ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2021"

Brumado: Após alguns dias internada, idosa recebe alta hospitalar e presta homenagem à equipe médica do Hospital Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quando um paciente está em um hospital, ele precisa de cuidados não só físicos, mas também de gestos e atitudes que contribuam para o seu bem-estar emocional. E foi com amor e respeito que a idosa Izabel Lima, de 86 anos, foi cuidada durante o período em que esteve internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O carinho como ela foi tratada, motivou a família a prestar uma homenagem aos médicos, enfermeiros e funcionários. Após pouco mais de 30 dias de internação, Izabel recebeu alta hospitalar e retornou para casa, no último dia 15 de julho. Tomados pela felicidade de ver a idosa bem, os familiares fixou uma faixa de agradecimento para os colaboradores em frente unidade hospitalar. "Agradecemos ao Hospital Professor Magalhães Neto e toda sua equipe: médicos, enfermeiros e funcionários por nos ter acolhido e cuidado de Izabel Lima. Muito obrigado e que Deus os abençoe", diz o texto. Em entrevista ao site 97NEWS, o diretor do Hospital, Gleison Ferreira, disse que em meio a tanta correria por conta da pandemia da Covid-19, homenagens como essas confortam e deixam os colaboradores do hospital com mais força para poder trabalhar. "Quando eu cheguei aqui no Hospital na segunda-feira e me deparei com esta faixa, foi uma coisa que me encheu bastante de alegria. Então me enche de orgulho demais em saber que essa paciente saiu daqui com essa gratidão. Isso é bom porque também aumenta a alto estima dos funcionários e, em um momento difícil com este, é bastante importante esta homenagem", contou o diretor do Professor Magalhães Neto. Aos 86 anos, dona Izabel criou um grande laço de amizade com os funcionários quando esteve internada. "Dona Izabel é uma senhora de muita alegria e proporcionou momentos de felicidades aos nossos colaboradores. E graças a Deus ela saiu com saúde no último dia 15 [julho] e deixou muita saudade", destaca Gleison. Para o diretor, a mesma empatia que se cuida dos seus familiares, é preciso cuidar dos outros. "O povo precisa da gente, e nesse momento a nossa ajuda é cuidar do próximo", diz Ferreira.



Jequié: Encontro vai discutir ações em benefício dos municípios do traçado da Fiol e BR-030

Foto: Divulgação

Com o objetivo de planejar ações nos municípios que serão beneficiados pelo traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da BR-030 será realizado um encontro na próxima sexta-feira (23), promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan). Presencial, o evento ocorrerá às 14h, no Hotel Gran Terrara, em Jequié, e contará com a presença do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Na pauta, serão discutidos questões estruturantes das duas obras, como a continuidade da obra da linha 2 da Fiol, trecho Caetité-Barreiras; a apresentação das ações e necessidades dos municípios do traçado da Fiol 1 e 2 e da BR-030; a importância da retomada das obras da BR-030, que liga Marau à Cocos. Os encaminhamentos e pleitos serão enviados ao Ministério de Infraestrutura. O traçado da Fiol passará pelos seguintes municípios: Aracatu, Aurelino Leal, Barreiras, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Brumado, Caetanos, Caetité, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Dário Meira, Feira da Mata, Gongogi, Guanambi, Ibiassucê, Ilhéus, Itagi, Itagibá, Jaborandi, Jequié, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Manoel Vitorino, Maraú, Mirante, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Tanhaçu, Ubaitaba e Uruçuca. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a participação no evento é exclusiva para os prefeitos e prefeitas, sem acompanhante, em cumprimento ao Decreto Estadual 20.585/2021, o qual define 100 pessoas como público máximo participante, com utilização de máscara, álcool 70% e distanciamento mínimo de 1,5m.



Brumado: 7 pessoas seguem internadas por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 20 de julho, o município de Brumado registrou 9.405 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 7 internações, 188 óbitos, 191 pacientes em tratamento e 9.026 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Após esperar por 30 anos para ter energia elétrica, idoso tem fios furtados de sua residência

Cerca de 150 metros de fios foram furtados - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Escutar uma música sem se preocupar com a pilha do rádio era um dos sonhos de Otacílio Sebastião Porto. O lavrador de 82 anos mora com a família em um sítio na Comunidade de Cigana, zona rural de Brumado, há cerca de 30 anos. Lá, em uma casa cercada pela vegetação da Caatinga, não existia energia elétrica. Em maio deste ano, a tão sonhada energia elétrica chegou a comunidade. Para os moradores uma grande festa, tanto que seu Otacílio comprou geladeira, televisão e o rádio. "Foi no dia 16 de maio agora, que a energia chegou. Nossa foi uma festa, um sonho de 30 anos", diz o lavrador. No entanto, na madrugada desta segunda-feira (20), Sebastião teve uma desagradável situação em seu sítio. Criminoso furtaram cerca de 150 metros de fios da rede principal que levava energia para sua residência. "Era por volta de meia noite quando eu percebi que estava sem energia, só que pensei que seria alguma problema na rede da Coelba. No dia seguinte, por volta das 05h da manhã que percebi os fios foram arrancados", afirmou o lavrador. 

