ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

Insatisfação: 94% dos brasileiros não se sentem representados por políticos

(Foto: Reprodução)

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2018, que vai decidir o próximo presidente, os governos estaduais e o Congresso Nacional, a rejeição dos brasileiros é grande e, de acordo com uma pesquisa do instituto Ipsos, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos candidatos em quem já votaram. Houve uma queda de nove pontos percentuais na taxa dos que se consideram representados desde novembro. E a insatisfação generalizada já atinge inclusive a percepção dos brasileiros sobre a democracia. De acordo com o levantamento, apenas metade da população considera que esse é o melhor regime para o Brasil, e um terço afirma que não é. Quando os eleitores são questionados especificamente sobre o modelo brasileiro de democracia, a taxa de apoio é ainda mais baixa: 38% consideram que é o melhor regime, e 47% discordam. A pesquisa mostra também que 74% são contra o voto obrigatório. A pesquisa aponta ainda que para 94% dos eleitores os políticos que estão no poder não representam a sociedade, e apenas 4% pensam o contrário. Além disso, o levantamento também aponta que 81% dos entrevistados pelo Ipsos acreditam que “o problema do País não é o partido A ou B, mas o sistema político”.



‘Anonimato é relativo’, alerta advogado sobre funcionamento do Sarahah

Interface do Sarahah para Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Sarahah é um aplicativo de mensagens anônimas que virou febre em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Polêmico por não revelar os dados de quem envia feedbacks, a app acaba se tornando um prato cheio para criminosos que praticam cyberbullying. O funcionamento do serviço é bem simples: ao criar um perfil e divulgá-lo na Internet, o usuário pode receber comentários anônimos, sem a opção de respondê-los. Apesar de ter um objetivo nobre – o recebimento de críticas construtivas –, pessoas mal-intencionadas aproveitaram a sensação de anonimato para propagar mensagens de ódio e até mesmo ameaças pelo aplicativo. O que muitas vítimas não sabem é que é possível exigir a quebra de sigilo e identificar o remetente de um comentário em situações que violem a lei.  Para entender até que ponto as mensagens enviadas pelo Sarahah são anônimas, conversamos com o advogado Luiz Augusto D'Urso, especialista em cibercrimes. Ele afirmou que, apesar de ter base na Arábia Saudita, o Sarahah – e qualquer outro serviço online que funcione em território brasileiro – deve seguir as leis do nosso país. Segundo o Marco Civil da Internet (lei que regula o uso da rede no Brasil), qualquer pessoa que se conecta à internet deve ser identificada pelo número de IP e horário de acesso. Desse modo, mesmo cadastros feitos com e-mails e nomes falsos podem ser rastreados, garantindo maior proteção contra cibercrimes. Isso quer dizer que, na prática, o anonimato do Sarahah e outros aplicativos similares, como o Secret é relativo – e pode ser derrubado em casos de crimes virtuais.



'Nunca tinha experimentado ou sentido algo tão forte', diz Guttavo Lima sobre ser pai

Gusttavo Lima com o filho Gabriel (Foto: reprodução/Instagram)

O cantor sertanejo Gusttavo Lima terá seu primeiro Dia dos Pais neste domingo (13.08). Ele se tornou papai de Gabriel há pouco mais de um mês, então, pode ser chamado de "pai de primeira viagem". O bebê, o seu primeiro, é do casamento com a modelo Andressa Suita. Gusttavo relata que a experiência de ser pai é indescritível e que com certeza pretende ter mais filhos.



Prefeitura de Brumado emite Nota de Esclarecimento sobre o PL 21/2017

Foto: Divulgação

O Município de Brumado, através do Prefeito Municipal, vem por meio deste instrumento, em resposta à polêmica instalada acerca de vinculação entre projeto de lei 21/2017 e aplicabilidade dos recursos advindos de precatórios do FUNDEF, prestar os devidos esclarecimentos na forma em que se segue.

Primeiramente, registre-se que a Administração Municipal tem o mais alto respeito e agradecimento pelos profissionais da educação do Município de Brumado, destacado repudio a toda forma rasteira de se fazer política partidária, em que pessoas se utilizam de instituições para obscurecer a verdade dos fatos, com o único fim de criar polêmicas e tentar desestabilizar a execução dos trabalhos administrativos.

