ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Dez agrotóxicos mais consumidos não é monitorado pela Embasa nos municípios de Paramirim, Rio de Contas e mais 6 cidades da região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após divulgar nota técnica na quinta-feira (4), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontou os impactos dos defensivos agrícolas em pelo menos 60 cidades da Bahia. Segundo o MP, os agrotóxicos utilizados nas bacias foram mapeados e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto, que seguem determinação do governo federal. Ainda segundo o MP, no estudo somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa ainda identificou que dois princípios ativos cujo monitoramento é obrigatório não são verificados pela Embasa, como o Mancozebe e a Permetrina. O relatório apontou também que das seis regiões monitoradas, a pior foi a dos municípios de Botuporã, Paramirim, Rio de Contas, Tanque Novo, Caturama, Ibipitanga, Macaúbas e Rio do Pires. Nestas localidades, nenhum dos dez agrotóxicos mais consumidos é monitorado pela Embasa. A segunda pior região foi a de Jacobina, Morro do Chapéu, Umburanas, Várzea Nova, Mirangaba, Ourolândia, Miguel Calmon, Jaguarari, Andorinha e Campo Formoso, em que apenas um dos dez agrotóxicos mais usados é monitorado pela Embasa. O Ministério Público explicou que ainda não há um sistema vigente com o monitoramento dos agrotóxicos utilizados em todos as regiões da Bahia, mas a Adab implantará um em breve.  



Baixa procura pela vacina contra o HPV preocupa Secretaria Municipal de Saúde em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado tem registrado pouca procura pela vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV. Atualmente, menos de 50% do público alvo tomaram a vacina, lembrando que a cobertura vacinal considerada ideal é de 95%. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta pais, mães e responsáveis para a importância de levarem suas crianças e seus adolescentes até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) a fim de protegê-los desse vírus, que infecta pele e mucosas causando lesões que podem se transformar em cânceres. De acordo com o secretário de saúde, Claudio Feres, as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades de Saúde e são aplicadas diariamente. “É uma grande preocupação da secretaria, pois a procura ainda continua muito baixa. Conseguimos ampliar um pouco no mês de março com apoio da Secretaria Municipal de Educação, levando para as crianças a importância da vicina. Mas mesmo assim continua muito baixa”, comentou. A vacina é extremamente segura, e o Ministério da Saúde só considera protegido quem toma as duas doses. Só a primeira não da total proteção. "É uma vacina bem divulgada na mídia, então eu acredito que a baixa cobertura não tem a ver com falta de informação, mas, infelizmente, com as muitas fake news associadas a ela, o que acaba amedrontando a população que deixa de ir às unidades se vacinar", destacou Feres. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O HPV é um vírus que infecta exclusivamente os seres humanos e ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. Existem mais de 200 tipos de HPV e 150 deles já foram identificados e sequenciados geneticamente. A ação do vírus sobre as células favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos, como as verrugas comuns de pele ou as verrugas genitais. Porém, quando a área infectada é a mucosa do colo do útero, da vagina, do pênis ou do ânus, o vírus pode induzir a formação de tumores malignos, causando, por exemplo, o câncer do colo do útero e o câncer anal. “Convocamos as crianças e os pais para que compareçam a um Posto de Saúde. Nós não atingimos nem 50% da meta, então é um número muito pequeno, é uma vicina nova mas muito importante para a prevenção do câncer”, reforçou Claudio Feres.



Ministério Público divulga nota técnica e aponta que monitoramento de agrotóxicos é insuficiente em pelo menos 60 cidades da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou nesta quinta-feira (4) uma nota técnica, no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), em que aponta que o monitoramento de defensivos agrícolas na água é insuficiente em pelo menos 60 cidades - ou seja, em 15% da Bahia. Realizado a partir das ações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2017 a 2019, coordenado pelo MP-BA em conjunto com órgãos federais e estaduais, além do Comitê de Bacia do São Francisco, Segundo o site Correio, o estudo analisou tecnicamente a contaminação da água potável por pesticidas em cidades abastecidas pelas bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Paraguaçu. Os agrotóxicos utilizados nas duas bacias foram mapeados pelo MP-BA, através dos núcleos de Defesa da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraguaçu, e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), ligada ao governo do estado, e pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto, que seguem determinação do governo federal. Ainda segundo o site Correio, o estudo, somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa ainda identificou que dois princípios ativos cujo monitoramento obrigatório é pelo MS não são verificados pela Embasa: o Mancozebe e a Permetrina. A Portaria de Consolidação nº 5/2017 do MS determina o monitoramento obrigatório de 27 princípios ativos de agrotóxicos para determinar se a água é segura para o consumo humano. Após a nota técnica, o MP-BA concluiu que as empresas deveriam incluir novos princípios ativos na lista de substâncias a serem analisadas. Só este ano, o Ministério da Agricultura autorizou o uso de 239 novos agrotóxicos para “aumentar a concorrência” do agronegócio.



