ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Em seis meses a Coelba cortou 35 mil ligações irregulares no Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos primeiros seis meses deste ano, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), identificou cerca de 35 mil unidades consumidoras com irregularidades. A situação destas unidades foi constatada nas mais de 88 mil inspeções realizadas pela concessionária em todo o estado. Estima-se que a energia recuperada no período seja suficiente para abastecer 1,1 milhão de casas durante um mês ou uma cidade do tamanho de Vitória da Conquista durante seis meses. A Coelba conta com uma equipe que trabalha identificando e retirando ligações irregulares de energia. As ligações clandestinas, conhecidas como "gatos", são caracterizadas como crime, artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além disso, quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de redes elétricas.



Livramento de Nossa Senhora: Após roubarem correspondente bancário no distrito de Iguatemi, assaltantes são presos em Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Na tarde de terça-feira (09), por volta das 15h30, dois elementos assaltaram um correspondente bancário no distrito de Iguatemi, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Os criminosos levaram dinheiro do caixa e aparelhos celulares das vítimas que estavam no estabelecimento. Na ação, os meliantes fugiram em direção a cidade de Brumado, onde por volta da 21h eles foram localizados próximo a Vila Catiboaba na BR-030 e presos. De acordo com a Polícia, após a divulgação das imagens de monitoramento do correspondente bancário, a inteligência da Polícia Civil em parceria com a 34ª CIPM colheram informações e chegaram ao paradeiro da dupla indentificada como Ednaldo Silva dos Santos, 30 anos e Tiago dos Santos Medeiros, 25 anos. Com os ladrões foram encontrados uma quantia no valor de R$ 1.833,75, 02 celulares e um revólver calibre 32 municiado. A motocicleta usada no assalto é da cidade de Brumado. Os autores e o material foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Brumado.

Foto: Divulgação l Polícia Militar


Governador recebe Daniel Alves e ganha camisa usada pelo lateral na final da Copa América

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa recebeu em sua residência oficial, em Salvador, o lateral-direito Daniel Alves. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (9) e foi registrado nas redes sociais do petista. Natural de Juazeiro, Dani Alves presenteou o chefe do Executivo com a camisa que utilizou na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre o Peru, no último domingo (7), no Maracanã. "Recebi há pouco o nosso ídolo Daniel Alves, que me presenteou com a camisa que ele usou na final da Copa América", disse o governador. Ao postar o vídeo, o governador descreveu que o encontro foi "emocionante".



Aniversário de Malhada de Pedras promete agitar fim de semana na região

Música ao vivo, festa e muita diversão. É com essa receita que o município de Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado recebe no próximo final de semana, o Show de Aniversário da cidade. Sobem ao palco artistas, como a Banda Estakazero, Donas do Bar e Edigar Mão Branca, que prometem agitar a comemoração dos 57 anos de emancipação do município. A entrada é gratuita. Na sexta-feira, dia 12, haverá Feira de Agronegócios e shows com Cigano Cantador e artista da cidade. No sábado, dia 13 a Feira de Agronegócios continua e shows com Donas do Bar, Estakazero, Kleytones, além de interpretações de sucessos de Ed Rossi e artista locais. Para fechar o evento, no domingo dia 14, fazem parte do evento o cantor Edigar Mão Branca e Real Furacão. Durante a Feira de Agronegócios, haverá exposições, desfile de Carro de Boi, cavalgada e Stands com venda de produtos da agricultura familiar.



