a Polícia fez rondas pelo bairro e prendeu o suspeito identificado como Pablo Henrique Santos Souza, 20 anos, na Rua Padre José Dias, no mesmo bairro onde ocorreu o crime. Conforme a PM, o suspeito negou a autoria do homicídio, mas a guarnição constatou que as mãos e os pés do suspeito estavam sujas de sangue. Conforme a Polícia, Pablo já tem passagens pela Delegacia por tentar matar a própria tia. A PM ainda informou que não encontrou a arma do crime. O homem foi encaminhado a Delegacia de Brumado e segue a disposição da Justiça.



Brumado: Homem é assassinado no bairro São Felix por possível golpes de 'machadinha' na cabeça

Foto: Luciano Santos l 97News

Na manhã desta segunda-feira (26), por volta das 11h40, um homem foi assassinado no bairro São Felix, em Brumado. Segundo as primeiras informações, a vítima identificada como Davi Correia da Silva, 38 anos, passava pela Rua Aparecida do referido bairro quando foi atingido na cabeça, de acordo com as primeiras informações com golpes de machado. Ainda no local, nossa equipe constatou que havia várias pedras com marcas de sangue, provavelmente também utilizadas na agressão. Com os golpes, Davi teve morte instantânea. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, mas no local comprovaram o óbito. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e era aguardado no local. Segundo testemunhas, o autor do crime ainda estaria pelo bairro com a 'machadinha' usada no assassinato. A PM saiu em diligência pelo bairro para constatar a informação. Davi era morador do bairro Malhada Branca, mas todos os dias era visto pelas ruas da cidade com outros andarilhos. A Polícia Civil vai apurar o que motivou o crime. 



Dois casos de agressões contra mulheres foram registrados nesse fim de semana em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os casos de violência doméstica, especialmente nos finais de semana, vem acontecendo com bastante frequência em Brumado. Comprovando os índices crescentes de violência contra o sexo feminino, tanto que neste final de semana foram registrados mais dois casos que envolvem a Lei "Maria da Penha". Segundo informou a 34ª CIPM ao 97NEWS, no primeiro caso, a guarnição da PM foi acionada via CICOM na madrugada de sábado (24) para domingo (25), por volta das 00h30, na qual foi informada que estaria acontecendo agressão entre um casal na Rua Aparecida, no bairro São Félix. Chegando ao local, os policiais averiguaram a porta da residência aberta e um indivíduo puxando os cabelos de sua companheira, sendo a guarnição obrigada a intervir e cessar a agressão. De acordo com a Polícia, a mulher se encontrava com algumas lesões. Por conta disso, o agressor foi conduzido para a delegacia onde foi lavrado o flagrante. Já o segundo registro de agressão aconteceu na noite de domingo (25), por volta das 23h. Ainda segundo informações da 34ª CIPM, um homem foi levado para a delegacia acusado de ter agredido e ameaçado sua namorada na Praça Hélio Cotrim, a popular “Pracinha do Fogo”. Conforme a vítima, o homem estava alcoolizado e conduzindo uma motocicleta. Os dois foram ouvidos pelo delegado plantonista e o homem ficou à disposição da justiça.



Grave acidente envolvendo ônibus da Novo Horizonte deixa um morto em Minas Gerais

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um jovem de 19 anos morreu em um grave acidente na madrugada de domingo (25) na BR-116, município de Ubaporanga, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu entre um veículo Gol e um ônibus da Viação Novo Horizonte na altura do quilômetro 512 da rodovia. Segundo a PRF, a colisão entre os veículos aconteceu em um trecho de reta -- local de boa visibilidade --. Conforme a Polícia, o carro de passeio invadiu a contramão e colidiu frontalmente contra o ônibus, que saiu de São Paulo com destino a Bahia. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Com o forte impacto, Alex Ferreira Alexandre, motorista do carro de passeio, ficou gravemente ferido e veio a óbito ainda no local. Informações iniciais indicam que a vítima teria saído de uma festa em Ubaporanga momentos antes da tragédia. O corpo de Alex foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região. As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades locais. Os passageiros do ônibus seguiram viagem em outro veículo da empresa para a Bahia.



Brumado: 'Multas de mesa podem está ocorrendo em Brumado', diz agente de trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante o debate ocorrido no dia 21 de agosto no auditório da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde comerciantes, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e membros da sociedade civil, debateram sobre a implantação da Área Azul em Brumado, vários representantes de empresas, associações e organizações, fizeram o uso da palavra e questionaram sobre alguns pontos importantes sobre o que vem ocorrendo no estacionamento rotativo da cidade, entre eles, o custo por uma hora de estacionamento, a tolerância de tempo na vaga, a quantidade de vagas e principalmente sobre notificações que estão sendo aplicadas pelos chamados "azuizinhos". No evento, o pronunciamento do agente de trânsito, Hugo Franco acabou chamando a atenção de todos, no que se refere segundo ele, pode está ocorrendo em Brumado a famosa "multa de mesa", que é aquela no qual o monitor da área azul vendo um veículo em situação irregular, tira foto, manda para a administração municipal e com a placa do veículo registrada, é aplicada a infração. Mas de acordo como o próprio agente, para que isto ocorra, é necessário que o servidor de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), assine a infração, o que segundo ele, a depender da categoria, não vai acontecer. "Eles falam que se não pagar R$20 naquele momento, vai ser multado. Só para dizer para o senhores que isso é uma inverdade, nós agentes de trânsito não vamos multar dessa forma, a chamada [multa de mesa]," afirmou Franco no debate. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo ele, os funcionários da empresa que administra a Área Azul, estão indo de encontro com o que diz a lei. "Eles estão indo de encontro com o Artigo 280 e a resolução 497 do Código de Trânsito Brasileiro. O Artigo 280 deixa bem claro que só quem pode multar é o agente de trânsito ou policial militar concursado. E a resolução 497, vem para deixar bem claro que é vedada a solicitação por terceiros participar dessa multa", esclarece Hugo. Conforme ele em seu pronunciamento, não é permitido a cobrança da multa por uma foto tirada por funcionários da empresa responsável pelo estacionamento rotativo servir como prova da infração. "Então como é que eu posso depois de seis dias fazer uma multa com uma foto, eu não tava presente, eu não ouvi, então não vai ser feita essa multa de forma alguma", relatou. Ele ainda diz que se caso acontecer, será uma 'coação'. "Eles dizem que se você não pagar uma hora, você vai pagar R$20, se não você vai ser multado. Mentira, nenhum agente de trânsito vai fazer. Já deixamos bem claro na sede que se lá dentro, alguém tiver fazendo este tipo de infração, vamos denunciar no Ministério Público", relatou o agente de trânsito Hugo Franco. 



