ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Brumado: AABB realizou no último domingo torneio de reinauguração do campo society

Foto: Divulgação

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) promoveu no último domingo (8), o Torneio de Futebol Society Quadrangular. O evento reuniu várias pessoas, entre associados, esportistas e torcedores dos times. As disputas aconteceram durante todo o dia de domingo, com a premiação das equipes vencedoras. O evento também marcou a reinauguração do campo society do clube. Os times receberam troféus e medalhas. De acordo com o Presidente da AABB, Maxuel Barreto, este foi o primeiro campeonato realizado pelo clube após a revitalização. A expectativa é que muitas outras ações esportivas aconteçam durante o ano. “Nosso objetivo foi mostrar aos atletas o novo gramado profissional do clube, para que eles conhecessem o trabalho que é realizado pela AABB, principalmente no que refere ao esporte. O evento sem dúvidas foi um sucesso e muitos outros devem acontecer”, afirmou.



Com cobertura vacinal contra pólio inferior a 50%, 63 cidades viram alvo do MPF na Bahia

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) acionou 63 municípios baianos que estão com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 50%, para que adotem medidas necessárias à garantia da imunização adequada de crianças. No total, 312 cidades do país – listadas em boletim do Ministério da Saúde – foram notificadas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o índice se mantenha em 95%.  Em ofício, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, solicita que seja ampliado o horário de funcionamento das salas de vacina, com o objetivo de assegurar a pais e responsáveis a possibilidade de atendimento fora do horário comercial. O MPF também pede, entre outras medidas, que seja rigorosamente observado o Calendário Nacional de Vacinação, ainda que se tenha que aplicar mais de uma dose por vez – a não ser em casos de recomendação médica em contrário. De acordo com o Ministério da Saúde, a menor cobertura vacinal contra poliomielite foi registrada no município de Ribeira do Pombal (0,5%). Em entrevista ao Correio, a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Ana Verena Andrade, afirmou que os dados estão errados e já foram corrigidos no sistema. Ela ainda garantiu que a vacinação é superior a 92%. Falhas no sistema de dados também são apontadas pela prefeitura de Tucano – que registra 5,64% de cobertura – e Vitória da Conquista – 46,34%.  Por sua vez, a prefeitura de Ilhéus admitiu baixo índice de vacinação contra poliomielite. A secretária de Saúde Elizângela Oliveira aponta que fatores como resistência dos pais e demora na reposição das doses do imunizante estão relacionados aos números. Ela alegou ainda um problema interno para transferência de dados para o sistema. A secretária ressaltou que uma série de ações será realizada para melhorar a cobertura vacinal. De acordo com o MPF, todos os municípios notificados têm até 10 dias úteis para responder à notificação. Caso contrário, o ofício será reiterado, com uma advertência. As prefeituras também devem assegurar a implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o treinamento dos servidores para uso da ferramenta.



Dedesinho de Ubiraçaba declara apoio ao pré-candidato Tiago Amorim

A jovem liderança Dedesinho de Ubiraçaba confirmou seu apoio à pré-candidatura de Tiago Amorim (Foto: Divulgação)

A política da “Capital do Minério”, após a saída do Brasil da Copa do Mundo, voltou a viver um momento de efervescência, onde muitas articulações continuam a todo vapor, movimentando sobremaneira os “corredores do poder”. Dentre as várias articulações, mais uma saiu do “tubo de ensaio”, com a declaração do apoio do agricultor e ex-candidato a vereador nas eleições de 2016 (com 346 votos), Dedesinho de Ubiraçaba (PSD), o qual oficializou que irá apoiar o pré-candidato a deputado estadual, o advogado Dr. Tiago Amorim (PSD). Já para deputado federal, o ex-canditado, que também é umas das lideranças da região de Marquinhos e Boi Morto (zona rural deste município), disse que seguirá a mesma linha do advogado, sendo que será em breve anunciada a provável dobradinha. Mais surpresas poderão acontecer nos próximos dias, tendo em vista que o cenário politico já está se fechando, especialmente visando a cadeira de deputado estadual.



