ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2020"

Queimada atinge área de preservação ambiental em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l SSP/BA

Três incêndios em áreas de vegetação foram controlados por equipes do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar nesta segunda-feira (13) em Luís Eduardo Magalhães. As queimadas foram registradas nos bairros Florais, Jardim Paraíso 2 e Cidade Alta. No último caso, o fogo atingiu uma área de preservação ambiental e as labaredas chegaram à altura de mais de dois metros. Em todas as ocorrências, os bombeiros militares utilizaram técnicas de combate a incêndio florestal para debelar as chamas. Os dois primeiros incêndios se propagaram próximo a regiões habitadas mas, devido à precisão nas técnicas aplicadas e rapidez das ações dos militares, ninguém ficou ferido.



Vitória da Conquista: Dengue, zika e chikungunya têm 1.764 casos confirmados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Vitória da Conquista, sofre não apenas com a pandemia do novo coronavírus, mas também com o vírus da dengue, da zika e da chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, juntos, reúnem 1.764 casos confirmados no município em 2020. A maioria dos casos é de dengue, com 1.735 registros. A zika teve 10 contaminados, enquanto a chikungunya obteve 19 notificações confirmadas. Duas pessoas morreram, ambas de dengue. A última atualização dos dados pela prefeitura é do dia 10 de julho. Os números reais podem ser ainda maiores que os registrados. Isso porque 723 casos suspeitos de dengue ainda aguardam resultado de exame. Além disso, 346 são suspeitos de zika e 409 de chikungunya. Há ainda 2.132 casos inconclusivos. Os bairros com mais notificações de casos confirmados dessas doenças são Cruzeiro, Patagônia e Alto Maron. 



Brumado: Prefeitura não fará 'toque de recolher', município não vai seguir Decreto Estadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado é mais uma que não vai aderir ao "toque de recolher" de acordo com o Decreto de nº 19.829 publicado no último dia 10 de julho, e que teve novos municípios inclusos em nova publicação do Diário Oficial (DO) do Estado da Bahia desta terça-feira (14). Segundo apurou o site 97NEWS, a prefeitura municipal não deve aderir ao toque de recolher por entender que a situação da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus em Brumado, está controlada. Além do mais, segundo a administração municipal, o documento também ratifica "as medidas adotadas" pelos Municípios que integram o anexo 3 -- o que inclui Brumado --, na forma dos respectivos 'Decretos Municipais'. Nesse caso, Brumado e mais 23 cidades da Bahia poderão decidir se vão ou não adotar medidas restritivas com a proibição de circulação noturna e o fechamento de estabelecimentos essenciais em horários específicos. A medida do governo baiano visa combater o avanço do novo coronavírus nos municípios. Nas cidades que vão aderir ao Decreto Estadual, das 18h às 5h, ficará proibida a circulação de pessoas pela cidade, com exceção de quem precise ir a farmácias, hospitais, clínicas e trabalho (desde que comprovado). Além disso, a Polícia Militar apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal. Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto. Em nota ao site 97NEWS, a administração municipal esclareceu que "analisando o Decreto, em seu Art. 1º no qual narra que: Os Anexos I, II e III do Decreto nº 19.829, de 10 de julho de 2020, passam a vigorar na forma dos Anexos I, II e III deste Decreto”. Ainda segundo a nota, no referido Decreto os Municípios enquadrados pelo Governo do Estado no citado “toque de recolher” são aqueles inseridos nos Anexos I e II, dos quais Brumado não faz parte. "Neste momento, o Município de Brumado não terá que adotar qualquer restrição além daquelas já impostas pela Administração Pública Municipal, pois a Governo Estadual apenas ratificou as medidas já adotadas pelos decretos locais, visando o enfrentamento do novo Coronavírus".

