ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

STF anula lei baiana que proibiu cobrança de taxa de religação de energia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam a inconstitucional a lei estadual da Bahia que proibiu a cobrança da taxa de religação no caso de corte do fornecimento por atraso no pagamento da fatura mensal por parte das concessionárias de energia elétrica. Relator do caso, o ministro Luiz Fux considerou inconstitucional a lei estadual de 2016 por usurpação de competência material e legislativa da União, ao dispor sobre prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. Ao todo, seis ministros acompanharam o voto do magistrado e três divergiram. Na mesma linha do parecer da Procuradoria Geral da República, o relator citou jurisprudência do STF na linha de que não cabe aos estados interferir em política tarifária de serviços de energia elétrica, já regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em decorrência da competência da União prevista na Constituição Federal.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Maju Coutinho substitui Sandra Annenberg na bancada do Jornal Hoje

Foto: Reprodução l TV Globo

Maju Coutinho será a nova apresentadora do Jornal Hoje, segundo informação dada em carta pelo diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, na manhã desta sexta-feira (9). A repórter ficará no comando do produto jornalístico para a saída de Sandra Annenberg, que passará a apresentar o Globo Repórter ao lado de Glória Maria. Segundo nota de Kamel, Maju já deve encarar a nova função a partir de setembro, mês em que Sandra deixa a função. "Fora do quadro da previsão do tempo, sentada à bancada, Maju apresentou o Jornal Hoje pela primeira vez em 2017. No ano seguinte, foi convidada pelo Sistema Globo de Rádio para um programa de entrevistas", lembrou o diretor sobre a primeira participação da jornalista no programa. No Twitter, a jornalista agradeceu a oportunidade e se disse honrada em substituir Sandra Annenberg. "Faço aniversário amanhã, mas o presente veio hoje", escreveu. Também de acordo com a nota, o histório de Maju Coutinho foi levado em consideração para a escolha da substituição. Há doze anos, quando chegou à Globo, Maju foi designada para as reportagens dos telejornais locais de São Paulo. Desde então, foi de substituta na previsão do tempo no Globo Rural, no início da carreira, até a apresentação do Hora Um e do Jornal Nacional. "Eu não poderia imaginar como essa exposição a um público maior, com mais TVs ligadas, causaria uma mudança tão grande para mim”, diz na nota.



Banda de Jonas Esticado sofre acidente com ônibus no Maranhão

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Os integrantes da banda do cantor Jonas Esticado passaram um grande susto na manhã desta sexta-feira (9). O veículo de transporte do grupo se envolveu em um acidente na cidade de Tuntum (MA). A frente e a traseira do veículo foram danificadas com o impacto de outro veículo. Ainda não se sabe a dinâmica da colisão. Informações de populares também indicam o envolvimento de uma carreta. No momento do acidente, Jonas Esticado não estava no ônibus. A assessoria do cantor informou que ninguém ficou ferido e todos passam bem. “A equipe de Jonas agradece a solidariedade e o carinho do público e pede que evitem o compartilhamento de notícias falsas ou de fontes não-oficiais”, diz o comunicado. 

 



Mortes por 'composto químico psicoativo' reduz em 20% nos Estados americanos que legalizaram a maconha

Foto: Reprodução

As localidades dos Estados Unidos que legalizaram o uso da maconha registraram uma redução de em média 20% das mortes relacionadas a overdoses de opioides. Os dados foram contatados a partir do resultado de um estudo publicado nesta semana na revista "Economic Inquiry". O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) pontuou que no ano de 2017 foram registradas 47.600 mortes por overdose de opioides no país. Atualmente 10 estados americanos e Washington DC permitem o uso recreativo da maconha. Atualmente, 34 estados e a capital federal já permitem o uso da maconha com fins medicinais. Os pesquisadores descobriram, ao analisar as taxas de mortes por overdose antes e depois da legalização da maconha, e entre os estados em vários pontos de legalização, o que eles chamaram de "efeito causal", descrito como "altamente robusto" na redução da mortalidade por opioides. Segundo o G1, a análise econométrica apontou a redução na faixa de 20% a 35%, com o efeito particularmente maior para as mortes causadas por opioides sintéticos como o fentanil, a droga mais letal dos Estados Unidos, de acordo com os últimos dados oficiais.



