ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2014"

Moto tomada de assalto em Brumado

O final de semana em Brumado foi marcado com mais um registro de roubo de moto. No ultimo sábado a noite uma pessoa trafegava com sua motocicleta placa NZI 8310 quando foi abordada por dois elementos que transitavam pela Rua próxima a linha férrea com um carro tipo Fox. Armados eles anunciaram o assalto e levaram o veiculo da vítima. (Reportagem Policial Marcos Paulo)



Um exemplo de como tornar o trânsito agradável

Foto Cledeilton Santos

O Brasil é um país de contrastes que nos enriquece os olhos de alegrias e também entristece os nossos corações quando observamos e vivenciamos coisas maravilhosas e também estarrecedoras. Quando vivemos e convivemos com a política administrativa nas pequenas e grandes cidades do Brasil, temos a oportunidade de aprendermos mais a diferenciar um grande gestor público daqueles que tem apenas um cargo eleitoreiro.

 

Aqui na Bahia a maioria dos Prefeitos tem a posição já enraizada até no pensamento dos próprios moradores que, a cidade só precisa de uma arrumada e maquiagem nos logradouros quando é época de eleição ou datas comemorativas como, por exemplo, a festa da cidade. Isso acontece em quase todas as 417 cidades do nosso lindo estado. E já nos acostumamos com essa ideia coisa que não deveríamos.

 

 

Visitando por necessidade a cidade de Itajaí no estado de Santa Catarina observei que, o que é um sonho nosso como morador baiano, lá na terra dos catarinenses é uma realidade corriqueira. Estou falando do cuidado que eles têm com a cidade e a agradabilíssima paisagem nas ruas.

 

 

Nas ruas de Itajaí e cidades circunvizinhas você passa pela avenida e no canteiro central estão os jardins com flores coloridas. Os meios fios todos pintados, os quebra-molas feitos rigorosamente como manda à lei inclusive tornando a passagem do veiculo muito menos agressiva como acontece aqui em nossa Bahia. Vendo isso ao transitar nas ruas você se sente mais feliz, alegre porque as flores, pinturas, quebra-molas sinalização correta e clara, torna você um cidadão mais valorizado e respeitado nos direitos que conquista ao pagar os seus impostos.

 

Não queremos dizer que Santa Catarina é o estado da perfeição, mas queremos indagar o seguinte: porque coisas tão simples que nos traz tanta felicidade e bem estar são possíveis fazer em outros estados e em nossa amada Bahia não são feitas? Será que os políticos do nosso estado não enxergam bem ou são os administradores dos outros estados que são exagerados no cuidado com o bem público?



Seleção de Itabuna leva 8 no intermunicipal

Uruçuca e Capim Grosso roubaram a cena na 2ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol amador 2014. As duas Seleções não economizaram nos gols e golearam seus adversários neste domingo (24).

 

Os uruçuquenses receberam Itabuna em casa e aplicaram sonoros 8 a 0. Já os capimgrossenses, mesmo fora de casa, ignoraram a torcida de Ponto Novo e bateram a rival por 6 a 0.

Remanso      0X1     Caé

Ibicaraí           2X0     Itajuípe

Uruçuca        8X0     Itabuna

Coarací          3X0     Ilhéus

Ibirataia         3X0     Ipiaú

Ubaitaba       4X3     Jitaúna

Valença         1X0     Nazaré

Ituberá           0X1     Camamú

S. A.Jesus    1X2     São Felipe

Buerarema    0X0     Camacan

Iguaí               1X2     Ibicuí

Itamaraju       0X0     Prado

Eunápolis     2X0     Itarantim

Pau Brasil     0X1     Belmonte

Paratinga      3X2     Guanambí

Macaúbas     3X1     Luís Eduardo Magalhães

Brumado       1X0     Condeúba

Itapetinga      2X1     Firmino Alves

Planalto         0X2     Floresta Azul

Vera Cruz     1X3     Amargosa

S. Franc. Conde      2X1     Amélia Rodrigues

Cipó               3X0     Ribeira do Pombal

Quixabeira    2X0     São José do Jacuípe

Ipirá                1X1     Mairí

F. Santana    1X0     Conceição da Feira

Itaberaba       2X0     Tanquinho

Piritiba           1X1     Ourolândia

Miguel Calmon        2X0     Mundo Novo

Ponto Novo  0X6     Capim Grosso

P. Afonso      0X0     Euclides da Cunha

Conc.Coité   1X0     Riachão do Jacuípe

Simões Filho3X2    Lauro de Freitas

Maragogipe  0X0     Sapeaçú

Cachoeira     0X0     São Félix

Conc.Jacuípe2X1   Irará

Santo Amaro            2X0     Terra Nova

Araçás           2X1     Catu

Alagoinhas   2X1     Pojuca

Santaluz       1X0     Biritinga

Porto Seguro3X0    Nova Viçosa 

 



Homem declarado morto em hospital estava vivo

Um senhor de 54 anos declarado morto por um médico do Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, foi encontrado vivo, duas horas depois, quando já estava dentro do saco fúnebre, na madrugada deste domingo (25).