 

Os fios foram removidos do poste até a residência de Otacílio - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Segundo ele, quem realizou o furto tinha experiência com instalação elétrica, porque a rede estava ligada. "Não é uma pessoa qualquer, é gente que sabe. Porque corta os fios com energia e não tomar choque não é pra qualquer um", disse. Para Otacílio, após 30 anos sem energia elétrica, o desgosto foi grande. "Eu tive que tomar remédios porque já sou cardiopata. É lamentável isso", conta. Conforme o morador, ele já registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Brumado e informou o furto à concepcionária Coelba. "Agora vamos aguardar a Coelba ir no local e religar a rede. Quem fez isso não tem compaixão", lamenta o aposentado de 82 anos.

 



PM prende mulheres com drogas no bairro São Jorge, em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

No fim da noite de segunda-feira (19), a Polícia Militar apreendeu duas mulheres com drogas no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, era por volta das 23h30min, quando uma guarnição ao realizar rondas pelo referido bairro se deparou com duas moças, uma de 31 anos e outra de 24 anos. Conforme os policiais, as duas estavão em uma motocicleta e, ao perceber a inquietação da garupa do veículo, decidiram dar ordem de parada. De acordo com a PM, nesse momento uma das ocupantes da motocicleta dispersou um embrulho ao solo. No pacote foi encontrado quatro porções de maconha e uma porção de cocaína. Diante do ocorrido, as envolvidas juntamente com a motocicleta foram conduzidas para a Delegacia local para que as medidas cabíveis sejam adotadas.



Documentos falsos são apreendidos em operação que investiga fraudes no seguro-desemprego

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (20) mandados de busca e apreensão numa operação de combate a fraudes no seguro-desemprego na Bahia e em Pernambuco. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 230.926. Até a publicação deste texto, ninguém havia sido alvo das ordens de prisão (duas preventivas e uma temporária) expedidas contra suspeitos de participação no suposto esquema. Também não houve apreensão de valores e bens. Durante a ação, os agentes localizaram ao menos 130 identidades falsificadas. Ao todos, foram cumpridos três mandados de prisão e  um busca e apreensão em Feira de Santana (a 100 km de Salvador) e outro mandado de busca na cidade pernambucana de Petrolina. De acordo com a PF, a investigação mira uma organização criminosa que usava documentos falsos para abrir empresas na Junta Comercial da Bahia (Juceb). Segundo a apuração, o objetivo do grupo era registrar falsos vínculos de emprego para possibilitar o recebimento do seguro-desemprego. A PF identificou que os suspeitos solicitaram ao menos 59 pedidos do benefício em nome de trabalhadores fictícios. Os criminosos utilizavam certificados digitais para fazer as transmissões dos pedidos do seguro. A operação foi batizada de Alarife, um adjetivo para identificar uma pessoa "patife", "espertalhona". Conforme a PF, os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.



Prefeitura limita acesso de vereadores a repartição pública e gera polêmica em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A decisão, vinda segundo os parlamentares do secretário de administração, de restringir o acesso dos vereadores a prédios públicos gerou uma grande polêmica e discussão. Isso porque, os vereadores Harley Souza Lopes (Republicanos) e Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o "Boca", tentaram na manhã desta terça-feira (20) o acesso ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário, em Brumado, e foram impedidos de entrar. De acordo com os parlamentares, o intuito do acesso ao local seria de fiscalizar, mas foram informados pelo Guarda Civil Municipal do local que a pedido de superiores, eles não poderiam entrar no ginásio. "Depois de várias denúncias viemos até o local para fiscalizar o ginásio que está em total abandono. No entanto fomos pegos de surpresa com a ordem totalmente autoritária do prefeito [Eduardo] e do seu secretário [Maguinho] impedindo o vereador de adentrar ao ginásio. O papel do vereador é fiscalizar o bem público e nós não podemos ser podados de forma nenhuma de entrar em qualquer estabelecimento público do nosso município", argumentou o parlamentar Boca.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O vereador Harley justifica que sempre teve o hábito de frequentar o ginásio de esportes acompanhando de perto o esporte de Brumado, mas que na manhã de hoje (20) se deparou com a arbitrariedade sem justificativas. "Não vamos culpar o guarda civil, ele tá fazendo o seu papel, mas a atitude do alto escalão tem deixado a desejar. Liguei no secretário de administração, o senhor Carlos Magno e ele afirmou que só iríamos entrar quando as aulas voltassem. Nós não viemos aqui praticar esporte, viemos aqui fiscalizar um bem público que é do povo. Nós vamos mostrar à população como está sendo tratado o esporte em Brumado", critica o vereador. Para Boca, a medida adotada pelo prefeito pode ser considerada arbitrária, uma vez que dificulta aos vereadores exercerem a função de fiscalização do Executivo, em nome da população. "O vereador não só tem o direito, como o dever de acompanhar e fiscalizar todos os prédios públicos. Sendo impedido, os poderes não estão harmônicos, ferindo a ordem. Tal conduta cria uma desavença entre os poderes e quem mais perde com isso é a população. Amanhã retornaremos aqui, e vamos entrar, nem que seja com a Polícia", conclui.