 



Mais 15 cidades da Bahia terão ‘Toque de recolher’; ao todo já são 77 cidades na lista do Decreto estadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na manhã desta terça-feira (14), o governador da Bahia, Rui Costa, além dos 62, incluiu mais 15 municípios que devem adotar medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19, o novo coronavíru. No total, já são 77 municípios com as restrições mais rígidas. A novidade é que, neste novo decreto desta terça-feira, Brumado foi incluso na lista das cidades com o "toque de recolher". No entanto, o documento também diz que o decreto "ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais". Nesse caso, a administração municipal de Brumado é quem vai decidir se, decreta ou não, o toque de recolher. O documento trás restrições como: circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. Fica autorizado apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. O horário de funcionamento será das 5h às 17h. A alteração no decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios: Anexo 1, com 28 cidades: Anexo 2, com 25 cidades: Anexo 3, com 24 cidades, o que inclui a cidade de Brumado. Entre as medidas estão: toque de recolher das 18h às 05h, a partir desta segunda-feira (13) até as 24h do dia 19, próximo domingo, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. Além disso, o decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais. A Polícia Militar apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal. Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto. Veja as publicações (aqui) e (aqui).



PF prende homem que ameaçava derrubar Rodrigo Maia e ministros do STF 'na bala'

Foto: Divulgação l Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu na segunda-feira (13), em Belo Horizonte, um homem suspeito de ameaçar de morte o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O suspeito, que não teve o nome revelado, gravava vídeos dizendo que os “derrubaria na bala” e os deixariam “igual peneiras”. De acordo com o G1, três armas de fogo, uma delas com registro vencido em nome de terceiro, um computador, um celular, roupas utilizadas nos vídeos e munições foram apreendidos. O suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.



Brumado: Empresas e clientes se adaptam ao consumo diante da pandemia; conheça a Bete Fruits

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O comércio volta aos poucos à normalidade, mas ainda segue medidas restritivas de acordo com os Decretos. Em Brumado, por exemplo, o setor de frutas e verduras, em tempos de pandemia do novo coronavírus, teve que se adequar. Para atender os clientes, a Bete Fruits criou várias plataformas de pagamento: cartão de crédito, débito, alimento, transferência bancarias, links de pagamento e agora pelo PicPay. O 97NEWS conversou com os profissionais da Bete Fruits para entender as mudanças do mercado brumadense de forma geral. O que se conclui é que todos estão se adaptando ao "novo" jeito de vender e consumir. Para Bete, proprietária do hortifruti localizado no coração do Mercado Municipal (Feira Livre), eles tiveram que migrar e focar nas vendas em delivery e no atendimento rápido. "Fizemos isso para o cliente continuar tendo uma qualidade de vida e mais tranquilidade em suas compras de frutas, verduras, legumes, condimentos e hortaliças em geral. Nossos produtos são fresquinhos e de qualidade", comentou a empresária. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com ela, muitas empresas estavam se programando para essa mudança em alguns anos. Mas isso teve que acontecer duante a pandemia do coronavírus. "As empresas que já passaram por esse processo estão mais consolidadas do que as que precisam passar por isso agora", disse Bete. Com esse direcionamento para as vendas no delivery e nas plataformas, o cliente tem a opção de realizar o orçamento de avaliação. "Através do nosso telefone 77 99973-4328, que também é whatsapp, antes da entrega, o cliente fica sabendo o valor e ainda recebe as frutas e verduras na sua casa, sem nenhum custo adicionaal", disse Bete.

Foto: Divulgação


IPVA 2020 veículos do transporte escolar foi adiado para setembro de 2021

Foto: Luciano Santos l 97News

Responsáveis por vans e micro-ônibus utilizados para fazer transporte escolar em todo o território baiano não precisarão desembolsar o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício 2020. A novidade anunciada na segunda-feira (13), transfere o prazo final do pagamento da taxa para setembro de 2021 e foi motivada pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Desta forma, o pagamento fica prorrogado para até 30 de setembro de 2021, em cota única ou em três parcelas com vencimento em 30 de julho de 2021, 31 de agosto de 2021 e 30 de setembro do mesmo ano. Além de automóveis ligados à condução coletiva de escolares, estão contemplados veículos que fazem serviço de transporte interno turístico, desde que atendam aos requisitos regulamentares e estejam autorizados pelo órgão competente, e, ainda, carros utilizados em aulas de direção veicular, pertencentes a autoescolas.