Nesse sentido, a última ilação irresponsável foi a vinculação entre um projeto de lei de nº21/2017, que esta tramitando na Câmara de Vereadores com o recebimento de recursos do antigo FUNDEF, devendo ficar claro que:
 

  1. O projeto de Lei 21/2017 trata de um aprimoramento técnico referente à autorização de se realizar alterações orçamentarias de remanejamentos, transposições e transferências de saldos entre categorias, fontes e órgãos, tudo em obediência à lei orçamentária 1.786/2016. Ou seja, já existe a previsão de tais alterações orçamentárias na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e os devidos percentuais de remanejamentos definidos na LOA (Lei Orçamentária Anual). Assim, mesmo com previsão já estabelecida, o referido aprimoramento se dá pelo fato de que se tem entendido que a respectiva autorização legislativa para se permitir as alterações orçamentárias devem ser feitas em lei específica, daí, buscando-se uma melhor técnica, encaminhou-se o respectivo projeto de lei para corroborar a já autorizada alteração, mas agora por lei específica.

 

  1. Com relação aos recursos recebidos a título de precatório FUNDEF, tem-se que a polêmica se desenvolveu, justamente, pela transparente publicação, pelo Executivo Municipal, da contabilização da receita feita, em estrito cumprimento à Resolução TCM 1346/2016. De fato, após tomar conhecimento e, diligentemente, tomar as medidas cabíveis para que se concretizasse o credito nos cofres municipais, a Administração contabilizou, de forma correta em estrito cumprimento com os ditames do TCM/BA e aplicou os recursos, para fins das definições de sua utilização.

 

  1. Efetivamente, existe uma grande discussão acerca da vinculação desses recursos com a sua aplicação total na educação, estando-se argumentando de um lado que se trata de recursos oriundos do FUNDEF, mas, por outro lado, argumenta-se que se trata de um recurso de caráter indenizatório e estaria livre para sua aplicação. Nem mesmo as altas cortes judiciárias do país pacificaram o tema, tendo o TCM/BA e Ministério Público ORIENTADO a sua aplicação somente com a educação. Diante de tal orientação, o Município de Brumado, de forma prudente, resolveu aplicar os recursos e desenvolver discussão judicial acerca da vinculação ou não de tais recursos. Nesse sentido, está atendendo à orientação do TCM e Ministério Público acerca da não aplicação em outra área, salvo com decisão judicial em sentido contrário.

 

  1. Até que se pronuncie o Poder Judiciário sobre a provocação da municipalidade, os recursos estarão aplicados e será, fielmente, obedecida a determinação judicial.

 

  1. São várias as ideias e intenção de se potencializar tais recursos na aplicação da educação, sobretudo com a concretização das escolas em tempo integral em toda rede municipal, tendo como foco os investimentos e os profissionais da educação. Entretanto, acredita-se que se pode dimensionar um planejamento para a aplicação desses recursos em que se atenda, também, a infraestrutura para se chegar às escolas e a saúde da população. Enfim, por mais que se potencialize os recursos para a educação, não se pode engessar a sua aplicação em sua totalidade, acaso a natureza da verba seja indenizatória e toda a população de Brumado necessita de demais assistências em outras áreas. No entanto, frise-se que nenhuma despesa será realizada com tais recursos até a definição judicial.

 

  1. Por fim, deve ser destacado que não existe qualquer “camuflagem” no projeto de lei 21/2017 com vinculação a tais recursos até mesmo pela matéria discutida no respectivo projeto ser eminentemente orçamentária, com deslocamento de saldos. Já com relação à aplicabilidade dos recursos do FUNDEF precatórios a discussão é financeira e não orçamentária, que são coisas diferentes, pelo que deve os críticos se responsabilizar por seus atos.  