Brumado: Comerciantes da Praça da Prefeitura relatam que estão perdendo clientes devido ao abuso de 'pedintes'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Frequentemente, clientes de restaurantes e lanchonetes da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) são abordados por moradores de rua ou até mesmo pedintes dentro dos estabelecimentos comerciais. Muitas vezes, essa situação acaba constrangendo as pessoas e os proprietários ficam sem saber como agir. “Isso é muito frequente. Chega 12 horas e tenho fila de pessoas pedindo marmita aqui no restaurante. Eles chegam e vão sempre na direção do cliente, que ficam sem reação, constrangidos e não sabemos como agir. Muitas vezes eu até chamo a atenção, mas eles não respeitam”, diz uma proprietária de restaurante da praça. Em um açaí da praça, a abordagem aos clientes também é frequente. “Acontece muito e é bem complicada essa situação. Nós temos que ficar pedindo para eles se retirarem, alguns nos enfrentam, aumentam o tom de voz. E tem muitos clientes que reclamam porque eles vão direto nas pessoas, pedem dinheiro, pedem cigarro”, relata a funcionária do estabelecimento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Recentemente a Secretaria Municipal de Assistência Social de Brumado, realizou um trabalho com moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade que viviam no estacionamento da antiga Cesta do Povo, mas de acordo com a Prefeitura, os moradores sempre voltam às ruas de Brumado. “Realizamos o serviço de abordagem social e fazemos a identificação dessas pessoas”, diz uma assistente social que não quis se identificar. Ele destaca que os moradores de rua também têm direito de entrar em estabelecimentos comerciais e fazer uso deles, no entanto, eles precisam observar algumas regras. “Não podemos impedir que eles fiquem na praça, por exemplo, e eles têm acesso a qualquer tipo de estabelecimento, podem entrar, mas não podem criar situações que constranjam os outros cidadãos que estão no local”. Nesses casos, ele recomenda que o proprietário do estabelecimento utilize o diálogo para intervir na situação. “O diálogo sempre é o melhor caminho, sem ultrapassar os direitos daquele morador ou moradora de rua”, afirma a assistente.



Operação das polícias Civil e Militar prende drogas e armas na cidade de Boquira

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na segunda-feira (08), uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar resultou na apreensão de drogas e armas de fogo, e na prisão de um suspeito no município de Boquira, a 224 km de Brumado. Segundo a Polícia Civil, o suspeito vinha sendo investigado há alguns dias, inclusive já havia um mandado de prisão contra o mesmo. O suspeito que não teve o nome divulgado foi preso no centro da cidade. Ainda de acordo com a Polícia, na residência do suspeito os Polícias encontraram 411 papelotes de cocaína, 01 revólver calibre 32 municiado, 02 espingardas e dinheiro em espécie. De acordo com a Polícia, o suspeito responde por homicídio e outros crimes praticado no estado de São Paulo. O acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas, e todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Boquira. 



Sem acesso a caminhões-pipa, comunidades ficam até dois meses desabastecidas na zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O problema vem se agravando há alguns meses em algumas comunidades rurais do município de Brumado, que chegam a espera até por dois meses pelo abastecimento de água por meio de caminhão-pipa, a ser enviado pela Operação Pipa do Exército Brasileiro. A situação vem se agravando em várias regiões da cidade, devido a questões burocráticas, o órgão não consegue trabalhar em parceria com a prefeitura para chegar em todas as comunidades do Interior. Segundo Márdio David Alves que atua na Secretaria de Recursos Hídricos, cerca de 30 localidades enfrentaram falta de água no mês de junho. "A planilha deveria ser elaborada pela secretaria de agricultura do município, mas só que isso não acontece. Quem faz esse trabalho é o Exército, realizando a vistoria, mas eles não contempla todas as comunidades, porque eles não conhecem a fundo todas as localidades. E nós que somos daqui, conhecemos a nossa zona rural", diz Márdio. O quadro de desabastecimento piorou nos últimos dias em Brumado. O nível dos reservatórios vem caindo. "Nesse início de mês já detectamos 19 comunidades desabastecidas, então não tem a participação do município, e a gente é que sabe as localidades que mais precisa. Muitas vezes há comunidades que ficam até dois meses sem o bastecimento" afirma David. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o integrante da secretaria, as localidades rurais estão recebendo água de forma precária, e o Exército tem que rever a situação. "A comunidade de Sucuruiú ficou dois meses sem água, e nós não temos como mudar essas planilhas do Exército, são normas que já vem prontas para a prefeitura", esclareceu. Outra burocracia enfrentada pelas comunidades rurais é a distribuição da água através de controladores, o que segundo o membro da pasta, trás muitas dificuldades para aqueles que não tem condições de se locomover até certas distâncias para buscar a água. "É uma norma que já vem de muitos anos praticada pelo governo federal, mas que infelizmente deixa de atender idosos e pessoas com deficiência que moram ha alguns quilômetros do controlador", relata. Conforme David é preciso que os poderes públicos se unam e montem uma comissão para que possam ir até o governo federal, e busque uma solução para o problema que pode se agravar ainda mais. "O governo federal deveria rever essa situação para tentarmos melhorar o atendimento à estas comunidades. Então a gente deve melhorar", completou.



Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou a redução, a partir desta terça-feira (9), nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. O preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. A informação consta em site da empresa no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500. Com a queda dos preços, o valor médio do litro da gasolina nas refinarias passará para R$ 1,6817. O preço médio do diesel passará a R$ 2,0649 por litro. O mais recente ajuste do preço do diesel ocorreu em 1º de julho, quando foi elevado em 3,92%, enquanto o da gasolina aconteceu em 11 de junho, quando os preços médios caíram 3,03%. Agora, o combustível atinge seu menor valor nas refinarias desde 28 de fevereiro, quando era cotado a R$ 1,6538. Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 28,54% de preço, nas refinarias. O diesel acumula aumento de 52,20%. O repasse dos ajustes nas refinarias para os consumidores finais nos postos de combustíveis dependerá de diversos fatores, como tributos, margens de distribuição e revenda, e mistura obrigatória de biodiesel em ambos os combustíveis.



Caetité: MPF denuncia esquema de fraude em licitações praticado por associação criminosa

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi moveu ação penal denunciando por fraude em licitação e associação criminosa o ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, o atual prefeito, Aldo Ricardo Cardoso Gondim – Secretário de Administração à época dos fatos, os empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim e os então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza, sendo esta, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Respondem, ainda, os agentes públicos à época: Eugênio Soares da Silva, por fraude em licitações, e Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de Secretário de Serviços Públicos – por associação criminosa. A ação foi movida no dia 24 de maio deste ano. A partir de investigações desenvolvidas em conjunto por Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), foi apurado que entre 2009 e 2016, em Caetité, durante os oito anos de mandato de José Alencar Filho como prefeito, 28 licitações foram fraudadas. Todos os processos licitatórios têm como vencedoras empresas de fachada ocultamente controladas por Josmar dos Santos (Fernandes Projetos e Construções e JK Tech Construções). O valor dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15 – a JK Tech recebeu R$ 8.909.967,42 e a Fernandes, R$ 5.393.447,73. A ação do MPF, contudo, se resume à responsabilização dos acionados pela fraude de cinco licitações realizadas nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais casos estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia, por não envolverem recursos federais. De acordo com MPF, as licitações fraudulentas foram conduzidas em conluio com servidores da prefeitura que na época atuaram como membros das comissões de licitação, destacando-se Rubiamara, que conduziu dez dos 28 processos licitatórios fraudados. O atual prefeito de Caetité, Aldo, solicitou, enquanto secretário municipal, a realização de diversas licitações, principalmente convites, estipulando unilateral e arbitrariamente um preço inicial sem pesquisa. Nilo de Azevedo, à época também secretário da prefeitura, deflagrou licitações sem pesquisa prévia de preços ou com pesquisas fraudulentas. As empresas controladas por Júlio César Cotrim (Construjam Construções, Cobrasiel e Euplan) integraram parte das licitações apenas para compor o processo fraudado e favorecer Josmar. Pelas ações criminosas repetidas em diversas licitações, em articulação coordenada entre o prefeito, empresários, secretários e integrantes das comissões de licitação, o MPF concluiu que a conduta de parte dos envolvidos se enquadra no crime de associação criminosa. O MPF requer, além da condenação dos acusados por fraude em licitações (art. 90 da Lei 8.666/93) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal), a fixação de multa indenizatória de no mínimo, R$1 milhão, para reparação moral coletiva.



Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito de olho nos estacionamentos particulares do centro comercial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a chegada da Zona Azul em Brumado, houve um aumento na implantação de possíveis estacionamentos particulares no centro comercial da cidade. De olho nesse crescimento, a prefeitura municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão de olhos abertos e alerta aos proprietários de imóveis situados nas proximidades do centro comercial, e interessados em utilizá-los para fins de estacionamento pago, deverão obter alvará para tal, conforme determinações do Código Tributário Municipal. Segundo o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, não se pode abrir vagas de estacionamento na cidade sem que haja um planejamento. "Ninguém está proibindo abrir seu próprio negocio, o que nós orientamos é que para isso, é preciso que faça um pedido de alvará na prefeitura, para que haja uma vistoria no local e o estabelecimento obedeça todas as regras para tal", disse o coordenador. Conforme Jansen, qualquer estacionamento privado deve obedecer algumas regras de segurança. "É feito um estudo, e nesse local é observado se há itens de segurança como sinalização de entrada e saída de veículos. Além disso, é preciso ser aberta uma empresa com CNPJ e pague todos os direitos trabalhistas aos funcionários que ali vão trabalhar", ressaltou. Os alvarás são concedidos mediante requerimento, realizado pelo proprietário do imóvel, ou por terceiro, desde que autorizado pelo proprietário. A taxa a ser paga será calculada proporcionalmente ao tamanho do imóvel e valor cobrado a título de estacionamento. "Essa medida, além de cumprir a legislação de posturas e fiscal, visa dar maior organização dessa atividade, visa evitar a exploração de terrenos sem conhecimento e autorização de seus proprietários", explica. O coordenador faz questão de ressaltar que haverá fiscalização permanente na cidade. "Temos a responsabilidade de manter as regras no trânsito de Brumado, e uma dessas medidas, é não aceitar que qualquer pessoa construa um muro, coloque um portão e funcionários e trabalhe como estacionamento particular sem que obedeça as regras de segurança. Isso não aceitaremos", conclui Ricardo.



Continuidade na duplicação da Av. Centenário com a Antônio Mourão Guimarães vai melhorar o trânsito em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado ainda não possui um Plano de Mobilidade Urbana como acontece em cidades que estão em plena expansão. Mas diante do crescimento da frota de veículos na cidade, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) realizam novas ações, como é o caso das obras de continuidade da via dupla que começa na Av. Centenário. Segundo o secretário de infraestrutura, Douglas Darlan, o projeto prevê a extensão da via até próximo ao antigo Derba, na Avenida Antônio Mourão Guimarães, com isso melhorando substancialmente o fluxo de veículos. "A avenida Centenário há anos vinha sofrendo com problemas de mobilidade urbana, o que dificultava sistematicamente o trânsito de veículos e de pedestres no centro da cidade. Mas com as obras iniciadas, vai trazer benefícios à população, como éa esperado", comenta Darlan. Conforme o secretário, após amplo debate com a SMTT e elaborado planejamento, a Prefeitura vai retirar o estacionamento que fica em frente a antiga Cesta do Povo, ampliando ainda mais a via seguindo o mesmo padrão da Av. Centenário. "Seguiremos o mesmo padrão da Centenário, inclusive com um anteiro no centro até em frente ao antigo Derba que também sofrerá mudanças em seu estacionamento", destacou o engenheiro. Outras mudanças serão a retirada dos semáforos e o acesso entre a Antônio Mourão Guimarães com a Rua Sargento Antenor Santos, que será contramão descendo. "Nós vamos instalar lombofaixas ao longo da via, o que não será necessário a sinalização semafórica. Quanto a Rua Sargento Antenor Santos, com a duplicação das vias, será proibido o acesso de quem vem do bairro das Flores sentido Av. Centenário", afirmou Douglas. Conforme o engenheiro, as mudanças vão melhorar o congestionamento que sempre acontecem ás sextas-feiras. "Nós da infraestrutura em parceria com a SMTT analisamos que a duplicação da via vai melhorar a trafegabilidade, o que vai deixar o trânsito muito melhor", completou o secretário de infraestrutura Douglas Darlan.