Bahia: Após redução do ICMS, governo anunciará aumento do número de voos

Foto: Divulgação

Depois da publicação do decreto que reduz a cobrança o ICMS de querosene de aviação, o governador Rui Costa (PT) anuncia nesta sexta-feira (5) o aumento do número de voos na Bahia. A divulgação para a imprensa será feita com participação de representantes de três companhias aéreas, no gabinete do governador, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Também participam do ato os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, do Turismo, Fausto Franco, e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Este será o primeiro evento do governador após a ausência no Dois de Julho e a missão internacional na Espanha, onde foram estabelecidas parcerias para atração de novos investimentos para a Bahia.



Brumado: Jovem que levou 9 tiros no Bairro Baraúnas não resiste e morre após quase trinta dias internado na UTI

Foto: Reprodução l Rede Social

Após 24 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado, um jovem de 24 anos que levou nove tiros em uma tentativa de homicídio ocorrida no bairro Baraúnas no dia 11 de junho, aniversário da cidade, não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo apurou o 97NEWS, Vander Lucas Meira faleceu na tarde desta quinta-feira (4) por volta das 16h. Segundo as primeiras informações, Lucas estava em sua residência no dia do crime no Bairro Baraúnas, quando recebeu uma ligação para ir até a rua. Conforme as investigações, quando a vítima já estava do lado de fora da casa, chegaram dois elementos, e um deles efetuou 12 disparos, sendo que 9 deles atingiram partes vitais do corpo como estômago, braços e genitália. Desde que foi internado, o jovem não apresentava melhoras em seu quadro clínico, e na tarde desta quinta não resistindo aos ferimentos, veio a óbito. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o crime. Até o momento ninguém foi preso.



Homem é preso após cometer assaltado em supermercado e tenta tirar arma de PM na cidade de Ituaçu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite de quinta-feira (4), em rondas ostensivas no centro de Ituaçu, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e informada por populares que um indivíduo, conhecido como Vitinho, teria entrado em um supermercado e furtado produtos. Ainda segundo as testemunhas, após o roubo ele teria fugido do local. Diante das informações, a guarnição fez buscas pelas mediações com a intenção de capturar o suspeito, ao se aproximar do cemitério da cidade, o elemento foi avistado pelos policiais, ao ser abordado o mesmo empreendeu fuga, mas logo foi alcançado pelos militares e recebeu voz de prisão. Insatisfeito com a abordagem dos militares, o suspeito iniciou um tumulto, não respeitando as autoridades e o elemento teve a iniciativa de tentar tirar a arma do PM e logo foi reprimido pela atitude com o uso da força necessária. O suspeito foi preso e apresentado na delegacia de Brumado para as medidas cabíveis.



Exames laboratoriais é na Clínica Master

Foto: Divulgação

Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico. Para tanto, todas as fases de execução dos testes, sobretudo a pré-analítica, devem ser conduzidas seguindo o rigor técnico necessário para garantir a segurança do paciente e resultados exatos. A realização de exames começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial. Os resultados de um exame fornecem informaçõs importantes sobre sua saúde, ajudando no diagnóstico e prevenção de muitas doenças. Na Clínica Master você encontra os melhores profissionais. Na rua Donizete Alves Lima, 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903. Acesse o nosso site: www.clinicamasterbrumado.com.