 

EDUARDO LIMA VASCONCELOS

       Prefeito Municipal               

 



Pais usam nova licença-paternidade de 20 dias para 'curtir' bebês e dividir tarefas

Daniel Diciomo comemora seu primeiro Dia dos Pais em 2017 com a filha Isadora; ele teve 20 dias de licença e afirma que isso contribuiu para aumentar o vínculo e o amor (Foto: Marcelo Brandt/G1)

O nascimento de um filho está trazendo mais do que amor e felicidade para os pais desde o início deste ano. Isso porque passou a valer a lei que instituiu a licença-paternidade de 20 dias em empresas que fazem parte de um programa da Receita Federal. O período é três vezes maior que os 5 dias válidos para os demais trabalhadores. Homens que receberam o benefício comemoram o período extra ao lado dos bebês: “Só não dei de mamar”, afirma Daniel Diciomo, gerente jurídico do Centro de Soluções Imobiliárias da Votorantim. A companhia á uma das que fazem parte do programa Empresa Cidadã, que dá incentivos fiscais a firmas que ampliam licenças dos funcionários. Veja as empresas participantes. Aos 38 anos, Daniel comemora neste domingo (13) seu primeiro Dia dos Pais após o nascimento da filha Isadora, em abril. Ela afirma que sentiu um alívio ao sair do hospital após três dias de internação de sua mulher, Renata, que fez cesárea, por saber que ainda tinha tempo para curtir o bebê. “Foi muito importante ficar focado na Isadora para aumentar o vínculo. E também para dar o suporte à minha mulher”, diz.

Marcelo diz que ficar em casa mais ajudou a dividir as tarefas com a mulher (Foto: Marcelo Brandt/G1)

A Lei nº 13.257 foi sancionada em 2016 no Dia Internacional da Mulher, de 8 de março. Ela modifica legislação de 2008 que já havia concedido a licença-maternidade ampliada de 4 para 6 meses. Segundo a lei, a licença-paternidade ampliada vale para as empresas participantes do programa Empresa Cidadã - são 19,6 mil no país. Pela nova lei, o funcionário deve solicitar no prazo de dois dias úteis após o parto a ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias. Deve ainda comprovar participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. A lei não detalha isso, mas empresas vêm aceitando documentos que comprovam que o funcionário participou de atividades desse tipo em igrejas, hospital ou mesmo por cursos públicos e particulares. O Ministério da Saúde é um dos órgãos que oferecem cursos por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso “Pai Presente Cuidado e Compromisso” é online. A Lei nº 13.257 não estabeleceu multa para empresas que se negarem a oferecer o benefício mesmo fazendo parte do programa Empresa Cidadã, o que poderá dificultar o acesso ao benefício. O Ministério Público do Trabalho em São Paulo afirmou que não tem nenhuma denúncia de descumprimento da lei. Segundo Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direito Material do Trabalho da OAB-SP, a única penalidade possível à companhia que não oferecer o benefício é deixar de fazer parte do programa Empresa Cidadã. Apesar da vantagem superior aos 5 dias previstos na Constituição, a ampliação ainda deixa o Brasil atrás de outros países mais desenvolvidos. A Coreia do Sul é a que prevê o maior período de licença-paternidade, de até 52,6 semanas - cerca de um ano. Contudo, o trabalhador tem direito ao pagamento integral por apenas alguns dias de trabalho e recebe valores menores se permanece afastado. Na média do período, ganha cerca de 33% da sua remuneração.  Entre os primeiros a aproveitar a licença de 20 dias em suas empresas, Daniel Diciomo e Marcelo Martinez afirmam que ela permitiu planejar as férias com antecedência. Daniel, por exemplo, pegou a licença e deixou as férias para o fim do ano, aproveitando que a filha estará maior e será mais fácil viajar. Já Marcelo pegou 20 dias adicionais de férias para poder ficar 40 dias em casa com o bebê. Os dois opinam que a licença ampliada tem ainda uma vantagem em relação ao combate ao machismo e que reforça a ideia de divisão de tarefas em vez de ajuda do homem à mulher. “Não acho que um só tenha que carregar o peso. Já fiquei com ela três dias seguidos porque minha esposa precisou viajar e acho que cansa mais que trabalhar”, afirma Marcelo. “Homens e mulheres têm a mesma responsabilidade”, completa Daniel.



