ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Motociclista morre após corda que ele transportava enrolada no pescoço se prender no veículo

Foto: Divulgação

Um motociclista de 21 anos morreu na quarta-feira (7), na cidade de Conceição do Coité, após a corda que ele transportava enrolada no pescoço se prender no veículo que ele pilotava. Conforme a Polícia Militar de Serrinha, responsável pela região, Bruno Anunciação Silva seguia para o Povoado de Onça, quando a corda se prendeu na roda da moto. Ele morreu no local. O corpo de Bruno foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.



Canal da Mancha: Médico baiano consegue realizar travessia a nado

Foto: Divulgação

Atravessar 33 km nadando, do estreito de Dover, na Inglaterra, ao cabo Gris Nez, em Calais, na França, onde fica o famoso e temido Canal da Mancha. Essa foi a distância que o médico baiano Humberto Costa Júnior, de 45 anos percorreu nesta quinta-feira (08). Para driblar as correntezas, ele teve que ir por um caminho mais longo e totalizou 45km em 10h e 42m. Ele é o primeiro nadador nascido na Bahia a conseguir o feito. Anteriormente, o paratleta Marcelo Collet, paulista radicado no estado, havia vencido o desafio. Acostumado a fazer maratonas aquáticas, Humberto se preparou bastante para ter sucesso na empreitada. Já fez a travessia de Salvador a Mar Grande, com 12km, a 14 Bis, em São Paulo, com 24 km. A cada quinze dias ele faz uma travessia de farol a farol, entre Itapuã e a Barra. A dificuldade de fazer a travessia é gigantesca. Encarada como o “Everest das águas”, estima-se que 10 nadadores tenham falecida ao tentar encarar o desafio, ao longo de 144 anos. Uma delas foi a nadadora brasileira Renata Agondi, em 1998.





Muay Thai: Atletas brumadenses são graduados no município de Guanambi

Foto: Divulgação

Atletas brumadenses do Centro de Treinamento Team Ribeiro, estiveram no último dia 03 de agosto no município de Guanambi recebendo a graduação na modalidade de Muay Thai. Os atletas passaram por uma avaliação da Federação de Mauy Thai do Brasil, que tem como diretor regional, Mestre Leonardo Cardoso, graduado na modalidade Kruang Prata. Os alunos do CTTR, foram acompanhados do professor de Muay Thai Fabiano Ribeiro, que tem a graduação Kruang Preto ponteira branca e oito anos de academia em Brumado. Os atletas graduados foram: Tomás Neto (Kruang Marrom); Diego Luiz (Kruang Azul ponteira Branca); Leandro Queiroz (Kruang Azul) e Alesandro Souza (Kruang Verde ponteira Branca). Já as alunas; Evelly Bárbara Trindade; Rubia Macedo e Isadora Fernandes receberam o Kruang Verde. Foram graduados também as alunas Ana Letícia Portugal e Joseana Santos com  Kruang Amarelo ponteira branca.

Foto: Divulgação


Confirmado a data de apresentação do brumadense Sandro Júnior no programa da Eliane Camargo

Foto: 97NEWS

O cantor Sandro Junior da cidade de Brumado vem ganhando notoriedade entre os internautas e admiradores. Recentemente  o brumadense gravou o programa de TV da Eliane Camargo, lançando sua nova música  “Pode me chamar de bebê”. Recentemente o cantor mirim, lançou o clipe em seu canal do YouTube e já um sucesso. O programa foi gravado no dia 25 de julho e irá ao ar no dia 18 de agosto. Entre os planos do cantor está o lançamento do videoclipe da música “Pode me chamar de Bebê” que tem uma  parceria com o compositor Xavier da Bahia. O programa será exibido das 08h as 09h da manhã no Canal do Boi. Para o pai Sandro, que deu o mesmo nome ao filho, com apenas 7 anos de idade ter um filho com um talento e dedicação como o Junior é muito gratificante. "Minhas palavras são de agradecimentos, agradecimentos a Deus e a todos os amigos, colaboradores e patrocinadores. Sandro é isso, um menino meigo, humilde e muito talentoso. Convido a todos para poder prestigiar sua apresentação no dia 18 desse mês no programa da Eliane Camargo", disse sorridente o pai do cantor.