Brumado: Sob fortes olhares, vice-prefeito Édio Continha é nomeado secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo não sendo objeto de altos investimentos no esporte brumadense, inclusive sendo uma das primeiras pastas e ser excluída --dentre as várias secretarias existente na Prefeitura Municipal de Brumado, a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, criada no então governo do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, assim que assumiu, o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, acabou que fundindo a secretaria na mesma pasta de Educação, o que sobrecarregava quem estava a frente de uma das maiores pastas do município, que é a Educação. Desde quando virou vice do atual gestor, Édio Pereira, o Continha, sempre defendeu a bandeira do esporte, mesmo sofrendo com a burocracia na hora de conseguir verbas. Como uma das pastas que mais recebem críticas por parte da população, principalmente pelos desportistas, Édio entrou com uma proposta de crescer o esporte na Capital do Minério. Chegou até apoiar alguns campeonatos de bairros, e por último, levou aos trancos e barrancos o Campeonato que foi realizado nos últimos meses no Estádio Gileberto Cardoso. Mas mesmo com a iniciativa de resgatar o esporte brumadense, o vice-prefeito e, o atual gestor, ainda foram alvos de muitas críticas. Tentando mudar esta imagem, o Prefeito Eduardo no último dia 03 de julho, por meio da Portaria 261, resolveu nomear o vice-prefeito Édio Pereira, de forma cumulativa, para o cargo de secretário municipal de Esportes, Cultura e Lazer. Para os amantes do futebol e demais modalidades de Brumado, que ainda estão desassistidas, a pergunta é: "Será que ele irá desenvolver uma agenda positiva para a Secretaria. Com ações proativas realizadas em sintonia com os anseios da população brumadense?". Vamos aguardar o desenrolar desta nova situação no Esporte da Capital do Minério.



Brumado: MEC firma termo de compromisso para o funcionamento do curso de medicina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, estabeleceu termo de compromisso para o funcionamento do curso de medicina em Brumado. Segundo a publicação, o Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), a Universidade de Guanambi (UniFG), é a mantenedora do curso na cidade. O objeto foi estabelecer obrigações e deveres entre as partes para a implantação e funcionamento do curso de medicina na cidade. De acordo com o DOU, a assinatura do compromisso entre as partes foi assinada no último dia 01 e julho de 2019. Após concluir a etapa, o curso será reconhecido pelo MEC.

 



Proposta de trabalhar como caseiros em fazenda de Brumado, vira pesadelo, diz casal de agricultores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um casal de agricultores procurou a Redação do 97NEWS para relatar uma indicação de emprego em uma fazenda de Brumado, que acabou não dando certo. Natural da cidade de Casa Nova, próximo a Petrolina e Juazeiro. O casal soube da vaga de caseiro através de um caminhoneiro. Diante da oportunidade, eles vieram à Brumado para ter uma chance de trabalho, devido ao desemprego que atinge o país. Segundo o casal, o caminhoneiro indicou a proposta de trabalho, mas quando chegaram na cidade, o sonho de renda do casal se tornou um pesadelo. "Rodamos cerca de 800 km de nossa cidade natal para Brumado. Além disso andamos mais 30 km para chegar até aqui. Quando fomos conversar com o dono da fazenda, ele disse que não pagaria salário, mas apenas estadia e comida", relatou Hebert Costa da Cruz, de 42 anos. Ainda segundo o agricultor, mesmo se fosse a metade do salário ele ficaria, mas por apenas comida, ele não poderia ficar. Pois tem dois filhos para criar. "Eu queria ganhar alguma coisa, mesmo que não fosse um salário mínimo, mas só comida não conseguimos viver eu e minha esposa, além dos meus filhos que ficaram em Casa Nova", lamentou o agricultor. Sem recursos e condições, o agricultor e sua esposa Tereza Cristina Abreu, de 60 anos, contaram com a ajuda da Rádio Alternativa para tentar retornar à cidade natal. "Passamos muito sufoco na estrada para chegar aqui e ficar nesta situação. Não desejo pra ninguém isto", disse emocionada Cristina que tem esperança de conseguir um novo emprego para ajudar os dois filhos, um de 15 e outro de 9 anos que moram com uma irmã no município de Casa Nova. "Nossa ideia era trabalhar aqui e depois trazer eles para cá, mas temos que ir em busca de novas propostas", afirmou Tereza que conseguiu junto com o marido, passagem para a cidade de Teixeira de Freitas onde um tio de Hebert. "Vamos tentar mais uma chance lá, ao menos não passamos fome, porque tenho parentes na cidade. Obrigado a todos que nos ajudaram com a passagem", agradeceu o agricultor.