 

A informação é da família de Valdelúcio de Oliveira, que segue internado na unidade. De acordo com Patrícia Cintra, sobrinha de Valdelúcio, após ser retirado do saco fúnebre, o tio está consciente e lúcido no quarto hospitalar. "Ele está fazendo palavra cruzada, e só não fala porque está entubado", diz.

 

Patrícia conta que o tio descobriu há três meses um câncer em estágio avançado e, nesta segunda-feira (25), ele daria entrada no Hospital Santo Antônio, vinculado às Obras Sociais Irmã Dulce. "Ele já tinha ficado internado lá uma vez, mas ontem ele sentiu uma falta de ar, e nós o levamos para o Menandro de Farias", fala Patrícia.



Avião de cantor baiano faz pouso forçado

O cantor Saulo Fernandes e os integrantes da banda de Ivete Sangalo tomaram o susto quando viajavam de avião para Belém, no Pará, no sábado, 23, pela Companhia TAM. A aeronave teve uma das turbinas danificadas depois de se chocar com dois urubus.

 

Com isso, o avião foi obrigado a arremeter e realizar um pouso com apenas uma das turbinas.O desembarque foi realizado no Aeroporto Internacional de Belém e acompanhado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

 

"Hoje pousando em Belém!! O avião se chocou com 2 urubus museráver aí o piloto arremeteu, ficou situação tensa e aí posou!!! Uma turbina só que tava funcionando... porque uma tava assando urubus museráver rs rs Aí quando pousa já tinha carro de corpo de bombeiros para jogar água no urubu museráver e ainda por cima a banda de Ivete no avião tbm (sic)", escreveu o músico.



Morreu ontem o homem forte da Votorantim

Morreu na noite deste domingo (24) em São Paulo, aos 86 anos, o empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, ele morreu em casa por insuficiência cardíaca.

 

O corpo será velado a partir das 9h desta segunda-feira (25) no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. A partir das 16h, o cortejo deve seguir ao Cemitério do Morumbi, onde o emprersário vai ser sepultado. Antônio deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, e nove filhos.

 

Ermírio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.



Jogador morre ao ser atingido por torcedor

O atacante camaronês Albert Ebossé morreu neste sábado, após ter sido atingido na cabeça por um objeto atirado das arquibancadas, durante uma partida da Liga da Argélia. O jogador de 24 anos foi atingido fatalmente no fim da partida de seu clube, o JS Kabylie, contra a equipe do USM Alger, na cidade de Tizi Ouzou, na Argélia.

 

As informações são do jornal inglês "The Guardian". Em comunicado oficial, o Ministério do Interior e o Governo da Argélia, por intermédio do ministro Tayeb Belaiz, deram ordens para abertura de uma investigação acerca das circunstâncias envolvendo a morte de Ebossé. “O atleta do JSK sucumbiu a uma lesão na cabeça após ter sido atingido depois do apito final da partida contra o USM Alger”, diz trecho do comunicado.

 

Ebossé havia marcado um dos gols do Kabylie no jogo que terminou 2 a 1 para o seu time. De acordo com nota oficial do USM Alger, "trata-se de uma notícia terrível e muito triste para o futebol, para nosso país e para Camarões". "A tragédia caiu como uma bomba no futebol argelino. Neste momento, enviamos nossas condolências para a família de Ebossé". Ebossé defendeu o Coton Sport FC, o Unisport Bafang e o Douala AC, todos de Camarões, e o Perak FA, da Malásia. Estava no JS Kabylie desde julho de 2013. (Lance)





Manchetes dos principais jornais de hoje

A Tarde

Vitória perde, Bahia empata, e permanecem na zona da morte

Correio da Bahia

Previdência começa pagamento do 13º nesta segunda-feira

Tribuna da Bahia

Adolescente que estava desaparecida é encontrada morta em Ibirapitanga

O Globo

Rebelião em presídio no Paraná deixa quatro mortos, dois decapitados

Folha de São Paulo

Sem detalhar valores, Aécio promete aumento a aposentados

O Estado de São Paulo

Para Dilma, Petrobrás 'está acima' de falhas de funcionários

Correio Braziliense

Na frente dos filhos, homem atira na cabeça da ex-esposa e foge

Valor Econômico

Marina diz que o Nordeste brasileiro não é um problema, mas sim uma solução

Estado de Minas

Aumento para 27,5% de etanol prejudica funcionamento de motores à gasolina

Jornal do Commercio

Rodoviários decidem por nova paralisação nesta segunda

Zero Hora

Índios responderão por sequestro e cárcere privado

Brasil Econômico

Déficit em conta corrente é de US$ 5,2 bi em julho



Começa a funcionar dessalinização após 10 anos

Depois de uma década de concebido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Programa Água Doce (PAD) finalmente começou a sair do papel em Pernambuco. Mas ainda tem um longo e burocrático caminho a percorrer até que milhares de sertanejos tenham água potável nas torneiras.

