Brumado: Crianças invadem terreno, colocam fogo no mato e poderiam ter causado uma tragédia

As chamas consumiram o mato que estava acumulado no terreno. A sorte que os meninos conseguiram escapar pelo pequeno buraco (destaque) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os pais mais antigos sempre ensinam aos seus filhos que “com fogo não se brinca”, mas, para muitas era o mesmo que dizer ao contrário, pois era aí que vinha a “tentação”. Os tempos são outros, mas brincar com fogo continua e continuará sendo perigoso. No início da tarde desta quinta-feira (16), uma brincadeira de 3 meninos, um de 4, o outro de 5 e o última de 6, poderia ter terminado até em uma tragédia. Vamos ao caso, tudo começou quando o mais velho resolveu entrar num terreno que fica localizado na Rua A, Bairro São Jorge. De acordo com vizinhos, eles entraram por um buraco minúsculo que foi feito pelos próprios meninos, e caindo na “tentação”, atearam fogo no mato de dentro do terreno. Com o calor que já está fazendo em Brumado, com dias quentes e baixa úmida do ar, a vegetação estava completamente seca. O que acabou sendo o estopim para que as chamas tomassem conta do terreno. A proporção do fogo foi alta, tomando conta rapidamente do local e o risco de asfixiamento também era grande, ainda bem, que a sorte esteve do lado das crianças, que, desta feita com maior dificuldade, conseguiram escapar pelo mesmo buraco que elas entraram. 

Chamas de mais de 5 metros chamaram a atenção dos moradores do bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"A fumaça foi enorme, as chamas subiram cerca de 10 metros, se eles tivessem inalado a fumaça, não tinham conseguido sair a tempo, e os três poderiam ter morrido lá dentro. Meu Deus seria uma tragédia", relatou ao 97NEWS uma moradora que não quis se identificar. Com as crianças já do lado de fora do terreno, os moradores do local pularam o muro para apagar as chamas. Com o incêndio controlado os vizinhos tentaram acionar o dono do terreno, mas não conseguiu falar com ele por telefone. Segundo eles, mesmo com o terreno protegido por muros, proprietários de terrenos devem limpar o local, já que além do risco de incêndio, existe o risco da proliferação de animais peçonhentos e insetos transmissores de doenças. "Esse terreno e outros aqui no bairro São Jorge estão murados, mas independente desta quase tragédia, mesmo murados os donos tem que faze constantemente a limpeza dos mesmos", comentou outro morador da rua.