ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Secretaria de Educação emite nota de esclarecimento após briga de alunas na Escola Integral Idalina Azevedo Lobo

Foto: Reprodução

Depois da divulgação de um vídeo, em que duas alunas da escola de tempo integral Idalina Azevedo Lôbo (localizada no Bairro Malhada Branca) entram em vias de fato , a Secretaria Municipal de Educação enviou uma nota à imprensa comentando sobre o fato. A nota diz que o ato de indisciplina ocorrido na Escola na última terça-feira, dia 17, envolvendo duas alunas menores de idade, já foi devidamente resolvido com as mães e as alunas junto à Secretaria Municipal de Educação. "Em concordância com as representantes legais das menores foram acordada as medidas disciplinares que serão aplicas as mesmas." A nota enviada ao 97NEWS, diz ainda, "a Secretaria de Educação já identificou os estudantes que fizeram as filmagens no instante do ocorrido, para que estes respondam junto à escola pelo comportamento inadequado, incitando a violência e promovendo a cultura da agressividade. Estes estudantes igualmente receberão a devida repreensão pela forma desrespeitosa que lidaram com as colegas e a instituição de ensino que os recebem, no momento em que divulgaram imagens sem o conhecimento e consentimento dos envolvidos. A Secretaria Municipal de Educação entende que a responsabilidade da escola é com a instrução formal, enquanto que cabe à família a educação doméstica." Ainda comentanto sobre o fato que ganhou as redes sociais, a pasta lamentou o ocorrido. "Repudia-se qualquer ato desta natureza, por perceber que a escola deve criar um ambiente de cordialidade e respeito entre todos, para que o objetivo precípuo possa ser alcançado, a saber, a aprendizagem. Ademais comportamentos hostis não são capazes de promover a liberdade dos indivíduos, divergindo da proposição que conduz o pensamento desta gestão, “Educar para libertar”. Diz a nota.



Brumadense com mandado de prisão em aberto é preso em Feira de Santana

Foto: Divulgação l PM

O brumadense Rodrigo Rocha Ferreira, foi preso nesta quinta-feira (19), durante abordagem da Polícia Militar na Avenida de Contorno, em Feira de Santana. Em meio averiguação, foi constatado que Rodrigo possuía um mandado de prisão preventiva em aberto. Rocha havia cometido um crime no ano passado e o pedido de prisão havia sido expedido pela Vara Criminal de Brumado. No veículo em que os ocupantes estavam, foram encontradas duas petecas de cocaína. Além disso, o carro possuía uma restrição administrativa. Um dos conduzidos, também brumadense foi liberado, pois não havia nenhuma restrição contra o mesmo. O brumadense foi encaminhado para a delegacia de Feira, onde ficará à disposição da Justiça. 



PC do B de Brumado convida a população para discutir o Programa de Governo Participativo

(Divulgação)

O Comitê Municipal do PC do B, convida toda a população brumadense para participar do Programa de Governo Participativo (PGP) do pre- candidato a governador pela reeleição Rui Costa. O evento acontecerá nesta sexta-feira (20), às 17h, no Clube Social. NO encontro o candidato apresentará e receberá as propostas para o futuro governo. Os segmentos organizados e a população em geral poderão apresentar as suas propostas para o município e região. Além do governador Rui Costa estarão presentes deputado federais e estaduais e lideranças políticas da região.



