ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Guanambi: Duas pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia

Euclides da Cunha: Mulher é achada morta dentro de imóvel com sinais de enforcamento

Brasil registra 84 mil casos de Covid e cerca de 1 milhão em uma semana

Guanambi: Prefeitura habilita 10 leitos clínicos para tratamento da Covid-19 e mais 10 leitos de suporte à UPA

Bahia atinge 18.314 casos ativos de Covid-19 e registra 18 mortes pela doença

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Comprovante de vacinação passa a ser exigido em delegacias da Bahia

Piloto morre após queda de avião em Luís Eduardo Magalhães

Vitória da Conquista: Terreiros de religiões de matriz africana ganham imunidade tributária

Brumado registrou 178 casos ativos de Covid-19 na sexta-feira

Família é feita refém e torturada durante assalto na zona rural de Brumado

Morre aos 94 anos, a mãe do presidente Jair Bolsonaro

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Brumado: Amanhã (18) será o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo

(Fotocomposição: 97NEWS)

Com o reaparecimento de casos no Brasil de Poliomielite e Sarampo, inclusive com epidemias em alguns locais do país, o Ministério da Saúde intensificou as campanhas de imunização, pois esse é o meio mais eficaz de evitar se contrair essas doenças. Então buscando manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças, desde o último dia 6 de agosto, uma intensa campanha, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, foi iniciada em território nacional. A meta mínima a ser alcançada é de 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo, então, para que esse objetivo seja alcançado será realizado neste sábado (18) o Dia D da Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Em Brumado a Secretaria Municipal de Saúde está convocando todos os pais de crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, que ainda não vacinaram os seus filhos, para que levem os seus pequenos à unidade de saúde mais próxima de sua residência para que eles venham a ser imunizados. A vacinação será somente na zona urbana e se iniciará às 08h e se encerrará às 17h. Venha fazer a sua parte para que Brumado continue a ficar livre da pólio e do sarampo.



Guanambi: Homem é preso acusado de estuprar enteada desde os 8 anos

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A polícia civil de Gunambi prendeu nesta quinta-feira (16), um homem de 53 anos, na cidade de Guanambi suspeito de abusar sexualmente de uma criança de apenas 11 anos. Manoel Aparecido Fernandes de Souza, foi preso em cumprimento a um Mandado de Prisão, expedido pela Justiça Criminal da cidade. De acordo com a polícia, a menor relatou os abusos para sua mãe, como a genitora não acreditou, ela resolveu gravar um vídeo onde se confirmou o crime. Ainda de acorco com a polícia, Manoel é acusado também de molestar a enteada L.P.P, de 11 anos. Os abusos contra a menor aconteciam na zona rural de Guanambi, há três anos. A polícia informou que o crime era investigado desde o inicio do ano, quando teve acesso ao material gravado. Manoel Aparecido Fernandes de Souza está preso na cadeia pública de Guanambi e ficará à disposição da justiça.



Presidente de Câmara é suspeito de pagar R$ 10 para meninas deixarem ele tirar fotos delas

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Riachão das Neves, foi detido na quarta-feira (15), em Barreiras, sob suspeita de pedofilia. Segundo informações da polícia, Antônio Rodrigues de Souza, o Antônio de Ulisses, é suspeito de tirar fotos de meninas que estudavam em um curso de informática que ele trabalhava como coordenador e pagar para que elas não contassem o crime. O vereador é suspeito de ameaçar as meninas após tirar as fotos, alegando que iria contar para os pais delas ou divulgar na internet, caso os pedidos dele não fossem aceitos. Ele ainda teria chegado a pagar R$ 10 para elas permitirem que ele tirasse as fotos. Conforme a polícia, a mãe de uma das vítimas descobriu os atos após notar uma mudança no comportamento da filha, depois de assistir a uma reportagem em um programa de televisão sobre abuso de menores. A polícia ainda acredita que mais quatro meninas tenham sido vítimas do homem. Caso seja condenado, o suspeito pode cumprir pena de 8 a 15 anos de prisão.