Dia dos Pais: Movimentação abaixo das expectativas no comércio de Brumado

A movimentação no comércio de Brumado neste sábado (12) ficou abaixo do esperado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Historicamente o Dia dos Pais sempre teve uma vendagem menor que o Dia das Mães, tradicional campeão de vendas e o Dia dos Namorados que também tem indíces comerciais muito satisfatórios. Seguindo a tendência, ainda mais com a crise, apesar dos sinais de retomada da economia nacional, o Dia dos Pais em Brumado teve uma movimentação abaixo das expectativas, pelo menos neste sábado (13), véspera da comemoração. A equipe do 97NEWS fez um "tour" pelo área comercial da cidade e o número de clientes em potencial foi tímido. Como muitos estabelecimentos irão abrir neste domingo (13) é possível que o volume de vendas aumente. 



Caculé: Jovem sobrevive por milagre após veículo capotar e ficar completamente destruído

(Fotos: Informe Cidade)

Um grave acidente ocorrido na noite deste sábado (12) na BA-617, trecho que liga Caculé a Ibiassucê, destruiu por completo um veículo modelo Corsa que era dirigido por Deilson Silva, 20 anos, morador da cidade de Caculé. Segundo informações colhidas pelo Informe Cidade, o condutor, único ocupante do automóvel, seguia de Caculé para Ibiassucê e teria perdido o controle da direção do veículo em uma curva próximo à entrada da Fazenda Bezerro e capotado por diversas vezes. Com a sucessão de impactos o veículo ficou completamente destruído. Deilson foi socorrido consciente e levado para o Hospital São Sebastião em Ibiassucê e seu estado de saúde, segundo familiares, é estável. “Ele foi levado para o hospital consciente, com alguns arranhões e com um corte na testa e queixando de dores nas costas. Os médicos estão avaliando e fazendo mais exames pra ver a real condição dele”, disse um tio do rapaz. 



Malhada de Pedras: Residência de empresário é alvo de quadrilha de assaltantes na madrugada deste sábado (12)

Foto: 97NEWS

A véspera do Dia dos Pais para um empresário de prenome Salvador, morador do município de Malhada de Pedras, começou num misto de sorte, alívio e perigo já que a sua residência, por volta das 03h deste sábado (12), acabou sendo alvo de uma tentativa de assalto feito por uma quadrilha, que, ao que tudo indica, está agindo na região. Segundo as primeiras informações colhidas pela equipe do 97NEWS, os bandidos já tinham tudo planejado, mas, devido ao eficiente sistema de monitoramento eletrônico, que foi imediatamente acionado pelo empresário que percebeu a movimentação, a ação acabou sendo frustrada, já que a Polícia foi acionada. Vendo que poderiam ser presos, 4 elementos fugiram rapidamente em um veículo Hyundai com placa IAN-2981, da cidade de Aracaju. A Polícia Militar fez várias buscas em todo o perímetro da cidade e acabou prendento o primeiro integrante da quadrilha que tinha camuflado o veículo num matagal. Horas depois outros dois suspeitos foram presos próximo à linha férrea da cidade, um deles estava armado e se rendeu. O quarto elemento conseguiu fugir pelo mato. Os criminosos, que estavamo todos bem vestidos, foram trazidos para a sede da 20ª Coorpin em Brumado, onde passaram por interrogatório e já estão à disposição da Justiça. As investigações poderão comprovar ou não se a quadrilha teve participação no assalto a um empresário brumadense que ocorreu na última quinta-feira (10).

Foto: 97News


Eclipse solar irá cobrir o sol completamente nos EUA; veja como será no Brasil

Eclipse solar é visto em 26 de fevereiro de 2017 em Coyhaique, no Chile (Foto: REUTERS/Stringer)