Foto: Divulgação


Mulher afirma que foi raptada pelo pai aos 7 anos de idade e procura por sua mãe que possivelmente mora em Brumado

Foto: Arquivo Pessoal

A brumadense Sirlei Gloria da Silva, de 44 anos, que atualmente mora no município de Pindobaçu, centro Norte baiano, entrou em contato com a Redação do 97NEWS para tentar encontrar sua mãe, que segundo ela, não há ver a mais de 37 anos, quando na época foi raptada pelo seu pai em 1982. A mulher tinha 7 anos quando foi levada de Brumado. Atualmente ela tem 44. Segundo Sirlei, sua mãe de prenome 'Raimunda' e seu pai 'Elson' moravam nas proximidades da linha férrea em Brumado, mas ela não sabe precisar em qual bairro da cidade. "Me lembro aos sete anos que nossa família morava as margens da linha do trem que passa em Brumado, mas não sei mais qual o bairro", disse a dona de casa. De acordo com Gloria, ela tem um irmão por nome de 'Cristóvão', mas também não tem contato com ele. Ela ainda firma que lembra dos apelidos dados as suas irmãs (Cosmira, Guê e Paixão), mas segundo ela, eles também não são visto desde quando ele foi levada para o Centro Norte da Bahia. "Meu pai que na época tinha separado da minha mãe, falou que me levaria para passar uma semana com ele, minha mãe acreditou e, até hoje não voltei mais, porque na época eu não tinha muito conhecimento", disse ao 97NEWS a brumadense. Segundo ela, seu maior sonho seria poder abraçar sua mãe novamente e sentir seu calor. "Todas as noites durmo pensando nela, em poder reencontrá-la novamente. Me ajudem, é muito dolorido saber que fui tirado de minha mãe quando eu era pequena", lamentou emocionada Sirlei Gloria da Silva. Para informações sobre o paradeiro de sua mãe, a brumadense deixa o telefone pessoal dela, (74) 98834-6219.



Brumado: Contas de energia de bombas d'água são de responsabilidade das comunidades rurais, diz secretário de Recursos Hídricos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Alguns moradores das comunidades rurais de Brumado vem sofrendo com a dificuldade em se obter água, localidades como Sucuruiú e Sítio São José chegam a ficar sem água por seis meses por conta de erros nas planilhas da "Operação Pipa". Outra grande dificuldade relatada por outras comunidades, é em relação à poços artesianos que foram abertos pelo município, mas que agora estão sem operar por falta de energia elétrica. Em entrevista ao 97NEWS, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Danilo Viana esclareceu que uma nova medida adotada pela prefeitura de Brumado em comum acordo com as comunidades, acertaram que a energia elétrica utilizada nas bombas d'água de cada localidade serão pagas pelos próprios moradores. "As comunidades hoje assumem o compromisso de pagar a conta de energia do poço, e toda manutenção de bomba e dessalinizadores aos que possuem, é por conta da prefeitura", esclarece o secretário. Segundo Danilo, o representante que fica responsável pelo poço ou dessalinizador tem que ir até a prefeitura e solicitar a transferência para o nome da comunidade. "Os moradores dessas comunidades ficam responsáveis pelo controle dessa energia gasta", disse. Conforme Viana, após solicitar a documentação na Secretaria no qual ele é responsável, o morador tem que assinar um 'Termo de Cessão', que prevê o usos de um bem ou imóvel, no qual nesse caso, se trata de terreno. "Com a assinatura desse documento, o proprietário permite a prefeitura que ela tenha acesso ao local para realizar a manutenção do equipamento. É um documento obrigatório", afirmou Danilo. De acordo com ele, essa é uma grande dificuldade encontrada pela equipe técnica na hora de consertar equipamentos como estes. "No caso da comunidade do Sítio Novo, nós não tínhamos a permissão para entrar na propriedade em que está instalado o poço, então orientamos a comunidade a realizar esse Termo. Também recomendamos que os moradores passem a conta de energia para o nome da associação ou de um morador responsável. Realizando assim um [rateio] na hora de pagar a conta de energia", relata o secretário no qual ainda esclarece que todos os poços e dessalinizadores do município vão ter suas contas de energia pagas pela própria comunidade.