Bahia dá adeus à Copa do Brasil 2018

O atacante Gilberto teve boas chances de marcar, mas acabou levando azar (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

O Bahia acabou sendo eliminado da Copa do Brasil de 2018, na noite desta quinta-feira (16), pelo Palmeiras, no Pacaembu. O Tricolor Baiano perdeu por por 1 a 0, mas teve boas chances de ter conquistado a vitória, já que, principalmente nos contragolpes, o Bahia proporcionou momentos de muita tensão para a defesa palmeirense, que contou com a sorte em alguns lances que poderiam ter mudado a história da partida. O gol do Palmeiras também saiu numa jogada tramada pela direita, tendo sido feito um ótimo cruzamento para o atacante Dudu, que, numa belo "peixinho" fez o gol da classificação. Agora o Bahia ainda continua com chances da Sulamericana e vai concentrar o fogo no Brasileirão 2018, onde, até o momento, faz uma campanha mediana. 



Polícia investiga assassinato de radialista em Riachão do Jacuípe

O radialista Marion de Araújo tinha uma postura bem crítica contra políticos (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A morte ainda coberta de mistérios do radialista Marlon Carvalho de Araújo, 37 anos, conhecido como Repórter Ventania, está sendo nvestigada pela Polícia Civil. Ele foi alvejado em sua casa na madrugada desta quinta-feira (16) no município baiano de Riachão do Jacuípe. De acordo com as primeiras informações, Marlon recebeu vários disparos que teriam sido efetuados por homens não identificados que chegaram em uma caminhonete Hilux. O radialista era conhecido pelo seu perfil crítico, principalmente, contra políticos da região. Com passagens por emissoras de rádio como Gazeta e Jacuípe, Marlon vinha publicando conteúdo com críticas em seu perfil do Facebook.



Crianças da LBV entram em campo com jogadores do Vitória neste domingo (19)

(Foto: Divulgação LBV)

Neste domingo (19), às 16h, as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Itinga/Lauro de Freitas, entrarão em campo com os jogadores do Esporte Clube Vitória. O momento antecipará o clássico entre o clube rubro-negro e o Palmeiras, no Barradão, durante a 19° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Na Instituição, a alegria tomou conta dos pequenos, que estão na expectativa para o “grande dia”. "É com muito entusiasmo que as crianças vão conhecer os jogadores”, ressaltou a gestora social, Cristiani Ranolfi. A LBV utiliza o esporte como ferramenta educacional e de transmissão de valores. Por meio da oficina “Esporte é vida” desenvolvida em suas unidades, a Entidade estimula a prática de diversas modalidades esportivas. A participação na abertura do jogo de domingo é uma importante oportunidade das crianças vivenciarem uma diferente realidade, reforçarem o espírito esportivo e a formação cidadã. Para outras informações, ligue: (71) 3288-6149.



Notícia sobre descoberta de minérios causam alvoroço e certa desconfiança na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Toda a comunidade regional vai tomando conhecimento da suposta descoberta de uma enorme reserva de minérios que estaria localizada no subsolo da região sudoeste, cuja dimensão abrange 32 municípios. As matérias veiculadas nos blogs regionais, se limitam a informar que o achado se deve à anos de pesquisas de um geólogo de nome Carlos Cavalcante. Apesar da foto publicada, não há informações concretas sobre o autor da descoberta. Seria de João Carlos de Castro Cavalcanti? Aquele nascido em Caculé, que é um geólogo e empresário reconhecido pela descoberta de jazidas em Serra do Ramalho e ferrífera em Caetité, no estado da Bahia? Há quem duvide de tal descoberta, ou pelo menos da proporção de uma suposta província mineral anunciada por um deputado federal (José Rocha). Os motivos da desconfiança, vão desde análises técnicas de profissionais da área, passando pelo fato de ter isso vindo à tona através de um candidato em vésperas de eleições e a ausência de tais dados na grande mídia brasileira, afinal, uma província mineral com cerca de 12 mil km2, rica em minério de ferro, manganês, cobre, zinco, bauxita, grafeno e fosfato, entre outros, mereceria ser tratada de forma abrangente, proporcional ao feito. Apesar de ainda não ser notícia nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo, a descoberta, segundo os sites que a replicaram,  teria sido oficialmente comunicada ao Presidente da República, Michel Temer, durante uma audiência na última segunda-feira (13), com a participação do Deputado Federal José Rocha (PR), do Prefeito de Caetité, Aldo Gondim, e do geólogo pai do achado.  