Santo Estevão: Ação popular suspende empréstimo da Caixa Econômica à prefeitura da cidade

Foto: Divulgação

A Justiça Federal suspendeu o pedido que autorizava a prefeitura municipal de Santo Estevão a contrair um empréstimo da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 12.000.000 ao município, para realização de pavimentação em vias públicas. A liminar da ação popular foi julgada pelo juiz federal Robson Silva Mascarenhas de Feira de Santana. O pedido feito pelo vereador José Raimundo, provocado por munícipes,  questionou a aprovação da Câmara Municipal sem que tivesse tido parecer da Comissão de Finanças e da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. A ação ainda diz que: "Além de possibilitar sequestro de verbas dos cofres públicos, caraterizando grave risco de lesão ao patrimônio público". Na sentença o juiz ressalta que existe "o perigo de prejuízo de difícil reparação decorre da possibilidade de o Município de Santo Estevão efetivar a contratação do crédito e assumir obrigações baseadas em recursos de origem viciada,inclusive, com oferecimento de cotas de repasses constitucionais em garantia, enquanto a plausibilidade do direito se deduz dos documentos que instruem a petição inicial". São réus na ação popular, o prefeito municipal Rogério Costa, o presidente da Câmara Municipal, George Passos, além da Caixa Econômica Federal e seu superintendente em Feira de Santana, Ismael Boaventura Neto.



Família da cidade de Riacho de Santana procura por homem de 40 anos desaparecido

Foto: Divulgação

Na último dia 29 de junho, um homem identificado como Aramízio Alves da Cruz, de 40 anos, desapareceu depois de ser visto pela última vez durante o São Pedro, em Igaporã. Segundo familiares, Aramízio saiu de casa por volta da meia-noite, em Riacho de Santana, dizendo que visitaria uma amiga no Hospital Municipal Amália Coutinho. O fato foi confirmado por funcionários que o viram entrar na unidade de saúde. Na festa de Igaporã, ele foi visto aparentando estar desorientado. Ainda segundo familiares, Aramízio tem episódios de perda de memória devido à um AVC. Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser fornecida à família pelos números (77) 99913-3550 / (77) 99978-9905.



Brumado: Mototaxistas criam estacionamento particular para atender a clientela

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A frota de veículos de Brumado cresce em média 10% a cada ano, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Dados divulgados no site do órgão no mês de fevereiro deste ano mostram que o município de Brumado possui hoje uma frota total de 37876 veículos. Com o aumento dos combustíveis cada vez mais o brumadense deixou o carro de lado e está adquirindo um motocicleta, que hoje lidera a frota municipal, com cerca de 15479 motos, indo muito além da frota de veículos de passeio, que chega a 12165. Com a implantação da Área Azul, os espaços para estacionamento, principalmente na área central da cidade, foram organizados, o que dará mais fluxo ao trânsito brumadense. O reflexo da economia poderá gerar mais oportunidades para os mototaxistas, levando em consideração que o brumadense está deixando os veículos na garagem e passando a usar mais o serviço de mototaxi. De olho nesse crescimento de clientes, os profissionais estão se organizando e criando áreas fixas, inclusive com estacionamentos privados para dar maior acessibilidade e comodidade aos seus clientes. No Centro, galpões se transformam em ponto de trabalho para os mototaxistas, o que trás segundo eles, mais segurança até para os profissionais, que as vezes ficavam expostos na rua. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O mototaxista Romilson Tavares disse que a ideia de juntar vários profissionais e alugar um espaço foi para dar mais segurança aos profissionais, inclusive pensando na legalização do serviço que já está em andamento pelo município. "Resolvemos montar um espaço onde poderíamos acolher as motos e principalmente para nós mototaxistas que contamos com uma área coberta livre de sol e chuva", conta Tavares. Ainda segundo os profissionais, com a categoria mais unida todos ganham de forma que o serviço passe a ser mais organizado. "Hoje contamos com cerca de seis profissionais, mas a ideia é expandir ainda mais realizando um serviço de qualidade para que os brumadenses possam ser transportados para qualquer parte da cidade com total segurança", afirma Aloísio Riqueza, outro mototaxista do centro que também aderiu a área privada. A lei que rege o trabalho dos mototaxistas existe, é federal e deveria ser regulamentada pelos municípios, mas de acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, a Prefeitura por várias vezes tentou legalizar a categoria, mas sem sucesso. Já os profissionais alegam que muitos não foram chamados para uma audiência e discutir o assunto. 



Semana de Agroecologia e Feira da Agricultura Familiar 2019 será realizada em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Nos dias 19 e 20 de julho, o município de Brumado receberá a I Semana de Agroecologia e III Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento como em 2018, tem o objetivo de realizar o encontro entre consumidores que apreciam produtos oriundos da agricultura familiar, agricultores e artesãos de Brumado e Região. O evento acontecerá na praça da igreja São Cristóvão, localizada na Avenida Centenário. Considerada como um espaço de compra e venda, como também oportunidade de troca de saberes e experiências, nas práticas agroecológicas, a Feira defenderá a construção da Convivência com o Semiárido que tem entre seus eixos, água, terra, território, sementes, direitos, gênero, educação e agricultura familiar. Durante a Feira, os agricultores familiares vão expor produtos como mel de abelha, biscoitos de tapioca, bolos, polpas de fruta, doces, compotas, geleias e outras delícias. Além disso, produtos de Hortis Frutis como alface, coentro, cenoura, beterraba, temperos e outras verduras e legumes. 