Tenha dentes alinhados, sorriso saudável e harmonioso com aparelhos ortodônticos do CEMAR

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A evolução da odontologia trouxe consigo a incorporação da especialidade de ortodontia. Ao longo dos anos foram desenvolvidas técnicas para a correção da má oclusão, com tratamento para adultos e crianças. Então, se tornou necessário desenhar aparelhos ortodônticos com técnicas mais discretas para atender às demandas específicas de cada paciente. De fato, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada qual com suas próprias técnicas, características e valores podendo atender as necessidades de todas as pessoas. No CEMAR, você terá condições de entender quando receber uma indicação do uso de um aparelho pelo seu dentista. Por muito tempo, as pessoas deixavam de usar aparelho ortodôntico devido aos aspectos deste na boca. Apesar da necessidade de correção da oclusão, o aspecto estético não favorecia. Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aprimoradas e com ela a estética também foi desenvolvida para atender a todas as más oclusões e a todos os pacientes. Os especialistas do CEMAR, odontologia especializada pode realizar o planejamento e a análise da situação de cada paciente, indicando assim qual a melhor técnica e dispositivo a ser usado para a má oclusão apresentada em cada caso. Venha nos visitar, e faça um orçamento conosco. Av. Dr. Guilherme Dias, 185, Centro, Brumado. Telefones 77 3441-7568 / 99979-7568 (Whatsapp). 



Caetité: MPF bloqueia de R$ 1,2 mi em bens de prefeito e mais sete por desvio de verbas

Foto: Divulgação

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça determinou a indisponibilidade de R$1.228.974,96 em bens do atual prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim, do ex-prefeito José Barreira de Alencar Filho, dos empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim, dos então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza e do ex-agente público, Eugênio Soares da Silva. Segundo o site Alerta Bahia, a decisão considerou os atos de improbidade realizados pelos acusados em licitações com recursos da Educação. A liminar saiu no último dia 17 de julho. Na ação de improbidade, ajuizada em 25 de maio, o MPF descreveu as fraudes realizadas em cinco licitações nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os acusados, porém, são investigados em outros 24 casos de irregularidades em licitações entre 2009 e 2016, durante os oito anos de mandato de Alencar Filho como prefeito, que estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia por não envolverem recursos federais. O valor total dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15. No dia 28 de junho, outros dois ex-agentes públicos já são acusados por improbidade; Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de secretário de Serviços Públicos. O MPF acusa por crimes de fraude em licitações e associação criminosa: Zé Barreira, Aldo Gondim, Josmar Santos, Júlio César Cotrim, Arnaldo Silva, Gláucia Oliveira e Rubiamara Souza; sendo esta última, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Eugênio Silva responde por fraude em licitações, e Thaís Cunha e Nilo Azevedo, por associação criminosa. Ainda segundo o site, as ações foram ajuizadas como desdobramentos da Operação Burla, deflagrada em 2016 em uma atuação conjunta do MPF com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU). O MPF requer que os réus sejam condenados à reparação por danos morais coletivos e realizem o pagamento de R$2.860.683,03, equivalente ao somatório dos contratos ilícitos abordados nessa ação de improbidade. O MPF requer, ainda, a condenação dos réus por atos de improbidade que causaram prejuízo ao erário, cuja pena prevê: ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.