Taxa de mortalidade infantil sobe 9,2% na Bahia depois de 25 anos em queda

Foto: Reprodução

Depois de passar 25 anos em queda, a taxa de mortalidade infantil aumentou 9,2% na Bahia em 2016. De acordo com dados divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde, o estado teve 18 óbitos infantis a cada mil nascimentos em 2016. A taxa ficou acima da média nacional, que foi de 14 mortes a cada mil nascimentos no mesmo ano. A partir do ano de 1990, tanto a Bahia quanto o Brasil, começaram a apresentar uma queda no número de mortes de crianças. No mesmo ano, o estado registrava taxa de 66 mortes por cada mil nascimentos. Em 2015, a taxa já havia baixado para 16,4. De acordo com o G1, o Ministério da Saúde acredita que a alta mortalidade tem relação com o vírus zika e também com as mudanças socioeconômicas. De acordo com o órgão, a vacinação em crianças, que é um fator importante para a redução da mortalidade, atingiu o menor nível em 16 anos. Na Bahia, por exemplo, 63 cidades não chegaram a vacinar, em 2017, nem metade das crianças contra poliomielite, ou paralisia infantil.



Brumado: ‘Arrastão do Crime’ deixa população ainda mais assustada

Foto: Conteúdo l 97News

Como vem sendo reportado pelo 97NEWS a nova onda da criminalidade em Brumado está causando um sentimento de medo e muita apreensão na população, que, cada vez mais se sente indefesa diante da saga da bandidagem que continua agindo de forma implacável. Nesta semana vários assaltos aconteceram na cidade, só que, na noite desta quinta-feira (19), uma nova modalidade que não é comum na cidade, ocorreu em uma instituição escolar que oferece cursos pré-vestibular. Dois bandidos, armados e perigosos, invadiram o Curso Lavoisier que fica na Av. João Paulo, Bairro Nobre, por volta das 21h e renderam todos os alunos, fazendo com que eles deitassem no chão, enquanto todos os objetos, principalmente celulares, fossem entregues. A ação durou cerca de 10 minutos e os criminosos se mostraram muito violentos, o que deixou as vítimas em estado de pânico, tanto que, algumas delas, assim que os bandidos abriram fuga desmaiaram. A Polícia chegou ao local depois de algum tempo e saiu ao encalço dos autores do assalto, mas, até o momento não se tem notícias que houve sucesso na ação. A “tecla que já está cansada de ser tocada” é a da falta de um contingente policial maior na cidade, já que, apesar de todos os esforços do novo comando da 34ª CIPM, já era para se ter um número maior de viaturas e policiais fazendo o patrulhamento ostensivo na cidade. O clima de insegurança é ainda maior e, vale ressaltar que o governador Rui Costa estará em Brumado nesta sexta-feira (20) para realizar uma plenária sobre as propostas para a formação de uma nova agenda positiva para ser desenvolvida. A visita deverá ter um forte aparato policial, mas somente para o momento. Certo é que são necessárias ações mais amplas e impactantes no combate à criminalidade na cidade que vem desafiando a Polícia, então, é bom que a população vá ao evento que acontecerá no Clube Social às 17h e cobre mais segurança para Brumado, inclusive com a implantação de um Batalhão da PM, já que a atual Companhia não vem dando conta, por mais que se esforce, da atividade criminosa cada vez mais intensa na cidade.



Convenções para escolhas de candidatos a presidente começam hoje

Foto: Composição l 97NEWS

Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice têm que ser aprovados nas convenções até 5 de agosto e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto. Neste momento, há 18 pré-candidatos, mas esse número já foi superior a 20 – alguns desistiram no meio do caminho, outros foram barrados pelos partidos políticos. O total de candidatos poderá ser menor, já que alguns partidos, como o DEM, o SD e o PCdoB, estão sendo provocados a desistir da candidatura própria para apoiar chapas mais competitivas. Neste cenário com vários candidatos, até agora nenhum nome empolgou nem se apresentou como favorito, o que cria dificuldades para os partidos se posicionarem, pois todos querem apostar em alguém com chances de vitória. Além disso, os partidos querem ter claro o papel que exercerão no futuro governo. 