'Proposta de flexibilização de segurança do trabalho é retrocesso', dizem auditores-fiscais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os Auditores-Fiscais do Trabalho estão preocupados com a proposta do governo federal de reduzir em 90% as 37 normas de segurança do trabalho, o que é considerado um retrocesso pelos auditores. O projeto, anunciado em maio de 2019 pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, quer simplificar regras e diminuir custos para empresas. “O governo demonstra preocupação com competitividade e produtividade das empresas e ignora o fato do Brasil ocupar os primeiros lugares no ranking mundial em acidentes e mortes no trabalho”, declarou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Roberto Miguel Santos. A preocupação é que o número de acidentes no trabalho aumente. Atualmente, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, no Brasil, um acidente no trabalho ocorre a cada 48 segundos, e uma morte a cada 3h38. Na Bahia, de 2014 a 2018, foram registrados 44.888 acidentes de trabalho e 272 óbitos.



Bahia: Dados divulgados sobre homicídios pelo Mapa da Violência divergem com índice da Secretaria de Segurança

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O secretário Maurício Teles Barbosa, da Segurança Pública (SSP), apresentou nesta sexta-feira (9) o balanço das ações policiais do primeiro semestre de 2019. Barbosa destacou o sistema de reconhecimento facial, que foi destaque nacional e internacional. No primeiro semestre de 2019, o sistema auxiliou na prisão de 39 criminosos foragidos da Justiça. Segundo o secretário, houve redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Bahia. Em 2019 foram 2.586, sendo que no mesmo período do ano anterior foram 3.079. Esses dados divergem do levantamento do Atlas da Violência, que demonsta aumento da violência na Bahia, inclusive colocando o estado com cinco cidades entre as mais violentas do Brasil e Salvador como a quinta capital mais violenta. Outro dado apontado pela SSP foi de roubo de veículos, que teria caído, de 2.948 para 2.412. Os roubos a estabelecimentos comerciais também tiveram redução, segundo a SSP, de 1.035 em 2018 para 662 este ano. Houve também diminuição de roubo a ônibus. Foram 983 em 2018 e 984 em 2019.



Uma pessoa morre e outra fica ferida após caminhão tombar e sair da pista em rodovia de Jaguaquara

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma jovem de 22 anos morreu após um caminhão de carga, em que estava ela e o motorista, sair da pista e tombar no acostamento da BR-420, em trecho da cidade de Jaguaquara, nesta quinta-feira (8). O homem sofreu ferimentos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cabine do caminhão ficou destruída. A PRF informou que o motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista. Não há detalhes do que causou a perda da direção, mas informações iniciais apontam que o motorista estava em alta velocidade. O caminhão transportava sacos de batatas, que ficaram espalhados pela via. A jovem que morreu foi identificada como Neyla Lisboa. Ela foi socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas informaram à polícia que, no acidente, a jovem foi lançada para fora do caminhão. Ela seguia como carona no caminhoneiro. Já o motorista teve ferimentos leves e passa bem.



Servidores da Embasa realizam paralisação de 48 horas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vários trabalhadores ligados à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aprovaram em assembleia a paralisação das atividades durante 48 horas a partir da última quinta-feira (8). A greve foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae). O Ministério Público do Trabalho (MPT) está mediando uma reunião entre representantes da Embasa e do Sindae para por um ponto final na situação. De acordo com o Sindae, a Embasa não apresentou nenhuma nova proposta na última reunião, além do “ajuste no salário base de 5,07% (INPC) e aplicação do mesmo percentual nos benefícios auxilio educação, auxilio material escolar, auxilio filho especial e auxilio funeral, congelando as demais cláusulas econômicas”. Em entrevista ao 97NEWS, Carlos Alberto Brasil, diretor regional do Sindae na região de Vitória da Conquista, disse que a Embasa nem sequer apresentou uma contraproposta aos trabalhadores. “A Embasa quer a gente pague a própria participação no plano de saúde e a categoria não aceita essa proposta. A diretoria da Embasa está sendo muito radical”, avaliou. Ele ainda acrescentou que “a Embasa precisa apresentar uma contraproposta decente aos trabalhadores. Estamos aguardando uma posição do Ministério Público do Trabalho”, reivindicou.