 



Brumado registra mais um óbito por conta da Covid-19; número chega a 188

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 19 de julho, o município de Brumado registrou 9.382 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 11 internações, 188 óbitos, 188 pacientes em tratamento e 9.006 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Homens são flagrados tentando furtar vidraçaria no bairro Noberto Marinho

Foto: 97NEWS

Na manhã do último domingo (18), quatro homens foram flagrados pelo sistema de monitoramento de uma vidraçaria do bairro Noberto Marinho, em Brumado, tentando roubar a loja. Na ação, que aconteceu por volta das 06h, eles passam em frente ao estabelecimento, olham para às câmeras e depois retornam. Três deles forçam a abertura da porta do estabelecimento, mas algo fez com que os homens desistissem do roubo. No entanto, minutos depois a Polícia Militar conseguiu deter os suspeitos. Eles foram conduzidos a Delegacia local e estão a disposição da justiça. A tentativa de furto aconteceu na Rua Paulo G. Sampaio, bairro Norberto Marinho. A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, sem precisar se identificar, por meio do 190. Nesse número, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Veja o vídeo:



Prefeitura de Brumado libera vacina da Covid-19 para maiores de 18 anos com comorbidades

Foto: Divulgação

A prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde libera adultos acima de 18 anos com comorbidades para receberem a dose da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (20). A prefeitura estabelece ainda os tipos de comorbidades que são elas: Diabetes Mellitus tipo 1 e 2; Doença renal crônica dialítica; Síndrome de Down; imunossuprimidos; Transplantados; Insuficiência Cardíaca (CF III e IV); Valvulopatas e com dispositivos cardíacos implantados; Obesidade mórbida; Cirrose Hepática; Pneumopatias crônicas graves. Para esse público é necessário apresentar Relatório Médico atestando condição clínica. Além disso, apresentar Cartão de Vacina, documento de identidade, CPF ou CNS e comprovante de residência. As senhas devem ser geradas via WhatsApp no número: 77 99872-7025. O local de vacinação será a Escola CMEAS das 08h às 16h30.



Brumado: Vídeo mostra homem furtando celular em loja de confecções

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo gravado por câmeras de monitoramento mostra o momento em que um homem furtou um aparelho celular dentro de uma loja de roupas na Avenida Dr. Mourão Guimarães, centro comercial de Brumado. As imagens revelam quando ele entra no local, pega o aparelho que estava no balcão e sai tranquilamente. Ainda nas imagens é possível ver que o suspeito está bastante inquieto e anda de um lado para o outro. Nas imagens não é possível ver se há ou não vendedor próximo ao homem. O caso ocorreu por volta das 14h19 desta segunda-feira (19), dentro de uma loja de confecções. Para disfarçar, o homem faz uso do álcool em gel e coloca o que parece ser um cartão de crédito no balcão. Ele usava camisa na cor verde oliva e calça jeans. Além disso, o suspeito usava máscara e boné na cor preta. Após o furto o homem tomou destino desconhecido. As imagens foram divulgadas nas redes sociais no intuito de identificar o suspeito. Veja o vídeo:



Nova lei obriga municípios a criarem a cobrança como forma de custear a coleta e destinação do lixo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A lei federal de nº 14.026/20, obriga os municípios a criarem a cobrança como forma de custear a coleta e destinação do lixo. Alguns municípios pedem para que seja declarado inconstitucional o artigo 7º da Lei Federal 14.026/20. Segundo a lei, os municípios teriam que instituir a taxa do lixo até 15 de julho deste ano. Nela “as municipalidades estão obrigadas a criar uma taxa de coleta de lixo, sob pena de responsabilização pessoal do prefeito”. O texto, se aprovado pelos municípios, fere a autonomia municipal, consagrada pela Constituição Federal, visto que a lei não permite a auto-organização municipal. A lei diz ainda em seu artigo 7º que “as taxas ou as tarifas decorrentes da prestação de serviço de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos considerarão a destinação adequada dos resíduos coletados e o nível de renda da população da área atendida, de forma isolada ou combinada, e poderão, ainda, considerar: (…) § 2º A não proposição de instrumento de cobrança pelo titular do serviço nos termos deste artigo, no prazo de 12 (doze) meses de vigência desta Lei, configura renúncia de receita e exigirá a comprovação de atendimento, pelo titular do serviço, do disposto no art. 14 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, observadas as penalidades constantes da referida legislação no caso de eventual descumprimento”. O Marco Legal do Saneamento Básico no país foi sancionado em julho do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O principal objetivo da lei é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor, de acordo com o Governo Federal, que pretende alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. A lei prevê também dar fim aos lixões. A cobrança foi instituída em caráter de obrigatoriedade pelo governo federal para todos os municípios brasileiros que ainda não tenham instituído a taxa de coleta e destinação de resíduos sólidos e tarifa de limpeza urbana. Somente 47% dos municípios já cobram essa taxa. O objetivo é permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos. 

 



Policlínica Regional de Brumado abre inscrições para médicos de diversas áreas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado abrirá nesta terça-feira (20) e, segue até sexta-feira (23), as inscrições de processo seletivo simplificado para cadastro de reserva e preenchimento de vagas para profissionais médicos do quadro de pessoal da Policlínica de Saúde da Região de Brumado. As inscrições devem ser efetuadas por meio da entrega da ficha de inscrição, currículo padronizado, formulário de relação de títulos e demais documentos, de 8 às 12h e de 14 às 17h, pessoalmente, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, nº 415. Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8, 12,16 ou 20 horas, em turnos de trabalho de 4 horas, com remuneração proporcional, e poderão ter condicionado ao orçamento indicadores de avaliação para gratificação de desempenho de até 100% em relação ao salário base. Estão sendo oferecidas vagas para angiologista, cardiologista\ergonometria, cardiologista clínico,ginecologia e obstetrícia, mastologista, oftalmologista, pneumologista e gastroenterologistra\colonoscopista. Saiba mais no Edital (veja aqui).



Mundo vive 'situação perigosa' e se distancia do fim da pandemia, diz OMS

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança um alerta sobre a situação da pandemia da covid-19 no mundo e aponta para um aumento no número de novos casos de contaminação de 11,5% em apenas sete dias. "Estamos numa situação muito perigosa", disse Maria van Kerkhove, diretora técnica da OMS, nesta segunda-feira (19) em Genebra. "Ainda vemos aumento de mortes e casos", afirmou. Além do aumento da transmissão, os óbitos nos últimos sete dias tiveram uma expansão de 1% no mundo. Para ela, o vírus continua a manter o controle sobre sua disseminação. "Estamos nos distanciando do fim da pandemia", lamentou.



Brumado: Caminhão carregado de blocos tomba na 'Curva dos Cinco'

Foto: Samuel l 97NEWS

Um caminhão carregado de blocos tombou no final da manhã desta segunda-feira (19), na rodovia que liga a Avenida Centenário à BR-030, em Brumado. O acidente aconteceu por volta das 11h40 quando por motivos ainda desconhecidos, o motorista do veículo de carga perdeu o controle e capotou no trecho conhecido como "Curva do Cinco". O motorista ficou ferido e precisou ser socorrido por uma equipe do SAMU 192. O trecho da rodovia é bastante perigoso por ter uma curva acentuada. Vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, já foram registrados no trecho. O motorista não teve a identidade revelada. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal para atendimento médico. 