PM acusada de agredir comandante é liberada; colegas divulgam carta em sua defesa

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (16), uma cabo da Polícia Militar foi detida sob acusação de tentar agredir o próprio comandante durante uma audiência de serviço. De acordo com a Associação de Praças (APPM), a policial teria sido liberada da prisão na manhã desta quinta-feira (19). Na versão oficial da PM, ela tentou atacar Edson Ferreira Brito Júnior, comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv). No posicionamento da APPM, a cabo, que é casada e mãe de quatro crianças, teria sido injustiçada. “Nunca houve nada que desabonasse a sua conduta nos 21 anos de serviço e que esta não fez quaisquer declaração. A militar é mãe, filha e esposa, e sua maior preocupação são com estes, pois segue sendo exemplo. Somente as apurações poderão confirmar o que ocorreu, mas, estamos acompanhando a situação desde que tivemos conhecimento e assim seguiremos, para garantir que não ocorram mais qualquer tipo de injustiça”, disse a APPM. Ainda de acordo com a Associação, a cabo teve prisão domiciliar concedida pelo juiz na audiência de custódia e deve realizar tratamento psicológico. Com a repercussão do caso, alguns militares divulgaram carta em defesa da colega na noite desta última quarta-feira (18). O Departamento de Comunicação da PM, porém, negou.

No dia 28/11/96, ingressava no CFAP em Governador Mangabeira Bahia a AL SD PM *** para participar do II CFSd PM/96, sendo concluído no dia 17/06/97. Hoje a citada aluna após 21 anos de serviços prestados à sociedade baiana, mesmo com o risco da própria vida, trata-se da CB PM ***, lotada na CIPRV/Itabuna.

Narram os fatos que o Comandante da PRE/Itabuna após discordar de um compartilhamento feito pela policial no Whatsapp, decidiu aplicar-lhe uma punição, movimentando-a da o Pel de Jequié para o posto de Uruçuca que fica a 150Km de distância de seu domicílio familiar.

Sentido-se prejudicada pela distância (a policial é casada e mãe de 4 filhos), resolveu procurar o oficial para tentar desfazer a injustiça, diante da negativa ela procurou outras esferas para resolver seu problema, ferindo assim o orgulho do oficial.

No dia 16/07/18 a CB PM *** atendendo ao chamado do comandante da PRE/Itabuna compareceu àquela unidade, sendo levada para o interior da sala do comandante pelo subcomandante, só Deus e o Sub que se encontrava presente sabem as humilhações que a policial deve ter sofrido, pois é notória a forma desrespeitosa e humilhante que aquele comandante trata seus subordinados, além do mais, se o mesmo quisesse lisura em sua ação não teria apenas requerido a presença do seu subcomandante, o qual lhe deve fidelidade.

Instantes depois e apenas na presença dois oficiais a policial casada, mãe de 4 filhos, bacharela em direito, com 21 anos, 7 meses e 18 dias de serviços prestados à Polícia Militar da Bahia transformou-se em uma bandida, através de um expediente vil e covarde supostamente arquitetado.

Quanto a utilização da arma, sabe-se que a policial infringiua legislação, porém a de salientar que os policiais utilizam armas proteger suas vidas e integridade, a policial não possuía arma em sua cautela, fazendo necessária a utilização de uma arma na longa viagem para assumir o serviço, restou demonstrado pela atitude do oficial sua nítida intenção em prejudicar a carreira profissional da CB PM *** com mais de 21 anos de serviços prestados à PM/BA, apenas para satisfazer o ego de um comandante e seu orgulho ferido.

É o anseio de toda a tropa que esta situação repugnante seja amplamente fiscalizada, não podemos aceitar na atualidade esse tipo de manobra arquitetada para prejudicar o subordinado, em especial vindo daqueles que deveriam estar do nosso lado, nós policiais não merecemos conviver com essa ambiguidade de preocupação, já basta nos defendermos contra a criminalidade.