Mapa divulgado sobre as possíveis da nova província mineral (Foto: Reprodução)

As dúvidas se multiplicam com a informação de que as pesquisas mostraram ao estudioso que a nova província mineral é maior que a de Carajás, no Pará, e se estende por mais de 32 municípios, entre eles, Caetité, Brumado, Paramirim, Igaporã, Ibipitanga, Macaúbas, Lagoa Real, Matina, Riacho de Santana e Tanque Novo. Longe de ousar desmentir fato tão almejado por todos moradores da nossa região, na qual habitam famílias de origem humilde, que anseiam por melhores condições de vida, especialmente no que diz respeito a campos de trabalho, oportunidades de renda. O que aqui questionamos é a forma um tanto estranha de se propagar uma notícia de tamanha envergadura, sendo que, em tempos de "Ffake News", o correto seria um pronunciamento oficial, uma vez que o Presidente da República teria recebido todas as explicações referentes a descoberta. Estamos averiguando se procede a informação ventilada de que Michel Temer determinou ao Ministério das Minas e Energia a análise imediata dos estudos, para que sejam tomadas as providências necessárias ao início da exploração mineral na região. Torcendo para que tudo isso seja fato concreto.

Produção de minério de ferro em Carajás, no Pará (Foto: Reprodução)


Brumado: Crianças invadem terreno, colocam fogo no mato e poderiam ter causado uma tragédia

As chamas consumiram o mato que estava acumulado no terreno. A sorte que os meninos conseguiram escapar pelo pequeno buraco (destaque) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os pais mais antigos sempre ensinam aos seus filhos que “com fogo não se brinca”, mas, para muitas era o mesmo que dizer ao contrário, pois era aí que vinha a “tentação”. Os tempos são outros, mas brincar com fogo continua e continuará sendo perigoso. No início da tarde desta quinta-feira (16), uma brincadeira de 3 meninos, um de 4, o outro de 5 e o última de 6, poderia ter terminado até em uma tragédia. Vamos ao caso, tudo começou quando o mais velho resolveu entrar num terreno que fica localizado na Rua A, Bairro São Jorge. De acordo com vizinhos, eles entraram por um buraco minúsculo que foi feito pelos próprios meninos, e caindo na “tentação”, atearam fogo no mato de dentro do terreno. Com o calor que já está fazendo em Brumado, com dias quentes e baixa úmida do ar, a vegetação estava completamente seca. O que acabou sendo o estopim para que as chamas tomassem conta do terreno. A proporção do fogo foi alta, tomando conta rapidamente do local e o risco de asfixiamento também era grande, ainda bem, que a sorte esteve do lado das crianças, que, desta feita com maior dificuldade, conseguiram escapar pelo mesmo buraco que elas entraram. 

Chamas de mais de 5 metros chamaram a atenção dos moradores do bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"A fumaça foi enorme, as chamas subiram cerca de 10 metros, se eles tivessem inalado a fumaça, não tinham conseguido sair a tempo, e os três poderiam ter morrido lá dentro. Meu Deus seria uma tragédia", relatou ao 97NEWS uma moradora que não quis se identificar. Com as crianças já do lado de fora do terreno, os moradores do local pularam o muro para apagar as chamas. Com o incêndio controlado os vizinhos tentaram acionar o dono do terreno, mas não conseguiu falar com ele por telefone. Segundo eles, mesmo com o terreno protegido por muros, proprietários de terrenos devem limpar o local, já que além do risco de incêndio, existe o risco da proliferação de animais peçonhentos e insetos transmissores de doenças. "Esse terreno e outros aqui no bairro São Jorge estão murados, mas independente desta quase tragédia, mesmo murados os donos tem que faze constantemente a limpeza dos mesmos", comentou outro morador da rua.