 

O motorista precisou de atendimento médico - Foto: Samuel l 97NEWS

O caminhão virou e caiu em uma ribanceira. No local, condutores que passavam pela rodovia ajudaram a retirar os materiais do meio da pista. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. Não há mais informações sobre o estado de saúde da vítima. Um outro motorista que também passava pelo local registrou o momento em que o caminhão caiu na ribanceira. Veja o vídeo:



Sindicato dos Bancários impetra Mandado de Segurança pela vacinação da categoria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região ingressou, na última sexta-feira (16), com mandado de segurança reivindicando que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista inicie imediatamente a vacinação da categoria. Na última quarta-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica que confirmou a incorporação de bancários e trabalhadores dos Correios no Plano Nacional de Imunização (PNI). No documento ficou estabelecido que 20% do total de doses de vacinas distribuídas devem ser destinadas para a vacinação dos grupos prioritários. Acatando a decisão do Ministério e reconhecendo os riscos enfrentados pelas bancárias e bancários no atendimento diário à população, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, confirmou a categoria como grupo prioritário e recomendou a destinação de percentual para garantia da imunização. Contudo, segundo o sindicato, a Prefeitura de Vitória da Conquista não inseriu os trabalhadores bancários entre os grupos prioritários da vacinação, em total contrariedade ao PNI, ao Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), e à Resolução do CIB de Nº 122/2021, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Em Brumado, a categoria ainda não foi inclusa no plano de vacinação local pela Secretaria Municipal de Saúde. "Espero que a Justiça corrija mais esse desrespeito contra a categoria e contra a decisão da CIB, determinando a destinação das vacinas da forma como foi estabelecida na reunião do Comitê Intergestores. Não estamos aqui atrás de privilégio. Enquanto esperamos a vacina chegar para a categoria, continuamos trabalhando. Não é justa essa perseguição da Prefeitura contra os bancários", considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

 



Brumado: Homem com mandado de prisão em aberto é preso ao fugir da fiscalização da PRE

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na tarde do último domingo (18), um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na comunidade dos Pebas, zona rural de Brumado. O suspeito foi detido ao tentar fugir da fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em uma rota conhecida como "desvio", bastante utilizada por veículos irregulares ou com mercadorias ilícitas. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, era por volta das 13h, quando a guarnição realizava rondas pela comunidade e avistou um veículo Corsa, na cor vermelha, trafegando pela rota suspeita. Conforme a PM, o veículo foi abordado e, ao consultar os dados do condutor do automóvel no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), o mesmo possuía em seu desfavor, um mandado de prisão expedido pelo judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul, pelo crime de tráfico de drogas, fato ocorrido no ano de 2020. Na época o acusado foi pego com meia tonelada de maconha. De acordo com a 34ª CIPM, o indivíduo foi detido e apresentado à Delegacia local para adoção das medidas cabíveis.

 



Brumado: Acidente de carro deixa motorista e passageira feridos na Av. Ápio Cardoso

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na madrugada desta segunda-feira (19), por volta de 00h30, um motorista e a passageira ficaram feridos em um acidente de trânsito na Avenida Ápio Cardoso, no bairro Santa Tereza, em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM), para averiguar uma solicitação de atendimento a acidente de trânsito no referido bairro. De acordo com a 34ª CIPM, os policiais militares deslocaram até o endereço e constataram a colisão onde um veículo Polo/Sedan colidiu contra uma picape Montana que estava estacionado na via. 

 

Foto: Divulgação

Na colisão, o motorista e a passageira do veículo sedan tiveram diversos ferimentos e foram socorridos ao Hospital Municipal por populares. Já na unidade médica, eles receberam atendimento médico de emergência. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas. Conforme a PM, os veículos foram apresentados na Delegacia local e o fato registrado para adoção das medidas cabíveis.



Governo Federal e Caixa antecipam calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica anunciou na última quinta-feira (15), a antecipação do calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. O novo calendário tem início no dia 17 de julho, com crédito para os nascidos em janeiro. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto. Essa não é a primeira vez que o Governo Federal e a Caixa antecipam as datas do Auxílio Emergencial. O calendário de saques da primeira parcela e o calendário completo da segunda e terceira também foram antecipados. Para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o Auxílio Emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular. Para quem recebe por meio da Conta Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.



Comitiva da SSP-BA conhece câmeras usadas em fardas da polícia de SP

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um Grupo de Trabalho criado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), conheceu, na última quinta-feira (15), as câmeras utilizadas nos fardamentos da Polícia Militar de São Paulo. A comitiva teve como principal objetivo analisar a funcionalidade do equipamento. De acordo com a SSP, em unidades da PM paulista, os policiais militares e civis, além de bombeiros e corregedores baianos assistiram a uma apresentação da tecnologia. Imagens produzidas pelas câmeras operacionais portáteis, algumas delas de confrontos reais, foram também expostas.  O Grupo de Trabalho encerrou a visita na sexta-feira (16). O próximo passo é confeccionar um relatório sobre a utilização do equipamento e a aplicação pela polícia da Bahia. "Acreditamos na transparência das ações. Esse tipo de equipamento produzirá imagens que serão usadas para defender o policial e também para corrigir as falhas", declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.