BR-030: Acidente gravíssimo deixa uma vítima fatal entre Brumado e Ibitira

A carreta acabou esmagando a Parati. A motorista teve morte instantânea (Foto: 97NEWS)

O trecho da BR-030 entre os municípios de Brumado e Caetité é conhecido como um dos mais perigos da região, prova é que inúmeros acidentes com vítimas fatais vêm ocorrendo nos últimos anos. No final da manhã desta terça-feira (10), um novo acidente ocorreu entre Brumado e o Distrito de Ibitira, o qual envolveu 3 veículos, um ônibus de turismo, uma carreta de uma transportadora brumadense e uma Parati, a qual estava sendo conduzida por uma moradora de Ibitira, que fica no município de Rio do Antônio. 

A cena chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: 97NEWS)

Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, o acidente pode ter sido provocado por uma tentativa de ultrapassagem arriscada, o que teria ocasionado uma colisão frontal. Devido ao forte impacto, a carreta tombou em cima da Parati, provocando a morte instantânea da motorista, identificada como, Amazilde Alves de Souza, a qual teria deixado esposo de dois filhos maiores de idade. A Polícia Rodoviária chegou ao local e irá fazer os primeiros levantamentos sobre o acidente, que chamou a atenção de quem passava pelo local. Um caminhoneiro que trafegava pela rodovia gravou um vídeo que mostra a dimensão do acidente, veja abaixo: 

A situação em que ficou a Parati comprova a violência do acidente (Foto: 97NEWS)


Ex-vereador Agno Meira declara oficialmente apoio a Vitor Bonfim

O apoio foi oficializado no gabinete de Vitor Bonfim em Salvador (Foto: Divulgação)

O mapa pré-eleitoral em Brumado já está se formando, o que projeta uma boa disputa nas urnas em outubro deste ano. Com destaque para a questão estadual, os postulantes a uma cadeira na ALBA começam a intensificar a sua agenda, neste momento de pré-candidatura, no sentido de receber apoio de importantes lideranças. Neste sentido, o ex-vereador brumadense Agno Meira (PC do B) oficializou, na manhã desta terça-feira (10), em encontro no gabinete do deputado Vitor Bonfim (PR), o apoio à sua pré-candidatura. Com um histórico de lutas a favor da área agrária em Brumado e região, Agno Meira é membro da FETAG/BA e declarou que “após a atuação de Vitor Bonfim à frente da Secretária Estadual de Agricultura a projeção para o setor é otimista, então ele merece o nosso apoio”. Vitor Bonfim destacou que “hoje temos um conhecimento muito mais amplo da agricultura e agropecuária, então, iremos buscar incrementar ainda mais esse segmento tão importante para a Bahia”. E ainda fez questão de citar que “agradeço o importante apoio de Agno Meira, que tem uma folha de serviços prestados a Brumado” e emendou dizendo que “iremos dar continuidade à nossa agenda nesse período pré-eleitoral e creio que novos e importantes apoios de lideranças brumadenses ainda virão, pois estamos trabalhando forte nesse sentido”.



Expansão da área de serviços e do ensino universitário já surge como grande vetor para o progresso de Brumado