Novidade: Enem vai ser 100% digital até 2026, diz Inep

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai deixar de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026. A transição do papel para o computador vai começar em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais, explicou Alexandre Lopes, o novo presidente do Inep, em entrevista coletiva a jornalistas em Brasília, na quarta-feira (3). Entre os principais pontos das mudanças anunciadas estão: Em 2020, o Enem terá as duas aplicações anuais, além de uma aplicação em formato digital em dois dias de outubro; A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total de participantes; O Inep estima investir cerca de R$ 20 milhões no projeto-piloto de 2020, e não pretende comprar novos computadores, mas sim usar equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes; A partir de 2026, o Enem será 100% digital e tanto as provas objetivas quanto a prova de redação serão feitas em formato digital no piloto e outras mudanças. O ministro da Educação afirmou que a segurança do processo digital será garantida pelo Inep, e explicou que, atualmente, o processo de execução do Enem já é quase todo feito digitalmente. "A parte da aplicação é analógica, todo o resto é passado no computador", disse Weintraub. 



Luana Piovani diz que espera poder fumar e beber com os filhos quando forem mais velhos

Foto: Reprodução l Instagram

A atriz Luana Piovani usou as redes sociais para compartilhar com seus seguidores como ela imagina sua amizade com os filhos no futuro. Na segunda-feira (1º), após sair com uma amiga e a filha de 20 anos dela em Portugal, onde mora atualmente, ela publicou um vídeo relatando o encontro e expressando suas vontades. "Fumamos, bebemos... E eu olhando para aquela menina e pensando: 'Meu Deus, um dia meus filhos vão ter 20 anos e espero poder fumar e beber com eles também, se eles quiserem fazer essas besteiras todas que eu faço". "Tomara que não, mas, se quiserem, eu queria me sentir à vontade e ser muito amiga deles para fazer o mesmo", disse a apresentadora em seguida. Piovani é mãe de Dom, 7, Bem, 7, e Liz, 3, todos filhos de seu ex-marido, Pedro Scooby.



Bolsonaro é chamado de traidor por policiais e diz que vai 'resolver o caso'

Foto: Reprodução l Adriano Machado l Reuters

Depois de ter sido chamado de traidor por policiais civis e federais, pela dificuldade de agradar a categoria com relação a discussão da reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro indicou na quarta-feira, (3), que pretende atuar para solucionar a questão. Enquanto se dirigia a um evento em São Paulo, apontou para um grupo de policiais militares a trabalho e disse: "Vou resolver o caso de vocês, viu"? As regras de aposentadoria de policiais militares, porém, não serão tratadas neste momento da reforma da Previdência, porque são equiparadas às dos militares das Forças Armadas, que serão discutidas em outro projeto. Parte da bancada de policiais do PSL na Câmara dos Deputados ameaça não votar a reforma da Previdência caso as demandas da classe não sejam atendidas. Os parlamentares ligados ao setor de segurança pública querem regras mais brandas de aposentadoria para a categoria do que as previstas atualmente na proposta.

 



Brumado: Grupo chinês compra Complexo Eólico de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97News

Em janeiro desse ano, a Enel Green Power Brasil vendeu três parques renováveis em operação no estado, por cerca de R$ 2,9 bilhões, para a empresa chinesa CGN Energy International Holdings Co. Limited (CGNEI). Em plena operação comercial desde setembro de 2017, com capacidade instalada de 90 MW e implantado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, o complexo recebeu investimentos de R$ 733,4 milhões e gerou 1,3 mil empregos em toda a cadeia produtiva, na fase de implantação. Em Brumado, o Complexo Eólico de Cristalândia é capaz de gerar cerca de 350 GW/h por ano, energia suficiente para atender o consumo anual de mais de 170 mil residências. A Enel ficará responsável pela operação das plantas até 2021. Uma equipe de técnicos da SDE esteve no complexo Cristalândia para se reunir com o vice-presidente da CGNEI, Zhang Song Lin, o gerente da empresa, Ng Geok Him, e os representantes da Enel Green Power. 