Em 10 dias, no dia 21 de agosto, os moradores de uma faixa de terra dos Estados Unidos verão um sol negro. É o eclipse solar total, um dos fenômenos mais aguardados pela agência espacial americana (Nasa) neste ano. No Brasil, ele será visto de forma parcial -- quanto mais ao Norte, mais coberto estará o sol. A última vez que a maioria dos norte-americanos experimentou um eclipse total foi em 1991. Neste ano, de acordo com a Nasa, o fenômeno poderá ser observado por 500 millhões de pessoas de forma total ou parcial: 391 milhões nos Estados Unidos, 35 milhões no Canadá e 119 milhões no México (além da América Central e parte da América do Sul). O trecho mais intenso para a observação vai de Lincoln Beach, em Oregon, até Charleston, na Carolina do Sul. Nesta região, o sol ficará completamente preto durante pouco tempo: 2 minutos e 40 segundos -- a transição completa será de mais de 4 horas.  A expectativa está grande. Milhares de hoteis estão lotados na faixa de terra que ocorrerá a escuridão e eventos estão com ingressos esgotados há meses. A pesquisa "eclipse 2017" no Google produziu mais de 35 milhões de acessos. No topo do Brasil, no monte Caburaí, o eclipse será parcial: cerca de 50% de escuridão. O trecho contemplado pela penumbra chega até Brasília, mas com apenas 1,96%. Nestas regiões com baixo índice, os observadores podem, talvez, notar apenas uma diminuição do brilho do sol.  Este é o segundo e último eclipse registrado neste ano: o primeiro ocorreu em 26 de fevereiro. Era do tipo anular, quando há uma faixa de luz ao redor do sol, formando uma espécie de um "anel de fogo". Ele foi visto no Pacífico, no Chile, na Argentina, na África. Em 2018, a Terra não terá eclipses totais -- em que o sol é totalmente coberto. O próximo ocorre em 2 de julho de 2019 e mais perto: terá mais abrangência no Brasil e seu trajeto de escuridão será na América do Sul. 



Literatura, música e debate marcam segundo dia da Fligê

Fotos: Ailton Fernandes

A Feira Literária de Mucugê está contribuindo com a construção do saber e a desconstrução de muitos imaginários.  No seu segundo dia, 11, a programação versou sobre diferentes temas, transformando-se num riquíssimo roteiro para composição humana. As atividades tiveram início com a abertura da Fligezinha, com atividades para as crianças, e a realização das oficinas de musicalização, animação, escrita criativa, brinquedos lúdicos e contração de histórias para docentes. Ao mesmo tempo, na Casa da Filarmônica, aconteceu a primeira sessão da Fligecine, a mostra cinematográfica que integra a programação que exibiu o documentário “O Fim e o Princípio”, de Eduardo Coutinho (1933-2014). "O filme dialoga com a temática da Fligê, coloca em destaque esta ideia de que somos paisagens em rota de composição e o Eduardo Coutinho se preocupa não só com a representação da paisagem geográfica, mas principalmente com as paisagens humanas, retratando a vida de cada um de forma muito distinta", comentou o professor da Uesb, Rogério Luiz Oliveira. Com a participação do professor Sérgio São Bernardo, a palestra “Ubuntu e a Kalunga: Por uma justiça afro-brasileiro”, no Centro Cultural, debateu a existência de um direito afro-brasileiro e suas bases estabelecidas em nossa cultura.

Foto: Andréia Takia

"Nós estamos acostumados a estudar direito, a estudar a ideia de justiça sempre associada à tradição europeia. O que a gente está tentando agora é também contar uma outra história. A civilização africana no Brasil ela se traduz também com ideias de ética, de comportamento, de princípios morais e também pode se converter em princípios jurídicos. Por que que a gente se refere a grandes provérbios, a grandes princípios do pensamento europeu e não pode fazer o mesmo, com relação às comunidades, às organizações africanas que tem uma forte presença na cultura brasileira?", questiona Sérgio. Uma outra discussão, sobre inclusão e acessibilidade, foi realizada pelos convidados Arnaldo Godoy, Angelita Garcia e Lilian Menenguci. "A vida não é só isso que se vê, é um pouco mais que os olhos não conseguem perceber e as mãos não ousam tocar e os pés recusam pisar". Foi cantando esses versos de Paulinho da Viola que o professor e historiador Arnaldo Godoy começou a sua provocação. “Temos direitos, deveres e não somos a única prioridade a ser desenvolvida em políticas públicas”, alertou Godoy, que é vereador da cidade de Belo Horizonte.  Quem também participou do segundo dia foi o escritor Zack Magiezi, que classificou como "uma experiência que não vai mais esquecer". Ele atraiu um grande público para um bate-papo. "muito legal ver o que estão fazendo aqui, essa mistura de temas, esse incentivo à literatura", disse. "Culminou de o lançamento ser agora e eu estar aqui e foi exclusivo. Foi muito legal ver meu livro novo nas mãos das pessoas e elas já chegando com ele", comentou entusiasmado. Ao final do dia, a Igreja Santa Izabel recebeu a Leitura Guiada: “O Sagrado da Palavra” com os artistas do Projeto Música e Literatura, onde o público foi agraciado com poesia e música que abordam o sagrado. Mais tarde, no Centro Cultural, a Fligê homenageou A escritora Helena Elza Medrado, Personalidade muito querida e admirada pelos moradores da Chapada Diamantina. O encerramento do segundo dia foi feito pelo grupo Villaquintana o responsável por trazer para ao evento canções de Dorival Caymmi, que fazem parte do imaginário sobre a velha Bahia, a baía de todos os santos, cantadas pelo baiano no Rio de Janeiro. A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, com apoio financeiro do Ministério da Cultura (MinC), do Governo do Estado da Bahia – Terra-Mãe do Brasil e das Secretaria de Cultura (Secult) e Fazenda (Sefaz).