Milionários criam proposta para que governantes cobrem mais impostos da classe e ajude nos custos com o Covid-19 no mundo

Foto: Reprodução

Um grupo com cerca de 80 milionários dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Holanda assinaram uma carta que pedindo aos governos que os tributem mais para pagar pela crise do coronavírus. A coalizão, que reúne herdeiros como Abigail e Tim Disney e o co-fundador da marca de sorvetes Ben and Jerry's, Jerry Greenfield, foi organizada pelo projeto "Millionaires for Humanity", que conta com o apoio da Oxfam e a organização Patriotic Millionaires and Tax Justice UK. O grupo alertou que a crise pode "durar décadas" e "levar meio bilhão de pessoas à pobreza". "Hoje, nós, milionários que assinamos esta carta, pedimos aos nossos governos que aumentem impostos sobre pessoas como nós. Imediatamente. Substancialmente. Permanentemente", dizem. Na carta, o grupo afirma que podem garantir o financiamento adequado para o sistema de de saúde, educação e segurança por meio de um aumento permanente de impostos sobre os mais ricos do mundo. O texto ainda acrescenta que o grupo tem uma "dívida enorme" com os trabalhadores da linha de frente. "Ao contrário de dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, não precisamos nos preocupar em perder nossos empregos, casas ou nossa capacidade de sustentar nossas famílias. Então por favor. Taxe-nos. É a escolha certa. É a única escolha", afirmam. No Brasil, segundo o relatório World Wealth Report de 2020, o número de milionários cresceu 7% e chegou a 199 mil no ano passado. Em números brutos, o Brasil é 18º país com o maior contigente de milionários, parte em razão do seu tamanho, já que fica na frente de países ricos como Suécia e da Áustria. Estados Unidos, Japão, Alemanha e China, os quatro primeiros colocados no ranking, concentram 61,6%da chamada população HNWI (sigla para indivíduo com alto patrimônio líquido, uma pessoa com investimentos superiores a US$ 1 milhão). Os EUA têm quase 6 milhões de milionários. As informações são do site Folhapress.



Brumado: 58 pacientes estão com o vírus do Covid-19 ativo; 210 foram curados

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (13), o município de Brumado registrou 271 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 12,07% do total de 2.245 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 58 pacientes em tratamento e 210 recuperados. No momento, 73 ainda aguardam resultado laboratorial e 769 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. 



Caculé: Indústria de esquadrias vai investir R$ 3 milhões com ampliação de fábrica; novos empregos surgirão

Foto: Divulgação

O município de Caculé, 100 km distante de Brumado, vai receber investimentos privados de R$ 3 milhões da Esquadromil Indústria de Esquadrias, que está ampliando sua unidade e vai gerar 50 novos empregos, além de manter os 37 existentes. O protocolo de intenções foi assinado na segunda-feira (13) com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). De acordo com a proprietária da empresa, Elindinalva Freitas, com a ampliação, a unidade industrial, que fabrica esquadrias de alumínio e portas de madeira, terá um incremento na capacidade instalada de produção de 70 toneladas/mês, alcançando a marca de 100 toneladas/mês. “A previsão para o início da ampliação é o segundo semestre de 2021. Os investimentos irão proporcionar uma melhoria considerável na economia da região. A maior parte das operações praticadas pela empresa, tanto as aquisições dos insumos, quanto a venda dos produtos acabados, será realizada com contribuintes baianos”, afirma a proprietária.



Filha de vereador denuncia nas redes sociais agressões feitas pelo pai: 'Ele me deu vários murros'