CONTINUE LENDO


Medidas para amenizar o tempo seco em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na capital do minério, não chove há cerca de 120 dias e a previsão para esta sexta-feira (20) é que os percentuais de umidade do ar variem entre 92% de manhã e 64% a tarde, além da temperatura, ficando entre 16° e 28°C. De acordo com a previsão do site Clima Tempo, essa massa de ar seco seguirá atuando em Brumado durante todo o mês. Nesse período, o tempo será marcado por predomínio de sol entre poucas a nenhuma nuvem, sem previsão de chuva. Por isso, a qualidade do ar pode ficar ainda mais prejudicada, provocando sintomas como olhos irritados, boca seca e até dificuldades em respirar. Para amenizar esses sintomas, sabendo principalmente que as orientações dos médicos são as melhores opções de saúde, mas as dicas no entanto podem ajudar. 

1) Beba muito líquido - Parece um conselho óbvio, mas durante essa época do ano, o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é essencial. Para conservar a reposição de líquido no organismo, vale apelar para água filtrada, de coco e até sucos naturais. Os médicos recomendam beber cerca de 2,5 litros por dia que corresponde a cinco copos diários.

2) Cuide da pele - A pele também sente os efeitos do tempo seco, portanto, é necessário abusar dos protetores solares com FPS elevados e hidratantes corporais. A mesma coisa vale para os lábios. Mantenha os protetores labiais e a manteiga de cacau sempre à mão. Isso vai ajudar a amenizar os sintomas de ressecamento.

3) Mantenha a casa livre de poeiras - É importante manter a casa limpa, arejada e livre de poeira para evitar os males causados pelo tempo seco, principalmente se os moradores possuírem algum tipo de doença alérgica (que pode ser agravada nessa situação). Para isso, não deixe de passar panos bem molhados no chão e tirar a poeira dos móveis e estofados.

4) Umidifique o ar - Isso pode ser feito tanto com uso de umidificadores elétricos e por meio de toalhas molhadas ou (baldes e bacias cheias de água espalhadas pelo ambiente, pouco ajudam) ventiladores acoplados a umidificadores, com janelas abertas, inclusive na hora de dormir.

5) Os olhos necessitam de atenção - É muito comum que olhos fiquem irritados. Para evitar esse incômodo, utilize colírios ou soro fisiológico, para manter a lubrificação.

6) Prefira alimentos frescos - Alguns alimentos têm a tendência a estragar mais facilmente durante o clima seco. Por isso, prefira artigos frescos ou que possam ser rapidamente consumidos.

Outras dicas como, trocar os cobertores por mantas de algodão e lavar as narinas com soro fisiológico também podem ajudar a manter a qualidade de vida durante o período de baixa umidade do ar. Além disso, use roupas leves, claras e ventiladas. Calças pretas, de difícil ventilação causam micoses, irritações e lesões na pele. Use sabonetes neutros, use o chuveiro na posição verão ou com pouco aquecimento. Não se exponha em trabalhos abertos como prédios de grande altura com sol diretamente ao corpo, as variações de equilíbrio corporal são imprevisíveis.

 



Chegou visita em casa, então que tal os deliciosos pães de queijo da Padaria Divina

Saídos do forno quentinhos, os pães de queijo da Padaria Divina são um dos grandes sucessos do momento (Foto: Divulgação)

Tendo já se estabelecido como um centro de excelência na área de gastronomia em Brumado, a Padaria Divina oferece um “mix” de produtos e serviços de alta qualidade que vem conquistando cada vez mais a exigente clientela brumadense. Sempre com novidades e trazendo as delícias da culinária sertaneja e brasileira, a Padaria Divina é o lugar certo para você degustar de um delicioso café da manhã num ambiente totalmente climatizado, moderno e de bom gosto. Na Divina os clientes também podem desfrutar de delícias irresistíveis como os fantásticos pães de queijo que são oferecidos em duas versões. A primeira é a fornada quentinha que rapidamente termina, já que é um dos grandes sucessos do momento. Pensando na comodidade dos seus clientes, a equipe de profissionais, a pedido da direção, criou mais uma grande opção, que é versão congelada dos pães de queijo. Então agora, chegou visita em sua casa, ainda mais essa época de férias, a grande pedida são os pães de queijo da Padaria Divina, que vão rapidamente ao forno e saem com textura e um sabor inigualáveis. Corra agora mesmo na Divina, que fica na Rua Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e leve os deliciosos pães de queijo, ou saídos na hora, ou na versão congelado e deixe o seu café da tarde ainda mais saboroso.  