Reforma da Previdência começa a tramitar nessa quinta (8) no Senado

Foto: Reprodução l TV Senado

Após a conclusão da votação pela Câmara na noite de quarta-feira (7), a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. A expectativa de senadores pró-reforma é concluir a análise da proposta até o fim de setembro. Eles são contrários a alterações no conteúdo da PEC aprovada pelos deputados, a fim de agilizar a promulgação da emenda constitucional e a entrada em vigor das novas regras de aposentadoria. Para os parlamentares favoráveis à reforma, eventuais alterações – como a inclusão de servidores de estados e municípios nas novas regras – devem ser feitas em outra proposta, que vem sendo chamada de PEC paralela. Segundo o site G1, senadores contrários à reforma, no entanto, defendem um debate mais longo no Senado e também a possibilidade de promover alterações na PEC principal aprovada pela Câmara. Se for modificada pelos senadores, a reforma terá de voltar para nova análise pelos deputados. Se a PEC paralela for aprovada pelos senadores, será encaminhada para a Câmara dos Deputados.



Conquista: Homem é preso no aeroporto após furtar celular em avião

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (7) após furtar um celular dentro de um avião. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi encontrado em posse do aparelho momentos depois da aeronave pousar no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Conforme o Blog do Anderson, uma guarnição da Polícia Militar (PM) foi acionada, no entanto, o registro final foi feito pela Polícia Federal, que verificou a situação e prendeu o criminoso em flagrante. A vítima e o acusado foram ouvidos pela Polícia Federal. O responsável pelo furto foi levado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.



Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha de oito anos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um homem foi preso suspeito de estuprar a sobrinha dele, de oito anos, na cidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Conforme informações da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) da cidade, foi a mãe da vítima quem denunciou o caso à policia. Ainda segundo a polícia, Genivaldo dos Santos Flores foi preso na terça-feira (6), enquanto trabalhava no bairro Morada dos Pássaros. Não há informações sobre quando ocorreu a agressão à criança, nem como a mãe da vítima soube sobre o crime. O homem foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Ele deve passar por audiência de custódia ainda nesta quarta-feira (7). O caso é acompanhado pela Deam da cidade.



Petrobras muda política de preços para botijão de gás e GLP poderá custar 8,2% mais barato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A diretoria da Petrobras estabeleceu uma nova política de preço para o gás de cozinha.  A partir de agora, os consumidores residenciais vão poder pagar valores alinhados aos do mercado externo. O mesmo já acontece com o gás destinado à indústria e ao comércio. De acordo com reportagem do Estadão, também houve alteração no prazo de reajuste do gás residencial, que passou a ser indefinido. Atualmente, a tonelada do GLP de uso industrial custa nas refinarias da estatal R$ 1.950,80 e o de uso residencial, R$ 1.850,80. A nova política de preço representa uma redução média de 13,4% no preço do GLP industrial e de 8,2% no preço dos envasados até 13 kg. "A gente vê possibilidade de o preço cair mais. A gente espera que a diferença acabe. Não faz sentido que o comércio e a indústria subsidiem o botijão de 13 kg. Quem tem que subsidiar é o governo", disse Sérgio Bandeira presidente do Sindigás. Ainda segundo ele, "a iniciativa privada não pode ficar com esse ônus", declarou Mello.



Brumado: Moradores denunciam envenenamento de gatos no Bairro Olhos D'água

Foto: Leitor l 97NEWS

Quatro gatos foram encontrados mortos no Bairro Olhos D'água, em Brumado, e a suspeita é de que os animais tenham sido envenenados. A dona do animal denunciou o fato nesta terça-feira (6) ao 97NEWS, alertando os moradores quanto ao risco de novos envenenamentos. A moradora que prefere não se identificar, explica que os gatos ficavam em seu quintal e eram alimentados por ela todos os dias. Eles foram encontrados mortos na segunda e terça-feira, em sua residência. "Ainda não sabemos quem fez isso, então pedimos para que as pessoas não saiam com os seus animais de estimação e fiquem alertas", acrescenta. Segundo a moradora, o importante neste momento é a precaução. "As principais vítimas em casos de envenenamento são os animais de rua, mas é preciso atenção especial das pessoas com os animais domésticos que podem ter acesso à rua", comenta. Envenenar animais é um crime previsto na lei de Crimes Ambientais. Quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. 