 

O objetivo do PAD é implantar sistemas de dessalinização e unidades produtivas em comunidades de alto índice de criticidade de recursos hídricos. Cinquenta municípios serão beneficiados, somando 100 mil pessoas. Significa que somente metade do semiárido, formado por 122 municípios, será atingido. Confira a lista das localidades no final da matéria.

 

O convênio foi assinado no final de 2013, mas só na semana passada foi instituído, por publicação no Diário Oficial, o Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce, encabeçado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, em conjunto com a pasta de Infraestrutura, CPRH, IPA, Iterpe, Incra, Dnocs, CPRM, Embrapa e Codevasf. Serão investidos R$ 36 milhões – sendo R$ 33 milhões federais e R$ 3 milhões estaduais – na implantação de 170 sistemas de dessalinização e 20 unidades produtivas.

 

De maneira sucinta, os equipamentos irão retirar água salina de poços e torná-la potável ao consumo humano. As unidades produtivas consistem em dois tanques que utilizarão a água de rejeito (bastante salgada) para criação de peixes (na maioria tilápias) e atriplex, planta forrageira que serve para alimentação de animais, especialmente caprinos.

 

Pela previsão do coordenador local do PAD, Bartolomeu Melo, no início de outubro a equipe de diagnóstico estará em campo para avaliar que comunidades rurais receberão os equipamentos. Somente as que estiverem perto de poços já perfurados serão beneficiadas, pois o programa prevê a restauração dos poços, mas não a construção de novos. Depois ainda será preciso licitar a empresa que fornecerá os equipamentos, para, só aí, começar de fato as instalações.



Brasil campeão pela décima vez no volei

Três sets a zero sobre o Japão, parciais de 25-15, 25-18 e 27-25, em Tóquio, no Japão, e o Brasil conquista pela 10ª vez o Grand Prix de Vôlei Feminino. Sheila foi escolhida a melhor da partida, 16 pontos, e seis títulos no currículo.

 

Pelo lado japonês, destaque para Ishii que fez 10 pontos. Agora, o Brasil volta sua atenção para o Mundial, torneio onde as brasileiras nunca conquistaram um título. A competição será na Itália e começa dia 23 de setembro. A Seleção Brasileira está no grupo B com Sérvia, Turquia, Canadá, Camarões e Bulgária.



Salvador do táxi morre em acidente

Foto Carlos Silva

Lamentavelmente mais um trágico acidente tira a vida de um brumadense bastante conhecido na cidade e muito querido pelos amigos. Salvador do Táxi estava trafegando pela rodovia Brumado/Livramento quando acabou colidindo seu veiculo com um caminhão.

 

 

O caminhão saiu de livramento carregado e estava seguindo com destino a São Paulo. De acordo com declarações do motorista do caminhão ao jornalista Carlos Silva da Alternativa FM, o condutor fez de tudo para evitar a colisão, mais foi impossível já que o carro uno de Salvador estava descontrolado na pista. 



Craque está fora da estréia no Camp Nou

O Barcelona começa neste domingo, contra o Elche, no Camp Nou, sua jornada no Campeonato Espanhol 2014/15. No entanto, o técnico Luis Enrique ganhou mais um desfalque para a partida de estreia.

 

Neymar não se recuperou da lesão no tornozelo esquerdo e é baixa certa para a equipe catalã. O brasileiro se junta a Ter Stegen, Vermaelen e Adriano, todos lesionados, além de Piqué e Luis Suárez, suspensos, na lista de desfalques do Barcelona para o primeiro jogo no campeonato. Mas o treinador culé também recebeu boas notícias.

 

Pedro recebeu alta do departamento médico e está na lista de relacionados da partida. Além de Pedro, estão relacionados: Bravo, Masip, Montoya, Bartra, Daniel Alves, Mathieu, Mascherano, Alba, Busquets, Xavi, Iniesta, Rakitic, Sergi Roberto, Rafinha, Munir, Messi e Sandro. (Lance)



Carreta derruba poste e interdita o trânsito

O contorno na rodovia próxima a Brumado que o Governo da Bahia construiu há alguns anos, tinha como objetivo ser usado como regra pelas carretas e caminhões carregados, evitando assim um uso excessivo das principais avenidas do centro de Brumado, inclusive impedindo acidentes na parte urbana da cidade.