A versão congelada do pão de queijo da Divina é a grande pedida do momento (Foto: Divulgação)


Vitória da Conquista: Clientes reclamam de encomendas extraviadas pelas agências dos Correios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cartão não veio, a conta de telefone foi parar em outro endereço, a encomenda não foi entregue porque não havia ninguém em casa ou foi extraviada. Essas são algumas das reclamações sobre o serviço dos Correios - empresa responsável por fazer 8,3 bilhões de objetos chegarem por ano às mãos dos brasileiros, mas que nos últimos tempos sofre com problemas nas entregas. O que parece um trâmite normal para objetos postados nos Correios é, na verdade, uma sequência de transtornos causados a um cliente de Vitória da Conquista, a 131 km de Brumado, que deixou de fechar negócio de venda de veículo devido à uma falha operacional dos Correios. Na verdade, por se tratar de encomenda Sedex 12, enviada de Salvador para Vitória da Conquista, a entrega deveria ter sido efetuada último dia 13, o que ainda não aconteceu. "Vamos pedir uma indenização, pois o carro já estava vendido, mas por causa do documento extraviados pelos Correios o comprador desistiu", lamentou o cliente. Segundo o dono da loja de veículos, na pagina de rastreamento dos Correios, nenhuma resposta que atenda ao destinatário. "Como não chegou no dia 13 deste mês fizemos uma reclamação no 0800 dos Correios. Ligamos e ninguém soube informar nada. O documento simplesmente sumiu", informa o cliente. "Ao ir à agência dos Correios buscar qualquer informação eles reiteraram dizendo que não podia fazer nada. Ou seja, o documento sumiu e ninguém sabe onde está", continuou. "Tive que registrar um boletim de ocorrência porque o documento sumiu e a gente não sabe onde foi parar". Um pesquisa revelou que, os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, têm recebido um grande volume de reclamações devido a encomendas extraviadas nos Correios. Outros canais na internet também registraram no ano passado aumento de queixas sobre o sumiço de produtos. O site Reclame Aqui, por exemplo, registrou 28% mais reclamações no ano passado em comparação com 2018. Nas redes sociais, como Facebook e Twitter, várias páginas e contas foram criadas para reclamar dos serviços da estatal. Questionada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não informa para onde vão exatamente os objetos extraviados.



Desempenho do Bahia despenca com a saída de Guto Ferreira

Fotos: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Um mês e meio depois da demissão de Guto Ferreira e o desempenho do Bahia não melhorou. Pelo contrário. O aproveitamento do Esquadrão caiu de forma drástica. Na segunda passagem pelo clube, Guto comandou o Bahia em 33 jogos. Foram 18 triunfos, seis empates e nove derrotas. O aproveitamento de 60% garantiu o título do campeonato baiano, uma vaga nas semifinais da Copa do Nordeste e outra na segunda fase da Sul-Americana. O treinador não suportou a pressão depois da derrota para o Grêmio pela então nona rodada do Brasileirão na 18ª posição, na zona de rebaixamento. Desde então, o Bahia foi treinado por Cláudio Prates, auxiliar e treinador do time sub-23, e por Enderson Moreira. Foram oito partidas, com três derrotas, três empates e apenas dois triunfos, aproveitamento de 37,5%. O Tricolor até chegou à final da Copa Nordeste, mas perder o título para o Sampaio Corrêa, correr risco de ser eliminado na Copa do Brasil para o Vasco após grande vantagem conquistada na primeira partida. O fato de a equipe permanecer na zona de rebaixamento aumenta ainda mais a pressão da torcida por bons resultados. O Bahia tem a oportunidade de superar a má fase nesta quinta-feira (19), quando enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá, pela 13ª rodada do Brasileirão.