Foto: Vinícius Brito


Feliz Dia dos Pais

SER PAI

Ser pai é ser forte
Ser pai é ser nobre 
Ser pai é compreender 
Ser pai é ser você.

Ser pai é ser distinto
Ser pai é ser amigo 
Ser pai é não ter medo 
Ser pai é ser você

Ser pai é majestoso
Ser pai é está presente
Ser pai é assumir
Ser pai é ter você AQUI.
FELIZ DIA DOS PAIS

Ducarmo de Assis



BR-242: Quatro pessoas sobrevivem a grave acidente neste sábado (12)

(Fotos: Sigi Vilares)

Quatro pessoas, entre elas uma criança de 6 anos, ficaram feridas após uma batida entre dois carros, na manhã deste sábado (12), em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na BR-242, por volta das 10h40. Segundo a PRF, em um dos carros viajavam a criança e os pais. Já no outro, viajava apenas o motorista. Ainda conforme a PRF, as vítimas tiveram ferimentos leves. Os quatro foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para um hospital da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas. A PRF informou que um dos carros ficou atravessado na pista após o acidente e causou lentidão no trânsito da rodovia. O veículo e o outro carro envolvido na batida foram removidos por um guincho. Após a remoção, o fluxo de veículos voltou ao normal. 



Brasil: Vacina contra zika deverá ser testada em humanos em 2018

Foto: Divulgação

A vacina contra zika que está em fase de testes no Instituto Evandro Chagas, no Pará, deverá ser testada em humanos em 2018, após ter apresentado resultados promissores em camundongos e primatas. O anúncio foi realizado durante a XIX Jornada Nacional de Imunizações, evento que ocorreu em São Paulo nesta última sexta-feira (11). O estudo está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Texas e com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no Brasil. “As iniciativas com a vacina de zika estão andando mais rápido porque não foram identificados outros sorotipos do vírus, como é na dengue. Com isso, a complexidade é menor”, afirmou Consuelo Oliveira, pesquisadora clínica do Instituto Evandro Chagas. No estudo em camundongos, foram 46 cobaias testadas. Os camundongos que receberam o imunizante, metade do total, apresentaram anticorpos contra o vírus zika. Após o acasalamento das fêmeas, o vírus da zika não chegou até a placenta. “O que foi interessante é que, nas cobaias não vacinadas, vimos que o vírus fez o mesmo percurso observado em humanos. A placenta com déficit de nutrição, os bebês nascendo pequenos, as malformações...”, explica Consuelo. No mundo são cerca de 41 iniciativas que buscam produzir uma vacina contra a zika. No Brasil, o Instituto Butantan faz análises de uma vacina que seria utilizada contra todos os sorotipos da dengue e contra o vírus zika.



TCM apura acúmulo ilegal de cargos em municípios baianos, Brumado está na lista

Foto: Luciano Santos l 97News

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores na prefeitura de Brumado e de outras cidades do interior baiano. Segundo a Corte, levantamento preliminar aponta que a situação ocorre com cerca de 30 mil funcionários em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. O órgão estabeleceu prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o tribunal sobre elas. Ainda segundo o TCM, há indícios de irregularidades nos seguintes institutos de Brumado: Prefeitura Municipal de Brumado e Câmara Municipal de Vereadores. 