Brumado: Após anos de espera e recursos públicos investidos, academia popular do bairro Dr. Juracy funcionará em parceria público-privada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foram vários meses sem se quer ter uma atividade física realizada no local, inclusive foi "mote" para várias matérias na imprensa local. A Academia da Saúde foi naugurada em 2015 no Bairro Dr. Juracy, e segundo a prefeitura, funcionará através da parceria público-privada. A notícia foi divulgada esta semana pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. Segundo o secretário, através de uma parceria público-privada, o equipamento passará a beneficiar a comunidade, que há quatro anos não podia utilizar o equipamento. Claudio esclareceu que o equipamento provavelmente reabrirá as suas atividades no dia 6 de setembro. “Agora, de fato, a Academia de Saúde irá funcionar e com uma novidade: o serviço de pilates. Além disso, o serviço de fisioterapia convencional”, informou. As sessões serão agendadas por meio da Central de Marcação mediante solicitação médica. O espaço destinado à prática de atividades físicas e fisioterápicas é aberto à toda comunidade brumadense.



Brumado: IFBA abre inscrições para isenção de taxa do processo seletivo 2020 nos cursos técnicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu inscrições para os pedidos de isenção parcial da taxa do processo seletivo 2020 nos cursos técnicos. Os interessados podem fazer o pedido até o dia 22 de agosto. Conforme a instituição, para os candidatos terem direito a este benefício é necessário, nos cursos na forma integrada, que tenham cursado todo o ensino fundamental II em escola pública, e para os cursos na forma subsequente que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública. A isenção parcial deve ser solicitada no momento da inscrição, no site do IFBA. Os estudantes devem se apresentar, no dia 23 de agosto, em qualquer campus do instituto, com os documentos exigidos no edital. O pagamento da taxa fica no valor de R$ 3,50. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado no dia 10 de setembro. 



Presos não terão Saidão dos Pais em Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao contrário dos demais presídios do Brasil, as unidades prisionais de Vitória da Conquista não receberam comunicado da Justiça que autoriza o “saidão” do Dia dos Pais. De acordo com a direção das unidades, nenhum dos detentos se encaixa nesse perfil. A próxima saída temporária deve ocorrer somente em setembro, por ocasião da Semana da Pátria, entre os dias 4 e 10. O sistema carcerário de Conquista tem mais de 1.200 presos. A autorização para saída temporária será concedida por ato motivado do juiz da execução, devendo este ouvir antes o Ministério Público e a administração penitenciária, que irão dizer se concordam ou não com o benefício. 



Senado aprova projeto que classifica animais como sujeitos de direitos e não coisas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O plenário do Senado Federal aprovou na última quarta-feira (7) projeto de lei que classifica os animais como sujeitos de direitos, e não mais como coisas. Como o texto sofreu alterações, retornará à Câmara para avaliação. Conforme a proposta, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), animais passam a ser reconhecidos como seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções e passíveis de sofrimento. Segundo a Agência Senado, o texto também acrescenta dispositivo à Lei dos Crimes Ambientais para determinar que os bichos não sejam mais considerados bens móveis para fins do Código Civil. Com as mudanças, os animais ganham mais uma defesa jurídica em caso de maus-tratos.



Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 5 milhões no sábado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.177 da Mega-Sena, realizado hoje (8) em São Paulo. O prêmio acumulou e a Caixa Econômica Federal deve pagar R$ 5 milhões no sábado (8). As dezenas sorteadas foram: 09-11-14-31-48-51. No mesmo concurso, a Quina saiu para 49 apostas, que vão levar para casa R$ 26,80 mil. 2.338 ganhadores acertaram a quadra e vão receber R$802,67. A Mega-Sena paga o prêmio principal para quem acertar os 6 números sorteados. Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números. O jogo de seis números custa R$ 3,50.



Menina de 12 anos morre após ser atropelada por caminhão em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Uma adolescente de 12 anos morreu após ser atropelada por um caminhão, na tarde desta quinta-feira (8), na Avenida Paraná, em Vitória da Conquista. Conforme a delegacia da cidade, a vítima estava em uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo. Segundo informações da polícia, a menina, que não teve a identidade revelada, atravessou a pista na frente do veículo. A adolescente foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do caminhão foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado. O caso é investigado pela delegacia de Vitória da Conquista.



Clínica Mais Vida: Infecções respiratórias, conheça alguns mitos e verdades sobre essa doença

Foto: Divulgação

- Crianças que frequentam a creche ficam mais doentes?

VERDADE!

Por vezes acreditamos que nossos filhos vivem doentes, mas, na verdade, a criança adquire uma infecção atrás da outra e fica difícil determinar os períodos de melhora e piora. Isso ocorre por dois motivos: 1º Imaturidade do sistema imunológico (defesa da criança); 2º Contato mais próximo com outras crianças e adultos.

- Crianças alérgicas não podem usar ar condicionado?

MITO!

O maior problema do uso do ar condicionado é a falta de higienização do mesmo. Temperaturas muito baixas também podem iniciar ou agravar uma crise. Higienize o filtro externo do ar condicionado a cada 15 dias e mantenha o ar em temperaturas moderadas, sempre maiores que 20-22 graus. 

- Mel ajuda a melhorar a tosse? 

VERDADE!

Mel para MAIORES DE 1 ANO é maravilhoso e uma das poucas coisas que tem evidência científica de melhora da irritação que a tosse causa, comparado com todos esses xaropes para tosse que podemos encontrar na farmácia. Importante saber que MEL NÃO DEVE SER OFERECIDO A MENORES DE UM ANO. O especialista Dr. Anderson Abreu atende na Clínica Mais Vida realizando tratamento clínico e cirúrgico de doenças do ouvido, nariz e garganta; tratamento de tonturas, ronco e apneia, surdez e zumbido; distúrbios da voz, videolaringoscopia; nasofibroscopia, videonasofaringolaringoscopia; vídeo endoscopia nasal; curativo otológico; cauterização ambulatorial de vasos nasais. Consulte um médico otorrinolaringologista de sua confiança e mantenha a sua saúde respiratória em dia. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Comissão do Congresso aprova novo valor do salário mínimo de R$ 1.040 em 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nessa quarta-feira (7), com atraso, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. Para ter validade, o texto ainda tem de passar pelo crivo de uma sessão conjunta do Congresso Nacional e, depois, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro - que tem a prerrogativa de vetar trechos. O relator da LDO na Comissão Mista de Orçamento, deputado Cacá Leão (PP-BA), manteve a previsão do governo de que o salário mínimo seja reajustado dos atuais R$ 998 para R$ 1.040 a partir de janeiro do ano que vem, com pagamento em fevereiro. Mesmo sendo a primeira vez que o salário mínimo ficará acima de R$ 1 mil, não será concedido aumento real, ou seja, acima da variação da inflação neste ano. O valor do salário mínimo impacta os gastos públicos. De acordo com cálculos oficiais do governo, o aumento de cada R$ 1 para o salário mínimo implica despesa extra de, no mínimo, R$ 300 milhões.



