ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2020"

Tanhaçu registra primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus

Foto: Reprodução

A prefeitura de Tanhaçu, confirmou na última segunda-feira (6), seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus. O município era um dos poucos na Bahia que ainda não havia registrado infectados pela doença. Conforme nota da gestão municipal, os dois contaminados residem em outro município, mas trabalham em uma empresa com sede em Tanhaçu. Eles foram afastados do convívio social por 14 dias, período pelo qual deverão se manter em isolamento domiciliar. Os demais trabalhadores da mesma empresa também foram testados, mas os exames apresentaram resultado negativo. Todos permanecem sob monitoramento da equipe de saúde da prefeitura. A prefeitura aproveitou o comunicado para reforçar os pedidos de respeito ao distanciamento social e de uso de máscaras.



86% das prefeituras baianas estão irregulares na transparência dos gastos com Covid-19, aponta TCM

Foto: Reprodução

A maioria das prefeituras baianas não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19, diz relatório do Tribunal de Contas do Município. Segundo o levantamento, gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença. Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo TCM da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras. O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (09/07) pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias, visando “o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública”. Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros.



Homem ateia fogo em residência e tira a própria vida no município de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No fim da tarde de quarta-feira (08), um homem colocou fogo em sua residência e, em seguida, tirou a prórpia vida no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a Polícia Militar da cidade ao site 97NEWS, Sérgio Aguiar Cruz, foi encontrado morto na Rua Alfredo de Souza Machado, Centro de Livramento. De acordo com a PM, testemunhas informaram que Sérgio teria chegado à residência portando um “galão” com gasolina e ateou fogo em um dos cômodos, logo em seguida tirou a própria vida por enforcamento. Populares ajudaram a conter as chamas. Com a chegada da polícia, a área foi isolada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia. O corpo de Aguiar foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil investiga o caso.



Brumado: Mesmo sendo na modalidade 'pregão presencial', população questiona contrato entre Câmara e casa de peças no valor de 122 mil

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A Câmara Municipal de Brumado realizou no dia 02 de junho deste ano, na modalidade "Pregão Presencial", os contratos (018/2020 e 019/2020) para a aquisição de peças e serviços da frota de veículos que servem aos 13 vereadores no valor total de R$ 122.940 (Cento e vinte e dois mil, novecentos e quarenta reais). No lote 01, o contrato 018/2020 prevê a aquisição de peças. Já no lote 02, o contrato 019/2020 prevê a prestação de serviços para reparos e instalações elétricas dos veículos pertencentes à Câmara Municipal de Brumado. No entanto, o que chama a atenção é que, a frota do Legislativo dispõe apenas de cinco carros; sendo 02 veículos modelo Gol, 01 Voyage e uma picape Ranger --todos seminovos -- que foram adquiridos recentemente pela casa. Além disso, 01 veículo Gol da antiga frota e uma motocicleta. Outro questionamento feito pela população nas redes sociais, foi na falta de fiscalização feita pelos vereadores, tanto por parte da oposição, quanto na situação, sendo necessário um órgão fiscalizador intervir e fiscalizar os gatos do poder Legislativo na Capital do Minério. A vencedora dos contratos foi a empresa Maria José da Silva Aguiar e Cia LTDA-EPP, localizada na Avenida Centenário, 433, bairro Novo Brumado. Os contratos são válidos por sete meses, sendo assinados no dia 02 de junho e com encerramento, no dia 31 de dezembro de 2020.

Foto: Reprodução


Pré-candidato a vereador é preso com carro de luxo roubado em Contendas do Sincorá

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um pré-candidato a vereador, que não teve o nome revelado, foi preso na quarta-feira (8) pela Polícia Militar, no município de Contendas do Sincorá. Ele estava conduzindo um veículo roubado. De acordo com a PM ao site 97NEWS, após denúncia de um possível veículo clonado que estaria na região, a guarnição da 34ª CIPM se deslocou até a referida cidade, na qual por volta das 18h20, após localizar o veículo Mitsubishi Outlander, placas PJG-6194 no distrito de "Palmeira" e verificado os dados no sistema de registro veicular, constatou-se que o automóvel estava com restrição de furto/roubo. O condutor foi encaminhado para a Delegacia de Brumado pelo crime de receptação.