 

 

Por alguns motivos tem veículos que ainda passam pelo Centro de Brumado carregados com produtos e cargas, acabam provocando acidentes e levando transtornos para pedestres e veículos menores. Isso acabou de acontecer hoje pela manha, quando uma carreta transportando dois tratores acabou derrubando um poste de iluminação, danificando a fiação elétrica e obstruindo a principal avenida da cidade.



Moradores tomam conta de terreno baldio

Cansados de esperar uma oportunidade mais simples para conseguir sua casa própria já que em Brumado casa vale mais do que barras de ouro, algumas pessoas resolveram invadir alguns terrenos baldios existentes ao lado da Escola CAIC.

 

A invasão aconteceu ontem (22) ao cair da tarde. De acordo com um dos invasores, “eles querem apenas um local onde possam construir uma casa para morar e assim parar de pagar aluguel”. Os atuais moradores que participam desta invasão estão seguindo os exemplos deixados pelos moradores do Loteamento Jardim de Ala, que realizaram uma ação como esta há sete anos e depois conseguiram casas para morar. (reportagem Marcos Paulo).



Preso com arma no Sabor do Nordeste

Foto Marcos Paulo

Foi preso na noite de ontem (22) Carlos Roberto Correia de Lima, preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O flagrado estava no bar sabor do nordeste tomando cerveja, foi quando em atitude suspeita chamou a atenção da policia.

 

Ao fazer a abordagem pessoal em Carlos os PMs encontraram uma arma calibre 22 e mais 07 munições.  Como Carlos já tinha passagem pela polícia, não foi arbitrada fiança e ele ficou detido. (reportagem Marcos Paulo)



Aconteceu o oitavo assassinato em Brumado

Foto Marcos Paulo

Mais um assassinato na outrora cidade pacta brumadense. Um homem foi morto a tiros na madrugada de hoje no Bairro Urbis IV. O crime aconteceu quando a vítima identificada como Valdomiro Costa estava bebendo em um bar. Quando foi alvejado Valdomiro ainda correu para tentar sobreviver mas não conseguiu.

  

Com este crime já chega a oito o numero de pessoas assassinadas em Brumado em 2014. A média é de uma pessoa morta brutalmente a cada mês deste ano. Mesmo com estes números as autoridades ainda comemoram a redução de homicídios comparada com o ano anterior. Em uma cidade que não deveria acontecer assassinatos a redução nos números acaba se tornando referência técnicas. (reportagem Marcos Paulo)



Proteste em prol da Justiça para todos

Estarrecido com a aprovação, pelo Tribunal de Justiça da Bahia, da extinção da Comarca de Rio de Contas (disfarçada de incorporação), promoveremos uma grande manifestação no dia 25/08/14 (segunda-feira), às 10:00h, na Praça Matriz (Praça Maestro Esaú Pinto) em Rio de Contas – em frente ao antigo Fórum da referida Comarca, juntamente com toda população local, para tratar desse importante assunto e traçarmos as estratégias para reverter tamanha aberração.



Indígenas e quilombolas terão energia de graça

Os pescadores baianos terão, a partir de setembro, descontos de até 100% nas contas residenciais de energia. Uma parceria entre a Bahia Pesca e a Coelba utilizará informações do CadCidadão

 

Para identificar os beneficiários. Indígenas e quilombolas terão descontos de até 100%, e os demais pescadores terão abatimentos de até 65% na tarifa de energia. A Bahia Pesca já cadastrou quase 9 mil pescadores, marisqueiras e aquicultores. Destes, cerca de 4 mil poderão ser beneficiados pela tarifa social. A assinatura do termo de cooperação entre as duas empresas acontece na segunda-feira (25), às 14h30, no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus.

 

“Agora estamos realizando o cruzamento destes dados com os cadastros da Coelba, para identificar quais destes profissionais já têm acesso à tarifa mais barata, quais não têm", explica o presidente da BP, Cássio Peixoto. Os candidatos ao benefício devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos, ser portador de doença ou deficiência que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.



PM morre de parada cardíaca durante futebol

O soldado PM Roberto Melgaço Junior, 43 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22), após sofrer uma parada cardíaca quando jogava bola na cidade de Ilhéus. O PM era lotado na Cipe Cacaueira. Melgaço deixa esposa. O corpo segue no hospital e ainda não foi divulgado local e horário do velório.