Conseg se reúne mais uma vez e discute situação do presídio e videomonitoramento em Brumado

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (7) foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado mais uma reunião do Conselho de segurança de Brumado (Conseg). Na pauta, estiveram assuntos relativos à implantação do sistema de videomonitoramento na cidade e a situação do presídio, que inclusive foi tema de reportagem do Fantastico da TV Globo no último domingo (4). Sobre o videomonitoramento, o Conseg anunciou buscar novos recursos para início desta importante ferramenta, que trará muita segurança para todos, inclusive ao comércio local que por vezes foram furtados, auxiliando assim na prevenção de delitos. Sobre o presídio, o Conselho aguarda a resposta da Secretaria Estadual de Ressocialização sobre o ofício entregue ao secretário Nestor Duarte, no qual é cobrado esclarecimentos sobre o não funcionamento do presídio local. Segundo o Conseg, após a audiência em Salvador com o secretário é que se terá uma resposta sobre o assunto. A superlotação nas delegacias de Brumado e da região, é caótica. Ainda na reunião foi discutido ações no sentido de estabelecer maior aproximação com a população. Ficou definido ainda que serão realizadas mobilizações em bairros distintos do município, no intuito de conscientizar e colher dados diversos ligados à segurança. 



Falha no WhatsApp permite que ‘textos sejam mudados'

Foto: Reprodução

Uma ferramenta recém-lançada que explora uma vulnerabilidade no WhatsApp permite que você “altere os textos das pessoas”, dizem os pesquisadores. Uma equipe da firma de segurança cibernética Checkpoint demonstrou como ela pode ser usada para alterar o texto dentro de mensagens citadas. O pesquisador Oded Vanunu disse à BBC que a ferramenta possibilitou que malfeitores manipulassem conversas na plataforma. Ela foi demonstrada na Black Hat, uma conferência de segurança cibernética em Las Vegas, como uma continuação de um trabalho de pesquisa publicado pela Checkpoint no ano passado. “É uma vulnerabilidade que permite que um usuário malicioso crie notícias falsas e fraudes”, explicou Vanunu. A ferramenta ainda permite que um invasor altere como o remetente da mensagem é identificado, tornando possível atribuir um comentário a uma fonte diferente. Outra ação que ela explora, mas que segundo os pesquisadores já foi corrigida com sucesso pelo Facebook, é que essa falha poderia levar os usuários a acreditar que eles estavam enviando uma mensagem privada para uma pessoa, quando na verdade sua resposta foi para um grupo público. Em particular, a tecnologia de criptografia usada pelo app de mensagens tornou difícil para a empresa monitorar e verificar a autenticidade das mensagens enviadas pelos usuários. Outras medidas para acabar com os problemas destacados podem resultar em mudanças na usabilidade do aplicativo, disseram os pesquisadores. “O WhatsApp atende 30% da população global. É nossa responsabilidade. Há um grande problema com notícias falsas e manipulação. Sua infraestrutura atende a mais de 1,5 bilhão de usuários”. A disseminação de desinformação no WhatsApp tem sido uma das principais causas de preocupação, particularmente em países como a Índia e o Brasil, onde a desinformação levou a casos de violência. O WhatsApp recentemente fez alterações em sua plataforma em um esforço para reduzir a disseminação de desinformação, como a limitação do número de vezes que uma mensagem poderia ser encaminhada.



Homem é encontrado morto em estrada após cheiro forte incomodar morador

Foto: Reprodução l Blog do Braga

Um motociclista do estado de Tocantins foi encontrado morto na BR-242, altura da cidade de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. A Polícia Civil da cidade investiga as causas da morte. Conforme a Polícia Civil, que acompanha o caso, o corpo de Marco Antônio da Silva foi encontrado na quarta-feira (7), depois que um homem sentiu forte cheiro na via. A Polícia informou ainda que teve acesso ao corpo do homem depois que um popular, que passa sempre pelo local, chamou a polícia. O popular disse que já vinha sentindo um cheiro forte há três dias, mas que só olhou nas redondezas na quarta (7), quando ele acionou os policias. Conforme a Polícia, o corpo estava próximo a uma moto. O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Barreiras, na mesma região. O caso é acompanhado pela Delegacia da cidade, entretanto ainda não há informações sobre o que pode ter acontecido com o motociclista.