Brumado: Caminhão carregado com gesso perde o freio e bate em muro no bairro Olhos D'água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (09), por volta das 08h30, um caminhão F- 4000 carregado com placas de gesso bateu de frente com uma residência no bairro Olhos D'água. Segundo apurou o site 97NEWS, o veículo descia a rua Anagélica Costa do referido bairro, quando por motivos ainda desconhecidos, perdeu o freio e para não provocar uma tragédia, o condutor do veículo que não teve o nome divulgado, jogou o caminhão para a lateral da via, o que acabou atingindo o muro da residência. Ninguém se feriu no acidente e houve apenas danos materiais. O caminhão pertence a uma empresa de gesso da cidade. O motorista nada sofreu e ficou apenas o susto. Não há informações se havia pessoas na residência na hora do acidente. Ainda segundo apurou nossa reportagem, a empresa vai arcar com as despesas e reconstruir o muro. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia tem mais de 3.500 novos casos de Covid-19 em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia registrou 3.582 novos casos de Covid-19 e 61 mortes por causa da doença, nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de quarta-feira (8). Com isso, a Bahia chega a 95.536 casos confirmados de Covid-19 e 2.277 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de +3,9% e +2,8% no número de mortes. Até o momento, segundo a Sesab, 66.550 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus no estado já se recuperaram. Outras 26.609 estão com o vírus ativo, ou seja, podem transmitir para outras pessoas. As confirmações ocorreram em 393 municípios do estado. O boletim também contabiliza 190.364 casos descartados e 94.539 em investigação. Na Bahia, 10.561 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Moradores registram 'invasão' de gafanhotos no município de Milagres

Foto: Divulgação

Esta semana, moradores do município de Milagres, no sudoeste da Bahia, registrou o momento em que gafanhotos "invadidem" residências na cidade. A invasão do gafanhotos em Milagres não tem relação com a nuvem dos insetos na Argentina. Os insetos apareceram nos últimos dias, mas não causaram grandes prejuízos para os moradores. Segundo a Prefeitura, apenas uma vegetação de uma praça no centro da cidade foi afetada pelos gafanhotos. Biólogos acreditam que a infestação de gafanhotos em Milagres foi causada por um conjunto de fatores: as mudanças climáticas, a falta de predadores e o uso de agrotóxicos, que, juntos, favorecem a reprodução dos insetos.



Caetité registra primeira morte provocada pelo coronavírus

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (08), o município de Caetité confirmou a primeira morte causada por Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um morador do município e o paciente, do sexo masculino, tinha 71 anos de idade e realizava tratamento em Salvador. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Caetité registrou 38 casos confirmados da doença. Além disso, 241 casos estão em monitoramento, 795 descartados e 02 aguardando resultados. 32 pacientes estão curados da doença.



Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021, diz MEC

Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A nova data para aplicação das provas foi divulgada na quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa. A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março. Segundo o MEC, a denição das datas foi construída após diálogo com as secretarias estaduais de Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas.



Brumado registra 234 casos de Covid-19 e 50 pacientes estão em tratamento da doença

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (08), o município de Brumado registrou 234 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11% do total de 2.127 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 50 pacientes em tratamento e 181 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 725 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Nas redes sociais, Bolsonaro elogia governadores e prefeitos por medidas de isolamento

Foto: Reprodução l Marcos Correa-PR

Nesta quarta-feira (08), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para reconhecer o trabalho de governadores e prefeitos no combate ao coronavírus. Ele afirmou que as medidas de isolamento adotadas por chefes de estados e municípios sempre “visaram retardar o contágio”. Na terça-feira (07) o presidente anunciou que foi diagnosticado com o vírus após apresentar sintomas da doença e foi submetido a bateria de exames, que identificaram a Covid-19. Na publicação, Bolsonaro afirma que o governo atendeu a todos os recursos e meios necessários e citou o Auxílio Emergencial e as medidas para preservar empregos sem “propagar o pânico”. “Sempre disse que o combate ao vírus não poderia ter um efeito colateral pior que o próprio vírus”, escreveu.