Foto: Reprodução l Rede Social

A filha de um vereador denunciou no último domingo (12), através de postagem nas redes sociais, as agressões que sofreu do pai, que é presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, no norte da Bahia. Nas postagens, ela mostra um olho bastante ferido e as marcas pelo corpo. Ao site G1, Rafaella Carvalho, de 18 anos, contou que as agressão ocorreram após um comentário do homem sobre a faculdade dela. José Alberto Carvalho pai de Rafella, não quis falar sobre o assunto.  "Nós estávamos em uma roça do meu tio, que é bem distante, com a minha família, e ele falou para um amigo sobre a faculdade; disse que eu não conseguiria me formar. Eu fiquei muito chateada, como qualquer um ficaria, e comecei a chorar. Nisso, eu liguei para uma amiga ir me buscar porque eu não estava me sentindo bem, que queria ir para minha casa", contou. Por causa da situação, Rafaella contou que ligou para uma amiga e pediu para fosse buscá-la no local. Como a colega não sabia chegar até o povoado onde a jovem estava, Rafaella pediu ajuda para a madrasta. "Minha amiga ficou de me pegar em um povoado vizinho porque ela não sabia chegar onde estávamos. Então eu pedi para minha madrasta me levar. Ele não deixou. Eu pedi três vezes. Na terceira vez ele se irritou e me chamou para conversar. Ele me puxou pelo pescoço e me levou para o quarto já me agredindo", revelou. Ela conta que o pai dava muito murros nela e que usou uma sandália durante as agressões. "Quando ele me colocou no quarto, eu pedi calma para ele. Disse a ele que só estava chorando porque ele tinha me magoado. E ele então disse: 'Eu te magoei? Eu vou te magoar é agora'. Ele então começou a me bater, me agredir. Ele dizia que era um bom pai, que não deixou me faltar nada material. Ele me deu vários murros. Ele usou a sandália também, mas foi mais com a mão", disse. A jovem conta ainda que o pai sempre foi agressivo com a mãe. "Ele sempre agrediu minha mãe. Em 19 anos de casados, ele sempre batendo em minha mãe. Quando eu tinha 14 anos eles se separaram. Graças à Deus minha mãe se livrou. Se livrou entre aspas, porque ele continuava ameaçando ela. Minha mãe foi morar fora do Brasil com medida protetiva. Meu pai é perigoso. Ele é muito perigoso. Ele só não está preso porque a Justiça é falha. Eu sei que é", disse. Na manhã de segunda-feira (13), Rafaella registrou o caso na delegacia de Senhor do Bonfim. 

 



LAB: Coleta em domicílio

Foto: Divulgação

Se você não pode ir até o LAB, nós vamos até você. Em casa, no trabalho, ou onde achar conveniente, é só agendar o seu horário que o LAB vai até você e realiza sua coleta de forma cômoda e segura. Não perca tempo, agende a sua coleta pelo whatsapp. (77) 3441-0822 (77) 98818-4115. Acesse e saiba mais: www.lablaboratorio.com.br.



Polícia Rodoviária Estadual lança mascote para auxiliar em ações de conscientização

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (13), a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv/Brumado) lançou oficialmente o Soldado Patrulhinho, um mascote que assume a identidade virtual da companhia. Idealizado pelo Coronel Vasconcelos, comandante da CIPRv/Brumado, o mascote atuará nos trabalhos realizados, como operações nas rodovias, programas e ações educativa voltadas para o trânsito, projetos de cidadania voltados para crianças, jovens e adolescentes, programas de incentivo à tropa no trabalho interno, acompanhamento policial com dicas e cuidados, dentre outros. “Essa é mais uma importante ação do nosso comando com o objetivo de conscientizar de forma lúdica os condutores acerca da importância que o trânsito representa em nossas vidas, pois todos os anos milhares de pessoas perdem suas vidas em acidentes justamente por imprudência, negligência ou imperícia”, explicou o comandante ao site 97NEWS.

 



Rússia conclui testes e pode iniciar distribuição de vacina contra Covid-19 em agosto

Foto: Reprodução

A Rússia concluiu os testes clínicos necessários para comprovação da eficácia da vacina contra a Covid-19 e a expectativa é que a distribuição do imunizante seja iniciada no próximo mês, conforme anunciado nesta segunda-feira (13) pelo governo russo, de acordo com o portal UOL. "A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura", disse a chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, Yelena Smolyarchuk, à agência de notícias estatal TASS. A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei e, segundo o diretor da instituição, Alexander Gintsburg, a previsão é que ela "entre em circulação civil" entre 12 e 24 de agosto. Por outro lado, o Ministério da Saúde da Rússia ainda iniciará testes bioquímicos para o imunizante, mas espera concluir o processo até setembro, mesmo mês que Gintsburg projeta para o início da produção em massa para laboratórios privados. A testagem clínica na Rússia para a vacina teve início em junho. Ao todo, 38 voluntários remunerados foram agrupados pela Universidade Sechenov. Parte deles vai ter alta nesta quarta-feira (15), quando se encerra o período de 28 dias de isolamento. A intenção foi protegê-los de outras possíveis infecções. Os voluntários têm entre 18 e 65 anos e ainda serão monitorados por mais seis meses.



