ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora divulga número de whatsapp para denúncias

Foto: Divulgação

A Polícia Militar (46ª CIPM) de Livramento de Nossa Senhora, Chapada Diamantina, criou um Disque Denúncia através de aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp. Com o (77)  9 9974-3896, cidadão pode denunciar práticas criminosas e apontar prováveis suspeitos, em qualquer parte da cidade. O objetivo, segundo o Comando de Policiamento, é otimizar as ações da PM em Livramento. A CIPM ressalta que a identidade das pessoas não será revelada. Além do 190, disponibilizado para chamadas de emergência, o número de WhatsApp dará mais agilidade para os PM´s nas ruas. O (77) 9 9974-3896, divulgado pela 46ª CIPM atende apenas a cidade de Livramento de Nossa Senhora. Através do número poderá ser feitas denúncias de crimes à Polícia Militar, enviar fotos, vídeos, textos ou aúdios, tudo com o mais absoluto sigilo. Denuncie, sua atitude pode salvar vidas!



Vidraçaria D’ Neto lança promoção para o mês dos pais

Foto: Divulgação

Vidraçaria D´ Neto - Mais do que ser líder no mercado, o vidraceiro tem como principal conceito a garantia de que a sua obra será finalizada com a melhor prestação de serviço, com o que há de mais moderno para suas instalações, utilizando sempre produtos de qualidade. Com um atendimento personalizado, a equipe da Vidraçaria D´Neto orienta os clientes sobre seus produtos e serviços, além das opções de pagamento mais indicadas para suas necessidades. A equipe desenvolve com excelência e alta qualidade seus serviços, marcantes pelos acabamentos modernos. A satisfação de seus clientes é a garantia de referencia de mercado no ramo de vidraçaria. O vidraceiro faz de seu projeto uma realidade. E por isso a D´Neto mais uma vez sai na frente, e lança a "Promoção Mês dos Pais", com vidro temperado incolor, por apenas R$ 150,00 o metro quadrado. E ainda, na compra de qualquer outro produto na D´Neto, você estará concorrendo há um box de vão temperado incolor, de 1m e 30 centímetros. Vidraçaria D’ Neto, a mais de 15 anos no mercado de Brumado e região. Trabalhamos com vidros temperado, vidro comum, box de vidro e acrílico, espelhos, divisórias, fechamento de pias e muito mais. Vidraçaria D’ Neto, Rua Vereador Paulo Chaves, 31, Bairro Jardim Brasil. Atendemos em Brumado, Tanhaçu e região. Telefones (77) 3441-6226 / 9.9813-0505 / 9.9987-6123.



Presidente do PTC de Brumado Dispensa o Vereador da Legenda

(Divulgação)

Conhecido pela sua postura ética e por sua firmeza de ações, o presidente do PTC de Brumado, Irenaldo Muniz da Silva, fala que o partido está com novos planos para dinamizar as ações do PTC em Brumado, inclusive iremos colocar em prática um planejamento articulado, totalmente conectado aos ideais do partido. Estamos muito otimistas, pois o atual momento da política é salutar os que buscam a transparência de ações e o bem público como meta prioritária. estamos construindo uma nova agenda e constatamos que o vereador Santinho devido a sua realidade política local, não possa acompanhar os ideais do partido, conversei com o Vereador, expliquei a situação e ele de pronto entendeu, tanto que me surpreenderá casa haja outras manifestações a respeito, vou fazer e cumprir as formalidades legais, para que não haja problema com o mandato do Vereador, “PORQUE DEIXO BEM CLARO, ESTAMOS REFORMANDO O PARTIDO E NÃO ESTAMOS PLEITEANDO O MANDATO DO VEREADOR”. Afirmo que estou tomado todas as providências legais para não afetar o mandato que o Vereador adquiriu com o apoio popular, logo assim concluídas o Vereador estará livre para ingressar em qualquer agremiação política, no entanto, quero deixar bem claro que fazemos questão que tudo ocorra de forma amistosa e que a ruptura é ideológica e não por questões pessoais".