A “capital do minério” começou a respirar os novos ares da ampliação da oferta de serviços e da expansão universitária (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Mesmo que existam correntes contrárias aos comparativos feitos com outros municípios da região, se espelhar em experiências exitosas é sempre positivo. Então, diante disso, contemplar o desenvolvimento dos municípios de Guanambi e Vitória da Conquista é benéfico, pois apresenta um parâmetro que também já estaria acontecendo em Brumado. Não precisa uma grande análise em sociologia para se admitir que o setor de serviços e a expansão do ensino universitário são dois fatores dos mais representativos nesse sentido. Com a recente oficialização do Curso de Medicina, a “capital do minério” começou a respirar os novos ares da ampliação da oferta do ensino superior, que promoverá uma série de desdobramentos positivos na área econômica, principalmente no setor imobiliário que deverá viver um novo “boom” já que alunos de toda a região, inclusive de outros estados, deverão vir para cá. A consolidação de uma “service network”, ou seja, de uma ampla rede de serviços nas mais diversas áreas, também é um instrumento muito valoroso nesse sentido. Toda essa projeção ainda fica mais positiva quando se alia o fato que Brumado já tem uma vocação natural, principalmente pela sua localização geográfica, para ser um grande polo regional, o que parece uma realidade cada vez mais próxima. O setor de saúde acaba tendo um protagonismo nesse ambiente promissor, já que o município agora conta com uma UTI e também com uma gama de serviços em média e baixa complexidade, os quais atraem cada vez mais pacientes de toda a microrregião. 

Com o crescimento populacional o abastecimento será outra grande necessidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Vale ressaltar que o município também possui um grande número de clínicas particulares, que oferecem os mais diversos procedimentos, lembrando ainda da Policlínica Regional que será outra grande conquista que aumentará e muito a resolutividade do setor. A possibilidade de ampliação dos cursos oferecidos pela UNEB é outro dado importante, já que, atualmente alunos de vários municípios estão fazendo o Curso de Direito que é cada vez mais concorrido. Mas ainda existem desafios pela frente para que o progresso seja uma realidade inquestionável, como a construção do sistema de esgotamento sanitário, uma das prioridades que ainda estão no campo das promessas. A ampliação da Barragem de Cristalândia também é outra urgência, já que com o crescimento populacional o abastecimento será outra grande necessidade. Para encerrar esse mosaico de positividade, outra área que deverá ser beneficiada é a da geração de emprego e renda, já que a vinda de novas empresas e até de indústrias também deverá acontecer naturalmente, pois foi assim que ocorreu em Guanambi e Vitória da Conquista, que hoje caminham a passos largos como dois municípios que estão no topo da lista estadual.



Brumadenses acompanharam os 35 anos de trajetória do Grupo Galpão no espetáculo 'De Tempo Somos'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Não se trata de uma peça, é um sarau com 25 canções de alguns de seus principais espetáculos e outras inéditas, combinadas com fragmentos de textos de autores como Baudelaire, Kerouac, Nelson Rodrigues, Tchékhov e Leminski. Em comum entre as diversas referências, está a questão da passagem do tempo, expressa desde o título. No espetáculo apresentado em Brumado neste final de semana, o repertório incluiu músicas de peças que ficaram marcadas na trajetória do Galpão. Já são três décadas dedicadas à pesquisa de linguagem. Para o agente cultural, Paulo Esdras, "de alguma forma, somos dinossauros nessa questão de resistência. Está difícil ver as pessoas saindo de casa para ter um convívio com a cultura, mas acredito que o teatro se tornará cada vez mais necessário. Ninguém aguenta mais essa coisa sem substância. Lutamos contra a vulgaridade no sentido de propor algo que tenha mais conteúdo, linguagem, pesquisa", comentou o incentivador cultural no município. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O grupo também vem lançando uma série de registros de seus trabalhos, incluindo livros, DVDs e um CD. Esse esforço do Galpão e de outras companhias brasileiras em deixar um legado se faz necessário em vista da falta de iniciativa do mercado editorial e do poder público. O sarau atraiu um grande público para a Praça Coronel Zeca Leite, onde os brumadenses puderam dar risadas e sentir grandes emoções. A peça, que tem direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, superou as expectativas dos organizadores. A ideia do grupo, é retornar mais uma vez à cidade com uma estrutura ainda maior e um novo espetáculo. A data será definida pelos organizadores.