Brumado: Catadores de materiais recicláveis e a sua importância para o meio ambiente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quando se fala de catadores nos referimos às pessoas que cuidam do ambiente da nossa sociedade. Eles desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos, atuando, em sua maioria, nas atividades da coleta seletiva, triagem, processamento e comercialização destes materiais recicláveis. O número dessa classe de trabalhadores chegam aos 600 mil no Brasil, em Brumado, a média é de 9 colaboradores no qual o município produz em média 1,5 mil toneladas de lixo todos os dias. Essa porcentagem fica ainda mais impressionante quando avaliado que apenas 1% de todo esse lixo é reciclado. Além do mais, 90% do árduo e precioso processo é realizado pelos catadores de materiais recicláveis, pessoas que de maneira honesta, usam de sua força de trabalho para prestar um serviço ambiental à nossa sociedade. Para um dos cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (Catamarb), Havaí dos Santos, 59 anos, trabalhar como catador ajuda nas despesas do mês e é muito gratificante. "Todo mês pago minha água, luz e o gás com esse dinheiro que tiro daqui, é um trabalho digno", destaca o trabalhador. Invisíveis aos olhos da sociedade e diretamente envolvidos com o processo de reciclagem, os catadores vêm lutando para obter reconhecimento e direitos em Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O “lixo” possui grande valor para aqueles que tiram dele seu sustento. "Nós reciclamos em média por mês de 10 a 15 mil toneladas de material", conta. De sol a sol buscam pelas ruas materiais de possível aproveitamento, reformados ou reciclados industrialmente. Além disso, coletam, separam e adicionam, tornando o que antes era visto como lixo pronto para ser descartado, em mercadoria com valor de uso e de troca. Todavia, esse trabalho é cansativo, e como se dá na rua, expõe os catadores à diversos riscos para a saúde, os quais derivam do contato com matérias contaminadas e do peso para puxar os carrinhos. "A prefeitura disse que iria disponibilizar um carro para nós, mas até o momento esse veículo não chegou na cooperativa", afirma Havaí. Este grupo é composto por sua maioria de adultos, com familiares dependentes financeiros e baixo nível educacional. Os desafios de um catador de materiais recicláveis são muitos. "Nós começamos as sete horas da manhã e encerramos as dezoito horas, de segunda a sexta-feira, só não saímos aos sábados, domingos e feriados. Então não é fácil empurrar o carrinho pela cidade, sem se falar que a cidade não é plana, tem muitas subidas, mas mesmo assim é gratificante saber que com isso, ajudamos o meio ambiente", disse Adenilton, ouro cooperado da Catamarb. Esses trabalhadores espalhados por Brumado, realizam a coleta de objetos descartados, debaixo do sol forte que assola nosso sertão e acima de tudo o olhar daqueles que julgam seu trabalho. 



Tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa bate recorde e leva mais de 1 milhão à cidade

Foto: Divulgação

A tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa, oeste baiano, bateu recordo de participação e levou mais de 1 milhão de pessoas neste ano à cidade. Segundo a prefeitura local, só a terça-feira (6), dia da festa do Bom Jesus da Lapa, o centro da cidade recebeu mais de 600 mil pessoas. No mesmo dia, mais de 20 missas foram realizadas a céu aberto em frente à gruta do santuário. Para receber esse número recorde de visitantes, a prefeitura fez investimentos em infraestrutura, limpeza e ordenamento do trânsito. Uma  das novidades desta edição, é o novo camelódromo, com 4 mil metros quadrados e 400 barracas cobertas, o que trouxe mais organização e deixou livres as ruas do centro histórico, que antes eram ocupadas por camelôs. A venda do artesanato local, lembranças e outros produtos é a oportunidade também de gerar emprego e renda no município, através da circulação dos romeiros vindos de diferentes lugares para pagar promessas em agradecimento as graças recebidas. Uma operação especial para limpeza das ruas também foi realizada. O trânsito de veículos também foi alterado. A prefeitura também declarou que a rede hoteleira registrou 100% de ocupação no período. Terceira maior romaria do país, o evento ocorre há 328 anos. O evento é planejado meses antes de acontecer. 