Irenaldo Muniz da Silva
Presidente do Partido Trabalhista Cristão

 



Luto na MPB: Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula

O cantor, compositor e músico carioca Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, morreu na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), aos 66 anos, em decorrência de complicações de um câncer que atacou a medula óssea. Melodia morreu na madrugada de hoje, 4 de agosto, por volta das cinco horas da manhã. A informação foi confirmada ao colunista musical Renato Piau, guitarrista que tocou com Melodia, após ligação para a família do artista. Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea e resistiu ao procedimento, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia. O câncer voltou e o estado de saúde de Melodia se agravou bastante ontem. O artista estava internado no hospital Quinta D’Or. Ele cantava que o nome dele era ébano na música que defendeu no festival Abertura, exibido pela TV Globo em 1975. Na certidão de nascimento, o nome era Luiz Carlos dos Santos. Mas o Brasil o conhecia mesmo pelo nome artístico de Luiz Melodia.



Após cobrança do vereador Bismarc Lima, estrada vicinal desativada a cerca de 5 anos é reconstruída no município de Aracatu

(Foto: Divulgação)

O vereador Bismarc Lima sempre disposto ajudar no desenvolvimento do município de Aracatu, acompanhou durante a ultima semana a reconstrução da estrada vicinal que liga a comunidade Passagem do Lagedo a Fazenda Poço do Carro, que estava desativada a cerca de cinco anos. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracatu, através do prefeito Sergio Maia, que liberou os equipamentos e maquinas necessárias. O vereador pode acompanhar de perto o trabalho que vai beneficiar os moradores do Poço do Carro com um melhor acesso sede do município. “Estou muito feliz da minha solicitação ter sido aceita pelo prefeito, pois vamos conseguir ajudar mais de 40 famílias, que tem dificuldade de deslocamento em períodos chuvosos” afirma o Vereador, acrescentado que os moradores da Passagem do Lagedo também foram beneficiados com reconstrução da estrada, uma vez que durante as enchentes dos Rio Santa Maria, eles ficam sem acesso a comunidade do Riachão e ao município de Brumado. 



Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta; veja curiosidades sobre a bebida

(Foto: Reprodução)

Se a sexta-feira já tem fama de ser o melhor momento para o happy hour com os amigos ou para encontrar o pessoal da firma, hoje a desculpa é maior ainda: a comemoração do Dia Internacional da Cerveja. A data foi criada na Califórnia (EUA) em 2008, e é celebrada na primeira sexta-feira do mês de agosto, durante o verão do hemisfério norte. Neste ano, a celebração acontece no dia 4 de agosto, em mais de 200 cidades do mundo. Tem até site oficial para a data, com direito a contagem regressiva, e uma espécie de manifesto. O propósito da comemoração se divide em três pontos: reunir os amigos, celebrar as pessoas dedicadas que servem a cerveja, e unir o mundo ao levantar os copos de cerveja em diferentes países e culturas pelo mundo. Segundo um levantamento da Kirin Holdings, empresa japonesa de bebidas, foram consumidos cerca de 183,7 bilhões de litros de cerveja em 2015, o bastante para encher mais de 73 mil piscinas olímpicas. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países produtores de cerveja, ficando atrás da China e dos EUA. No entanto, está na 26ª posição em relação ao consumo per-capita, com 67,7 litros por ano, em média. A campeã isolada é a República Tcheca, com impressionantes 142,4 litros por pessoa, ao ano. Desde que consumida em pouca quantidade, a cerveja também pode trazer benefícios à saúde. Um estudo espanhol concluiu que tomar o equivalente a dois chopes depois do exercício físico pode ser tão eficiente quanto beber água. Além disso, pesquisadores da Suíça confirmaram em 2016 que um copo de cerveja torna as pessoas mais sociáveis - mas isso a gente já sabia. O estudo também aponta que uma cervejinha reforça a empatia emocional, ajuda no reconhecimento de feições alegres e, olha só, até dá uma turbinada na excitação sexual.