Casos de gatos envenenados voltam a aparecer em Brumado

(Divulgação)

Mesmo com a atualização da Lei nº 9.605, a qual reza que quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, dará pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, aos autores desse tipo de ação, casos dessa natureza continuam acontecendo em Brumado. Alguns proprietários de gatos procuraram a redação do 97NEWS na manhã desta terça-feira (10) para relatar que seus animais foram envenenados. Dois casos aconteceram no Bairro Urbis II e os outros dois na interligação entre os bairros Norberto Marinho e Jardim Brasil, aonde esses casos vêm sendo frequentes. Os grupos de defensores de animais vêm buscando conscientizar a população sobre os riscos de se cometer esse ato, que como já foi frisado acima, é crime, inclusive passível de detenção.



Alívio: Adolescentes e o técnico de futebol são retirados de caverna na Tailândia

Os adolescentes viveram um drama que deixou o mundo muito apreensivo, mas, no final tudo acabou bem (Foto: Reprodução)

Os meninos e o técnico de futebol deixaram a caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, hoje (10), terceiro dia de resgate.  Segundo a Marinha tailandesa, eles passam bem. Oito crianças já tinham sido resgatadas desde o começo das operações, no domingo (8). O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície, diz o “The Guardian”.  As oito primeiras crianças trazidas para a superfície estão internadas no hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna, mas passam bem. Os resgatados estão em quarentena para evitar alguma infecção, já que a saúde do grupo ficou fragilizada por um longo período de jejum forçado.



Elias Piau recebe garantias do prefeito que suas indicações para a Baraúnas e Itaquaraí serão atendidas

O vereador Elias Piau saiu muito otimista da reunião que teve com o prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Apesar de estar em seu primeiro mandato parlamentar, Elias Piau (PV) vem sendo reconhecido como um dos mais combativos do Legislativo de Brumado. Tendo uma atividade extra gabinete muito produtiva, resultado de um amplo planejamento que busca atender os anseios da comunidade, o vereador vem cumprindo uma extensa agenda de trabalho. Neste último final de semana ele esteve reunido com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e aproveitou para reiterar as suas indicações, as quais buscam a atualização urbana de várias ruas do Bairro Baraúnas e Maria José Viana como também do calçamento da sede do Distrito de Itaquaraí. Representante sempre presente dessas duas localidades, Piau saiu muito otimista da reunião, já que o prefeito garantiu que irá atender as suas indicações. “Realmente foi muito positiva a nossa reunião, pois o prefeito Eduardo, que vem realizando um trabalho muito significativo em nossa cidade, foi muito receptivo e nos garantiu que se empenhará o máximo para atender as nossas indicações”, destacou o vereador que ainda citou que “ele reconheceu a necessidade das obras e que elas já serão inseridas no cronograma de atividades do setor de infraestrutura”. E ainda fez questão de dizer que “então é um motivo de alegria para os moradores do Bairro Baraúnas e Maria José Viana, como também o Distrito de Itaquaraí que deverão ter em breve o início das obras”. 



Brumado: Com investimentos de R$ 300 mil, obras da tão sonhada Praça Dr. Nelson Lula já começaram

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores e frequentadores da Praça Dr. Nelson Lula (Praça do Rotary), no centro, vinham cobrando do poder público uma atenção especial com aquele espaço público, indicado como mais um ponto de encontro de amigos há muitos anos. Desde o início do mês, a equipe da empresa vencedora na licitação, já começou as intervenções necessários na praça, a qual fica bem próxima ao centro comercial da cidade. Apesar do primeiro projeto ser aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF), sem rotatória, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos fez alterações e a praça será dividida em duas, sendo construída uma rótula para que haja mais mobilidade de acesso na avenida. Com investimentos no valor de R$ 300 mil, uma parceria entre o Ministério do Turismo, Caixa Econômica e Prefeitura, a obra está prevista para ser concluída em novembro deste ano. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o projeto segue os modelos já aplicados em Brumado, com quiosques, assentos e acesso para cadeirantes.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Barreiras: PM dispara tiros para o alto, ameaça clientes de restaurante e acaba detido

Foto: Divulgação

Um policial militar disparou diversos tiros para o alto e ameaçou clientes de um restaurante no centro de Barreiras, no domingo (8). De acordo com a Polícia Militar (PM), o fato ocorreu por volta das 19h15, na Rua Dr. Abílio Farias. Não há detalhes do motivo dos tiros. Ainda segundo a PM, militares da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barreiras) estiveram no local para checar uma denúncia de disparos de arma de fogo. No local, testemunhas apontaram o policial militar, que não teve o nome divulgado, como o autor dos disparos. Ele foi levado para a Delegacia Territorial de Barreiras. O policial foi liberado após ser ouvido e pagar fiança. O caso deve ser investigado.