Secretário da Saúde critica distribuição de 'kit covid' com remédios controlados

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (13), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, criticou a distribuição do quem vem sendo chamado de “kit covid” por algumas prefeituras da Bahia, com medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina. O secretário destacou que não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus. Ele alertou que, ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde. Fábio Vilas-Boas ainda lembrou que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita.



PRF apreende carga de relógios avaliada em mais de R$ 200 mil em Jequié

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã do último domingo (12), em Jequié, uma grande quantidade de relógios importados transportados ilegalmente. Os produtos seriam vendidos na capital baiana e abasteceriam o mercado de ambulantes. O flagrante aconteceu quando a equipe da PRF fazia fiscalização na BR-116, em frente a Unidade Operacional (UOP). Os policiais abordaram dois veículos que transitavam juntos, um caminhão VW/8.150 e um FIAT/Strada, e encontraram várias caixas com os relógios no compartimento de carga do caminhão. A passageira da caminhonete Strada, uma mulher de 61 anos, assumiu a responsabilidade pelo material e relatou que o carregamento foi realizado em Campo Grande (MS) e tinha como destino abastecer o mercado de ambulantes da Capital Baiana. Disse ainda que contratou os serviços do caminhoneiro para realizar o transporte dos relógios. Foi acionada a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/BA) que confirmou a irregularidade fiscal e tributária. A auditora aplicou uma multa de R$ 45 mil e a carga só será liberada após o pagamento dos impostos devidos.

 



Câmara de Brumado poderá aprovar, hoje (13), o retorno dos 180 dias da Licença Maternidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta segunda-feira (13) é um dia de decisão na Câmara Municipal de Brumado! Os vereadores decidem hoje, em segunda e última votação, o retorno do direito a Licença Maternidade de 180 dias às servidoras públicas municipais, resultado de intensa mobilização do pré candidato a prefeito Fabrício Abrantes, Move Mulher e da sociedade brumadense. Na primeira votação o Projeto de Lei foi aprovado quase que em unanimidade, tendo o vereador Zé Carlos de Jonas sido o único a votar contra o projeto que beneficia as mulheres. Com a primeira votação, um passo importante foi dado e hoje, as servidoras públicas municipais e a população em geral contam, outra vez, com a sensibilidade dos parlamentares para que o direito de licença maternidade de 180 dias, conquistado à duras penas, retorne, após ter sido retirado em atitute regressista do prefeito municipal Eduardo Vasconcelos, no ano de 2017. “São três anos de retrocesso e estamos buscando, juntamente com as mulheres, entidades sociais e os nobres vereadores, que esta injustiça seja desfeita e que nossas servidoras, mulheres, submetidas a uma jornada dupla de trabalho, possam exercer o papel de mãe nos primeiros seis meses da criança com a presença integral. Esta é uma questão de humanidade!”, afirma o pré candidato a prefeito Fabrício Abrantes. A segunda e última votação do projeto acontece na noite desta segunda-feita (13), na Câmara Municipal, que pode ser acompanhada por toda a população brumadense por meio da transmissão ao vivo pelo site (aqui) oficial da Câmara.

 

 



Bahia: Homem é detido ao ir cumprimentar amigos em bar após testar positivo para Covid-19

Imagem ilustrativa - Foto: Luciano Santos

Um homem com diagnóstico positivo para o novo coronavírus foi detido na cidade de Laje, no Vale do Jequiriçá, na Bahia, após deixar o isolamento social e ir a um bar. Segundo informações do Blog do Valente, o paciente teria ido ao local encontrar com um grupo de amigos após o resultado do exame ficar pronto. Segundo a Polícia Militar, o homem tinha sido notificado após furar o isolamento, mas continuou cumprimentando pessoas na rua. Ele foi advertido e acompanhado até em casa pela PM. Nesta segunda-feira (13), ele terá que ir à delegacia para prestar esclarecimentos.