Brumado: Bandidos aterrorizam moradores da Fazenda Jacaré na madrugada de hoje (04)

(Fotocomposição: 97NEWS)

"Parece que foi só o frio for embora que os bandidos saíram da toca", foi dessa forma que alguns já estão definindo a volta dos assaltos na zona rural. Uma das primeiras localidades "visitadas" pelos criminosos foi a Fazenda Jacaré, que, na madrugada desta sexta-feira (04) teve várias famílias vítimas de um grupo de assaltantes que se mostraram muito violentos. O produtor rural, Sebastião dos Santos (38), que foi ouvido pela nossa equipe relatou que chegaram na sua casa e levaram a sua mula, que está avaliada em cerca de R$ 1 mil. Outros moradores com medo não quiseram relatar os prejuízos, mas foram até a DPT para registrar queixa. A Polícia já teria pistas dos elementos e espera poder efetuar a prisão o quanto antes. 



'É uma concorrência desleal e um desrespeito ao sagrado', afirmam comerciantes da área de alimentação ao lado da igreja Matriz

A comercialização dos produtos acontece bem na frente da Igreja Matriz, maior símbolo religioso de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Donos de padarias e lanchonetes que ficam na área da Praça Francisco de Souza Meira, bem no centro de Brumado, procuraram a redação do 97NEWS para expressar a sua indignação e preocupação com a atuação de ambulantes no local, os quais, segundo eles, provocam uma concorrência muito desleal. Eles afirmam que pagam impostos e têm custos para manter seus estabelecimentos abertos e perdem mercado para empresa de fora, que ocupa a frente da Igreja Matriz, impedindo até a passagem de pedestres no local. Os comerciantes dizem ainda que não há fiscalização para coibir irregularidades. Um empresário do local que pediu reserva de identidade, diz que as perdas foram significativas depois que a uma panificadora da cidade de Condeúba começou a atuar de forma mais presente. Ele diz que antes, eles ficavam no estacionamento em frente ao Banco do Brasil, mas devido os agentes de trânsito reclamarem, eles mudaram para a praça, e ficam em frente a um patrimônio regioso, que é a nossa Igreja Matriz, um desrespeito total a um local consagrado de adoração" reclamou. Ele ainda citou uma passagem na Biblia em que o Senhor Jesus expulsou os vendilhões do templo, como está registrado em Mateus 21:12. O relato sagrado reporta que, Jesus ao chegar ao Templo de Jerusalém encontrou uma grande quantidade de vendedores de bois carneiros e pombos junto com os cambistas que ali comercializavam estas mercadorias e trocavam as moedas estrangeiras pelo shekel (moeda hebreia) permitida para pagar o dízimo. Outro comerciante, dono de uma lanchonete próximo ao local, também procurou a nossa equipe para relatar os prejuízos “as vendas caíram entre 30% e 40% nos dias que eles estão na cidade. Precisa ser corrigido porque nós temos custos, pagamos os tributos e geramos emprego e renda para o município", argumentou. Eles dizem estar temerosos quanto ao futuro, já que, caso continue dessa forma, terão que mandar empregados embora e poderem até fechar os seus estabelecimentos. Segundo informações colhidas junto à administração municipal, a empresa teria uma autorização de vendas, inclusive com inspeção sanitária, mas quanto à localização isso não teria sido analisado, já que a própria direção da igreja não teria se manifestado contrária até agora. O grande questionamento que fica para os comerciantes locais é: será certo comercializar produtos bem ao lado do maior templo religioso da cidade?; e o retorno dos impostos para o município é salutar para a economia local, pois a grande parte do dinheiro recebido vai para outro município?. Então fica aqui o espaço para os nossos leitores se manifestarem em mais essa questão que divide opiniões. 

O volume de vendas é alto, o que vem provocando prejuízos para os comerciantes do ramo de alimentação que ficam próximos ao local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Legislativo baiano marcará Fligê com livro de Afrânio Peixoto

(Divulgação)