Foto: Reprodução


Bahia: Médico do INSS cobrava até R$ 3,5 mil para afastar pessoas do trabalho por 6 meses

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cheques e depósitos em nome de um médico-perito do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) são algumas provas que a Polícia Federal (PF) tem de que ele chefiava uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. O funcionário público, que não teve nome o nome revelado, chegava a cobrar R$ 3,5 mil para afastar uma pessoa por seis meses. “Além disso, nas investigações constatamos que as pessoas envolvidas sempre se reportavam a ele, outra característica de que ele comandava o grupo”, diz a nota da Polícia Federal. A operação denominada de "Teia de Aranha", foi executada na manhã de terça-feira (7). A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, dez de busca, uma medida de recolhimento domiciliar, além de três afastamentos de função pública dos servidores envolvidos na organização criminosa. Apesar de ter sido apontado nas investigações da PF como líder da organização, o médico-perito do INSS não foi preso. O funcionário público cumpre uma medida de recolhimento domiciliar. Ou seja, ele foi afastado do trabalho e é obrigado a permanecer em casa à noite e nos fins de semana. Segundo a PF, o INSS deve instaurar um procedimento administrativo para apurar a conduta do médico-perito e de outros três servidores envolvidos no esquema fraudulento. De acordo com a PF, o esquema funcionava da seguinte forma: os servidores do INSS direcionavam as pessoas ao médico-perito que, logo após, fazia a proposta durante a perícia. No caso das pessoas com algum problema de saúde, o médico cobrava para aprovação ou prorrogação dos benefícios. Em alguns casos, pessoas que não tinham nenhum problema de saúde, mas queriam receber dinheiro da previdência, eram recrutadas pelos intermediários, que por sua vez agenciavam a documentação para fazer o esquema fraudulento. Segundo a PF, o médico-perito chegou a cobrar R$ 3,5 mil por seis meses de afastamento. Aproximadamente 100 pessoas que participaram da fraude estão sendo investigadas e terão que devolver todo o dinheiro. Um terceiro alvo da operação se apresentou na tarde de terça na sede da PF e está custodiado.



Roubo de veículos cai cerca de 30% em junho, diz SSP-BA

Foto: Divulgação l SSP/BA

Prisão de transportadores, operações em desmanches, identificação de grupos e flagrantes com o apoio das câmeras de monitoramento fizeram reduzir em 29,3% o número de roubos de veículos no último mês de junho. O dado é da secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), divulgado nesta quarta-feira (08). De acordo com o órgão, a Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) registrou 107 roubos a menos que no ano passado. Entre os meses de janeiro e junho, se comparado ao mesmo período de 2019, foram contabilizados 102 casos a menos, uma redução de 4,2%. Para o titular da DRFRV, delegado Glauber Uchiyama, o alcance de receptadores e de criminosos responsáveis pelo transporte dos bens roubados da capital para municípios do interior, propiciaram o declínio dessa modalidade de crime contra o patrimônio. “Os veículos eram clonados e circulavam como regulares em municípios menores”, disse o delegado, ao explicar a forma de ação dos grupos especializados.



Brumado: Prefeito comenta pedido de impeachment aprovado na Câmara de Vereadores

Foto: Reprodução l Vídeo

Foi aprovado na última segunda-feira (06), por 9 votos a 4, o pedido de impeachment do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na Comissão Processante sorteada na mesma noite da apresentação de admissibilidade/prosseguimento. Agora a denúncia feita pela AUCIB será investigada mais a fundo pela Câmara de Brumado. Lá são necessários dois terços dos votos dos vereadores para que Eduardo seja impedido, ou seja, 8 votos. O prazo máximo é de 90 dias para ser julgado no Plenário, mas opositores dizem que pode acontecer antes. Após a repercussão do impeachment no município, o prefeito se manifestou nas redes sociais na noite de terça-feira (07). Em vídeo, Eduardo Vasconcelos criticou a denúncia feita, na qual segundo ele, "por três indivíduos" e acatada pela oposição ao seu governo. "Trata-se de um acordo firmado pela oposição, com medo do enfrentamento da [força do trabalho] nas próximas eleições. Ainda no vídeo, o gestor disse que o trabalho da administração municipal vai continuar. "As obras continuam a todo vapor, [hoje] mesmo reunimos com todo secretariado, pois nossa missão é continuar trabalhando incansavelmente oferecendo a população uma educação de qualidade, uma saúde de alta resolutividade e obras por todo canto", afirmou Vasconcelos. Ainda de acordo com o prefeito, os vereadores agiram de forma equivocada e que a denúncia feita pela AUCIB, não possui embasamento. "Será comprovado tratar-se de uma denúncia infundada, com intuito de tirar Brumado dos trilhos, do progresso e, sabemos, que o bem sempre vence o mal", relata. 