Rio do Antônio: Continua a novela da Limpeza Pública

Caminhões do PAC chegaram a ser utilizados na limpeza pública, o que provocou a revolta da população e também as denúncias aos órgãos competentes (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Após denúncias feitas pela oposição ao TCM, MPF e MP, o que levou a imputação de multa ao prefeito Deca pelo TCM e pedido de esclarecimento por parte dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, o prefeito de Rio do Antonio, José Souza Alves lançou um novo edital para contratação de empresa para prestar os serviços de limpeza pública no município. Realizado o novo certame veio a surpresa: A empresa vencedora ofereceu o preço de R$ 87.900,00 mensal; que comparado com o preço praticado pela empresa que vinha prestando os serviços anteriormente - no valor de R$ 138.000,00 mensal -, deixa claro que havia sobrepreço na prestação dos serviços, afinal a diferença é de em torno de R$ 51.000,00 mensal. Mas o imbróglio não para por ai, segundo o representante da “Coligação o Progresso se Faz com Todas as Forças”, André Vasconcelos, a empresa que supostamente prestava os serviços não possui sequer um funcionário com carteira assinada no município, trazendo assim fortes indícios de que era apenas de fachada. “Os funcionários recebiam através de depósitos realizados pelo genro do prefeito na boca do caixa, não tiveram seus direitos trabalhistas assegurados, inclusive no dia em que ocorreu a nova licitação estavam na porta da prefeitura cobrando o décimo terceiro salário do ano passado. Estaremos exercendo nosso papel de cidadão e continuarem acompanhando de perto as ações da administração pública municipal”, pontuou. Vale ressaltar que o fato de tentar corrigir o “mal feito” não exime o prefeito de responder pelo ocorrido, afinal R$ 51.000,00 mensais de sobrepreço, caminhão compactador em nome do sogro do filho do prefeito, funcionário trabalhando sem registro em carteira, adiamentos sucessivos da primeira licitação, são fortes indícios de que houve má gestão do dinheiro público.



Brumado: Vídeo de adolescentes brigando dentro de pátio de escola municipal viraliza nas redes sociais

As cenas que não deveriam acontecer dentro de uma escola (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A violência vem se expandindo a tal ponto que já invade as escolas, lugares que seriam destinados ao conhecimento, hoje também integram a “zona de conflito” que muitas vezes tem cenas lamentáveis, muitas vezes de pancadarias ao melhor estilo UFC. Nesta quarta-feira (18) um vídeo desse gênero viralizou nas redes sociais, o qual foi protagonizado por 2 adolescentes que entraram em vias de fato no pátio da Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, a qual funciona em Tempo Integral. O vídeo, que circulou de forma frenética, mostra cenas de alta brutalidade por parte de uma das alunas, enquanto a outra tenta apenas se proteger das pancadas e socos no rosto. Nossa equipe de reportagem desfocou as imagens devido a tamanha brutalidade, que causam um misto de perplexidade e indignação. Apesar de muitos alunos assistirem a briga ninguém tentou impedir, ou seja, se tornando “espectador ao redor do octógono”. No vídeo alguns alunos passam ao lado e agem com indiferença, o que não deixa de ser um dado preocupante que comprova a banalização da violência. 