Bugrinha, um dos romances da trilogia da série sertaneja de Afrânio Peixoto (1876/1947), foi reeditado e acaba de sair da gráfica para ser lançado na segunda Fligê- Feira Literária de Mucugê, a ser realizada de 10 a 13 próximos, no histórico município da Chapada Diamantina. A nova edição do romance do consagrado autor baiano, nascido em Lençóis e homenageado da primeira Fligê, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Bahia, que estará novamente presente no evento com stand de livros produzidos pela sua Editora. Bugrinha será lançada no sábado, 12, na oportunidade da presença do presidente da ALBA, Ângelo Coronel, em atenção ao convite da curadora da Fligê, professora Ester Figueiredo, e o deputado estadual Zé Raimundo, proponente e articulador da participação do legislativo na feira literária desde a sua primeira edição, em 2016.  Além da participação do Legislativo baiano, a Fligê, de iniciativa do coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal da e o Instituto Incluso, conta com o apoio do deputado federal Waldenor Pereira, através emenda parlamentar. Na primeira edição da feira, o stand da ALBA atraiu a visitação de grande público de fora e da cidade. Neste ano não deve deixar por menos: além de Bugrinha, outra publicação que levará sobre a região é “O chefe Horácio de Matos”, de Américo Chagas, que trata do poderoso chefe político do sertão. O stand do legislativo estará expondo também o seu catálogo de obras de outros autores baianos consagrados e novos, além de biografias de personalidades  e trabalhos de artistas da Bahia. Cada edição da Fligê tematiza um homenageado, tendo sido Afrânio Peixoto o primeiro escolhido. Neste ano, as homenagens vão para Euclides da Cunha e a temática Canudos. O evento mobiliza a população local e regional e acontece em toda a cidade, ocupando seus diversos espaços físicos, com acesso gratuito para o público. Da programação, a curadora  Ester Figueiredo destaca  realização de conferências, lançamentos de livros e encontro com autores convidados dos mais variados horizontes literários, exibição de filmes, teatro  e música. Nesta segundo edição vem ainda com a novidade da Fligezinha, voltada para o público infantil, que na feira passada teve participação efetiva e entusiasmada.



Sudoeste: Tentativa de assalto, colisão e capotamento entre Igaporã e Caetité

Foto: 97NEWS

Uma tentativa de assalto resultou em colisão e capotamento na BR-430, por volta das 11h30 desta quinta-feira (3), próxima à cidade de Igaporã, no trecho que liga à cidade de Caetité. Segundo a Polícia Civil, três homens em um veículo modelo Fiat Toro, de cor branca, placa PKI-5897, de Feira de Santana, tentaram interceptar uma caminhonete Toyota Hilux, prata, placa NXI 6649, ao realizar a ultrapassagem e frear bruscamente com o objetivo de bloquear a pista. O condutor da caminhonete, ao ver os três ocupantes com uma arma de cano longo e outra de cano curto, forçou a ultrapassagem atingindo o Fiat e provocando o seu capotamento. Em seguida, o homem que estava em companhia da sua esposa, se dirigiu à Delegacia de Polícia de Igaporã para registrar a ocorrência. Até o fechamento desta matéria, nenhum dos indivíduos foram presos.

Foto: 97NEWS


Bahia: Casos de violência contra a mulher chegam a 23,4 mil no primeiro semestre de 2017

Foto: Divulgação

Somente no primeiro semestre de 2017, a Bahia registrou mais de 23 mil casos de violência contra mulheres. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Do número total de ocorrências, foram registrados 23 casos de feminicídio, quando a vítima é morta apenas pelo fato de ser mulher, e 150 casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar. No mesmo período, também foram contabilizados 174 tentativas de homicídios, 242 estupros, 7.582 lesões corporais e 15.270 ameaças. A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Nágila Brito diz que toda e qualquer forma de violência deve ser denunciada. "Elas devem ser denunciadas sempre. A ameaça é o prenúncio de um futuro feminicídio. Então, é preciso que haja uma representação. O crime de ameaça depende de representação", destaca. As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia, nas unidades especializadas ou através da central de atendimento à mulher, pelo número 180. Em Brumado, o número é 197.