Em visita ao perímetro irrigado novo diretor do DNOCS diz que órgão esta sucateado

Foto: 88 FM

Em visita na última quinta-feira (10) no perímetro irrigado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste da Bahia, o Diretor Geral do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Heraldo Rocha, que há seis meses assumiu o órgão reuniu-se na Sede da ADIB com irrigantes e empresários do ramo de fruticultura. O Diretor respondeu os questionamentos feitos por parte dos produtores rurais e também de representantes do município ligados a Secretária de Agricultura. Heraldo deixou claro que após visitar cidades da região, observou a necessidade de se economizar água tendo em vista que se trata de “um bem público que esta sendo mal gerenciada”. O diretor fez questão de dizer que o DNOCS é um órgão importante para o nordeste, porém que se encontra sucateado. Após os reclames dos produtores que fizeram uso da palavra durante o encontro, Rocha disse que se sentiu “preocupado e estimulado”. Quanto ao “estimulo” o diretor fez questão de deixar claro que não no sentido de “recuperar, mas de melhorar a alta estima para que não digam que o DNOCS abandonou o perímetro irrigado de Livramento”. Ainda segundo Heraldo, a prioridade é a “regularização fundiária e a legalização do canal”, este último vem sofrendo uma serie de destruições e retirada de água irregular, o fato será motivo de denuncias ao (INEMA) que é o órgão executor da Política Estadual de Recursos Hídricos.

 

 



Campus Party: Estudantes de Vitória da Conquista vencem etapa baiana da Olimpíada de Robótica

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Um protótipo construído do zero deu a quatro estudantes de Vitória da Conquista o primeiro lugar na etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria Maker. O evento faz parte da Campus Party Bahia, que acontece até este domingo (13), na Arena Fonte Nova. Com idades entre 14 e 18 anos, os adolescentes são alunos do Ensino Fundamental II do Centro Juvenil de Ciência e Cultura do município. "Eu achei difícil, a gente estava tentando fazer o robô, tinha hora que não dava defeito, mas foi muito legal", afirmou Inácio Castro, de 14 anos, sobre a experiência. Os estudantes concorreram com o robô "Bug", feito com materiais recicláveis que custaram, no total, R$ 60. "A gente começou com uma caixinha de DVD de computador. A gente desmontou toda e teve que cortar para diminuir. Aí pegou o mesmo motor que fazia a bandeja sair e usou", explicou Ítalo Pereira, de 18 anos. Os colegas Hafik Souza e Leonardo de Oliveira também fizeram parte da equipe vencedora. Para o professor Renato Costa, a vitória é fruto exclusivamente do esforço dos alunos. "Eu me sinto muito feliz, mas o Centro Juvenil foi criado com esse intuito, do aluno ser protagonista. Então, o mérito é dos meninos", pontuou.



Vereador Elias Piau volta a cumprir ampla agenda positiva em Salvador

Um dos encontros mais significativos foi com o deputado federal Daniel Almeida (Foto: 97NEWS)

O dinamismo e o empenho que o vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo em seu mandato parlamentar já obteve o reconhecimento da população, que vem manifestando a aprovação às suas ações. Carismático, Elias Piau vem conquistando o respeito até dos mais críticos e, mesmo estando em seu primeiro mandato como vereador, já é considerado um dos mais atuantes do parlamento brumadense. Dono de uma disposição invejável, Elias Piau ampliou ainda mais a sua agenda positiva em uma nova viagem a Salvador nesta semana, onde manteve encontros e reuniões muito produtivas. 

O vereador Elias Piau e o deputado Bobô (Foto: 97NEWS)

Na Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, ele teve um novo encontro com o deputado Bobô, onde voltou a fazer vários pedidos de materiais esportivos e a vinda do projeto Caravana do Lazer para Brumado. "Como esportista, eu tenho um grande foco no setor, tendo o deputado Bobô como um importante parceiro. Ele vem se mostrando muito receptivo, o que vem nos deixando ainda mais otimistas na obtenção de novas conquistas para o município". E ainda fez questão de ressaltar que "esse projeto Caravana do Lazer é excelente e acreditamos, que, com a ajuda de Bobô, ele virá para Brumado ainda este ano, aumentando de forma significativa a oferta na área de lazer de nossa cidade". 