Improbidade: MPF aciona prefeito e empreiteiros de Brumado por irregularidades em processos licitatórios nas reformas de escolas municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), por irregularidades em processos licitatórios envolvendo reformas nas escolas municipais em Brumado no ano de 2017. A ação foi ajuizada no dia 05 de junho de 2018 (Veja). De acordo com o procurador da República André Sampaio Viana, “na condição de prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, foi responsável pela contratação, com violação das normas e princípios da Lei nº. 8.666/93, da empresa Ribas & Ramos Construtora LTDA, pertencente de fato ao então ex-secretário de infraestrutura, Renato Mendonça dos Santos, por meio de procedimentos licitatórios simulados, acarretando prejuízo ao erário, além de violar os princípios legais e constitucionais que regem a Administração Pública.” O inquérito civil foi instaurado a partir da representação feita ao MPF pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib), em que afirma que "diversas ilegalidades praticadas em procedimentos licitatórios, durante a gestão do prefeito Eduardo, no exercício de 2017, a fim de favorecer as sociedades empresárias pertencente ao ex-secretário de infraestrutura, Renato Mendonça, com a participação de Arthur Felipe Gomes Ramos". O MPF apurou que, as fraudes estavam sendo praticadas desde o início da atual gestão, conforme revelam os contratos firmados com a empresa Ribas & Ramos Construtora e a prefeitura de Brumado. Ainda conforme o Ministério Público Federal, no ano de 2017, as referidas empresas demandadas foram vencedoras em, pelo menos, 04 contratos de prestação de serviços de engenharia, que totalizam a quantia de R$ 220.110,11 (duzentos e vinte mil cento e dez reais e onze centavos). 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os procedimentos licitatórios foram para a reforma da: Escola Municipal Scheilla Barreto Spinola (R$ 76.707,90); CRAS Irmã Dulce (R$ 23.632,38); Reforma do prédio onde funciona o depósito da guarda de pneus recolhidos, para adequação do mesmo para funcionamento da cooperativa de catadores (R$ 18.838,63); Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (R$ 100.931,20). Todas através de Carta Convite. O procurador concluiu, na ação, que "entretanto, ressalte-se que apenas a Carta Convite nº. 017/2017 será objeto da presente demanda, eis que, em apenas este certame, há previsão de recurso federal, a saber. Recursos esses oriundos do  Programa de Atenção Integral A (PAIF) -- conforme informado pela prefeitura de Brumado. Para o procurador, esta duas empresas simularam concorrência entre elas na Carta Convite nº. 017/2017, que foi a reforma do CRAS Irmã Dulce. O MPF diz ainda que é "nítida a violação ao princípio da moralidade, que, nos termos do art. 2º, parágrafo único, inc. IV, da Lei nº 9.784/99, significa “Atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa fé”. Por fim o procurador André Sampaio diz que "de fato, agiu o demandado Eduardo vasconcelos em completa dissonância com o dever de bem administrar, de buscar o bem comum, especialmente por ter sido indiferente a uma das necessidades públicas mais prementes: aplicação regular dos escassos recursos destinados a educação". E completou ainda dizendo, "assim, restou comprovado nos autos do anexo Inquérito Civil Público que o demandado Eduardo, no exercício do cargo de prefeito do município de Brumado, com a finalidade de favorecer terceiros". Só lembrando que em janeiro deste ano, o MPF recomendou que a Prefeitura de Brumado suspendesse construções na zona rural e em vários bairros de Brumado. O MPF ajuizou Ação Civil Pública em razão da prefeitura ter desrespeitado sentença em Ação Declaratória e aplicado o valor de R$ 25.855.733,06, referente à parcela do Fundef, em obras de pavimentação, deixando de promover os devidos investimentos no setor de educação. 



Bahia: Estudante com síndrome de Down fica trancada por seis horas em escola

Foto: Reprodução

Uma estudante que tem síndrome de Down ficou trancada sozinha dentro de um colégio estadual em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, na segunda-feira (1º). A mulher, de 29 anos, ficou por quase seis horas dentro da unidade, após a direção cancelar o dia de aula e fechar a escola, sem perceber que a estudante estava em uma das salas. A mãe da mulher foi ao local buscar a filha no final da tarde e ficou desesperada ao encontra-la trancada no colégio. A Guarda Municipal foi acionada e a mulher foi retirada do local cerca de uma hora depois de ser encontrada, após os cadeados do colégio terem sido arrombados. A Secretaria Estadual da Educação (SEC) disse que “irá apurar o caso para a adoção das medidas cabíveis”.