Alerta: Mulher cai em golpe em grupo de mães no WhatsApp e perde R$ 900. Entenda

(Divulgação)

Um golpe em um grupo de mães no WhatsApp causou prejuízo de R$ 900 a uma servidora pública de 47 anos, que mora em Vitória. Achando que estava colaborando com uma mãe do colega do filho, ela fez um depósito bancário após receber um pedido de ajuda. No entanto, o celular da amiga da servidora, uma médica de 45 anos que também mora em Vitória, havia sido clonado por criminosos que se passaram por ela nas mensagens. A mensagem enviada em nome da médica no grupo questionava se alguém teria conta no Banco do Brasil e poderia fazer uma transferência online. A servidora pública respondeu que poderia ajudar e, então, o criminoso enviou uma mensagem privada. A mensagem informava que a médica precisava do dinheiro porque o limite de transação para aquele dia havia estourado, e, em seguida, passou o número da conta que deveria receber o depósito. “A pessoa disse que tinha excedido o limite para transferência no dia e que faltava enviar R$ 900. Como eu vi a foto da minha amiga, o número dela, nossos filhos estudam na mesma escola, não desconfiei e transferi o valor. Só quis ajudar. A pessoa pediu meus dados e disse que me devolveria o dinheiro meia-noite”, contou a servidora pública. Apesar de ter estranhado quando o celular ficou sem serviço, a médica explicou que só percebeu que também poderia ter caído em um golpe quando chegou em casa e o aparelho se conectou ao Wi-Fi. Uma mensagem do Whatsapp avisou que o aplicativo poderia estar conectado em um outro aparelho. “Uma colega passou por esse golpe há uns 10 dias. Quando vi a mensagem no aplicativo comecei a ligar do celular do meu filho para as pessoas que eu tinha na minha agenda e avisava que poderia ser um golpe, pedia para me tirarem dos grupos que eu fazia parte”, contou. Mesmo a médica tentando avisar ao máximo de pessoas que conseguia, infelizmente os criminosos, que se passavam pela vítima, conseguiram se aproveitar dos contatos dela. Além da servidora pública — citada no início da reportagem — outras duas pessoas acharam que estavam fazendo um favor e caíram no golpe. Cada uma transferiu R$ 900 para as contas bancárias dos criminosos. A titular da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), Cláudia Dematté, informou que este tipo de golpe tem acontecido em todo Brasil. Ela explicou que os criminosos habilitam o número da vítima em outro chip que está em poder deles. Ao baixarem o Whatsapp, eles passam a ter acesso a todas as informações e contatos da conta da vítima. Questionada sobre como os bandidos têm acesso aos números das pessoas, a delegada explicou que existem várias linhas de investigação. “Desde burlar o sistema das operadoras até caso de envolvimento de funcionários e ex-funcionários das operadoras”, informou.

(Reprodução)

Como se prevenir


A orientação da polícia para se prevenir deste golpe é fazer a atualização de segurança do Whatsapp, chamada de verificação em duas etapas. O passo a passo é o seguinte:


• Abra o app do WhatsApp;
• Acesse as “Configurações” do app;
• Toque na opção “Conta”;
• Toque na opção “Verificação em duas etapas” e clique no botão “Ativar”.
• Informe uma senha numérica de 6 dígitos, e repita a digitação.
• É possível informar uma conta de e-mail para a recuperação da senha, mas é uma etapa opcional. Mas se não for cadastrada uma conta de e-mail para recuperação e a senha for perdida, a conta do WhatsApp não poderá ser cadastrada novamente e ela será perdida definitivamente.


A polícia explicou que ao fazer esse procedimento, mesmo que alguém clone o chip, a pessoa não terá acesso a essa senha. Quem for vítima deste golpe deve procurar a DRCE para fazer o registro de ocorrência. “Alguns casos já estão em investigação pela delegacia, mas não passaremos mais detalhes para não prejudicar as investigações”, afirmou Dematté.