Brumado: Campanha de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Você, agricultor, chegou a hora de devolver com segurança as suas embalagens de agrotóxicos vazias. O Recebimento Itinerante é uma modalidade temporária que tem como objetivo facilitar o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos já utilizados pelos produtores rurais. Em Brumado, o recolhimento será realizado na quinta-feira (12), das 09h às 15h, nas antigas instalações do DERBA. Assim que é realizado o processo de devolução das embalagens, o produtor recebe no ato um comprovante de devolução que, em seguida, são transportadas com segurança a uma unidade de recebimento do sistema onde se dá prosseguimento a destinação ambiental adequada. Maiores informações poderão ser obtidas na secretaria municipal de agricultura do município e no escritório da ADAB em Brumado. 



MPF cobra medidas para garantir vacinação em mais de 300 municípios

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Prefeitos de 312 municípios brasileiros foram oficiados pelo Ministério Público Federal (MPF) para que adotem as medidas necessárias a fim de garantir a adequada vacinação de crianças. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal para a poliomielite nessas cidades está abaixo dos 50%, quando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o índice se mantenha em 95%. No ofício, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, solicita que seja ampliado o horário de funcionamento das salas de vacina, a fim de assegurar a pais e responsáveis a possibilidade de atendimento fora do horário comercial. O MPF também pede que seja rigorosamente observado o Calendário Nacional de Vacinação, ainda que se tenha que aplicar mais de uma dose por vez – exceto se houver recomendação médica em contrário. As 312 prefeituras terão de assegurar a implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e o treinamento adequado de servidores responsáveis pela utilização do sistema, para que as informações de cobertura vacinal cheguem regularmente ao ministério.



Prisão de Lula tem repercussão na ALBA: Zé Raimundo protesta e registra denúncias de governadores e juízes

(Foto: Divulgação)

Ao protestar contra o imbróglio judicial ocorrido no último domingo (8), que acabou mantendo o ex-presidente Lula como “preso político”, o deputado Zé Raimundo pediu registro nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia  da íntegra da  carta dos governadores do Nordeste e dos estados de Minas Gerais e Acre, que repudia a manutenção da prisão de Lula e denuncia a perseguição política evidenciada nas manobras judiciais .“Lula, como todos os brasileiros, não pode ser beneficiado por privilégios ilegais. Mas também não pode ser perseguido, como evidentemente tem sido”, conclui o documento destacado por Zé Raimundo.  Também a nota oficial da Associação Juízes para a Democracia (AJD), foi registrada nos anais da ALBA, a pedido de Zé Raimundo, para servir como fonte de pesquisa para futuros historiadores interessados em analisar esse momento “crítico e vergonhoso da justiça brasileira”. O texto trata da  disputa judicial no Tribunal Regional Federal da 4ª Região que ocorreu neste domingo, caracterizando-se como um verdadeiro conluio para impedir a efetivação da decisão de libertar Lula,  sentenciada pelo desembargador Rogério Favreto. O documento  da AJD  sai em defesa da independência funcional de Rogério Favreto  e defende: “a garantia da independência judicial é um dos pilares do próprio Estado Democrático de Direito e deve ser praticada por todos os cidadãos, inclusive pelos integrantes do próprio Poder Judiciário. Incabível, assim, que magistrados de instâncias inferiores ou de mesma instância profiram contraordens à decisão de segundo grau, analisando a validade ou não dessa, especialmente no curso do período de férias e não estando nem sequer na escala de plantão”.