Rio de Contas: 'Inri Cristo do sertão' que estava desaparecido é encontrado morto em montanha da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Gilberto Medeiros Correia, conhecido como “Inri Cristo do Sertão”, de 48 anos, o qual estava desaparecido desde o dia 4 de agosto, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16), na comunidade de Lagoa, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo o blog L12, o corpo de Gilbrey estava em estado inicial de decomposição e foi localizado por um morador da comunidade, dentro de um buraco -- Local de difícil acesso. A polícia militar foi acionada. Já no local, a PM solicitou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, onde realizaram o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da 20ª Coorpin, para exame de necropsia. Somente laudo pericial irá constatar a causa da morte. Gilberto Medeiros, era morador de Marcolino Moura, distrito de Rio de Contas. Segundo familiares, ele possuia sinais de transtornos mentais e costumava caminhar sem roupas pelas comunidades e as vezes com uma coroa de espinhos sobre a cabeça, em alusão à Jesus Cristo. 

O corpo de 'Gilbrey' está no IML de Brumado aguardando necropsia (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


‘Quando venta o poste chega a estralar; está para cair a qualquer momento’, afirma morador do Bairro Baraúnas

O poste apresenta várias rachaduras e a estrutura parece bem danificada (Fotos: Leitor 97NEWS)

Vários acidentes, muitas vezes com vítimas fatais, vêm sendo registrados no país, os quais têm como causa postes de energia elétrica que estão danificados. O grande risco é de choques elétricos, que envolvem descargas de cerca de 12 mil volts, que podem causar uma fatalidade. É um cenário preocupante e, em Brumado, alguns casos de postes danificados trazem esta preocupação aos moradores. Desta feita um novo local registra essa tendência perigosa que é a Travessa 2 de Novembro que fica localizada no Bairro Baraúnas. Segundo os moradores a situação é cada vez mais perigosa. Um morador que entrou em contato com o 97NEWS chegou a citar que “quando venta o poste chega a estralar; está para cair a qualquer momento”. Eles esperam que a empresa responsável venha a fazer a troca com urgência antes que algum acidente possa ocorrer.



Maragogipe: Polícia investiga líquido e chocolate em caso de morte de mãe e 2 filhas

Foto: Reprodução l Diário da Notícia

Um líquido e um chocolate podem ter provocado a morte de uma mãe e duas filhas dela em Maragogipe. Segundo a Polícia Civil, o material, encontrado na casa da família, foi recolhido e enviado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro, na mesma região. Ao G1, o delegado Marcos Veloso, da Delegacia Territorial, disse que o exame deve ficar prontos nos próximos dias. Os casos ocorreram no distrito de Nagé. A primeira vítima foi Greicy Kelly Santos da Conceição, de 5 anos. Ela passou mal no dia 30 de julho e chegou a ser levada para um hospital de São Félix, na mesma região, mas não resistiu. Depois, no dia 6 de agosto, a irmã dela, Ruth Santos da Conceição, de 2 anos, veio a óbito, e nesta segunda-feira (13) a mãe das meninas, Adriane Ribeiro Santana Santos, morreu após ser levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogipe. Ainda segundo a Polícia, um cachorro da família também apareceu morto no período e pode ter ingerido algo envenenado. Um laudo cadavérico das vítimas também é esperado.



'Legaliza que fica bom pros meninos': Candidatos defendem liberação 'da erva' na BA

Foto: Reprodução

Dois candidatos a deputado estadual e federal pelo DEM apostam na “liberação da erva” para tentar uma cadeira no legislativo próximo ano. Postulante à Câmara dos Deputados Rubenilson do Povo e Cristiano Rodrigues, que tenta uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), adotaram um slogan para a “dobradinha” no “santinho” de campanha. “Legaliza que fica bom pros meninos”. Ainda de acordo com eles, a “erva” é oriunda do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.