Lixo acumulado aumenta e moradores do Dr. Juracy estão cada vez mais irritados com a situação

O lixo acumulado vem aumentando e provocando a indignação de muitos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A beleza de uma cidade para muitos está em seu aspecto estrutural, mas, infelizmente, Brumado ainda está um pouco distante disso, já que existem alguns locais que acabam provocando uma má impressão. Um desses locais é próximo da da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, no Bairro Dr. Juracy, que está com um acúmulo de lixo cada vez maior o que tem deixado uma grande parte dos moradores indignados. Segundo o radialista Carlos Silva (Kaka), há grande chances de ter um criadouro do mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com a prefeitura, o local já foi limpo várias vezes, mas os próprios moradores jogam lixo e materiais de entulho. "A limpeza é feita uma vez por mês. A administração municipal orienta para que a população evite o descarte no local, pois não é autorizado". disse o secretário de Infraestrutura, André Cardoso. De acordo com o radialista, há plásticos, pneus, móveis e materiais de construção. A equipe do 97News já esteve neste mesmo local por várias vezes e flagrou o descarte de materiais. Desde então, a situação não mudou, afirmam os moradores. De acordo com um morador do local, que não quis se identificar com medo, a prática é frequente. “É de tudo que tem aqui. A própria vizinhança colabora com o lixo. Agora sossegaram porque perceberam a presença do site aqui. Mas depois começa tudo de novo”, completa. Confira videorreportagem abaixo: 

Objetos velhos também vêm sendo jogados no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Deputado pede ‘nudes’ e diz que conversa não era sexual

Foto: Lula Marques

Polêmico, o deputado federal Wladimir Costa (SD-PA) foi flagrado em uma conversa para lá de picante com uma mulher em plena votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, na noite desta quarta-feira (3), no plenário da Câmara. Durante a sessão, o parlamentar pede que uma mulher mande fotos do "bum bum". As fotos feitas pelo fotógrafo Lula Marques mostram conversa do deputado com um interlocutor por aplicativo de mensagens do celular. Segundo o deputado, ele conversava com uma “profissional da imprensa” de fora de Brasília que insistia para que ele tirasse a camisa dentro do plenário e mostrasse a tatuagem feita no ombro direito com o escrito “Temer”, em homenagem ao presidente. “Somente ontem ela pediu mais de 15 vezes. Ontem foram mais de 20 vezes. ‘Deputado, tira a camisa’. Como é que vou tirar a camisa?”, perguntou.

Wladimir Costa ficou famoso como o 'deputado tatuado' após ter colocado o nome de Temer no corpo (Foto: Reprodução)


Moraes Moreira passa bem após internação e já está em casa

Foto: Iracema Chequer

O músico baiano Moraes Moreira, que foi internado esta semana no Hospital CopStar, no Rio de Janeiro, em decorrência de um problema digestivo, já está em casa e passa bem. A informação foi confirmada pela produção do músico na tarde desta quinta-feira, 3.  Por causa da internação, a banda Novos Baianos, que está em turnê, foi obrigada a cancelar duas apresentações que seriam realizadas em Recife (PE) e em Fortaleza (CE) nos dias 5 e 12 de agosto. Os shows foram remarcados para os dias 21 de outubro e 1º de dezembro. Os fãs que não quiserem usar os ingressos nas novas datas poderão pedir reembolso. Já os outros shows marcados até o final do ano estão mantidos. Os Novos Baianos se apresentam na Fundição Progresso, no Rio, nos próximos dias 18 e 19, e no Espaço das Américas, em São Paulo, em 1º de setembro. A turnê ainda passará por Belo Horizonte (23 de setembro) e Curitiba (28 de outubro).



Operação policial apreende bens de divulgadores da pirâmide 'D9' em Itabuna

(Divulgação)

Polícia Civil cumpre, nesta quinta-feira (3), mandados de busca e apreensão contra um esquema de pirâmide financeira na cidade de Itabuna. O esquema já vem sendo investigado pela polícia a alguns meses, desta vez a empresa investigada é a “D9 Clube”, sob suspeita de ser uma pirâmide financeira, sediada no município. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, em escritórios e residências de envolvidos no esquema, com o objetivo de obter provas que comprovam o esquema . Há indícios de que foram cometidos crimes tributários, com suposta formação de pirâmide, e estelionato, uma vez que as pessoas que entram no esquema em busca de ganhos fáceis acabam sendo lesadas. Até o momento ninguém foi preso. Logo mais, será realizada uma coletiva para informar sobre os detalhes a operação. 