 



Diante da atual pandemia, Testemunhas de Jeová realizam congresso on-line

Foto: Divulgação

A série anual de congressos das Testemunhas de Jeová vai começar neste ano de uma maneira bem diferente. No mundo inteiro, todos poderão assistir ao programa do evento simultaneamente e sem sair de casa! Isto porque a partir de 11 de julho, as sessões do congresso começarão a estar disponíveis no site (aqui). Diante das dificuldades causadas com a atual pandemia de Covid-19 e outros problemas observados no mundo inteiro, o tema escolhido para o congresso de 2020 foi “Não Perca a Alegria!”. O objetivo é ajudar as pessoas a perceberem as razões que elas têm para serem felizes. Além disso, o evento demonstrará como desenvolver a alegria que vem de Deus, continuar alegres apesar de problemas e como externar essa alegria a outros. O programa, composto de mais de 50 partes envolvendo discursos, leituras dramatizadas, entrevistas e vídeos curtos será dividido em seis sessões. As Testemunhas de Jeová têm obedecido às orientações das autoridades governamentais e órgãos de saúde desde o início da pandemia de Covid-19. Por isso, começaram a realizar suas reuniões semanais através de plataformas virtuais. Com relação ao congresso, a solução encontrada foi disponibilizar o programa semanalmente através do site. As sessões, que nos anos anteriores costumavam ocorrer em períodos de manhã e tarde, entre sexta-feira e domingo, estarão disponíveis de acordo com o cronograma: Dia 11/07 (sexta-feira):Manhã; dia 18/07 (sexta-feira): Tarde; dia 1º de agosto (sábado): Manhã; dia 08/08 (sábado): Tarde; dia 22/08 (domingo): Manhã e dia 29/08 (domingo): Tarde.

 



Bahia registra 3.675 casos novos de Covid-19 e 48 óbitos nas últimas 24 horas

Foto: 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.675 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +4,2%), 48 óbitos (+2,2%) e 3.428 curados (+5,7%). Dos 91.954 casos confirmados desde o início da pandemia, 63.207 já são considerados curados, 26.531 encontram-se ativos e 2.216 tiveram óbito confirmado. As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado. O boletim epidemiológico contabiliza 91.957 casos confirmados, 186.383 casos descartados e 90.571 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (7). Na Bahia, 10.222 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Principal acionista da Ricardo Eletro é preso em operação policial por sonegação

Foto: Reprodução

Fundador e ex-principal acionista da rede varejista Ricardo Eletro, o empresário Ricardo Nunes foi preso hoje (8) em São Paulo, em meio a uma operação de combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais. De acordo com investigadores, aproximadamente R$ 400 milhões em impostos foram sonegados ao longo de cinco anos. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela Receita Estadual e pela Polícia Civil. Outros dois empresários do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos também são alvos. A força-tarefa cumpre três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Em Minas Gerais, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima. Em São Paulo, há alvos na capital e em Santo André.



Polícia apreende mais de R$ 1 milhão em cheques durante operação que investiga grupo por crimes sexuais em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na manhã da última terça-feira (7), policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Vitória da Conquista, apreendeu mais de R$ 1 milhão em cheques, R$ 12 mil em espécie e valores não especificados em moeda estrangeira. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis pertencentes a um grupo investigado por estupro e ameaça. De acordo com a Polícia Civil, mandados de busca também foram cumpridos na sede de uma empresa, que fica na Praça Vitor Brito. A operação foi realizada após denúncias de que vídeos de violência sexual vinham sendo publicados em um rede social. A delegada Decimária Gonçalves, titular da Deam de Vitória Conquista, afirma que, em depoimento, uma das vítimas contou que chegou a ser ameaçada de morte pelo grupo, formado por homens de várias classes e graus de instrução da cidade. Além do dinheiro, também foram apreendidos dois carros e uma motocicleta. Todo material será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ninguém foi preso.



Governador se reúne com 90 prefeitos baianos após aumento de casos da Covid-19

Foto: Reprodução

Na próxima sexta-feira (10), o governador Rui Costa (PT) irá se reunir com 90 prefeitos baianos para discutir as medidas de combate ao coronavírus. O anúncio foi feito na terça-feira (7), durante o seu programa nas redes sociais. O governador ressaltou sua preocupação com o crescimento de casos ativos após o período de São João. "Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida”. As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados. Rui voltou ainda a reforçar a orientação de antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.