Maior ganhador de títulos do futebol, Daniel Alves vai virar estátua em Juazeiro

Foto: Reprodução l Pedro Martins l MoWA Press

Jogador com maior número de títulos em toda a história do futebol, o baiano Daniel Alves chegou ao 40º título da carreira após a vitória do Brasil sobre o Peru por 3 a 1, no último domingo (7), pela Copa América. Natural de Juazeiro, Alves será homenageado e terá uma estátua na terra onde nasceu. Aos 36 anos e em sua 19º temporada como profissional, ele foi campeão, em média, mais de duas vezes por ano. "O capitão do nosso barco é o Tite. Não sou eu não é nenhum jogador. Simplesmente eu represento todos os jogadores. Vou ter a honra de pode levantar em homenagem aos nossos atletas que lutaram bastante para estar hoje aqui e conseguimos o objetivo. Parabéns para nós e para o nosso povo. Volto a insistir, parabéns para o nosso estafe", disse Daniel.

 



Manhã fria nesta terça-feira (9) em Brumado anuncia a chegada da frente fria na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma grande frente fria está avançando pelo Brasil e chega na Bahia esta semana. A mudança já começou a ser sentida durante a madrugada desta terça-feira (09). Em Brumado a teperatura chegou aos 13°C na madrugada. Com o avanço da frente fria, a circulação de ventos entre a superfície e a média atmosfera mudou sobre a Bahia. Os ventos de sudeste estarão mais intensos e vão favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o leste do estado. Brumado ainda terá dias ensolarados e quente durante a semana, com máxima de 30ºC. Mas a quarta-feira (10) será bem diferente, com muitas nuvens, e a mínima podendo chegar aos 14°C. De acordo com os institutos de meteorologia, a condição de temperaturas mais frias na região deve durar pelo menos até o fim de semana.  A umidade relativa do ar também deve permanecer baixa, nas horas mais secas do dia, o taxa deve ficar abaixo dos 25%. A queda drástica na temperatura em parte do país foi causado pela grande e intensa massa de ar frio de origem polar que entrou sobre Brasil na semana passada. A expectativa é de que os efeitos desse fenômeno possam ser sentidos em parte da região Sudoeste durante esta semana.



Bahia: Acidente com micro-ônibus deixa 5 mortos e 13 feridos

Foto: Reprodução l Jacuípe News

Um acidente com um micro-ônibus que presta serviço para a prefeitura da cidade de Capela do Alto Alegre, deixou cinco mortos e outras 13 feridos, no KM-364 da BR-324, na noite desta segunda-feira (8), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o acidente aconteceu entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Tanquinho. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Informações preliminares apontam que o micro-ônibus prestava serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Capela do Alto Alegre, e que transportava 16 pessoas que foram realizar exames médicos em Salvador. As causas do acidente ainda não foram determinadas, mas PRF suspeita de que o caminhão diminuiu a velocidade para passar em um quebra-mola, quando foi atingido no fundo pelo micro-ônibus. Ainda segundo a PRF, chovia no momento da batida. Com a exceção do motorista do caminhão, que ficou ferido, todas as vítimas são do micro-ônibus. Os nomes das vítimas e o estado de saúde dos feridos ainda não foram divulgados.



1ª Feira do artesão é realizada na Praça do Jurema em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último sábado (06), aconteceu na Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema), a 1ª Feira dos Artesãos, em Brumado. Uma das expositoras, Rogéria Santos destacou que a feira é uma oportunidade única para os artesãos de Brumado exporem os seus produtos e apresentarem o seu trabalho à comunidade. Na feira, os artesãos apresentaram a camunidade vários produtos feitos 100% artesanais, como colheres e recipientes de madeira, arranjos de decoração, cestas de chocolate, móveis decorativos e outros materiais. Fátima Guines, uma das organizadoras e também artesã relatou que a ideia da feira partiu dos próprios artesãos que expõem seus produtos no Mercado de Artes. “Foi uma coisa muita repentina, não foi muito programada, mas, pelo visto, foi um sucesso”, avaliou. Segundo ela, a proposta é que, na primeira sexta-feira de cada mês, os artesãos repitam a iniciativa no local, a partir das 17h. Já a artesã Tânia Meira afirmou que o evento dá maior visibilidade ao trabalho dos artesãos, que, muitas vezes, fica escondido. Por fim, Zalete Cruz contou que "toda a comunidade ganha com a realização da feira, onde tudo é feito com muito amor e carinho".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Rede Globo demite Mauro Naves

Foto: Reprodução

O repórter Mauro Naves foi demitido da TV Globo após ter se envolvido na polêmica acusação de estupro feita por Najila Trindade contra Neymar. A emissora carioca emitiu uma nota para comunicar o desligamento do jornalista, que já havia sido afastado da cobertura esportiva do canal há um mês. “O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham. O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração”. No dia 5 de junho, durante o “Jornal Nacional”, William Bonner anunciou que o colega deixaria temporariamente o trabalho. “As atitudes dele [Mauro Naves] neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta aos jornalistas”, disse o âncora na época. Vale lembrar que o apresentador foi acusado de ter fornecido ao advogado de Najila o telefone do pai de Neymar.