PL de autoria do vereador Elias Piau contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é aprovado no Legislativo

O vereador Elias Piau deu mais uma comprovação de um mandato com consciência cidadão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Continuando a mostrar uma grande abrangência em seu mandato parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) apresentou um Projeto de Lei que solicitava a fixação de placas de advertência em locais estratégicos da cidade de Brumado visando o fortalecimento no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Comprovando uma grande consciência cidadã, o projeto foi aprovado por unanimidade e seguiu para a sanção do Executivo. Em sua justificativa, Elias Piau explicou que "o presente projeto tem por objetivo informar sobre o aspecto criminoso da exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da ampla divulgação do disque denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, no caso, o disque 100" e continuou narrando que "no Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Quem cometer este crime está sujeito a pena de 04 à 10 anos de reclusão, além de multa. As crianças têm o direito a uma infância inocente. Por sua natureza, elas são amáveis e inocentes, e depositam toda sua confiança nas pessoas adultas. Contudo, hoje em dia muitas delas são cada vez mais despojadas da sua verdadeira infância". E ainda fez questão de frisar que "são vítimas das forças do mercado e das pessoas que as exploram sexualmente. Todavia, as crianças representam a autentica esperança e o futuro da sociedade, e por isso devem ser salvaguardadas e ajudadas em todos os aspectos. A exploração sexual das crianças e adolescentes constituem um crime tão hediondo que as pessoas se revoltam com a simples possibilidade de sua ocorrência. Temos dever de observar e zelar, e como legisladores municipais, atuar de maneira ativa e presente quanto a esta problemática. Ante o caráter de interesse público do presente projeto, solicito a sua aprovação pelos meus nobres pares desta casa legislativa". Ele agradeceu os seus pares pela aprovação e afirmou continuar nessa luta que ele considera muito importante para a melhoria da sociedade brumadense. 

Placas de alerta seriam fixadas em locais estratégicos da cidade (Imagem: Reprodução)


Brumado: Vem aí o 8º Agosto Gospel

(Divulgação)

No próximo sábado, 05, o Ministério de Jovem da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), realizará o 8º Agosto Gospel. O evento acontecerá durante os quatro sábados do mês de agosto. Na primeira noite terá a apresentação do Ministério de Louvor Rodolfo Souza e Banda e o preletor será Renato Santos. O evento iniciará as 19:00, na rua Coronel Tibério Meira Nº 477, centro, Brumado. Venha com sua família!. 



Vereador Bismarc Lima inaugura campo de futebol em comunidade rural de Aracatu

(Foto: Divulgação)

Na manhã do último domingo (30/07) foi inaugurado o campo de futebol na Fazendo Passagem do Lajedo no município de Aracatu. O projeto que foi solicitado pelo vereador Bismarc Lima, com contribuição da Prefeitura Municipal de Aracatu, beneficiará cerca de cinco comunidades rurais que necessitam de lazer e esporte na região. Com o novo campo, a comunidade passa a ter mais opção de lazer e prática esportiva, “temos crianças, jovens e adultos que praticam futebol. Agora os times da região vão ter um espaço para treinar e vão poder participar de campeonatos em comunidades rurais ou até mesmo na sede do município, o campo vai oferecer um suporte e vou ajudar o que for preciso” afirma o vereador acrescentando que, a 10 anos os moradores vem tentando construir um local de lazer na comunidade, mas por falta de incentivo e investimento não foi possível. e destacando no município o jovem vereador Bismarc Lima, incentiva a pratica de esporte e está disposto contribuir e buscar novos investimentos para outras comunidade rurais do município de Aracatu.

O vereador Bismarc Lima vem tendo uma atuação muito importante em defesa do esporte local (Foto: Divulgação)


Nova polêmica na GCM de Brumado: 'Quem é que comanda o órgão', é o questionamento que virou representação no MP

Jussimar Santos (esquerda) é reconhecido como comandante da Guarda Municipal de Brumado pela chefia de gabinete (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Guarda Municipal de Brumado, que fez parte do elenco que figurou nos projetos polêmicos de autoria da atual gestão que foram enviados para votação no Legislativo, o que gerou forte polêmica, inclusive com ações na Justiça, volta à cena midiática, desta feita com o questionamento de quem é o verdadeiro comandante do órgão. O mote da discussão é um documento enviado ao TCM - Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia pela administração municipal, no qual está registrado como comandante uma mulher, sendo que, segundo o site oficial da Prefeitura de Brumado, quem comanda é o gcm Jussimar Santos, que é, inclusive, reconhecido pelos membros da guarda como tal (confira imagem abaixo). 