Bares e restaurantes de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas registram aglomerações

Foto: Leitor l 97NEWS

Ruas dos municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora registraram no final de semana desrespeito às normas estabelecidas por decretos que regulamentam a frequência em bares e restaurantes durante a pandemia do coronavírus. Na noite de sábado (11), calçadas de bares de Livramento, Portal da Chapada Diamantina, ficaram lotadas devido ao funcionamento desses estabelecimentos. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível notar que consumidores se aglomeraram nas ruas sem usar máscaras. Além disso, relatos informam que também houve desrespeito por parte de empresários, que teriam servido pessoas em meio às aglomerações formadas nas calçadas e, em alguns casos, teriam feito uso de mais de 50% da capacidades. Um Decreto publicado pela prefeitura de Livramento de Nossa Senhora permite a abertura dos estabelecimentos, no entanto, normas como o uso de máscara e restringir o número de pessoas dentro do estabelecimento tem que ser obedecidas. Ainda nas imagens, é possível ver uma grande aglomeração de pessoas sem máscara e notar a música alta que vinha de carros estacionados em um bar da cidade. Enquanto isso, os bares seguiam funcionando livremente. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

Apesar do quadro, não há sinal de fiscalização do poder público. Com ambientes lotados de pessoas sem máscara, isso mostra a falta de preocupação com a pandemia da covid-19 -- de acordo com o boletim epidemiológico de Livramento do último dia 08 de julho, foram registrados 24 casos da doença. Em nota ao site 97NEWS, a 46ª CIPM de Livramento informou que as guarnições atenderam inúmeras denúncias de descumprimento das medidas restritivas de aglomeração, em bares e até outros locais que serviram para realização de festas nas cidades de Livramento e Rio de Contas. Segundo a PM, em Livramento, vários bares e restaurantes permitiram aglomerações tanto em ambiente interno quanto na calçada, onde muitos jovens não faziam uso de máscara. Já em Rio de Contas, moradores se queixaram de aglomerações em locais que serviram para festas e até mesmo um bar, que fica na estrada da "Cachoeira do Fraga". De acordo com a 46ª CIPM, esses descumprimentos acentuam a preocupação da Polícia Militar, em razão do aumento de número de denúncias, concomitante ao atendimento da demanda de outras denúncias como violência doméstica, vias de fato e ameaças, quando aos finais de semana tem incidência crescente. Entretanto, a notificação, multa, fechamento, interdição, conforme a PM, cabe à Vigilância Sanitária.

 



Ótica Stéfany, armação com preço único

Foto: Divulgação

Além de te ajudar a enxergar melhor, seus óculos podem fazer parte do seu estilo. Confira algumas dicas para escolher o modelo perfeito para você!

Rosto Redondo

Aposte nas armações quadradas ou retangulares que o sucesso é garantido.

Rosto Quadrado

Invista em um óculos arredondado, que amplia a área dos olhos, ou então um ovalado, com menor ângulo possível.

Rosto Triangular

Nesse formato o queixo normalmente é pequeno e a testa maior, então opte por uma armação pequena e suave, nunca encobrindo as maças do rosto. Os óculos de gatinho retrô que têm o canto puxado são perfeitos para você!

Rosto Oval

Se você tem esse formato de rosto você realmente tirou a sorte. Essa é a forma mais universal, que fica bem com todos os tipos de óculos.

Então é só você escolher o seu preferido e levar pra casa! Na Ótica Stéfany, você encontra armações com preço único. Somente R$ 49,99, na compra do óculos completo! Venha nos fazer uma visita e conhecer os mais belos óculos que acabaram de ser lançados no mercado. A Ótica Stéfany, Rua Euclides da Cunha, 45, centro de Brumado. (77) 98872-6241 (WhatsApp).