Brumado: Carga de cerveja prestes a cair de carreta interdita avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A carga de uma carreta de bebidas ficou escorada na lateral do veículo e interditou parte da Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, centro comercial de Brumado, no início da tarde desta quarta-feira (7). O veículo teve que ficar parado no meio da via até a chegada de um outro caminhão para dar suporte a carga. O trânsito teve que ser desviado para a Rua Coronel Tibério Meira. De acordo com o motorista do veículo, que não se identificou, ele foi fazer uma curva e a carga se soltou. Ele não soube informar porque os engradados de bebidas se soltaram. A carga de cerveja ficou ancorada apenas pela lateral da carroceria. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) precisaram desviar o trânsito para controlar o tráfego. O fluxo de veículos ficou lento no local. Alguns motoristas não respeitaram a interdição e insistiram em passar pela via.

Agentes da SMTT precisaram desviar o trânsito para controlar o tráfego - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Justiça condena Santander por impedir cliente de entrar em agência com carrinho de bebê

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Uma decisão na Justiça obriga o Banco Santander a indenizar uma cliente o valor de R$ 2,5 mil por ter sido impedida de entrar em uma agência com o carrinho de bebê do filho. O caso aconteceu em Salvador, no mês de fevereiro deste ano. Na época, o bebê tinha cerca de seis meses, quando a advogada Stéphanie Nery tentou entrar na instituição financeira e foi informada que, para entrar no estabelecimento, teria que levar a criança no colo e deixar o carrinho em um guarda volumes. A criança dormia no carrinho no momonto em que o funcionário fez o questionamento. Segundo a advogada, a gerência da unidade explicou que motivo da proibição, inicialmente se trataria de uma lei do Banco Central e da Polícia Federal. Posteriormente, informaram a advogada de que esse seria um protocolo de segurança. Diante do constrangimento sofrido, ela processou o banco. A ação foi julgada pelo juiz Carlos Geraldo Rodrigues Reis, da 11ª Vara do Sistema de Juizados Especiais de Salvador. Na decisão, é dito que a proibição de ingressar na agência bancária com o carrinho de bebê “extrapolou a esfera do mero aborrecimento, expondo a demandante a uma situação vexatória, desnecessariamente". O banco, em sua defesa, apenas negou que houvesse dano a ser indenizado.



Crianças com menos 1 ano devem receber vacina contra o sarampo para viajar

Foto: Reprodução

Crianças com mais de seis meses e menos de um ano de idade devem ser vacinadas contra o sarampo caso visitem municípios com surto da doença no país. O Ministério da Saúde recomendou na terça-feira (6) que as imunizações sejam realizadas ao menos 15 dias antes da viagem. Atualmente, 39 cidades do país estão em surto ativo, incluindo a Bahia, ou seja, registram um crescimento no número de casos confirmados da doença. O Ministério esclarece que esta, chamada “dose zero”, não substitui a vacina tríplice viral (D1), dada aos 12 meses de idade. O calendário nacional de vacinação inclui também aos 15 meses a vacina tetra viral, que contém uma segunda dose contra do sarampo. "É importante ressaltar ainda que toda pessoa, de um ano a 49 anos de idade, deve ter duas doses da vacina contra o sarampo para ficar protegido contra a doença", diz a nota. Entre 5 de maio e 3 de agosto, 907 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Os casos estão concentrados em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1). A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes. Este ano, ainda segundo as entidades, casos notificados no mundo cresceram 300% nos primeiros três meses em comparação com o mesmo período de 2018. Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta que dura por volta de uma semana e manchas avermelhadas na pele. Os sintomas aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.



Brumado: Colisão entre motos deixa motociclista ferido na Rua Coronel Tibério Meira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Duas motos colidiram por volta das 11h30 desta quarta-feira (7), na Rua Coronel Tibério Meira, centro comercial de Brumado. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, a colisão aconteceu quando um dos motociclistas tentou conduzir a moto para o outro sentido da via e colidiu com o outro veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. O motociclista identificado como Célio Júnior foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com fortes dores. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) controlou o trânsito na região. Não há mais informações sobre o estado de saúde da vítima.