Alguns alunos se chocaram com a cena, outros ignoraram (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A briga ocorreu no início da tarde de terça-feira (17). A direção da escola não se pronunciou sobre o fato, mas segundo os próprios alunos da unidade educacional, os pais das garotas foram chamados junto com as meninas para apuração das causas da briga. Outra situação que assusta nas redes sociais são os comentários que foram feitos abaixo no vídeo no Facebook, muitos comentários incitam a mais violência entre as garotas, alguns defendem a brutalidade dos fatos. Pais de alunos procuraram a redação do 97NEWS para relatar que, com a falta da Ronda Escolar que era realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), este tipo de violência está cada vez mais ocorrendo. "Antes nós tínhamos a ronda escolar no Idalina, mas não vimos mais essa viatura aqui em frente da escola. Disseram que é por causa da viatura que está quebrada, mas a direção da escola não sabe informar", comentou o pai de um aluno. Veja o vídeo abaixo: 



Paulinha e Silvana surpreendem e anunciam volta à banda Calcinha Preta

Foto: Divulgação

As cantoras Paulinha e Silvana anunciaram nesta quinta-feira (18) o retorno à banda Calcinha Preta. Considerada pelos críticos de forró como as duas vozes mais famosas do grupo, fizeram o anúncio nas redes sociais. Agora, Paulinha e Silvana se unem a Daniel Diau, com quem já cantaram na década passada. Esse grupo, juntamente com Marlus, foi responsável pela fase de maior sucesso da história da banda. A notícia abalou os corações dos fãs que já começaram a cobrar das cantoras, as datas dos shows em todo Brasil.



Vitória vence o Paraná e se afasta da zona de rebaixamento

Foto: Divulgação

O Vitória entrou em campo com o elenco reforçado, bateu o Paraná nesta quarta-feira (18) e conseguiu respirar na tabela do campeonato brasileiro. Rubro negro se afasta da zona de rebaixamento e, com tranquilidade, foca no próximo compromisso diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, no domingo (22). Na primeira etapa, o Vitória aproveitou a vantagem de estar jogando em casa e dominou o Paraná na maior parte do tempo. O Paraná voltou para o segundo tempo com uma alteração no setor ofensivo, saiu Léo Itaperuna para a entrada de Raphael Alemão. O Vitória voltou com os mesmos atletas. O clube paranaense continuou sem conseguir criar oportunidades. A partida foi marcada pela estréia do volante Arouca com a camisa rubro negra. Com o triunfo de 1 x 0, contra o Paraná, o Vitória subiu para o 12º lugar da tabela com 15 pontos conquistados e fica a três de distância para o Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento.



Brumado: Prefeitura recolhe embalagens vazias de agrotóxicos na Zona Rural

Foto: Divulgação

Com a finalidade de proteger o meio ambiente, a Prefeitura de Brumado realizou neste mês de julho, o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos, através de um roteiro que visitou a zona rural do município. Ao todo, foram recolhidas 6 mil embalagens, envolvendo vários agricultores das localidades de Cristalândia, Lagoa Funda, Jacaré, Umburanas, Ubiraçaba e outras localidades. A ação ocorreu por meio da Secretaria de Agricultura, Central de Recebimento em Vitória da Conquista (CRVC), Istituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e apoio da ADAB. Com esta ação, mais uma vez, vários vasilhames vazios de Agrotóxicos retirados da Natureza, do alcance de Crianças, animais e contaminação do Lençol Freático.



Brumado: Motocicletas lideram estatísticas de acidentes na cidade

A colisão ocorreu no centro da cidade num horário de pico (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Antes da crise econômica, a venda de motocicletas em Brumado teve um grande “boom”, o que aumentou a frota de forma significativa. Atualmente se calcula que são cerca de 20 mil motos que circulam todos os dias pela cidade, que, ainda, tem a sua mobilidade urbana deficitária, com ruas e avenidas com uma estrutura que deixa a desejar, o que faz com que o risco de acidentes seja alto. Além disso, existem outros fatores como a imprudência, já que quase todos os dias acontecem acidentes provocados pela desatenção dos condutores. Nos finais de semana as ocorrências de acidentes envolvendo motociclistas é ainda maior, já que o consumo de bebidas alcoólicos na cidade é muito alto, característica de uma cidade mineradora. Mas mesmo diante desse quadro preocupante, as autoridades parecem um tanto quanto omissas, pois não existem campanhas educativas para orientar os motociclistas. No início da noite desta quarta-feira (18), mais um acidente envolvendo um choque entre duas motociclistas foi registrado na cidade, sendo que uma mulher que estava na garupa ficou ferida e teve que ser hospitalizada, além do que o mototaxista quebrou quase todos os dentes da boca. Com uma frota cada vez maior fica o desafio das autoridades em dar uma organização melhor para o trânsito na cidade, especialmente a questão que envolve as motocicletas.