Operador de perfuratriz sofre grave acidente em mina da RHI Magnesita, em Brumado

Foto: 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (08), um operador de perfuratriz identificado como Edivaldo Porto, sofreu um grave acidente ao cair do equipamento em uma mina da mineradora RHI Magnesita. O funcionário da terceirizada Vix Logística realizava perfurações de rotina em uma das 'bancas' de Pedra Preta, quando foi descer do equipamento para ajustar a haste de perfuração, o seu cinto de segurança enganchou em um dos controles da máquina que se deslocou do local e o funcionário se desequilibrou vindo a cair no solo. Como a máquina foi acionada na hora da queda, a perfuratriz girou e passou por cima das pernas do operador de aproximadamente 40 anos. A vítima, teve fratura expostas e foi encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A unidade de saúde ainda não divulgou detalhes sobre seu estado de saúde. As empresas ainda não se manifestaram acerca do acidente, porém estão prestando assistência à vítima. Esse é o segundo acidente em menos de quatro meses na mineradora. Em abril deste ano, um mecânico faleceu após vários dias internado ao ter seu corpo queimado quando realizava manutenção na tubulação de óleo quente dos fornos.



Concurso IBGE 2019 disponibilizará 400 vagas para todo o país

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso IBGE 2019) para o preenchimento de 400 vagas no cargo de Analista Censitário. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 08 de julho, as oportunidades estão distribuídas pelas 26 capitais do país, além do Distrito Federal. De acordo com o edital, os convocados vão atuar no planejamento, acompanhamento e suporte especializado, relativas ao Censo Demográfico do próximo ano, 2020. Para concorrer ao cargo de analista censitário do concurso IBGE 2019, os candidatos devem ter o nível superior, conforme a área escolhida. Os salários chegam a R$ 4.200,00. Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 08 e 23 de julho de 2019, no endereço eletrônico oficial da banca organizadora do concurso. A taxa de inscrição custa R$64, devendo ser paga até o dia 24 de julho. (Veja aqui)



Acidente envolvendo caminhão da banda de Léo Santana deixa dois mortos

Foto: Whatsapp l 97News

Um acidente envolvendo um caminhão da banda do cantor Léo Santana deixou duas pessoas mortas na BR-116, na altura da cidade de Itatim, no último sábado (6). As vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda. O acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte. As vítimas foram identificadas como Luiz Gustavo da Ressurreição, de 53 anos, que dirigia o caminhão, e Ivonilson de Brito Lima, que seguia como passageiro. Os dois saíram de Salvador e estavam sozinhos no veículo. A idade de Ivonilson não foi informada. Em vídeo no Instagram, Léo lamentou o acidente e falou sobre a relação com as vítimas. "É muito 'punk' ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês", disse o artista. 



Feira de Santana: Dupla é presa após tentar subornar PM-BA com notas falsas

Foto: Divulgação l PM/BA

Na última sexta-feira (5), a Polícia MIlitar de Feira de Santana prendeu dois homens após comprarem produtos em uma farmácia usando cédulas falsas. Após a prisão, a dupla tentou ainda subornar os militares com as notas falsas. Os PMs foram chamados depois que funcionárias do estabelecimento perceberam que as notas eram falsas. Depois de uma busca pelo local, a polícia encontrou os dois suspeitos. Um deles levava R$ 694 em cédulas verdadeiras e R$ 1.100 em notas falsas. No momento em que foram conduzidos para a delegacia, os homens ofereceram o dinheiro que tinham para os policiais, em uma tentativa de suborno. A dupla e o material apreendido foram levados para a delegacia da cidade.