A publicação oficial da Prefeitura de Brumado onde consta que o comandante da GCM é Jussimar Santos (Reprodução: Prefeitura de Brumado)

O conflito de informações acabou se tornando em representação de autoria da AUCIB ao Ministério Público, que protocolou nessa tarde uma documentação nesse sentido buscando o esclarecimento sobre a questão, que levantou uma nova polêmica, já que, segundo muitos guardas ninguém conhece a referida comandante, que para muitos poderia ser uma "funcionária fantasma", pois até o momento ela não teria assumido as funções. O 97NEWS buscou contato com o chefe de gabinete municipal, Amarildo Bonfim o qual afirmou que o comandante da GCM é Jussimar Santos. Questionado sobre o nome que consta no TCM como comandante do órgão ele disse desconhecer,. Em seguida ele entrou novamente em contato com a nossa redação enviando as duas portarias nas quais estaria, segundo ele, esclarecida a questão, mostrando que a referida funcionária atua na Sesoc exercendo o cargo de coordenadora da Divisão de Assistência de Proteção à Criança e ao Adolescente. Questionado sobre as informações que estão no SIGA do TCM ele respondeu que "foi um erro de alimentação do sistema". No final o chefe de gabinete ainda citou que "espero que assim como foi feita, antes do ingresso de uma representação no MP, uma notificação à Câmara de Vereadores, que também o município seja notificado". Confira abaixo as respectivas Portarias e clique no (Continue Lendo) para verificação na íntegra da representação da AUCIB ao Ministério Público). 

REPRESENTAÇÃO FEITA PELA AUCIB AO MP 

 

Analisando a folha de pagamento no SIGA- Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (modulo análise) do TCM-BA- Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia no ano de 2017, município de Brumado, constatamos que consta o nome de PAULA JANAINA MACHADO DA SILVA, como recebendo salário base de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) nos meses de abril à junho do corrente ano referente a função comissionada de COMANDANTE DA GUARDA do município de Brumado, mas não foi publicado se quer uma portaria de nomeação da referida pessoa para essa função.  

Visando elucidar os fatos, procuramos os guardas municipais para verificar sobre o que foi constatado e para nossa surpresa os mesmo informaram que o único comandante que eles têm conhecimento e que inclusive recebem as ordens e escala de trabalho é o Sr. JUSSIMAR DOS SANTOS LEITE, Guarda Municipal que faz parte da corporação, tendo o aval de todos os colegas.


Fizemos uma pesquisa no diário oficial do município e encontramos uma portaria de nº 119 de 11 de novembro de 2016, onde o Sr. Jussimar dos Santos Leite foi nomeado para o cargo Comissionado de Comandante da Guarda Municipal e até a presente data não localizamos outra portaria que anulasse tal designação com nomeação de outra pessoa para o cargo. Em seguida verificamos junto ao TCM-BA a folha de pagamento dos citados e constatamos que o Sr. Jussimar recebeu nos meses de janeiro, fevereiro e março salário base no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), valor este equivalente ao cargo de provimento em comissão de Comandante da Guarda Municipal. Já nos meses de Abril à Julho o servidor passa a receber o salário base que todos os guardas municipais recebem, ou seja, salário mínimo mais gratificações legais.

Curiosamente entra na folha de pagamento de cargos em comissão a Srª. JANAINA MACHADO DA SILVA, que passa a receber o salário de Comandante da Guarda Municipal no mês de Abril até o mês em curso conforme consulta de salário junto ao TCM-BA. O Jussimar deixa de receber o salário de comandante mas na prática continua a exercer a função de confiança conforme confirmado pelos guardas municipais e até mesmo divulgado no site institucional do município sua atuação como comandante da corporação, bem como os blogs locais, dando conta de quem de fato assume a função.     

CONTINUE LENDO