Conselho de Malala: ‘Nunca desistir’

MALALA YOUSAFZAI. FOTO CHRISTINA RUFATTO/ESTADÃO

Ativistas e jovens militantes do setor de educação formaram a maior parte da plateia no debate do qual Malala Yousafzai foi a principal estrela, ontem, no Auditório do Ibirapuera. Ele veio a convite do Itaú. Malala – que a cada ano escolhe um país para passar seu aniversário e se apresentar – abriu o evento falando sobre a importância da educação e do papel das jovens mulheres no Brasil e no mundo. Depois, dividiu seu discurso com outras ativistas como Tia Dag, da Casa do Zezinho, a escritora Conceição Evaristo, a criadora do Mapa da Educação Tabata Amaral e Ana Lúcia Vilela, do Instituto Alana – que representou o banco do qual é acionista. A mediação ficou por conta da jornalista Adriana Carranca, autora de Malala – a Menina Que Queria Ir para a Escola.  Cada uma das convidadas a se sentar no palco, citadas acima, se posicionou e fez pergunta a Malala. A todas elas a paquistanesa recomendou sistematicamente “nunca desistir” ou “seguir seu sonho”. O dela, sabe-se, foi insistir em estudar – e por isso levou um tiro no rosto, aos 14 anos. O episódio mudou sua vida integralmente. A mais jovem prêmio Nobel da Paz – recebeu-o em 2014 – tem permanentemente uma equipe de segurança. Durante seu rasante por SP, ela esteve acompanhada em ação conjunta da PF e da Scotland Yard, de Londres. Os organizadores tentaram ao máximo não divulgar seus passos, mas a coluna apurou que Malala dará um giro pelo Brasil, começando por Salvador. No domingo à noite, aliás, foi jantar no restaurante Olea, na rua Joaquim Antunes. Com direito a pedidos de fotos. A ideia inicial era montar o evento com o auditório aberto para… o parque. No entanto, em função de sua segurança, os representantes da paquistanesa acharam mais seguro não topar. Estima-se que o Itaú doou à fundação de Malala mais de U$500 mil pela sua passagem pelo Brasil. 



Rui lidera ranking de governadores que mais cumpriram promessas de campanha

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Rui Costa (PT) foi o governador brasileiro que mais cumpriu as promessas feitas durante a campanha eleitoral em 2014, segundo levantamento divulgado hoje (9) pelo portal G1. Em três anos e meio, o petista executou, total e parcialmente, 74 promessas. Quando analisados somente os compromissos efetivamente executadas, o chefe do Executivo baiano também é o primeiro colocado, com 54 ações concluídas. Atrás do dele estão o governador de São Paulo, com 38 promessas cumpridas e, em terceiro lugar, o da Paraíba, com 31. A pesquisa tem como base o programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral em sabatinas, entrevistas e debates.



Geddel se torna réu por improbidade administrativa no caso do edifício La Vue

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) responde a mais uma ação judicial, agora na esfera cível da Justiça Federal. A juíza substituta Diana Wanderley, da 5ª Vara Federal, aceitou a denúncia contra o emedebista por improbidade administrativa no caso envolvendo o edifício La Vue, em Salvador. Geddel deixou o governo de Michel Temer após o embate com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, que denunciou o uso do poder político do baiano para liberar as obras do edifício La Vue na região da Barra, influindo na emissão de pareceres pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. “Os documentos juntados à peça vestibular trazem indícios acerca da materialidade e autoria dos atos que são imputados ao requerido, passíveis de enquadramento como atos de improbidade administrativa, modalidade princípios administrativos. Observo que a parte autora acostou depoimentos e conversas gravadas entre o Sr. Geddel Quadros e o Sr. Marcelo Calero, todas relativas ao objeto da lide”, aponta a magistrada na decisão. O imbróglio do La Vue culminou com a saída de Calero e do próprio Geddel do governo Temer, em novembro de 2016. O ex-ministro está preso no Complexo da Papuda desde setembro de 2017, em decorrência de investigações da Operação Tesouro Perdido, que localizou R$ 51 milhões em um apartamento de Salvador vinculado ao emedebista.