Ministério Público Eleitoral impugna pedido de registro da candidatura Lula

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge entrou com o pedido de impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite desta quarta-feira (15) impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em petição encaminhada ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, Raquel Dodge afirma que o requerente não é elegível. Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da operação Lava Jato. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele a capacidade eleitoral passiva. No documento, a procuradora-geral Eleitoral apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Com essa decisão, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/1990, considerando a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (135/2010). Segundo o texto legal, não podem se candidatar condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Em outro trecho da impugnação, Raquel Dodge lembra que o Tribunal Superior Eleitoral já consolidou o entendimento de que condenações como a do TRF4 são causa de inelegibilidade. De acordo com a Súmula 61 da Corte, o condenado só retoma a capacidade eleitoral passiva oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal. Por entender que faltam ao pedido os pressupostos de validade e eficácia, o Ministério Público Eleitoral pede ao relator que o registro seja indeferido. Sustenta ainda que não há hipótese de candidatura sub judice.“Disso (da falta de capacidade eleitoral passiva) deve decorrer a rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”, completou. Confira a íntegra da impugnação (CLIQUE). 

CONTINUE LENDO


Guanambi sedia capacitação da UPB para municípios da região

Foto: Divulgação

Nos próximos dias 23 e 24 de agosto, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza a quinta edição do UPB Capacita, desta vez no município de Guanambi. O evento, que oferece orientações para o aprimoramento da gestão pública, é gratuito, e acontece das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores. A capacitação abrange a participação de quase 100 municípios vizinhos. Diversos temas relacionados a gestão municipal serão abordados no evento. “As capacitações promovidas pela UPB foram pensadas para colaborar com a eficiência da gestão municipal. Entendemos que o prefeito não faz gestão sozinho, por isso é fundamental capacitar as equipes. Fazemos essa convocação com a certeza que o resultado será revertidos para a população, por meio de gestões eficientes e de qualidade”, explica Eures Ribeiro. O evento que tem vagas limitadas, será gratuito para os municípios associados a UPB e para os municípios não associados o investimento será no valor de R$ 200,00 por participante. Os interessados podem se inscrever através do site www.upb.org.br até dia 22 de agosto de 2018.



Brumado: Morre jovem vítima de tentativa de latrocínio na zona rural

Júlio César Andrade tinha 26 anos e é mais um jovem brumadense que foi vítima da violência (Fotocomposição: 97NEWS)

O jovem Júlio César de Andrade, de 25 anos, o qual foi vítima de um latrocínio nesta quarta-feira (15) no Distrito de Samambaia, zona rural de Brumado, acabou vindo a óbito na manhã de hoje. Ele que era funcionário de uma empresa de poços artesianos, estava indo para o trabalho quando foi alvejado nas costas por um assaltante que ainda não foi identificado. Ele foi transferido às pressas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e passou por um longo procedimento cirúrgico que durou cerca de 6 horas, mas acabou não resistindo, vindo a falecer nesta manhã. A Polícia Civil está ampliando as buscas ao autor do latrocínio e espera prender o mesmo nas próximas horas, já que já teria pistas mais substanciais nesse sentido. Pelo histórico é a primeira vítima fatal de um latrocínio em Brumado neste ano de 2018.



Prefeitura de Brumado realiza recadastramento dos servidores públicos municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, através do Departamento de Recursos Humanos, iniciou esta semana, e vai até o dia 10 de outubro, o recadastramento dos servidores públicos municipais. O objetivo é atualizar os registros cadastrais e digitalizar a documentação para melhor organização da administração municipal. Conforme o coordenador de Recursos Humanos, Valdir, além do cadastro físico, cada servidor terá sua ficha virtual formando assim um banco de dados disponível. O recadastramento garante mais celeridade, transparência e controle das informações relativas à folha de pagamento, Plano de Cargos, Carreiras e Salários, concessão de vantagens, dentre outros benefícios. Segundo o Secretário de Administração, João Nolasco, os dados cadastrais dos servidores estão desatualizados, o que inviabiliza elaborar políticas públicas que ajudam a garantir melhor qualidade de vida aos servidores. “É fundamental essa atualização para garantir a melhoria do planejamento e da execução dos recursos humanos”, ressalta. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, a atualização cadastral dos servidores públicos é uma política adotada em todos os órgãos, nas diversas esferas, uma vez que permite traçar um perfil socioeconômico dos servidores públicos. Portanto, é através das informações disponíveis no Cadastro Pessoal que são feitos todos os cálculos para que o futuro de cada servidor esteja garantido. Informações como, qualificação profissional, nascimento de um filho, separação ou divórcio, ou até mesmo mudança de endereço devem ser informadas. O recadastramento deve ser efetuado no prazo estabelecido, sob pena do servidor que não atender o chamamento ter a remuneração de janeiro de 2019 bloqueada e a possível abertura de processo administrativo para averiguação da sua situação funcional. Esta informação atenderá o Decreto N° 8.373 de 11 de dezembro de 2014 (eSocial), que será implantado no poder público a partir de 08 de janeiro de 2019. O recadastramento poderá ser realizado no site da Prefeitura através de um link disponibilizado só para este fim (Clique aqui). Caso algum servidor tenha dificuldade de acessar o sistema devem procurar o RH ou ligar para (77) 3441-8780 - Mônica (Setor de RH); (77) 3441-8779 - Valdir (Setor de RH); (77) 3441-8732 - João Nolasco (Secretário de Administração).