Guanambi: Jovem morre no Hospital após ser atingido por disparos de arma de fogo

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um jovem de 19 anos, morreu no Hospital Regional de Guanambi (HRG), na noite de domingo (25), após ser atingido por disparos de arma de fogo. O crime ocorreu por volta das 21h, na avenida A, no bairro Brindes, em Guanambi. Segundo informou a Polícia Militar (PM) ao site Sudoeste Bahia, Kaique dos Santos Neves estava em frente a sua residência quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta que atiraram contra ele. Kaique foi atingido na cabeça e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) à emergência HRG.  Ele não resistiu e morreu por volta das 23h. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A polícia fez buscas, mas até o fechamento da reportagem nenhum suspeito havia sido localizado. A suspeita é de que a motivação do crime seja uma dívida com uma quadrilha de tráfico de drogas.



Inovare: A odontologia versos a autoestima

Foto: Divulgação

Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para a construção da autoconfiança. Buscar essa condição é totalmente possível, e pode significar se livrar de inseguranças que impedem possíveis realizações pessoais e até mesmo profissionais! O sorriso é uma das principais estruturas que constroem a harmonia da face, e investir na estética do sorriso pode contribuir de maneira positiva na sua autoestima. A odontologia dispõe de vários recursos que podem melhorar de forma significativa o seu sorriso deixando-o mais harmônico e atraente. Fique bem consigo mesmo, agende uma consulta e venha conhecer as possibilidades que odontologia pode te oferecer. A clínica Inovare fica localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 318, centro, Brumado. Telefone e Zap (77) 3441-6243.



LAB Laboratório, alta tecnologia para realização dos seus exames

Foto: Divulgação

Utilizando aparelhos totalmente automatizados, com um sistema de interfaceamento computadorizado, seus exames são realizados de forma mais segura e precisa, com alto padrão de qualidade. O LAB Laboratório conta com avançada tecnologia no processamento de amostras biológicas. Dispomos de modernos equipamentos, um deles é o LH 780 da Beckman Coulter, equipado com tecnologia superior permitindo o processamento automático de até 120 hemogramas por hora. Utiliza simultaneamente as técnicas volumétrica impedância, frequência de rádio, laser de dispersão de luz, IntelliKInetics, Autoflex. Ainda faz todo o processo de leitura de tubos, por código de barras, garantindo segurança na fidedignidade das amostras. Um Sistema de interfaceamento, único na região, garante a digitação de todos os resultados, sem a intervenção humana, impossibilitando erros humanos, além de garantir muita agilidade na liberação dos laudos. Com revisão microscópica pelos biomédicos e bioquímicos. Aproveite e cuide da sua saúde! Ligue e agende: 77 3441-0822 / 77 98818-4115. Praça dos Meiras, 62, centro, Brumado.



Brumado: Crianças são flagradas em cima de telhado da escola CAIC

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde de domingo (25), por volta das 15h20, a equipe do 97NEWS flagrou uma cena no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) localizado no bairro Urbis II, em Brumado. A cena impressionou moradores e curiosos. A reportagem passava pelo local quando viu quatro garotos usando a escada do teto do ginásio para acessar a estrutura. Enquanto eles se divertiam, nós registramos o momento em que os meninos sozinhos, subiam e desciam sem a presença de nenhum adulto por perto. Segundo os moradores do bairro Jardim de Alah, que fica próximo ao local, as cenas como aquela eram comuns nos finais de semana. A reportagem não conseguiu localizar funcionários na escola, mas de acordo com os moradores, a área que dá acesso ao ginásio, fica separada da escola e está em reformas e, o portão fica aberto.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A equipe apurou ainda que a Guarda Municiapal não atende escolas municipais, que apenas no PSF -- que fica no mesmo prédio --, é protegido por um GCM. Reclamado por alguns moradores, as crianças acenavam como se fosse uma brincadeira normal, no entanto a queda de um local com aproximadamente 15 metros de altura poderia ocasionar fraturas graves ou até a morte. Alguns minutos depois as crianças desceram da estrutura e saíram em direção ao portão. Devido ao horário, não conseguimos contato com a Secretaria Municipal de Educação. Fica aberto os canais de atendimento da nossa redação para esclarecimentos da Secretaria.