‘Nossa rua virou uma buraqueira só’, afirmam moradores da Rua Joana Angélica Costa que fica nos Olhos d’Água

Segundo os moradores a situação vem piorando muito e com isso a indignação aumentou ainda mais (Foto: Leitor 97NEWS)

Como vem sendo mostrado por meio de diversas matérias que vêm sendo veiculadas pelo 97NEWS a situação na área de infraestrutura ainda é um grande desafio para a gestão municipal, que vem tendo sobre si a insatisfação de moradores especialmente de bairros mais afastados do centro da cidade. Diante disso algumas ações já começam a ser realizadas, mas, como o déficit é muito grande, constantemente chegam à nossa redação novas insatisfações. Desta feita foram dos moradores da Rua Joana Angélica Costa, que fica situada no Bairro Olhos d’Água um dos que mais sofre com essa questão infra estrutural. Segundo os moradores “já tem mais de um ano que a rua está cheia de buracos e até agora foram só promessas”. Eles elevam o tom ao afirmar que “fizeram a pavimentação asfáltica de várias ruas aqui do bairro, inclusive as que são muito próximas, mas nós fomos esquecidos”. Eles ainda lembraram que “recentemente fizeram a limpeza da rua e colocaram lâmpadas nos postes, isso por causa da festa, mas o asfaltamento que é bom não foi feito. Então continuamos com a rua que virou uma buraqueira só”. Eles esperam ainda contar com a sensibilidade do poder público municipal para resolver a situação.  

Os buracos vêm se multiplicando (Foto: Leitor 97NEWS)


Brumado: Guarda Civil Municipal foi atuante durante os festejos de São Pedro e Copa do Mundo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) uniram forças para levar tranquilidade a população durante os festejos de São Pedro e Copa do Mundo em Brumado. Com o intuito de garantir a segurança de todos e manter a ordem pública durante os festejos de São Pedro no bairro Olhos D'água, agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar atuaram em conjunto para levar tranquilidade a todos que estavam curtindo o evento. A atuação conjunta da GCM e da PM garantiram maior segurança no evento, na qual aconteceu sem ocorrências e com muita paz. Dando continuidade à está parceria, foram reforçados os patrulhamento também durantes os jogos do Brasil na Praça da Prefeitura. O Comandante da GCM, Jussimar Santos, disse que o órgão foi um braço auxiliar da segurança pública. "Nossa missão é proteger e resguardar o patrimônio público e auxiliar as polícias Civil e Militar no trabalho de segurança da sociedade", pontuou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Jussimar também ressaltou que a gestão municipal cumpre, assim, mais uma vez o seu papel. "Mesmo a segurança sendo responsabilidade do Estado e da União, não poderíamos ficar de braços cruzados. A Guarda Municipal sempre reforçou a segurança do nosso município. A GCM de Brumado representa mais segurança e tranquilidade para nossa cidade, para o povo e para quem nos visita", disse. A constituição de 1988 incumbe a Guarda Civil Municipal à proteção de bens, serviços e instalações. A Guarda Civil de Brumado é um órgão civil municipal, auxiliar de segurança pública que atua de forma preventiva em espaços públicos ou em eventos de interesse público, e atua em colaboração com as instituições constitucionais de policiamento ostensivo e combate à criminalidade. "Há uma maior presença da GCM nas diferentes regiões da cidade, seja em patrulhas escolares, atendendo ocorrências de trânsito em parceria com a SMTT, ou prestando apoio ao público ou a instituições, e também trabalhando em apoio à polícia. O objetivo é, cada vez mais, fazer da GCM um instrumento da preservação da paz e da ordem, parceira importante das forças de segurança pública”, completou o Jussimar.