‘Cemitério de veículos’ da 20ª Coorpin está com os dias contados segundo delegado Samuel Paz

O delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Samuel Paz, garantiu que todos os esforços estão sendo empregados para resolver a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Quem passa pela Rua Manoel Fernandes dos Santos, no Bairro do Hospital em Brumado, fica admirado pelo grande número de veículos apreendidos acumulados na via pública, o que cria um aspecto muito negativo. Apelidado de “Cemitério de Carros”, a situação se agravou muito nos últimos anos, já que o número de apreensões é cada vez maior, resultado direto do aumento da demanda criminosa na região da circunscrição da Coordenadoria de Polícia. Apesar dos esforços do coordenador Dr. Leonardo Rabelo e do juiz Dr. Genivaldo Azevedo, uma quantidade de veículos já foi a leilão, mas um outro grande número chegou nas novas apreensões. Nesta quarta-feira (18) a equipe do 97NEWS falou com o delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Samuel Paz, que fez uma projeção positiva sobre a questão. Segundo ele os veículos já estão quase todos contabilizados e inventariados e logo deverão ir para leilão desobstruindo assim a via pública. Questionado sobre uma solução final para a questão e se ela passaria pelo aluguel de um galpão para que os veículos que forem apreendidos futuramente sejam abrigados, o delegado foi muito seguro ao afirmar que “isso não será necessário, pois o processo de identificação dos proprietários será muito mais rápido, ou seja, os veículos ficaram muito menos tempo aqui na delegacia, indo logo para leilão”.

A situação piorou muito nos últimos anos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Solidariedade: Equipe organizadora do ‘Arraiá Tranca Rua’ faz distribuição de cestas básicas à famílias carentes

A distribuição das cestas básicas corou o sucesso do 'Arraiá Tranca Rua' 2018 (Foto: Divulgação)

A mistura da alegria e da solidariedade foi um dos lemas adotados pelos criadores do “Arraiá Tranca Rua”, que, em 2016 realizaram a primeira edição do evento que é sediado na Comunidade de Umburanas. Neste ano de 2018, em sua terceira edição, a festa foi ainda mais organizada e, um dos pontos altos, foi o aumento da arrecadação de cestas básicas. Nesta quarta-feira (18), a equipe organizadora realizou a distribuição das cestas básicas a 25 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Foi um momento muito gratificante para os organizadores e emocionante para as famílias que residem na região, as quais ficaram muito agradecidas. Eles esperam uma maior quantidade nas arrecadações em 2019 para que ainda um número maior de famílias seja contemplado.

As famílias contempladas ficaram muito emocionadas (Foto: Divulgação)


Ala petista próximo a Lula tenta convencer Fátima a deixar Wagner disputar Presidência

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma delegação formada pelos petistas mais próximos do ex-presidente Lula deve vir à Bahia, sob seu pedido expresso, tentar persuadir a mulher de Jaques Wagner, Fátima Mendonça, a deixá-lo concorrer à Presidência da República. Lula está convencido de que Fatinha, como é conhecida entre os mais íntimos, é hoje o maior obstáculo para que Wagner aceite disputar a sucessão presidencial em seu lugar. Conhecedora de política e muito influente junto a Wagner, a ex-primeira-dama acha que o envolvimento do marido diretamente na disputa devassaria demais a vida da família, com que não contava desde que o casal deixou o Palácio de Ondina.