O importante encontro na Conder (Foto: 97NEWS)

O vereador também esteve na Conder, juntamente com a assessoria do deputado Daniel Almeida, onde solicitou urgência para os projetos estruturantes do Bairro Baraúnas. Acompanhado do assessor Cléber Pereira; do coordenador da Suproj, Jader Albuquerque e da arquiteta Sandra Novais, Elias Piau ressaltou a importância desses projetos e que os mesmos possam ser implantados em breve, já que o Bairro Baraúnas passa por um defícit estrutural que vem deixando os moradores muito preocupados. 

Piau ao lado do diretor da Cerb, Marcos Bulhões (Foto: 97NEWS)

Por fim, Piau teve uma reunião altamente significativa com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B), na qual foi discutida uma ampla agenda de inúmeros projetos e ações que foram solicitados pelo vereador brumadense, especialmente o recapeamento do Bairro Baraúnas, a conclusão do calçamento do Distrito de Itaquaraí e a recuperação da BA que faz a ligação com a sede do município. Muito receptivo, o deputado Daniel Almeida garantiu que irá atender gradativamente às solicitações o que deixou o veredor ainda mais otimista. "Voltei muito satisfeito dessa nova viagem de trabalho. Realmente foram reuniões muito produtivas que nos enchem de esperança para que novas conquistas e benefícios para a nossa população venham a se materializar", destacou. Piau ainda fez questão de citar que "agradeço especialmente o deputado Daniel Almeida que vem sendo um grande parceiro se mostrando sempre disposto a atender os nossos pleitos. Ele já tem um histórico muito positivo de ações em prol do nosso município, o que nos deixa ainda mais confiantes para a vinda de novas e grandes conquistas para a nossa terra". 



Nunca é tarde para aprender: Lavradora de 90 anos conclui faculdade

Foto: Blog do Anderson

Uma lavradora de 90 anos fez algo que muitos na idade dela não conseguem. Raquel Barreto da Silva realizou um sonho ao concluir uma faculdade. A idosa, que é natural de Itajuípe, no litoral sul, terminou um curso de estética e cosmética cuja formatura ocorreu em março deste ano. A vontade de prosseguir os estudos teve sequência quando ela encerrou o ensino médio, em 2009. Na época, dona Raquel tinha 82 anos. Já aos 85, começou a fazer cursinho e vestibulares na tentativa de ingressar no ensino superior. Um ano depois, começou a fazer uma faculdade particular de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que depois a presenteou com uma bolsa de estudos pelo exemplo dela. Aos 90 anos, a idosa, que tem quatro filhos, oito netos e dois bisnetos, conseguiu realizar um objetivo de infância. Para aqueles que desistem de estudar por conta de idade, ela arremata com uma frase conhecida, mas que funciona: "nunca é tarde para aprender".



Prefeito de Salvador, ACM Neto agradece conquistenses pelo Título de Cidadão

(Foto: Divulgação)

Na presença de público, imprensa e diversas autoridades, o prefeito de Salvador ACM Neto recebeu o título de “Cidadão Conquistense”, durante homenagem na noite desta sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Esta homenagem foi proposta pelo vereador Álvaro Pithon. Estiveram presentes o prefeito Hérzem Gusmão, sua vice Irma Lemos, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, além dos ex-governadores Paulo Souto e Nilo Coelho, dentre outras autoridades e edis. O cerimonial foi comandado pelo presidente da Casa, vereador Hermínio Oliveira. Muito aplaudido, ACM Neto agradeceu os conquistenses pela homenagem, inclusive com uma postagem em sua página oficial no Facebook. “Eu já tinha um carinho super especial por Vitória da Conquista… agora, que sou cidadão conquistense, nem se fala! Obrigado pelo carinho de sempre!”, disse o democrata. Antes de receber o título, Neto procurou não falar sobre 2018 e, de forma educada, negou qualquer comentário a respeito de uma possível chapa com João Dória Jr., prefeito de São Paulo, à Presidência da República.



Brumado: Semana Nacional da Família será realizada por Paróquia Bom Jesus

Foto: Divulgação

Entre os dias 13 a 19 de agosto a Paróquia Bom Jesus de Brumado estará realizando a Semana Nacional da Família. O evento começa sempre às 19h e livretos com o título “Hora da Família” serão entregues as pessoas para estimular reflexões sobre temas relacionados à vida e a família. As atividades serão realizadas em todas as comunidades de Brumado. Este ano o subsídio tem como tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Participe.