 



Eleições 2018: TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro

Foto: Reprodução l Ascom TSE

Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Encerrado o prazo para registrar as candidaturas, 13 nomes se apresentaram para disputar o Palácio do Planalto em outubro. Para governador, segundo a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas, 171 postulantes pediram registro. Deles, 17 disputam a reeleição. O PSOL foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido de PSTU e PT. O TSE contabiliza até agora 6.982 candidatos para disputar as 513 vagas de deputado federal. Para deputados estadual e distrital, são 15.605 concorrentes a 1.059 vagas nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mais 295 concorrem a 54 cadeiras no Senado. Com o total de 23.812 candidatos a todos os cargos em disputa nas eleições de outubro, o PSL foi o partido que apresentou o maior número de concorrentes (1.259), seguido de PSOL (1.201), PT (1.075) e MDB (1.009). Do contingente, 30,6% são mulheres, em cumprimento à meta prevista na legislação. Quase a metade dos candidatos tem ensino superior e 55% são casados. A maioria tem entre 35 e 59 anos de idade, mas há 50 na faixa de 80 a 84 anos. O total de candidatos em 2018 é menor que o registrado em 2014 (26.162). Os dados podem sofrer ajustes conforme a Justiça Eleitoral julgue os pedidos de registro.



Embasa informa que abastecimento está afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviços de manutenção emergencial visando corrigir um vazamento na Adutora de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (16). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.



Psiquiatria e Neurologia com Dr. Eduardo Cavalcante no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

O psiquiatra  é o profissional  habilitado para lidar com variados transtornos mentais, como depressão ou psicoses.O tratamento com um psiquiatra é indicado em casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o  Psiquiatra e Neurologista Dr. Eduardo Cavalcante Costa, atendimento todas as terças e sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Erros em hospitais matam 148 pessoas por dia no Brasil, diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, 148 pessoas morrem por dia devido a erro em hospitais públicos e privados. Ao todo, 54.076 pacientes perderam a vida por esta razão em 2017, ano da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo 2º Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa Feluma, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Os 148 óbitos diários por imperícia hospitalar se aproximam das 175 mortes violentas intencionais registradas por dia em 2017, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no último dia 9. O documento se refere a esses óbitos como "eventos adversos graves", listando como exemplos infecção generalizada, pneumonia, infecção urinária, infecção do sítio cirúrgico, complicações com acessos e dispositivos vasculares. Erro no uso de medicamentos e complicações cirúrgicas, como hemorragia, também preocupam. No Brasil, dentre os principais eventos adversos, cinco não contam com qualquer programa de prevenção ou combate, tanto no SUS quanto na rede privada: parada cardiorrespiratória passível de prevenção, insuficiência renal aguda, aspiração pulmonar, hemorragia pós-operatória e insuficiência respiratória aguda. O anuário aponta que as regras que regem o sistema de saúde suplementar também não ajudam. "A norma definida pela ANS (Agência Nacional de SaúdeSuplementar) restringe o descredenciamento de prestadores, exigindo substituição equivalente ou superior, inibindo a concorrência", descreve o estudo. O anuário avaliou 182 hospitais entre públicos e privados, mas não informou a quantidade em cada um dos casos.